Winamp Logo
Sem Moderação Cover
Sem Moderação Profile

Sem Moderação

Portuguese, Talk, 1 season, 141 episodes, 3 days, 14 hours, 3 minutes
About
Imagine uma orquestra sem maestro, um jogo sem árbitro, um julgamento sem juiz, uma cidade sem semáforos, uma sala sem professor. Imagine um debate sem moderador. Todas as terças-feiras na SIC Notícias e no dia seguinte em podcast, o debate entre Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves.
Episode Artwork

Que explicações devem ser cobradas a Lucília Gago?

See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202420 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Passos regressado, Montenegro desconectado, Portas humilhado

"A mim parece-me que foi muito evidente nos últimos tempos que houve essa preocupação de tentar desligar". É assim que o antigo primeiro-ministro se refere a Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD na altura em que governou o país. Durante a semana em que uma promessa mal calibrada sobre o IRS foi o grande tema, Passos Coelho concedeu uma entrevista a Maria João Avillez em que radiografou os quatro anos de governação de Portugal sob resgate da Troika. No meio da nostalgia, recordou também a relação com Paulo Portas, na altura presidente do CDS, e de como conseguiu impedir uma "humilhação" do parceiro de coligação. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 16 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/202427 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Desafios, programas, negociações e outros capítulos da história do novo Governo

Pedro Nuno Santos acusou pressão? No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins fazem o ponto de situação dos últimos desenvolvimentos entre o novo primeiro-ministro e o líder da oposição socialista. Terá Pedro Nuno Santos acusado pressão ao desafiar Luís Montenegro a apresentar uma moção de confiança? Um novo programa, novas negociações, seguem-se mais capítulos desta nova governação. Programa emitido na SIC Notícias no dia 11 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/202424 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Todas as cartas de governação são ridículas?

Na semana em que Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos trocaram correspondência sobre a governação, os dias de conversação foram ofuscados por mais um regresso de Pedro Passos Coelho. O ex-primeiro-ministro apresentou um livro com 22 contributos que se propõem lutar contra o "pensamento único" dos "adversários da família", a alegada "ideologia de género" e fazer frente à "cultura de morte". Como o tempo não volta para trás, mais nenhuma figura do PSD compareceu na apresentação, algumas até se demarcaram do antigo presidente do partido. Ainda assim, Passos Coelho contou com a presença e apoio do antigo militante e atual presidente do Chega. André Ventura defendeu que há "convergência na lógica do dr. Pedro Passos Coelho. Talvez essa convergência permita um candidato presidencial. Porque não Pedro Passos Coelho?”. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 09 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202422 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Como pode ser justificada a demora da entrega dos nomes dos secretários de Estado?

No Antes Pelo Contrário em podcast, José Eduardo Martins e Francisco Mendes da Silva têm como ponto de partida o mote: qual a razão da demora? Qual a justificação para o tempo de espera para Luís Montenegro anunciar os secretários de Estado que compõem o seu governo? Ouça as conclusões dos comentadores da SIC Notícias para saber. Programa emitido na SIC Notícias a 04 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/202422 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

A primeira impressão de Luís Montenegro como primeiro-ministro

No Antes pelo Contrário em podcast, Francisco Mendes da Silva e Daniel Oliveira fazem a análise das primeiras falas de Luís Montenegro como primeiro-ministro. Com a tomada de posse do novo governo, que conclusões são possíveis retirar desta primeira intervenção do presidente do PSD? Programa emitido na SIC Notícias no dia 2 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202421 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

A convergência portuguesa em Bruxelas

O tempo é de transição e renovação. No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins fazem a análise dos efeitos sentidos em Bruxelas pelo modo como a recente mudança de governo ocorreu. Luís Montenegro foi recebido em Belém para a indigitação como Primeiro-Ministro, um passar de testemunho que transmite uma imagem de convergência da política nacional. Programa emitido na SIC Notícias no dia 21 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202423 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

AD pode propor retificativo, Pedro Nuno Santos diz que o pode aprovar

Estratégia ou tática na cabeça do novo líder da oposição? A análise e debate no Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Professores, forças de segurança, profissionais de saúde e oficiais de justiça. Classes profissionais que, se aumentadas num possível orçamento retificativo, poderão levar um entendimento do PS com o governo do PSD de Luís Montenegro. Uma "oposição responsável" para um "governo estável" que o presidente social-democrata tem o dever de apresentar. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 19 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/202425 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Cercas sanitárias aguentam-se depois dos votos contados?

Miguel Pinto Luz diz que é preciso acarinhar quem votou no Chega. Como é que isso se faz? Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa já começou a receber os partidos, apesar de os resultados definitivos das eleições não serem conhecidos, faltando apurar os votos dos círculos eleitorais dos emigrantes. Ainda assim, a AD já fez o discurso de vitória e a CDU anunciou que iria apresentar uma moção de censura. Ouça o debate no Antes Pelo Contrário em podcast, com Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/202427 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Um Presidente improvisador com votos ainda a chegar

No rescaldo das eleições de domingo, a análise de Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva no Antes Pelo Contrário em podcast aos possíveis cenários de governabilidade. Antes de os votos da emigração estarem contados e Portugal ter a certeza sobre qual dos partidos terá mais mandatos oficialmente, Marcelo Rebelo de Sousa começou esta terça-feira a receber os líderes em Belém. Apenas no dia 20 deverão ser conhecidos os resultados dos dois círculos da emigração (Europa e Fora da Europa), que atribuirão os quatro deputados que faltam. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 12 de março na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/202420 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos e o apelo à “maioria invisível”

O tempo para os apelos finais esgota-se. No Antes pelo Contrário em podcast, Inês de Medeiros e José Eduardo Martins fazem a análise das mais recentes declarações do candidato a Primeiro-Ministro pelo PS, Pedro Nuno Santos. Num apelo a uma “maioria invisível”, o líder do PS emboca o eleitorado indeciso que acredita conseguir converter para o lado socialista, uma percentagem de votos que fariam o partido possivelmente liderar as sondagens. Seria uma forma de vitimização? Programa emitido na SIC Notícias no dia 7 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202425 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

António Costa e Paulo Portas: serão os desbloqueadores dos milhares de indecisos?

Últimos dias de campanha. PS e AD colocam as últimas cartas na mesa. No Antes pelo Contrário em podcast, Francisco Mendes da Silva e Daniel Oliveira medem o possível impacto da participação de António Costa e Paulo Portas nas campanhas do PS e da AD, respetivamente. Terão o poder de converter milhares de incisos? Programa emitido na SIC Notícias no dia 5 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202422 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Sondagens: serão o confirmar de um novo ciclo?

No Antes pelo Contrário em podcast, Francisco Mendes da Silva e Inês de Medeiros (em substituição de Pedro Delgado Alves) fazem o balanço dos resultados da mais recente e última sondagem SIC/Expresso. Num momento em que a Aliança Democrática ultrapassa o PS por três pontos percentuais a pouco mais de uma semana dos resultados das legislativas serem conhecidos, em que medida é que estes números se traduzirão numa confirmação de um novo ciclo? A questão que se levanta, também, é: o que será dos indecisos? Programa emitido na SIC Notícias no dia 29 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/202420 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

O que tem Luís Montenegro a dizer aos imigrantes?

No Antes pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e José Eduardo Martins analisam os desenvolvimentos do lado da AD no terceiro dia de campanha eleitoral. Pedro Passos Coelho marcou presença na campanha pela coligação PSD CDS e deu o que falar, após declarações a respeito da correlação entre o aumento de imigrantes e a segurança nacional. Qual é a posição de Luís Montenegro sobre esta temática, numa altura em que o líder da Aliança Democrática pretende afastar-se politicamente do Chega e combater uma esquerda que reúne forças? Programa emitido na SIC Notícias no dia 27 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/202421 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Respostas de Montenegro: estratégia ou incapacidade de decisão?

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins discutem as recentes declarações de Pedro Nuno Santos, relativamente à posição do PS quanto a viabilizar um governo minoritário do PSD. Enquanto isso, Montenegro mantém o tabu em relação ao assunto. Será parte da estratégia? Ou apenas um erro do líder do PSD? Programa emitido na SIC Notícias no dia 22 fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/202420 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, um debate decisivo. Mas e os indecisos?

No Antes Pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva, após 24 horas do debate que colocou à prova os líderes do PS e do PSD, fazem uma análise mais aprofundada das contradições e imprecisões que ocorreram. Os comentadores exploram a mudança de posição de Pedro Nuno Santos relativamente à viabilização de um governo minoritário do PSD, passando pelos efeitos e reações da recente manifestação das forças de segurança e pelos desenvolvimentos da Operação influencer. Programa emitido na SIC Notícias no dia 20 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/202425 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Um debate de opostos e uma absolvição na Madeira

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam o debate em que dois opostos se confrontaram: Mariana Mortágua e Rui Rocha. Os líderes do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal protagonizaram um debate no qual o consenso não fez parte. Enquanto isso, no Caso Madeira, veio a público a absolvição de Miguel Alves, ex-autarca de Caminha e ex-Secretário de Estado. O programa foi emitido na SIC Notícias a 15 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/202424 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Terá a posição do PCP relativamente aos recentes conflitos bélicos impacto negativo nas urnas?

No Antes pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva fazem a análise e a avaliação dos intervenientes nos debates CDU vs Livre e PCP vs Chega. PCP permanece com uma posição pouco popular no que diz respeito aos conflitos Rússia Ucrânia e Israelopalestiniano. Em que efeitos este aspecto se traduzirá nas urnas? Os comentadores exploram ainda um prognóstico do debate BE vs Chega. Programa emitido na SIC Notícias no dia 13 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/202422 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Rescaldo de um dia político à esquerda: BE vs Livre

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins debruçam-se sobre o único debate político que decorreu no quarto dia de confrontos televisivos. Este frente a frente colocou à prova Mariana Mortágua (BE) e Rui Tavares (Livre). Quem terá conseguido expor de forma mais assertiva as suas ideias, impondo-se ao adversário? Programa emitido na SIC Notícias no dia 8 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202418 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

O embate entre Mortágua e Montenegro visto por Oliveira e Mendes da Silva

No Antes Pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva analisam o debate entre PSD e Bloco de Esquerda e o desempenho dos seus protagonistas. Esta terça-feira aconteceu o frente a frente entre Luís Montenegro e Mariana Mortágua, moderado pela jornalista Sara Pinto, na CNN. Os comentadores residentes do Antes Pelo Contrário, emitido no mesmo dia, deram as suas notas e considerações sobre a troca de argumentos entre os líderes partidários.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/202423 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Sondagens: PS vence, mas direita coligada tem hipóteses de conquistar maioria

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam os resultados da mais recente sondagem eleitoral SIC-Expresso. Os resultados apresentam o PS na frente das intenções de voto, mas com uma queda acentuada de pontos percentuais. Uma maioria de esquerda afigura-se impossível, mas, por outro lado, a direita, unindo-se, conquista a maioria absoluta. No fundo da tabela encontram-se o PCP e a CDU, com números mínimos históricos. Programa emitido na SIC Notícias no dia 1 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/2/202422 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

O jogo de Marcelo no tabuleiro da Madeira

PSD e CDS estão a tentar condicionar Marcelo? Na Madeira é provável que se baralhe tudo para voltar a dar, e é esse o tema principal deste Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. No arquipélago, PSD e CDS tentam evitar eleições regionais, provando que um novo Governo e Orçamento serão possíveis de negociar nos próximos dias, e evitando a convocação de eleições antecipadas. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 30 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/202422 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

José Sócrates vai a julgamento, PAN perde confiança em Miguel Albuquerque

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins colocam em cima da mesa as recentes informações que dão conta da reviravolta no Tribunal da Relação que resultou no início do julgamento de José Sócrates, acusado de 22 crimes, três dos quais de corrupção. Além disso, o Governo Regional da Madeira continua sob tensão, com o PAN a perder a confiança política em Miguel Albuquerque após as investigações policiais que causaram instabilidade no seio do PSD.  Programa emitido na SIC Notícias no dia 25 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202421 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Os indecisos, as certezas e um PS a comandar as sondagens

No Antes pelo contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva têm como ponto de partida os resultados das mais recentes sondagens, que apontam o Partido Socialista como favorito com 26 por cento das intenções de voto. Logo em sequência, encontra-se PSD, Chega e Bloco de Esquerda. AD com um eleitorado volátil, PS e Chega os partidos com mais eleitores decididos. Contudo, existe ainda uma porção do eleitorado indeciso, que apenas tomará partido após os debates políticos e com o decorrer das campanhas. Quem cortará a meta em primeiro nesta corrida às urnas? Programa emitido na SIC Notícias no dia 23 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/24/202427 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Professores: aumento nos salários e na desconfiança?

No Antes pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins debruçam-se sobre o recente anúncio que diz respeito aos aumentos salariais dos professores. Medida que entrará em vigor duas semanas antes das eleições legislativas de dez de março. Seria uma manobra de distração para reconquistar a classe dos professores? Programa emitido na SIC Notícias no dia 18 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/19/202425 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

“Limpar Portugal” não é slogan de moderação, é “extremismo de catálogo”

A Convenção do Chega, as propostas da Aliança Democrática e a vitória de Trump em Iowa em análise no Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. No dia em que um jornalista do Expresso foi maniatado e agredido num evento universitário com o líder do Chega, os comentadores debatem o fim de semana político que voltou a consagrar André Ventura na convenção do partido: reeleito presidente com 98,9% dos votos. Outra vitória esmagadora de um político que colhe muitos apoios dentro da direita autoritária e iliberal foi a de Donald Trump, antigo Presidente dos EUA que conseguiu arrecadar mais de 50% dos votos nas primárias republicanas no Iowa. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 16 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/202425 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Os professores reclamam, os polícias protestam e António Costa responde

No quinto dia consecutivo de protestos da Polícia de Segurança Pública, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins exploram a questão da legitimidade da atribuição de um subsídio suplementar de risco à PSP. Discutem sobre a hipótese de um tratamento desigual e discriminatório, com base na luta pela equiparação das componentes remuneratórias das forças de segurança. Este debate tem como base a recente alteração legislativa que introduziu um suplemento de risco à Polícia Judiciária, especificamente para os envolvidos em investigação criminal. A PSP e a GNR pressionam para estender esse subsídio a toda a força policial, considerando as semelhanças nas funções desempenhadas por alguns trabalhadores. A interrupção da progressão salarial, devido à transição da legislatura, levanta questões sobre a equidade nas políticas salariais. Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins debatem sobre o sentido que seria aplicar o novo subsídio atribuído à PJ a outras forças de segurança, explorando as complexidades desta questão num contexto de mudanças políticas. Este Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 11 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/202427 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Os novos caminhos do TGV, do PS e de mais uma AD

O projeto da linha de alta velocidade entre Lisboa-Porto, o congresso do PS e o acordo que formaliza a Aliança Democrática em debate no Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Um "dia histórico", segundo António Costa, depois de ter visto a aprovação pelos partidos do lançamento do projeto de alta velocidade ferroviária, com o concurso público a ser lançado na próxima semana. Saudando a "maturidade democrática" da votação "de uma esmagadora maioria" na Assembleia da República, o primeiro-ministro considerou que o momento deveria deixar "todos os democratas com muito orgulho". O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 09 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/202420 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Ações dos CTT: a polémica da semana não passou de um “balão insuflado com coisa nenhuma”?

É um dos temas da primeira semana de 2024: há três anos, o Estado português comprou 0,24% dos quase 144 milhões de títulos que representam o capital dos CTT. A participação residual ficou longe do mínimo necessário que obrigaria a comunicação ao mercado, como explica nesta emissão o deputado socialista Pedro Delgado Alves. A decisão de 2020 tomada pelo antecessor de Fernando Medina, o então ministro João Leão através da Parpública, levanta agora dúvidas à oposição de direita no início do novo ano, que tratou de pedir explicações a Pedro Nuno Santos. José Eduardo Martins defende que houve um ataque à "transparência" por parte do Governo: "os únicos que ganharam alguma coisa foram os que compraram ações dos CTT quando o preço subiu, e isso é alguma coisa que precisa de ser muito bem explicada". O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 04 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/5/202423 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Marcelo é quem mais ordena, mas o Ministério Público não lhe fica muito atrás

O papel de Marcelo nas eleições e a investigação a Montenegro em análise no Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. O Presidente da República voltou a falar ao país no seu tradicional discurso de Ano Novo, e alertou para que 2024 "será ainda mais decisivo" que o ano anterior. Segundo Francisco Mendes da Silva, Marcelo Rebelo de Sousa também acredita que das próximas eleições antecipadas resultará uma maioria parlamentar de direita, ganhe o PS de Pedro Nuno Santos ou o PSD de Luís Montenegro. Já Daniel Oliveira considera que "não há condições para uma clarificação" que o Presidente desejaria, e que será mantida a tradição europeia: ciclos políticos instáveis, governos de pouca duração e o crescimento da extrema-direita. O primeiro Antes Pelo Contrário do 2024 foi emitido a 02 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/3/202419 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Ano novo, Governo novo, ideias velhas?

Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam a entrevista de Pedro Nuno Santos à SIC, onde o novo líder do PS recusou traçar cenários políticos para a situação do país. Entre eles, as questões que envolvem a companhia aérea da TAP, as carências no SNS e a localização do novo aeroporto. Para ouvir em podcast o Antes Pelo Contrário emitido a 28 de dezembro na SIC Notícias.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/29/202321 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

O confiante discurso de António Costa e a descontraída entrevista de Luís Montenegro

No último discurso de Natal de António Costa ao país, a palavra "confiança" foi repetida num total de onze vezes. Os comentadores do Antes Pelo Contrário analisam o significado desta e de outras palavras proferidas na despedida do político que governa o país há oito anos. Nas palavras de José Eduardo Martins, foi "um guião para o futuro", mas também "uma espécie de testamento". Sendo assim, o que foi feito e o que ficou por fazer? "Não acho que o primeiro-ministro tenha dito que está tudo num brinquinho, mas também não acho que haja espaço para tremendismos e fazer de conta que está desfasado da realidade", garante Pedro Delgado Alves. Já quanto ao futuro, Luís Montenegro,  deu uma entrevista à SIC onde se mostrou descontraído e sem medo da sombra de Passos Coelho. Será esta figura da política, que segue atrás do PSD, um trunfo ou uma ameaça ao líder atual do partido? Ouça a análise no programa emitido a 26 de dezembro.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/27/202323 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Coligação à direita sem o Chega, é Natal

Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins discutem a aliança pré-eleitoral entre PSD e CDS, anunciada esta quinta-feira. A coligação vai chamar-se "Aliança Democrática", numa alusão simbólica ao acordo impulsionado há quarenta anos por Sá Carneiro (PSD), Freitas do Amaral (CDS) e Ribeiro Telles (PPM). O Chega está fora deste acordo democrático entre os partidos, mas Pedro Delgado Alves acusa Montenegro de imprevisibilidade e "de meter uma pedra sobre o assunto, para depois ir lá buscá-la". No debate, fica a questão: quem vai buscar a pedra é Montenegro ou o PS? Ouça o Antes pelo Contrário em podcast, programa emitido a 22 de dezembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202321 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Quando Passos Coelho fala, a direita suspira?

Pedro Passos Coelho fez uma rara aparição, após comparecer em tribunal no âmbito do Caso EDP e deixou palavras duras a António Costa, que acusa de ser o único político a demitir-se por “indecência e má figura”. Luís Montenegro rejubila nas palavras do ex Primeiro-Ministro que, sempre que fala, parece fazer o centro-direita suspirar. Para Francisco Mendes da Silva, isto não é bom sinal “nem para o centro-direita nem para Montenegro” e Daniel Oliveira concorda: “Quem fez indecência e má figura [com estas declarações] foi Passos Coelho”. E acrescenta: “Sempre que aparece uma figura do passado do PSD, Luís Montenegro desaparece”. O Antes Pelo Contrário foi exibido na SIC Notícias a 19 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/20/202318 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Os desejos de Marcelo para o futuro de Costa

See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/15/202322 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

O erro de Marcelo, segundo António Costa: análise à entrevista

A entrevista de António Costa foi o tema em destaque do Antes Pelo Contrário. Francisco Mendes da Silva concorda com o ex-primeiro ministro que diz que, dada a gravidade das acusações, ele já deveria ter sido ouvido, ate porque o parágrafo que o menciona e despoletou a sua demissão parece ter sido “enxertado” de forma bastante ambígua, afirma o comentador. Quanto à dissolução da Assembleia da República, Francisco Mendes da Silva é preemptório: “A solução apresentada pelo Primeiro-ministro não tinha legitimidade nenhuma”. O Antes Pelo Contrário com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva foi exibido na SIC Notícias a 12 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/202323 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

O sprint final do Governo e a memória de Marcelo

Depois de mais de oito anos de governação, ficou esta semana formalizado a demissão do Governo liderado por António Costa. A maioria absoluta das última eleições ainda permitiu aprovar o Orçamento de Estado, mas será o suficiente para que o PS deixe a casa arrumada antes da saída final? As dúvidas de Francisco Mendes da Silva e as convicções de Pedro Delgado Alves sobre o sprint final desta governação. Em análise, está também a forma como Marcelo Rebelo de Sousa está a lidar, mesmo com falhas na memória, com as acusações referentes ao caso das gémeas luso-brasileiras. Para ouvir em podcast, o Antes Pelo Contrário emitido na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/202321 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Alcochete: Vamos ter, 50 anos depois, novo aeroporto?

Foram apresentadas 9 opções para a construção do novo aeroporto de Lisboa, uma questão já com 50 anos. A opção de Alcochete é a que reúne mais consenso, depois da Comissão ter deixado cair as opções de Rio Frio e Poceirão. José Eduardo Martins alerta que, se o novo aeroporto for “o maior ‘hub’ do mundo, com 136 vôos por hora”, como é apresentado, a TAP não poderá ser a única companhia a operar. Daniel Oliveira relembra ainda que, segundo a Confederação do Turismo de Portugal, estamos a perder 3 milhões de euros por dia sem o novo aeroporto. Ainda em análise o caso das Gémeas, que implica Marcelo Rebelo de Sousa, neste programa exibido a 6 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/202323 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Campanha a todo o gás e a prometedora entrevista de Luís Montenegro

Para Luís Montenegro, é "indiferente" quem sucederá a António Costa na liderança do Partido Socialista, mas não para Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins, neste Antes Pelo Contrário em podcast. Em entrevista à SIC, o líder do PSD lembrou que tanto José Luís Carneiro como Pedro Nuno Santos "fizeram parte dos governos de António Costa" que, segundo a sua avaliação, tiveram "muito pouco investimento público". Mas é ao antigo ministro das Infraestruturas que dirigiu o maior ataque: "Está associado a três das maiores trapalhadas que este governo trouxe para a política portuguesa". O Antes Pelo Contrário foi emitido a 30 de novembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/1/202319 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Hipérbole e eleitoralismo: a estratégia de Montenegro funciona?

O congresso do PSD trouxe um Luís Montenegro cheio de promessas, vigor e ataques ao PS. Também teve Cavaco Silva, numa visita surpresa, mas nem sinal de Passos Coelho. Montenegro assume-se pronto para ser Primeiro-ministro mas, na opinião de Daniel Oliveira, está a usar a hipérbole e o eleitoralismo para ir buscar votos à direita e isso não parece funcionar. Para Francisco Mendes da Silva, esta hipérbole e discussão entre “gonçalvistas e ultra-liberais” é “muito infantil” mas tem um lado positivo:‌ “Se os dois lados estão a imputar um ao outro o radicalismo, é porque sabem que em Portugal aquilo que dá eleições a ganhar é a moderação e o centrismo”. O Antes Pelo Contrário foi exibido na SIC Notícias a 28 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/202323 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Açores: eleições à vista?

O Orçamento dos Açores foi chumbado e Marcelo Rebelo de Sousa chamou os partidos a Belém. O governo de acordo entre PSD, Chega e IL era frágil e está agora em risco de ruir. Que futuro para os Açores? As declarações de Lucília Gago, Procuradora-geral da República, e a sucessão no PS foram outros dos temas em discussão neste programa emitido na  SIC Notícias 23 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/202321 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Távoras, traições, vinganças e enredos institucionais

Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva analisam os novos capítulos da relação entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, no Antes Pelo Contrário em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/202320 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

O apelo de Augusto Santos Silva à Justiça foi longe demais?

"É um caso muitíssimo grave e é muito importante que se esclareça o mais depressa possível." A declaração de Augusto Santos Silva sobre a "Operação Influencer" que causou polémica é o tema deste Antes Pelo Contrário em podcast, com Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins. "A justiça tem todas as condições para que nos informe a tempo das pessoas perceberem e poderem avaliar o que se passou", apelou o presidente da Assembleia da República, reforçando que "cinco meses é um período mais do que suficiente para que o inquérito seja concluído", ou seja, antes das legislativas antecipadas que se avizinham. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 16 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202321 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

E depois de Galamba? Um governo de gestão política e de fugas de informação

A reunião entre o primeiro-ministro e o Presidente da República durou cerca de duas horas sem haver anúncio de um novo ministro das infraestruturas. Francisco Mendes da Silva acredita que a questão da substituição de João Galamba é um assunto que já não diz respeito ao primeiro-ministro demissionário, que veio desmarcar-se dessa questão, parecendo querer remetê-la para o Presidente da República. Daniel Oliveira acredita que este vai ser o governo de gestão mais longo de sempre, quatro meses até às eleições, e deixa um alerta: “Há um forte risco destes quatro meses serem de gestão política e de fugas de informação”. O Antes Pelo Contrário foi exibido na SIC Notícias a 14 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/15/202319 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Fim da caminhada para António Costa. Vêm aí eleições

As declarações do Presidente da República revelaram o previsto: vêm aí eleições. Mas só em março do próximo ano. A agenda definida será demasiado generosa? A decisão levantou críticas de praticamente todos os partidos, que preferiam ir a votos mais cedo. Ouça a opinião de Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins no Antes Pelo Contrário em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202318 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Costa demite-se de São Bento, Marcelo passeia-se em Belém

Apesar de António Costa não ser arguido, o caso levou à demissão do Primeiro-ministro. Era a única hipótese? Para Daniel Oliveira era uma “forte probabilidade”, devido ao facto de António Costa se ter “amarrado” a um ministro muito fragilizado, João Galamba, que aparece implicado neste processo. “A situação seria já difícil, tendo em conta a centralidade política que Galamba ganhou no conflito com o Presidente da República”. O Antes Pelo Contrário foi exibido na SIC Notícias a 7 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/8/202321 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

O fim da legitimidade internacional e a súplica por uma pausa humanitária

Os ataques por parte de Israel a campos de refugiados continuam, até quando podemos usar o argumento da legitimidade internacional? "O pior governo possível para ter que lidar com talvez um dos maiores desafios existenciais, em que Israel se vê, é o que temos em cima da mesa", garante Pedro Delgado Alves. A simpatia pelo aliado do ocidente pode estar a perder-se e os comentadores do Antes Pelo Contrário culpam, a par com a desconsideração pelas vidas humanas, a má comunicação do Estado. Em análise estão também os lucros apresentados pela banca num ano de inflação. Ouça José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves em podcast. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 2 de novembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/3/202322 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Nem uma palavra sobre a TAP, a oportunidade perdida de Galamba

O debate orçamental foi encerrado pelas palavras do desaparecido João Galamba, que em nada tocaram no sensível dossiê da privatização da TAP. “Uma oportunidade perdida”, garante Daniel Oliveira.  Saiba mais sobre os últimos acontecimentos do debate orçamental com o programa Antes Pelo Contrário, emitido na SIC Notícias a 31 de outubro, agora em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/1/202324 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Sem travões nas rendas, há bar aberto à especulação?

O Governo decidiu não avançar com o travão ao aumento das redes, que até agora estabelecia um teto de 2% ao crescimento. "Acho justo", considera José Eduardo Martins. "Esta medida procura o equilíbrio", garante Pedro Delgado Alves. Estará o aberto à especulção? Em análise estão também as palavras de Guterres e o insistente pedido de demissão por Israel. Os comentadores lamentam que a ONU esteja a passar pelo pior momento da sua história. Ouça em podcast o Antes Pelo Contrário, programa emitido na SIC Notícias a 27 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/202324 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Guerra no Médio Oriente, drama anunciado no SNS

A pressão internacional é cada vez maior para travar o conflito entre Israel e Hamas e multiplicam-se os esforços diplomáticos. Duas semanas depois, a visita do presidente francês acrescenta alguma coisa ao esforço diplomático? E se o Hamas for desmantelado, o que fica em Gaza? A situação do SNS e a Web Summit foram outros temas debatidos neste programa exibido a 24 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/202329 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Dúvidas na Europa sobre o Médio Oriente e no PS sobre o IUC

No Antes Pelo Contrário em podcast, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam a geopolítica do conflito entre Israel e o Hamas, e o aumento do IUC. "O plano do Hamas está a ser concretizado na sua integridade, está a acontecer o que queriam que acontecesse", defende o comentador e advogado José Eduardo Martins. "Israel não põe as suas crianças à frente. O Hamas põe", afirma. Pedro Delgado Alves concorda que a organização terrorista "instrumentaliza a população palestiniana" para "destruir e erradicar do mapa" Israel. Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 19 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/202323 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

A trágica guerra entre Israel e o Hamas

O impacto político do conflito Israel-Hamas em análise no Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. "Esta guerra não começou a semana passada", lembra o jornalista. "É bom recordar que a Palestina não tem um exército, ao contrário de Israel. Se não queremos enfiar os palestinianos moderados num beco sem saída, é importante obriga a cumprir o Direito Internacional", defende também Daniel Oliveira. Já Francisco Mendes da Silva diz que "Israel foi colocada numa situação trágica: é a própria sobrevivência do Estado de Israel que em causa; e há um problema que só tem soluções péssimas." "Aceitar ter mais mártires judeus ou mais mártires palestinianos", um dilema que o comentador e advogado explica nesta emissão de 17 de outubro do Antes Pelo Contrário, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/202324 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Há limites para o excedente orçamental? E o conflito Israel-Hamas poderá agravar a crise?

Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam o Orçamento do Estado para 2024 e o conflito entre Israel e o Hamas, na estreia de Antes Pelo Contrário à quinta-feira, na SIC Notícias. Segundo o deputado socialista, "há uma procura de ser mais justo" ao nível da política salarial de rendimentos, mas também na reposição da "normalidade" de impostos como o IVA e IRS, no OE para o próximo ano, num balanço que considera positivo. Já o advogado José Eduardo Martins socorre-se das memórias de Tomás da Fonseca para garantir que o documento apresentado esta semana por Fernando Medina "não é um Orçamento de esquerda". "Os impostos indiretos deveriam dividir a esquerda e a direita, e pelos vistos já não dividem", ironiza o ex-Secretário de Estado do Ambiente. Esta segunda emissão do Antes Pelo Contrário foi transmitida a 12 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/13/202322 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Fernando Medina, o ministro de Costa que podia ser de Montenegro?

Estreia do programa 'Antes pelo contrário', com um frente a frente entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Os comentadores residentes da SIC Notícias concordam sobre a inclinação para a "direita" do Orçamento do Estado apresentado esta terça-feira pelo ministro das Finanças, Fernando Medina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/202321 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

O último Sem Moderação (antes do “Antes pelo contrário”)

A rua pede mais habitação, António Costa responde que a realidade não tem colaborado. A Ucrânia pede mais armas, Biden responde que o Congresso não tem colaborado. Que dizer de tudo isto? Começou no tempo da Troika, termina durante o regresso da guerra à Europa. Dez anos, quatro meses e 13 dias depois, o Sem Moderação chega ao fim. Ouça o último debate em podcast com Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/202339 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

A Madeira e a tinta verde do nosso descontentamento

No dia em que o Ministro do Ambiente e da Ação Climática foi alvo da tinta verde de ativistas pelo clima, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins abordam o impacto de ações sobre as causas que visam defender e como as distinguir daquelas que crescentemente procuram intimidar o exercício de liberdades fundamentais. Mas é no início da emissão que os comentadores cruzam o Atlântico fora em direção à Região Autónoma da Madeira, onde entre a perda da maioria absoluta do PSD/CDS e o "eu fico" de Miguel Albuquerque, o regresso vertiginoso do PS a resultados negativos, a excursão de Luís Montenegro para procurar marcar um golo a António Costa, a solução governativa com o PAN e a entrada de nove forças políticas na Assembleia, não há mãos a medir de tanta novidade neste Sem Moderação de dia 26 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/202337 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Costa sorriu da censura, Ursula deu a mão a Meloni

A moção de censura do Chega que ofereceu um tranquilo sorriso ao primeiro-ministro e pôs Chega, Iniciativa Liberal e PSD a trocarem acusações. Desta vez, Montenegro resistiu. Ao contrário da Iniciativa Liberal, que depois de dizer que tudo aquilo era infantil, foi para o parque participar na brincadeira. Com inimigos como este, António Costa não precisa de amigos? Entretanto, dias depois da chegada de mais de dez mil migrantes (mais do que a população de Lampedusa) em apenas três dias, a presidente da Comissão Europeia visitou a ilha com a primeira-ministra italiana para prometer solidariedade. Uma das soluções será cumprir o acordo com a Tunísia, um regime que maltrata os imigrantes, pagando-lhe para servir de tampão da Europa. E aumentar as devoluções. A Itália não tem de lidar sozinha as fronteiras da Europa. São os temas do Sem Moderação emitido a 19 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/202339 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Por uma juventude com Pêra Manca

A semana em que António Costa optou por ficar silente no Conselho de Estado acabou com o Primeiro Ministro a falar com jovens socialistas, para anunciar ao país um conjunto de medidas para os jovens que, depois de estudar, decidam trabalhar em Portugal. Um misto de política de educação e emigração, na altura em que começa mais um ano lectivo e cada vez mais estudos acentuam, efectivamente, o desejo de emigrar de mais de metade dos licenciados. Não faltou também neste Sem Moderação a famosa excursão gastronómica com que o Presidente do Município de Oeiras brindou a sua Assembleia. O programa foi exibido na SIC Notícias a 12 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/13/202342 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

As Presidenciais de 2026 como rentrée política de 2023

E, de repente, corria para o fim o mês de agosto de 2023, o país foi sobressaltado com uma súbita discussão acerca das candidaturas às eleições presidenciais de janeiro de 2026. O que motivou esta especulação? E o que é que ela diz sobre o momento político? Mostrará o momento frágil em que se encontra a oposição de Luís Montenegro ao Governo? Como segundo tema, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins fazem o balanço da guerra na Ucrânia e em que condições o país invadido entrará no Outono. O Sem Moderação regressou das férias a 05 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/202341 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Receitas de verão: gaspacho pós-eleitoral em Espanha e doçaria conventual na Jornada Mundial da Juventude

Na semana que antecede o arranque da Jornada Mundial da Juventude e que marca a última presença do Sem Moderação antes da pausa de agosto, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves e Francisco Mendes da Silva fazem um ponto de situação e uma antevisão do que pode ser a chegada de centenas de milhares de peregrinos a Lisboa para o encontro com o Papa. A cidade está preparada? Qual será o impacto do evento? Como fica a laicidade das instituições públicas na reta final dos preparativos? Para arrancar, é no vizinho Reino de Espanha que começa a troca de impressões. Quem são os derrotados e os vencedores da noite eleitoral? Vislumbra-se instabilidade e novas eleições no horizonte? Será que é desta que se esclarece se é quem fica em primeiro que forma governo, seja em Madrid, Lisboa, Mérida ou Ponta Delgada? Há lições e ilações para Portugal? O Sem Moderação foi emitido a 25 de julho na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/202338 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

MP entra em casa de Rio, mas a Ucrânia fica à porta da NATO

A cimeira da NATO só teve uma coisa inesperada: a surpresa com que Volodymyr Zelensky recebeu a ausência de um convite ou de um plano de adesão. Na segunda parte deste Sem Moderação em podcast, desta vez sem Francisco Mendes da Silva, debatem-se as vantagens e desvantagens desta possibilidade e a suspensão do acordo dos cereais, com fortes efeitos para o mundo e especialmente para os países mais pobres. Ainda na primeira parte, destaque para as buscas na sede do PSD e de Rui Rio. Um espetáculo nunca visto em meio de século de democracia que mobilizou 100 elementos da Polícia Judiciária em buscas a sedes do maior partido da oposição até às 4 da manhã, apreendendo material sem relação aparente com a investigação. E, por causa de uma suposta irregularidade administrativa, foram a casa do ex-presidente do PSD, para onde foi antecipadamente chamada uma estação de televisão. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 18 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/202340 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Um Capitão, um cartoon e dois ministros entram num filme americano de série B

A demissão do secretário de Estado, Marco Capitão Ferreira, as declarações do ministro da Cultura sobre os trabalhos da CPI da TAP e as reações ao cartoon sobre a polícia exibido na RTP. Temas em análise no Sem Moderação desta semana em podcast. Ano e meio, décima quarta demissão. Quase uma saída por mês do Governo de António Costa. Capitão Ferreira foi constituído arguido e passou a integrar o elenco da operação Tempestade Perfeita que se tem dedicado aos muitos casos suspeitos de corrupção no Ministério da Defesa. Ainda na senda deste Governo que explica o que está bem e o que não está bem sempre para nos facilitar a vida, o ministro da Cultura decidiu avaliar os trabalhos da CPI da TAP e o seu presidente, Lacerda Sales, respondeu-lhe. O ministro não se ficou e invocou a sua liberdade e sentido crítico. Entretanto, a política (e a polícia) fixou-se num cartoon de Cristina Sampaio, e o Governo partilhou com a direita a desconforto com estas liberdades editoriais. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 11 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/202341 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno de regresso ao Parlamento, tensão de regresso às ruas francesas

No Sem Moderação em podcast, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins passam pela realidade francesa, onde cinco noites de distúrbios abalaram as instituições republicanas e expuseram as fraturas sociais do país. No início, ainda em dia em que se aguardava pela primeira versão do relatório da CPI da TAP, Pedro Nuno Santos regressou ao parlamento em dia longo de debates parlamentares, onde o esperavam os colegas e muitos jornalistas. Assim se fez o balanço da jornada, na SIC Notícias a 04 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/202338 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Prigozhin, o agente do caos, não chegou a Moscovo. Costa, “o garante da estabilidade”, diz que não vai para Bruxelas

Enquanto em Moscovo o agente do caos tremeu, mas não caiu, em Lisboa o auto-proclamado “garante da estabilidade” garante que não trocará Portugal por Bruxelas. Até que ponto podemos acreditar na solidez do poder de Putin e da promessa de Costa? Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves e Francisco Mendes da Silva projetam o que poderá aí vir.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/202339 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

A CPI aterrou sem escala em Budapeste

António Costa fez uma escala entre Portugal e a Moldávia para assistir ao final da Liga Europa, onde nenhuma equipa portuguesa jogava, obrigando-se a um dispensável momento se proximidade com Viktor Orbán. Um gesto difícil de explicar quando nenhum assunto de Estado o parece justificar num político que faz da falta de clareza na relação da direita democrática com a extrema-direita o centro do seu discurso. Será o segundo tema do programa de hoje. Mas antes, o balanço da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP. Abalou mais alguém para além de um ministro que nem sequer seria abrangido por esta CPI? A oposição ganhou alguma coisa com isto? Mais importante de tudo: ficámos mais esclarecidos sobre a TAP?See omny.fm/listener for privacy information.
6/21/202341 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Bunga bunga no 10 de Junho e a morte de Berlusconi

Depois de uma sondagem, na véspera, feita pelo ICS/ ISCTE para o Expresso que revela uma enorme maioria de portugueses insatisfeita com quase tudo neste país, o 10 de Junho, dia de Portugal comemorado no Peso da Régua, foi marcado por um discurso do presidente que pôs o dedo na ferida, exigindo igualdade na esperança para um povo cujo bem-estar nunca acompanhou a influência e onde crescem a "pobreza, a desigualdade e as razões para partir". Depois dos "ramos mortos da árvore", houve tempo na segunda parte parte do programa para falar de um homem, falecido esta semana, que dominou a política italiana na idade da pós política e a quem muitos acham que se devem quase todas as derivações do populismo moderno: Sílvio Berlusconi. O Sem Moderação foi emitido a 13 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/202341 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno e Mendonça Mendes prestam contas, contas dos certificados de aforro prestam menos

Sem fazer concorrência aos consultores de poupanças, o Sem Moderação em podcast mergulha no mundo das aplicações financeiras e troca impressões sobre Certificados de Aforro e o seu peso na dívida pública, bem como sobre remuneração de depósitos a prazo pela banca e o seu papel na economia. Antes disso, Pedro Nuno Santos aterrou na terça-feira manhã na Comissão de Economia para recordar parte relevante da gestão da TAP nos tempos em que foi ministro, antecipando a sua presença na CPI na próxima semana. Por seu turno, da parte da tarde, António Mendonça Mendes aterrou na Comissão de Assuntos Constitucionais, onde foi prestar mais uma série de esclarecimentos sobre o que aconteceu na sequência da noite de 26 de abril no Ministério das Infraestruturas. É o Sem Moderação emitido na SIC Notícias a 06 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/202342 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Caciques, jornalistas, magistrados e Bloco: a luta pela sobrevivência

No Sem Moderação desta semana falamos de táticas de sobrevivência. A tática de sobrevivência dos caciques do PSD de Lisboa, que, segundo as notícias da chamada “operação Tutti-Frutti”, se amarraram ao PS da capital. A tática de sobrevivência do jornalismo, que se agarra acriticamente ao Ministério Público. E a tática de sobrevivência do Bloco de Esquerda, que com Mariana Mortágua parece querer afirmar-se de novo contra o PS. Francisco Mendes da Silva é esta semana quem distribui o jogo por José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e  Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/202341 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

A cavaqueira da CPI

O ex-lider do PSD Marques Mendes acha que o ex-lider do PSD Cavaco Silva deu uma grande força ao líder do PSD Montenegro apesar de o ex-líder do PSD Marcelo marcar conversas com jornalistas para dizer que tudo o que tinha para dizer já tinha dito. No fim, é o PS que tem maioria absoluta, os números da economia não são maus, mas as pessoas não sentem isso na sua vida enquanto se deparam com episódios degradantes para as instituições. O discurso do ex-presidente prejudicou Costa porque galvanizou a direita ou beneficiou-o porque uniu a esquerda? Prejudicou Montenegro porque o fez parecer fraco ou beneficiou-o porque lhe deu apoio? Prejudicou Marcelo porque o pressionou ou beneficiou-o porque o fez parecer equidistante? Ou foi indiferente para todos? E como ficou o governo depois da audição de João Galamba. Estamos mais ou menos esclarecidos em relação à intervenção do SIS? O ministro tem condições para ser ministro só porque demiti-lo seria ceder ao Presidente? O Presidente pode manter no ar a ameaça de dissolução só porque a direita, com Cavaco Silva como porta-voz, o exige? É o debate do Sem Moderação, emitido na SIC Notícias a 23 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/202341 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

O crescimento da Economia e o ocaso de uma certa Turquia

Enquanto uma parte do país não tira os olhos da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, o Governo decidiu por estes dias avançar com uma discussão polémica sobre novos limites ao consumo de tabaco. Já no Sem Moderação, discute-se as causas e efeitos do crescimento conjuntural da economia anunciado e confirmado pela União Europeia para 2023. A inflação está a baixar e as exportações crescem. Ainda assim não abranda a sensação de fragilidade das pessoas nem tão pouco a significativa contestação social. Na segunda parte, voo até à Turquia que teve no último fim de semana a eleição mais renhida das últimas décadas, que afinal não confirmaram a expectativa da oposição e parecem indiciar à reeleição de Erdogan na segunda volta marcada para dia 28 de maio. Mas se o Presidente pode ficar o mesmo, que sinal de mudança traz a sociedade turca esta união de quase toda a oposição? O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 16 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202339 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Decretou-se o fim da pandemia, mas não do Governo. “Foi pena”?

Ainda não foi desta que Marcelo Rebelo de Sousa declarou o fim da legislatura, mas foi desta vez que a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da pandemia. O que é que estes dois factos têm em comum? Absolutamente nada. A não ser serem os dois temas do Sem Moderação desta terça-feira, transmitido na SIC Notícias, com Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins. O que mudou no país com a crise entre Belém e São Bento? O que mudou no mundo com a crise da COVID-19?See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/202341 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Xeque ao Presidente salva Galamba

João Galamba saiu do Sem Moderação, mas continua firme no Governo e como tema central em debate nesta emissão em podcast. Na semana que passou, o país inteiro esperava a saída do ministro das Infraestruturas do executivo socialista, mas António Costa segurou-o depois de este apresentar a carta de demissão. Depois do anúncio do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa prontamente anunciou que estava em desacordo com a decisão. Começa assim mais um embate entre o Palácio de Belém e de São Bento, desta vez com uma intensidade que se espera superior à habitual. O Sem Moderação foi emitido a 02 de maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/202341 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Papéis, papelões e papelinhos: o resumo do 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril e a visita oficial do Presidente do Brasil a Portugal em análise no Sem Moderação desta semana em podcast. Há vários anos que os discursos do 25 de Abril celebram além a liberdade mas também as falhas, da perspetiva de cada um, do cumprimento da promessa de desenvolvimento da sociedade portuguesa. A direita democrática diz que falhamos no desenvolvimento da economia e que por isso nos afastamos cada vez mais do pelotão do conforto. A esquerda sente-se longe do que ambicionava e verbera sobretudo compressão dos serviços públicos.  Ainda assim este ano a festa foi algo diferente. A visita de Lula da Silva e a sua participação na sessão da manhã no Parlamento, marcou quer a sessão, quer os últimos dias da política portuguesa com o agravar de uma divisão própria de um anacronismo de que já não havia memória. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 25 de Abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/202341 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Montenegro clarifica, Lula agita

Com pouco conteúdo sobre a difícil situação do país, o Chega foi, mais uma vez, o centro da conversa na mais recente entrevista concedida por Luís Montenegro. Mas também a política de alianças e as relações com o Presidente. Começa a haver alternativa no PSD quando o governo treme? O aumento dos pensionistas é reação a uma sensação de mudança de ciclo? Enquanto o diabo esfrega o olho, Chega e a IL passaram semanas a tentar transformar a visita do presidente do Brasil num confronto político doméstico. As declarações de Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia, que nem são propriamente novas, acabaram por puxar o PSD para a polémica, com este a exigir que o Governo se demarcasse. Neste Sem Moderação, emitido a 18 de abril na SIC Notícias, tenta-se perceber se a polémica é doméstica ou tem mesmo a ver com a Ucrânia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202341 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Impasse e rivalidade na Comissão de Inquérito, impasses e rivalidades na China

Enquanto em Portugal a comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP continuava a revelar-se um microcosmos dos impasses e rivalidades políticas da pátria, a visita de Emmanuel Macron à China revelou-se um microcosmos dos impasses e das rivalidades geoestratégicas entre as potências mundiais. "O tempo é o da Assembleia da República. Devemos respeitar um trabalho que está a ser desenvolvido", afirmou António Costa. Prognósticos só no fim? No Sem Moderação, emitido a 11 de abril na SIC Notícias, fazem-se antes de o Governo "agir em conformidade".See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/202340 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Governo acossado, Trump acusado

Na noite em que se aguardava por mais notícias vindas de Nova Iorque sobre a primeira visita de Donald Trump ao tribunal no caso da compra do silêncio da atriz Stormy Daniels, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins avaliaram os desenvolvimentos nada silenciosos das sondagens da última semana que revelam um empate na primeira posição, uma subida da extrema-direita, uma estagnação à esquerda e uma avaliação negativa do Governo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/202339 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O exemplo dos ismaelitas, os zigues do Governo e os zagues de Macron

Ainda mal tinha começado uma certa querela institucional sobre a eficácia das medidas emblemáticas do chamado pacote da habitação, quando o governo decidiu gastar uma parte da folga orçamental de 2022 no combate à inflação e numa tentativa de aplacar diversos grupos profissionais na administração pública. Em cima da mesa está o apoio direto aos mais carenciados, o IVA zero num cabaz de bens essenciais, e progressões futuras mais rápidas nos professores e noutros grupos que tiveram carreiras congeladas nos últimos anos. Chegarão a tempo as medidas? Entretanto, terça-feira foi dia de greve geral em França na sequência da aprovação da lei que aumenta de 62 para 64 anos a idade de reforma. Depois de sobreviver a uma moção censura no parlamento, vai o governo Macron sobreviver à contestação social? O Sem Moderação foi emitido a SIC Notícias a 28 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/202341 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Siga a Marinha, que a guerra está para durar

No Sem Moderação desta semana em podcast, Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Daniel Oliveira discutem a visita de Xi Jinping a Moscovo, que não foi apenas para mostrar a Putin que pretende estreitar os laços entre a China e a Rússia, sobretudo os comerciais, mas mostrar ao mundo que papel pretende ter esta nova ordem, depois de ter promovido encontros entre a Arábia Saudita e o Irão. Infelizmente, a realidade é bem mais complicada do que isso. O intolerável ato de indisciplina na Marinha foi outro dos temas em análise, falando de u m Estado que, graças às “contas certas” que acumulam contas erradas, perde condições materiais para o seu funcionamento. Como Gouveia e Melo vai surfando nestas ondas perigosas? O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 21 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202339 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Preços e Gary Lineker: pressões e tensões

No Sem Moderação desta semana em podcast, Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Daniel Oliveira olham para o que a curta suspensão de Gary Lineker do comentário desportivo na BBC poderá revelar sobre os nossos tempos: tensão em torno das políticas musculadas de imigração dos britânicos, pressão política sobre o comentário e imparcialidade dos media, e o impacto do que fazemos nas nossas redes sociais no dia a dia. Numa primeira ronda, é a avaliação que se faz do impacto da inflação nos bens essenciais, quais as suas causas e que remédios (ou observatórios) pode o Governo ponderar. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 14 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/202341 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Igreja não afasta ministros. Ministros afastam Christine

Os bispos portugueses leram o relatório da comissão sobre os abusos de menores na Igreja e decidiram não afastar do sacerdócio, para já, nenhum ministro católico. Os ministros das finanças e das infraestruturas leram o relatório da Inspecção-Geral de Finanças sobre a indemnização paga a Alexandra Reis, ex-administradora da TAP, e decidiram, desde já, afastar a CEO da companhia. São os temas da emissão do Sem Moderação de 07 de março, na SIC Notícias, com Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202340 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Da gafe com Lula à paz chinesa

João Gomes Cravinho decidiu anunciar no Brasil que Lula da Sílva faria um discurso nas comemorações do 25 de Abril e criou um caso político que, mais do que revelar o que já se sabia sobre a separação de poderes e as maiorias absolutas, põe agora em causa o que não fez ninguém reagir quando foi anunciado em dezembro por Marcelo Rebelo de Sousa. Já na segunda parte deste Sem Moderação emitido a 28 de fevereiro na SIC Notícias, analisa-se aquela que será a proposta chinesa para negociar a paz na Ucrânia, que o Ocidente pôs de lado e Zelensky parece querer aproveitar pelo menos para vantagem diplomática.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/202340 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Soluções conflituosas na habitação e conflito sem soluções na Ucrânia

Na emissão do Sem Moderação que antecede o primeiro aniversário do início da denominada "operação militar especial" no Donbas, a que as pessoas que têm acesso a um dicionário se referem como a invasão russa da Ucrânia, iremos fazer o balanço do conflito, da visita de Joe Biden a Kiev e do discurso de Vladimir Putin sobre o estado da nação. Mas para iniciar os trabalhos deste Sem Moderação de dia 21 de fevereiro, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves e Francisco Mendes da Silva passam os olhos pelo pacote de medidas para a habitação anunciado pelo Governo, pelas reações das oposições e pelas questões jurídicas e políticas que tem suscitado desde o seu anúncio. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/202340 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Dos abusos na Igreja à mudança de ciclo no Bloco

A ponta do icebergue revelada em Portugal e a nova estratégia do Bloco de Esquerda em debate no Sem Moderação em podcast. Catarina Martins liderou o Bloco de Esquerda oito anos, levou-o ao melhor resultado de sempre, ajudou a construir a geringonça, resistiu ao embate de 2019, mas acabou desgastada no fim desta experiência política. Agora sai e dará lugar a uma estratégia provavelmente mais aguerrida, com Mariana Mortágua. Depois de 512 denúncias, a comissão independente que investigou a extensão dos abusos sexuais na Igreja portuguesa chegou a quase cinco mil casos desde os anos 50, deixando claro que esta é apenas uma pequena ponta que revela um fenómeno muito maior. O Sem Moderação foi emitido a 14 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/202340 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

O que devem esperar os imigrantes de Portugal. O que pode esperar o mundo na Ucrânia

Dois eventos dos últimos dias obrigam o país a considerar a relação política, social, económica e moral com o fenómeno da imigração. A intensificação da guerra de agressão russa na Ucrânia, prestes a completar um ano, obriga o mundo a confrontar a continuação do conflito no longo prazo. São estes os temas do Sem Moderação emitido a 07 de fevereiro na SIC Notícias, com Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/202341 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Do púlpito do Chega ao altar do Papa

Pela primeira vez desde 2017, o PSD está a frente do PS nos estudos de opinião mensais sobre a performance dos partidos. É à situação politica, a que acresce um fim de semana apimentado por mais uma Convenção do Chega, que é dedicada a primeira parte do programa. Cumprindo a tradição, as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa estão  - como as do Brasil ou da Polónia, por exemplo – envolvidas numa polémica aparentemente financeira, de contornos muito políticos. Começou com o custo do altar principal, mas suscitou uma guerra de palavras e empurrar responsabilidades que já dura há mais de uma semana. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 31 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/202340 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

“Tudo sobre a minha mãe” e quase tudo sobre a vida política em Portugal

No Sem Moderação em podcast desta semana, o rescaldo da troca de intérpretes na peça "Tudo sobre a minha mãe", em cena em Lisboa, no Teatro São Luiz, e o que se passa no entrecruzar da criação artística com os vários debates sobre inclusão, identidade, transfobia e transfake. Mas, antes, tempo para o que se passa na vida política da República, tentando encontrar linha de leitura sobre os casos que têm centrado a atenção do Governo, o estado da oposição (em particular a que foi a congresso no fim de semana) e o Presidente da República.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202340 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

A revolta dos professores, o questionário dos ministros

Depois de sucessivas demissões e substituições, depois de uma secretária de Estado ter conseguido estar apenas 26 horas no cargo, depois de ter prometido um mecanismo que iria prevenir estes erros de casting, o governo apresentou... um questionário. Mas antes de o preencherem, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins analisam as greves de professores e a enorme manifestação do último sábado, as exigências que reavivam a crise política de 2019, e o difícil tema da contratação e colocação de docentes. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 17 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/18/202340 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Os casos em Portugal e o caos em Brasília

Numa entrevista no final de 2022, António Costa disse que os vários casos que abalam o Governo são matéria que interessa apenas à “bolha mediática”. Mas neste início de 2023 essa bolha não só teima em rebentar como cresce todos os dias. Em apenas uma semana, Portugal assistiu ao mandato supersónico da Secretária de Estado da Agricultura, viu adensar-se a polémica política a propósito da demissão da Secretária de Estado do Tesouro e do Ministro das Infraestruturas, e testemunhou o primeiro-ministro a tentar chutar tudo para canto, agora com a tese de que não tem culpa de nada, que o problema é a falta de um qualquer “circuito” ou “mecanismo” de verificação prévia das nomeações. Entre os casos em Portugal e a versão verde e amarela do ataque ao Capitólio, no Brasil, é este o Sem Moderação emitido a 10 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/202339 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Caldeirada do ano novo e remodelações do ano velho

Mais uma crise e mais três governantes substituídos num caso protagonizado inicialmente pela Secretaria de Estado do Tesouro, cuja indemnização recebida na TAP chocou o país e pelos vistos também o Governo de que fazia parte. A sua saída, para lá de deixar muitas dúvidas de legalidade que suscitam já novo processo aberto pela Procuradoria, arrastou o governante que sancionou o acordo, o secretário de Estado Hugo Mendes e o próprio ministro Pedro Nuno Santos que, ao contrário do que aconteceu quando foi desautorizado por António Costa na questão do aeroporto, desta vez entendeu sair. Pelo caminho, Infraestruturas e Habitação dividem-se em dois ministérios e o Governo arruma-se com a prata da casa. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 03 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/4/202340 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Da maioria absoluta à guerra da Ucrânia, o balanço de 2022

A 30 de janeiro de 2022, desafiando quase todas as sondagens, António Costa conseguia maioria absoluta depois de seis anos no poder, com uma solução inédita de acordos à esquerda. A 24 de fevereiro, a Rússia dá inicio à invasão da Ucrânia, naquilo a que eufemisticamente chamou de "operação militar especial". O mundo saía de uma pandemia que paralisou a economia global durante dois anos, para mergulhar numa crise energética. E na permanente iminência de uma escalada nuclear para a qual já não estava psicologicamente preparados. Poucas vezes um balanço foi tão fácil de fazer, por ser fácil escolher os temas. Poucas vezes qualquer previsão do que será o próximo ano foi tão arriscada. Mas faz-se o possível neste Sem Moderação emitido a 27 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/28/202239 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Apoios extra, política salarial e orçamental e o campeonato do mundo ibérico-ucraniano de 2030

Com a Argentina nas nuvens decoradas com o ouro da Copa do Mundo, Portugal despediu-se da competição nos oitavos, mas está na fila para a organização do evento em 2030. Depois de toda a polémica em torno da escolha do Catar e da falta de simpatia pela FIFA que o mundial despertou, quais seriam as vantagens de nova candidatura? E na semana em que se iniciam os pagamentos do apoio extraordinário adicional, está de novo instalada a discussão sobre as opções orçamentais do governo em tempo de incerteza e crise inflacionista: aumentar salários ou assegurar prudência perante a dúvida futura? Muitas perguntas no Sem Moderação de 20 de dezembro, emitido na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/21/202238 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Cheias em Lisboa, direita dividida na eutanásia

Enquanto o Mundial chegava ao fim para Portugal e o país acordava para o mundo, caiu uma chuvada em cima. Sobretudo em Lisboa, que se inundou mais uma vez. E tão certa como a chuva torrencial por estes dias, é a discussão em torno da eutanásia, mais uma vez aprovada no Parlamento. Definitiva ou temporariamente, o PSD tentou um referendo à última da hora, tendo Pedro Passos Coelho regressado para trocar argumentos com Luís Montenegro sobre o assunto. Temas para debater depois do boletim meteorológico do Sem Moderação exclusivamente disponível em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/202254 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

A remodelação é um processo. A China também

Bruno ou Cristiano, quem marcou o golo? O debate do Sem Moderação desta semana em podcast não passa pelo Catar, mas vai à China depois de passar por São Bento. No dia em que o primeiro-ministro nomeou um seu novo Secretário de Estado Adjunto, com funções de coordenação política do Governo, foram também demitidos dois Secretários de Estado do Ministério da Economia, incompatibilizados com o próprio Ministro da pasta. Reflexo de um problema de coordenação política no Governo? Depois das aflições domésticas em São Bento, Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins e Daniel Oliveira passam pela China para analisar a reação popular pouco habitual no país a uma política anti-covid distópica, com vigilância e confinamentos radicais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/202236 minutes, 1 second
Episode Artwork

Os direitos humanos vão ao Catar (mas só espreitar)

No inverno, de quatro em quatro anos, há Jogos Olímpicos na neve. Este ano, graças à uma certa dose de "venalidade dos dirigentes desportivos e à cupidez dos políticos", também temos um Mundial de inverno. Num dos países mais quentes do mundo, deu-se a machadada final que a COP27 precisava assim que se ligou o ar condicionado dos estádios ao ar livre pelo Catar. Mas, paradoxalmente, apesar de realizado num país com um código penal medieval, está a suscitar uma discussão de como não há memória sobre direitos humanos. Será que o consenso sobre o Mundial do Qatar vai mudar alguma coisa? E é Catar ou Qatar? Na ortografia como nos direitos humanos, a doutrina divide-se. Dúvidas a que este Sem Moderação, emitido a 22 de novembro na SIC Notícias, se propõe responder.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/23/202233 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Um Presidente, um Senador e um Congressista entram num bar - reflexões sobre as intercalares

As eleições intercalares americanas em análise nesta emissão do Sem Moderação em podcast, numa versão compacta e conduzida pela jornalista Nelma Serpa Pinto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/9/202227 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

“Brasil, país do futuro”. Mas que futuro?

Depois de dois dias em silêncio, Jair Bolsonaro foi "suficientemente ambíguo para ser suficientemente esclarecedor" ao não reconhecer de forma explícita a sua derrota frente a Lula da Silva. Numa intervenção curta, que só pode ouvir na abertura desta emissão do Sem Moderação de dia 01 de novembro na SIC Notícias, Bolsonaro garantiu que continuará "líder de milhões de brasileiros que (...) defendem a liberdade económica, a liberdade de religião, a honestidade e as cores da bandeira", afirmando entender os protestos de camionistas no país, "fruto de indignação, ressentimento e injustiça de como se deu o processo eleitoral". Brasil, Lula e Bolsonaro, o "país do futuro" como tema único deste debate.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202245 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Conservadores ingleses e liberais portugueses: crónicas de recrutamentos de liderança

Lideranças e sucessões em Portugal e no Reino Unido em análise em mais uma emissão do Sem Moderação em podcast, o programa semanal de debate que compensa em entusiasmo o que lhe falta em disciplina. Depois de Alexander Boris de Pfeffel Johnson e de Mary Elizabeth Truss, Rishi Sunak é o terceiro primeiro-ministro britânico de 2022, o segundo do longo reinado de Carlos III. Como aqui se chegou será o tema da segunda parte do programa de hoje. Em Portugal, é também tema a inesperada emoção interna que veio à superfície na IL. João Cotrim de Figueiredo não é recandidato à liderança e perfilam-se já dois sucessores: Rui Rocha, com a benção do líder cessante, e Carla Castro, disponível para nova fase da vida do jovem partido. A análise da vida dos liberais portugueses e do seu impacto no ecossistema partidário no Sem Moderação emitido a 25 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/26/202244 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

A sopa nos girassóis e o eterno retorno de Passos

A partir de uma frase de Marcelo Rebelo de Sousa, que Pedro Passos Coelho "ainda tinha muito para dar ao país", e dos nomes que se alinham para as distantes eleições presidenciais tenta-se perceber no Sem Moderação o que isso diz do estado da política em Portugal. Onde está o país quando os nomes de que se fala são os de um militar no ativo, das duas principais figuras do tempo da troika e de quase ninguém à esquerda do centrista Santos Silva? E também a partir da ação de duas ativistas climáticas, que atiraram sopa de tomate contra os girassóis de Van Gogh, que estava obviamente protegido por um vidro, debate-se os prós e os contras dos meios mais ou menos radicais que o ativismo usa, e do aparente conflito entre a luta ambiental e a luta contra o aumento do custa de vida. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 18 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/202245 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Marcelo no confessionário e o Orçamento anti-geringonça

Dias bons para o Governo e maus para o Presidente da República? O debate sobre os últimos dias neste Sem Moderação em podcast. Depois do acordo de concertação social assinado pelo Governo e parceiros sociais, a proposta de Orçamento do Estado foi apresentado segunda-feira por Fernando Medina e, tirando a esquerda fora do PS, só a direita parece dizer que se exagerou um pouco na contração. Quem também exagerou nas suas declarações foi Marcelo Rebelo de Sousa que, depois de afirmar que "haver 400 casos [de abusos na Igreja] não me parece que seja particularmente elevado", teve de emendar a mão, garantindo que foi mal interpretado, e afirmando que "infelizmente terá havido números muito superiores em Portugal". O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 11 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/12/202241 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Brasil, o país do futuro. Portugal, o país das incompatibilidades

No Brasil, a primeira volta das Presidenciais não revelou um vencedor, mas confirmou a já conhecida história de dois países distintos, incomunicáveis e inconciliáveis. 6 milhões de votos separaram Lula e Bolsonaro. 30 de outubro o Brasil volta às urnas. Deste lado do Atlântico, regressou a polémica sobre os políticos, os negócios e a lei das incompatibilidades, a propósito da Ministra da Coesão Territorial, o marido e o acesso aos fundos europeus, e do Ministro da Saúde, que ainda mantém empresa de consultadoria na área que tutela. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que "se realmente há incompatibilidade, ou cessa a função pública, ou cessa a função privada". Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 04 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/202246 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Meloni aterrou em Fiumicino e por cá ainda não sabemos onde se vai aterrar

Em Itália, a extrema-direita liderará o próximo governo, depois de encostar a direita tradicional a um dos seus piores resultados e de beneficiar da fragmentação da esquerda. Novos tempos transalpinos ou apenas algo a que já se assistiu antes? Fenómeno italiano ou sintoma do que se passa pela Europa fora, da Suécia a Portugal. Uma vitória de Giorgia Meloni na semana em que o novo aeroporto de Lisboa parece estar a levantar voo, ou pelo menos a alterar a porta de embarque pela última vez, antes de fazer check-in, levar os passageiros de autocarro até ao avião, e esperar na pista para ter autorização para levantar. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 27 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/202245 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Do início do ano letivo à Ucrânia: faltam professores na escola, falta esperança neste inverno

Para além dos efeitos no campo de batalha, o inverno fará vítimas na retaguarda europeia. A Alemanha prepara-se para uma recessão e, se a Europa a seguir, afundará com ela. Há que perceber até onde irá o apoio europeu à Ucrânia sem pôr em perigo as nossas democracias. Já Putin, que devia ter discursado nesta terça-feira para anunciar os referendos em Donbass e talvez mais do que isso, adiou a comunicação aos russos para quarta-feira, o que abre portas para todas as especulações até lá. As aulas começaram e cerca de 60 mil alunos não tinham professor a pelo menos uma disciplina. A falta de docentes estava há muito anunciada e tenderá a piorar. Andar com a casa às costas e ter carreiras congeladas não é aliciante. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 20 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202245 minutes, 1 second
Episode Artwork

A clareza de Costa e a partida de Isabel II

Em entrevista, António Costa veio colocar água na sua fervura da semana passada. Afinal, a inflação como medida do aumento das pensões não resistirá este ano à primeira vez que a inflação subiu acima de 1%. Mas a maior novidade foi o anúncio de que os funcionários públicos terão, em 2023, aumentos de 2%, quando as previsões do Governo apontam pelo menos para os 7,4% de aumento geral de custos. Será uma perda de poder compra maior que o aumento de impostos da troika? Que efeitos terá no próximo ano? O Sem Moderação exibido a 13 de setembro chega ainda a meio das exéquias para acrescentar os seus cinco cêntimos ao impacto global causado pela morte de Isabel II e os efeitos do fim dos seus 70 anos de reinado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/202246 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

O mundo que Gorbachev deixou, o país que a inflação deixará

A preparar o regresso do Sem Moderação da interrupção de agosto, o Governo apresentou o seu programa de apoio às famílias no combate aos efeitos da inflação. A oposição critica-o por ser tardio, insuficiente e enganador. Já Marcelo Rebelo de Sousa considerou ser "uma solução equilibrada", ainda que não "tão ambiciosa como outras que foram propostas, mas também não tem o risco de poder ser atacada". Internacionalmente, a morte de Mikhail Gorbachev foi mais um rastilho para a discussão sobre o mundo pós-guerra fria que culminou na guerra na Ucrânia, e, em Portugal, o PCP aproveitou a ocasião para lamentar o fim da União Soviética. O Sem Moderação foi exibido a 06 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/202245 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Menos gás russo, mais debates entre André Ventura e Augusto Santos Silva?

Na última emissão do Sem Moderação antes de ir de férias, a análise sobre a semana que passou, com José Eduardo Martins, Francisco Mendes da Silva e Pedro Delgado Alves. A crise energética que se antecipa na Europa, no dia em que o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, deixou em aberto um voto favorável de Portugal à mais recente proposta da Comissão Europeia de regular no continente sobre cortes no consumo de gás. Entretanto, a bancada parlamentar do Chega saiu do plenário da Assembleia da República a meio de uma intervenção de Augusto Santos Silva, depois de o presidente ter dito que "Portugal deve muito, mas mesmo muito aos muitos milhares de imigrantes". Foi o segundo tema a dar o mote ao debate deste Sem Moderação emitido a 26 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/202240 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

O Parlamento debate o Estado da Nação que arde

Nas vésperas do debate sobre o Estado da Nação, a Nação arde com os maiores incêndios desde 2017. O que mudou e não mudou desde a tragédia de Pedrógão Grande? E como será um futuro em que o clima e os seus efeitos continuarão a piorar, como dizem os especialistas? Emitido na SIC Notícias a 19 de julho, um dia antes do grande debate parlamentar sobre o Estado da Nação, Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins fazem um balanço no Sem Moderação sobre os 100 dias do novo Governo da maioria absoluta socialista, o que esperam da reunião plenária de hoje, e do que a política reserva ao país nos próximos tempos, também de acordo com as sondagens mais recentes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/202256 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

A semana do tiro no pé de Pedro Nuno Santos e do tiro de partida de Luís Montenegro no PSD

O que é que o conflito público entre António Costa e Pedro Nuno Santos, ao ver o decreto do seu Ministério revogado pelo primeiro-ministro, diz ao país sobre o presente da governação? E o que é que o congresso do PSD, que confirmou a liderança de Luís Montenegro e o regresso de caras afastadas durante o consulado de Rui Rio, diz sobre o futuro da oposição em Portugal? "De coração apertado", muitas dúvidas para tentar esclarecer antes da construção do novo aeroporto, nesta emissão do Sem Moderação emitida a 05 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202251 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Do fim da ordem internacional clássica ao fim da dignidade na cobertura noticiosa de tragédias

Enquanto a guerra na Ucrânia prossegue com uma intensidade junto das populações civis longe da frente de batalha, G7 e NATO aprofundam a reflexão sobre o que fazer, entre prometer mais meios à Ucrânia, ter mais tropas em mobilização e hesitar em aprofundar sanções. Neste Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 28 de junho, há ainda espaço para procurar perceber como a morte de uma criança em circunstâncias dramáticas em Setúbal não só evidenciou inúmeros problemas das redes de proteção social, como também confrontou o país com a necessidade de refletir sobre como deve a comunicação social desempenhar o seu papel de informar sem violar a dignidade e a reserva de famílias e vítimas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/202255 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Macron governa, 'mais pas de trop'. Temido ainda é ministra, mas não muito

O SNS e o tridente da política francesa em análise neste Sem Moderação. A crise nas urgências, sobretudo de obstetrícia, trouxe ao de cima um debate com muitos elementos que vão para além dele. Da formação dos médicos às remunerações da Administração Pública, do recurso ao privado à força política da ministra Marta Temido. Em França, Macron perdeu a maioria absoluta e terá de abandonar o estilo "napoleónico" com que tem governado. E o parlamento aproxima-se mais da realidade tripartida da política francesa, liderada por Macron, Mélenchon e Le Pen. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 21 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/22/202253 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

A emergência da guerra e as urgências em Portugal

A propósito da evolução da guerra na Ucrânia apenas em brutalidade, neste Sem Moderação debate-se o efeito das sanções no processo de revisão da estratégia em curso para a energia e o estado da arte do pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia. Sobre Portugal, faz-se um ponto de situação sobre as urgências hospitalares nos últimos dias. É ocasional ou estrutural? Seja qual for a resposta, como se resolve? Para ouvir no Sem Moderação emitido na SIC Notícias a 14 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/202257 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

A paz é possível? E o aumento dos salários?

A guerra da Ucrânia está para durar. Se a Rússia quererá negociar, só saberemos se e quando tiver ganhos que justifiquem internamente esta aventura. Se a Ucrânia quererá negociar, só saberemos quando estiver em cima da mesa coisa pior do que a retirada russa. Se os EUA e a Europa são fatores de paz ou de conflito, iremos percebendo nos próximos tempos. A questão é saber que paz é possível ou aceitável. Em Portugal, o mesmo governo que anunciou aumentos para a Função Pública de 0,9% e teme os efeitos dos aumentos dos salários na inflação quer que o privado aumente o salário médio em 20%, nos próximos quatro anos. Vários quebra-cabeças nesta emissão do Sem Moderação exibida a 07 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/8/202255 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Novas sanções à Rússia, novo líder no PSD

Novas razões para ouvir esta emissão do Sem Moderação em podcast. O último fim de semana marcou o fim de um discreto conflito de baixa intensidade e sem emoções fortes que foi a disputa pela liderança do PSD. O rescaldo da noite eleitoral laranja e a evolução do conflito na Ucrânia, com especial atenção no novo pacote de sanções acordado pela União Europeia, são os temas em debate deste Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 31 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/202255 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Três meses na Ucrânia e um ultraconservador no TC

Faz hoje três meses que a Rússia invadiu a Ucrânia, provocando o choque da maioria das nações, uma catástrofe humanitária, milhões de refugiados e a destruição de um país independente. Desde então, a Europa regressou ao clima da guerra fria e o risco de um confronto nuclear nunca foi tão real. É três meses depois desta guerra começar que Joe Biden ameaça a China com um confronto militar se esta ocupar o território de Taiwan. Na semana em que António Costa foi à Ucrânia e Zelensky discursou em Davos, a guerra será o tema de grande parte do Sem Moderação exibido a 24 de Maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/202248 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Países neutrais para a NATO, lei dos metadados para a reciclagem

O Estado português sentiu-se obrigado pelo Tribunal Constitucional a alterar à pressa uma lei sobre a recolha e guarda preventiva de metadados, que aparentemente já deveria ter alterado há vários anos, com o risco que isso acarreta para a investigação e para os processos criminais em curso. Sobre os efeitos da guerra na Ucrânia, Finlândia e a Suécia sentiram-se obrigadas pela Rússia a aderir à NATO. Motivo para festejar ou lamentar? Tudo respondido no Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 17 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/18/202250 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Putin, Macron e choco frito

Na celebração do Dia da Vitória, Putin deu um salto atrás na História, fantasiando para os seus uma agressão que não existe para justificar a invasão da Ucrânia, numa linguagem própria do século XX. Macron talvez tenha dado um salto em frente, para a montanha ou para o abismo, propondo a Europa a várias velocidades que ainda há pouco foi recusada aos ingleses. Esta semana continua ainda guerra fria na capital do choco frito, Setúbal, onde a PJ decidiu investigar o que aconteceu afinal na opereta dos russos a acolher ucranianos, já depois de o PS ter inviabilizado sozinho no Parlamento a audição do autarca que julgava que o município era o seu próprio responsável pela proteção de dados. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 10 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/202253 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Guerra na Ucrânia e seus impactos: de Setúbal a Mariupol

O acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal tem motivado uma das principais polémicas nacionais da semana, com relatos do envolvimento de pessoas com ligações à Rússia de Vladimir Putin no processo de apoio aos recém-chegados a suscitar a necessidade de clarificar procedimentos das autarquias e de algumas associações de imigrantes. No centro do conflito, a visita de António Guterres parece não ter adiantado muito na resolução do conflito, mas terá deixado marcas no esforço humanitário em redor da evacuação de civis de Mariupol. Com o aproximar do dia 9 de maio, especula-se sobre nova escalada do lado da Rússia. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 03 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/202255 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Alívio em França, a leste nada de novo

As presidenciais francesas e dois meses de uma guerra que só agora parece ter começado, em análise neste Sem Moderação. Os democratas europeus suspiraram de alívio. Le Pen perdeu a segunda volta das eleições francesas, mas a extrema-direita conseguiu o seu melhor resultado de sempre. E muitos votaram Macron para salvar a democracia, não por acreditarem no seu projeto. Os esforços de paz e de guerra quando tudo se concentra na frente leste da Ucrânia, numa altura em que António Guterres vai a Moscovo e a Kiev, ordem de visitas que já mereceu críticas de Zelensky, depois de encontros com os responsáveis pela defesa e política externa norte-americana, que querem aproveitar o momento para enfraquecer a Rússia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/202257 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Zelensky no Parlamento, Orçamento de 2022 ao relento

O primeiro Orçamento de Fernando Medina à frente das Finanças e o discurso que se avizinha do presidente ucraniano na Assembleia da República, em análise nesta emissão do Sem Moderação. Portugal entra no roteiro de uma das mais icónicas dimensões da ofensiva diplomática do governo da Ucrânia, com Volodymyr Zelensky a discursar na Assembleia da República. Entretanto, o país regressa a uma das palavras malditas da nossa democracia: a austeridade. É ou não o Orçamento do Estado deste ano o anúncio de uma nova política de aperto do cinto? A oposição diz que sim, o Governo diz que não, Medina volta a pegar no manual de Economia. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 19 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/20/202254 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Na Ucrânia a guerra, em França a ameaça

A descoberta quotidiana dos horrores de uma guerra clássica e o lento avanço das sanções, com uma movimentação de tropas que antecede a anunciada ofensiva no Donbass. Os resultados da primeira volta das eleições francesas, as perspetivas da segunda, e que efeitos terá a reconfiguração política em França face ao resto da Europa e, claro, em Portugal. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 12 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/202255 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

A Ucrânia entre novos impasses e o retomar da vida política em Portugal

A retirada russa da envolvente de Kiev revelou, para além de um cenário de devastação física que a guerra na Ucrânia já antecipava, evidências claras de atrocidades cometidas contra a população civil. A hipótese de sanções mais dura enfrenta o dilema sobre o impacto dessa escalada nas economias europeias. Já em Portugal, a política reorganiza-se: novo programa do Governo, nova mesa da assembleia, novos candidatos ao PSD, novo líder do CDS. Tudo em debate no Sem Moderação desta semana, exibido na SIC Notícias a 05 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/6/202249 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Biden na Europa, recuo russo em Kiev, novo governo em Portugal

Portugal tem um novo parlamento e um novo governo. Resta saber se o executivo é mais ou menos político. Se revela alguma coisa do que António Costa pretende para os próximos anos, e se está preparado para uns anos de crise e emergência. No momento em que há sinais de a Rússia estar a desistir de Kiev, e de um encontro entre Zelensky e Putin não ser uma miragem, Joe Biden veio à Europa oferecer adjetivos ao presidente russo. Mais ou menos diplomático, não fará grande diferença. Já dizer que o objetivo é derrubar Putin não ajudará a chegar à paz ou desarmar os argumentos internos da ditadura. Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 29 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/202253 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Como construir a paz, enquanto prossegue a destruição da Ucrânia?

A guerra entre Rússia e Ucrânia em destaque nesta emissão do Sem Moderação. Enquanto prossegue a missão destrutiva de Moscovo, Volodymyr Zelensky estabelece os seus limites para um eventual acordo de paz. A comunidade internacional acusa Putin de crimes de guerra, aumenta a pressão para que a China se defina com maior clareza, e Joe Biden insinua que o recurso a armas químicas por parte da Rússia pode arrastar a NATO para o conflito. E que efeitos terão estes dias no futuro da globalização? O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 22 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202256 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Quando acaba a guerra e o que ela fará ao mundo

Três semanas depois, o Sem Moderação regressa à sua "normalidade mais ou menos caótica". A meio de uma guerra de dimensão e risco maiores que qualquer outra que a Europa viveu desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a resposta do Ocidente procura evitar um conflito maior e o envolvimento militar da NATO, lançando um raide de sanções nunca visto que terá grandes consequências sobre o comércio mundial. Como é possível parar o quotidiano de horror que agora oferece novo sobressalto de uma proximidade entre a China a Rússia? Muitas perguntas ainda sem resposta no Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 15 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/202250 minutes, 1 second
Episode Artwork

O Sem Moderação com moderação: a guerra e depois dela

Daniel Oliveira, Pedro Delgado Alves, Francisco Mendes da Silva e José Eduardo Martins regressam para um Sem Moderação com moderadora. Os comentadores debatem as tensões entre a Ucrânia e a Rússia, com os desenvolvimentos de quase duas semanas de guerra, a possibilidade da expansão da União Europeia em cima da mesa. E o que a Europa e o resto do mundo podem esperar no impacto provocado pela invasão dirigida por Vladimir Putin? Quase tudo respondido no Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 08 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/9/202240 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Das trincheiras da Ucrânia ao pântano do PSD

Conflitos nacionais e internacionais neste Sem Moderação. Fazendo às claras o que antes fazia sem dizer, Vladimir Putin deu o perigoso passo de reconhecer a independência de Donetsk e Luhansk, enviando militares para um território onde a guerra dura desde 2014. Já o PSD, em vez de aproveitar o intervalo político até à tomada de posse do governo e a aprovação do Orçamento em julho, ficará sem líder até ao verão, deixando a IL e o Chega a fazer a oposição à direita. Sem Moderação exibido na SIC Notícias a 22 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/202254 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Invasão adiada, eleição repetida

Estava o mundo em sobressalto, a aguardar a invasão russa da Ucrânia e a tomada de posse do novo Governo português, quando uma e outra foram adiadas. A primeira talvez não aconteça tão cedo, a segunda acontecerá depois de as eleições serem repetidas no círculo europeu da emigração, conforme decisão do Tribunal Constitucional de 15 de Fevereiro, data em que foi emitido este Sem Moderação na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/202254 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Um vice-presidente para a nova extrema-direita e o novo papel da oposição de esquerda

Ainda em transição para o regresso das maiorias absolutas, o Sem Moderação mergulha nas ondas de choque que percorrem a esquerda e a direita. E o que normalmente fica relegado para as notas de rodapé dos manuais de direito parlamentar, o processo de eleição da mesa da Assembleia da República, torna-se num dos temas desta semana. O Sem Moderação foi exibido na SIC Notícias a 08 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202255 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

O PS é dono disto tudo. O que aconteceu? E o que acontecerá?

Depois de uma semana em que a expressão que mais vezes se ouviu foi "empate técnico", as sondagens voltaram a enganar os eleitores. Se em Lisboa a esquerda debandou porque achava que estava ganho, no país foi a correr votar no PS porque julgava que podia perder. E deu maioria absoluta ao PS, deixando Bloco e PCP na penúria e a direita por mais quatro anos na oposição. Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Daniel Oliveira comentam os resultados das eleições. O Sem Moderação foi emitido na SIC Notícias a 1 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/2/202251 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Prognósticos só no final: a campanha e o dia seguinte

Neste Sem Moderação, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, junta-se a Daniel Oliveira, José Eduardo Martins e Francisco Mendes da Silva para as últimas previsões antes das legislativas, com as sondagens a mostrarem um aparente empate técnico entre PS e PSD, para analisar a campanha e os cenários de governabilidade a partir de domingo. O Sem Moderação foi emitido a 25 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202256 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Costa pede a maioria, britânicos pedem a cabeça de Boris

Com os debates televisivos terminados e com António Costa a pronunciar explicitamente pela primeira vez o desejo da maioria absoluta, no Sem Moderação faz-se o ponto de situação da primeira semana oficial de campanha. No segundo tema, Francisco Mendes da Silva, Daniel Oliveira e José Eduardo Martins voam até Londres e Zurique para confirmar as regras de isolamento que Boris Johnson e António Horta Osório incumpriram. O Sem Moderação foi emitido a 18 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/19/202253 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

O balanço dos debates, e a novela de Djokovic

No Sem Moderação desta terça-feira, Daniel Oliveira, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Francisco Mendes da Silva fazem a análise da campanha para as eleições legislativas de 30 de janeiro, com um balanço dos muitos debates entre os partidos com assento parlamentar. Novak Djokovic entrou na Austrália sem estar vacinado, apesar de a lei não o permitir. Foi detido e solto, transformando-se assim em "herói global" e dando mote à rubrica desportiva desta emissão. O Sem Moderação foi emitido a 11 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/202253 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Resultados dos primeiros debates: absoluta só a incerteza

Nesta emissão com contornos especiais, Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves começam o ano a avaliar uma primeira ronda de debates para as legislativas de 30 de janeiro. Numa semana marcada pelos confrontos televisivos entre os vários partidos com assento parlamentar, os comentadores também analisam as mais recentes sondagens e estudos de opinião. O Sem Moderação foi emitido a 04 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/5/202254 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

A discórdia na união do PSD

No Sem Moderação desta semana, Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves comentam a notícia do tratamento "chocante" de imigrantes pelas forças de segurança portuguesas. Depois da revalidação da sua liderança, Rui Rio resolveu contra-atacar e virar o jogo contra António Costa. O Sem Moderação foi emitido a 21 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202149 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Justiça e regionalização: mais vale tarde do que nunca?

A detenção do fugitivo Rendeiro, as acusações no processo das PPP rodoviárias, mais desenvolvimentos no caso da EDP e algumas das reações de responsáveis políticos às várias novidades. A possibilidade de um referendo à regionalização regressou ainda ao debate político pela voz de António Costa, no congresso da Associação Nacional de Municípios, apoiado dias depois por Marcelo Rebelo de Sousa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/15/202148 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Cabrita fora, vacina para as crianças

A acusação de homicídio negligente ao motorista que o transportava acabou com a demissão do ministro menos estimado do governo, Eduardo Cabrita. Ainda sobre a vacinação, a DGS passou a recomendá-la às crianças durante mais uma vaga de infeções ao mesmo tempo que se instalou a discussão na União Europeia sobre a obrigatoriedade da mesma.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/202143 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Eutanásia interrompida, sobrevivência de Rio garantida

De líder "imprestável" a candidato "invencível" a primeiro-ministro, Rio soma e segue na liderança do PSD depois de derrotar o anunciado vencedor Rangel. Foi o segundo tema do Sem Moderação desta terça-feira, depois de debater o veto presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa à lei da eutanásia, adiando-a para depois das eleições legislativas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/1/202149 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Chega ameaça Governo dos Açores. Aumento de COVID ameaça estabilidade europeia

Durante a última semana a Europa começou a regressar em força às políticas de restrição e confinamento, com protestos violentos à mistura. Foi o segundo tema do Sem Moderação desta terça-feira, com uma passagem pelos Açores e uma "birra" do líder de um partido antissistema a abrir as hostilidades, com Daniel Oliveira, José Eduardo Martins, Pedro Delgado Alves e Francisco Mendes da Silva.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/202135 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Bloco central em Portugal e tensão na fronteira da Polónia

Concertação ao centro, entre PS e PSD, ou um bloco à esquerda e outro à direita. A pouco mais de dois meses até às eleições legislativas, no Sem Moderação já se vão desenhando as várias possibilidades para o dia seguinte. Na fronteira da Bielorrússia com a Polónia, a União Europeia confronta-se com as suas fraquezas externas e contradições internas em matéria de Estado de Direito e política de asilo, com uma pitada de fornecimento de energia à mistura.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202153 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

O clima aquece... no PSD também

Perante o "relógio do apocalipse", como afirmou Boris Johnson, haverá tempo para ultrapassar os impasses na luta contra as alterações climáticas? Na COP26 tentou-se responder a isso com mais compromissos. Mas antes de voar para Glasgow, espaço no Sem Moderação para a pequena política doméstica. A campanha interna no PSD começou. Diretas a 27 de novembro e congresso em dezembro. Com ou sem debates entre Rui Rio e Paulo Rangel, está na altura de falar dos candidatosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202153 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A direita em cacos, a esquerda desnorteada

Quase ninguém quer ir a eleições, mas o Presidente da República diz que tem mesmo de ser. Ou dizia, antes do chumbo do Orçamento do Estado. Ainda sem decisão final sobre a dissolução da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa recua e avança à medida que os potenciais cenários pós-legislativas se vão revelando, à direita e à esquerda. A única garantia é que o futuro da geringonça é tão incerto como o das lideranças do PSD e do CDS.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/3/202152 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

O novo Poço da Morte aka o novo podcast Sem Moderação

Venha ver, venha admirar, o mais impressionante dos espetáculos: sem condutor e sem mãos. O Sem Moderação estreia esta terça-feira, 2 de novembro, na SIC Notícias e no dia seguinte em podcast. Ouça e subscreva o programa de debate de Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202126 seconds