Winamp Logo
Linhas Vermelhas Cover
Linhas Vermelhas Profile

Linhas Vermelhas

Portuguese, News, 1 season, 215 episodes, 3 days, 16 hours, 14 minutes
About
Um debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias à segunda-feira, com Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes, e à quarta, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. 
Episode Artwork

Costa e os jogos de bastidores de Bruxelas

Neste Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Prata Roque e Miguel Morgado, o tema é apenas um: a hipótese de António Costa se candidatar para Presidente do Conselho Europeu. Enquanto isso, o polémico processo Influencer, que resultou na demissão do antigo primeiro-ministro, continua a causar algumas incertezas relativamente à viabilidade de Costa no cargo. Quem são os seus apoiantes e quem está contra a sua possível candidatura europeia? See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/20/202421 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

A tendência para a queda do Bloco de Esquerda

Com o término do período eleitoral e já com os resultados das urnas conhecidos, começam as análises de desempenho dos partidos nacionais. Com o crescimento da direita e da extrema-direita em Portugal e na Europa, que estratégias terá a esquerda de adotar para contrariar esta tendência? De volta ao programa após campanha eleitoral pelo Bloco de Esquerda, Catarina martins faz o balanço dos resultados do partido que encabeçou, tendo como ponto de partida as últimas eleições europeias. Enquanto isso, o lugar de António Costa no Parlamento Europeu permanece incerto. Será o Caso Influencer determinante para o destino de Costa na Europa? Ouça a análise de Catarina Martins e de Cecília Meireles na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 17 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/18/202422 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

António Costa está de volta, será o melhor candidato que o Conselho Europeu pode ter?

Esta semana, depois dos europeus irem a votos, ficou conhecido o apoio de Luís Montenegro à ambição de António Costa de assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu. O político que marcou o país está de volta, mas pode ser uma peça, importante, mas menor, naquilo que é o atual jogo europeu. “A deusa da fortuna é a senhora de metade das nossas ações”, comenta Miguel Morgado neste Linhas Vermelhas. E a fortuna traz a António Costa e aos europeus uma conjuntura política de crescimento dos extremismos de direita e uma fragmentação das famílias políticas europeias no Parlamento. Está uma crise política aberta na União Europeia? Ouça o programa em podcast, emitido a 12 de junho na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/13/202421 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

O que justifica a derrota da AD na Europa?

Eleições europeias. Demissões, dissoluções e vitórias por toda a Europa. Em Portugal, o PS, representado por Marta Temido, conquistou um mandato a mais que a Aliança Democrática, encabeçada por Sebastião Bugalho. Apenas três meses após as eleições que levaram o partido de Montenegro a assumir o governo, o que explica agora esta derrota para o PS? Ouça a análise de Cecília Meireles e de Marisa Matias na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 10 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/11/202424 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Quem ganha mais com o novo IRS?

O parlamento aprovou uma nova redução no IRS. A proposta do PS de um novo modelo até ao sexto escalão seguiu em diante após a abstenção do Chega. Quem beneficiará mais com este novo modelo? Será favorável para os portugueses? Ouça a análise de Miguel Morgado e de Eurico Brilhante Dias na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 5 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/202423 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

O novo plano para as migrações

41 novas medidas apresentadas pelo governo que compõem este novo plano de ação para as migrações. Num cenário nacional e europeu em que o tema dos movimentos migratórios tem estado em destaque, eis que o governo liderado por Luís Montenegro traz uma nova tentativa de lidar com esta questão. Será um plano eficaz? Ouça a análise de Marisa Matias e Cecília Meireles na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 3 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/4/202420 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

O plano de emergência para a Saúde

Os médicos falam em “medidas vazias”, Pedro Nuno Santos em “desilusão”. Será este plano de Luís Montenegro um bom ponto de partida? Para os comentadores, “o ponto de calamidade“ que se vive precisa, sobretudo, de “pontos de chegada”. Ouça a análise de Miguel Prata Roque e Miguel Morgado na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 29 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/30/202421 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Uma vitória unipessoal de Miguel Albuquerque

Eleições na Madeira. Apesar das polémicas recentes no seio da família social democrata, o PSD Madeira foi o vencedor com o pior resultado do partido em 48 anos, sendo obrigado a recorrer ao apoio de outras forças políticas. Do outro lado, o PS Madeira e o Juntos pelo Povo anunciaram um género de acordo com a finalidade de afastar o PSD do poder. Ouça o debate entre João Almeida e Marisa Matias na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 27 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/28/202422 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Uma vitória nas escolas para a AD

Um feito ao cansado e muito almejado pelo governo anterior. Após pouco mais de um mês de ter tomado posse, o governo liderado por Luís Montenegro chega a um acordo com sete dos treze sindicatos dos professores, relativamente à recuperação dos anos de carreira dos profissionais do ensino. Verá o PS com bons olhos esta jogada bem sucedida do novo governo? Ouça o debate entre Miguel Morgado e Mariana Vieira da Silva, na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido a 22 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/23/202421 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

A dualidade da questão IRC

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a diminuição do IRC resultaria num crescimento económico, mas implicaria também uma compensação da quebra de receitas. Quais são as bases de sustentação deste estudo? De onde provêm as divergências a respeito deste tema? Marisa Matias e Cecília Meireles abrem o debate, demarcando-se a partir de posições opostas, em mais uma emissão do programa Linhas Vermelhas, transmitido no dia 21 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/21/202423 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

A estreia de Luís Montenegro nos debates quinzenais

É a estreia de Luís Montenegro nos debates quinzenais como primeiro ministro. Do outro lado está Pedro Nuno Santos, também um estreante como representante máximo da oposição ao novo governo. Qual foi a avaliação dos dois adversários? Ouça a análise de Miguel Prata Roque e Miguel Morgado na versão podcast do programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 15 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/202423 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Terá sido um debate suficientemente europeu?

O primeiro confronto para as europeias. Marta Temido (PS), Sebastião Bugalho (AD), João Cotrim Figueiredo (IL) e Francisco Paupério (Livre) foram os protagonistas deste debate que abre a primeira de duas semanas de discussões com vista as eleições europeias. Tendo como base os debates das eleições anteriores, sobre os quais recaíra acusações de nacionalizar em excesso os temas europeus, terá sido, este prelúdio, suficientemente europeu? Ouça a análise de Mariza Matias (em substituição de Catarina Martins) e de Cecília Meireles no programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias no dia 13 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/14/202436 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

O alegado crime de traição da pátria de Marcelo Rebelo de Sousa

Após horas de discussão do assunto, o partido Chega insiste em trazer para debate a acusação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de traição da pátria. Contudo, até ao momento, permanecem desconhecidos os juristas que sustentam os argumentos levantados pelo partido liderado por André Ventura. Será todo este debate apenas uma manobra? Ouça a discussão deste e outros temas no programa Linhas Vermelhas, por Miguel Morgado e Miguel Prata Roque, emitido na SIC Notícias no dia 8 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/9/202425 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Será o PS o causador dos problemas orçamentais?

“O PS não quer criar um problema orçamental.” “O PS não é  uma força de bloqueio.” Estas foram duas declarações do Secretário Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, prestadas durante uma entrevista à SIC e SIC Notícias. Será que as afirmações de Pedro Nuno corresponderão à estratégia adotada pelo PS nos últimos meses? Ouça o debate entre Cecília Meireles e Catarina Martins no programa Linhas Vermelhas emitido no dia 6 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/7/202423 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Terá sido precipitada a exoneração da Santa Casa?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado tornam a abordar a polémica questão da exoneração dos membros da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa por parte do governo. Prestes a completar-se dois meses de novo governo, voltam a surgir obstáculos no caminho de Luís Montenegro. A oposição segue inquisidora e levanta a questão: terá sido precipitada a ação de exoneração? Programa emitido na SIC Notícias no dia 1 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/2/202426 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Governo sem misericórdia de membros da Santa Casa

No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles fazem a análise dos principais temas em mais um arranque de semana. A três dias de completarem um ano no cargo, o governo anunciou a exoneração os membros da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa por “se ter revelado incapaz de enfrentar os graves problemas financeiros e operacionais da instituição”. Em que medida seria esta uma decisão justificável por parte do executivo de Luís Montenegro? Programa emitido na SIC Notícias no dia 29 de abril. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/30/202424 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

A vergonha das declarações de Marcelo e o golpe mediático e arriscado de Luís Montenegro

As polémicas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre António Costa e Luís Montenegro provocaram vergonha e consternação em Portugal e lá fora. Miguel Morgado, a respeito destas declarações, relembra uma frase sua: “A Europa é governada por cínicos sem espírito e oportunistas sem coração” e acrescenta que as declarações do Presidente da República são de alguém “verbalmente incontinente”. Ainda em análise neste programa esteve a escolha de Sebastião Bugalho para ser cabeça-de-lista da AD nas Europeias. O Linhas Vermelhas foi emitido a 24 de Abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/25/202429 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Sebastião Bugalho: uma estratégia de marketing da AD?

No Linhas Vermelhas em podcast, Cecília Meireles e Catarina Martins dão foco ao tema principal da semana: as eleições europeias e os respetivos representantes de cada partido. No Partido Socialista, Marta Temido é a número um, já a Aliança Democrática anunciou que será Sebastião Bugalho o cabeça de lista. Terá sido uma estratégia de marketing a escolha do ex-comentador político por parte da AD? Programa emitido na SIC Notícias no dia 22 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/23/202425 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

De que forma a Operação Influencer afetou a credibilidade de António Costa?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado debruçam-se sobre as recentes informações divulgadas relativas à Operação Influencer. Que influência teve este processo na imagem e credibilidade do ex-primeiro-ministro? Os comentadores fazem, também, uma ronda pelo programa de estabilidade do novo governo, bem como as polémicas das mudanças no IRS. Programa emitido na SIC Notícias no dia 17 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/18/202423 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

O pecado de Luís Montenegro

A polémica do IRS. No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles abordam as recentes controvérsias que envolvem o novo primeiro-ministro. A descida do IRS, as contas e as promessas do novo governo. Qual terá sido o maior pecado de Luís Montenegro? Programa emitido na SIC Notícias no dia 15 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/16/202425 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Será possível o novo governo dialogar com os partidos?

A palavra diálogo surge 15 vezes no programa do novo governo. No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e Miguel Prata Roque fazem a análise do programa do governo, tendo como base o programa eleitoral apresentado pela AD durante a campanha às legislativas. Entre as novidades, 60 propostas de outros partidos acabaram por ser incluídas. Em que medida o novo governo está aberto para dialogar com os partidos? Programa emitido na SIC Notícias no dia 10 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/11/202423 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos trocam correspondência

No Linhas Vermelhas em podcast, Cecília Meireles e Catarina Martins fazem a análise dos mais recentes acontecimentos que marcam a atualidade política. Pedro Nuno Santos escreveu uma carta a Luís Montenegro a propor um acordo. Entretanto, Pedro Passos Coelho apresentou um novo livro, "Identidade e Família", que levantou diversas perguntas. Programa emitido na SIC Notícias no dia 8 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/9/202427 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Os desafios de Montenegro

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado lançam as respetivas previsões do cenário político para os meses que se avizinham. Tendo como ponto de partida os desafios lançados por Luís Montenegro ao Partido Socialista, bem como a resposta de Pedro Nuno Santos. Como decorrerão estes próximos meses? Programa emitido na SIC Notícias no dia 3 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/202427 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Quem são as personagens que compõem o novo elenco do governo?

Novo governo, novos ministros. No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles traçam as primeiras impressões captadas pelos nomes divulgados que constituirão os novos ministérios. 17 ministros, 10 homens e 7 mulheres. Quem são estas novas personagens que compõem o elenco do governo comandado por Luís Montenegro? Programa emitido na SIC Notícias no dia 1 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/2/202421 minutes
Episode Artwork

O PSD acreditou que conseguiria eleger Aguiar Branco à primeira volta?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e Miguel Prata Roque fazem a análise dos recentes desenvolvimentos das polémicas que envolveram as votações para eleger o presidente da Assembleia da República. José Aguiar Branco (PSD) acabou por vencer a eleição à quarta tentativa, mas de que modo é que os sociais democratas acreditavam numa vitória à primeira volta? Os comentadores exploram esta e as questões envolventes, numa altura em que o parlamento parecia encontrar-se sob impasse. Programa emitido na SIC Notícias no dia 27 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/28/202427 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Solidariedade, a palavra de ordem entre Costa e Marcelo

Um ciclo político que termina. No Linhas vermelhas em podcast, Cecília Meireles e Catarina Martins fazem o balanço do Conselho de Ministros que encerra um ciclo socialista no país. Um encontro que contou com a participação simbólica do Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, que, em conjunto com António Costa trouxeram para cima da mesa, em diversas ocasiões, a palavra “solidariedade”. Terá sido esse o termo que caracterizou a cooperação entre o Presidente da República e o ex-primeiro-ministro nos últimos anos? Programa emitido na SIC Notícias no dia 25 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/26/202425 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

A indigitação de Luís Montenegro

Luís Montenegro foi indigitado. No linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado fazem o balanço das últimas novidades da política nacional. Augusto Santos Silva não alcança a reeleição, graças aos resultados dos votos do círculo eleitoral dos emigrantes, que não favoreceu o Partido de Pedro Nuno Santos. Luís Montenegro esteve em Belém, recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, para proceder à indigitação como novo Primeiro-Ministro do novo governo, que tomará posse no próximo dia dois de abril. Programa emitido na SIC Notícias no dia 20 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/21/202422 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Terá sido precipitado Pedro Nuno Santos assumir a derrota eleitoral?

Afinal, quem tirou ilações precipitadas? No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles fazem o ponto de situação da realidade do Partido Socialista. Após os resultados das urnas no passado dia 10 de março, Pedro Nuno Santos assumiu a derrota eleitoral e declarou liderar a oposição, mesmo ainda sem serem conhecidos os números dos círculos dos emigrantes. No entanto, Alexandra Leitão, coordenadora do programa eleitoral socialista, surge agora afirmando que o PS deve governar, caso tenha mais votos, ou mais deputados que a AD. Programa emitido na SIC Notícias no dia 18 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/19/202424 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Como governará a AD com um dos resultados mais baixos da história?

A AD venceu por pouco e o PS assumirá a oposição. No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado fazem a análise do pós eleições legislativas. Num momento em que a taxa de abstenção bateu recordes mínimos, uma tendência que se tem verificado desde 2019, uma terceira força política chega à assembleia com maior representação. Seria isto um reflexo do descontentamento dos portugueses? De que modo a Aliança Democrática contornará este novo obstáculo da tripolarização política? Programa emitido na SIC Notícias no dia 13 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/14/202423 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Que conclusões deve a esquerda retirar da derrota nas eleições?

A Aliança Democrática venceu as eleições e no Linhas Vermelhas em podcast Catarina Martins e Cecília Meireles fazem o rescaldo dos resultados da noite eleitoral. Que conclusões deve a esquerda retirar desta derrota nas urnas? O que se seguirá nos próximos capítulos no que toca a governabilidade e a viabilização do orçamento de estado? O programa foi emitido na SIC Notícias no dia 11 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/12/202424 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

O 'momentum' das campanhas eleitorais

Restam dois dias de campanha. Na reta final da corrida às urnas, no Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e Miguel Prata Roque fazem o ponto de situação das campanhas eleitorais levadas a cabo pelos principais candidatos. Exploram as diferentes estratégias adotadas pela AD e PS e os perfis psicológicos dos respetivos líderes partidários. Numa altura em que nos encontramos no "momentum" da campanha eleitoral, quem sairá vencedor? Programa emitido na SIC Notícias no dia 6 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202422 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Entre a esquerda e a direita: 20% de indecisos

Entrámos na última semana de campanha eleitoral. A poucos dias de conhecer os resultados das urnas e já após mais de 200 mil pessoas terem votado antecpiadamente no passado dia 3, Cecília Meireles e Catarina Martins fazem a análise da atual situação de campanha da esquerda e direita. Numa altura em que ambos os candidatos procuram apelar ao voto útil e atrair a franja do eleitorado indeciso, que ronda os 20%, o tempo escasseia. O programa foi emitido na SIC Notícias a 4 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/5/202423 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

A banalidade das campanhas eleitorais

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e João Soares, em substituição de Miguel Prata Roque, comentam as campanhas eleitorais dos dois principais partidos e notam a ausência de temas de política internacional como a morte do ex-líder da oposição do regime russo ou o confronto entre Joe Biden e Donald Trump. João Soares critica as campanhas do PS e PSD, classificando-as como “banais” e cheias de “fait divers” que se tornam assuntos com demasiado relevo. As declarações de Paulo Núncio, que defende um novo referendo ao aborto, foram outro dos temas em análise, sendo classificadas por Miguel Morgado como “um disparate”, já que o CDS, ganhando a AD as eleições, terá um papel “muito diminuto numa solução de governo”. Afinal, o PSD quer é negociar com a Iniciativa Liberal. O programa emitido na SIC Notícias a 28 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/29/202422 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

O faro de Passos Coelho estará ao serviço da AD ou do Chega?

O apoio "mais que esperado" ou um "presente envenenado"? O regresso de Passos Coelho em análise no Linhas Vermelhas em podcast. "Nós precisamos de ter um país aberto à imigração, mas cuidado que precisamos também de ter um país seguro. Hoje as pessoas sentem uma insegurança que é resultado da falta de investimento e de prioridade que se deu a essas matérias. Não é um acaso." São as palavras do antigo primeiro-ministro do PSD que marcaram o segundo dia de campanha oficial, depois do debate da rádio entre os partidos com assento parlamentar. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 26 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/202422 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Estará correto Luís Montenegro em não assumir se viabilizará um governo do PS?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado analisam a polémica questão levantada durante o debate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, que diz respeito  à viabilização em caso de derrota. Pedro Nuno teria mostrando-se disposto a tal, durante o confronto com o líder da AD, contudo posteriormente assumiu ter sido “mal interpretado”. Do lado da AD, Luís Montenegro permanece sem tomar uma posição clara. A menos de três semanas das eleições legislativas, o que se sucederá? Programa emitido na SIC Notícias no dia 21 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/202421 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos ou Luís Montenegro: quem terá chumbado o tão aguardado confronto?

No Linhas Vermelhas em podcast, os quatro comentadores reuniram-se para fazer a análise do debate que colocou frente a frente Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro. Catarina Martins, Cecília Meireles, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado debruçam-se sobre as performances dos dois líderes políticos, num debate em que havia muito em jogo. A questão que se levanta é: quem terá passado e no teste e quem chumbou? Programa emitido na SIC Notícias no dia 19 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/20/202439 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Quem esteve melhor: Pedro Nuno Santos ou André Ventura?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado debruçam-se sobre um dos confrontos mais aguardados. PS vs Chega, esquerda vs direita, Pedro Nuno Santos vs André Ventura. Quem venceu o debate? Programa emitido na SIC Notícias no dia 14 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/202424 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Um “cata-vento” e uma “cabeça fria” entram num debate

No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles analisam o confronto entre André Ventura, presidente do Chega, e Luís Montenegro, presidente do PSD.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/13/202422 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro: os protagonistas dos debates

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado focam-se no tema que tem acompanhado os eleitores nos últimos dias, os debates entre líderes partidários. Com eleições marcadas para o próximo dia 10 de março, os comentadores fazem um ponto de situação, bem como uma análise qualitativa das performances vistas até então, com especial atenção às dos líderes do PS e PSD: Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro. Programa emitido na SIC Notícias no dia 7 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/202422 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos e Rui Rocha: a abertura das hostilidades legislativas

No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles analisam o primeiro debate político desta campanha eleitoral. Este confronto colocou frente a frente Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Rocha (IL). Terá o líder do PS sentido o impacto de o seu partido ainda não ter apresentado o programa eleitoral? Será que Rui Rocha foi capaz de explicar o choque fiscal prometido pela IL? O programa foi emitido na SIC Notícias no dia 5 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/6/202422 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

PS deseja eleições na Madeira, PSD quer continuar legislatura, Marcelo persiste no silêncio

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado traçam os recentes desenvolvimentos políticos que se vivem na Madeira após as investigações no PSD. Com a demissão pré-anunciada de Miguel Albuquerque, surgiu o cenário de haver a nomeação de um novo governo, possibilidade essa fortemente rejeitada pelo Partido Socialista, que persiste num desfecho em que haja eleições. Programa emitido na SIC Notícias no dia 31 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/202424 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Miguel Albuquerque demite-se, mas só depois do orçamento

No Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles recordam as consequências dos recentes desenvolvimentos decorrentes das investigações judiciais no PSD Madeira, que resultou no anúncio de demissão de Miguel Albuquerque, apesar de já ter determinado o seu futuro político, assume aguardar até após o orçamento regional debatido entre os dias seis e nove de novembro ser aprovado, para abandonar funções. CDS, parceiro de governo, não aceita esta posição e exige a demissão imediata do Presidente do Governo. Programa emitido na SIC Notícias no dia 28 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/30/202425 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

PSD Madeira: estará a legitimidade do partido em causa?

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e Miguel Prata Roque debatem as polémicas que atingiram o PSD Madeira. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, encontra-se sob investigação referente a três processos destintos. De que modo esta bomba no seio do PSD poderá complicar a corrida do partido durante a campanha? Deverá Miguel Albuquerque abandonar o cargo? Programa emitido na SIC Notícias no dia 24 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/25/202432 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Nuno Melo promete Aliança Democrática para não viabilizar um governo do PS

No Linhas Vermelhas em podcast, Cecília Meireles e Catarina Martins debatem as recentes declarações de Nuno Melo, líder do CDS, durante a convenção da AD, bem como as aguardadas propostas eleitorais anunciadas pela nova aliança com o partido de Luís Montenegro. Episódio emitido na SIC Notícias no dia 22 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/23/202426 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Um jornalista, um debate político e dois pontos de vista

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado, docente da Universidade Católica Portuguesa, discorrem a respeito de duas versões relativas à natureza dos recentes acontecimentos decorridos durante um debate político organizado pelos alunos da UCP, que resultou na expulsão de um jornalista do Expresso do recinto onde decorria o evento que tinha André Ventura como convidado do dia.  Entre cada perspectiva antagónica do ocorrido, a questão que dá o ponto de partida é: o que faltará apurar?See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/18/202426 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Reuniões estratégicas, desafios da Aliança Democrática e uma vaga de promessas de André Ventura

Neste Linhas Vermelhas em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles mergulham nas complexidades das recentes reuniões de Conselho Nacional da AD, PSD e CDS, bem como nas mais recentes intervenções de André Ventura durante a convenção do partido Chega. A análise aprofundada da política nacional revela debates intensos, enquanto a polémica em torno da escolha do cabeça de lista da AD, com um representante de Lisboa em vez do presidente distrital, levanta a questão crucial: será isso um desafio adicional para a Aliança Democrática? Esta emissão foi de 15 de janeiro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/16/202421 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Polícias param, TGV avança, Global Media sofre

A crise no grupo Global Media, o protesto dos polícias e a linha de alta velocidade em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Morgado e Miguel Prata Roque.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/202424 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Com nova Aliança Democrática formada, haverá outra geringonça a caminho?

O congresso do PS e o acordo que formaliza a Aliança Democrática em debate neste Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles. Foi este domingo assinado o novo acordo que ressuscita a AD, com PSD, CDS e PPM unidos em coligação pré-eleitoral. Luís Montenegro, Nuno Melo e Gonçalo da Câmara Pereira são as novas caras para a designação inaugurada em 1979 por Francisco Sá Carneiro, Diogo Freitas do Amaral e Gonçalo Ribeiro Telles. No mesmo dia, Pedro Nuno Santos encerrou o congresso do Partido Socialista que o entronizou como secretário-geral, continuando sem abrir o jogo sobre possíveis acordos pós-eleitorais com os partidos à sua esquerda, mas depois do repto lançado por Mariana Mortágua apelar à "transparência" sobre que maiorias formar após as eleições. O Linhas Vermelhas foi emitido a 08 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/9/202425 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

De quem é o código postal da compra das ações dos CTT?

A compra das ações dos CTT e a crise nas urgências hospitalares em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Prata Roque e Cecília Meireles. A ex-deputada do CDS acusa o Governo de ter comprado "ações de uma empresa privada, ao mesmo tempo que renegociava um contrato de concessão e decidiria se havia novo com essa mesma empresa". "Isto é que é o mercado?", interroga. Prata Roque, por seu lado, avalia a compra como sendo "benéfica para o Estado português" e feita com transparência pelo Governo através da Parpública entre 2020 e 2021. O Linhas Vermelhas foi emitido a 03 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/4/202425 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

O discurso de Ano Novo da "miss" Marcelo

Na mensagem de Ano Novo deste ano, em que Portugal vai celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Presidente da República lembrou os golpes que houve à democracia, com as falhas na resposta aos setores da Saúde, da Habitação e da Educação. Catarina Martins elogia "o discurso correto", Miguel Prata Roque critica os pedidos generalistas, perto de uma "miss universo". Este programa foi emitido a 2 de janeiro, ouça o Linhas Vermelhas em podcast.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/2/202424 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Montenegro tem carisma suficiente para convencer os portugueses?

Para Cecília Meireles, Luís Montenegro tem vindo em crescendo desde o congresso do PSD e “tem dado mostras que consegue ter abertura e colecionar os apoios necessários para construir um governo”. Para a comentadora, não se trata de uma questão de carisma, porque a maior parte dos primeiros-ministros têm índices de popularidade mais elevados quando acabam o cargo. Miguel Prata Roque avisa que “estamos a correr o risco de personalizar excessivamente a campanha” nesta fase. O comentador gostaria de ver mais propostas e menos confronto de personalidades. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 27 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/28/202324 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

O que foi dito e o que ficou por dizer no último discurso de Natal de António Costa?

O último discurso que António Costa dirigiu aos portugueses na noite de Natal é marcado pela confiança no país e no futuro. O atual primeiro-ministro teceu elogios aos feitos dos seus anos de governo, como a qualificação dos jovens e, com grande foco, a redução da dívida pública alcançada pelas políticas das contas certas, antes assumidass por Mário Centeno e, mais recentemente, da responsabilidade de Fernando Medina. Catarina Martins recorda: "o dia-a-dia das famílias é marcado por salários que não chegam ao fim do mês, pelas prestações da casa e pelas rendas altas, pelas urgências encerradas....". E, assim sendo, a confiança e tranquilidade, reforçadas no discurso, não encontram paralelos com a realidade. Já Miguel Prata Roque não consegue deixar de discordar, afirma que "o país se tornou bem mais soberano do que aquilo que era em 2015". Quanto à catástrofe da Guerra Israel-Hamas, onde a noite de Natal foi uma das mais mortíferas desde o início do conflito, nem uma palavra de António Costa. Ouça a análise dos comentadores do Linhas Vermelhas, programa emitido na SIC Notícias a 25 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/26/202322 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

O jantar de Natal do PS e o fantasma de natais passados chamado Passos Coelho

Em entrevista à SIC Notícias, André Ventura, sobre a ambiciosa medida de igualar as pensões ao salário mínimo, reconheceu os custos que esta medida causaria ao Estado. O comentador Miguel Morgado lamenta que os políticos, e não deixa nenhum de fora, da esquerda à direita, façam do salário mínimo e das pensões a questão política central. "É sufocar o espaço público", garante e deixa um apelo: "nós todos, portugueses, pensionistas ou não, devíamos dar um voto de repúdio aos políticos oportunistas". Para além da entrevista, está também a análise o jantar de Natal do PS e os comentários trocados com Passos Coelho. Miguel Prata Roque é da opinião que a oposição está a "pessoalizar próxima eleição na figura nova figura do secretário-geral  do PS" e que já se percebeu que Pedro Nuno Santos "é o alvo a abater", quando "o PSD só tem passado". Ouça o  Linhas Vermelhas, programa emitido a 20 de dezembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/21/202324 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

O PS e os desafios do novo líder: mudar o que foi feito sem admitir que nada foi feito

Pedro Nuno Santos é a nova cara do PS. As comentadoras do Linhas Vermelhas analisam os novos desafios que terá pela frente: ultrapassar aquele que foi o legado da maioria absoluta sem mostar que não há legado, porque nada foi feito. Nas palavras de Catarina Martins, "fazer o impossível". Perante as várias estratégias que pode assumir, Pedro Nuno Santos está a optar por se posicionar ao centro. Cecília Meireles acha que esta tentativa não passa de um "discurso plástico". No comentário desta semana consta ainda a votação da ONU para cessar-fogo em Gaza. Ouça em podcast o programa emitido a 18 de dezembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/19/202322 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos recusa debates com José Luís Carneiro: impreparação ou tentativa de pacificação?

Pedro Nuno Santos, candidato a secretário-geral do PS, recusou participar em debates com os restantes candidatos à liderança por considerar que seria “dar argumentos à direita”. Estamos perante uma boa tentativa de salvaguardar a imagem do partido ou um receio de falhar devido a uma falta de preparação? Os comentadores do Linhas Vermelhas discutem esta estratégia política. Miguel Prata Roque fala de “pacificação interna do partido”. Miguel Morgado está convencido de que Pedro Nuno Santos não está preparado e que a sua boa imagem é apenas “um produto mediático”. Ouça o programa emitido a 13 de dezembro em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/14/202323 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

De consciência tranquila, assim se apresenta António Costa após o escândalo da Operação Influencer

A análise à mais recente entrevista do primeiro-ministro, depois da Operação Influencer ter causado a sua demissão, neste Linhas Vermelhas. António Costa não poupou críticas ao Presidente da República, mostrou estar de consciência tranquila e mencionou Galamba. O que fica desta entrevista? Segundo Catarina Martins a "imagem de um país cor-de-rosa", segundo Cecília Meireles lamentáveis insinuações referentes à situação do Presidente da República que só contribuem para o degradar das instituições. Para ouvir em podcast, o programa emitido na SIC Notícias a 11 de dezembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/202322 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Que consequências deve ter o eventual erro de Marcelo no caso das gémeas?

Parece certo ter havido um favorecimento no caso das gémeas luso-brasileiras, falta saber de quem. O assunto motivou uma conferência de imprensa onde o Presidente da República explicou o seu envolvimento no caso. Houve aqui um erro? Havendo erro, que consequências políticas deve ter? A análise também à CTI sobre o novo aeroporto de Lisboa no Linhas Vermelhas com Miguel Prata Roque e Miguel Morgado emitido a 6 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/7/202324 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Os esclarecimentos de Marcelo e o artigo de Cavaco

Cavaco Silva escreveu esta semana duras críticas, num artigo do jornal Público, à política das "contas certas" do atual Governo. O ex-presidente fala dos custos visíveis no dia-a-dia e invisíveis no papel, como a degradação do serviço público, da crise da habitação, dos baixos salários. "É um artigo que tem a sua ironia", comenta Catarina Martins e garante que só surge no contexto de "aflição da direita". Já o atual Presidente foi notícia por outros motivos, veio apresentar esclarecimentos ao caso que envolveu quatro milhões de euros, o Serviço Nacional de Saúde e duas gémeas brasileiras. "Ainda a Assembleia da República não está dissolvida e já há perguntas ao Presidente da República", observa Cecília Meireles que lamenta o clima de suspeição permanente para com as figuras do Estado que se instalou no país. A defesa de Marcelo Rebelo de Sousa e o ataque de Cavco Silva em análise no Linhas Vermelhas, programa emitido na SIC Notícias a 4 de dezembro.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/5/202322 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Aprovado o Orçamento do Estado, o último de António Costa. Os feitos e os desfechos da governação socialista

António Costa foi aplaudido de pé pela bancada parlamentar do Partido Socialista e emocionou-se, no momento da aprovação do último Orçamento do Estado da governação dos atuais ministros. Vai este primeiro-ministro ficar para a história do país? Miguel Prata Roque elogia o empenho na vida pública desta figura, fala da redução do desemprego, da mudança de cultura das “contas certas” e dos sucessivos superávits. Já Miguel Morgado recorda as juras de amor de António Costa que ficaram por cumprir, entre elas a Saúde, a Habitação e a Educação. Ouça o balanço à governação socialista neste Linhas Vermelhas, programa emitido a 29 de novembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/202324 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

O congresso do PSD e a aparição de Cavaco Silva

Em análise o 41ª congresso do PSD, num momento de crise política, onde a aparição do antigo Presidente da República, Cavaco Silva, foi notícia. Aquilo que foi dito por Luís Montenegro e Cavaco Silva, e aquilo que ficou por dizer, aos olhos das comentadoras do Linhas Vermelhas. E o que têm a dizer quanto à possibilidade de coligações? Quer se fale de direita, quer se fale de esquerda, Cecília Meireles e Catarina Martins nisso estão de acordo: “corremos o risco de, ao passar todo este período a falar de aritmética parlamentar em vez de projetos para o país, afastar toda a gente da política”, nas palavras da antiga coordenadora do Bloco de Esquerda. Ouça em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 28 de novembro.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/28/202324 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Os heterónimos de Marcelo e Costa, as declarações de Ferro Rodrigues

A crise política, a luta pela liderança do PS e as eleições nos Países Baixos em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Prata Roque e Miguel Morgado. Antigo secretário-geral do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues criticou duramente a atuação do Ministério Público, a propósito da "operação Influencer". "Uma coisa é autonomia, outra é balcanização do Ministério Público", disse, acusando a instituição de ter uma "cultura justicialista e de desconfiança a figuras que têm importância", agindo com "impunidade" de "ataques a pessoas que são inocentes". O Linhas Vermelhas foi emitido a 22 de novembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/23/202323 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Última querela política de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Onde fica o sentido de Estado?

Há crise política, mas Marcelo Rebelo de Sousa adiou as eleições até março do próximo ano para garantir a discussão do Orçamento de Estado na sua totalidade. António Costa critica as ações do Presidente e acusa-o de "falta de bom senso", por não aprovar a sugestão do primeiro-ministro de manter o Governo em funções com Mário Centeno. A relação entre as duas figuras de Estado sempre foi conturbada, mas, nesta fase crítica, parece estar a agudizar-se. A última querela entre Marcelo e Costa aos olhos das comentadoras do Linhas Vermelhas. "Era bom que depois disto as pessoas tivessem alguma coisa em que acreditar", lamenta Cecília Meireles. Em análise estão ainda as decisões de Pedro Sánchez para o futuro de Espanha enquanto nação e Javier Milei, "um chalupa anti-sistema", nas palavras de Catarina Martins. Ouça em podcast o programa emitido a 19 de novembro na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/202323 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

O futuro do PS e o futuro do país. Direções opostas?

E depois de António Costa, quem sucede como líder do PS? “Qualquer candidato do Partido Socialista tem de estar preparado para enfrentar esta questão que tem emergido nos últimos anos: a corrupção”, garante o comentador Miguel Prata Roque, que se recusa a optar por qualquer um dos possíveis candidatos. Já Miguel Morgado lamenta a “falta de cultura democrática” de Pedro Nuno Santos e que haja a necessidade de chamar o “papão do fascismo” para a obtenção de votos. Face às revelações da Operação Influencer, a “destruição das instituições” e o “sectarismo cego”, nas palavras do comentador, estará o futuro do PS alinhado com aquilo que o país precisa? Ouça em podcast o Linhas Vermelhas, programa emitido na SIC Notícias a 15 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/16/202323 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

O duelo pela sucessão de Costa, a liberdade dos arguidos da “Operação Influencer”

No Linhas Vermelhas em podcast, Cecília Meireles e Catarina Martins analisam a recém-anunciada candidatura de Pedro Nuno Santos, agora ex-comentador da SIC Notícias, à liderança do Partido Socialista. O deputado socialista junta-se assim ao ministro José Luís Carneiro na luta pela sucessão de António Costa, depois do pedido de demissão provocado pelas investigação judicial da "Operação Influencer", que abalou o núcleo mais próximo do primeiro-ministro. Mas antes de o Governo cair, há um Orçamento para aprovar. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 13 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/202321 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

A sucessão de António Costa e o pântano político

Enquanto o país aguarda as declarações do Presidente da República após a demissão do Primeiro-ministro, traçam-se cenários para a eventual convocação de eleições antecipadas e avizinha-se o futuro do PS. Quem irá suceder a António Costa? Miguel Morgado deixa um apelo a Marcelo Rebelo de Sousa: que “não faça truques”. O programa foi exibido na SIC Notícias a 8 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/9/202325 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Urgências em crise e palavras acesas

Desde 2016 que são reforçadas anualmente as urgências, porque é que hoje o SNS está pior? A população envelhecida requer mais médicos, uma consequência também da Covid-19, mas as medidas apresentadas pelo Governo não chegam. O Linhas Vermelhas com Cecília Meireles e Catarina Martins foi exibido na SIC Notícias a 6 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/7/202321 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

A privatização da TAP que não descola e o Orçamento para 2024

A inconsistência em relação a um dossier tão importante quanto o da TAP não é razão suficiente para justificar o veto do PR? Miguel Prata Roque defende a sua posição relativamente à privatização da companhia aérea: há um sério risco de ser impossível de controlar o hub do aeroporto de Lisboa, isto se houver privatização de mais de 49%, partilhando também das mesmas dúvidas de Marcelo Rebelo de Sousa. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 1 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202323 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

OE 2024: Contas certas, médicos em lista de espera?

A esquerda acusa o Governo de se ter esquecido da defesa do Estado social neste OE. Num debate em que se falou muito do passado, até de Passos Coelho, pareceu “um retrato de uma governação falhada” na opinião de Cecília Meireles. Qual é o verdadeiro caminho de António Costa? O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 30 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/31/202324 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

A guerra pela semântica de Guterres

"O povo palestiniano tem sido sujeito a 56 anos de ocupação sufocante" foram as palavras proferidas por António Guterres que levaram Israel a pedir a sua demissão. "Ele errou", garante Miguel Morgado, "mas é preciso utilizar aqui uma hermenêutica benevolente". Esta semana, no Linhas Vermelhas está em análise a semântica do Secretário Geral das Nações Unidas. E, ainda, as declarações de Luís Montenegro sobre o Sistema Nacional de Saúde. Para ouvir em podcast, o programa emitido na SIC Notícias a 25 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/26/202323 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Israel-Hamas, crónica de uma paz impossível?

Catarina Martins e Cecília Meireles voltam a analisar o conflito Israel-Hamas no Linhas Vermelhas em podcast. "Se o Egito aceitasse, ou se qualquer país vizinho aceitar, que Gaza deve ser integralmente evacuada, quer dizer que já se desistiu da Palestina, em vez de dizermos a Israel que não pode matar as pessoas. Não pode", considera a ex-coordenadora do Bloco de Esquerda. "Israel está a dizimar a Palestina", acusa. Para Cecília Meireles, Israel é ainda assim um país democrático, já que os cidadãos podem dizer o que pensam através de "eleições livres, coisa que aparentemente não acontece na Faixa de Gaza, pois da última vez que fizeram eleições ganhou o Hamas e já lá vão quase 20 anos." O Linhas Vermelhas foi emitido a 23 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/202320 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Israel-Hamas: o apelo da ONU e a garantia de Biden

Enquanto o conflito continua, Miguel Prata Roque e Miguel Morgado analisam a situação do Médio Oriente, no Linhas Vermelhas em podcast. Durante esta emissão de 18 de outubro, o presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou que a fronteira de Rafah seria aberta para a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, num acordo estabelecido com o Presidente egípcio Abdel Fatah al-Sisi.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/202321 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

O ataque de Hamas, a retaliação de Israel, o alerta da ONU

O agravamento do longo conflito Israel-Hamas em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles. "O que está acontecer neste momento são ataques terroristas de Israel" contra a Palestina, depois dos ataques da mesma índole perpetrados pelo Hamas, defende a ex-coordenadora do Bloco de Esquerda. "Não estamos a falar de um conflito entre iguais: Israel é uma potência ocupante da Palestina. E o Hamas é o contrário do que representa o caminho para a paz e para os dois Estados", acrescenta. Qual o problema dessa solução? "É que nem uns nem outros se reconhecem" como tal, responde Cecília Meireles. Segundo a ex-deputada do CDS, a designação de "genocídio" é exagerada para designar a ofensiva israelita: "se começarmos a escalar no vocabulário, se fizermos equivaler tudo, não estamos a prestar nenhum serviço à verdade e transparência." O Linhas Vermelhas foi emitido a 16 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/17/202322 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Mais um Orçamento, mais um excedente, menos alívio para as famílias?

Em estreia no Linhas Vermelhas, Miguel Prata Roque defende que as eleições deveriam ser feitas em junho para que o processo orçamental fosse antecipado e debatido. O comentador afirma ainda que, apesar da maioria absoluta, o orçamento deveria ter sido mais escrutinado e explicado na AR. Já o “Passista” Miguel Morgado acha irónico que um governo liderado por António Costa tenha por único desígnio orçamental a descida da dívida “afinal Pedro Passos Coelho esteve sempre certo”. A guerra entre Hamas e Israel foi outro dos temas debatidos neste programa exibido na SIC Notícias a 11 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/12/202321 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Sondagens: muitos candidatos, algumas novidades, poucas certezas

As sondagens SIC/Expresso sobre as eleições legislativas e presidenciais em análise no Linhas Vermelhas, com Catarina Martins e Cecília Meireles. A ex-deputada do CDS trouxe o "kit anti-sondagens", diz-se por natureza "desconfiada" relativamente a estes estudos de opinião, considerando "precoce" atribuir alguma legitimidade a uma potencial vitória de Gouveia e Melo nas eleições presidenciais de 2026. Sobre o almirante, Catarina Martins diz que enquanto candidato tem a vantagem de "não desagradar a ninguém, porque ninguém sabe o que pensa sobre a maior parte" dos temas, mas concorda que é "muito cedo" para avaliar potenciais candidatos presidenciais, até porque "há eleições importantes" a ser disputadas antes de 2026.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/10/202321 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

A “muita cautela” de Mário Centeno e a crise nas urgências

O Banco de Portugal, na voz do governador Mário Centeno, reviu em baixa as estimativas de crescimento do PIB para 2,1% este ano e 1,5% em 2024. Ainda assim, a previsão da instituição mantém-se acima da expectativa oficial do Ministério das Finanças, de 1,8% para 2023. Mário Centeno deixou ainda o aviso de que é preciso ter "muita cautela" no que toca à política orçamental para o próximo ano, prevenindo o governo de que há "decisões de que nos podemos arrepender mais à frente". E por falar em despesa pública, a crise nas urgências hospitalares já afeta as maiores unidades do país. Perto de dois mil médicos recusam ultrapassar as 150 horas extraordinárias anuais atualmente previstas na lei, e há serviços como medicina interna, pediatria e cuidados intensivos que já estão a parar. São os temas deste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 04 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/202321 minutes, 1 second
Episode Artwork

Os portugueses podem ficar mais descansados com o retrato que António Costa faz do país?

A entrevista de António Costa à TVI/CNN em análise pelas comentadores residentes do Linhas Vermelhas, Catarina Martins e Cecília Meireles. Um dos temas abordados durante as quase duas horas de perguntas e respostas desta segunda-feira foi o da Habitação. António Costa diz-se "frustrado", caracterização que a ex-líder do Bloco de Esquerda considera "perigoso", porque o primeiro-ministro diz que "não pode fazer nada, e não é assim". Cecília Meireles julga que o discurso do chefe do executivo socialista é sobre o setor da habitação "surreal". "Mas quem é que anda a mudar as regras todos os anos? É o Governo", afirma a ex-deputada do CDS. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 02 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/202320 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Madeira: Albuquerque fica, com a companhia de “estabilidade” do PAN

As eleições regionais da Madeira em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles. Depois de dizer durante a campanha eleitoral que não governaria se não conquistasse novamente a maioria absoluta na Madeira, Miguel Albuquerque não se demitiu. Com a coligação PSD-CDS novamente a vencer as eleições madeirenses, é agora um acordo parlamentar com a deputada eleita pelo PAN que garantirá a continuidade do presidente do Governo Regional à frente dos destinos do arquipélago. Uma noite de vencedores em destaque no Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 25 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/26/202326 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

IRS e TAP: as garantias de António Costa

A isenção do IRS para quem recebe o salário mínimo e a privatização da TAP são os temas deste Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Sobre o IRS, o primeiro-ministro assegurou que "não faz sentido que quem não pague passe a pagar, sobretudo quem tem rendimentos mais baixos", e que "não é do entendimento do Governo que se deva alterar essa situação" no Orçamento do Estado para o próximo ano. Já sobre a TAP, em pleno debate sobre a moção de censura do Chega, António Costa abriu a porta para a privatização total da TAP, "tendo em conta os interesses de Portugal". Temas deste Linhas Vermelhas de 20 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202325 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Travões e ponderações, rendas e taxas de juro

Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves, no Linhas Vermelhas em podcast, analisam o possível travão nas rendas e a provável nova subida de juros pelo Banco Central Europeu. "Temos de procurar um ponto de equilíbrio que não desincentive os proprietários de colocarem as casas no mercado, nem crie situações de ruptura social". Palavras do primeiro-ministro António Costa sobre a possiblidade de o Governo travar o aumento das rendas. "Estamos a ponderar, a falar com os parceiros sociais e depois definiremos", afirmou. São as declarações que marcam o debate desta semana entre Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves, num Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 13 de setembro, com tempo ainda para a antecipação da reunião da BCE sobre as taxas de juro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/202328 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

O arrefecimento da economia europeia e o congelamento da relação entre Costa e Marcelo

No Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles, análise às projeções de crescimento revistas em baixa e ao alegado silêncio de António Costa durante mais um Conselho de Estado convocado por Marcelo Rebelo de Sousa. "É preciso reconhecer qual foi o caminho errado que nos trouxe ao que estamos a viver neste momento", considera a deputada do Bloco de Esquerda sobre o processo decisório que foi aplicado pelo Governo português em consonância com o Banco Central Europeu, para tentar travar o aumento galopante da inflação. Já para a ex-deputada do CDS, "o remédio é muito doloroso", mas o aumento das taxas de juro "conseguiu debelar a inflação" na Europa. O Linhas Vermelha foi emitido na SIC Notícias 11 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/12/202324 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

O custo de vida e das querelas políticas entre Presidente e Primeiro-Ministro

Com o Conselho de Estado a marcar a rentrée política, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem a relação institucional entre Governo e Presidência da República, no Linhas Vermelhas em podcast. Numa relação de "momentos de altos e de baixos, este não será certamente um alto" na cooperação entre palácios, de acordo com o deputado socialista e comentador residente, assinalando a diferença de tom de Marcelo Rebelo de Sousa ao vetar o diploma do pacote Mais Habitação em relação a outros vetos presidenciais. Já Miguel Morgado sublinha o "jogo longo" em mais um "confronto" entre António Costa e o presidente da República: "É evidente que eles estão a ser uns sonsos, que estão envolvidos numa querela, que estão irritados um com o outro a nível pessoal". O Linhas Vermelhas foi emitido a 06 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/202325 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Marcelo e o caso em aberto do Mais Habitação

Miguel Morgado e Cecília Meireles, a dupla que analisa neste Linhas Vermelhas de segunda-feira em podcast o futuro do pacote Mais Habitação e a posição de Mário Centeno sobre as taxas de juro. Marcelo Rebelo de Sousa alertou que, mesmo que o pacote Mais Habitação volte a ser votado e promulgado, o diploma ainda "precisa de regulamentação e essa há de vir às minhas mãos, portanto aquilo que parece caso encerrado, não o é". Cecília Meireles considera que o "problema não terminou" e critica a posição de António Costa por dizer que as ajudas para crise no setor têm de vir da União Europeia. Miguel Morgado, por seu lado, lembra a "incompetência" do Governo em executar os fundos europeus para a Habitação. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 04 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/5/202323 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Nova reforma na saúde promete arrumar o SNS. Com o que podemos contar?

O Governo anunciou ontem um novo modelo que promete mudar profundamente o Sistema Nacional de Saúde. Cecília Meireles e Pedro Delgado Alves discutem a proposta que foi alvo de críticas pela Ordem dos Médicos, que acusa o anúncio de estar envolto em “secretismo”. Pedro Delgado Alves elogia a promoção da proximidade com as populações, que será permitida a partir das trinta e uma novas Unidades Locais de Saúde. Cecília Meireles insiste na necessidade de esclarecimentos, “o diabo está nos detalhes”, avisa. Há ainda tempo para voltar a discutir as possíveis candidaturas às presidenciais de 2026. Ouça em podcast o Linhas Vermelhas emitido a 30 de agosto na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/31/202323 minutes, 1 second
Episode Artwork

O eterno dilema da habitação: falta de oferta ou de regulação? E ainda uma nota a Luís Marques Mendes

“Estar a discutir tática política e não sumo político, andar a discutir estratégia e presidenciais, é estar a fazer um frete ao PS”, garante Cecília Meireles. Neste Linhas Vermelhas, na semana em que vários alunos souberam qual a sua colocação no Ensino Superior, as habituais comentadoras voltam a tocar num problema estrutural que assola o país e, em particular, os estudantes  - o da habitação. Catarina Martins fala de falta de regulação, Cecília Meireles insiste que há falta de oferta. Só estão de acordo numa coisa. Ainda é cedo para falar de presidenciais e a candidatura de Luís Marques Mendes é precoce. “Na verdade, ainda pode acontecer tanta coisa até lá”, garante a antiga líder do Bloco de Esquerda. Para ouvir em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 29 de agosto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/29/202324 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Marcelo: na frente em Kiev e no frente a frente com o PS em torno do veto

A análise ao veto político e à viagem de Marcelo Rebelo de Sousa à Ucrânia feita por Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, no Linhas Vermelhas em podcast. O deputado socialista considera que o balanço da visita, mais difícil que o habitual, do presidente da República "é positivo". Marcelo Rebelo de Sousa "cumpriu" e demonstrou que Portugal "apoia a Ucrânia na sua independência", concorda Miguel Morgado, mas sublinha que o presidente teve o cuidado de não referir a "integridade do território ucraniano" no discurso que fez na língua materna do país que visitou. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 24 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/25/202326 minutes
Episode Artwork

Rentrée política 2023: IRS e o veto de Marcelo ao Mais Habitação

No Linhas Vermelhas em podcast, a análise de Catarina Martins e Miguel Morgado ao veto político do Presidente da República ao pacote Mais Habitação. No mesmo dia em que promulgou a carreira dos professores, Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto do Ministério da Habitação na base de não ser "suficientemente credível" como resposta "à emergência da crise habitacional" que o país enfrenta. Do lado do PS, já veio a promessa de que o diploma será novamente aprovado sem qualquer alteração. Sobre impostos, parece haver consenso interpartidário sobre a necessidade de uma redução sobre os aplicados aos rendimentos da família, mas o "leilão do IRS" ainda não deverá ter um desfecho antes da apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 21 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/22/202326 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

O que pesa no bolso dos portugueses: IRS e que mais? Um debate sobre o sistema fiscal num todo

Um debate aceso entre Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado sobre as questões da fiscalidade propostas pelo PSD, neste Linhas Vermelhas. A carga fiscal do Governo reflete-se em apoios para as famílias, para as pessoas? Ou foi só um “ir ao bolso dos portugueses” em tempos de inflação e de crise? Ouça as perspectivas dos dois comentadores em podcast. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 16 de agosto.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/17/202326 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Rentrée política na Festa do Pontal: PSD, a família unida que só fala de "impostos, impostos e economia"

Cecília Meireles e Pedro Delgado Alves discutem a rentreé política do PSD no Pontal. Luís Montenegro falou do partido como uma família unida, mas o comentador Pedro Delgado Alves aponta as contradições desta posição assumida. Já Cecília Meireles está mais preocupada com as propostas, "uma oposição à direita não pode falar só de impostos, impostos e economia. Tem de ser mais do que isso", afirma. O olhar atento dos comentadores a este e a outros temas da atualidade, como a petição contra a ponte D. Manuel Clemente, para ouvir em podcast. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 14 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/15/202326 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Os resultados da economia portuguesa: dependência do turismo aumenta e dificuldades das famílias portuguesas são preocupantes

Esta semana, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves analisam o crescimento do PIB no segundo trimestre, a estabilização da taxa de desemprego e o veto de Marcelo ao diploma sobre a carreira dos docentes. "A nossa dependência do turismo aumentou e temos outras indicações sobre o bem-estar dos portugueses que são muito preocupantes", diz Miguel Morgado. "As dificuldades das famílias portuguesas para garantir as suas necessidades de alimentação por mês são uma evidência", acrescenta. Do outro lado, Pedro Delgado Alves diz que os números mostram que a economia portuguesa está a resistir melhor do que a economia europeia, que arrefece. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 31 de julho, ouça aqui o programa em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/1/202324 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O veto de Marcelo ao diploma sobre as carreiras dos professores: quais as implicações para a função pública?

Esta semana, Pedro Delgado e Miguel Morgado analisam o veto de Marcelo Rebelo de Sousa ao diploma referente ao futuro das carreiras dos professores. Nas suas justificações, o Presidente refere a necessidade de valorizar os profissionais de saúde e da educação e garantir que estes mantêm o seu estatuto, recusando a possibilidade de estender aquilo que for aplicado ao estatuto dos professores às restantes carreiras da Administração Pública. “Sabendo que vai haver uma revisão às carreiras gerais, porque é que se deita fora a ideia de haver com justiça a recuperação de tempos para todos?”, questiona Pedro Delgado Alves. Já Miguel Morgado acredita que sim, “os professores têm sentido uma degradação do estatuto social” e, se é preciso dar prioridade, “que se dê prioridade a professores e a profissionais de saúde”. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 26 de julho, ouça aqui o programa em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/202325 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

As eleições de 'nuestros hermanos' e as sondagens (interrompidas) de Marcelo Rebelo de Sousa

Catarina Martins e Pedro Delgado Alves analisam o resultado das eleições legislativas em Espanha e a reunião do Conselho de Estado, no Linhas Vermelhas em podcast. Em Espanha, o PP venceu a noite eleitoral, Alberto Feijóo pediu para formar Governo, mas Pedro Sanchéz não se mostrou para aí virado e o PSOE terá hipótese de continuar a liderar os destinos do país, desta vez com outra aritmética parlamentar. Deste lado da fronteira, o presidente da República voltou a reunir o Conselho de Estado para fazer "ponto da situação" político, económico e social do país. Uma primeira parte com mais de quatro horas que serviu de entrada para o debate que será retomado em setembro, quando o Conselho voltar a reunir. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 24 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/25/202323 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

O Pacote Mais Habitação e o estado da Nação

O tão discutido Pacote Mais Habitação foi aprovado na Assembleia da República, mas apenas pelo PS. Pedro Delgado Alves e Catarina Martins trazem para a mesa de debate as principais divergências dos partidos que com as polémicas medidas sobre o arrendamento coercivo e os vistos gold afastaram, ainda mais, a esquerda da direita. Terá o PS conseguido um equilíbrio ou, ao tentar agradar a todas as partes, acabou por não ser eficaz a resolver o problema da habitação?  A par disto, e estando a aproximar-se o fecho do ano parlamentar com o debate do estado da Nação, discute-se qual deverá ser o foco. Os casos e casinhos ou os problemas estruturais do país? Pedro Delgado Alves pede para que a oposição não perca o foco e Catarina Martins garante que a carga fiscal, que não se traduz em melhores serviços públicos, retrata o estado do país e, por isso, será o tema central no Parlamento hoje. Para ouvir em podcast o Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 19 de julho.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/202322 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

“Crime em direto”. O Ministério Público deve dar explicações?

"Foi cometido um crime em direto, nas buscas à casa de Rui Rio". Declarações de Augusto Santos Silva que marcam o início da análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles. O presidente da Assembleia da República afirmou que o Ministério Público deve esclarecer "publicamente os cidadãos sobre aspetos que possam causar alarme", como as buscas à residência do antigo presidente do PSD. "Realizaram-se buscas domiciliárias que foram televisionadas em direto e, portanto, houve uma violação manifesta do segredo de justiça", considera Santos Silva. Neste Linhas Vermelhas emitido a 17 de julho na SIC Notícias, Cecília Meireles advoga que não existe segredo de justiça em Portugal "se a pessoa investigada for conhecida". Catarina Martins sublinha a gravidade que é "a imprensa estar lá antes e ver chegar os inspetores da PJ". See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/18/202323 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Rui Rio “cheio de medo” à varanda, com a PJ a bater à porta

No Linhas Vermelhas em podcast, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam as buscas na casa do ex-líder do PSD, Rui Rio. Foi esta quarta-feira que o antigo deputado e presidente do PSD viu a sua residência a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária. Suspeita de peculato e abuso de poder são os motivos que levaram à ação policial, no contexto de uma investigação do Ministério Público que já remonta a 2018. Vinte buscas, catorze delas domiciliárias e a cinco sedes partidárias. Neste Linhas Vermelhas emitido a 12 de julho, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado explicam porque é que o caso pode ser mais complexo do que possa parecer à primeira vista.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/13/202321 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

A inquietação de Pedro Adão

No Linhas Vermelhas desta segunda-feira em podcast, Catarina Martins e Cecília Meireles analisam as mais recentes declarações do ministro Pedro Adão e Silva a propósito da CPI à TAP. Segundo o ministro da Cultura, a comissão parlamentar de inquérito à transportadora aérea demonstrou que há lógicas "degradantes da função política", considerando que o foco dado pelos deputados ao caso de Frederico Pinheiro os tornou "uma espécie de procuradores do cinema americano de série B da década de 80". Admitindo que a CPI chegou a desviar-se do seu objetivo principal, a ex-coordenadora do Bloco de Esquerda critica as declarações do ministro e questiona-se por que não teve João Galamba direito ao mesmo escrutínio por parte de Pedro Adão e Silva. Já Cecília Meireles diz que o ministro da Cultura "esqueceu-se que era ministro" e que "não deve ser um comentador político". "O ministro tem falta de coisas para fazer?", ironiza a ex-deputada do CDS. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/11/202325 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Balanços e conclusões do relatório da CPI à TAP

O relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP em análise no Linhas Vermelhas em podcast. O documento muito aguardado acabou por isentar o Governo de responsabilidades na atribuição da indemnização de 500 mil euros à ex-administradora Alexandra Reis, deixando de parte os incidentes ocorridos no ministério das Infraestruturas que levou a demissão de Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro João Galamba. "Uma provocação de António Costa e do Partido Socialista", segundo Miguel Morgado. Já Pedro Delgado Alves sublinha que o relatório reflete "as divergências políticas" da CPI, mas não um "espírito de trincheira como acontece na maioria" feitos nas comissões parlamentares. O Linhas Vermelhas foi emitido a 05 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202322 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

BCE e a inflação: a culpa é dos salários?

No debate do Linhas Vermelhas em podcast, com Catarina Martins e Cecília Meireles, a descriminalização das drogas sintéticas, as propostas do PSD para a Saúde e o aumento das taxas de juro em julho. Para a ex-deputada do CDS, o aumento destas taxas para um país como Portugal é "violentíssimo", mas deixa a nota que são necessárias "medidas alternativas" para controlar a inflação. "Não podemos continuar com dois dígitos de inflação. Os preços estão a aumentar a uma velocidade que é inferior" aos valores anteriores, lembra a centrista. Catarina Martins, deputada do Bloco de Esquerda, sublinha que "o que está a acontecer é uma compressão permanente dos salários", transferindo-os "para o capital" através do aumento da inflação. "Um projeto político do BCE", afirma a ex-coordenadora. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 03 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/4/202325 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Lagarde cada vez mais isolada em Sintra, Putin cada vez mais isolado no Kremlin

A subida das taxas de juro e a rebelião do grupo Wagner em debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Christine Lagarde veio a Sintra, ao Fórum anual do Banco Central Europeu, confirmar que o atual ciclo de subida dos juros é para manter, dizendo também aos governos que chegou a altura de "reverter as medidas de ajuda" lançadas para combater a crise provocada pela pandemia da covid e da crise energética. "De modo algum tais ajudas devem ser estendidas para 2024", afirmou. Palavras impopulares que já mereceram críticas e desprezo da esquerda à direita. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 28 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/202323 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Santarém fica longe de Lisboa? A análise sobre o novo aeroporto e as alterações aos critérios do apoio às rendas

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam as declarações de João Galamba sobre o novo aeroporto e o despacho que altera os critérios do apoio às rendas. “Linhas Vermelhas” é um programa de debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias, à segunda-feira com Catarina Martins e Cecília Meireles e à quarta-feira com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/22/202323 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

A estreia de Catarina Martins no Linhas Vermelhas: a viagem de António Costa e a CPI à TAP

Neste Linhas Vermelhas em podcast, a análise de Cecília Meireles e de Catarina Martins sobre a escala do primeiro-ministro português na Hungria e o balanço da comissão parlamentar de inquérito à TAP.See omny.fm/listener for privacy information.
6/19/202323 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Hugo Mendes na Comissão, Donald Trump em tribunal

A audição de Hugo Mendes na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP e as acusações contra Donald Trump, em análise no Linhas Vermelhas em podcast. Para Pedro Delgado Alves, o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, na altura tuteladas por Pedro Nuno Santos, "fez um ato de reconhecimento de coisas que correram mal" e admitiu a "falta de base jurídica" para se chegar ao montante da indemnização que seria inicialmente atribuída a Alexandra Reis. Miguel Morgado, por seu turno, considera que houve "algumas contradições" por parte do ex-governante e acusa-o de "falta de pudor" por se orgulhar do plano de reestruturação feito para a TAP. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 14 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/202326 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

E agora algo completamente diferente: Pedro Nuno e Mendonça Mendes falam de TAP e Galamba no Parlamento

As versões contraditórias de João Galamba e Mendonça Mendes no caso da intervenção do SIS, em debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. "Não, o reporte aos serviços de informação da República, ao Sistema de Informações da República não decorreu nem de nenhuma sugestão, nem de nenhuma orientação, nem de nenhuma indicação da minha parte, nem da parte de nenhum membro do Governo. E era assim que tinha de ser", disse António Mendonça Mendes na Comissão Parlamentar de Inquérito, não confirmando a versão do ministro João Galamba sobre os factos ocorridos no dia em que o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro entrou no Ministério das Infraestruturas para recuperar o computador portátil. Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 07 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/8/202326 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Menos inflação, mais crescimento económico. De campeões da Europa no défice a campeões no crescimento?

A inflação abrandou e o PIB português cresceu. O que é que estes valores nos dizem sobre a economia portuguesa? No Linhas Vermelhas, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, discute-se se estamos a ficar para trás na corrida com os nossos parceiros da UE ou se estamos efetivamente a ultrapassá-los. Somos campeões do crescimento? Para Miguel Morgado é preciso “ponderação”, defende que o valor das exportações, responsável pelos os números que estão a dar notícia, mostram “o que o país podia ser se não fossem estas agendas ideológicas sectárias ridículas”. Já Pedro Delgado Alves nota o esforço dos portugueses, mas também das políticas públicas como o IVA Zero. Ouça o programa em podcast, que foi emitido na SIC Notícias a 31 de maio.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/202326 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Com Mariana Mortágua, o Bloco de Esquerda consegue voltar a ser a terceira força política?

Mariana Mortágua foi eleita a nova líder do Bloco de Esquerda e tem objectivos ambiciosos: elevar novamente o partido ao estatuto de terceira força política já nas próximas Europeias. “São objectivos que revelam a força que o Bloco tem”, afirma Mortágua, considerando que as pessoas compreendem a luta e os objectivos do partido. Cecília Meireles congratula a sua companheira de programa mas acredita que ser a terceira força política não é um objectivo ambicioso pois “os partidos servem para influenciar a governação”, como o Bloco já fez no tempo da geringonça. “O principal adversário do Bloco de Esquerda é a realidade”, remata, porque a maior parte das soluções que o partido apresenta “são soluções que contribuem para piorar muitos dos problemas do país”. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 29 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/30/202323 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Primeiro-ministro responde ao Parlamento: explicações sobre o caso do SIS são convincentes?

Os comentadores Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves fazem um balanço sobre as respostas dadas pelo primeiro-ministro referentes ao caso SIS, que estiveram no centro do debate parlamentar esta semana. António Costa conseguiu convencer o país? Pedro Delgado Alves acredita que “os serviços do SIS fizeram o que tinham a fazer”. Já Miguel Morgado olha para a questão da TAP como "o foco de uma guerra civil dentro do PS" e considera que o primeiro-ministro "ainda deve muitas explicações ao país". Ouça em podcast o programa Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias a 25 de maio.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/26/202326 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

CPI à TAP: factos escusados, bizarrias e falhas nas Infraestruturas

A audição de Frederico Pinheiro na comissão de inquérito à TAP em análise no Linhas Vermelhas em podcast. O ex-adjunto de João Galamba contrariou versão dos Serviços de Informação e Segurança. Segundo o próprio, houve ameaças à sua integridade física por parte do ministro das Infraestruturas, e revelou apagão feito por intervenção do Ministério no seu telemóvel, que será entregue à Polícia Judiciária. Sentiu-se ainda "intimidado pelo SIS", que o terá avisado que seria "melhor resolvermos isto a bem. Se não isto complica-se". O Linhas Vermelhas, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, foi emitido na SIC Notícias a 17 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/18/202328 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Somos os campeões da Europa no défice?

As projeções otimistas de Bruxelas em relação a Portugal são vistas com cautela por Mariana Mortágua, que defende que o discurso do Governo “é um discurso bafiento” que incorre num erro porque não gastar dinheiro hoje pode sair caro amanhã. “Quando não se investe nos serviços públicos, essa conta aparece mais tarde”, conclui. Cecília Meireles concorda que os números deste primeiro trimestre são “simpáticos”, mas alerta que Portugal recuperou mais lentamente do que os outros países europeus e agora está a compensar: “a verdade é que Portugal continua a perder passo face aos outros países da UE com um PIB semelhante ao nosso”, afirma, lembrando que é o turismo que é o motor da economia portuguesa. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 16 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/16/202323 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Novo presidente aterra no inquérito da TAP e as previsões da economia levantam voo

A demissão do presidente da Comissão de Inquérito, Jorge Seguro Sanches, entretanto substituído por Lacerda Sales, foi alvo de análise neste Linhas Vermelhas. Miguel Morgado acredita que Sanches não teve razões para sair, acusando o deputado de “se esconder atrás de vitimizações” e que a demissão foi imposta pelo PS por razões políticas. As projeções de crescimento da economia portuguesa pelo FMI, que vão acima das previstas pelo Governo, foi outro dos temas em análise neste programa emitido na SIC Notícias a 10 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/202324 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Galamba fica, Marcelo duvida, Costa acena

Cecília Meireles e Mariana Mortágua analisam no Linhas Vermelhas em podcast a continuação de João Galamba no Governo, a tensão entre Belém e São Bento e a atuação do Serviço de Informações de Segurança. A secretária-geral das secretas acionou SIS após um membro do gabinete de João Galamba, tendo ativado os serviços para que recolhessem o computador que Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, levou para casa. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 08 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/9/202321 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

O gelado de Marcelo sabe a dissolução?

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam no Linhas Vermelhas em podcast a crise política depois da demissão de João Galamba que António Costa não aceitou. De acordo com o ex-deputado social-democrata, Marcelo Rebelo de Sousa tem "o tempo a seu lado" porque o Governo "já não existe" e está em "processo de decomposição", sem "agência política" e liderança de António Costa. Segundo Pedro Delgado Alves, o diferendo entre os dois palácios encontra-se "dentro do quadro de normalidade institucional", e lembra que só o primeiro-ministro pode propor ao Presidente da República a exoneração de um membro do seu Governo, não podendo a Presidência exigir isso ao chefe do executivo. "No entendimento de Marcelo Rebelo de Sousa, o caminho deveria ser outro", mas o caminho da remodelação é decidido por António Costa, acrescenta. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 03 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/202325 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Da gritaria à sanção: Presidente deixa Chega em terra

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, decidiu excluir os deputados do Chega "sempre que as suas deslocações em visita oficial a outros parlamentos incluam contactos com chefes de Estado, chefes de Governo ou ministros dos Negócios Estrangeiros". É o tema em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, depois da presença de Lula da Silva no 25 de Abril ter marcado o debate (e protestos de alguns) durante os últimos dias. Miguel Morgado considera que esta não era a resposta a dar ao partido de André Ventura: "repudio o seu comportamento, mas não posso deixar de reconhecer que são iguais no seu direito de deputados" aos de todas as outras bancadas parlamentares. O deputado Pedro Delgado Alves lembra que a decisão não é inconstitucional e que abrangem apenas as deslocações do presidente da Assembleia da República, que controla sempre a delegação que o acompanha. "Temos eventualmente de prever regras novas", admite. O Linhas Vermelhas foi emitido a 26 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/202324 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

A TAP e a visita de Lula da Silva: o que nos dizem sobre os quarenta e nove anos da democracia portuguesa?

A democracia portuguesa celebra esta semana quarenta e nove anos. Para as comentadoras Mariana Mortágua e Cecília Meireles, as confusões levantadas pela Comissão de Inquérito à TAP e a polémica em torno da visita de Lula da Silva abrem portas perigosas para a sua manutenção. Se por um lado é preciso criticar o Governo pela gestão da companhia aérea, é também necessário salvaguardar o interesse público. “A TAP é uma contradição”, aponta Mortágua. Já a visita do presidente brasileiro não causa confusão, consideram-no um procedimento normal. Cecília Meireles problematiza apenas a “partidarização das cerimónias” e Mariana Mortágua vê “com maus olhos” a reacção da extrema-direita. Acusa-a de “criar ameaças ao normal funcionamento das instituições que nos fazem lembrar os piores instintos golpistas”, da invasão ao Planalto e ao Capitólio. Na data que assinalamos hoje, deixam a questão: a quem cabe defender o interesse público? O Estado tem assegurado esse papel? Este programa foi emitido na SIC Notícias a 24 de abril. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/25/202327 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Com os pensionistas em primeiro, o défice fica para depois?

As medidas do Conselho de Ministros Extraordinário e o plano de estabilidade em debate no Linhas Vermelhas desta segunda-feira em podcast, com Mariana Mortágua e Cecília Meireles. Após o Conselho de Ministros extraordinário, António Costa anunciou um aumento extraordinário das pensões de 3,57% que será pago a partir de julho e até ao final de 2023. "Para o ano não haverá qualquer perda de poder de compra dos pensionistas", afirmou o primeiro-ministro. Para Mariana Mortágua, o anúncio feito nesta altura é uma "forma de redirecionar o debate político" para fora do dossiê da TAP, "distraindo as pessoas". Cecília Meireles relembra que o aumento vai contra a palavra dada por António Costa no ano passado, mas espera "para ter a certeza que não há gato escondido com rabo de fora". "Isto não é maneira de lidar com 3 milhões de pensionistas que precisam de saber quanto vão receber no fim do mês", remata a ex-deputada do CDS neste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 17 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/18/202325 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

TAP: balanço da semana

A comissão de inquérito à TAP e o aviso de Marcelo Rebelo de Sousa em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Um "exercício da tutela política" que começou "muito bem", mas que "perdeu o norte ao longo do caminho", segundo Manuel Beja, presidente do conselho de administração da TAP, nas críticas deixadas durante a Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP à CEO Christine Ourmières-Widener. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 12 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/202325 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Comissão de Inquérito à TAP: António Costa foge a responsabilidades e Hugo Mendes torna-se um alvo-fácil

A atualidade política está a ser marcada pela Comissão de Inquérito à TAP e Cecília Meireles considera que as mais recentes revelações são um retrato atual não apenas da empresa em discussão, mas de toda a gestão do Governo. "Um retrato assustador", deixa a nota. O Presidente da República continua a afastar a possibilidsade de dissolver o Parlamento. Falta de alternativas? Mariana Mortágua não o admite, mas condena a “arrogância da maioria absoluta”. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 10 de abril. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/11/202322 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Christine e o parlamento, Costa e as sondagens

No Linhas Vermelhas em podcast, Mariana Mortágua e Cecília Meireles fazem a antevisão da comissão de inquérito da TAP na qual a atual CEO da TAP será ouvida esta terça-feira. Christine Ourmières-Widener, ainda em funções depois de ter sido demitida por Fernando Medina na sequência da polémica indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis, diz que o Governo teve "pressa política" para a afastar dos destinos da companhia aérea, mas "continua a confiar ao ponto de a manter integralmente em funções" até à entrada do sucessor Luís Rodrigues. Sobre o combate à inflação, declarações de António Costa provam "incoerência total" que "não leva o país a sério". As conclusões são das comentadoras neste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 03 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/202325 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

O aproveitamento político do Chega, e o que se vai aproveitar das políticas de habitação

No Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves, as reações ao ataque ao Centro Ismaili e a análise ao pacote "Mais Habitação". Duas mortes, um ferido grave e outro ligeiro foi o que resultou de um ataque esta terça-feira, no centro ismaelita de Lisboa. Da direita à esquerda, foi expressada solidariedade e pesar, mas houve quem tentasse instrumentalizar a tragédia em proveito próprio. Neste Linhas Vermelhas emitido a 29 de março, em que também se falou do novo pacote da habitação, dá-se resposta a quem tentou fazê-lo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/202325 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

IVA zero nos alimentos trará alívio à carteira dos portugueses?

Cecília Meireles e Mariana Mortágua analisam no Linhas Vermelhas em podcast a lista anunciada de bens alimentares essenciais que terão 0% de IVA. O Governo, na voz de António Costa, divulgou a lista final de produtos para os próximos seis meses. Depois de negociar com os produtores da Confederação dos Agricultores de Portugal e com os distribuidores da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. Serão cerca de 600 milhões de euros de receita fiscal e de apoios aos produtores. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 27 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/28/202323 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Apoios sociais e habitação em debate: Governo ponderado ou mal intencinado?

Esta quarta-feira, o Primeiro-Ministro voltou ao Parlamento para um debate sobre os desafios a enfrentar em matéria de apoios sociais e o polémico pacote Mais Habitação. Em análise, no Linhas Vermelhas em formato podcast, estão as intenções anunciadas. Miguel Morgado fala de “truques”. Pedro Delgado considera que há ponderação e que não faz sentido alimentar a ideia de “Governo malévolo”. O programa foi exibido na SIC Notícias a 23 de março. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202326 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Credit Suisse, um colapso inevitável?

Cecília Meireles e Mariana Mortágua, num Linhas Vermelhas em podcast mais curto que o habitual, analisam a aquisição do Credit Suisse pelo UBS. Três mil milhões de euros é o valor da operação que junta os dois maiores e históricos bancos suíços, numa decisão influenciada pelo político, com alterações na legislação daquele país para tentar colocar um ponto final na recente crise no Credit Suisse. Mas, segundo a ministra das Finanças helvética, este desfecho de emergência não é um resgate, "é uma solução comercial. Quisemos evitar um resgate". O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 20 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202322 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Apreensão no banco e revolta no barco

O risco de colapso do Credit Suisse e a recente recusa dos militares à missão da Marinha em análise no Linhas Vermelhas em podcast. 13 militares do navio de patrulha oceânico "Mondego" recusaram-se no sábado passado a embarcar para cumprir uma missão, invocando falta de condições de segurança. "Não cumpriram os seus deveres militares, usurparam funções, competências e responsabilidades não inerentes aos postos e cargos respetivos", segundo a Marinha, e o Almirante Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada, diz que a "disciplina é essencial enquanto cola das Forças Armadas". Indisciplinado pode ter sido o Credit Suisse, banco helvético que afundou mais de 30%, estando agora em risco de colapsar. O Banco Nacional da Suíça, regulador financeiro daquele país, já assegurou que dará liquidez ao segundo maior banco suíço, "se necessário".See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/202327 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Valores a subir, consumo a diminuir. Controlo de preços a caminho?

O aumento dos preços nos bens alimentares e a crise política nos Açores em análise no Linhas Vermelhas em podcast. Mariana Mortágua e Cecília Meireles debatem a possibilidade de o Estado fixar preços de bens essenciais para fazer face aos aumentos generalizados no último ano. "Foi o que fez no mercado da energia", relembra Mariana Mortágua, "e pelos vistos correu bem porque o mercado regulado protegeu as pessoas e controlou o aumento dos preços". Cecília Meireles, por seu turno, diz que "não é altura" para controlar preços e deixa uma crítica ao primeiro-ministro, "que colocou toda a gente a falar da distribuição e do preço final ao consumidor", deixando todas as medidas possíveis "na gaveta". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 13 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/14/202322 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Maus-tratos na Lourinhã e mais mexidas na TAP

A análise de Cecília Meireles e Mariana Mortágua neste edição do Linhas Vermelhas em podcast. A propósito de uma reportagem da SIC que revelou os maus-tratos num lar da Lourinhã que chocaram o país, a ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ordenou uma inspeção imediata e urgente por parte da instituição àquele local. É o segundo tema deste Linhas Vermelhas, com emissão na SIC Notícias a 06 de março, que abriu com novas movimentações dentro do seio da TAP, depois de Governo afastar CEO e presidente da empresa por "deficiências grave" na relação com o Estado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202323 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Lula aterra em Abril, desemprego levanta em janeiro

Lula da Silva no Parlamento e o custo de vida dos portugueses em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. "Patética", considera o ex-deputado do PSD sobre a polémica em torno da vinda do presidente do Brasil a Portugal, por altura da celebração do 49ª aniversário da Revolução de Abril. "Não tem credenciais democráticas para dar lições da democracia no momento mais solene" no nosso país, defende. Por seu turno, Pedro Delgado Alves desdramatiza, como Marcelo Rebelo de Sousa, a discussão provocada pela receção do chefe de Estado brasileiro na Assembleia da República, relembrando que é incomparável a figura de Lula da Silva à de Jair Bolsonaro. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 01 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/2/202324 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Mariana Mortágua, próxima líder do Bloco de Esquerda?

A liderança do Bloco de Esquerda e o inquérito à TAP em análise no Linhas Vermelhas em podcast. "Estou muito entusiasmada com esta nova fase, com a possibilidade de representar este projeto", confessa a deputada do BE que esta semana anunciou a candidatura à coordenação do partido. E deixa o elogio à coordenadora que abandonará o cargo: "Catarina Martins deixou um partido muito bem preparado para enfrentar o que aí vem. Deixou o Bloco muito mais forte." A agora candidata à coordenação do partido será ainda a deputada efetiva na Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da gestão da TAP que toma posse esta semana, com a indemnização paga a Alexandra Reis como grande questão a ser tratada. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 27 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/202325 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Arrendamento coercivo, o remédio santo para a crise na habitação?

O pacote de medidas de apoio à habitação em análise no Linhas Vermelhas em podcast. Pedro Delgado Alves refere que é um "leque de propostas muito variado" focado no apoio urgente às famílias, mas também com medidas que terão "obviamente de envolver os municípios". E relembra, relativamente ao arrendamento coercivo, que os proprietários "não se serão expropriadas de um bem que é continuará a ser seu", acreditando na constitucionalidade da medida. Miguel Morgado, por seu lado, critica a "falta de coerência" do pacote apresentado pelo Governo de António Costa, e reitera que está em curso uma "violação grosseira do direito de propriedade" por parte do Ministério da Habitação de Marina Gonçalves. O Linhas Vermelhas foi emitido a 22 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/202323 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O futuro do Bloco e da habitação, segundo Mariana Mortágua e Cecília Meireles

See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/202326 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Habitação e Educação: crises crónicas portuguesas

A mais recente greve dos professores e os problemas da habitação em Portugal em debate no Linhas Vermelhas em podcast. O Ministério da Educação revelou esta quarta-feira, dia de emissão do Linhas Vermelhas na SIC Notícias, a conclusão do parecer que tinha pedido à Procuradoria-Geral da República sobre a legalidade da greve dos professores. Para além do parecer que marca a semana sobre a luta, foi ainda tema o pacote de medidas para a habitação que será aprovado pelo Conselho de Ministros esta quinta-feira. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 15 de fevereiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/202325 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Abusos na Igreja e a cultura de silenciamento

Os números dos abusos sexuais na Igreja e as declarações de Luís Montenegro sobre os imigrantes em Portugal, na análise semanal de Mariana Mortágua e Cecília Meireles no Linhas Vermelhas em podcast. No dia em que foi apresentado o relatório final da comissão que avaliou os abusos sexuais de menores na Igreja, Mariana Mortágua lembra que os quase 5 mil casos apresentados são um "número absoluto mínimo das crianças abusadas" em Portugal. Com os novos dados divulgados ao país, Cecília Meireles diz querer perceber quais serão "as consequências" dentro da Igreja e do Ministério Público para os padres abusadores que estão no ativo. "Não há mesmo tempo a perder" e é necessário perceber a abrangência do "encobrimento dos casos" na sociedade civil, acrescenta. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 13 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/202323 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Jornada Mundial da Juventude pede, Lisboa empresta

Cecília Meireles e Mariana Mortágua em debate no Linhas Vermelhas em podcast. O incêndio num prédio na Mouraria, que resultou em perdas trágicas e vários feridos, expôs ao país a pobre realidade de muitos trabalhadores precários a viver em Portugal. É o segundo tema deste Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias a 08 de fevereiro, depois de analisado o empréstimo de mais de 15 milhões de euros que está a ser preparado na capital para o evento da Jornada Mundial da Juventude, com ajuda da oposição socialista à coligação que suporta o presidente da Câmara, Carlos Moedas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202318 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Problemas na integração de migrantes em Portugal e o conflito da Ucrânia à beira do primeiro ano

No Linhas Vermelhas em podcast, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves analisam o que o incêndio num rés do chão na Mouraria revelou sobre algumas dificuldades vividas em Portugal. "É uma chamada de atenção para várias coisas ao mesmo tempo", diz Pedro Delgado Alves, elencando o "problema da habitação" que muitas cidades atravessam e a dificuldade de "como há acolhimento e integração de populações migrantes" em Portugal, não sendo recebidos com as condições laborais básicas e necessárias. Já Miguel Morgado relembra que, para além de Lisboa e Porto, há "imigrantes que são verdadeiros exércitos das sombras", desempenhando funções profissionais "que são importantíssimas para os portugueses", com muitos a não terem noção desse trabalho em várias áreas. "E nós ainda reclamamos com [eles] a trabalharem à chuva e ao frio". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 06 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/202326 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Um ano de maioria absolutamente inesperada: a entrevista de António Costa

A decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei da eutanásia e a entrevista do primeiro-ministro em debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. Segundo Miguel Morgado, António Costa foi para a entrevista "decidido a não assumir responsabilidade por nada". "Falsificou os factos sobre a TAP e Pedro Nuno Santo", considera o ex-deputado do PSD sobre o primeiro-ministro. Já Pedro Delgado Alves assinala a importância da "dimensão de reconhecimento de erros" e da necessidade de haver "maior escrutínio e de o Governo dar respostas mais rápidas" do que as que deu ao longo do último ano, o primeiro de maioria absoluta. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 30 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/202318 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Um ano de maioria, com António Costa à defesa

Mais um chumbo constitucional à eutanásia e mais uma entrevista de António Costa para analisar no primeiro Linhas Vermelhas desta segunda-feira, com Cecília Meireles e Mariana Mortágua. O que trouxe de novo a entrevista do primeiro-ministro? "Sem rigorosamente nada para dizer", defende a ex-deputada do CDS sobre a prestação do chefe do executivo socialista: "Tentou mostrar uma onda mais zen, mas não conseguiu responder a algumas questões fundamentais". Mariana Mortágua afirma que entrevista foi "defensiva" porque "o primeiro ano de maioria absoluta foi de permanente crise e instabilidade provocada pelo Governo". O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 30 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/202315 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Palco-altar, altar-palco e alguns casos no Governo

See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202324 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Construir mais ou controlar preços? Dilemas da Habitação em Portugal

See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202325 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

A falta de Educação em Portugal

See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/202323 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Período de nojo no Turismo: vá para fora cá dentro (em mês e meio)

No Linhas Vermelhas em podcast, Mariana Mortágua e Cecília Meireles fazem a análise à "sombra de dúvida" que cobre o mais recente caso com uma ex-governante socialista. Também no debate bimestral sobre política geral desta quarta-feira, voltou o dossiê TAP mas também a discussão sobre a entrada de Rita Marques para a administração do grupo The Fladgate Partnership, com atividade na divisão de hotéis e do turismo, depois de sair da Secretaria de Estado que tutela essa área, há pouco mais de um mês. Neste Linhas Vermelhas, emitido a 11 de janeiro na SIC Notícias, debatem um novo modelo de escrutínio prévio de aos governantes, depois de António Costa anunciar que a sua proposta já teria o aval de Marcelo Rebelo de Sousa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/202324 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Alvorada em Brasília - rescaldo do ataque à Democracia

Esta segunda-feira, excecionalmente, o Linhas Vermelhas em podcast é com a dupla Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado para discutir os atos de violência no Brasil por parte de apoiantes de Jair Bolsonaro. "Por mais que custe aos bolsonaristas, não aceitar os resultados eleitorais que foram confirmados é não respeitar as instituições democráticas", defende o ex-deputado do PSD. Já para Pedro Delgado Alves, a invasão e tumultos foram prova "de uma enorme falta de inteligência política" das hostes do ex-Presidente do Brasil, cujas ações, ainda que criminosas, foram inconsequentes para a transferência de poder no país da "ordem e progresso". O Linhas Vermelhas foi emitido a 09 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/202321 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Remodelações e moções e a partida de Ratzinger, 'o último europeu'

A análise da última semana política em Portugal, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves, no Linhas Vermelhas em podcast. Em semana de debate de urgência no Parlamento, pedido pelo PSD, e de votação de uma moção de censura, apresentada pela Iniciativa Liberal, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves debatem as recentes mudanças de governantes, com Pedro Nuno Santos a sair também do Secretariado Nacional do PS.  A morte do papa emérito Bento XVI foi também tema neste Linhas Vermelhas exibido na SIC Notícias a 04 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/5/202324 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Novo ano, novas remodelações

Cecília Meireles e Mariana Mortágua analisam no Linhas Vermelhas em podcast as recentes mexidas no Governo. Com António Costa a remodelar novamente o seu executivo com dois novos ministros, para Mariana Mortágua diz que "há uma desarticulação entre o discurso do primeiro-ministro e a realidade do país, que é tudo menos estável". Os secretários de Estado que passam agora a ministros, Marina Gonçalves e João Galamba, são, segundo Cecília Meireles, "gerados pela máquina do Partido Socialista" e ambos "não têm peso político próprio" para liderar as áreas das Infraestruturas e Habitação, não tendo "ideias de fundo de como se resolvem estes problemas". O primeiro Linhas Vermelhas de 2023 foi exibido na SIC Notícias a 02 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/3/202323 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

A demissão de Alexandra Reis e o dominó político que se seguiu

O que sabiam os ministros das Infraestruturas e o das Finanças sobre o caso do pagamento de indemnização a Alexandra Reis? A análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, na SIC Notícias, na noite de 28 de dezembro, antes da demissão de Pedro Nuno SantosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/29/202234 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Mr. Zelensky goes to Washington

A primeira saída de Volodymyr Zelensky da Ucrânia desde o início da guerra em análise no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. O presidente ucraniano foi recebido na Casa Branca por Joe Biden, com o intuito de agradecer o "tão necessário apoio" dos EUA e de "continuar a cooperação para aproximar a vitória" do país invadido pela Rússia em fevereiro. Depois de ser aclamado pelo presidente americano como "homem do ano", Zelensky foi ao Capitólio ouvir Nancy Pelosi elogiar o "corajoso e unificado povo da Ucrânia pelo que está a fazer para proteger a democracia". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 21 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202217 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Presunção ou insegurança no trono de António Costa?

No Linhas Vermelhas em podcast, a análise de Mariana Mortágua e Cecília Meireles à entrevista de António Costa à revista Visão. "Arrogante é um eufemismo para descrever aquilo". Cecília Meireles diz-se "estupefacta" com a mais recente entrevista concedida pelo primeiro-ministro, que surpreende "pela atitude, conteúdo e resultados". Para Mariana Mortágua, "quanto mais poder tem o primeiro-ministro, mais acossado aparece", acrescentando que a hostilidade de António Costa revelará "alguma insegurança quanto ao caminho escolhido. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 19 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/20/202222 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Crises europeias: a credibilidade do Parlamento Europeu e a política de juros do BCE

Escândalo e alegada corrupção no Parlamento Europeu em análise no Linhas Vermelhas em podcast desta quarta-feira, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Eva Kaili, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu e ex-deputada do PASOK, está a ser acusada de participar num esquema de corrupção em benefício do Catar. "A sua posição é a de que não estava a aceitar subornos, é inocente, o Catar não precisava dela, não precisava de a subornar, porque ela não tinha nada a oferecer ao Catar", defende o advogado da eurodeputada grega que se diz "traída" pelos colegas, depois de apanhada em flagrante delito na Bélgica. O Qatargate e mais uma subida de juros por parte do Banco Central Europeu são os temas deste Linhas Vermelhas emitido a 14 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/15/202225 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Lucros e inflação, eutanásia e Marcelo Rebelo de Sousa

Mariana Mortágua e Cecília Meireles abrem esta emissão do Linhas Vermelhas em podcast com os estudos e relatórios prometidos na semana passada, a propósito da alegada influência dos lucros das empresa na inflação. Mas o tema desta segunda-feira é a eutanásia. Pela terceira vez, a lei que descriminaliza a morte medicamente assistida foi aprovada no Parlamento, com os votos a favor de PS, IL, BE, PAN, LIVRE e seis deputados do PSD. Marcelo Rebelo de Sousa terá agora de decidir entre a promulgação, o veto ou o envio para o Tribunal Constitucional. Todas as opções ainda em cima da mesa do debate do Linhas Vermelhas emitido a 12 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/202224 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Lei da Eutanásia: uma questão constitucional ou uma iniciativa fora de tempo?

O travão ao referendo à lei da eutanásia pelo presidente da Assembleia da República foi o destaque deste Linhas Vermelhas. “Não acho que seja necessário um referendo”, afirma o ex-deputado do PSD Miguel Morgado, assumindo assim a sua posição contrária à de Luís Montenegro. O comentador afirma que existe, contudo, um défice de democraticidade em Portugal pois, por exemplo, nunca foram referendados os tratados europeus. Pedro Delgado Alves lembra que já houve uma proposta de referendo, apresentada pelo Chega, quando Luís Montenegro já era líder do PSD, que foi chumbada pelo partido. “Não se compreende este coelho tirado da cartola à última hora.” O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 7 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/202228 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Combustíveis a aumentar, qualidade da Saúde a diminuir?

Mariana Mortágua e Cecília Meireles comentam as mexidas no ISP e o estado das urgências hospitalares em Portugal, no Linhas Vermelhas em podcast. "A medida do Governo é errada", diz Mortágua, "o problema é de raiz", acrescenta Meireles sobre a revisão do mecanismo do ISP feita pelo executivo de António Costa, cortando no desconto aplicado aos combustíveis. "Demonstra que o Governo está desligado da realidade", com o preço dos transportes a "alastrar" a todos os bens essenciais. No parlamento, partidos já pedem o controlo dos preços por parte do Governo. Apesar das enchentes nos hospitais, com especial incidência em Lisboa, o ministro da Saúde Manuel Pizarro recusa o cenário de "caos", apenas admitindo grandes dificuldades e com tempos de atendimento indesejáveis. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 05 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/202222 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Os dados do Censos 2021 e a falta de bom-senso da FIFA no Catar 2022

No Linhas Vermelhas em podcast desta quarta-feira, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, a análise aos mais recentes Censos e ao Mundial de futebol 2022. Foram divulgados os resultados definitivos dos Censos 2021, pelo Instituto Nacional de Estatística. Menos população, maior percentagem de idosos, concentração da densidade populacional em sete municípios. Uma "calamidade demográfica", afirma Miguel Morgado, com o "país a envelhecer" muito rapidamente. Pedro Delgado Alves realça que, "apesar de tudo, temos um aumento da vinda migrantes para Portugal", que mesmo não compensando a saída de portugueses para o estrangeiro, é "um fator de compensação" no saldo demográfico. Os pecados da FIFA foram ainda tema de discussão neste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 23 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/202222 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Ondas de choque e de ódio: o livro sobre Carlos Costa e mensagens nas forças de segurança

No Linhas Vermelhas em podcast, Mariana Mortágua e Cecília Meireles debatem o conflito público entre o primeiro-ministro e o ex-governador do Banco de Portugal. "O Governador", livro do jornalista Luís Rosa que tem dado que falar na última semana, é uma obra de "desforra política", segundo Mariana Mortágua. Aos olhos da deputada bloquista, a "recuperação da imagem" do ex-governador do Banco de Portugal está intimamente ligada com uma "revisão da história" que a direita quer fazer sobre os anos da troika. Já Cecília Meireles critica a "hiperpartidirização" sobre a atuação Carlos Costa à frente do Banco de Portugal e à atual polémica com António Costa porque, lembra, o ex-governador foi nomeado pelo Governo socialista liderado por José Sócrates. "É esquecer o passado e o que elas são", afirma a ex-deputada centrista, sublinhando que os erros de Carlos Costa não foram os mesmos de Vítor Constâncio, nem tiveram a mesma dimensão. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 21 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/202221 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Puxando pelas memórias do Governador

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem no Linhas Vermelhas em podcast de quarta-feira sobre a polémica Costa vs Costa. O primeiro-ministro António Costa anunciou que iria processar o ex-governador do Banco de Portugal por este ter referido, no recém-publicado livro do jornalista Luís Rosa, que foi pressionado pelo chefe do executivo para que Isabel dos Santos não fosse afastada da administração do Banco BIC. António Costa não gostou e até Marcelo Rebelo de Sousa veio em auxílio do primeiro-ministro, confirmando que ninguém deixou de aplicar "lei desfavorável" a Isabel dos Santos. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 16 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202221 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

8 meses de Governo, 27 conferências sobre o clima

No Linhas Vermelhas em podcast, com Cecília Meireles e Mariana Mortágua, a análise aos casos que têm abalado os primeiros meses do Governo da maioria absoluta socialista e a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas. "Parece que estamos a falar de um Governo em fim de ciclo", admite a ex-deputada do CDS. "Não há uma semana de paz e sossego. E curiosamente todos os problemas parecem vir do interior do próprio Governo e do PS", realça. Já a deputada do BE considera que o problema é "demasiada energia em modo de maioria absoluta", até porque estas formas de Governo "tendem a ter estes tiques mais autoritários, menos permeáveis às exigências" do país. Para Mariana Mortágua, "tem havido algum exagero na comunicação social" sobre alguns casos mais negativos para o executivo de António Costa, porque quando aparece algo de mais grave "fica difícil distinguir". O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 14 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/15/202221 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Executivos sob pressão: eleições nos EUA e a polémica de Miguel Alves

O debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado, sobre as eleições intercalares americanas e as explicações de Miguel Alves, atual secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, sobre o polémico contrato assinado enquanto autarca de Caminha em 2020. Com vários socialistas a defender a saída de Miguel Alves do governo de António Costa, com a ex-ministra Alexandra Leitão a considerar "incompreensível" a permanência no executivo, Pedro Delgado Alves também diz que "há dúvidas legítimas" e que o secretário de Estado ficou "fragilizado". Miguel Morgado, por sua vez, realça que os governantes "têm muito mais deveres que o cidadão comum" e que, como tal, Miguel Alves "deve sair" do governo pela "incompetência e displicência". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 09 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202226 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

A execução do PRR e a crise na habitação

Mariana Mortágua e Cecília Meireles debatem no Linhas Vermelhas em podcast a crise da habitação em Portugal e o aviso de Marcelo Rebelo de Sousa sobre os fundos do PRR. "Super infeliz para si será o dia em que eu descubra que a taxa de execução dos fundos europeus não é aquela que eu acho que deve ser." É a frase de Marcelo Rebelo de Sousa dirigida a Ana Abrunhosa que marca a semana e esta emissão do Linhas Vermelhas. "A crítica é certeira, mas erra de destinatário", considera a ex-deputada do CDS sobre as palavras do Presidente da República dirigidas à ministra da Coesão Territorial. Para Cecília Meireles, é o primeiro-ministro que devia ser criticado por Marcelo Rebelo de Sousa por não ter articulado bem todos "os ministérios que tinham a ver com fundos europeus". Mariana Mortágua defende que a preocupação faz sentido, mas que é a Assembleia da República que tem de fiscalizar a execução dos fundos comunitários, e não a Presidência da República. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 07 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/8/202221 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Novo presidente à vista no Brasil. Velhos vistos de saída em Portugal

As eleições presidenciais brasileiras e o eventual fim dos vistos gold em Portugal em debate no Linhas Vermelhas de quarta-feira em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Com Jair Bolsonaro de saída para dar lugar a Lula da Silva, que regressa à presidência do Brasil depois de um embate nas urnas muito dividido, Pedro Delgado Alves diz que o ainda presidente tem "uma grande dose de incapacidade de digerir" o resultado, não tendo ainda "o processo encerrado" e mantendo "a sua base viva e vocal". Ainda que desde domingo tenha havido protestos no Brasil promovidos por seguidores de Bolsonaro, Miguel Morgado diz esperar que este se sinta "isolado", com o país a precisar "de consolidar as suas instituições, que já estão em grande crise". O ex-deputado do PSD opõe-se, contudo, à punição judicial Bolsonaro "e os seus capangas por genocídio e discurso de ódio", como alguns apoiantes de Lula da Silva têm sugerido. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 02 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/3/202226 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

A democracia brasileira venceu: o obituário político de Jair Bolsonaro

As eleições brasileiras e a vitória de Lula da Silva foram o tema em destaque deste Linhas Vermelhas. Cecília Meireles sugere que “dos sinais políticos que se vêem, tirando aqueles que vêm de Bolsonaro, não há espaço para haver nenhum golpe”. A ex-deputada do CDS continua a afirmar que não havia boas escolhas mas que a “boa notícia é que Bolsonaro não está no poder”. Mariana Mortágua faz o obituário político de Jair Bolsonaro, relembrando algumas das suas infames citações. A deputada do Bloco de Esquerda ressalva que o silêncio de Bolsonaro, que ainda não concedeu a vitória a Lula da Silva, “não é tranquilizador”, mas afirma que “o mundo tornou-se num lugar melhor para viver e o Brasil também”. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 31 de Outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/1/202225 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Energia e orçamentos: os debates cheios de gás

O novo gasoduto ibérico e o Orçamento do Estado para o próximo ano são os temas deste Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. O novo gasoduto irá assegurar a ligação entre a Península Ibérica e França, deixando para trás a ligação pelos Pirinéus. Sobre o Orçamento do Estado em debate e votação na generalidade durante esta semana, Miguel Morgado sublinha que é de "austeridade pura e dura" e que os montantes de investimento público previstos continuam por executar pelo Governo de António Costa. Pedro Delgado Alves relembra que o Acordo de Rendimentos e Competitividade assinado pelo Governo e parceiros sociais prevê a atualização das remunerações com base no aumento da inflação acima do esperado. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 26 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/202232 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

A saída de Cotrim, a entrada de Sunak

Novo primeiro-ministro britânico em outubro e nova liderança da Iniciativa Liberal em dezembro em debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Cecília Meireles e Mariana Mortágua. Depois de Liz Truss apresentar a demissão, Rishi Sunak tornou-se o o terceiro chefe de Governo em sete semanas no Reino Unido e, com ele, o plano de cortes de impostos de Truss para os mais ricos foi abandonado. Em Portugal, o atual líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, não será novamente candidato nas eleições internas que foram antecipadas, com o primeiro-ministro António Costa a acusar o partido de querer "imitar" o Chega. Uma posição criticada por Mariana Mortágua e Cecília Meireles nesta emissão do Linhas Vermelhas, emitido na SIC Notícias a 24 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/202221 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Novos rumos para a TAP e novos fornecedores para o gás?

A futura privatização da TAP e o fornecimento de gás da Nigéria em debate no Linhas Vermelhas desta quarta-feira em podcast, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. "Tomam os portugueses por tolos", acusa Miguel Morgado sobre António Costa e Pedro Nuno Santos a propósito da gestão do dossiê TAP. O ex-deputado acusa o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas e Habitação de "mentiras sucessivas" para justificar primeiro a nacionalização da companhia área para "construir o negócio político da geringonça" e, agora, a privatização da mesma. Para explicar a aparente mudança de posição dentro do Governo sobre a TAP, Pedro Delgado Alves relembra que 2020 foi um ano de viragem no setor da aviação civil, com o "agravamento dos problemas que a empresa já tinha" trazido pela "pandemia" à escala global. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 19 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/202223 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

O Orçamento para a pobreza em Portugal

Mariana Mortágua e Cecília Meireles em debate em mais um Linhas Vermelhas em podcast. "Nível de preocupação máximo" sobre os números da pobreza e da carência em Portugal, oitavo país da União Europeia em que esses valores mais se agravaram durante o ano de 2021, ainda antes do peso da inflação. Segundo Mariana Mortágua, o país quer "resolver com políticas de apoio social um problema que é económico", criticando os baixos salários que permitem que haja pobreza mesmo entre quem trabalha. E, relembra a deputada bloquista, os apoios sociais são "essenciais", já que retiram em Portugal "30% dos pobres da sua situação" de carência. Para Cecília Meireles os números também são "extraordinariamente preocupantes", piorando durante a pandemia mas também "bastante mais em Portugal do que noutros países". A ex-deputada do CDS volta assim a sublinhar que com o Orçamento apresentado pelo Governo de António Costa, "não há ninguém que não vá perder poder de compra", com idosos e famílias com crianças a serem especialmente afetados. Linhas Vermelhas foram exibidas na SIC Notícias a 17 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/202226 minutes, 1 second
Episode Artwork

Orçamento para 2023: entre a inflação e a consolidação

Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves debatem a proposta de Orçamento do Estado apresentado por Fernando Medina para o próximo ano. Para 2023, o deputado socialista afirma que o documento "mantém a trajetória e o objetivo de continuar a ter contas certas e contribuir para a redução da dívida", acrescentando que na política de rendimentos existe uma preocupação do Governo em atenuar "os impactos positivos da inflação" no bolso dos contribuintes. Um Orçamento de austeridade? "Pura e dura", defende Miguel Morgado. "Não temos um Orçamento tão restritivo, com tanta austeridade, desde 2012", compara o ex-deputado social-democrata com o período em que Portugal esteve sob intervenção da Troika. "Os pensionistas, funcionários públicos, trabalhadores do setor privado foram empobrecidos por uma escolha deliberada do Governo" de António Costa, resume Miguel Morgado. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 12 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/13/202222 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

OE2023: o Orçamento que o país precisava?

No Linhas Vermelhas em podcast, com Cecília Meireles e Mariana Mortágua, a análise da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano. Para a ex-deputada do CDS, o OE 2023 reafirma que "as pessoas vão perder poder de compra", e que isso é uma "opção política" do Governo de António Costa de "não tentar contrariar a inflação". Mariana Mortágua refere que o Orçamento "esmaga a procura e os rendimentos das pessoas", abdicando de subir impostos aos lucros das grandes empresas. E, depois da entrevista do ministro das Finanças, na SIC Notícias, a José Gomes Ferreira, a deputada do Bloco de Esquerda diz que descobriu "mais um truque" de Fernando Medina. Para perceber no Linhas Vermelhas de 10 de outubro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/202223 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

5 de Outubro em revista: recados presidenciais, propostas salariais e reconquistas territoriais

Os discursos comemorativos da Instauração da República em debate no Linhas Vermelhas desta quarta-feira em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Um "discurso errático" e "deslocado", de acordo com Miguel Morgado, que não concorda com o paralelo feito pelo Presidente da República no 5 de Outubro com o ano de 1922, não entendendo a "relevância" num contexto em que não existe o perigo de uma nova ditadura em Portugal. Pedro Delgado Alves não concorda que a analogia histórica de Marcelo Rebelo de Sousa seja "um absurdo", pelas "tentações e sinais" iliberais observadas por toda a Europa e pelo lastro de uma pandemia, e que teve "elegância" na demonstração da sua "autoridade" ao alertar para alianças com populistas não democráticos. Já depois dos discursos do dia, António Costa aproveitou para voltar a afastar o cenário de recessão em Portugal, mas admitiu que o país "vai crescer menos do que este ano". Os últimos desenvolvimentos na guerra na Ucrânia, com as tropas do país invadido a avançar no Donbass, foram também tema de uma análise mais breve neste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 05 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/6/202232 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

A marcha-atrás de Liz Truss e o pára-arranca no Brasil

No Linhas Vermelhas em podcast desta segunda-feira, Mariana Mortágua e Cecília Meireles debatem os cortes fiscais dirigidos aos mais ricos no Reino Unido, prometidos pela nova primeira-ministra britânica, e o resultado da primeira volta das eleições brasileiras. Depois de Truss admitir que devia ter "preparado melhor o terreno" para aplicar o plano fiscal que diz ainda apoiar, Cecilia Meireles afirma não "perceber a lógica" do financiamento dos cortes de impostos para os mais ricos. Foi, por isso, "uma reação natural" a uma receita "para o absoluto desastre". "O liberalismo tramou a primeira-ministra britânica duas vezes", ironiza Mariana Mortágua sobre a líder do Partido Conservador que veio de "uma ala ultraliberal", referindo também "o problema da aplicação de uma Bíblia para a realidade". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 03 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/202220 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Pôr os pontos nos is: incompatibilidades, impedimentos e Itália

Ana Abrunhosa no Parlamento e os ecos das eleições italianas são os temas no debate do Linhas Vermelhas em podcast, entre Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. O deputado e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS volta a sublinhar o pedido de desculpas à Iniciativa Liberal depois de a deputada do PS Isabel Guerreiro ter pedido que uma intervenção do deputado Carlos Guimarães Pinto, dirigida à ministra da Coesão, fosse apagada das gravações do Parlamento e excluída da ata da reunião da Comissão de Administração Pública, Ordenamento e Poder Local, e que o que foi dito "foi inaudito" e "não corresponde à nossa visão da vida parlamentar". Sobre o caso de empresas do marido da ministra terem recebido fundos comunitários, Miguel Morgado relembra a importância da "ética republicana" como sendo "anti-nepotista", algo que julga que o atual Governo não pratica. O ex-deputado fala em "nebulosa conceptual" em relação ao recebimento de fundos de 133 mil euros através das empresas. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 28 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/28/202229 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Estagnação e inflação: inevitabilidades para os europeus?

Cecília Meireles e Mariana Mortágua comentam no Linhas Vermelhas em podcast as previsões da OCDE sobre a inflação e estagnação na Zona Euro, e o aparente consenso sobre a metodologia para o novo aeroporto. A ex-deputada do CDS aproveita para lembrar que a inflação "não é um fenómeno apenas da guerra", mas ainda resultante da "pandemia". Cecília Meireles refere que ainda que possa "ser simpático passar um cheque", no fim, com os aumentos generalizados, essa "distribuição de cheques" não resultará no bolso das pessoas, sendo eles "comidos" pela inflação que continuará galopante. Tal como a OCDE, Mariana Mortágua admite "cenário económico mais adverso" na Europa, acrescentando que "a guerra não explica tudo". "A recessão que está prevista é resultado das políticas para combater a inflação", como o aumento das taxas de juro, defende a deputada do Bloco de Esquerda. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 26 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/202223 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Putin prolonga a guerra e o Governo estende o debate sobre medidas

O discurso de Putin à nação e a sustentabilidade da Segurança Social em discussão neste Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. "Putin e a liderança russa estão em apuros", refere o ex-deputado social-democrata, relembrando o "colapso do pessoal" da Rússia, com o número elevado de baixas e a "instabilidade na chefia de comando no terreno" resultante do sucesso "surpreendente" da Ucrânia. Para Miguel Morgado, Putin está no seu discurso "gradualmente a converter" o país invadido "num mero campo de batalha" contra o Ocidente. Segundo Pedro Delgado Alves, do que foi anunciado, a comunicação ao país acabou por ser "uma demonstração de fraqueza", e considera que a mobilização proposta pelo presidente russo é "um presente envenenado", degradando assim ainda mais "a moral da opinião pública" na Rússia. O Linhas Vermelhas foi exibido a 21 de setembro na SIC Notícias, tendo sido momentaneamente interrompido em direto pela intervenção do presidente Zelensky na Assembleia Geral da ONU.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202228 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Famílias primeiro, truques depois?

Os cálculos apresentados pelo Governo sobre as contas da Segurança Social dão o tiro de partida para mais uma emissão do Linhas Vermelhas. Segundo a deputada bloquista, agora é certo que o "truque" do Governo foi desmontado e "vai haver um corte" nas pensões, depois de "garantir aos portugueses que a sustentabilidade se conseguia com emprego e salários, em vez de cortes e congelamentos". Cecília Meireles recorda as palavras de António Costa em junho passado, ao anunciar o "aumento histórico das pensões", para agora resultar, segundo a ex-deputada do CDS, num corte de mil milhões de euros nas pensões depois de "antecipar um aumento". "Eu não consigo perceber como é que alguém consegue confiar nestas contas", diz Cecília Meireles. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 19 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/19/202227 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Mergulho no estado da União Europeia

Com Bruxelas a definir cortes obrigatórios no consumo para enfrentar o “inverno muito difícil” que está a chegar, as medidas são tema de debate no Linhas Vermelhas desta quarta-feira, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado. Na União Europeia querem-se ainda tetos aos lucros das renováveis, e também uma taxa sobre as empresas de combustíveis fósseis. "Justiça na repartição de sacrifícios" que são de saudar, de acordo com o deputado socialista, "numa situação sem precedentes". Miguel Morgado afirma que ficou com "a impressão que a Presidente da Comissão Europeia" foi discursar "sem mandato para não dizer nada de específico". "Apontou mais para o médio prazo do que o imediato", com medidas "pouco específicas" para um mercado da energia "muito complexo". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 14 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/15/202228 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

A análise da entrevista de António Costa, a inflação a 7,4% e os cortes nas pensões

"Só faltou a António Costa pedir desculpa aos pensionistas por tê-los enganado", afirmou Cecília Meireles, em noite de estreia no programa Linhas Vermelhas, a propósito das declarações do primeiro-ministro em entrevista à TVI/CNN Portugal. Também Mariana Mortágua sublinhou a falha do Governo perante o pensamento das pensões: "É óbvio que o que vai acontecer aos pensionistas é um logro". Linhas Vermelhas foi transmitido na SIC Notícias a 12 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/12/202226 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Acordo europeu no gás, desacordo interno nos impostos sobre lucros excessivos

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado discutem o acordo em torno da proposta apresentada pela Comissão Europeia para reduzir em 15% o consumo do gás natural. Para além desse compromisso que, segundo Von der Leyen, "garantirá uma redução ordenada e coordenada do consumo de gás em toda a UE para preparar o próximo Inverno", foi ainda tema neste Linhas Vermelhas, exibido na SIC Notícias a 27 de julho, o alerta do Fundo Monetário Internacional para uma eventual nova recessão global devido à guerra na Ucrânia, depois da invasão da Rússia, e o desafio que PCP, BE e PAN lançaram ao Governo de António Costa para criar uma taxa sobre os lucros extraordinários das grandes empresas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/28/202222 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

O primeiro Estado da Nação da maioria absoluta e as últimas horas do Governo Draghi

No rescaldo de um dia dedicado ao último grande debate do ano parlamentar, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado fazem a análise no Linhas Vermelhas do que se passou durante o primeiro Estado da Nação da maioria absoluta de António Costa. Se para o deputado socialista, o discurso do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, foi um dos contributos importantes do dia na Assembleia da República, falando dos desafios das alterações climáticas e os seus efeitos na seca extrema e nos incêndios que afligem Portugal, para o ex-deputado social-democrata há que lamentar o papel de António Costa como o "agitador partidário mais agressivo, mais deselegante de todos os dos grupos parlamentares". Pedro Delgado Alves sublinha ainda o anúncio do primeiro-ministro de trazer mais apoios às famílias e empresas a partir de setembro. Linhas Vermelhas foi transmitido na SIC Notícias a 20 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/21/202223 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Chega e PS: os bons amigos

“A moção de censura que o Chega apresentou foi um exercício de oportunismo político que só favoreceu o governo”, afirma Adolfo Mesquita Nunes, já que a constituição prevê que a Assembleia da República não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição. O ex-deputado do CDS afirma mesmo que “O Chega e o PS são aliados naturais”, já que o PS conta com o Chega para neutralizar o PSD e o Chega conta com o PS para lhe dar protagonismo político. “Esta moção de censura é um favor ao PS”, diz Mariana Mortágua, concordando que esta moção beneficiou ambos os partidos, já que nunca foi referido o verdadeiro estado do país. “O PS agradece”, conclui a deputada do BE. O programa foi exibido na SIC Notícias a 11 de Julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/202228 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

A Censura de Ventura e os planos de Lagarde

Chumbada a moção de censura do Chega ao Governo, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves debatem a iniciativa do partido de André Ventura desta quarta-feira. "Um dia parlamentar francamente mau, uma enorme perda de tempo", de acordo com Miguel Morgado, que admite que os verdadeiros "propósitos" do Chega eram o de "ofuscar a eleição de Luís Montenegro e aquela que é uma grande mudança do PSD", de uma forma completamente "displicente". Pedro Delgado Alves concorda com o diagnóstico sobre o "oportunismo" do partido que André Ventura lidera, mas que não colocou o PSD "numa situação assim tão difícil". "O Chega começará a ficar cada vez mais conhecido como um partido com este perfil de intervenção, sem grande profundidade, procurando o chavão fácil", remata o deputado socialista. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 06 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/7/202226 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

O estado do governo e da oposição

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua discutem a mini-crise no Governo por causa da localização do novo aeroporto e a nova liderança do PSD. "Um triste episódio", segundo Mariana Mortágua, "num contexto de tensão" entre Pedro Nuno Santos e António Costa, "exímio em colocar outras figuras entre duas más decisões". Mas mais do que "discutir a turbulência no Governo, importa compreender o que fazer com o novo aeroporto", acrescenta a deputada bloquista. De acordo com Adolfo Mesquita Nunes, "com o país a atravessar momentos de enorme dificuldade", é de lamentar que "os ministros deste Governo estejam entretidos a fazer guerras de poder". "O que devia estar a ocupar este Governo é como é que nós ajudamos a economia e as famílias portuguesas a atravessar este momento", remata o comentador, neste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 04 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/202226 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Aeroporto aterra em dose dupla e dupla nórdica aterra na NATO

Ainda antes de António Costa revogar o despacho de Pedro Nuno Santos sobre o novo aeroporto, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam a hipótese da nova estrutura no Montijo. Miguel Morgado diz estar "como o Presidente da República. Eu também preciso de mais explicações" por parte do ministro das Infraestruturas. "Eu espero que esta decisão de Pedro Nuno Santos não seja tomada com base numa birra. Há aqui muita coisa mal explicada", conclui o ex-deputado do PSD. Pedro Delgado Alves afirma que o líder do PSD "se excluiu" de tomar uma posição sobre o aeroporto. "O líder da oposição disse ´não escolho'", sublinha o deputado socialista. O Linhas Vermelhas foi exibido a 29 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/30/202224 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Se há mais dinheiro, porque falha o SNS?

No Linhas Vermelhas desta segunda-feira, Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes comentam a atual situação do Serviço Nacional de Saúde. "Se há mais profissionais e mais despesa no SNS, não há outra conclusão possível que não seja a de que o governo do PS não tem forma de gerir o SNS de forma eficiente, aumentando e não restringindo o acesso", conclui Adolfo Mesquita Nunes sobre a gestão do serviço público. Para a deputada bloquista, "há um problema de médicos a sair do SNS, mas há também um aumento de número de utentes", com a inclusão de estrangeiros a viver em Portugal. Ainda assim, Mariana Mortágua deixa duras críticas ao Governo e afirma que "o SNS sobrevive neste momento porque tem profissionais dedicados e que funcionam em espírito de missão". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 27 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/202224 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

SNS no centro das atenções e Ucrânia no centro dos alargamentos

No dia em que António Costa foi ao Parlamento falar das falhas "inaceitáveis" no Serviço Nacional de Saúde, Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves fazem o ponto da situação no Linhas Vermelhas. De acordo com Miguel Morgado, o primeiro-ministro "está a passar um atestado de incompetência a ele e aos seus ministros" ao afirmar que há mais recursos humanos e mesmo assim "a organização responde pior". Pedro Delgado Alves também admite haver problemas por resolver no SNS, mas considera que não é "particularmente rigoroso" fazer a análise sobre o estado da Saúde olhando para os últimos dois anos "como se eles tivessem sido normais". O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 22 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/202227 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Urgências nas urgências: plano de contingência para a crise no SNS

Pedro Delgado Alves considera infelizes as declarações que culpam os médicos de tirar férias. O deputado do PS analisa o caos nas urgências dos hospitais onde o SNS admite ter bastantes lacunas quer a nível operacional quer a nível de pessoal, mas este facto é também comum ao serviço privado que revela igualmente falta de médicos. Miguel Morgado considera a criação de uma comissão de acompanhamento “um ato de pura propaganda.” O ex-deputado do PSD culpabiliza o governo do Partido Socialista pelo descalabro do SNS, lembrando que o número de utentes sem médico de família mais que duplicou. O programa foi emitido a 15 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/16/202218 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Merkel revisita o passado, Boris antecipa o futuro

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem no Linhas Vermelhas em podcast as declarações de Angela Merkel sobre a guerra na Ucrânia, na sua primeira grande entrevista desde que deixou o cargo. A ex-chanceler alemã defendeu o seu legado, mas Miguel Morgado considera que a Alemanha "foi a grande patrocinadora do desprezo total pelos esforços diplomáticos" dos países europeus a leste. Sobre o papel de Merkel na dependência energética da Rússia, Pedro Delgado Alves defende que "o momento que estamos a viver teria sido antecipado" logo em 2014, com a invasão da Crimeia, "se houvesse um pacote de sanções" com a escala que existe hoje. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 08 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/9/202224 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A Função Pública foi esquecida no apelo de António Costa?

Neste Linhas Vermelhas, Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes consideram que o primeiro-ministro não esteve bem ao apelar às empresas privadas que aumentassem os seus salários, sem defender iguais aumentos para os funcionários públicos. "Não é possível dizer ao país que é preciso ter salários mais elevados ao mesmo tempo que os mantém congelados na Função Pública", afirma Mariana Mortágua sobre aquilo que para Adolfo Mesquita Nunes é "um mero exercício de retórica" de António Costa. "Quando não se prevê no Orçamento do Estado um aumento que possa acompanhar esse género de considerações pedidas ao privado é não colocar a discussão num ponto sério sobre como se aumentam salários em Portugal", conclui o ex-centrista no Linhas Vermelhas exibido a 06 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/202226 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Entre os desafios de Montenegro no PSD e os riscos das novas sanções à Rússia

“Aquilo que Luís Montenegro deverá fazer é reconstruir a relação política do PSD com o país”. É assim que Miguel Morgado define o desafio do novo presidente do partido, Luís Montenegro, após um desgaste de 4 anos de liderança de Rui Rio. Pedro Delgado Alves acredita que os militantes do partido queriam virar a página ao eleger Montenegro. O Linhas Vermelhas foi emitido na Sic Notícias a 1 de Junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/2/202225 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Pode Luís Montenegro levar o PSD a vitórias e maiorias?

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua regressam para mais uma emissão do Linhas Vermelhas. Foi uma vitória "expressiva e esclarecedora" a de Luís Montenegro como novo líder do PSD, na ótica de Adolfo Mesquita Nunes. Segundo o comentador, um dos desafios para o sucessor de Rui Rio será o de combater a tentativa do PS de "encostar o PSD à direita", reduzindo o "espaço de manobra" do maior partido da oposição junto do centro. Mariana Mortágua, por sua vez, concorda com a "exiguidade do espaço do PSD" no atual contexto político, com socialistas no Governo e a perder eleitorado para os partidos à sua direita. A deputada bloquista afirma que com a falta de debates "numas eleições sem grande história" não se entendeu as diferenças entre os candidatos, Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva, e que o PSD "não tem um programa económico alternativo" ao do PS. O Linhas Vermelhas foi emitido na SIC Notícias a 30 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/202225 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Ordem internacional agitada de Taiwan ao Donbas, e alteração de circulação adiada em Lisboa

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado reúnem em mais uma emissão do Linha Vermelhas desta quarta-feira. Enquanto o Presidente norte-americano garantiu respeito pelo princípio de "uma só China", e dando a entender que os EUA poderão usar a força para defender Taiwan, os chineses realizaram, em resposta, exercícios militares próximos da província. Miguel Morgado considera, por isso, que esta já é uma "embrulhada ainda mais prolongada que aquela que Putin arranjou ao mundo com a invasão da Ucrânia". "É um alerta, um aviso à navegação, num contexto particularmente marcado pelo conflito na Ucrânia", defende Pedro Delgado Alves, e sublinha que o conflito entre China e Taiwan "é mais complexo", dando o contexto histórico para o mesmo. Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 25 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/26/202227 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Decisões e incertezas: da lei dos metadados ao alargamento da NATO

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem a lei dos metadados e a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que irá solicitar ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da nova lei sobre os prazos e condições para o armazenamento de metadados das comunicações. Pedro Delgado Alves diz que é necessário "aguardar pela lei", já que o tema "é sensível, trata-se de proteção de direitos fundamentais dos cidadãos, numa matéria que pode pôr em risco a sua privacidade perante o Estado". Para Miguel Morgado, a ideia de António Costa de proceder a "uma revisão constitucional, para contornar a declaração do Tribunal Constitucional, é um absurdo total". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 18 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/19/202230 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O alargamento da NATO é necessário para a paz?

Finlândia e Suécia decidiram oficializar a intenção de entrar na NATO, e Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua regressam para mais uma emissão do Linhas Vermelhas para debater a adesão dos países neutrais à Aliança Atlântica. "Cada país é livre e soberano para tomar as decisões que entender, mas não quer dizer que os restantes países não possam ter uma opinião sobre se essas decisões contribuem ou não para a paz", diz Mariana Mortágua. Já Adolfo Mesquita Nunes lembra que os países vizinhos da Rússia "estão a ver que a Ucrânia pode ser apenas a primeira de um processo maior" de invasões comandadas por Putin, "e querem defender-se. Para termos paz precisamos de inibir quem quer a guerra", remata. O Linhas Vermelhas foi transmitido na SIC Notícias a 16 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202228 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

O regresso da inflação e algumas pistas para o futuro da Europa

Portugal é dos países europeus com maior inflação, atingindo os 7,2% em abril, e nesta emissão do Linhas Vermelhas, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem o que pode ser feito para atenuar esse impacto no bolso dos portugueses. "Quem ganha o salário mínimo já teve um corte salarial. As pensões estão a ser cortadas agora", avisa Miguel Morgado sobre os efeitos do aumento da inflação até nas poupanças dos portugueses. "Houve um conjunto de medidas aplicado pelo Governo para apoiar a produção de produtos alimentares e os custos energéticos associados, com vista a evitar uma escalada de preços", relembra Pedro Delgado Alves sobre o que já foi feito em fase de discussão do Orçamento do Estado. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 11 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/202225 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

O que sabemos e não sabemos sobre o acolhimento de refugiados em Setúbal

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem as responsabilidades na polémica com associação de imigrantes que estará associada ao regime de Vladimir Putin. De acordo com o deputado socialista, na gestão feita pelo município de Setúbal, houve "falta de bom senso na forma como se encarou a chegada de pessoas que fogem de uma zona e conflito, e que são recebidas por nacionais do país agressor". Miguel Morgado afirma que já há "uma acumulação de factos que já não permite ter uma conclusão tão benevolente" como a da falta de senso, e explica porquê nesta emissão do Linhas Vermelhas exibido a 04 de maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/5/202228 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

O acolhimento de refugiados em Portugal e a venda do Twitter

No Linhas Vermelhas desta segunda-feira, Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua debatem o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal feito alegadamente por russos apoiantes de Putin. "A acusação é grave, não podemos ter membros dessas organizações com estas proximidades políticas", diz Mariana Mortágua, interrogando-se sobre que tipo de fiscalização está a ser feito pelas autarquias e pelo poder central sobre quem recebe e as condições em que o fazem. "A falta de sensibilidade de colocar russos a acolher ucranianos, neste particular momento, soma-se a circunstância de a Câmara de Setúbal ter ficado de braços cruzados à espera do Governo", acusa Adolfo Mesquita Nunes. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 02 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/202228 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Orçamento 2022: salários, inflação e poder de compra

Na semana em que se votará o Orçamento do Estado na generalidade, o debate neste Linhas Vermelhas entre Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado é sobre as suas consequências na economia. "Nós estamos a viver, em dez anos, uma segunda estratégia de austeridade", conclui Miguel Morgado, apontando para os cortes reais de salários e pensões em 2022, com um cenário de inflação a 6%. Para Pedro Delgado Alves, "a ideia de que a inflação é temporária não é um fetiche do primeiro-ministro", mas admite que até considera demasiado "otimistas" as previsões da duração da inflação feitas pelo Banco Central Europeu e do Banco de Portugal. O Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 27 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/28/202227 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Zelensky na AR, Ucrânia na UE: o conflito visto de Lisboa

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado debatem o discurso do presidente ucraniano no Parlamento, com destaque para a reação do PCP. Os comunistas não estarão presentes na sessão parlamentar com Zelensky esta quinta-feira, tal como anunciando pela líder parlamentar, Paula Santos. "O PCP é isto há décadas. O país esqueceu-se da verdadeira natureza do partido comunista", afirma Miguel Morgado, propondo ainda que o PS crie "linhas vermelhas" à volta do partido, recusando o diálogo daqui para a frente. Pedro Delgado Alves defende que o PCP "transformou um incómodo numa autoflagelação que tem vindo a piorar" sempre que a guerra é tema para o partido, concorda que é "absolutamente insustentável o buraco em que se colocou", mas recusa a equiparação do PCP ao Chega.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/21/202222 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

A evolução da guerra na Ucrânia e o Orçamento para 2022

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua debatem em mais uma emissão do Linhas Vermelhas de segunda-feira. Os comentadores fazem o ponto de situação da guerra entre Rússia e Ucrânia, depois das forças de Vladimir Putin intensificarem os ataques no leste ucraniano, em especial na região do Donbas. "Uma via para a paz nunca pode passar por ser uma submissão da Ucrânia à Rússia", afirma Adolfo Mesquita Nunes, enquanto que Mariana Mortágua lamenta que as sanções aos oligarcas russos não tenham sido "tão rápidas e tão radicais como deveriam ser". Neste Linhas Vermelhas, exibido na SIC Notícias a 18 de abril, houve ainda espaço para discutir o Orçamento do Estado para 2022, a inflação e o crescimento económico.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202229 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Pode Le Pen ganhar as eleições? Com os votos de quem?

No Linhas Vermelhas de segunda-feira, Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua discutem os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas. "Há risco grave de transferência de voto da extrema-esquerda para a extrema-direita" na segunda volta das presidenciais, afirma o ex-centrista, e ainda que Mélenchon tenha dito aos seus eleitores para não votarem em Le Pen, "foi o único candidato que não apelou ao voto em Macron". A deputada bloquista lamenta o terceiro lugar de Mélenchon, já que assim "a segunda volta não será sobre o fracasso das políticas liberais de Macron", mas sobre "a reconquista de direitos sociais, de direitos individuais, o progresso de França e da Europa, e não o racismo e a xenofobia". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 11 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/202227 minutes, 1 second
Episode Artwork

A posse do novo Governo: recados de Belém e desafios para São Bento

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado reúnem-se para mais uma emissão do Linhas Vermelhas. No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa deu posse ao novo Governo de António Costa, a análise dos recados e das promessas nos discursos do Presidente da República e do primeiro-ministro. Em tempo de inflação e crise internacional à espreita, a consolidação orçamental é o desafio a manter por Fernando Medina, o novo ministro das Finanças que terá de corresponder às expectativas deixadas por João Leão em Bruxelas. Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 30 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/31/202222 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

As novas caras e funções no próximo governo de António Costa

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua debatem neste Linhas Vermelhas de segunda-feira a composição do novo governo. Segundo a deputada bloquista, "é estranho que a pasta da Economia fique sem a energia e o PRR", ficando "esvaziada", e que a mudança no ministério das Finanças não resulte em atualização de salários com a inflação. "Pouco operacional e mal organizado" são já as características do novo executivo de António Costa, para Adolfo Mesquita Nunes. "Quem vai executar o PRR não só não o elaborou como não tem conhecimento da economia real", sublinha. Linhas Vermelhas exibido na SIC Notícias a 28 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/202225 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Novo governo e novos riscos para a economia portuguesa

No Linhas Vermelhas de quarta-feira, no rescaldo do anúncio oficial da constituição do novo governo, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam o perfil dos ministros. Para o deputado socialista, as escolhas ministeriais de António Costa trazem "muitas caras novas e um refrescamento do Governo", tendo aparentemente sido um processo feito "com uma calma com que o primeiro-ministro não contaria”. O social-democrata deixa críticas aos novos ministros do governo, um dos quais Pedro Adão e Silva, acusando-o de ter sido escolhido, "com a etiqueta de independente, para a comissão da celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril e, agora, vai a correr ser ministro da Cultura". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 23 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/24/202224 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

O mês de uma invasão mal calculada

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua fazem o balanço de quase um mês desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Os comentadores concordam que Vladimir Putin não percebeu os efeitos da invasão que liderou, com a opinião pública russa cada vez mais descontente e crítica do seu presidente. "Putin calculou mal esta invasão, o seu avanço, o poderio militar, o estado do seu equipamento, a reação dos ucranianos e do Ocidente. A guerra não está a correr como pensou", diz Adolfo Mesquita Nunes. "Quando um opressor põe um pé em cima de um oprimido, isso é a paz do opressor, a paz da guerra, da violência", conclui Mariana Mortágua no Linhas Vermelhas exibido na SIC Notícias a 21 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202226 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Crise na Ucrânia: pequenos passos diplomáticos e grandes aumentos de despesa militar europeia

Neste Linhas Vermelhas de quarta-feira, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam o conflito entre Rússia e Ucrânia. Em cima da mesa, os possíveis avanços nas negociações entre os dois países, mas com "muita prudência, muito realismo ainda antes do otimismo", sublinha o deputado socialista, apesar da "redução de exigência do lado russo". Miguel Morgado relembra a ironia de a Ucrânia ter "um comediante, que os líderes europeus desprezaram durante anos, a mostrar a sua inteligência de como é que se faz política e geopolítica", ao renunciar pertencer à NATO mas forçando a abertura do processo de adesão do país à União Europeia. Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 16 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/17/202224 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

O impacto das sanções ao “calcanhar de Aquiles” da Rússia

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua comentam o facto de a União Europeia estar a preparar novas sanções à Rússia. Para a deputada bloquista, "ainda não sabemos muito bem até onde podem ir estas sanções" ao regime de Putin, e há que considerar os seus "efeitos no povo russo" que, relembra, "não é nosso inimigo". Segundo o ex-dirigente centrista, "as sanções têm de ir muito mais longe do que o congelamento das riquezas das fortunas", atacando o "coração da economia russa", porque é "do ponto de vista económico que Putin tem a maior fraqueza, o seu calcanhar de Aquiles". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 14 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/202226 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

A guerra, as sanções e a dependência do gás russo

A guerra na Ucrânia em análise em mais um Linhas Vermelhas com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. "A Rússia entra num cálculo de desgaste político da decisão europeia de manter as sanções e de agravá-las", defende o ex-deputado social-democrata, sublinhando a importância de o alargamento das sanções atingir também a Bielorrússia. Para o deputado socialista, não existe "uma guerra que oponha a Rússia aos países da NATO ou da UE, mas há um conflito económico internacional com grandes repercussões", ainda que relembre que a Rússia "não está economicamente isolada". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 09 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/202221 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

12 dias de guerra, 12 dias em que o mundo mudou

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua em mais um Linhas Vermelhas dedicado à análise da guerra na Ucrânia. Para os comentadores, a paz a que a Europa se habitou nas últimas décadas terminou. "Voltámos a um mundo de blocos, de gastos militares e de desconfianças mútuas", diz Adolfo Mesquita Nunes. Já a deputada bloquista aproveitou para a "condescendência" do PCP para com Putin, "uma posição que manteve durante 20 anos e até pouco compreensível, tendo em conta os principais aliados de Putin na Europa, partidos de extrema-direita". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 07 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202228 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

No meio da guerra, o pedido da Ucrânia de adesão à União Europeia

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado em mais uma emissão especial do Linhas Vermelhas dedicada à guerra na Ucrânia. O país, depois da invasão por parte da Rússia, pediu formalmente para aderir à União Europeia, ato que tem "um valor muito simbólico", de acordo com Pedro Delgado Alves. Miguel Morgado aproveita para afirmar que a posição de força de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, veio dar uma lição aos políticos europeus. Linhas Vermelhas emitido a 02 de março na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202221 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Como fazer Putin desistir da guerra?

Análise de Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua numa emissão especial na SIC Notícias dedicada à guerra na Ucrânia. A deputada do Bloco de Esquerda defende que os países do Ocidente devem atacar Vladimir Putin através dos bens de oligarcas russos próximos do presidente. O ex-secretário de Estado afirma que a Ucrânia deve ter a liberdade de se juntar à NATO por iniciativa própria, e ataca quem defende a saída de Portugal da Aliança Atlântica. Emissão de 28 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/202220 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A “doutrina Putin” e a invasão da Ucrânia

Num Linhas Vermelhas em cima do acontecimento, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado voltam ao tema do conflito entre Rússia e Ucrânia. Os comentadores traçam o perfil saudosista de Vladimir Putin e dos seus apoiantes pela "Grande Rússia", especulando ainda sobre como os países do Ocidente poderão responder à ofensiva russa, com uma provável "escalada de sanções", e o papel que a China assumirá daqui para a frente. Este Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 23 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/202222 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Putin e as “forças de paz” russas

À semelhança da emissão da semana passada, Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua discutem o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. No dia em que Vladimir Putin disse reconhecer Donetsk e Lugansk como territórios independentes, Adolfo Mesquita Nunes acrescenta que o presidente russo "já ordenou que as suas tropas possam entrar nesses territórios para garantirem a paz". Mariana Mortágua condena Putin "em toda a sua ação", sublinhando que é um "ditador" e "um imperialista megalómano que está a usar uma escalada de tensão política para compensar o poder que não tem noutros territórios". Programa exibido na SIC Notícias a 21 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/202225 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

O voto dos emigrantes na Europa e a tensão entre Rússia e Ucrânia

No Linhas Vermelhas de quarta-feira, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado analisam a decisão do Tribunal Constitucional sobre os votos dos emigrantes no círculo da Europa. "Havia um acordo unânime entre os partidos de que não se iria pôr em causa o resultado e de que os votos fossem todos contados", afirma Pedro Delgado Alves. "A lei diz taxativamente que o voto tem de ser acompanhado por uma fotocópia de um documento de identificação", relembra Miguel Morgado no Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 16 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/17/202226 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

A tensão entre Ucrânia e Rússia

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua em mais uma análise semanal no Linhas Vermelhas. Em destaque, o conflito entre Rússia e Ucrânia que tem vindo a agravar-se nos últimos dias. "Não me parece que a questão de fundo seja a invasão da Ucrânia, o que está em causa é o espaço de influência da Rússia com a chegada da NATO às suas fronteiras", afirma a deputada. Adolfo Mesquita Nunes defende que os russos "não têm de ter zona de influência que não passe pela vontade dos países de pertencer a ela". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 14 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/202225 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

A formação do próximo governo e a eleição da vice-presidência da nova Assembleia da República

Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado regressam esta quarta-feira para mais análise política no Linhas Vermelhas. "Anormalidade democrática seria dizer que estamos obrigados a votar numa qualquer pessoa, independentemente de quais são as suas posições políticas e a forma como encara o seu papel”, afirma Pedro Delgado Alves sobre a hipótese de o deputado Pacheco de Amorim chegar a vice-presidente do parlamento. Miguel Morgado diz que o deputado do Chega "não está apto para exercer o cargo", tal como Edite Estrela, e "não vai ser eleito". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 09 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/10/202222 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

A vice-presidência do parlamento e o crescimento dos novos partidos

Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua debatem a polémica em torno da candidatura de Diogo Pacheco de Amorim, deputado do Chega, a vice-presidente da Assembleia da República. "Não devemos votar em deputados do Chega para cargos institucionais. O Chega não partilha da visão democrática do nosso país, não é defensor da Constituição", defende Mariana Mortágua. Já para Adolfo Mesquita Nunes afirma que a discussão "traz mais vantagem ao Chega e serve para exibir purismos e virtudes ideológicos". Linhas Vermelhas foi exibido na SIC Notícias a 07 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/202226 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

A “derrota calamitosa” do PSD e a “maior vitória de sempre do PS” por Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado

As indecisões estratégicas de Rui Rio em relação à hipótese de acordo ou coligação com o Chega foram determinantes para a sua derrota, afirma Pedro Delgado Alves, enaltecendo a vitória com maioria absoluta do PS nas eleições de domingo. Miguel Morgado dá os parabens a Pedro Delgado Alves, que foi eleito para a bancada do PS, e salienta que esta foi uma vitória pessoal de António Costa: “esta foi a maior vitória de sempre do Partido Socialista” porque era a mais improvável, acrescentando que Rui Rio soma três das cinco piores derrotas do partido. O Linhas Vermelhas foi exibido a 31 de Janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/202227 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Mariana Mortágua: “A dramatização da crise política funcionou”

“O que pesou muito na última semana foi o medo e o terror de uma maioria de direita”, afirma Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, oferecendo assim uma de várias explicações para a grande vitória do PS nas legislativas de domingo. Segundo a deputada, o BE assume as responsabilidades do chumbo do orçamento e perda de votos. Adolfo Mesquita Nunes, ex-militante do CDS acredita que “o BE e o PCP perderam o contacto com o seu eleitorado” e que Rui Rio tinha a obrigação de ganhar as eleições. O programa foi exibido na SIC Notícias a 31 de Janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/202226 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Os altos e baixos da pré-campanha, segundo Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado

Na emissão desta quarta-feira do Linhas Vermelhas, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado fazem o escrutínio da pré-campanha das legislativas preenchida de debates diários. "Rui Rio tem tentado alargar simpatias, mas perdendo algumas oportunidades para afirmar o seu programa", considera Miguel Morgado. Já o deputado socialista defende que o líder do PSD "não foi tão claro como o CDS e a IL" sobre a rejeição de uma coligação com o Chega. Linhas Vermelhas foi emitido a 12 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/14/202218 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

O balanço de Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua sobre os debates

No Linhas Vermelhas desta segunda-feira, Adolfo Mesquita Nunes e Mariana Mortágua analisam a qualidade dos debates e das ideias que os líderes e candidatos às eleições legislativas têm trazido para cima da mesa. "Já sabemos quantos regimes de prisão perpétua há na Europa, mas não estamos a discutir modelos de crescimento", critica Adolfo Mesquita Nunes. "André Ventura é o único que não está empenhado em discutir nada a não ser a sua ladainha já muito cansativa", acrescenta Mariana Mortágua. Linhas Vermelhas foi emitido a 10 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/202231 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Os desafios da variante ómicron a caminho das legislativas

Nesta emissão do Linhas Vermelhas, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado fazem o balanço da gestão do governo contra a pandemia, com a recente escalada de casos positivos, ao mesmo tempo que Portugal bateu recordes de testagem ainda antes do Natal. E com eleições a 30 de janeiro, serão muitos os que poderão estar impedidos de votar com as atuais regras de isolamento. Linhas Vermelhas foi emitido a 29 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/30/202127 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

As boas e as más notícias da TAP, segundo Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado

No Linhas Vermelhas de quarta-feira, Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado comentam a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação da TAP. "Nós temos de olhar para o que está a acontecer na TAP mais os 3,2 mil milhões de euros que vão ser enterrados, porque os portugueses não vão voltar a ver aquele dinheiro", critica Miguel Morgado. Já Pedro Delgado Alves sublinha a importância da TAP para o crescimento do país e o impacto que tem em postos de trabalho que dela dependem. Linhas Vermelhas foi emitido a 22 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/23/202126 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

O congresso do PSD e tortura em Odemira

No Linhas Vermelhas desta segunda-feira, Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes comentam o congresso nacional do PSD que consagrou o projeto liderado por Rui Rio para as eleições em janeiro. "Acredito que estamos perante uma mudança de ciclo e o PSD pode ganhar as legislativas", afirma Adolfo Mesquita Nunes. Sobre os agentes da GNR que filmaram os seus próprios atos de tortura de imigrantes em Odemira, Mariana Mortágua defende que "temos de reconhecer um problema de racismo em Portugal e nas suas forças de segurança". Linhas Vermelhas foi emitido a 20 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/21/202125 minutes, 16 seconds