Winamp Logo
Politiquês Cover
Politiquês Profile

Politiquês

Portuguese, Political, 1 season, 88 episodes, 1 day, 17 hours, 2 minutes
About
Um podcast de conceitos da ciência política que agora traz uma novidade: a minissérie “Uma crise chamada Brasil”, com dez capítulos que partem em busca da complexidade dos acontecimentos que mudaram e continuam mudando a vida no país.
Episode Artwork

Dia a dia do golpe #3: Forças Armadas contra a democracia

“Dia a dia do golpe” é uma minissérie em cinco capítulos que resgata momentos centrais que levaram ao solapamento da democracia brasileira em 1964. O material é uma adaptação da série especial homônima publicada inicialmente em formato de texto pelo Nexo, por conta dos 60 anos da instalação da ditadura militar no país. Este episódio #3 trata do momento da ruotura: 31 de março, quando tropas de um general que atuava em Minas partiram rumo ao Rio de Janeiro. E 1º de abril, quando o país foi finalmente tomado na marra pelas Forças Armadas. Assine o podcast: Megaphone | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS) A minissérie “Dia a dia do golpe” marca a terceira temporada do podcast de política do Nexo. Com apresentação, produção e coordenação-geral de Conrado Corsalette. Roteiro e produção de Mariana Vick. Colaboração de roteiro de Juliana Sayuri. Edição de áudio de Roberto Soares. Produção de arte de Mariana Simonetti. Distribuição de Fernanda Casagrande. Supervisão de Letícia Arcoverde. Direção de relações institucionais de Marina Menezes. Direção-geral de Renata Rizzi. Apoio de Instituto Betty e Jacob Lafer. Trilha sonora de Kevin MacLeod, com as faixas “Fast Talking”, “Industrial Cinematic”, “Finding the Balance”, “Day of Chaos” e “Decisions”, licenciadas em Creative Commons por atribuição da licença 3.0.
5/22/202427 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Dia a dia do golpe #2: marinheiros nas fileiras de Jango

 “Dia a dia do golpe” é uma minissérie em cinco capítulos que resgata momentos centrais que levaram ao solapamento da democracia brasileira em 1964. O material é uma adaptação da série especial homônima publicada inicialmente em formato de texto pelo Nexo, por conta dos 60 anos da instalação da ditadura militar no país. Este episódio #2 trata da Revolta dos Marinheiros, iniciada em 25 de março, no Rio de Janeiro, e do último evento de Jango como presidente, em 30 de março, no Automóvel Clube, também no Rio. Assine o podcast: Megaphone | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS) A minissérie “Dia a dia do golpe” marca a terceira temporada do podcast de política do Nexo. Com apresentação, produção e coordenação-geral de Conrado Corsalette. Roteiro e produção de Mariana Vick. Colaboração de roteiro de Juliana Sayuri. Edição de áudio de Roberto Soares. Produção de arte de Mariana Simonetti. Distribuição de Fernanda Casagrande. Supervisão de Letícia Arcoverde. Direção de relações institucionais de Marina Menezes. Direção-geral de Renata Rizzi. Apoio de Instituto Betty e Jacob Lafer. Trilha sonora de Kevin MacLeod, com as faixas “Fast Talking”, “Industrial Cinematic”, “Finding the Balance”, “Day of Chaos” e “Decisions”, licenciadas em Creative Commons por atribuição da licença 3.0.
5/15/202426 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Dia a dia do golpe #1: da Central do Brasil à praça da Sé

“Dia a dia do golpe” é uma minissérie em cinco capítulos que resgata momentos centrais que levaram ao solapamento da democracia brasileira em 1964. O material é uma adaptação da série especial homônima  publicada inicialmente em formato de texto pelo Nexo, por conta dos 60 anos da instalação da ditadura militar no país. Este episódio #1 trata de dois momentos históricos: o discurso de João Goulart na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 13 de março, e a Marcha da Família com Deus pela Liberdade até a praça da Sé, em São Paulo, em 19 de março. Boa viagem ao passado! Assine o podcast: Megaphone | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)A minissérie “Dia a dia do golpe” marca a terceira temporada do podcast de política do Nexo. Com apresentação, produção e coordenação-geral de Conrado Corsalette. Roteiro e produção de Mariana Vick. Colaboração de roteiro de Marcelo Roubicek. Edição de áudio de Pedro Pastoriz. Produção de arte de Mariana Simonetti. Distribuição de Fernanda Casagrande. Supervisão de Letícia Arcoverde. Direção de relações institucionais de Marina Menezes. Direção-geral de Renata Rizzi. Apoio de Instituto Betty e Jacob Lafer. Trilha sonora de Kevin MacLeod, com as faixas “Fast Talking”, “Industrial Cinematic”, “Finding the Balance”, “Day of Chaos” e “Decisions”, licenciadas em Creative Commons por atribuição da licença 3.0. 
5/8/202427 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

O ‘dia a dia do golpe’ agora é minissérie do podcast ‘Politiquês’

Momentos-chave que afundaram o Brasil numa ditadura militar em 1964 serão abordados semanalmente em cinco episódios  O “Politiquês”, podcast de política do Nexo, reestreia nesta quarta-feira (8) com a minissérie “Dia a dia do golpe”. São cinco episódios que vão ao ar semanalmente até 5 de junho, com o resgate de acontecimentos determinantes para que o Brasil se tornasse uma ditadura militar em 1964. Ouça o trailer:
5/7/20241 minute, 26 seconds
Episode Artwork

País do futuro: o pacto social e o que resta da Nova República

Dos ideais consolidados na Constituição de 1988, passando pelo abalo dos valores da Nova República, até a tentativa de resgate de consensos mínimos, o episódio 10 – e final – da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, traz projeções sobre o que o país tem pela frente.
9/28/202238 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Política armada: os militares no poder e a ameaça golpista

Do histórico golpista das Forças Armadas brasileiras, passando pela associação com a extrema direita bolsonarista, até a chancela dos ataques ao sistema eleitoral, o episódio 9 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, mostra como os militares atuam na política nacional.
9/21/20221 hour, 21 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Fé no voto: a ação dos líderes evangélicos e a realidade dos fiéis

Da transição religiosa acelerada, passando pela influência dos pastores, até a discussão sobre a laicidade do Estado, o episódio 8 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, mostra como os evangélicos mobilizam a política.
9/14/20221 hour, 11 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Extrema direita: a onda reacionária que conquistou um país

Do surgimento de novos grupos ultraliberais, passando pelas movimentações de um deputado agressivo e barulhento, até a união de forças em torno de um projeto reacionário, o episódio 7 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, destrincha a ascensão da extrema direita no país.
9/7/20221 hour, 19 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Diálogo interrompido: o transe da mídia e a intoxicação do debate

Da revolução digital, passando pela quebra da intermediação da imprensa tradicional, até os impactos das redes sociais no debate público, o episódio 6 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, explica como as mudanças na comunicação quebraram canais de diálogo e mexeram na ação política.
8/31/20221 hour, 3 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Rupturas: a roleta política e as fronteiras da democracia

Do impeachment de Dilma Rousseff, passando conturbado período Michel Temer até a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, o episódio 5 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, mostra como a classe política testou seus limites e abriu espaço para o discurso antissistema.
8/24/20221 hour, 24 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Da euforia à fome: os caminhos de uma derrocada econômica

Do crescimento consistente no fim da década de 2000, passando por uma recessão profunda em meados da década de 2010 até uma lenta e excludente recuperação que acabou solapada pela pandemia de covid-19, o episódio 4 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, destrincha os rumos econômicos do país.
8/17/20221 hour, 4 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

A torto e a direito: a resposta judicial e os políticos cercados

Das prisões de políticos no mensalão e na Lava Jato, passando pelos questionamentos aos métodos do Ministério Público e da Justiça até o conflito aberto entre presidente da República e Supremo, o episódio 3 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, mostra como o país virou um grande tribunal.
8/10/20221 hour, 5 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Que grito foi esse: as ruas em ebulição e os políticos perdidos

Dos atos incipientes organizados pelas redes sociais, passando pela ebulição das ruas em 2013, 2015 e 2016 até as manifestações bolsonaristas, o episódio 2 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, destrincha as motivações e os ecos dos protestos que mexeram e ainda mexem com o país.
8/3/20221 hour, 1 minute, 21 seconds
Episode Artwork

Fora da ordem: um mundo abalado e um país eufórico

Da crise financeira de 2008, passando pelas manifestações populares pelo mundo em 2011 até o momento brasileiro naquela virada de década, o episódio 1 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, destrincha o início de um processo de transformações cujos impactos são sentidos até hoje.
7/27/20221 hour, 6 seconds
Episode Artwork

O ‘Politiquês’ voltou, agora em minissérie. Ouça o trailer

O “Politiquês”, podcast de política do Nexo, está de volta, agora com a minissérie “Uma crise chamada Brasil”. São dez capítulos que partem em busca da complexidade dos acontecimentos que trouxeram o país até 2022.Baseado em dezenas de entrevistas com pesquisadores, especialistas de áreas diversas, jornalistas, juízes, ativistas e políticos, o editor-chefe Conrado Corsalette conta essa história para você toda quarta-feira, a partir de 27 de julho até a semana da eleição. Uma história de ações e decisões que mudaram e continuam mudando a vida no país.Acesse o “Politiquês” em seu tocador favorito, siga a minissérie e relembre também os mais de 70 episódios sobre conceitos da ciência política que já foram ao ar no podcast de agosto de 2017 a março de 2019.Com edição, produção e reportagem de Malu Delgado, produção de Beatriz Gatti, edição de áudio de Roberto Soares, direção de arte de Rafaela Ranzani, coordenação de marketing e distribuição de Kito Franceschi, coordenação de relações institucionais de Marina Menezes e direção-geral de Paula Miraglia.
7/20/20223 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

#73 O que é soberania. E por que ela é tão importante

Após 73 capítulos e 1,5 milhão de plays, o “Politiquês” conclui sua primeira temporada com este episódio, numa conversa sobre soberania nacional com Guilherme Casarões, cientista político e professor da FGV-SP. Nesta edição final, a trilha sonora traz começos de músicas, várias delas, de artistas nacionais e internacionais.
3/24/201923 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

#72 A conturbada relação entre presidentes da República e a imprensa

É comum a imprensa ser denominada “quarto poder”, em referência aos três poderes da República: o Legislativo, o Judiciário e o Executivo. A sua relação com esse último é o enfoque desta edição. Para entender os fatores que determinam o trato entre a Presidência e a mídia, a relevância das redes sociais nessa relação e o que ela diz sobre o perfil de um governante, o “Politiquês” entrevistou o Carlos Eduardo Lins da Silva, professor do curso de pós-graduação em jornalismo do Insper. A dica de livro é da jornalista Isabelle Moreira Lima. E a trilha sonora é da cantora e compositora Ana Frango Elétrico (álbum "Mormaço Queima", de 2018).
3/17/201917 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

#71 O decoro dos políticos: quando o jeito de se comportar é relativo

Nos dicionários, decoro tem o seguinte significado: recato no comportamento, decência, acatamento das normas morais, dignidade, seriedade nas maneiras, compostura. É um conceito subjetivo, que consta na legislação brasileira de diferentes formas para parlamentares e chefes do Executivo. Quebrar o decoro pode levar até à cassação. Para aprofundar tema, o “Politiquês” conversou com a Eneida Desiree Salgado, professora de direito constitucional e direito eleitoral da UFPR. A dica de livro ficou com o jornalista e escritor Wagner Barreira. E a trilha sonora é do cantor e compositor Ronei Jorge (álbum "Entrevista", de 2018).
3/8/201929 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

#70 Sobre hinos nacionais e seus significados para um país

Um hino nacional é uma música com função cívica criada para glorificar uma nação. Mas também é um símbolo nacional que gera controvérsia. Para entender a história dos hinos e sua importância ao longo dos séculos, o “Politiquês” entrevistou a Verônica Calsoni Lima, doutoranda em história social na USP e pesquisadora visitante da Universidade de Londres, e o Tiago Berg, doutor em geografia pela Unesp e autor do livro “Hinos de Todos os Países do Mundo”. A dica de livro é da podcaster Juliana Wallauer e a trilha sonora é da banda Viratempo (álbum "Cura", de 2018).
3/1/201938 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

#69 O papel do sindicalismo: hoje e ao longo da história

A primeira lei sobre a organização sindical surgiu no século 19, na Inglaterra. Desse início até o século 21, o sindicalismo se complexificou, teve auge e crise e, hoje, atua de diferentes formas ao redor do mundo. Para compreender esse tema, o “Politiquês” entrevistou a professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp Andréia Galvão. A dica de livro é do jornalista Leonardo Cruz e a trilha sonora é do cantor e compositor Caio Prado (álbuns "Incendeia", de 2018, e "Variável Eloquente", de 2014).
2/25/201932 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

#68 A importância das comissões temáticas no Congresso

As comissões permanentes do Congresso – ou comissões temáticas – são peça-chave no processo legislativo. A sua importância vai desde seus poderes em si, com a possibilidade de aprovar projetos em determinadas situações sem que eles precisem passar pelo plenário, até o fato de ser um dos principais fóruns de discussão dentro de um parlamento. Para entender essa dinâmica, o “Politiquês” entrevistou a Graziella Guiotti Testa, doutora em ciência política. A dica de livro é da jornalista Marcella Franco e a trilha sonora é da cantora e compositora Luê (álbum "Ponto de Mira", de 2017).
2/15/201923 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

#67 O que é nacionalismo. E como ele é explorado na política

Foi durante a Revolução Francesa que a palavra nacionalismo foi usada pela primeira vez, diz Daniel Gomes de Carvalho, doutor em história social. Tentava-se criar ali uma unidade que não mais dependesse da monarquia ou da religião. A partir de então esse sentimento, ou ideologia, passou a aparecer com intensidade nos discursos políticos. Neste início de século 21, está em alta. Esse é o tema desta edição do “Politiquês”. A dica de livro é da jornalista Mariana Barbosa. E a trilha sonora é do rapper Hiran (álbum "Tem Mana no Rap", de 2018, e "Ser", do Quebrada Queer, de 2018).
2/9/201926 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

#66 Quando a política é um projeto de família

Dos 513 deputados que tomaram posse em 1º de fevereiro de 2019, 172 têm familiares políticos. Mas esta não é uma característica das eleições de 2018: a presença de clãs na política é um fenômeno comum. Para entender o peso desses vínculos familiares na política brasileira e na democracia, o “Politiquês” entrevistou o Luis Felipe Miguel, cientista político e professor da UnB (Universidade Federal de Brasília). A dica de livro da semana é da jornalista Adriana Del Ré e a trilha sonora é da Juliana Perdigão (álbum "Folhuda", de 2019).
2/3/201921 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

#65 Playlist ‘Politiquês’: as trilhas sonoras das conversas de 2018

Parte do objetivo do “Politiquês” é trazer um novo repertório musical brasileiro a cada edição – geralmente cantores, cantoras e bandas novos e com produções recentes. Nesta edição, membros da redação do Nexo que fizeram indicações de música ao longo do ano justificaram suas escolhas e relembraram um pouco do que tocou em 2018 no podcast.
12/21/201818 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

#64 Biblioteca ‘Politiquês’: as dicas de livros dos convidados de 2018

A cada edição, um convidado dá uma dica de livro de política. Essa dica não necessariamente está relacionada ao tema da vez – porque a ideia é sempre ampliar o repertório na área. O “Politiquês” relembrou algumas indicações recebidas em 2018 e, no site do Nexo, listou as 48 dicas de livro do ano. A trilha sonora da semana é da Laura Lavieri (álbum "Desastre Solar", de 2018).
12/16/201830 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

#63 O que é marxismo. E o que definitivamente não é marxismo

Marxismo é um conceito criado no século 19 que foi compreendido e aplicado no século 20. Para entendê-lo, e também tratar do seu uso indevido no debate atual da política nacional, o “Politiquês” conversou com o Celso Rocha de Barros, doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista do jornal Folha de S.Paulo, e com o Eduardo Wolf, doutor em filosofia pela USP e editor do blog Estado da Arte no jornal O Estado de S. Paulo. A dica de livro é da jornalista Priscila Pacheco e a trilha sonora é da banda Trupe Chá de Boldo. (álbuns "Verso", de 2017, e "Nave Manha", de 2012).
12/8/201849 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

#62 Estelionato eleitoral: quando ocorre e como identificá-lo

Estelionato é crime. Estelionato eleitoral, não. Mas tem suas consequências. Para entender o conceito e relembrar exemplos concretos no Brasil e na América do Sul, o “Politiquês” entrevistou a Daniela Campello, professora de Política da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV. A dica de livro é do jornalista Roberto Lameirinhas. E a trilha sonora da semana é do cantor e compositor Qinho (álbum "Qinho Canta Marina", de 2018).
11/30/201820 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

#61 De onde vem a ideia do Estado laico. E por que ela é indispensável

É comum ver referências a crenças religiosas em repartições públicas e também na política, como mostrou a oração pré-pronunciamento feita pelo presidente eleito Jair Bolsonaro em ocasião de sua vitória nas eleições. Para entender como fica a questão da laicidade do Estado nesse contexto, o ‘‘Politiquês’’ conversou com a Roseli Fischmann, professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. A dica de livro é da jornalista Rita Lisauskas. E a trilha sonora da semana é da cantora Illy (álbum "Voo longe", de 2018).
11/26/201836 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

#60 O que são as elites. E qual seu papel na sociedade

"Elite" ou "elites" são termos que aparecem com frequência em discursos políticos. Mas que também estão presentes em outras esferas, como a econômica, a social e a intelectual, entre outras. Para entender esse conceito e qual o seu papel na democracia, o "Politiquês" entrevistou o Adriano Codato, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Observatório de Elites Políticas e Sociais, e a Elisa Klüger, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora de pós-doutorado no Cebrap e na Universidade de Princeton. A trilha é da banda Bazar Pamplona (álbum "Todo Futuro é Fabuloso", de 2012) e a dica de livro é da Olivia Fraga, editora executiva do Nexo.
11/16/201828 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

#59 Por que a burocracia pega mal. E por que ela é importante

A burocracia está presente de diversas maneiras na máquina estatal e nem sempre está relacionada ao mesmo conceito. Para entender suas diferenças, por que o termo adquiriu uma conotação pejorativa ao longo do tempo e qual seu papel na economia e na democracia, conversamos com a Gabriela Lotta – professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da FGV e coordenadora do NEB (Núcleo de Estudos da Burocracia). A dica de livro é da jornalista, blogueira e pesquisadora de direitos das mulheres Nana Soares e a trilha é do Mestre Anderson Miguel (álbum "Sonorosa", de 2018).ESTAVA ERRADO: A primeira versão do texto de abertura deste podcast dizia que a sigla para o Núcleo de Estudos da Burocracia é NEP, quando na verdade é NEB. A informação foi corrigida às 13h12 de 12 de novembro de 2018.
11/10/201831 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

#58 A relevância de um ministério. E a dinâmica de escolha

Os ministros são responsáveis por colocar em prática as políticas públicas da Presidência da República em diferentes áreas. O presidente eleito Jair Bolsonaro pretende reduzir essas áreas para 15 ou 16 – e já começou a formar a equipe que atuará em cada uma delas a partir de janeiro de 2019. Neste "Politiquês", conversamos com o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná Renato Perissinotto para entender sobre a lógica das pastas ministeriais no Poder Executivo e o que esperar dos superministérios. A dica de livro foi da Eliane Scardovelli, jornalista do programa Profissão Repórter, e a trilha foi da banda Abacaxepa (álbum "Abacaxepa", de 2018).
11/5/201826 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

#57 Os três poderes. E os freios contra os excessos

A partir de 2019, haverá um novo Executivo – composto por Jair Bolsonaro e seus ministros de Estado – e um novo Legislativo, mas um mesmo Judiciário. Nos últimos anos e também durante as eleições de 2018, os pesos que cada um dos três poderes deve ter sobre decisões importantes para o país estiveram em evidência.Para saber sobre a história da separação de poderes no Brasil e entender quais são os contrapesos para evitar excessos, conversamos com a doutora em História pela USP e professora da Unifesp Andréa Slemian e com o professor de Direito Constitucional da FGV-Rio Diego Werneck Arguelhes. A dica de leitura foi da jornalista Anna Virginia Balloussier e a trilha ficou com o Giovani Cidreira (álbum "Japanese Food", de 2017).ESTAVA ERRADO: O nome de Diego Werneck Arguelhes foi grafado incorretamente na primeira versão deste texto. A correção foi feita às 14h29 do dia 30 de outubro de 2018.
10/29/201844 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

#56 O que é uma república. E quais os seus valores

O sistema republicano começou no Brasil em 1889 e atravessou diversas fases. Mas em que esse sistema está ancorado e de onde ele vem? E qual é a relação da república com a democracia? Sobre isso conversamos com Alberto Barros, professor de ética e filosofia da USP. Quem dá a dica de livro é a jornalista Laura Diniz, e a trilha é da cantora e compositora Duda Beat.
10/19/201836 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

#55 A pauta conservadora num Congresso ainda mais conservador

O Congresso eleito em 2014 conseguiu avançar pautas conservadoras, mas que não foram aprovadas ainda – como projetos que envolvem restrições ao aborto legal, o Escola sem Partido, a flexibilização do estatuto do desarmamento e a redução da maioridade penal. Para entender como essas matérias podem ser encaradas pelo Congresso eleito em 2018, conversamos com a Daniela Rezende, doutora em ciência política e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa; com o Fabiano Santos, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coordenador do NECON (Núcleo de Estudos sobre o Congresso) e também do Observatório do Legislativo Brasileiro; e com o Manoel Santos, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG. A dica de livro ficou com o José Orenstein, editor executivo do Nexo, e a trilha é da Sofia Freire (álbum "Romã", de 2017).
10/12/201828 minutes, 1 second
Episode Artwork

#54 A reconfiguração do jogo de forças do Congresso Nacional

O novo Congresso acaba de ser eleito. A partir de 2019, os 513 deputados e 54 senadores (dois terços) iniciam seus mandatos. Neste “Politiquês”, partimos da configuração atual do Legislativo para analisar o que vem por aí, a partir do forte crescimento do PSL de Jair Bolsonaro e da resiliência do PT de Fernando Haddad. Conversamos sobre o tema com Danilo Medeiros Buscatto, cientista político, pesquisador da Universidade de Virgínia, Estados Unidos, e do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). A dica de livro é fotógrafo e editor Daigo Oliva. E a trilha sonora é da rapper Preta Rara (álbum "Audácia", de 2015).ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste podcast dizia que Gleisi Hoffmann, senadora do PT, é alvo da Lava Jato, quando na verdade ela foi absolvida pelo Supremo. A informação foi corrigida, a partir da substituição do arquivo de áudio, às 19h35 de 9 de outubro de 2018.
10/8/201820 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

#53 A mentira na política. E os exemplos dos líderes

A mentira está presente na vida em sociedade – seja na vida pública, seja na privada. Intimamente ligada à política, já foi alvo de reflexões de filósofos, sociólogos e historiadores. Mas tem ganhado novos ares no mundo da pós-verdade, quando crenças e convicções têm se sobreposto a fatos comprováveis. Para entender o espaço ocupado pela mentira na política hoje, conversamos com a Cristina Tardáguila e com o Chico Otávio, jornalistas e autores de "Você foi enganado: Mentiras, exageros e contradições dos últimos presidentes do Brasil". Marina Menezes, editora executiva do "Nexo", traz a dica de livro da semana. E a trilha ficou com a Betina (álbum Hotel Vülcânia, 2018).
9/28/201819 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

#52 Democracia no Brasil e no mundo: conceitos, avanços e ameaças

A busca por consolidar e aperfeiçoar a democracia é constante. Basicamente: sempre tentar incluir cada vez mais gente na conversa e nos direitos públicos. Mas há alertas de que ela está em risco. Na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina e também no Brasil. Para entender a questão, as origens históricas do conceito e sua importância, ouvimos a historiadora e doutora em ciência política Heloisa Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. A trilha deste programa é de Edgar (álbum "Ultrassom", de 2018). E a dica de livro é do jornalista Xico Sá.
9/22/201833 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

#51 O que são coligações proporcionais. E por que elas vão acabar

Assim como nas eleições para presidente, governadores e prefeitos, os partidos firmam alianças nas eleições proporcionais – para deputados e vereadores. A partir de 2020, porém, essas alianças serão proibidas. Neste "Politiquês", falamos com o Carlos Machado, professor do Instituto de Ciência Política da UnB e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades, para entender melhor essa ferramenta – que ainda vale em 2018 – e entender o que o seu fim representará para a política brasileira. A dica de livro é da Juliana Moura Bueno, cientista política, ativista de direitos humanos e por igualdade de gênero. E a trilha desta semana ficou com o Tagua Tagua.
9/14/201822 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

#50 A ação política do dia a dia, para além dos partidos

Como fazer política no dia a dia, sem se associar necessariamente a uma estrutura partidária? Quais são as formas de ação, os primeiros passos e as iniciativas inovadoras na área? Esse é o tema deste “Politiquês”, a partir de sugestões dos assinantes do “Nexo” Kati Dias, jornalista e estudante de Ciências Políticas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, João Bosco, bacharel em Direito e servidor público do Distrito Federal. As entrevistas são com Fernando Schüler, cientista político do Insper, e Beatriz Pedreira, cientista social e cofundadora do Instituto Update. A dica de livro é de Guilherme Varella, advogado e gestor cultural. A trilha fica por conta de Gui Amabis, com músicas dos discos “Trabalhos Carnívoros” (2012) e “Ruivo em Sangue” (2015).
9/9/201826 minutes
Episode Artwork

#49 Como a cláusula de barreira pode mudar o quadro partidário

Hoje, o Brasil tem 35 partidos e quase 30 com representação no Congresso. Nas eleições de 2018, passa a valer a cláusula de barreira, criada para tentar reduzir essa hiper-fragmentação partidária. Neste "Politiquês", conversamos com o Luiz Domingos Costa, pesquisador do observatório de elites políticas e sociais da Universidade Federal do Paraná, para entender o por quê temos tantos partidos no Brasil e os pontos positivos e negativos de mudar esse cenário. A sugestão de pauta foi do Henrique Rennó Zanata, assinante do Nexo de Mossoró, Rio Grande do Norte. A trilha sonora é da Lila e a dica de livro é do jornalista Sérgio Ludtke.
9/1/201825 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

#48 A relevância da política externa para a política interna

A política externa tem papel central em qualquer governo, mas tende a ser negligenciada nos debates sobre os rumos de um país. Nesta edição, o “Politiquês” trata dos conceitos envolvendo o tema e relembra dos caminhos mais recentes percorridos por diferentes presidentes da República.As entrevistas são com Miriam Saraiva, professora de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com Matias Spektor, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. A trilha sonora é da banda Aláfia (álbuns "Aláfia", de 2013, e "Corpura", de 2015) e a dica de livro é do jornalista João Paulo Charleaux.
8/25/201825 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

#47 Os debates eleitorais na TV. E para que servem exatamente

O debate eleitoral é um evento que mobiliza marqueteiros, assessores políticos e deixa muitos candidatos à flor da pele. Neste "Politiquês", contamos um pouco da história dos debates no Brasil e no mundo, e buscamos entender qual o seu papel estratégico hoje. Conversamos com a Sandra Avi dos Santos, doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, e com o Fábio Vasconcellos, cientista político e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A trilha é da banda Pietá e a dica de livro é do jornalista Rodrigo Vizeu.
8/19/201828 minutes, 1 second
Episode Artwork

#46 Jingles eleitorais: da era do rádio à campanha digital

Nesta edição, o “Politiquês” conta a história dos jingles eleitorais no Brasil, relembra alguns clássicos do gênero e discute seu papel nos novos tempos, a partir de entrevistas com Luciana Panke, professora de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, Viktor Chagas, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, e Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos. A trilha sonora é da cantora e compositora Josyara. A dica de livro é da dupla Camilo Rocha e Guilherme Falcão, apresentadores do “Escuta”, o podcast de música aqui do Nexo.
8/11/201826 minutes, 1 second
Episode Artwork

#45 Coronelismo: no passado e em novas formas

O “Politiquês” volta à Primeira República – e ao que aconteceu antes e depois dela – para entender o coronelismo. E abordar suas versões atuais, em entrevistas com Andréa Casa Nova Maia, professora de História do Brasil Republicano da UFRJ; Renato Lessa, professor de filosofia política da PUC-Rio; e Suzy dos Santos, professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. A trilha é da banda Boogarins ( álbuns "Manual", de 2015, e "Lá Vem a Morte", de 2017. A dica de livro é do jornalista Marcos Nogueira.
8/4/201825 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

#44 As pesquisas eleitorais. E seu poder numa campanha

Pesquisas são um instrumento importante na tomada de decisões de candidatos, doadores de campanha e do eleitor. Nesta edição, o “Politiquês” conta a história delas no Brasil, mostra como lê-las de forma adequada e relembra discrepâncias entre os índices de véspera de votação e o resultado das urnas. A entrevista é com a socióloga Fátima Pacheco Jordão. O som é do guitarrista Lucas Estrela (discos "Sal ou Moscou", de 2016, e "Farol", de 2017) e a dica de livro é do jornalista Leopoldo Rosa.
7/28/201826 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

#43 O centrão da política. E suas várias versões

Você deve estar ouvindo muito essa palavra no noticiário político: centrão. Em resumo, é um grupo de parlamentares de partidos diferentes que se unem para aumentar seu poder de negociação, seja no Congresso, seja junto ao governo. Mas não há apenas um centrão na história recente. Nesta edição, o “Politiquês” conversa sobre o tema com Sergio Braga, professor do programa de pós-graduação em ciência política da UFPR, e Sandra Gomes, professora do departamento de políticas públicas da UFRN. O som é da banda Carne Doce (disco “Princesa”, de 2016). E a dica de livro é da jornalista Michele Oliveira.
7/21/201821 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

#42 Glossário de política: populismo

É normal ouvir alguém chamar um presidente de populista. Mas do que se trata esse conceito? Ele significa a mesma coisa em diferentes partes do mundo? Esse é o tema deste podcast.Trilha: “Banho de folhas” (Luedji Luna/Emillie Lapa), “Na beira” (Luedji Luna) e “Cabô” (Luedji Luna).
7/14/201817 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

#41 O poder das bancadas temáticas

As bancadas temáticas, que defendem interesses específicos no Congresso, vêm ganhando cada vez mais protagonismo e aumentando seu poder de pressão. Nesta edição, o "Politiquês" trata do assunto em uma conversa com a cientista política Joyce Luz. O som é da banda Nomade Orquestra (álbum "Entremundos", de 2017) e a dica de livro é da procuradora do município de São Paulo Lucia Del Picchia.
7/7/201824 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

#40 As fontes no jornalismo político

Informações que buscam contextualizar e interpretar os fatos, como faz o "Nexo". Informações que fazem relatos do dia a dia. Informações que lidam com os bastidores e informações exclusivas, o chamado furo. Todas elas têm algo em comum: as fontes. Nesta edição, o "Politiquês" aborda as relações entre quem repassa e quem publica informações políticas, a partir de conversas com os jornalistas Fernando Rodrigues e Daniel Bramatti. A dica de livro é da cartunista Laerte. E o som é da cantora e compositora Andreia Dias, com músicas do disco "Prisioneira do Amor" (2015), uma homenagem a Rita Lee.
6/29/201824 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

#39 Glossário de política: federalismo

O nome “completo” do nosso país é República Federativa do Brasil. Mas você sabe do que se trata exatamente esse federativa? Este é o tema deste “Politiquês”: como o Estado nacional se organiza em governo federal, governos estaduais e governos municipais, a partir de uma entrevista com o cientista político Julio Canello, com músicas da cantora e compositora Ava Rocha (disco "Trança") e dica de livro do jornalista e escritor Robson Viturino.
6/23/201822 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

#38 O que é ideologia. E como isso é útil para você

“Não existe talvez nenhuma outra palavra que possa ser comparada à ideologia pela frequência com a qual é empregada e, sobretudo, pela gama de significados diferentes que lhe são atribuídos”, diz Norberto Bobbio. E é essa palavra, ideologia, o tema deste podcast.Trilha: “Da menor importância” (Maria Beraldo), “Sussussussu” (Maria Beraldo/Mariá Portugal), “Helena” (Maria Beraldo), “Tenso” (Maria Beraldo) e “Gatas sapatas” (Maria Beraldo/Mariá Portugal).
6/15/201826 minutes
Episode Artwork

#37 Renovação parlamentar

Sabe aquele papo de que os políticos que estão aí não prestam? Vamos lembrar do óbvio: é o eleitor quem os coloca lá. Mas será que só trocar os nomes adianta? E quais regras influenciam a renovação ou a falta dela? É disso que falamos neste podcast.Trilha: “Semana vem” (Tássia Reis), “Desapegada” (Tássia Reis), “Da lama/Afrontamento” (Tássia Reis) e “Ouça-me remix” (Tássia Reis).
6/8/201820 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

#36 Plebiscitos e referendos

Com a complexidade e o tamanho dos Estados democráticos modernos, é inviável a população ficar decidindo tudo o que precisa ser feito no âmbito público. Daí a ideia do representante. Mas às vezes essa decisão é feita de forma mais direta. É disso que falamos neste podcast.Trilha: “Na massa” (Arnaldo Antunes/Davi Moraes), “Papo macaco” (Davi Moraes/Peu Meurrahy), “Ilê é bom” (Lucas Santtana) e “Ça va” (Davi Moraes/Jurandir Costa/Leonardo Reis/Quito Ribeiro).
5/30/201819 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

#35 Pós-verdade e fake news

Políticos falam em fake news, militantes falam em fake news, jornalistas se mobilizam contra as fake news. Grupos políticos organizados atacam jornalistas que combatem as fake news. Mas do que exatamente estamos falando quando usamos esse termo? É disso que falamos neste podcast.Trilha: “Isto é Adoniran”, “Cara de coragem” e “Pandion Haliaetus”.
5/25/201823 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

#34 Glossário da política: clientelismo

O que é o clientelismo, um dos termos recorrentes entre quem tenta explicar o Brasil? Como ele acontece no dia a dia da política brasileira? Qual a diferença para o patrimonalismo? É disso que falamos neste podcast.Trilha: “Selvage” (Curumin), “Blimblim” (Curumin), “Vestido de prata” (Curumin) e “Afoxoque” (Curumin/Russo Passapusso).
5/19/201821 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

#33 Feridas abertas do Brasil: DOI-Codi

O regime militar brasileiro vigorou de 1964 a 1985. Nesse período, destituiu governantes eleitos, censurou a imprensa e as artes, chegou a fechar o Congresso, perseguiu e matou adversários políticos. Um dos aparatos estatais centrais usados contra adversários da ditadura era o DOI-Codi. É disso que falamos neste podcast.Trilha: “Não foi Cabral” (MC Carol), “Delação premiada” (MC Carol), “Marielle Franco (Desabafo)” (MC Carol) e “100% feminista” (MC Carol).
5/11/201821 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

#32 O uso da máquina pública em eleições

É comum numa eleição ouvir um adversário acusar o governante da vez de usar a máquina pública em causa própria. Seja pra se reeleger, seja pra eleger aliados. Mas como isso acontece? É o tema deste podcast. Veja os materiais de referência na página do Nexo.Trilha: “Água” (Anelis Assumpção/Rodrigo Campos), “Mergulho interior” (Anelis Assumpção), “Segunda a sexta” (Anelis Assumpção), “Escalafobética” (Anelis Assumpção/João Donato) e “Mortal à toa” (Anelis Assumpção/Ava Rocha).
5/4/201816 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

#31 O que é cristianização de um candidato

Não tem nada a ver com cristianismo, nem com conversão religiosa. A cristianização aqui é um neologismo da política criado a partir de um episódio de 1950. Nesta edição,  o “Politiquês” trata do tema em conversas com as cientistas políticas Lara Mesquita, pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV, e Carolina de Paula, coordenadora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj nas eleições. A trilha sonora é da banda Hurtmold (disco "Mils Crianças", de 2012)e a dica de livro é da jornalista e professora de comunicão Michelle Prazeres.
4/27/201817 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

#30 As instituições estão funcionando?

É comum ouvir políticos, de diferentes partidos, falando em “crise institucional” no Brasil. Mas afinal o que são instituições? Elas estão funcionando? Passam por uma crise? É disso que falamos neste podcast.Trilha: “A saga do cavaleiro”, “Vai vadiar” (Alcino Corrêa/Monarco), “Não foi em vão” (Thalma de Freitas), “Galope rasante” (Zé Ramalho), “O homem da perna de pau” (Chico Xavier/Edson Duarte).
4/21/201818 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

#29 Campanha eleitoral menor: bom ou ruim?

Os candidatos à eleição de 2018 terão menos tempo de campanha e de propaganda no rádio e na TV do que em 2014. Neste podcast, falamos sobre as consequências e os porquês dessa mudança.Trilha: “Bora dançar” (Flora Matos), “O jeito” (Flora Matos), “Parando as horas” (Flora Matos) e “Preta da quebrada” (Flora Matos).
4/14/201816 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

#28 Militares na disputa de poder no Brasil

O comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, publicou mensagens contra a impunidade na véspera de um momento decisivo para Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal. Nesta edição, o “Politiquês” resgata o papel das Forças Armadas na disputa de poder nacional.Trilha: “Rainha das cabeças” (Kiko Dinucci/Douglas Germano), “Cobra rasteira” (Kiko Dinucci), “Orunmilá” (Kiko Dinucci/Douglas Germano) e “Oyá” (Kiko Dinucci/Douglas Germano).
4/7/201823 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

#27 Glossário da política: patrimonialismo

O tucano Fernando Henrique Cardoso diz que o patrimonialismo integra a matriz brasileira. Para o petista Fernando Haddad, o patrimonialismo é a antítese da República. Mas o que é patrimonialismo? Como ele se concretiza? Quais as saídas? É o tema deste podcast.Trilha: “Movido a vapor”, “Tarde londrina”, “Vagabundo iluminado” e “2012”.
3/29/201818 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

#26 Pré-candidatos: Ciro Gomes

Em 2018, ano eleitoral no Brasil, o “Politiquês” faz uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência. O entrevistado agora é Ciro Gomes, do PDT. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: Rakta, disco “Rakta” (2013).
3/23/201824 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

#25 Pré-candidatos: Guilherme Boulos

Em 2018, ano eleitoral no Brasil, o “Politiquês” faz uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência. O entrevistado agora é Guilherme Boulos, do PSOL. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Poetizar” (Nina Rodrigues/Ya Juste), “Caixinha de surpresa” (Nina Rodrigues/Maria das Graças Abrantes/Ya Juste), “Máximo respeito” (Ya Juste) e “Arrete não” (Ya Juste).
3/16/201823 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

#24 Para que serve um partido político

Qual é a origem dos partidos políticos? Qual é o papel deles, na teoria? E quais problemas enfrentam hoje? É o assunto desta edição, numa conversa com a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga.Trilha: “Retrovisor” (Céu), “Baile da ilusão” (Céu), “Contravento” (Gui Amabis/Lucas Santtana) e “Falta de ar” (Gui Amabis).
3/9/201822 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

#23 Como impor uma agenda ao país

Ganhar uma eleição presidencial significa, em boa parte, convencer a população de que seu programa é o melhor para o país. Daí vem o governo. E sempre existem os percalços e as crises, inclusive com interrupções de mandatos e vices no poder. É quando novas agendas podem surgir. É disso que falamos neste podcast, numa conversa com o professor de ciência política da FGV-SP Cláudio Couto e dica de livro da jornalista Tatiana Dias.Trilha: “Amoral” (Leo Cavalcanti), “Get a heart” (Leo Cavalcanti) e “Sua decisão (Ser feliz e contente)” (Leo Cavalcanti/Guilherme Held).
3/2/201818 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

#22 Intervenções: agora e no passado

O presidente Michel Temer decretou uma intervenção federal na segurança pública do Rio em 16 de fevereiro de 2018. É uma medida inédita desde a Constituição de 1988. Intervenções do poder central nos estados, no entanto, ocorreram em outros momentos do passado. O “Politiquês” entrevistou o professor de história da USP Marcos Napolitano sobre o tema. A trilha é de Baco Exu do Blues. E a dica de livro é da jornalista Flávia Marreiro.
2/23/201814 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

#21 Pré-candidatos: Alvaro Dias

Em 2018, ano eleitoral no Brasil, o “Politiquês” faz uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência. O entrevistado agora é Alvaro Dias, do Podemos. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: Duda Brack, com faixas do álbum "É", de 2015
2/16/201820 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

#20 O ritmo do Supremo

Quem define a pauta do Supremo? Por que um ministro pode interromper um processo a qualquer momento? Por que o julgamento de políticos demora tanto? Veja materiais de referência no 'Nexo'.Trilha: Felipe Cordeiro, com faixas do álbum "Kitsch Pop Cult", de 2012
2/9/201818 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

#19 Pré-candidatos: Manuela d'Ávila

Em 2018, ano eleitoral no Brasil, o “Politiquês” faz uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência. A entrevistada agora é Manuela d'Ávila, do PC do B. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: Kiko Dinucci, com faixas do álbum "Cortes Curtos", de 2017
2/1/201822 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

#18 O que faz um deputado federal

“O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”. Com essa frase, Tiririca fez campanha eleitoral em 2010. Eleito e reeleito para deputado federal, em 2017 ele disse que se desiludiu com a política e que não iria disputar mais eleições. Mas faltou Tiririca responder o que um deputado faz. E é isso que nós explicamos nesta edição do “Politiquês”.Trilha: “Tem luz” (Luiza Lian), “Tucum” (Luiza Lian), “Oyá” (Luiza Lian), “Cadeira” (Luiza Lian) e “Pó de ouro” (Luiza Lian).
1/5/201821 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

#17 Pré-candidatos: João Amoêdo

Em 2018, ano eleitoral no Brasil, o “Politiquês” faz uma série de entrevistas com pré-candidatos à Presidência. O primeiro entrevistado é João Amoêdo, do partido Novo. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “De pés no chão” (Rita Lee), “Preta pretinha” (Luiz Galvão/Moraes Moreira), “Crazy pop rock” (Jorge Mautner/Gilberto Gil), e “Na menina dos meus olhos” (Monsueto Menezes/Flora Matos).
1/1/201818 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

#16 Playlist Politiquês: nossas trilhas sonoras

Ao longo de 2017, ano de estreia do “Politiquês”, nossas conversas sobre política sempre tiveram ao fundo o som de artistas brasileiros. Nesta edição, falamos um pouco sobre cada um deles e aproveitamos para ouvi-los novamente.Confira a playlist no Spotify com os artistas que fizeram o som do “Politiquês” em 2017: https://open.spotify.com/user/nexojornal/playlist/0l45hbivnSABGuBSAxM814
12/21/201719 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

#15 A nossa biblioteca de política

As sugestões de leitura dos nossos convidados em 2017, com uma dica extra de livro que é um “parque de diversões” para quem tem interesse em política. Veja a lista completa no Nexo.Trilha: “Meu bloco” (Rincon Sapiência), “Crime bárbaro” (Rincon Sapiência/Tom Zé/Valdez), “Moça namoradeira” (Rincon Sapiência/Lia de Itamaracá) e “Ponta de lança (Verso livre)” (Rincon Sapiência).
12/15/201727 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

#14 O que mudou desde a última eleição. E as variáveis para 2018

Os brasileiros foram às urnas há pouco mais de um ano para escolher prefeitos e vereadores. O que mudou na política de lá para cá? Quais as perspectivas para 2018, ano de eleições gerais? É o que discutimos neste “Politiquês”. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Sonâmbula” (Iara Rennó), “Meus vãos” (Iara Rennó) e “Invento” (Iara Rennó).
12/8/201719 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

#13 Medidas provisórias: canetadas, jabutis e suspeitas

Você sabe como funciona uma Medida Provisória? Sabe o que são os “jabutis” do Congresso? E as suspeitas que envolvem esse instrumento tão usado pelos presidentes do Brasil? Tratamos de tudo isso nesta edição do “Politiquês”. Veja os materiais de referência no Nexo.NOTA DE ESCLARECIMENTO: Esta edição do Politiquês cita a renúncia fiscal “de até R$ 1 trilhão” com a MP das petroleiras, editada pelo governo Temer em agosto de 2017. O valor, divulgado em estudo de um consultor legislativo da Câmara dos Deputados, não é oficial e é contestado pelo governo, que aponta uma série de equívocos no cálculo.Trilha: “Só de tu” (Tiné/Alexandre Urêa/Hugo Carranca), “Nêgo, nervoso” (Tiné/Renata Pedrosa/Otto), “Carro do gás” (Alexandre Urêa), “Mãos dadas” (Gabriel Melo/Alexandre Urêa/Tiné/Tom Rocha) e “Dorival” (Tiné/Alexandre Urêa/Luiz Ribeiro/Gustavo Amorim).
12/1/201722 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

#12 O voto como direito. O voto como dever

No Brasil, os cidadãos são obrigados a votar, mas na maior parte do mundo não é assim. Neste podcast, discutimos os prós e contras de quando votar é obrigatório ou opcional em uma democracia. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Além de cavalos” (Letícia Novaes/Lucas Vasconcellos), “Flerte revival” (Letícia Novaes), “Hypnotized” (Bernardo Ramalho/Letícia Novaes) e “Que estrago” (Arthur Braganti/Bruna Beber/Letícia Novaes).
11/24/201717 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

#11 Transparência: quando a luz é o melhor desinfetante

Frases como “o que é bom a gente fatura. O que é ruim, esconde” e “transparência demais é burrice” já fazem parte do anedotário político. E revelam como parte dos políticos lida com acesso a informações. Nesta edição, o “Politiquês” debate a transparência, os avanços e os entraves dos últimos anos. Veja os materias de referência no Nexo.Trilha: “Descolonizada” (Larissa Luz/Pedro Itan), “Dança livre” (Larissa Luz/Nino Bezerra), “Letras negras” (Larissa Luz/Pedro Itan) e “Trança” (Eduardo Andrade/Larissa Luz/Pedro Itan).
11/17/201719 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

#10 As essenciais ‘intrigas da oposição’

Qual o papel da oposição no jogo de poder brasileiro? Nesta edição do Politiquês, destrinchamos as possibilidades de atuação dos opositores quando o governo tem forte controle do Congresso. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “La fiesta”, “Criacura”, “Concrete music”, “Canto Obá”.
11/10/201722 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

#9 O futuro de Lula e do PT, segundo Haddad

Nesta edição, debatemos a crise política, a situação de Lula, as possibilidades de autocrítica do PT e as perspectivas do partido que governou o Brasil por 13 anos. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Nave” (Verônica Ferriani/Clarice Peluso), “Respeitem meus cabelos, brancos” (Chico César), “Preta Yayá” (Theodoro Nagô) e “Pra que me chamas?” (Lucas Cirillo/Xenia França)
10/20/201719 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

#8 A 3ª via de Marina ainda é viável?

Promessa de terceira via contra a polarização PT-PSDB, Marina Silva conseguiu criar seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade, mas não ganhou protagonismo em meio à crise política. Que espaço Marina e seu grupo ocupam hoje? Veja os materiais de referência no Nexo: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2017/10/15/A-3%C2%AA-via-de-Marina-perdeu-relev%C3%A2ncia-ou-ainda-%C3%A9-vi%C3%A1velTrilha: “Noite alta”, “Amarela” e “Crônica”.
10/15/201716 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

#7 Eleição tem custo e alguém paga. Quem paga quer o quê?

Eleição custa dinheiro, e o Brasil é um país de eleição cara. A Justiça agiu e proibiu doações de empresas a candidatos. Agora, o Congresso criou um fundo de campanha com verba pública, que passar a valer na eleição de 2018. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Devora o lobo” (Alessandra Leão/Kiko Dinucci), “Boa hora” (Alessandra Leão/Juliano Holanda), “Corpo de lã” (Alessandra Leão/Caçapa), “Doutrina e toque de Iemanjá” (Toada tradicional do Babassuê de Belém/Toada tradicional do Xangô do Recife)
10/6/201724 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

#6 CPIs: ambientes controlados. E às vezes comprados

As comissões parlamentares de inquérito viveram seu auge nos anos 1990, mas foram perdendo força e sendo cada vez mais controladas pelo governo da vez. A Lava Jato revelou ainda que alguns políticos cobravam propina para poupar investigados. É de CPIs que falamos nesta edição do Politiquês. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Bala na agulha” (Russo Passapusso), “Cigano” (Roberto Barroso/Seko Bass), “Barra Avenida parte 2” (Filipe Cartaxo/Chico Correa/ Seko Bass/Roberto Barreto/Russo Passapusso) e “Playsom” (Russo Passapusso)
9/29/201717 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

#5 PSDB e governo Temer: a relação ‘bem-me-quer, mal-me-quer’

Depois de apoiar o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, o PSDB passou da oposição à situação. Hoje, participa de um governo impopular, com um presidente denunciado por crimes cometidos durante o mandato. Este podcast debate os dilemas dos tucanos, que também aparecem em suspeitas de corrupção. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Rápido” (Aíla/Roberta Carvalho), “Melanina” (Chico César), “Lesbigay” (Aíla/Dona Onete), “Você tem medo, por quê?” (César Lacerda).
9/22/201719 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

#4 Sobre quadrilhas, quadrilhões e também sobre política

O atual presidente da República é acusado de liderar uma quadrilha. Seus dois antecessores são acusados de participar de uma quadrilha. Este podcast discute as mais recentes denúncias do Ministério Público e resgata quando o termo “chefe de quadrilha” ganhou espaço na política brasileiro. Veja os materiais de referência no Nexo: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2017/09/15/Sobre-quadrilhas-quadrilh%C3%B5es-e-tamb%C3%A9m-sobre-pol%C3%ADticaTrilha: “Tormenta” (Alvinho/Wado), “Um passo à frente” (Moreno Veloso/Quito Ribeiro), “Filhos de Gandhi” (Gilberto Gil), “Você não vem” (Marcelo Camelo/Wado/MoMo), “Alabama” (Thiago Silva/Wado).
9/15/201716 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

#3 Bateu em Chico, bateu em Francisco e acertou até Rodrigo

Rodrigo Janot está sob fogo cruzado e prestes a terminar seu mandato como procurador-geral da República. Este podcast se dedica a discutir o papel do Ministério Público Federal e de Janot na crise política atual. Veja os materiais de referência no Nexo.Trilha: “Isca” (Assucena Assucena), “Um doido caso” (Raquel Virginia), “Sua tez” (Assucena Assucena), “Mix” (Raquel Virginia), “Drama” (Raquel Virginia).
9/7/201719 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

#2 Cargos de indicação política: coalizão ou esquemão?

O governo Michel Temer está distribuindo cargos comissionados para que aliados da Câmara barrem as denúncias criminais contra ele. Este podcast trata da função original desses cargos e como o uso acaba distorcido no nosso sistema político. Veja os materiais de referência no Nexo: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2017/09/01/Cargos-de-indica%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-coaliz%C3%A3o-ou-esquem%C3%A3oTrilha: “Conta Gotas” (Karina Buhr/Guizado), “Vela e navalha” (Karina Buhr) e “Esôfago” (Karina Buhr).
9/1/201713 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

#1 Reforma política: em caso de emergência, quebre o vidro

Na hora da emergência, ela aparece. Quase todos os presidentes das últimas décadas prometeram uma reforma política. E agora o Congresso debate uma nova proposta. Veja os materiais de referência no Nexo: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2017/08/25/Reforma-pol%C3%ADtica-em-caso-de-emerg%C3%AAncia-quebre-o-vidroTrilha: “Lina X” (Liniker Barros), “Funzy”, “Tua” (Liniker Barros) e “BoxOkê” (Liniker Barros/Tássia Reis).
8/25/201710 minutes, 47 seconds