Winamp Logo
Prato Cheio Cover
Prato Cheio Profile

Prato Cheio

Portuguese, Personal health, 6 seasons, 114 episodes, 2 days, 15 hours, 28 minutes
About
Podcast de O Joio e O Trigo sobre alimentação.
Episode Artwork

Tem algo estranho no ar

Histórias reais: por trás de termos difíceis, cálculos opacos e metodologias complicadas, o mercado de carbono esconde pessoas. O primeiro episódio da série “Faroeste carbono” conta a história de uma comunidade quilombola no interior do Pará que assinou contrato com uma gigante do setor, sócia da petrolífera Shell. Nossos repórteres se deparam com dúvidas (deles e dos moradores), receios de perda de autonomia e questionamentos sobre a real serventia dos créditos de carbono. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. Esta série faz parte de um projeto apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade. O ICS é uma organização filantrópica que financia projetos e instituições voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas em todas as regiões do Brasil. O Joio também tem o apoio da ACT Promoção da Saúde, do Instituto Ibirapitanga, da Fundação Heinrich Boll e da OAK Foundation.Entre em nosso canal do Whatsapp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração  de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito! 
6/4/202449 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

O milagre do whey

Os suplementos proteicos são os mais vendidos dentro da categoria de suplementos alimentares. E o whey protein, longe de sair de moda, ganha mais adeptos à medida que a febre das proteínas vai construindo discursos e moldando hábitos. Em 2023, o Brasil importou espantosos 54 milhões de dólares em soro de leite. Mas a gente precisa mesmo disso tudo? Esse episódio volta às origens do whey e discute a inutilidade desse suplemento. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos. Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
4/30/202442 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

O império da proteína

Mapeada no século 19, a proteína foi convertida em um agente político e econômico. Enquanto as gorduras e os carboidratos atravessam uma crise de imagem, a proteína segue a ser vista como um supernutriente. Hoje, em vez de ser um componente dos alimentos, inverte a equação e faz dos alimentos um mero transportador das proteínas. Com a carne à frente, desde o século 19 a proteína tem embalado sonhos imperialistas e interpretações equivocadas sobre a dieta dos povos tradicionais. Neste primeiro de dois episódios, nossa equipe busca as origens dessa construção e por que, mesmo com tanta produção de proteína no mundo, segue-se a insistir na tese de escassez e riscos. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
4/23/202437 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Até que o progresso nos separe

Por que a ideologia do progresso segue de pé? Durante meses, nossa equipe reflete sobre o significado de um conjunto de ideias que tem fé no progresso infinito da humanidade, que estaria fadada a seguir o caminho inabalável do desenvolvimento. Este episódio narra o trajeto para entender quando essa ideologia se mostrou materialmente inviável, e por que segue a guiar governos, empresas e nossas sociedades. No final, uma reflexão amarga sobre os governos progressistas. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
4/9/202444 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Quem ganha com a obesidade?

A obesidade é um dos grandes temas no debate contemporâneo sobre saúde. Enquanto o discurso biomédico a mantém no rol das patologias, pesquisadores, militantes e profissionais da clínica ressaltam os fatores sociais envolvidos. Na abordagem do combate, o alvo vira os corpos gordos. E quem ganha, como sempre, é o mercado.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
3/26/202447 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Quem pode dar o peito?

A capacidade de engravidar e parir foi, por muito tempo, a grande definição do que é ser mulher. Mais recentemente, porém, experiências de pessoas trans com a gestação e com o aleitamento têm provocado reflexões e transformações sobre esses papéis sociais. Desde cedo aprendemos que homem é aquele que carrega o espermatozóide e mulher é aquela que tem o óvulo. E que a formação biológica é definidora de um gênero. Este episódio é um convite: será que a realidade é tão binária assim?A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
2/27/202447 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Amamentar: antes de ser um direito

As amas de leite foram, por muito tempo, as principais responsáveis pela nutrição infantil. Anúncios de jornais comprovam que o serviço prestado por essas mulheres, em sua maioria negras, se estendeu até o início do século 20. Mas, antes da abolição, em 1888, eram as escravizadas a desempenhar esse papel dentro das Casas Grandes. Foi nessa época que a medicina oitocentista passou a defender, sob discursos eugenistas, que o aleitamento era uma obrigação social e moral da mãe. Essa é uma trajetória de descontinuidades e nuances sobre a história da amamentação no Brasil. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
2/20/202441 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Agroecologia não é mercadoria

O termo é relativamente recente, mas os saberes são antigos e, com muita resistência, cultivados. Agroecologia é o tema deste episódio que, para além do conceito sendo construído a muitas mãos e cabeças, mostra a prática de quem vive e trabalha na terra por aquela que pode ser uma alternativa sistêmica ao agronegócio.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
11/28/202344 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

É impossível comer um só

Os ultraprocessados mexem com a nossa cabeça de jeitos inesperados. As primeiras descobertas científicas sobre a relação entre cérebro, corpo e ultraprocessados são estarrecedoras. Nossa equipe vai até um laboratório que estuda as respostas emocionais a esses produtos. No último episódio da série “A máquina de criar problemas”, contamos como um corpo crescente de pesquisas tem mostrado uma relação entre ultraprocessados e problemas de saúde mental. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/29/202340 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Cimento, açúcar e aditivos

A resolução brasileira sobre aditivos alimentares tem quase duas mil páginas de substâncias liberadas para uso. O que sabemos sobre eventuais danos à saúde? Muito pouco. Mas o suficiente para entender que, quanto mais estudarmos, mais problemas aparecerão. E agora, o que fazer? Se os ultraprocessados são engenharias, os aditivos são o cimento. Os conduítes. Os fios elétricos. E, principalmente, são a massa corrida e as tintas. No terceiro episódio da série “A máquina de criar problemas”, nossa equipe vai até a cozinha tentar entender o funcionamento dos aditivos.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/22/202343 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Vale por um bifinho?

Ninguém melhor do que o Danoninho soube usar a ciência para uma construção de marketing que dura décadas. O reducionismo nutricional segue a fazer desse ultraprocessado clássico um sinônimo de comida “saudável” para crianças (e bebês). No segundo episódio da série “A máquina de criar problemas”, investigamos o histórico deste produto, e a maneira como os micronutrientes são usados como uma ferramenta de publicidade para encobrir os problemas dos ultraprocessados.  A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/15/202341 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Ultraprocessados, uma relação tóxica

O Prato Cheio de hoje é sobre relacionamento abusivo. Ao longo de quatro semanas, a série “A máquina de criar problemas” irá desconstruir a imagem e as bases de uma categoria de produtos cada vez mais associada a consequências graves. No primeiro episódio, nossa equipe mostra como uma teoria cunhada no Brasil venceu as fronteiras da ciência e se estabeleceu como um dos grandes acontecimentos do século 21 na comunidade acadêmica. Hoje, a tarefa de defender os ultraprocessados se parece cada vez mais um exercício de negacionismo.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/8/202339 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

No corre com os entregadores

No  episódio mais curto da temporada, a gente sobe na garupa da moto de entregadores da Rappi e do Ifood. Em menos de 12 minutos, o tempo da corrida que a plataforma promete a entrega, a gente te conta como eles se viram para lidar com promessas que essas startups bilionárias fazem em nome de um trabalhador pelo qual elas não se responsabilizam. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/1/202312 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Dinheiro na mão é vendaval

A emergência climática é a pauta da vez e as energias renováveis são a resposta que o mundo espera – pelo menos do Brasil. Mas, será que a exploração desses recursos é realmente uma saída “verde”? Nesse episódio, fomos até a Paraíba para entender porque o Pólo da Borborema quer barrar a chegada desses empreendimentos. Também rodamos Pernambuco para ouvir agricultores e agricultoras familiares que já foram impactadas pelos parques de energia eólica.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
7/25/202348 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Migrantes na rota da carne

A indústria da carne é um setor pujante que tem as melhores expectativas de crescimento no mercado mundial. Mas não é só de boi, porco e ave que os frigoríficos precisam para manter sua produção, mas também de mão de obra numerosa e barata. No início da década passada, um contingente enorme de migrantes haitianos chegaram ao Brasil e o setor viu uma oportunidade única de suprir essa necessidade na sua cadeia produtiva. Neste episódio, discutimos como os frigoríficos brasileiros se tornaram destino para migrantes haitianos e venezuelanos.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
7/18/202341 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Olha o mate: dos rituais sagrados às praias

O mate é uma erva consumida de diversas formas: do chá gelado nas praias do Rio ao chimarrão nos estados do Sul do Brasil. Mas uma coisa que não te contaram é que essa é uma herança indígena, e que é usada como uma ferramenta imprescindível para o batismo do povo Guarani Mbya. Por meio do ritual com erva, eles se fortalecem e recebem as mensagens dos líderes espirituais. Mas alguma coisa deu muito errado no meio do caminho e, hoje, o mate é uma bebida ultraprocessada cuja dona é ninguém menos que… a dona Coca-Cola. Neste episódio a gente discute o percurso histórico dessa erva sagrada. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
7/11/202345 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

A longa estrada do caminhoneiro

Tita, um caminhoneiro com trinta anos de estrada e prestes a se aposentar, conta as histórias vividas à frente do volante. De São Paulo a Mato Grosso, o Prato Cheio acompanha a saga do trabalhador e mostra as agruras da vida de quem transporta tudo a todo lugar. Longas esperas, poucas horas de descanso, precariedade e solidão marcam milhares de vidas de caminhoneiros no Brasil.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
7/4/202343 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Quem levou o milho pra bolsa de valores?

Quem define que a água é um ativo financeiro? E que os alimentos podem ser transformados em commodity? Este episódio investiga e dá rosto a uma entidade misteriosa e de humor instável: o mercado. Nossos repórteres abordam como o boom de investimentos privados no setor tem efeitos dramáticos sobre a produção de alimentos e no combate às mudanças climáticas. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
6/27/202344 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Açaí, um fruto viajante

Que o açaí é um hit no Brasil inteiro, todo mundo já sabe. Camuflado de sorvete, comida saudável e energética, ele viaja mundo afora e às vezes é esquecido enquanto alimento tradicional de parte da população. Tanto que a flutuação de preços e o interesse comercial faz com que esse alimento caminhe pelas trilhas das commodities. Fomos, então, até o berço do açaí para seguir os caminhos nada lineares e cheio de atores que esse fruto percorre até chegar na mesa do consumidor. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
6/20/202345 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Caminhos: no curto-circuito da alimentação

Nas últimas décadas, o caminho dos alimentos se tornou um assunto para investigadores. Não é fácil entender o trajeto que um alimento faz até chegar à cozinha. Esta temporada do Prato Cheio é sobre isso: os caminhos da alimentação. O primeiro episódio explora os conceitos de circuitos curtos e longos de consumo, busca as diferenças entre eles do ponto de vista social e ambiental, e tece propostas sobre como mudar urgentemente a realidade. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Oxfam Brasil, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Serrapilheira e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
6/13/202345 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Vem aí a sexta temporada do Prato Cheio

Dessa vez quisemos stalkear a alimentação. Viajamos por seis estados atrás dos caminhos que se cruzam com a chegada da comida à nossa mesa. Em oito episódios, mostramos a relação entre a bolsa de valores de Chicago, a produção de energia, a erva dos Guarani, a migração de milhares de haitianos, o tomate clonado, a ilha de Marajó e o Rappi Turbo. E claro, os impactos de tudo isso. Anote na agenda: 13 de junho, às 10h. Se você quiser saber de tudo com antecedência, interagir com quem produz o Prato Cheio e conversar sobre os episódios com outros ouvintes, entra no nosso canal do Prato Cheio no Telegram.
6/6/20233 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

A maior ausência das eleições

Esse ano, os ultraprocessados vão se tornar, na média, mais baratos que os alimentos in natura e minimamente processados. Mas já não é consenso que esse tipo de produto eleva os riscos de adoecer a população? Para além da escolha individual, alimentação é tema de saúde pública. Por isso, questionamos as candidaturas sobre os planos pra lidar com essa questão. A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos. Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/23/20228 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Ninguém é empreendedor de p.... nenhuma

Nos últimos anos, vivemos grandes transformações no mundo do trabalho. Mais de 40% da população ocupada é de trabalhadores informais hoje no Brasil, sem contar a quantidade de microempresários. Toda essa gente sem garantias de previdência, férias remuneradas, licença maternidade e outros direitos trabalhistas que parecem uma realidade muito distante e que estão constantemente na mira de reformas, discursos e projetos políticos.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e a Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos. Você já entrou no canal do Prato Cheio no Telegram? Ele é nosso fórum de discussão sobre o podcast, onde a gente também manda bastidores e curiosidades sobre a produção dos episódios e divulga com antecedência tudo que estamos fazendo. Aliás, pro Prato Cheio seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, a gente precisa da sua ajuda. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue a Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
8/2/20226 minutes, 44 seconds