Winamp Logo
O Mundo a Seus Pés Cover
O Mundo a Seus Pés Profile

O Mundo a Seus Pés

Portuguese, News, 1 season, 170 episodes, 4 days, 5 hours, 30 minutes
About
Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Pedro Cordeiro. Episódios quinzenais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados
Episode Artwork

"Meu avô foi salazarista, o meu pai exilou no Brasil e quando regressou a Portugal diretor do Avante, e eu sinto-me estrangeira em Portugal"

Este episódio do podcast O Mundo A Seus é uma conversa sobre a identidade de uma criança que nasceu em Portugal e cresceu no Brasil: “Quando entrei na escola, a minha tentação foi falar com o sotaque brasileiro para me integrar junto das outras crianças”, conta a jornalista Maria da Paz Trefaut, que é sobrinha do escritor Urbano Tavares Rodrigues e filha do jornalista e militante comunista Miguel Urbano Rodrigues. “A minha mãe era francesa e acompanhou o meu pai quando ele se exilou em São Paulo em 1957. Ela [no princípio] não queria ir porque eles tinham uma visão pré-concebida do que era o Brasil”. A família viveu no Brasil até ao 25 de Abril de 1974, altura em que Miguel Urbano Rodrigues decidiu regressar a Portugal para ser diretor do Avante: “Os meus pais acabaram por se separar, eu fiquei dois anos [em Lisboa], e regressei ao Brasil. Tinha aí ido uns anos antes do 25 de Abril porque o meu avô sentiu que estava perto do fim e quis-me ver. Eu adorava o meu avô", um grande proprietário alentejano que começou por ser um republicano convicto e depois “virou salazarista”, e que usou os contactos que tinha “junto do governo de Salazar” para ajudar os netos a viajarem para junto do pai, que estava no exílio. Neste episódio do podcast O Mundo A Seus Pés conversamos com Maria da Paz Trefaut, uma jornalista que se sente brasileira, e que sabe que os textos que publica em Portugal, acabam por ser “adaptados na escrita”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/202428 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Eleições no Reino Unido e a possível vitória do Partido Trabalhista: os eurocéticos deixaram mossa no eleitorado conservador?

Os britânicos vão a votos a 4 de julho e tudo aponta para uma vitória avassaladora do Partido Trabalhista, na oposição há 14 anos. O primeiro-ministro Rishi Sunak aposta em trunfos económicos e na política migratória, mas os desaires são diários e os eurocéticos mordem os calcanhares aos tories, que não descolam de um atraso de 20 pontos percentuais nas sondagens. Ouça a análise do podcast de internacional do Expresso "O Mundo A Seus Pés". See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/3/202435 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Presidente morto, presidente posto: sucessor do iraniano Raisi será alguém com “um perfil muito semelhante e alinhado com o líder supremo”

A morte inesperada de Ebrahim Raisi deixou vago o lugar de presidente do Irão e do próprio líder supremo, o ayatollah Ali Khamenei, de 85 anos. Apesar de ainda não haver um favorito para os cargos, não é expectável “grande mudança” neste regime ultraconservador. Oiça aqui o mais recente episódio do podcast O Mundo A Seus Pés com o professor de Relações Internacionais José PalmeiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/202418 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

“Juventude moçambicana quer mudança”, mas Frelimo e Renamo ainda reclamam paternidade de independência e democracia

Em ano de presidenciais, os dois maiores partidos de Moçambique insistem num discurso sem ressonância numa geração que “já nasceu após a independência e cresceu no pós-guerra”. Oiça aqui o podcast O Mundo a Seus Pés, gravado em dia de congresso do maior partido da oposiçãoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/202433 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: a violência política numa “democracia iliberal” e a polarização da Europa

Robert Fico foi alvo de uma tentativa de assassínio e ainda corre perigo de vida. O ataque contra o primeiro-ministro eslovaco, um populista com três décadas de carreira, teve aparentemente motivações políticas. No episódio extra do podcast O Mundo a Seus Pés tentamos enquadrar o que aconteceu neste pequeno país da Europa Central com a ajuda de Daniel Pinéu, especialista em Relações Internacionais, professor e investigador na Universidade de Amesterdão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/16/202426 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

“Von der Leyen ignorou a América Latina nos dois primeiros discursos”. Parlamento Europeu reagiu e a região entrou na agenda da UE

A América Latina “foi a única região do mundo que a presidente da Comissão não referiu nos (seus) dois primeiros discursos sobre o estado da União”, diz a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, convidada deste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés, onde fazemos um balanço das relações entre o Parlamento Europeu e esta região onde 220 milhões de pessoas vivem na pobreza, e que “é, provavelmente, a zona com quem a Europa tem mais afinidades culturais e não só”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/202432 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Eleições Europeias: Fala-se muito de imigração, mas será que o assunto preocupa assim tanto os europeus?

Neste episódio de O Mundo a Seus Pés, falámos com Susana Frexes, correspondente da SIC e do Expresso em Bruxelas que acompanha a política europeia e tem escrito sobre o novo pacto para as migrações e as discussões que ele tem gerado, e Hélder Gomes, jornalista da secção de Internacional do Expresso, que acompanha também temas europeus e recentemente conduziu uma entrevista com o académico Hein de Haas que desmonta alguns dos mitos acerca do tema de que hoje trata o nosso podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/6/202441 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Como foi vivido o 25 de Abril fora de Portugal? A história de Maria Emília Brederode dos Santos, mulher do exilado José Medeiros Ferreira

Num episódio que sai mais cedo para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, conversamos com a pedagoga Maria Emília Brederode dos Santos, que recebeu a notícia do 25 de Abril em Genebra. Vivia ali com o marido, o político José Medeiros Ferreira, que estava exilado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/25/202437 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

A “guerra esquecida” do Sudão e a importância da sociedade civil para travar “crescendo de atrocidades”

O conflito no Médio Oriente e a guerra na Ucrânia afastaram dos radares mediáticos um conflito que já leva mais de um ano. Isto apesar de ser “uma tragédia humanitária” e estar a provocar a pior vaga de deslocações e uma das piores crises de fome do planeta. Por ocasião do primeiro aniversário do conflito, assinalado há uma semana, o secretário-geral da ONU sublinhou que, por mais preocupantes que sejam os desenvolvimentos no Médio Oriente, “outras emergências dramáticas de vida ou morte estão a ser empurradas para a sombra”. Para António Guterres, “o mundo está a esquecer-se do povo do Sudão”. Alexandra Magnólia Dias, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, alerta que “as iniciativas para a mediação para a paz têm estado congeladas e reféns das lideranças militares”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/22/202435 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Eleições na Índia começam esta semana e duram outras seis. Ainda podemos dizer que é a maior democracia do mundo?

O peso da política regional na Índia tem garantido que o sistema se mantém democrático, mas ao nível central não faltam críticas. O primeiro-ministro, Narendra Modi, que deve vencer de novo é acusado de silenciar a oposição e os jornais, de desprezar as minorias muçulmanas e querer recuperar as glórias do passado esquecendo alguns dos maiores problemas do futuro. Quase mil milhões de pessoas estão inscritas para votar e 48% são mulheresSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/15/202431 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Francisco Seixas da Costa: “A descolonização foi uma tragédia, mas era praticamente inevitável”

O 25 de Abril de 1974 abriu novos caminhos à diplomacia, mas “a relação transatlântica [portuguesa] sobreviveu da ditadura para a democracia”, diz o embaixador Francisco Seixas da Costa. O nosso convidado neste episódio do podcast O Mundo A Seus Pés ingressou na carreira diplomática um ano depois da revolução dos cravos, diz que os retornados são um exemplo de integração no Portugal democrático, e lembra que “a política externa é independente dos ciclos políticos”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/8/202449 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

A ditadura no Brasil começou há 60 anos. Como se lida com a sua memória?

Há 60 anos, o presidente brasileiro João Goulart era destituído por um golpe militar, que instaurou uma ditadura que só terminaria 21 anos depois. Renato Lessa, professor de Filosofia na Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa conversa com a jornalista Manuela Goucha Soares, num episódio moderado pelo editor de Internacional Pedro Cordeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/1/202451 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Cabo Delgado: novas explosões da “violência lenta e difusa” na sociedade moçambicana

Após um 2023 de relativa acalmia, Cabo Delgado voltou a ser palco de ataques terroristas de grande envergadura. O Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico, reivindicou a autoria de vários desses ataques na província localizada no nordeste de Moçambique. Maria Fonseca, professora e ativista de direitos humanos, que nos fala do distrito de Namuno, em Cabo Delgado, e Jessemusse Cacinda, investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, são os convidados desta edição. Este episódio foi conduzido pelo jornalista Hélder Gomes e contou com a sonoplastia de Tomás Delfim e Salomé Rita.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/25/202438 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Ataque em Moscovo: o terror que surpreendeu o regime de Putin

Gravado um dia depois do mortífero ataque terrorista à sala de espetáculos Crocus City Hall em Krasnogorsk, nos arredores de Moscovo, a 23 de março de 2024, este episódio extra tenta ajudar a compreender o que se passou. São convidados os jornalistas Ana França, redatora da secção internacional do Expresso e Rui Cardoso, antigo editor da mesma secção, que embora já não faça parte da redação do jornal, continua a colaborar nele regularmente. Com o balanço do atentado em 133 mortos e 145 feridos e uma caça ao homem a decorrer na Rússia, o Kremlin insinua envolvimento da Ucrânia, que o desmente. O certo é que a matança de sexta-feira foi reivindicada pelo Daesh, grupo islamita que se autointitula Estado Islâmico, através da sua sucursal ISIS-K, baseada sobretudo no Afeganistão. A edição técnica deste episódio é de João Luís Amorim. A condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro. O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202426 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Eleições na Rússia. Uma conversa com Pavel Elizarov, o russo-português que já foi candidato a deputado nos dois países

A Rússia esteve três dias a votar, porém o resultado já estava decidido antes de qualquer voto ter sido depositado nas urnas espalhadas ao longo das 11 zonas horárias do maior país do mundo. O atual Presidente, Vladimir Putin, concorre sem oposição real e, se cumprir os seis anos deste novo mandato e juntando os anos em que foi primeiro-ministro, tornar-se-á dono do maior reinado desde Estaline. Mas não é por saber que está seguro no cargo a repressão diminiu, antes pelo contrário. Neste episódio falamos com o activista russo-português Pavel Elizarov, que já concorreu às eleições em ambos os países.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/18/202431 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: Porque é que o 11 de Março ainda divide Espanha, passados 20 anos?

A 11 de Março de 2004, Madrid acordava com explosões nos comboios suburbanos. Morreram 192 pessoas e quase 2000 ficaram feridas. Espanha recordou as vítimas, mas a disputa de há 20 anos sobre a autoria dos atentados (jiadistas e não da ETA) ainda não está sanada. Ouça o episódio extra do podcast da secção de internacional do Expresso O Mundo a Seus Pés, com o politólogo Diogo Noivo e condução do editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/202436 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Maria Ângela Carrascalão, nova embaixadora de Timor no Brasil: “Lula é muito amigo de Timor e estou cá no Brasil para reforçar esses laços”

A violência doméstica é o maior problema das mulheres timorenses, diz a embaixadora de Timor no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, nossa convidada neste episódio do podcast O Mundo A Seus Pés. Mulher de muitas e duras vidas, pertence a uma família que protagonizou parte da história recente de Timor, viu o pai morrer no campo de refugiados do Jamor, decidiu tirar o curso de Direito aos 55 anos e, aos 72, foi nomeada embaixadora política do seu país. Nos anos em que viveu em Portugal, passou pelos arquivos e centros de documentação de vários órgãos de comunicação, entre os quais o Expresso e o Público.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/202419 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

A política externa e de defesa não aparece nos programas eleitorais para 10 de março, e isso é preocupante

Nem com duas guerras na vizinhança e a recente pandemia os partidos que concorrem às legislativas portuguesas deram importância à política externa e de defesa nos seus programas eleitorais. Nos debates e na campanha em curso não se encontra reflexo do estado do planeta. Os assuntos internacionais parecem ausentes das prioridades dos partidos portugueses. Ouça O Mundo A Seus Pés, podcast da secção de internacional do Expresso, que esta semana contou com a moderação de Pedro Cordeiro, comentário de Hélder Gomes e participação da investigadora Diana Soller, do Instituto Português de Relações Internacionais. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/4/202442 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Presidente da Guiné-Bissau tem “ciúmes” de Amílcar Cabral?

Quase três meses depois de ter dissolvido o Parlamento, ao arrepio do prazo inscrito na Constituição para o poder fazer, Umaro Sissoco Embaló é um homem acossado pelas críticas, que até já chegam do seu partido, o Madem G-15. E se em janeiro apontava novas legislativas para outubro/novembro, agora o Presidente da República promete eleições antes da época das chuvas, em junho – mas sem garantias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/26/202446 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Para onde irão os quase 1,5 milhões de palestinianos que se refugiaram em Rafah?

Rafah é o último reduto para quase um milhão e meio de palestinianos. É nesta pequena cidade do sul de Gaza que estão aqueles que foram fugindo das suas casas no centro e no norte do território, à medida que as forças militares de Israel iam avançado na demanda pela neutralização do Hamas, objetivo impossível. Sob essa premissa, quase tudo foi permitido e a comunidade internacional depara-se agora um dos maiores problemas desta conflito: como exigir a Israel um lugar seguro, realmente seguro, para as pessoas que se refugiam em Rafah. Neste episódio do podcast Mundo a Seus Pés falamos com o professor da Nova School of Law especializado em direito internacional Francisco Pereira Coutinho, e com Alexandre Guerra, consultor de comunicação, e especialista em Relações Internacionais que estudou e viveu na Palestina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/19/202443 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Na casa da América Latina (em Lisboa) há urnas de voto, jogos de futebol e teares que empoderam mulheres

A tecelagem é um instrumento usado por comunidades matriarcais que ainda sobrevivem em regiões da América Latina, explica Manuela Júdice, secretária-geral da Casa da América Latina (em Lisboa). Embarque connosco, neste episódio de O Mundo A Seus Pés, numa viagem auditiva a esta casa que acolhe urnas de voto da Bolívia e do Equador, celebra o Dia Mundial da Poesia, organiza debates políticos e económicos, uma mostra de cinema anual, exposições e outras manifestações artísticas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/12/202429 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Ucrânia em apuros: apoio cada vez mais difícil dos dois lados do Atlântico

A União Europeia aprovou in extremis 50 mil milhões de euros de assistência a Kiev. Já os Estados Unidos permanecem num impasse quanto ao mesmo assunto, com as presidenciais de novembro em pano de fundo. A guerra vai fazer dois anos e não se lhe vislumbra um final feliz. Ouça o novo episódio de O Mundo A Seus Pés sobre o aniversário da guerra que contou com a moderação de Pedro Cordeiro e o comentário dos jornalistas Ana França e Hélder Gomes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/5/202442 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Guiné-Bissau: “Impunidade” do Presidente compromete esforços da sociedade para travar “regressão democrática”

Após a dissolução do Parlamento decretada por Umaro Sissoco Embaló e a nomeação de um governo de iniciativa presidencial, agravou-se a “disfuncionalidade” no país. “O sistema semipresidencialista está a ser abusado” e persiste um “antagonismo pessoal” entre o Presidente guineense e o presidente do Parlamento, explica a investigadora e professora universitária Teresa Almeida Cravo. Oiça aqui o podcast O Mundo a Seus Pés.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/29/202437 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Qual o significado da vitória de William Lai em Taiwan para a “escuridão acrescida” da China e de Hong Kong?

Enquanto os habitantes de Taiwan vão em breve dar posse a William Lai, um homem que nunca escondeu a sua desconfiança em relação à China, em Macau e Hong Kong a notícia desta vitória não teve sequer destaque na maioria da imprensa. O que torna estes territórios tão diferentes e como vai a China reagir às eleições em Taiwan? Uma conversa com a autora e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais Raquel Vaz Pinto e com o advogado Jorge Menezes, residente em Macau. Oiça o podcast O Mundo a Seus PésSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/22/202442 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Equador: “Um povo ameaçado pela falta de segurança aceita medidas que põem em causa os Direitos Humanos”

O mais jovem Presidente do Equador decretou o estado de conflito armado interno para combater o narcotráfico que lançou uma onda de terror no país. Os equatorianos, incluindo os opositores de Noboa, apoiam os mais de 22 mil militares que fazem patrulhas por terra, por mar e por ar. Para nos falar do que está a acontecer no país mais violento da América Latina temos o correspondente do Expresso, Luís Novais, neste episódio de O Mundo A Seus Pés.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/15/202430 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Um olhar sobre o mundo que nos espera em 2024

Um novo ano é um convite à adivinhação e arranca sempre com uma certeza: muito acontecerá que nunca ninguém previu. A equipa que cobre o mundo para o Expresso não deita cartas nem lê folhas de chá, antes olha para o planeta e para o que de mais relevante estará em causa. Das eleições em mais de 60 países, incluindo três em Portugal, às guerras que parecem não parar (rebentará mais alguma?), é muito o que merece atenção em 2024. Menos badalados, mas também muitíssimo importantes, são a exploração espacial e o combate às alterações climáticas. Participam neste episódio as jornalistas Cristina Pombo (coordenadora) e Salomé Fernandes (redatora), da equipa internacional do Expresso, sendo a conversa conduzida pelo editor da secção, Pedro Cordeiro. A sonoplastia é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/8/202437 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

“As mulheres da América Latina são valentes na luta pelos seus direitos. E há muito extremismo a lutar contra elas”

“Os chilenos sentem um enorme cansaço com as discussões sobre o novo texto constitucional que foi referendado este domingo”, com o apoio da extrema-direita. Para nos falar deste texto que é (quase) pior do que a Constituição do ditador Pinochet são nossos convidados, neste episódio do podcast O Mundo A seus Pés, a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/18/202338 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Acontecimentos e figuras internacionais do ano

Na semana em que a edição impressa do jornal revela os vencedores da votação da redacção para figura e acontecimento internacional de 2023, este episódio reúne parte da equipa que cobre a actualidade mundial para falar destes e de outros assuntos que marcaram o ano. Ouça o novo episódio de O Mundo A Seus Pés, podcast internacional do Expresso. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/11/20231 hour, 4 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

A captura do poder pela via militar em África “não é novidade”, mas o seu regresso é “muito preocupante”

A tendência para o ressurgimento de tentativas inconstitucionais de deposição de líderes deve ser enquadrada num contexto de “deterioração da confiança nas instituições que representam a democracia” e de “insubordinação dos militares face aos políticos”, defende a professora e investigadora Alexandra Magnólia Dias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/202351 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A justiça internacional mete medo aos chefes de Estado?

Poderá o Tribunal Penal Internacional (TPI) vir a julgar os líderes militares ou políticos israelitas pelo que se passa em Gaza? E a agressão da Rússia à Ucrânia? Para que servem os mandados que são emitidos contra chefes de Estado de países que não assinaram o tratado que confere jurisdição ao TPI, como é o caso da Rússia e de Israel? Quem idealiza, autoriza ou executa crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídios pode ser dissuadido pela justiça internacional? Neste episódio do Mundo a Seus Pés, falamos com Gonçalo Saraiva Matias, professor na Universidade Católica, e Francisco Pereira Coutinho, professor na NOVA School of Law, onde coordena o mestrado em direito internacional e europeu.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/27/202337 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Milei venceu as eleições na Argentina, trata a irmã por “o chefe”, e teve mais votos de “homens, mais jovens, e de todas as classes sociais”

Tem 52 anos, chama-se Javier Milei, promete o fim da decadência e foi eleito Presidente da Argentina com o voto dos descontentes de todas as regiões do país e classes sociais, depois de moderar o discurso ultra liberal na última semana da campanha. Neste episódio do podcast extra O Mundo a Seus Pés temos a análise do politólogo argentino Andrés Malamud que traça cenários sobre as possíveis alianças governativas de Javier Milei.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/20/202315 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

O conflito Israel-Hamas e a sociedade brasileira, onde há 120 mil judeus e 12 milhões de árabes

O conflito entre Israel e o Hamas está a “polarizar a sociedade brasileira” onde as comunidades de origem judaica e árabe sempre coexistiram pacificamente. Neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés, temos connosco Guilherme Stolle Casarões, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, que nos explica estas divisões e recorda quem foi Oswaldo Aranha, o diplomata brasileiro mais conhecido em Israel.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/20/202330 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Relações Israel-África marcadas por “máxima faraónica” e aproximações nada “inocentes”

Dos Acordos de Camp David, celebrados no final dos anos 1970, aos mais recentes Acordos de Abraão, as relações entre Israel e alguns países africanos têm trazido ganhos de causa para as partes envolvidas. E um perdedor: os palestinianos, “sempre relegados para segundo plano”, defende o politólogo e arabista Raúl M. Braga Pires. Oiça aqui o podcast O Mundo a Seus PésSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/13/202336 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Há 34 anos caía o Muro de Berlim. Que Alemanha temos hoje?

Neste início de novembro assinalamos duas efemérides alemãs. A 9 de novembro de 1989 caía o Muro de Berlim. Mais de meio século antes, em 1938, acontecia de 8 para 9 de novembro a Kristallnacht, símbolo infame do genocídio e do Holocausto. Para traçar um retrato da Alemanha do presente, onde ainda ecoa este passado, é convidada deste episódio Mónica Dias, professora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. É também perita em assuntos da Alemanha, país onde viveu na adolescência. Ouça o novo episódio do podcast internacional do Expresso.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/202343 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Fraude eleitoral “descarada” volta a mergulhar Moçambique em “trauma coletivo de violência”

As autárquicas em Moçambique ficam “manchadas por irregularidades graves”, avalia a investigadora Cláudia Almeida. O correspondente do Expresso em Maputo, Lázaro Mabunda, antevê “um conflito de grandes proporções após a validação dos resultados” pelo Conselho Constitucional. Oiça aqui o podcast O Mundo a Seus Pés.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202348 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Desinformação, notícias falsas e radicalização nas redes sociais: o jornalismo ainda consegue explicar uma guerra?

Cada telemóvel filma um ângulo da explosão, cada pessoa tem um canal no Youtube, todos podemos criar conteúdos e os jornalistas utilizam, muitas vezes, esses conteúdos, até porque nem sempre é possível ir ao terreno. Gaza é um território fechado, o jornalismo independente escasseia, e a verificação de informação tornou-se parte diária do trabalho do jornalista. Os algoritmos das redes sociais, que selecionam por nós o que visualizamos em primeiro lugar nos nossos murais de conteúdos, privilegiam o que é violento, o que é extremo, o que é chocante e o jornalismo tem de concorrer com estes estímulos e oferecer antes explicações que muitas vezes são longas, analíticas, “desinteressantes” por comparação. Uma conversa com José Pedro Frazão, jornalista, e Rita Figueiras, investigadora na área da comunicaçãoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/30/202351 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Que esperar da “segunda fase” da guerra Israel-Hamas?

Israel anunciou este fim de semana uma nova fase e os ataques com que tem respondido à matança do pass dia 7 de outubro, levada a cabo pelos jiadistas do Hamas. Intensifica-se a ação bélica por terra contra a Faixa de Gaza, em preparação de uma invasão de grande escala. Sem desfecho à vista, o conflito é mote para uma conversa com os jornalistas Salomé Fernandes e Hélder Gomes, autores de trabalhos sobre o assunto, conduzida pelo editor de internacional do Expresso, Pedro Cordeiro. A edição técnica é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/29/202337 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Argentina: “Parece uma comédia com um lado de tragédia. Massa, o ministro da economia dos 140% de inflação, foi o mais votado na 1ª volta”

O ministro da Economia Sergio Massa e o ultra liberal Javier Milei são os dois "camaleões" políticos que vão disputar a 2ª volta das presidenciais argentinas. Neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés temos connosco Marcelo Moriconi, um investigador argentino do Centro de Estudos Internacionais da Universidade de LisboaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/23/202330 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Eleições na Polónia: Tusk liderou “coligação de vitória” e pode descomplicar relação com UE

O quinto país mais populoso da União Europeia foi a votos este domingo numas legislativas descritas como as mais importantes desde a queda do comunismo na Polónia, em 1989. As projeções à boca das urnas davam a vitória ao partido Lei e Justiça (PiS, de direita nacionalista) – que concorria a um inédito terceiro mandato –, mas sem condições para manter a maioria parlamentar. Já a Coligação Cívica, encabeçada por Donald Tusk, antigo primeiro-ministro e ex-presidente do Conselho Europeu, surgia com uma vantagem folgada para, aliando-se a três outras forças políticas, conseguir maioria. Madalena Resende, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), e Mariana Abreu, que nos fala a partir da Polónia, são as convidadas de um episódio conduzido pelo jornalista Hélder Gomes. Se Donald Tusk, “o líder que faltava à oposição”, voltar a ser primeiro-ministro terá a árdua tarefa de “desfazer a captura do Estado” protagonizada pelo PiS ao longo de oito anos de governação. Oiça aqui a análise.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/202338 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: O ataque sem precedentes do Hamas a Israel

Desde a guerra de Yom Kippur, em 1973, que Israel não declarava formalmente guerra. Fê-lo contra o movimento radical islâmico Hamas, que invadiu o seu território a partir da Faixa de Gaza, assassinou e sequestrou civis e promete só se contentar com a erradicação do Estado hebraico. A incursão de 7 de outubro parece ter apanhado de surpresa as forças armadas e serviços de informações de Telavive. Para tentar entender o que está em causa e perspetivar o futuro próximo, é convidada deste episódio Joana Ricarte, investigadora da Universidade de Coimbra e especialista em Relações Internacionais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/202335 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

“Qualquer português com ascendentes há dez gerações no território pode ter sangue africano”

“A história que é ensinada nas escolas é uma história de brancos, dá impressão que só eles é que existiram”, diz o historiador João Paulo Oliveira e Costa à jornalista Cristina Peres num episódio que analisa o impacto dos clichés, ideias feitas e preconceitos na ideia que se tem hoje da África da atualidade. Ouça o podcast O Mundo A Seus Pés. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/202330 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

O autocarro só passava à quinta. E os que ficavam doentes à sexta? Uma médica portuguesa em cenários de desespero

Viu crianças que já não iria conseguir salvar. Não que tivessem doenças raras, incompreensíveis à medicina moderna, mas porque os pais não tinham forma de se deslocar até um centro de saúde. Mónica Costeira já esteve nos campos de refugiados da Grécia, no Iémen, no Sudão do Sul e em outros locais onde a sua especialidade, a pediatria, é escassa e pode salvar as vidas que acabaram de começar. Ouça o testemunho no novo episódio do podcast O Mundo A Seus Pés. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/202333 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Argentina, o país onde a inflação (anual) já vai em 140% e um "anarcocapitalista" pode ser eleito Presidente

O homem que pode ser o próximo Presidente da Argentina chama-se Javier Milei, já teve várias vidas profissionais, e acredita que o seu falecido cão “está sentado ao lado do Divino”. É neste cenário de grande disrupção política e alta inflação que os argentinos vão votar nas eleições gerais de 22 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/202332 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Inundações na Líbia: “exemplo claro de Estado falhado”, onde é “impossível” combater tragédias

Uma semana e meia após as inundações que afetaram sobretudo a cidade de Derna, a investigadora Ana Santos Pinto descreve um país sem “instituições que permitam uma intervenção direta” e sem “capacidade de diálogo com as instituições internacionais”. Da ‘revolução permanente’ preconizada por Kadhafi passou-se a um estado de “conflito permanente” entre dois governos e várias milícias rivais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202337 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Hungria, capital europeia da direita populista

Na semana em que Budapeste acolhe uma cimeira sobre demografia que juntou na capital húngara dirigentes europeus de relevo, sobretudo da direita radical, olhamos para o país de Viktor Orbán. Polo agregador de populismos que desafiam a norma europeia, foi palco para a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, rejeitar a imigração enquanto solução para o envelhecimento populacional do continente. Teresa Ferreira Rodrigues, catedrática da Universidade Nova de Lisboa e membro da direção do Instituto Português de Relações Internacionais, e Hélder Gomes, jornalista da equipa internacional do Expresso, são convidados de um episódio conduzido pelo editor da secção, Pedro Cordeiro. A sonoplastia é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/18/202341 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Guerras geram guerras: no Sahel, como no Corno de África, há mão internacional

O golpe de Estado no Níger está longe de ter uma solução à vista e o perigo de vir a espalhar instabilidade por todo o Sahel é real. Se fossem precisos exemplos, o Corno de África, da Etiópia à Somália, é uma montra de situações que não viram ainda um regresso à normalidade. Uma conversa da jornalista Cristina Peres com o professor e analista Manuel João Ramos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/202332 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

“Pensei que o restaurante fosse ruir com um amigo nosso lá dentro”: o jantar mais assustador da vida de um português em Marrocos

Já há mais de 2000 mortes confirmadas no grave sismo que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite e muitas das aldeias mais isoladas nas montanhas, onde se registou o epicentro, estão praticamente destruídas. A ajuda já está a chegar, porém mas há ONGs que acusam Rabat de negar a entrada de assistência humanitária. Neste episódio extra falamos com um jornalista e escritor marroquino que nos explica o porquê desta recusa e também com um português que estava a jantar no terraço de um restaurante em Marraquexe quando começou a ver tudo a tremer à sua volta. Ouça os testemunhos neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/10/202317 minutes, 1 second
Episode Artwork

Episódio Extra: Marrocos, mais de mil mortos e só agora é que as autoridades estão a chegar às zonas mais afetadas

Drones, helicópteros, vários carros dos bombeiros, exército e polícia. Marrocos já enviou todos os meios disponíveis para o epicentro de um dos piores sismos da história do país, mas a dimensão da tragédia ainda não se conhece totalmente. Neste episódio extra do podcast O Mundo a Seus Pés falamos com a jornalista do Expresso Joana Ascensão, que começou a acompanhar este desastre, para o site do Expresso, logo na manhã deste sábado, 9 de setembro, poucas horas após o abalo de 6.8 na escala de Richter.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/9/202315 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Ucrânia na UE até 2030? Não será “fácil” ultrapassar “egoísmos”, mas Europa tem passado nos “testes do algodão”

Na sua deslocação recente à Ucrânia, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a trazer à ordem do dia um tema muito caro à atual liderança de Kiev. Mas a adesão à União Europeia também implica muitos desafios – desde logo, a necessidade de cumprir os critérios de Copenhaga, mas também a reforma das regras comunitárias e os impactos na geopolítica e na distribuição dos fundos comunitários.  Para nos ajudar a entender, são convidados deste episódio Madalena Meyer Resende, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), e Paulo Sande, advogado e professor convidado da Universidade Católica. A conversa é conduzida pelo jornalista Hélder Gomes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/202343 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Na Guatemala dos cravos vermelhos há quem queira assassinar o Presidente Arévalo (que acaba de ser eleito)

Bernado Arévalo prometeu baixar o salário do chefe de Estado dois dias antes de ser eleito Presidente da Guatemala. Para que isso aconteça precisa do “apoio da comunidade internacional” para tomar posse a 14 de janeiro de 2024, diz a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, que foi observadora eleitoral da União Europeia neste sufrágio, e é nossa convidada neste episódio do podcast O Mundo a Seus PésSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/28/202325 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Já está a marinar a nova ‘geringonça’ espanhola de Pedro Sánchez

Primeiro-ministro socialista é o candidato mais bem colocado para conseguir investidura e chefiar o próximo Governo espanhol. Eleição de uma camarada sua para presidir ao Congresso dos Deputados sugere que será possível reeditar e até alargar uma frente de partidos que trave o caminho à direita. Para avaliar as hipóteses de um e de outro, antever o custo político que Sánchez terá de pagar pela provável recondução, é convidada deste episódio a investigadora Ana Isabel Xavier, do ISCTE. Ouça o podcast da secção de internacional do Expresso. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/21/202337 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

"Se a União Europeia perder o Níger como parceiro para as migrações e segurança vai ter mesmo de rever a sua estratégia em África"

O prolongamento da crise na última ex-colónia francesa a cair nas mãos de uma junta militar já deu tempo à formação de um governo com as pastas distribuídas entre os militares de topo. A organização subregional CEDEAO reúne-se de urgência ameaçando com uma intervenção militar e o clube dos 15 divide-se entre os que apoiam o golpe e os que exigem o retorno à ordem constitucional. A diplomacia internacional faz o que pode para apaziguar o sentimento anti-ocidental enquanto o povo nigerino tem dias difíceis garantidos pela frente. Uma conversa da jornalista Cristina Peres com Carina Franco sobre o Níger, neste episódio do podcast O Mundo A Seus Pés. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/14/202328 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

O líder do Camboja está no poder há 38 anos. E agora vai passar o testemunho… ao filho. É hora de mudança ou só mais um capítulo da dinastia?

Depois de quase 40 anos à frente dos destinos do Camboja, um país do sudeste asiático com cerca de 17 milhões de pessoas, Hun Sen vai deixar a cadeira de primeiro-ministro… para o filho. Nos últimos anos, a oposição foi silenciada, alguns dos mais conhecidos políticos do país partiram para o exílio, fecharam rádios, jornais e organizações internacionais. Estará o país que sofreu um dos mais brutais regimes do século XX à beira de uma mudança? Ouça aqui o podcast Mundo a Seus Pés com a participação de Luis Mah, professor de desenvolvimento global ISCTE, e Tiago André Lopes, Professor de Estudos Asiáticos e de Diplomacia da Universidade Portucalense e Investigador do Instituto do Oriente.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/7/202340 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: Como vai a nova acusação criminal a Donald Trump influenciar as presidenciais de 2024?

A tentativa de reverter o resultado genuíno das eleições de 2020, que o afastaram do poder, vale ao ex-Presidente americano quatro novas acusações federais. Com previsíveis idas a tribunal durante as primárias em que quer ser escolhido como candidato do Partido Republicano, Trump aproveita para alimentar a tese da cabala. Oiça este episódio especial do podcast Mundo a Seus PésSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/2/202335 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

“Os cubanos estão cansados de muitos anos com grandes dificuldades. Um professor ganha 6 mil pesos, um frango custa 2800 e um gelado 500”

Em Cuba só cresce a desesperança no futuro e a população enfrenta um dos períodos de maiores carências das últimas décadas. A comida é cara, importam-se galinhas que são pagas em dinheiro vivo porque o país não tem acesso ao crédito internacional, faltam medicamentos para tratar doentes, as manifestações são reprimidas, e a participação na guerra civil de Angola tem feridas por sarar. Para nos falar da vida dos cubanos temos connosco a escritora cubana Karla Suarez, autora do romance 'Um Lugar Chamado Angola', e a investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Raquel Ribeiro, que viveu em Cuba para preparar o seu pós-doutoramento sobre a presença cubana em Angola.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/202346 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Núñez Feijóo vence em Espanha, mas Sánchez é gato de sete vidas

A noite das legislativas antecipadas não deixa adivinhar quem vai ser o próximo primeiro-ministro de Espanha. O PP (direita) venceu, mas não tem maioria nem a alcança com o Vox (extrema-direita). Os socialistas perderam, mas crescem em votos e deputados e sonham reeditar os pactos que os mantêm no poder há cinco anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/202349 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Guerra no Sudão. Ouro e água são interesses-chave num conflito que cauciona gerações de sudaneses e contamina a região

A distribuição do ouro extraído no Sudão, o terceiro maior produtor mundial deste metal precioso, e os interesses do Egito em travar a barragem etíope do Nilo são pano de fundo para uma guerra que inclui muitos outros ingredientes e “só não se sabia quando iria começar”, como diz Alexandra Magnólia Dias em conversa com a jornalista Cristina Peres. A capital Cartum está a ferro e fogo com instituições, hospitais e embaixadas pilhadas de caminho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/202325 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Dois dias de violência como não se via há 20 anos. “Jenin é uma representação física da Nakba, a grande tragédia da Palestina”

O exército israelita diz que é no campo de refugiados de Jenin, uma cidade no norte da Cisjordânia ocupada, que se escondem os extremistas que negam a existência e querem destruir o Estado de Israel. Mas os palestinianos não vêem qualquer extremismo na luta armada contra uma invasão. Uma conversa sobre as consequências da última incursão militar de Israel em terras palestinianas, e principalmente sobre o caudal incontornável da História.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/202354 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: "Agora estou aqui, não sei se poderei regressar". Nove artistas do Sudão passam por Lisboa em "Disturbance in the Nile"

Os combates pelo poder entre o exército sudanês e a Força de Intervenção Rápidado em Cartum, a capital do Sudão, matam civis inocentes e ameaçam apagar a produção artística de dezenas de artistas e do movimento que emergiu da revolução de 2019. Em conversa com Cristina Peres, Rahiem Shadad, co-fundador da Downtown Gallery de Cartum e co-curador da exposição “Disturbance in the Nile”, fala sobre pessoas e a emergência de uma identidade artística nacional agora patente em Lisboa. Ouça o episódio extra do podcast O Mundo A Seus Pés. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202315 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Venezuela: "As famílias com acesso a dólares vivem melhor mas (apesar disso) é um país de esperança"

A moeda da Venezuela (bolívar) é fraca, o salário mínimo não dá para comprar quase nada, e metade da população vive em situação de pobreza extrema, incluindo parte dos mais de 200 mil portugueses e luso-descendentes que vivem neste país da América do Sul. Para nos falar do quotidiano deste país onde o Programa Alimentar Mundial distribui ‘canastas básicas’ a meio milhão de crianças, temos connosco Laura Melo, diretora do PAM na Venezuela, e Hector de Franca, um instrutor de artes marciais filho de emigrantes madeirenses que lá nasceu há 38 anos, e agora vive na Madeira por entender que não tinha condições de segurança para criar a filha na terra onde cresceu. Este é mais um episódio do podcast O Mundo A Seus Pés dedicado à América Latina com Manuela Goucha Soares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/202332 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Polónia na encruzilhada entre populismo e valores europeus

Com eleições legislativas a marcar para o outono, a Polónia já conta cabeças de um lado e de outro da refrega política. O ultradireitista Partido Lei e Justiça, no poder há oito anos, procura o terceiro mandato, sempre sob a égide do antigo primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, que em tempos partilhou o poder com o seu gémeo Lech, já falecido. Já o centro liberal aposta, ao que tudo indica, no também antigo primeiro-ministro Donald Tusk, mais tarde presidente do Conselho Europeu. Em conflito com Bruxelas, que acusa Varsóvia de violar o Estado de Direito, o Governo polaco tenta capitalizar sentimentos de soberania e o prestígio internacional que o apoio firme à Ucrânia lhe tem valido. Tal não impede, porém, que centenas de milhares de manifestem nas ruas contra o Executivo e os retrocessos que promove nas liberdades individuais e na igualdade de direitos. O podcast O Mundo A Seus Pés analisa o estado de coisas com os jornalistas Pedro Cordeiro e Hélder Gomes, e a investigadora Madalena Meyer Resende.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/26/202335 minutes, 1 second
Episode Artwork

Episódio extra: Quem é Yevgeni Prigozhin e até onde pode ir a sua rebelião?

O chefe do grupo de mercenários Wagner revoltou-se contra o regime russo e promete que nada o deterá até Moscovo. Análise das raízes do desentendimento entre o Presidente da Rússia e o homem a quem chamavam seu cozinheiro, e das potenciais consequências do levantamento armado em curso. Na noite de 23 para 24 de junho de 2023, precisamente 16 meses após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, um homem instrumental nessa agressão revoltou-se contra o Kremlin. Depois de ter feito inúmeras críticas aos comandos militares e ao Governo russos, Yevgni Prigozhin anunciou ter entrado no país pela fronteira sul e pretender avançar até Moscovo, prenunciando a queda de Vladimir Putin. Este acusa-o de traição e promete castigá-lo. Neste episódio extra o editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, conversa com a jornalista Ana França, que esteve três vezes em reportagem na Ucrânia durante a atual guerra, e que recentemente assinou na Revista E um perfil do chefe do grupo de mercenários Wagner. A edição técnica do episódio é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/24/202327 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Já ouviu falar em diplomacia da saúde?

Mais de 150 consultas diárias dadas por médicos de meia dúzia de especialidades, seis toneladas de medicamentos, atos cirúrgicos inéditos. Tudo coube num contentor de 40 pés, porém exigiu logística complexa. Muitos contributos de várias entidades couberam numa curta missão humanitária em São Tomé e Príncipe aqui resumido pelo ortopedista António Lacerda Sales em conversa com Cristina Peres. Ouça o episódio desta semana do podcast O Mundo A Seus Pés. See omny.fm/listener for privacy information.
6/19/202320 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

NÃO PUB Shhhiiu do lado da Ucrânia, frenesim mediático do lado da Rússia. Alguma coisa está a mudar na linha da frente

A desinformação corre desimpedida pelo campo de batalho mediático. Há uma contraofensiva ou não há uma contraofensiva? Em que fase está? A Ucrânia pede silêncio, a Rússia diz que já está a esmagar os esforços de reconquista do lado de Kiev. A explosão da barragem no sul da Ucrânia vai dificultar, e muito, as movimentações das tropas de Kiev para reconquistar o sul - mas há outras opções. Ana França conversa com Bruno Cardoso Reis, coordenador do doutoramento em História e Defesa Militar do ISCTE e da Academia Militar, e com o major-general Arnaut Moreira, especialista em estratégia militar e diretor de Comunicações e Sistemas de Informação do Exército entre 2013 e 2016, sobre os cuidados a ter com a gestão de expectativas, quais as várias fases de uma contraofensiva e por que é que a Defesa ucraniana está em blackout informativo. Ouça o episódio desta semana do podcast O Mundo a Seus Pés.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/202342 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Bolívia: uma relação contraditória com a Igreja Católica e a revolta com os abusos sexuais

Na Bolívia o povo saiu às ruas para protestar contra os abusos sexuais nas escolas católicas. Os bolivianos tem uma relação contraditória com a igreja católica que é simultaneamente a igreja da teologia da libertação e um símbolo de opressão e colonização. O Presidente Luís Arce garante que a justiça fará o seu trabalho e pediu acesso a todos os ficheiros do Vaticano sobre abusos sexuais no seu país. Para nos falar deste drama que é comum a toda a América do Sul, temos connosco dois convidados neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés: Paulo Mendes Pinto, coordenador do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Lusófona, e investigadora brasileira Mariana Malheiros que fez uma pesquisa na Bolívia sobre descolonização, despatriarcalização e feminismo indígena. Ouça o podcast O Mundo a Seus Pés com Manuela Goucha Soares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/202345 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Derrota sem paliativos para Pedro Sánchez nas eleições locais espanholas

O Partido Socialista Operário Espanhol (centro-esquerda) deve manter dois ou três governos regionais, entre os doze que foram a votos este domingo. Antes das eleições governava nove dessas comunidades autónomas. Aragão, Valência, Extremadura, La Rioja e Baleares passam para as mãos do Partido Popular (direita), que vê no resultado uma rampa de lançamento para conquistar o poder nas legislativas de dezembro. Neste episódio o politólogo Diogo Noivo, atento analista da política espanhola e autor do livro “Uma história da ETA”, sobre o terrorismo no País Basco, é convidado para uma conversa com o editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro. A edição técnica fica a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/202338 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Para que serve a cooperação na área da Defesa na CPLP? A análise do coronel Luís Bernardino

Em julho passa um quarto de século sobre o início da cooperação na área da Defesa na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. “Estamos muito satisfeitos”, concluem os responsáveis pela cooperação entre os Estados que têm "o Atlântico como centro de gravidade e o coração em África", dizia Adriano Moreira. Uma conversa de Cristina Peres com o Coronel Luís Bernardino.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/202323 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Memória, culpa, patriotismo: dois ativistas da Rússia e da Bielorrússia relembram os anos passados em regimes que fazem da História uma arma de propaganda

Pavel e Katerina já não vivem onde nasceram: ele, na Rússia; ela na Bielorrússia. Agora estão em Portugal, onde ambos têm associações que lutam, de longe, por mais liberdade nos seus respectivos países. Mas o contacto com família e amigos que ainda lá vivem mostra-lhes que a máquina de propaganda que ajudou a fazer nascer e sustenta ainda todo o regime de Vladimir Putin, e por contágio o de Alexander Lukashenko, continua funcional. Uma conversa sobre educação patriótica, culpa, controlo e narrativas impostas a várias gerações moderada pela jornalista Ana França.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/202333 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Colômbia: O país onde os nomes de família pesam na política e a guerrilha pode ter feito um milhão de mortos

A Colômbia é uma democracia convalescente que tenta sarar as feridas de “uma guerra que fez, consoante os números, 200 mil, 300 mil, um milhão de mortos”, disse o Presidente Gustavo Petro, na Universidade de Salamanca, onde estudou. Para nos falar deste país rico em cultura e biodiversidade e da sua sociedade profundamente estratificada e desigual onde o nome de família tem um peso insuportável, temos connosco dois convidados neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés: Susana Barradas, uma portuguesa que dirige o Departamento de Psicologia da Universidade Externado da Colômbia, e Fabrício Chagas Bastos, um académico brasileiro que acompanha a implementação do processo de paz e assistiu (demasiado perto) a dois atentados, em BogotáSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/202344 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: Coroação de Carlos III, o Reino Unido entrou finalmente no século XXI?

Há 70 anos que o Reino Unido não coroava um chefe de Estado. Houve muitas semelhanças e outras tantas diferenças entre a cerimónia protagonizada por Isabel II em 1953 e a que consagrou este sábado o seu filho e herdeiro, Carlos III. É que a tradição e a continuidade são esteios da coroa, mas o mundo pula e avança e há que manter sintonia com os súbditos, no Reino Unido e nos demais 14 países em que o monarca britânico reina. Neste episódio extra falamos com Francisca Ferreira Marques, correspondente do Expresso em Londres, que não se deixou impressionar pela intempérie — que obrigou a reduzir o espetáculo de aviação programado — e andou pelos parques e ruas da capital britânica a falar com muitos dos que quiseram fazer parte daquele dia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/7/202325 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Episódio Extra: Quem é Santiago Peña, o novo Presidente do Paraguai, militante do Partido Colorado que está no poder há 70 anos?

Estudou na Universidade da Columbia em Nova Iorque, é economista, tem 44 anos, chama-se Santiago Peña, e foi eleito Presidente do Paraguai por larga maioria. Neste episódio extra do podcast O Mundo a Seus Pés temos connosco a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, observadora eleitoral da União Europeia, neste ato eleitoral que (também) fica marcado por uma forte votação no candidato populista da extrema-direita, Payo Cubas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/2/202326 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Biden 2024: forças e fraquezas de um Presidente recandidato

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, a 25 de abril de 2023, que volta a concorrer às presidenciais em novembro de 2024. O democrata terá, então, 82 anos, o que levanta a questão da escolha do vice-presidente. E do lado republicano, quem lhe fará frente? Conversa a olhar para as implicações da contenda anunciada para a América, mas também para o mundo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/28/202346 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Confederação Empresarial da CPLP: Mão-de-obra estrangeira vai resolver o "apagão" europeu

A solução para o crescimento económico é a capacitação, defende a guineense Nelma Fernandes, a primeira mulher a presidir à Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Uma conversa de Cristina Peres com Nelma Fernandes sobre no que mandam e como mandam as mulheres empresárias. Ouça o podcast sobre política internacional da autoria de Cristina Peres.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/202323 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Dezenas de documentos secretos do Pentágono andam a circular na internet. Podem vir aí muitos mais. O que sabemos já é muito preocupante

Neste episódio do podcast Mundo a Seus Pés falamos da fuga de informação com origem no Pentágono que já está a ser descrita como a maior desde que Edward Snowden despejou milhões de documentos sobre a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos que detalharam, pela primeira vez, a rede de espionagem que o Governo norte-americano mantinha - e ainda mantém - tanto em países inimigos como em países aliados. Diana Soller e Manuel Poejo Torres analisam minuciosamente tudo o que se sabe e tudo o que ainda falta saberSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/14/202339 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

No Brasil há uma terra indígena maior do que Portugal, onde as águas foram envenenadas e as crianças estão a morrer. Oiça o lider yanomami

No território yanomami brasileiro já só vivem 31 mil indígenas, ameaçados pelo garimpo ilegal que os priva de comida e destrói o seu habitat natural: “98% dos indígenas yanomamis não podem receber apoio alimentar porque não têm documentos”, diz o líder Júnior Hekurari, convidado deste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés, onde também participa o fotógrafo e documentarista brasileiro, Gabriel Chaim, autor de um documentário sobre a terra yanomami: “Cenário pior do que este só vi no Iémen”, alerta ChaimSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202339 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Três novos livros para compreender uma guerra que não parece ter fim

Cândida Pinto, Ana França e Germano Almeida são jornalistas e lançaram, por estes dias, livros sobre a guerra na Ucrânia. As duas primeiras basearam-se na experiência enquanto enviadas da RTP e do Expresso para cobrir o conflito, o segundo destaca-se pelas análises na SIC. Nesta conversa partilham pontos de vista e hipóteses de futuroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202344 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Episódio extra: Donald Trump é o primeiro ex-Presidente dos EUA acusado de um crime

A acusação, que ainda não é conhecida em detalhe, tem que ver com dinheiro pago a uma atriz de filmes pornográficos, em 2016, para ocultar um relacionamento com o então candidato presidencial. Não é o crime mais grave de que Trump é suspeito e não deve impedi-lo de concorrer à Casa Branca em 2024See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/31/202318 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Cabo Delgado: "Só quando os interesses internacionais foram afetados pela insurgência é que se reagiu aos terroristas"

“Não se pode pôr o ónus apenas no Estado moçambicano”, defende o Coronel Luís Bernardino. Os indicadores estavam lá há cinco anos e a comunidade internacional também. Com a intervenção das forças da SADC e do Ruanda, em colaboração com o exército moçambicano, a situação está mais calma, porém é muito mais fácil acabar com a paz do que repô-la. Uma conversa de Cristina Peres com Luís BernardinoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/202325 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

12 anos de guerra na Síria: o que é feito do país de Bashar al-Assad?

A Síria entrou no 13º ano de guerra. O conflito está relativamente congelado, mas a vida de quem ficou no país é ainda pior hoje do que era nos piores dias da guerra: falha a água corrente, proliferam doenças que já não são deste tempo, a luz vem e vai, a comida tem preços incomportáveis para 80% da população. Neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés recebemos duas convidadas: Ghalia Taki, síria residente em Portugal, e Cátia Moreira de Carvalho, especialista em movimentos extremistasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/202333 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Há cada vez mais bebés russos a nascer na Argentina desde que a guerra da Ucrânia começou. Mas porquê?

As sanções impostas pela União Europeia a cidadãos russos desde o início da guerra da Ucrânia levam muitos russos a procurar outros países para escapar à mobilização de Putin e criar os filhos em segurança. Neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés recebemos dois convidados que nos ajudam a perceber porque é que a Argentina é o “El Dorado“ das grávidas russas: o correspondente do Expresso em Buenos Aires, Márcio Resende, e o politólogo argentino Andrés Malamud, neto de um avô nascido em KievSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/202342 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Episódio extra. Afinal, que espera a China conseguir na frente diplomática da guerra?

A China não apresentou apenas ideias para alcançar a paz na Ucrânia. Xi Jinping até já partilhou uma visão muito mais abrangente para a “segurança global”, que Raquel Vaz Pinto considera importante. Durante o mês de fevereiro, a atividade da diplomacia chinesa nada menos foi do que frenética. A longo prazo, quais são os objetivos de tanto investimento numa guerra de que Pequim podia ter escolhido manter-se à margem, como têm feito tantos outros países de África, Ásia ou América do Sul?See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202334 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Naufrágio na costa italiana: Europa e migrações, ou como realidade e discurso estão cada vez mais dissociados

Ao largo da Calábria, no sul de Itália, um naufrágio vitimou pelo menos 68 pessoas. É mais uma tragédia a ceifar os que, desesperados, sonham com uma vida melhor, vida normal, ou apenas vida no Velho Continente, em vez da morte certa nos seus países de origem. Para conversar sobre migrantes, refugiados e as decisões que a União Europeia (não) toma sobre o seu acolhimento e integração, são convidados deste episódio Tiago Cardoso, doutorando em Relações Internacionais nas áreas do asilo, proteção internacional, migrações, que já foi voluntário em missões internacionais, e Ana França, jornalista do Expresso e autora de reportagens em pontos quentes de afluxo de refugiados, como Lampedusa ou o Líbano. A condução do debate cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, ficando a edição técnica a cargo de Salomé Rita e Joana Beleza. O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202339 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Os capacetes azuis da ONU ainda são bem-vindos em África?

A população revoltou-se contra os militares da ONU presentes no leste da República Democrática do Congo, onde os capacetes azuis passaram a ser atacados com regularidade. No Mali, a junta governativa expulsou o representante da ONU para os direitos humanos, acelerou a saída da força francesa e expulsou o embaixador de França. Estarão as forças internacionais a tornar-se irrelevantes para a estabilização e prevenção de conflitos em África? Uma conversa de Cristina Peres com o Coronel Luís BelarminoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/202324 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Da efervescente Kiev às ruas vazias de Kherson: a voz das jornalistas enviadas à Ucrânia

A guerra da Ucrânia está a dias de fazer um ano (24 de fevereiro). Não se vislumbrando o seu fim num horizonte próximo, os cidadãos afetados pelo conflito fazem por continuar com as suas vidas, em condições por vezes muito precárias. Capitular não é hipótese que ponham na mesa. Este episódio é preenchido pelo relato das enviadas do Expresso, Ana Baião (fotojornalista) e Ana França (jornalista) — que, por estar em viagem, é substituída na condução da conversa pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro. Na emissão participa ainda, apesar de limitada por dificuldades técnicas, a ativista ucraniana Ksenia Tomchyk, que tem ajudado a resgatar civis no cenário dos combates. A sonoplastia é de Salomé Rita e João Luís Amorim.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/20/202333 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Caos no Peru: ninguém quer o poder num país em que o povo está a ser usado

Já morreram cerca de 60 pessoas desde que o ex-Presidente Pedro Castillo foi destituído a 7 de dezembro. Para nos falar de fronteiras em risco, eleições que ninguém quer, instabilidade nas ruas e uma sociedade racializada onde a nova classe média disputa o poder com a velha classe média, temos o correspondente do Expresso no Peru, Luís Novais, e o professor de Ciência Política, Michael Baum. Episódio conduzido pela jornalista Manuela Goucha Soares.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/13/202347 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Episódio Especial: duplo terramoto na Turquia e Síria foi devastador. Porquê? E pode acontecer em Portugal?

Milhares de edifícios caíram e o número de vítimas mortais já ultrapassou os 11 mil. Neste episódio extra do podcast O Mundo a seus Pés analisamos os dois terramotos que assolaram o sul da Turquia e o norte da Síria em menos de 24 horas. Com 7,8 e 7,5 graus na escala de Richter, respetivamente, deixaram um rasto de destruição, mortandade e centenas de milhares de deslocados.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202336 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A que se deveu a demora da Alemanha em decidir enviar tanques para a Ucrânia?

A Ucrânia prepara-se para utilizar os tanques Leopard 2 no esforço por recuperar território ocupado pela Rússia desde que começou a invasão, há quase um ano. O “fumo branco” alemão demorou a obter, por motivos que exploramos neste episódio, e que podem ajudar-nos a antever os próximos passos da guerra. Oiça o podcast Mundo a seus pés, com Mónica Dias, professora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, e Cristina Peres, jornalista de do Expresso que acompanha assuntos alemãesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/6/202336 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Guiné-Bissau: a grande rota do tráfico de droga e o jornalismo de investigação

Temas pantanosos estão muitas vezes associados a territórios adversos, onde nem sempre é fácil obter respostas às perguntas difíceis. Malta Files e Football Leaks, Offshore Leaks, Panama Papers, Bahamas Leaks, Paradise Papers e Angolagate… Que atividade é esta que agita o mundo à superfície fazendo emergir motores ocultos de economias obscuras, negócios aparentes movidos por confrarias subterrâneas, protegidos por advogados inimputáveis e cujos segredos são guardados em documentos que, de vez em quando, são desviados e vêm a público? A Guiné-Bissau é o narcoestado em foco neste episódio do Mundo a Seus Pés, uma conversa com os jornalistas Micael Pereira e Carlos Isaac conduzida por Cristina Peres.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/30/202329 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Enfrentar a justiça por ajudar migrantes? Na Europa é cada vez mais comum

Há cada vez mais pessoas alvo de processos judiciais por prestarem ajuda a migrantes. Em Itália e na Grécia mas também na Polónia e na Hungria, que não têm mar. Com os fluxos migratórios longe de acalmar - estão, aliás, a voltar a crescer - é pouco provável que a situação venha a modificar-se num futuro próximo. Neste episódio discute-se a criminalização da ajuda humanitária e os pontos fortes e fracos da nova lei de vistos de trabalho que Portugal aprovou em outubro deste ano. Neste episódio de O Mundo a Seus Pés a jornalista Ana França fala com Miguel Duarte, ativista que já fez sete viagens em barcos de resgate de migrantes, e Emellin de Oliveira, jurista e investigadora na área da imigração junto do Nova Asylum Policy Lab, onde trabalha para escrutinar e melhorar as leis públicas portuguesas para estas populações, para debater as consequências deste fenómeno e também o que é bom e menos bom na nova lei de vistos de trabalho para estrangeiros que Portugal aprovou em outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/23/202344 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Vandalismo vs. Democracia. O Brasil, segundo a historiadora Lilia Schwarz e o embaixador Luís Faro Ramos

Uma conversa com a historiadora e escritora brasileira Lilia Schwarcz e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, onde se fala de cultura, política, educação, diplomacia, racismo, feminismos, e ainda se revelam segredos sobre as ondas da Nazaré, caldo verde e acarajé. Fala-se ainda sobre a próxima cimeira Luso-Brasileira, que se realiza em Portugal à boca do 25 de Abril, com Chico Buarque a receber o Prémio Camões que espera por ele há quatro anos. A moderação deste episódio é feita pela jornalista Manuela Goucha Soares, e a edição técnica está a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/16/202344 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Episódio Especial: Um dia de vergonha e trauma na História do Brasil

Um episódio extra do podcast de Internacional do Expresso com Renato Lessa, antigo diretor da Biblioteca Nacional do Brasil e professor de filosofia política no Rio de Janeiro, José Reinaldo Lopes, professor de teoria do direito na Universidade de São Paulo e Manuela Goucha Soares, jornalista do Expresso e especialista em assuntos relacionados com o Brasil. A análise à invasão que aconteceu a 8 de janeiro em Brasília e que é um mergulho profundo no bolsonarismo e este ataque inédito às sedes dos três poderes que regulam a democracia brasileira (executivo, legislativo e judicial).   See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/9/202348 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

A União Europeia ainda atrai alguém?

A Croácia aderiu, a 1 de janeiro de 2023, à moeda europeia e à maior área de livre circulação do mundo. Outros oito países do leste do continente são oficialmente candidatos a aderir à União Europeia, e outros mostram interesse. Mas manter o sonho vivo é desafio que nunca se pode dar por definitivamente cumprido. Este episódio explora as forças e fraquezas do projeto europeu, numa conversa com Madalena Meyer-Resende, investigadora de temas europeus do Instituto Português de Relações Internacionais, e Ana França, jornalista da secção internacional do Expresso.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/9/202331 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Em 2023 vamos querer saber de África?

Bem-vindo a 2023, e a África, com o primeiro episódio do podcast da secção de Internacional do Expresso Mundo a Seus Pés, que tem a partir de agora periodicidade semanal. Cristina Peres conversa com Domingos da Cruz sobre os velhos e novos desafios que o continente tem na agenda. "África já é a maior zona de comércio livre do mundo e o mundo nem deu por isso", sublinha o jornalista e investigador angolano. Será que estamos todos atentos às dinâmicas deste continente onde vivem 1400 milhões de pessoas? Venha daí connosco ouvir as novidades See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/2/202321 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Balanço de um 2022 marcado pela guerra na Ucrânia

A encerrar o ano, cinco jornalistas da secção internacional do Expresso conversam sobre destaques dos últimos 365 dias. A invasão russa da Ucrânia e as suas ramificações, a mudança política no Brasil e a consolidação do poder de Xi Jinping na China são temas em debate. Ana França fala da guerra na Ucrânia; Cristina Peres do seu impacto na Europa, com foco na radical mudança política que impôs na Alemanha; Manuela Goucha Soares do Brasil, onde a polarização entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva pode não terminar quando este último tomar posse da chefia do Estado, a 1 de janeiro de 2023; Salomé Fernandes examina a nomeação de Xi Jinping para um inédito terceiro mandato presidencial na China, ainda a lamber as feridas da covid e com protestos populares contra as medidas de restrição.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/26/202245 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Holodomor: recordar a Grande Fome que ainda se discute passados 90 anos

Esta semana propomos-lhe uma viagem na História. Vamos recuar 90 anos para falar do Holodomor, ou Grande Fome. Três a cinco milhões de ucranianos morreram em resultado direto ou indireto das decisões do ditador Iusef Estaline, que ordenou o confisco de toda a produção agrícola na então República Socialista Soviética da Ucrânia. O crime que o Holodomor constituiu tem sido recordado nos últimos meses, no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia e da guerra que dura há dez meses. Que paralelos há e, sobretudo, como evitar o esquecimento do que se passou são assuntos em foco neste episódio.  Participam neste episódio a historiadora Aline de Beuvink e a jornalista do Expresso Ana França. A edição técnica é de João Martins e a condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/202236 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Um mês após a entronização, milhares pedem nas ruas a demissão de Xi Jinping

Presidente a cumprir um inédito terceiro mandato é diretamente visado nos protestos que irromperam por toda a China. Restrições decretadas para conter a covid-19 são o rastilho para manifestações em que acabam por estar em causa muitas liberdades negadas a todo um povo. Oiça o podcast O Mundo a Seus Pés com Pedro Cordeiro, António Caeiro e Ana FrançaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/28/202229 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

COP 27: Metas, leis e regulamentos não chegam para defender o planeta, é preciso ação

Entre a COP 26 de Glasgow e a COP 27 do Egito, as priodidades climáticas foram atropeladas pela crise energética precipitada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Será que a agenda desta Cimeira do Clima das Nações Unidas ainda está alinhada com a realidade? A jornalista Cristina Peres conversa com João Dias Coelho, diretor da organização não governamental GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/202237 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Lula reconquista o Brasil. Falta saber como governá-lo

Os dois milhões de votos que Luiz Inácio Lula da Silva teve a mais do que Jair Messias Bolsonaro nas presidenciais brasileiras, cuja segunda volta se disputou domingo, são coisa pouca num país com 215 milhões de habitantes. Ou seja, a divisão foi profunda. Lula prometeu governar para esses 215 milhões, rejeitando a ideia de que haja “dois Brasis”. Reconciliar um povo, formar um Executivo tão coeso quanto inclusivo e fazer pontes para resolver problemas são os grandes desafios do antigo e novo Presidente, que toma posse no próximo dia 1 de janeiro. São convidados deste episódio Rita Figueiras, professora de Comunicação Política na Universidade Católica Portuguesa; Renato Lessa, catedrático de Filosofia Política, investigador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa; e Manuela Goucha Soares, jornalista da secção internacional do Expresso. A moderação cabe ao editor Pedro Cordeiro e a sonoplastia a João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/31/202243 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

A grande reunião do regime chinês em tempos de incerteza

Decorre desde domingo, 16 de outubro, e até ao próximo fim de semana o 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês. Com Pequim sob segurança reforçada, os mais de 2000 delegados preparam-se para reconduzir o Presidente Xi Jinping para um inédito terceiro mandato. Neste episódio a investigadora Raquel Vaz Pinto, do Instituto Português de Relações Internacionais, e os jornalistas Salomé Fernandes e António Caeiro analisam o arranque do Congresso, a intervenção do chefe de Estado chinês e o contexto em que se realiza o conclave. Da guerra na Ucrânia ao desemprego juvenil na China, muitos são os fatores que põem em causa as metas e planos do regime autoritário de Pequim.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/17/202241 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Afinal parece que podemos construir um futuro melhor

Num episódio com um formato ligeiramente diferente, O Mundo a Seus Pés dá a conhecer um alemão radicado na Suíça e muito sui generis. Gerd Leonhard, entrevistado neste podcast pela jornalista Ana França, dedica-se há décadas a pensar no futuro. Atento ao progresso tecnológico, que valoriza, nem por isso é um deslumbrado. E considera que ele pode ser muito mais aproveitado em prol do ser humano se o egoísmo e a cobiça saírem da equação. A apresentação deste programa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e a sonoplastia é de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/202222 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Um Reino pouco Unido e órfão de Isabel II

Com o Reino Unido de luto pela rainha que mais tempo ocupou o trono, é tempo de olhar para o futuro. Carlos III já assumiu o papel que herdou da mãe, mas não é ao novo rei que cabe governar um conjunto de quatro países cuja união tem sido posta em causa nos últimos anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/12/202231 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Esperança suspensa no Sri Lanka

Uma gravíssima crise económica, social e política assola o Sri Lanka. Protestos de multidões e a invasão da residência presidencial levaram o chefe de Estado, Gotabaya Rajapaksa, a fugir do país, de início para as Maldivas, em seguida para Singapura. O seu sucessor, Ranil Wickremesinghe, até há dias primeiro-ministro, promete mão dura e dificilmente resolverá as causas do descontentamento. Para tentar compreender as raízes do problema e as difíceis saídas, participam neste episódio as jornalistas do Expresso Cristina Peres (que visitou o Sri Lanka em 2015) e Salomé Fernandes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/25/202223 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

E depois de Boris? Aceitam-se apostas para o próximo inquilino do n.º 10 de Downing Street

Após o anúncio de demissão do primeiro-ministro do Reino Unido, multiplicam-se as candidaturas à chefia do Partido Conservador. Quem são os aspirantes a Downing Street? Que hipóteses têm? Como se desenrola a eleição? Conversa entre três jornalistas do Expresso versados no além-Mancha Neste podcast O Mundo a Seus PésSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/11/202241 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Oceanos, um património... mas sempre para o futuro?

No dia em que arranca a conferência das Nações Unidas sobre os oceanos, realizada em Lisboa até 1 de julho, refletimos sobre o potencial que o mar encerra e o que falta fazer para tirarmos pleno partido dele e para o protegermos de ameaças. Passados 24 anos sobre a Expo98 na capital portuguesa, que já celebrava os oceanos como património para o futuro, quando o tornaremos presente? A convidada deste episodio é Maria Eduarda Gonçalves, catedrática do ISCTE e há muito tempo dedicada às questões dos oceanos, nomeadamente no trabalho que desenvolveu com o seu marido, Mário Ruivo. Desaparecido em 2017, o cientista foi, com Mário Soares, figura cimeira da Comissão Mundial Independente par aos Oceanos e uma das vozes portuguesas mais entendidas na matéria.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/27/202229 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Como construir a imagem de um Presidente em guerra

Volodymyr Zelensky levou para a política — e, desde 24 de fevereiro ou mesmo antes, para a guerra — os seus dotes de ator e comunicador. Neste episódio exploramos a importância da imagem e da propaganda no conflito armado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/30/202241 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Aborto: a longa guerra pelo corpo de meia Humanidade

No início de maio de 2022, uma fuga de informação tornou conhecida a versão preliminar de uma decisão que terá apoio maioritário entre os nove juízes do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América. A mesma visa revogar o famoso veredicto Roe vs. Wade, que em 1973 deu âmbito nacional ao direito a interromper uma gravidez. É ocasião para falar com Isabel Moreira, deputada e colunista do Expresso, e Ana França, jornalista da secção internacional, sobre os avanços e recuos do direito ao aborto no mundo. O episódio tem edição técnica de João Luís Amorim e é conduzido pelo editor Pedro Cordeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/16/202234 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Fé na Paz? O papel das igrejas ortodoxas na guerra da Ucrânia

Estamos habituados a ver dirigentes religiosos a apelar ao fim dos conflitos armados. Na invasão da Ucrânia houve uma diferença: o patriarca Cirilo, máxima autoridade ortodoxa russa, justificou e defendeu a agressão ao país vizinho. Pretexto para explorar o papel da igreja na guerra, com Paulo Mendes Pinto, coordenador do departamento de ciências da religião da Universidade Lusófona; Arturo Zoffman Rodríguez, investigador na Universidade Nova que tem trabalhado sobre questões russas; e Manuela Goucha Soares, jornalista da secção internacional do Expresso.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/2/202240 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Macron vs. Le Pen: hora da decisão em França

A dias da segunda volta das presidenciais francesas, Pedro Cordeiro convida Ricardo Costa, que cobriu a primeira volta para a SIC em Paris. Conversa em torno do que vai decidir o desfecho da disputa, das estratégias do Presidente e da candidata nacionalista ao comportamento dos candidatos eliminados, passando pelo colapso do sistema partidário francês.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202238 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

O complicado papel da China na guerra da Ucrânia

Que papel tem ou pode ter a China numa guerra que se desenrola em solo europeu. Mediadora? Apoiante de um dos lados? E de que forma a invasão da Ucrânia afeta os projetos de Pequim para projetar soft power pelo globo? Favorece ou trava tentações semelhantes em relação à ilha democrática de Taiwan?See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/202232 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Balcãs Ocidentais: zona de impacto da guerra na Ucrânia

A região volta a agitar-se, com ameaças de separatismo na Bósnia-Herzegovina e uma posição quase insustentável para o Governo sérvio, ao mesmo tempo que o jovem Kosovo continua a procurar reconhecimento internacional. Do Kremlin, Vladimir Putin evoca a intervenção da NATO naquela então província sérvia para justificar a guerra que leva a cabo na Ucrânia. Para ajudar a compreender porquê, são convidados deste episódio o jornalista Ricardo Alexandre, editor de internacional da TSF, analista da SIC e investigador do ISCTE; e a jornalista Ana França, da secção internacional do Expresso.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/21/202241 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Como se sai desta guerra?

A invasão da Ucrânia pela Rússia dura há 12 dias e não se vislumbra solução. Pelo contrário, acumulam-se sinais de tragédia humana — com centenas de milhares de refugiados a sair do país — e os mísseis não param de chover sobre as terras ucranianas, nem para a saída de civis em segurança. É fulcral perceber o que aconteceu até agora na guerra, o que pode acontecer nos próximos dias e que perspetivas de desfecho existem para o conflito. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202250 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Jogos de guerra: quando o combate é no espaço virtual

Ciberguerra, ataques a sistemas, hackers, vírus, worms. Eis vocábulos que recentemente entraram para o léxico bélico e que é preciso decifrar. Até para saber quão vulneráveis somos. Enquanto o mundo vive pendente da muito anunciada mas não verificada (à hora de gravação deste podcast) invasão da Ucrânia pela Rússia, convém lembrar que a guerra entre os dois países já dura há oito anos e que se trava tanto no terreno físico como no mundo cibernética. O Kremlin é veterano em agressões no espaço virtual, sofridas em geografias tão distintas como a Estónia, cujos sistemas atacou em 2007; os Estados Unidos da América, onde interferiu nas eleições presidenciais de 2016; ou, no mesmo ano, no referendo britânico sobre a União Europeia. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/202236 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Podemos falar de xenofobia na maior parte das democracias europeias

Uma semana depois do parlamento espanhol aprovar a reforma laboral proposta pelo Governo socialista de Pedro Sánchez, devido a um erro no voto do deputado popular Alberto Casero, é tempo de refletir sobre o poder das alianças parlamentares nas democracias europeias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/202238 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Portugal não soube planear as “legislativas pandémicas”, mas lá fora há “mil” ideias

Com as eleições legislativas à porta e centenas de milhares de portugueses confinados, é tempo de olhar para o mundo e perceber como se votou em tempos de pandemia. Do voto por correspondência ao drive-through e até à deteção com drones, vários países encontraram soluções para todos poderem exercer o direito democrático sem pôr em risco a saúde dos demais. Já Portugal tem sido relutante em adotar novas formas de votar, antes e depois do surgimento da covid-19. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/24/202235 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Putin dispara em todas as direções

Ameaça de invasão da Ucrânia; apoio ao ditador do Cazaquistão; agressividade crescente no Báltico. A Rússia inquieta a vizinhança e o Ocidente não parece saber que fazer para travar as ambições de Vladimir Putin.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/202231 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Ano Novo, a fome de sempre

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas não vai ter um ano mais calmo em 2022. Guerras e alterações climáticas estão entre os principais motivos para que milhões de seres humanos não consigam obter alimento suficiente para assegurar a subsistênciaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/202127 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Boris Johnson parece desfocado

Esta semana atravessamos o canal da Mancha, onde o Governo de Sua Majestade balança em várias frentes. Do sempiterno ‘Brexit’ a deputados com problemas éticos, passando pela tragédia humana dos migrantes que tentam chegar a costas britânicas, o país inquieta-se com a aparente falta de rumo do primeiro-ministroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/202126 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Testes à democracia na América Latina

As recentes eleições na Nicarágua e na Argentina e as que em breve se disputarão na Venezuela dão o mote para falar da qualidade da democracia numa região muito instável do ponto de vista político e fortemente afetada pela pandemiaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/15/202134 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Batalha pela alma da União Europeia

O desafio do Tribunal Constitucional polaco ao direito europeu abriu uma polémica que vai ao âmago do que é a União Europeia. Conversa com um perito e uma jornalista que esteve em reportagem na Polónia sobre este e outros desafios à unidade dos 27See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/202134 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Afinal o Aukus não é tão novo nem tão dramático

O especialista Bernardo Pires de Lima analisa o recente acordo de segurança entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos da América. Rejeitando a ideia de “viragem”, a sua leitura do Aukus aponta para mera calibragem de uma tendência vinda de há muitoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/202134 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Pensar a transição climática

A reconstrução económica pós-pandémica representa uma oportunidade de alterar hábitos e prioridades, num esforço por proteger o planeta — o que, dizem os especialistas, é uma emergência. Quão preparados estamos, 50 anos após a fundação da emblemática Greenpeace, para responder a esse desafio? Dois entendidos na matéria respondem neste episódioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/202137 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

O Afeganistão de onde todos querem fugir

Os talibãs retomaram o poder perante a passividade das forças de segurança afegãs e a retirada das tropas ocidentais. Os “estudantes de teologia” prometem moderação e inclusividade, mas há poucas razões para crer em tais boas intenções. O quebra-cabeças regional complica-seSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/202134 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #44 Que Alemanha depois de Angela Merkel?

A dois meses das eleições legislativas, há duas certezas: a chanceler democrata-cristã sai do poder ao fim de 16 anos e os seus parceiros de coligação sociais-democratas passam à oposição. Conversa sobre o futuro da Alemanha, que acaba por ser também sobre o futuro da Europa, com Mónica Dias, diretora do programa de doutoramentos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica; Miguel Baumgartner, luso-alemão formado em ciência política e estudos europeus; e Cristina Peres, jornalista do Expresso que acompanha os assuntos alemãesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/202146 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #43: Um país, um só sistema... e cada vez mais forte

No mês em que o Partido Comunista Chinês fez 100 anos e em que passam 24 desde a devolução de Hong Kong pelo Reino Unido, análise a um regime em afirmação crescente dentro e fora de portasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/202133 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #42: Presidência da UE não foi histórica, mas alcançou resultados

Na reta final da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, dois jornalistas e dois peritos fazem um balanço do semestre em que Portugal assumiu a coordenação de 27 Estados-membrosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/202135 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #41: ‘America is back’, mas... ‘not so fast’!

A América voltou ao multilateralismo. Eis o recado que Joe Biden trouxe aos europeus na sua primeira grande deslocação enquanto Presidente dos Estados Unidos. Mas nem a América nem o mundo são os mesmos. Conversa com o colunista do Expresso Miguel MonjardinoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/202132 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #40: O Expresso em Ceuta e Lampedusa

Duas semanas após a entrada de milhares de migrantes em Ceuta, o assunto não está resolvido e ainda ressoam as querelas diplomáticas entre Marrocos e Espanha. Ouvimos os testemunhos de duas repórteres do Expresso que visitaram, este ano e em 2015, pontos quentes de uma crise migratória que não parece ter fimSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/202129 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #39: América Latina em chamas

Em semana (a terceira seguida) de tumultos na Colômbia e no rescaldo das eleições para uma Assembleia Constituinte no Chile, olhamos para a América Latina. Polarizada política e socialmente, lacerada por profundas desigualdades e atacada pelo coronavírus, esta região do mundo procura dar esperança a jovens que não veem futuroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202129 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #38 Um Reino Desunido

A dias de uma maratona eleitoral no Reino Unido, tomamos o pulso ao estado do país que deixou a UE. Independentismo na Escócia e tumultos na Irlanda do Norte ameaçam a coesão britânica e, embora falte chama à oposição, o Governo vê-se cercado por casosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/202144 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #37 Fronteiras da UE cada vez mais militarizadas, ou o mito do migrante como ameaça à segurança

Migrantes e refugiados são cada vez mais hostilizados, no que parece ser um esforço por retratá-los como perigosos e dissuadi-los de tentarem entrar na Europa. O editor de internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, e a jornalista Ana França conversam com Bruno Oliveira Martins, investigador e professor no Peace Research Institute Oslo, organismo com sede na capital norueguesa que estuda as possibilidades diplomáticas da resolução de problemas entre naçõesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202133 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #36: A geopolítica da covid-19

Com o país a reabrir aos poucos, abrimos o olhar ao mundo. Há países, regiões e continentes em fases diferentes da pandemia. A origem do coronavírus SARS-CoV-2 continua por apurar e a vacinação torna-se corrida económica e diplomática em que a União Europeia está a ficar para trásSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/202132 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #35: Israel à procura de um Governo estável

Em semana de eleições legislativas, é tempo de refletir sobre a longevidade de Benjamin Netanyahu no poder. O líder do Likud parece encaminhar-se para nova vitória, empurrado pelo êxito do combate à pandemia. Mas as acusações de corrupção não desapareceram, nem o conflito que se eterniza com os palestinianosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202136 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #34: União Europeia tem 4 mulheres primeiras-ministras e 23 homens primeiros-ministros

Quarenta e seis anos depois de as Nações Unidas consagrarem o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, a União Europeia tem 4 países com primeiras-ministras mulheres e 23 países com primeiros-ministros homens. Os Estados Unidos ocupam o 42.º lugar no índice de igualdade de género, o que prova que ainda têm um longo caminho a percorrer para serem um país menos desigual nesta matéria. Para debater estes temas, este episódio conta com a eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques e o catedrático de Ciência Política Michael BaumSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202153 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #33 As três revoluções em curso na Índia

A maior democracia do mundo atravessa profundas mudanças políticas, demográficas e económicas. Com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de viagem marcada para o Porto em maio, olhamos para as relações entre Nova Deli e o Ocidente, para as tensões com a China e o Paquistão e para os protestos em curso no paísSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/202129 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #32: Um ano de protestos na Tailândia

Com um Governo crescentemente autoritário e um rei que desprestigia o país, os tailandeses saem à rua há um ano. Uma cidadã que participou nos protestos e vive hoje em Portugal e um académico versado em Sueste Asiático são os convidados deste episódioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/202143 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #31: Que Presidente será Joe Biden?

Na semana em que toma posse o 46.º Presidente dos Estados Unidos da América, olhamos para os próximos quatro anos. Vacinar 300 milhões de pessoas, sarar um país dividido e convencer o mundo de que a civilidade voltou serão os principais desafios de Joseph Robinette Biden Jr.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/18/202138 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #30: O leme e o sol marcam o caminho da quarta presidência portuguesa da UE

A nossa quarta presidência rotativa do Conselho da União Europeia começa dentro de poucos dias. Quer ser "justa, verde, e digital" num momento particularmente difícil da história da Europa e do mundo. Nesta última edição do ano do podcast do Internacional do Expresso, temos connosco a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, embaixadora Ana Paula Zacarias, e o diretor do Instituto Português de Relações Internacionais, professor Nuno Severiano Teixeira, que já foi ministro da Administração Interna e da DefesaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/28/202043 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #29: Vem aí a quarta presidência portuguesa da UE

A três semanas de Portugal assumir a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, propomos um périplo pelas anteriores ocasiões em que tal responsabilidade coube ao nosso país: 1992, 2000 e 2007. E talvez não saiba que afinal até podíamos ter começado mais cedo... como nos conta o embaixador João Rosa Lã, convidado do podcast de Internacional 'O Mundo a Seus Pés'See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/14/202053 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #28: Etiópia à beira da guerra civil

País da África Oriental com historial de violência, a Etiópia vive há semanas um conflito armado entre o Governo central e a região de Tigray. Um ano depois de ter ganho o prémio Nobel da Paz, o primeiro-ministro Abiy Ahmed rejeita qualquer tentativa de mediação e garante já controlar a capital da região insubmissaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/202033 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #27: Extremismo islâmico volta a mostrar as garras na Europa

No último mês, atentados jiadistas em Paris, Nice e Viena chocaram a Europa. O Presidente francês reagiu com firmeza e promete medidas, sem abdicar da liberdade de expressão. Como combater as causas da radicalização num país pejado de guetos onde é impossível viver?See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/16/202042 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #26: Biden ou Trump, quem vai cumprir o sonho americano?

Esta terça-feira os americanos elegem o 46º Presidente dos Estados Unidos. Fique connosco e escute esta conversa com os enviados do Expresso, David Dinis, que está numa Nova-Iorque sem turistas, e Pedro Cordeiro, em Washington, a expectante capital política da América. Donald Trump ou Joe Biden, quem será o próximo Presidente?See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202048 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #25: Radiografia de uma América dividida

Conversa com o presidente do American Club, Patrick Siegler-Lathrop, a duas semanas das eleições nos Estados Unidos. O empresário, que vive em Portugal há doze anos, lançou um livro sobre o complicado sistema eleitoral que decidirá se é Donald Trump ou Joe Biden quem manda no país mais poderoso do mundo até 2024See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/202033 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #24: O novo abraço do urso soviético

Se a palavra Bielorrússia contém Rússia, na geopolítica passa-se quase o oposto: é mal disfarçada a tentação russa de englobar o país vizinho. A rebelião em curso contra o ditador Alexander Lukashenko pode bem dar a Vladimir Putin o pretexto de que precisa para tal. É convidado deste episódio do podcast internacional do Expresso o jornalista José Milhazes, veterano de assuntos soviéticos e russosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202035 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #23: uma ‘rentrée’ como nunca vimos

As manobras do Kremlin contra a oposição, a sempiterna saída do Reino Unido da UE, a escolha do próximo Presidente dos EUA e as tensões no Mediterrâneo Oriental são dossiês quentes no regresso de férias. Sem esquecer, é claro, a pandemia que impregna o mundo e dizima pressupostos. Conversa descontraída entre dois jornalistas da secção Internacional do Expresso sobre o que aí vemSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/202043 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #22: dissecando a bazuca da UE contra a pandemia

Da cimeira europeia que se estendeu ao longo de um fim de semana e mais um dia resultou um acordo no valor de 750 mil milhões de euros. Não foi fácil lá chegar, como conta a correspondente do Expresso em Bruxelas, Susana Frexes, convidada neste episódioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/21/202030 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #21: a voz aos correspondentes em tempos de pandemia (Argentina e Angola)

Buenos Aires e Luanda são os destinos deste episódio, em que conversamos com os correspondentes do Expresso nessas cidades meridionais. Entre a pandemia e os problemas endémicos, em Argentina e Angola vivem-se tempos de ansiedade social e económicaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202040 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #20: a voz aos correspondentes em tempos de pandemia (Macau e Guiné-Bissau)

Neste episódio visitamos dois destinos da lusofonia. Quer em Macau quer na Guiné-Bissau, a covid-19 é uma preocupação entre outras, que a pandemia vem complicar. Seja o risco de perder liberdades instituídas ou o perigo de (mais) uma guerra civilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/202040 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #19: Os Estados Unidos podem “fazer melhor”. Como?

George Floyd, cidadão negro sem culpa formada ou alegada, morreu a 25 de maio, asfixiado pelo joelho de um polícia em Minneapolis. Desde a sua morte, a revolta e os protestos espalharam-se por todo o país, por vezes com violência. Trump adota um tom agressivo, outros dirigentes apelam à unidade. Como pôr fim ao mal-estar e de que forma afetará ele as eleições presidenciais de 3 de novembro?See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/202030 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #18: A voz aos correspondentes em tempos de pandemia (Brasil e França)

Os correspondentes do Expresso em São Paulo e em Paris são os convidados desta emissão. Contam-nos como a pandemia os afetou pessoalmente e explicam o que se passa nos países de onde enviam as suas peças. A covid-19 afeta o mundo todo, mas não afeta todo o mundo da mesma formaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/202037 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #17: A voz aos correspondentes em tempos de pandemia (EUA e Turquia)

A covid-19 afeta o mundo todo, mas não afeta todo o mundo da mesma forma. Nesta emissão falamos com os correspondentes do Expresso nos Estados Unidos da América e na Turquia sobre o combate à pandemia nestes países e as respetivas consequências económicas e políticasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/202059 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #16: Para onde vai a China depois da pandemia?

O país com mais habitantes do globo e a segunda maior economia mundial não quer que a pandemia de que foi berço lhe arruíne os planos de afirmação geopolítica em que tanto apostou nos últimos anos. À fatal ocultação de dados segue-se a diplomacia da máscara, ao passo que se reforçam os sistemas de controlo da população. O podcast desta semana é sobre a ChinaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/202045 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés Extra: a primeira morte por covid-19 foi há 100 dias

Há três meses e meio não imaginávamos todas as mudanças que se abateram sobre a nossa vida quotidiana. Economia, política, sociedade e diplomacia são esferas afetadas pela pandemia, o que é um bom mote para pôr à conversa quatro jornalistas da secção internacional do ExpressoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/20/202049 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #15: Um Brasil à deriva face ao coronavírus

Com o Presidente Jair Bolsonaro em guerra aberta contra o ministro da Saúde e a comunidade científica, 220 milhões de brasileiros ouvem recomendações contraditórias que geram confusão. O chefe de Estado e de Governo é contrariado por autoridades estaduais e municipais e até os patrões da droga tomam a iniciativa de proteger a população das favelas. O maior país lusófono do mundo está no centro deste episódio do podcast da secção Internacional do ExpressoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/202033 minutes
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #14: A pandemia vai mudar as relações entre países e a circulação internacional de alimentos?

A segunda pandemia do século XXI está a mudar equilíbrios geoestratégicos e a criar uma nova relação de forças entre as grandes potências mundiais. A única certeza que temos é que os Estados Unidos da América não quiseram ou não foram capazes de afirmar a sua liderança, como acontecia desde o fim da II Guerra Mundial. E que a China se afirma cada vez mais como a (nova) grande potência mundial. A alteração da geoestratégia mexe com a nossa segurança e defesa, com o comércio mundial, a produção e circulação de alimentos que consumimos todos os diasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/202053 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #13: Vamos conseguir vencer a pandemia de covid-19?

É a segunda pandemia do século XXI. Os casos iniciais foram reportados no início de janeiro na cidade chinesa de Wuhan, mas a doença depressa alastrou a todos os continentes. Há países que já fecharam fronteiras e aeroportos, bolsas em queda e muitas empresas paradas. Mais importante: há vidas em jogo e doentes para cuidar. Os que estão bem têm de mudar de hábitos, porque é a única forma de travar o rápido avanço do coronavírus, que já fez mais de sete mil mortos e infetou mais de 179 mil pessoas no planetaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/202039 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Especial Covid-19: Tudo aquilo que precisa saber para gerir a sua vida face à pandemia

Vera Arreigoso, jornalista do Expresso especializada em temas de saúde, analisa o mais recente boletim epidemiológico da DGS sobre os infetados em Portugal, esclarece quais os principais sintomas e responde às principais preocupações dos portugueses neste momento - "posso viajar?" e "o que faço com os miúdos em casa sem escola?". Ouça este especial do Expresso sobre o novo coronavírusSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/12/202012 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #12: está aí a “Super Terça-feira”. Quem vão os democratas lançar contra Donald Trump em 2020?

Os democratas estão divididos e a “Super Terça-feira” está à porta. Dia 3 de março, 14 estados norte-americanos decidem, através de eleições primárias, que candidato merece levar mais delegados à grande convenção final de onde sairá o nome escolhido para tentar derrotar Donald Trump. Há mais de 1300 delegados em jogo, um terço do total de delegados em disputa e por isso jogam quase todas as fichas neste grande jogo. Ouça o podcast de Internacional com a convidada Diana Soller, investigadora do IPRI-NOVA e autora, com Tiago Moreira de Sá, do livro “Donald Trump: O Método no Caos”See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/2/202036 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #11: Quão preocupados devemos estar com o coronavírus?

Da cidade chinesa de Wuhan, o coronavírus propagou-se a todas as províncias da China e ainda a 28 países e territórios e infetou mais de 40 mil pessoas, tendo causado cerca de 900 mortos, segundo dados oficiais. Qual o risco verdadeiro de sermos contagiados? Que medidas de prevenção tomar? Podemos confiar nos dados oficiais chineses?See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/10/202027 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés #10: Porque não devemos esquecer o Holocausto?

Esta segunda-feira, cerca de 200 sobreviventes do Holocausto reúnem-se em Auschwitz para participar numa cerimónia comemorativa da libertação deste campo. Foi há 75 anos, a 27 de janeiro de 1945. O Governo português lembra que nesta data também devemos homenagear os “que tiveram a coragem de escolher fazer o que estava certo, independentemente das consequências”. Entre os nomes que merecem a nossa homenagem figuram os nomes dos diplomatas Aristides de Sousa Mendes, Carlos Garrido Sampaio e Alberto Teixeira Branquinho, do Padre Joaquim Carreira”. E também de José Brito Mendes, um português que vivia em FrançaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/27/202044 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O Mundo a Seus Pés extra: os meandros dos negócios de Isabel dos Santos em foco na investigação Luanda Leaks

Isabel dos Santos aposta numa imagem pública de empresária que subiu a pulso, mas o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação — de que o Expresso faz parte — mostra num trabalho de âmbito mundial que a sua ascensão e enriquecimento não podem ser dissociados do facto de ser filha de José Eduardo dos Santos. Edição extra do podcast de Internacional do Expresso num momento de revelações extraordináriasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/20/202024 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

#9: O conflito entre os Estados Unidos e o Irão fica por aqui? Ou há nova escalada?

2020 começou com um agravamento de violência no Golfo Pérsico e uma enorme escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irão. Neste podcast vamos falar sobre a morte do número 2 do regime iraniano, o general Qasem Soleimani, abatido por um míssil americano na capital do Iraque, e da tragédia que cinco dias mais tarde roubou a vida de 176 civis que viajavam num Boeing das Linhas Aéreas UcranianasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/13/202035 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #8: O mundo mudou assim tanto em 2019?

Este é o balanço de um ano marcado por ondas de protestos que atravessaram o planeta. E também pelos incêndios da Amazónia e da Austrália, a morte de mais de mil migrantes e refugiados no mar Mediterrâneo, e o processo de destituição do Presidente dos Estados UnidosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/30/201927 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #7: Macau corre risco de ser contaminado pelos protestos de Hong Kong?

Durante 450 anos Macau foi território português. Uma colónia pela qual chegámos a pagar tributo à China, ou seja, uma espécie de renda. Macau tem agora 34 quilómetros quadrados e as receitas provenientes do jogo competem com as de Las Vegas. Na semana em que se assinalam 20 anos da transferência do poder de Portugal para a China, queremos saber o que resta da presença portuguesa, e se a contestação que está a acontecer em Hong Kong vai chegar ao território onde se falou patuáSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/201931 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Podcast “O mundo a seus pés” extra: a vitória conservadora, o caminho livre para o Brexit e mais dores de cabeça nas Irlandas e na Escócia

Os conservadores venceram as eleições gerais no Reino Unido com 365 deputados e Boris Johnson tem um mandato inegável para finalmente concretizar o Brexit. O país cansou-se do tema e pede o regresso a uma política que discuta as escolas, os hospitais e a segurança social. Jeremy Corbyn tem sobre os ombros a mais pesada derrota dos trabalhistas desde 1935, não vai continuar à frente do partido e a procura pelo perfil ideal do próximo líder já começou. Por resolver fica a Escócia, onde os independentistas reforçam a posição e a Irlanda do Norte, onde os unionistas não conseguiram um grande voto de confiança. Vence o Brexit, quebra-se a União?See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/201930 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #6: A viagem de circum-navegação é portuguesa, espanhola ou da Humanidade?

Há 500 anos, o português Fernão de Magalhães, que muitos historiadores dizem ser “o mais genial navegador de todos os tempos”, já tinha atravessado metade do Atlântico para procurar a ligação que o levaria ao Pacífico pelo sul do continente americano. A sua morte numa emboscada em 1521 fez com que o basco Juan Elcano arriscasse o regresso por uma rota que não estava prevista e concluísse a primeira volta ao mundo por mar. Quem é que pode reivindicar a autoria desta epopeia?See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/2/201935 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #5: Será viável um governo de Sánchez e Iglesias?

Aquilo que há uns meses parecia impossível, aconteceu: o PSOE fez um acordo de governo de coligação com a aliança Unidas Podemos. Para Pedro Sánchez esta foi a única solução encontrada para "romper o ciclo interminável de eleições e sucessivos bloqueios" que empatam Espanha desde 2015. Mas como é que se viabiliza este acordo? A aritmética está do lado dos independentistas catalães?See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/18/201935 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #4: Desafios da Alemanha no final da era Merkel

No próximo sábado 9 de novembro passam três décadas sobre o dia de 1989 em que os alemães se definiram como "o povo mais feliz do mundo" em frente às Portas de Brandemburgo. À noite em que caiu o Muro de Berlim seguiu-se a reunificação menos de um ano depois e, desde então, a Alemanha tornou-se a maior economia da Europa e um peso internacional para desafiar as ameaças à democracia liberal. Europeístas convictos, veem agora as ruas tomadas por ativistas em defesa do Planeta e avaliam a urgência de inverter a erosão do centro político, castigado pela fatia do eleitorado que opta pela extrema-direita. A queda do Muro foi o fim de um ciclo com impacto em todo o mundo. O Mundo a seus Pés olha para o destino que se reserva à Alemanha no final da era MerkelSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/4/201919 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #3: Os adiamentos do Brexit abrem uma crise democrática?

Os britânicos votaram há três anos e meio para sair da UE e imediatamente surgiu um movimento contra o resultado conhecido. Neste terceiro episódio de “O Mundo a Seus Pés”, regressamos ao Brexit porque o assunto continua a oferecer dezenas de linhas de análise para os dias em que vivemos. João Pedro Marques, historiador, é o convidado especial desta edição em que tentamos avaliar que saúde pode haver nas democracias ocidentais se partimos com tanta facilidade para a tentativa de deslegitimação dos vencedores que menos nos agradamSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/21/201922 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #2: Refugiados, um desafio por resolver

A tragédia de outubro de 2013 em Lampedusa mudou, para o bem e para o mal, toda a narrativa europeia sobre imigração e, em certa medida, polarizou opiniões: por um lado nasce o Mare Nostrum, uma das mais ambiciosas missões de salvamento em massa desde a Segunda Guerra Mundial. Por outro lado, cresceram também sentimentos anti-imigração, dando fôlego a partidos demagógicos e xenófobos e levando governos a tomar medidas para conter as entradas, principalmente nos países que receberam mais pessoas nesses primeiros anos da crise. Tudo isto e muito mais no segundo episódio do podcast de Internacional do ExpressoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/201927 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

O mundo a seus pés #1: Milhares de pessoas nas ruas, protestos cada vez mais violentos. Já percebeu o que se passa em Hong Kong?

Em 1997, quando a soberania de Hong Kong transitou do Reino Unido para a China, estes dois países acordaram um período de transição de 50 anos durante o qual este território manteria as liberdades de que vinha beneficiando. Mas esta realidade de “um país, dois sistemas” tem os dias contados e, em 2047, findo o período de transição, Hong Kong perderá esse estatuto especial. Vingará então a vontade do Partido Comunista Chinês. Conscientes disso, os habitantes de Hong Kong têm organizado megamanifestações em defesa dos seus direitos e liberdades e nada indica que estejam para findar em breve. Ouça aqui o primeiro episódio do podcast da secção Internacional do Expresso com o editor Pedro Cordeiro e o jornalista António Caeiro, que viveu quase 20 anos em PequimSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/23/201922 minutes, 17 seconds