Winamp Logo
O Sargento na Cela 7 Cover
O Sargento na Cela 7 Profile

O Sargento na Cela 7

Portuguese, History, 1 season, 37 episodes, 19 hours, 57 minutes
About
Maio de 1963. Um avião despenha-se na Guiné, em plena guerra de África. O piloto sobrevive, mas fica em cativeiro durante sete anos e meio. Esta é uma história de sobrevivência e de amor. É a história de António Lobato, o militar português que mais tempo passou como prisioneiro de guerra. E é também a história da operação secreta para o resgatar, que a ditadura do Estado Novo sempre negou. “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv.
Episode Artwork

Episódio 6: Inferno

Último episódio. Ao fim de várias décadas, a terceira parte do segredo de Fátima é finalmente revelada no ano 2000, durante a terceira e última visita de João Paulo II a Portugal. A mensagem que o Vaticano revela não é nada daquilo que Juan Fernández Krohn imaginava, e que o tinha levado a tentar matar o papa em Fátima. No sexto e último episódio, o desfecho do julgamento de Krohn e a vida após a tentativa de atentado que o levou a ser conhecido em todo o mundo. Quarenta e dois anos depois, quem é Krohn hoje em dia, onde está e como olha para o ato radical que teve em Fátima?See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/17/202439 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Episódio 5: Não é pecado

O Papa está vivo e o padre Krohn está preso. Na óptica do padre espanhol significa que correu tudo mal: se o plano tivesse resultado, por esta altura estariam ambos mortos — e Krohn seria um mártir. Em vez disso, vai passar os próximos meses a ser interrogado pelas autoridades portuguesas, a quem decide contar tudo, desde o primeiro instante. Em outubro desse mesmo ano, quando começa o julgamento, a situação vai piorar ainda mais: os juízes vão ter dúvidas sobre a sua capacidade de ser julgado. É verdade que confessou tudo, mas Krohn será um verdadeiro criminoso ou apenas um louco? Para responder a essa pergunta vão ser precisos meses — e muitas horas de conversa, de testes e de avaliações psiquiátricas.  Seria preciso esperar bem mais para decifrar o mistério do sangue encontrado nas roupas de João Paulo II na noite do atentado: só em 2008, três anos depois da morte do Papa e mais de 25 anos depois do atentado, é que o seu secretário particular vai finalmente quebrar o silêncio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/202437 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Episódio 4: Beijar o Papa

12 de maio de 1982, a noite do ataque. Há um milhão de pessoas em Fátima. João Paulo II reza o terço na Capelinha das Aparições. Quando está a começar a subir a escadaria rumo à basílica, onde vai assistir à procissão das velas, a situação fica fora de controlo. Um padre salta as barreiras e tenta passar para lá dos seguranças. Grita-lhes que só quer beijar o Papa, mas a expressão agressiva que tem no rosto faz adivinhar o contrário. Nesse momento ninguém vê que, dentro da pasta castanha que traz na mão, o sacerdote tem um sabre afiado. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/3/202433 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Episódio 3: “Um segredo escrito à mão”

Roma, maio de 1981. Ainda na cama do hospital onde foi internado depois de o turco Ali Agca o ter tentado matar a tiro, João Paulo pede que lhe levem um misterioso documento guardado há décadas num cofre no Vaticano: a terceira parte do segredo de Fátima. Quando lê o texto percebe imediatamente que a sua vida está ligada a Fátima. Mais: atribui à Virgem, que em 1917 apareceu aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, a sua salvação. Krohn, por seu turno, também tem uma teoria sobre o terceiro segredo e sobre os motivos por que, tantos anos depois, sucessivos Papas continuam a recusar revelá-lo. E é por isso mesmo que decide matar João Paulo II em Fátima. Traça o plano minuciosamente. Mas não contou com outro homem que vai fazer tudo para o impedir. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/202437 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Episódio 2: Três facas

Quem é Juan Fernández Krohn, e por que motivo quer matar João Paulo II? Krohn nasce em 1949, em Madrid, em plena ditadura franquista, numa família católica conservadora. Na universidade, já assumidamente anticomunista, desilude-se com o Concílio Vaticano II e com as reformas ontroduzidas na Igreja. Dá os primeiros passos rumo a uma radicalização que, no início da década de 1980, o há de levar a fazer planos para matar o Papa. Entretanto, na Polónia o comunismo começa a fraquejar e João Paulo II, o primeiro Papa de Leste, ajuda a inspirar o nascimento do “Solidariedade”, um sindicato independente do Partido Comunista. Nada disso faz com que Krohn tire da cabeça a ideia de que o Papa é, na verdade, um aliado dos comunistas que está deliberadamente a destruir a Igreja Católica por dentro. Em 1981, o padre espanhol vê na televisão o assassinato do presidente egípcio Anwar Sadat e percebe que pode fazer o mesmo. Tem dificuldade em escolher uma arma, só acerta à terceira. Inicialmente, começa a fazer planos para matar o Papa em Roma. Mas o anúncio da viagem do Papa a Fátima vai mudar tudo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/202436 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Estreia. “Matar o Papa”. Episódio 1: “O Anticristo em Fátima”

12 de maio de 1982. Juan Fernández Krohn chega finalmente a Lisboa, depois de seis meses a arquitetar um plano para matar o Papa. Não marcou hotel nem traz bagagem: está preparado não apenas para assassinar João Paulo II, mas também para morrer. Horas depois, o padre espanhol ultraconservador já está à espera em Fátima quando o Papa aterra em Lisboa e dá início à primeira visita oficial a Portugal. Uma viagem que, explica João Paulo II desde o início, só tem um propósito: agradecer por ter sobrevivido ao atentado de que foi alvo um ano antes na praça de São Pedro, em Roma. Um atentado que aconteceu no dia 13 de maio de 1981, no mesmo dia e praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria. “Matar o Papa” é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Pedro Laginha e a banda sonora original é de Rodrigo Leão, com participação especial de Adriano Luz na voz portuguesa de Juan Fernández Krohn. Pode ouvir os episódios de “Matar o Papa” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube Music ou outras plataformas de Podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/202439 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Trailer "Matar o Papa". Estreia a 13 de maio

Em maio de 1982, o Papa João Paulo II veio pela primeira vez a Portugal, exatamente um ano depois de ter sido alvejado por Mehmet Ali Agca, em plena Praça de São Pedro. O objetivo da visita, explicou desde o início, era só um: agradecer à Virgem de Fátima por estar vivo. O que não poderia imaginar é que, no santuário, à espera dele, estava outro homem que também o queria matar: Juan Fernández Krohn, um padre espanhol ultraconservador. “Matar o Papa” é o novo Podcast Plus do Observador, com estreia a 13 de maio. É narrado por Pedro Laginha e a banda sonora original é de Rodrigo Leão, com participação especial de Adriano Luz na voz de Juan Fernández Krohn. Pode ouvir semanalmente os episódios de “Matar o Papa” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube Music ou outras plataformas de Podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/7/20243 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Episódio 6: A mensagem perdida

Último episódio. O capitão Almeida Santos e os militares que apoiavam a Operação Papagaio conseguem fugir do Forte de Elvas, para onde tinham sido transferidos. Durante meses, o grupo esconde-se numa casa em Trás-os-Montes antes de se instalar finalmente numa vivenda em Rio de Mouro. Apenas quatro dias depois de chegarem à nova morada, o capitão é assassinado. Vinte anos mais tarde, o crime há de dar origem ao polémico romance “A Balada da Praia dos Cães”, de José Cardoso Pires. No final da história, o que aconteceu a “Gavroche”, o mentor da “Operação Papagaio”? E afinal, onde está a gravação revolucionária que deveria ter sido colocada no ar no Rádio Clube Português?See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/1/202446 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Episódio 5: O dia da operação

Apesar das dificuldades, Gavroche mantém o plano: os operacionais vão entrar no Rádio Clube Português, interromper o programa de rádio mais ouvido do país e pôr a tocar a bobine revolucionária com a gravação a apelar ao fim da ditadura. Mas Artílio Batista volta a falhar e diz que, afinal, não vai conseguir arranjar um carro para a operação. Sem forma de viajarem até à Parede, os homens decidem abortar o plano, na própria noite em que devia ter acontecido. Os militares detidos na Trafaria ficam furiosos e chamam Gavroche ao presídio. Mas, dias depois de fazerem planos para novas operações, ficam a saber que vão mesmo ser julgados por envolvimento no Golpe da Sé e são transferidos para outra cadeia militar, a mais de 200 quilómetros de Lisboa. Se não quiserem ficar presos durante anos, vão ter de arranjar forma de fugir. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/25/202432 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Episódio 4: Andam a brincar aos cowboys

Onde está a verdade? Há quatro versões diferentes da obscura Operação Papagaio que chegaram até aos dias de hoje. Em duas delas, o conhecido surrealista Mário-Henrique Leiria é apresentado como o cabecilha do plano. Leiria era declaradamente anti-regime, já tinha sido detido pela PIDE anos antes, e efetivamente participou em reuniões conspirativas na Parede, numa casa que ficava mesmo ao lado da de “Gavroche”. Mas qual a fronteira entre os mitos e a realidade? Os documentos da polícia política do Estado Novo escondidos até hoje na Torre do Tombo desmontam os vários mitos associados nos últimos 64 anos à Operação Papagaio. Perante as desistências de operacionais à medida que a data combinada para o assalto ao Rádio Clube Português se aproxima, novos elementos têm de ser recrutados à última hora para pôr a operação em marcha. Um deles vai ter o nome de código "Júnior". Vai ser um erro de casting mas, como se verá, nem sequer vai ser o único. Certo é que os boatos já correm pelos cafés de Lisboa: "os surrealistas andam a brincar aos cowboys".See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/18/202433 minutes, 1 second
Episode Artwork

Episódio 3: Nome de código, Alice

A loura misteriosa que procura Gavroche no trabalho passa a ser o elo de ligação entre os conspiradores. Chama-se Maria Eduarda e é casada com um dos militares que querem entrar no plano da “Operação Papagaio”: atacar o Rádio Clube Português, interromper o programa de rádio mais ouvido do país e substitui-lo por uma gravação com um apelo à revolução. Também ela vai ser importante na noite da operação, e vai ganhar um nome de código: “Alice”. Com a ajuda do primo, Luís Filipe Costa, Gavroche grava a bobine com a mensagem revolucionária. Mas começam a surgir as primeiras contrariedades: há armas que não funcionam e homens que desistem. E os que são chamados para os substituir podem, afinal, não ser de confiança.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/202430 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Episódio 2: O plano mais louco de sempre

A derrota do General Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958 deixa no ar um clima de revolta, propício à insurreição. De um lado, trama-se o Golpe da Sé, que acaba por não ir para a frente com a intervenção da PIDE e atira uma série de homens para a prisão, entre eles vários militares. Do outro, começa a formar-se um grupo de antifascistas, com raízes nos artistas surrealistas do Café Gelo — e não só. À medida que os planos vão crescendo, os dois grupos vão aliar-se. Mas um dos militares presos na sequência do Golpe da Sé vai revelar-se, meses mais tarde, o homem encontrado morto nas areias da praia do Guincho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/4/202436 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Estreia. “Operação Papagaio”. Episódio 1: A organização secreta

Abril de 1960. “Gavroche” entra em pânico quando descobre que os antigos companheiros da “organização secreta” a que pertencia foram presos e confessaram o homicídio de um dos membros do grupo, responsável pela obscura “Operação Papagaio”. Desde a adolescência que Gavroche — alcunha pela qual Henrique dos Santos Carvalho é conhecido — está envolvido em movimentos de oposição ao Estado Novo. Mas é só depois das eleições de 1958, em que o General Humberto Delgado desafia o regime, que tem a ideia para um plano mirabolante para pôr fim à ditadura.  É no Café Gelo, ao Rossio, um conhecido pouso de artistas surrealistas por aquela altura, que vai recrutar militantes para um movimento que pretende derrubar Salazar. Até que aparece uma loura misteriosa para dar a volta ao plano.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/26/202428 minutes
Episode Artwork

Trailer “Operação Papagaio”. Estreia a 27 de fevereiro

Esta é a história nunca contada de como um grupo improvável de artistas surrealistas e revolucionários profissionais se juntou em 1959 para derrubar Salazar. Tinham nomes de código, uma oficial de ligação, armas e um plano louco para acabar com a ditadura. Mas, no final, tudo terminou com um deles a ser assassinado pelos companheiros — um crime que, anos mais tarde, serviria de inspiração para o livro “A Balada da Praia dos Cães”, de José Cardoso Pires. "Operação Papagaio" é o novo Podcast Plus do Observador. A narração é de Miguel Guilherme e a banda sonora original de Rita Redshoes.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/20242 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Episódio 6: A reviravolta

Último episódio. Pedro Caldeira decide que chegou ao fim da linha. Depois de oito meses em fuga nos Estados Unidos planeia entregar-se na Embaixada portuguesa em Washington. O corretor faz-se à estrada com a família mas nunca chega ao destino: acaba por ser preso após uma operação lançada pelo FBI num hotel em Atlanta. Caldeira é extraditado para Portugal e é libertado ao fim de três meses de prisão preventiva. O julgamento só acontece anos depois e, para surpresa de muitos, Caldeira acaba por chegar a acordo com a maioria dos clientes ricos, muitos dos quais vão mesmo a tribunal para o defender.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/202346 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Episódio 5: O fugitivo

Pedro Caldeira está em fuga e é procurado pelo FBI. Uma família rica contrata um detetive privado para tentar localizar o corretor e recuperar o dinheiro perdido. Caldeira instala-se com a família em Palm Beach, na Florida. O advogado do corretor em Lisboa descobre que está sob escuta. E a apreensão de uma mala suspeita no aeroporto reforça as pistas sobre a localização do fugitivo. Mas quando o rasto leva finalmente a uma casa, a polícia vai ser surpreendida.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/202334 minutes, 1 second
Episode Artwork

Episódio 4: O dia em que o dinheiro acabou

Pedro Caldeira desaparece e torna-se no homem mais procurado do país. O escândalo faz capa de todos os jornais. É revelada a lista de clientes do corretor, muitos deles famosos, que perderam milhões. Entre eles estão um futebolista, um empresário que era um dos homens mais ricos de Portugal e um arquiteto excêntrico e polémico. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/28/202337 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Episódio 3: A festa não pode parar

Pedro Caldeira tem a oportunidade de fazer um negócio milionário que o pode salvar, mas comete um erro fatal no último momento e faz um novo inimigo poderoso. O corretor precisa de arranjar dinheiro rapidamente para pagar as dívidas e tem um plano: começa a oferecer juros elevados a clientes particulares que lhe entreguem dinheiro. Consegue angariar investidores da alta sociedade como empresários, médicos, arquitetos, um futebolista e até um dos apresentadores de televisão mais famosos do país. E, apesar de estar encostado contra a parede e de ter uma enorme dívida ao banco, as festas milionárias em Cascais e em Marbella não param. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/202338 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Episódio 2: O grande estouro

No início dos anos 80, o clima é de euforia. Em Portugal, o dinheiro não é um problema e o sítio onde esse dinheiro está é a bolsa de valores. Todos querem jogar na bolsa como se de um casino se tratasse, à procura de ficarem milionários de um dia para o outro. Ninguém aproveitou tanto esse momento e ganhou tanto como Pedro Caldeira, que em pouco tempo se torna no corretor mais poderoso. Caldeira é jovem, bonito, sedutor, move-se nos círculos da alta sociedade de Cascais e aparece com frequência nas revistas cor-de-rosa ao lado da mulher, Cristina. Nada o parecia conseguir travar. Até ao dia em que um acontecimento inesperado veio mudar tudo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/202338 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Estreia. “O Encantador de Ricos”. Episódio 1: A máquina de fazer dinheiro

Depois de meses em fuga, o homem que chocou o país ao desaparecer misteriosamente acaba por ser preso pelo FBI num quarto de hotel nos Estados Unidos, em março de 1993. Vinte anos antes, Pedro Caldeira tinha entrado na Bolsa de Lisboa pela primeira vez. Era uma época de euforia e de enorme crescimento económico, em que a bolsa funcionava como um casino onde todos queriam entrar na esperança de fazer fortuna de um dia para o outro. Ninguém como Caldeira soube aproveitar esse momento, e a ascensão foi fulgurante: tornou-se mesmo no “Príncipe da Bolsa”. Nessa altura, nunca ninguém poderia ainda imaginar que acabaria na ruína. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/202336 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Trailer “O Encantador de Ricos”. Estreia a 7 de novembro

A história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/20232 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Episódio 6: O clube de combate

Último episódio. Na Rússia de Putin, desafiar o chefe é perigoso. E é uma ousadia que pode pagar-se com a própria vida. Ao longo dos anos, críticos e opositores foram assassinados a tiro ou envenenados. Putin instituiu um sistema de brutalidade assente nos serviços de segurança e senhores da guerra, que, durante mais de duas décadas, caminhou para o passo final: a invasão da Ucrânia. O fundador do grupo Wagner, Yevgeny Prighozin, terá sido apenas a última vítima?See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/202345 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Episódio 5: Os homenzinhos de verde

Em fevereiro de 2014, homens misteriosos fardados de verde chegam à península da Crimeia, na Ucrânia. Não trazem qualquer identificação e vêm fortemente armados. Vladimir Putin começa por negar qualquer envolvimento da Rússia, mas em poucas semanas o território será anexado por Moscovo. A dissimulação é um ponto fundamental da estratégia do Presidente russo, seja no campo de batalha ou na política. Putin apareceu inicialmente como um líder apostado em deixar para trás o passado da Guerra Fria e aproximar-se do Ocidente. Mas, ao longo dos anos, foram-se acumulando os sinais das suas verdadeiras intenções. Até ao dia em que deixou finalmente cair a máscara.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/202344 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Episódio 4: A amante, a noiva e a sogra

A filha que se casa num resort que pertence, em parte, a uma antiga amante. A ex-mulher que tem milhões na conta bancária. A atual companheira que Putin nunca assumiu mas que é o segredo mais mal guardado da Rússia. E a sogra que recebe presentes milionários. Quem são as mulheres que fazem parte da vida de Vladimir Putin e que o Presidente russo procura ao máximo esconder para promover a imagem de um “super-herói” solitário, comprometido apenas com os interesses da pátria? See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/28/202340 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Episódio 3: O gang do dinheiro

É um círculo muito restrito, e a discrição é a palavra-chave. O “Judoca”, o “Finlandês”, o “Talhante”, o “Violoncelista”, o “Centauro” e o “Banqueiro” são os homens com quem Putin pode contar para manter a fortuna a salvo, até mesmo de uma guerra. Mas há ainda uma carta fora do baralho, o “Joker”. Uma figura que, quando a "operação especial" na Ucrânia começou, surpreendeu o mundo ao revelar que é muito mais próxima de Putin do que muitos poderiam pensar. Esse homem chama-se Roman Abramovich. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/21/202342 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Episódio 2: O Ganso e outros traidores

Acabado de chegar ao poder, Vladimir Putin convoca os homens mais ricos do país e deixa um aviso: podem manter as suas fortunas mas, a partir de agora, não têm qualquer influência nas decisões políticas. Nem todos vão acatar esse pedido. Há quem comece a criticar abertamente o novo presidente, mesmo entre aqueles que o ajudaram inicialmente a chegar ao cargo mais importante do Kremlin. Para Putin, só há uma coisa pior do que um inimigo: um traidor. E os traidores têm de ser silenciados a todo o custo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/14/202340 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Estreia. “Um Espião no Kremlin”. Episódio 1: Moscovo está em silêncio

Rússia, 1999. No espaço de apenas um ano, o obscuro e pouco conhecido diretor dos serviços secretos russos chega de forma surpreendente à Presidência. Pelo meio, várias explosões suspeitas em Moscovo e arredores abalam o país e lançam os russos para uma guerra que o governo vai classificar como uma "operação especial". Mas há uma outra operação em curso nos bastidores. Quando finalmente for bem sucedida, o grupo de ex-agentes secretos do KGB conhecidos como "Siloviki" dominará todas as áreas do poder no país. O presidente? Vladimir Putin. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/7/202340 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Trailer “Um Espião no Kremlin”. Estreia a 8 de agosto

Intrigas, traições, mentiras, envenenamentos e dinheiro, muito dinheiro. Como Vladimir Putin montou uma teia ao longo dos anos que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/20232 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Estreia. "Piratinha do Ar". Episódio 1: O Sequestro do Voo 131

Rui conta aos amigos que vai desviar um avião. Ninguém acredita. Dias depois, o jovem de 16 anos que vive no Feijó não vai de manhã para a escola: na noite de 6 de maio de 1980 apanha um voo da TAP para Faro, entra no cockpit e aponta uma pistola aos pilotos. A primeira exigência: ir para Madrid. Rui nunca tinha andado de avião. Nunca tinha sequer dormido uma noite fora de casa. Como é que conseguiu levar uma pistola a bordo? E porque é que está a fazer isto? “Piratinha do Ar” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. É narrada por Margarida Vila-Nova, e tem banda sonora original de David Fonseca. Este episódio contou ainda com a participação de Bernardo Almeida, Diogo Casinha, Diogo Ventura, Hugo Silva, Rodrigo Mendes, Rui Cavaco, Vanessa Cruz e Vicente Figueira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/202335 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Trailer “Piratinha do Ar”. Estreia a 23 de maio

Um avião da TAP é desviado para Madrid em maio de 1980. Passageiros e tripulação estão reféns de um sequestrador armado que exige um resgate milionário. E que só tem 16 anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/20232 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Episódio 6: O Resgate

Último episódio. Depois de sete anos e meio, o prisioneiro de guerra António Lobato é finalmente libertado durante uma operação secreta, juntamente com outros 25 portugueses. Regressa a Portugal e reencontra-se com Maria dos Anjos, que nunca desistiu de esperar pelo seu regresso. O regime pede-lhe para ir à televisão e inventar a história de uma fuga. O governo desmente que a “Operação Mar Verde” tenha existido.  “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia. Este episódio contém ainda sons de arquivo das Nações Unidas e da RTP.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/202339 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Episódio 5: A Operação Clandestina

Preparada em segredo durante meses, chegou finalmente o dia de Portugal lançar a operação “Mar Verde”. Mas, a poucas horas da partida, há vários elementos que se recusam a ir. Alheios a tudo isto, António Lobato e os restantes prisioneiros portugueses estão agora numa nova prisão. Libertá-los é um dos principais objetivos. Mas quando a operação “Mar Verde” for para o terreno as coisas não vão começar por correr como planeado.  “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202337 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Episódio 4: Em Fuga pela Selva

Lobato e mais dois prisioneiros fogem da prisão e os guardas não conseguem perceber como o fizeram. Mas, para que a fuga seja bem sucedida, têm agora de enfrentar os perigos da selva. E acabam por ser recapturados. Ao mesmo tempo, estão em curso os preparativos de uma operação secreta para os libertar. Um grupo de homens está a ser treinado em segredo numa localização remota. Mas os objetivos da operação “Mar Verde” vão crescer com o tempo.  “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202336 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Episódio 3: O Código Secreto

Lobato sofre nos primeiros meses na prisão, mas decide continuar a resistir. Até que recebe a ajuda inesperada de um novo prisioneiro excêntrico. É através dele que passa a corresponder-se com Maria dos Anjos usando um código secreto.  “O sargento na cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de João Santos Duarte e Tânia Pereirinha. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/202339 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Episódio 2: Os Deuses da Morte

António Lobato luta pela vida numa floresta da Guiné depois de o seu avião se ter despenhado, mas não consegue evitar a captura. Fica ferido depois de ser atacado com catanas e é transportado durante quase um mês até à Guiné-Conacri, onde é feito prisioneiro de guerra. Maria dos Anjos recebe uma carta misteriosa. “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/21/202336 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Estreia. "O Sargento na Cela 7". Episódio 1: O Prisioneiro

O piloto de guerra António Lobato despenha-se na Guiné em 1963 e é feito prisioneiro por guerrilheiros do PAIGC. Na véspera tinha dito à mulher: “Se algum dia eu não chegar a casa à hora habitual, não te preocupes: hei-de voltar". Esta é a sua história.  “O sargento na cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv. O guião e as entrevistas são de Tânia Pereirinha e João Santos Duarte. A sonorização e pós-produção áudio são de Diogo Casinha. A capa do podcast é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro, do estúdio de design e comunicação Ophelia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/14/202337 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Trailer "O Sargento na Cela 7". Estreia a 14 de março

Um piloto abatido. Um cativeiro de sete anos e meio. Uma operação de resgate secreta e controversa. E uma história de amor que resiste a tudo. Vem aí "O Sargento na Cela 7", do Observador. Estreia a 14 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/20232 minutes, 51 seconds