Winamp Logo
Fundação (FFMS) e Renascença - Da Capa à Contracapa Cover
Fundação (FFMS) e Renascença - Da Capa à Contracapa Profile

Fundação (FFMS) e Renascença - Da Capa à Contracapa

Portuguese, Cultural, 7 seasons, 350 episodes, 3 days, 5 hours, 34 minutes
About
Um programa de debate em parceria com a rádio Renascença. Dois convidados abordam temas da actualidade ou relacionados com as publicações da Fundação.
Episode Artwork

Psicadélicos: bons ou maus para a saúde?

Depois da explosão do tema em meados do século XX, as substâncias psicadélicas voltaram a merecer atenção global neste século, uma vez que se multiplicaram investigações médicas e científicas sobre os seus benefícios em tratamentos clínicos.Em Portugal, por exemplo, uma dessas substâncias, a ketamina, já é administrada em terapias feitas em hospitais e clinicas privadas, sobretudo no tratamento da depressão.No entanto, persistem reservas no uso dos psicadélicos, nomeadamente no plano recreativo. Recentemente, a morte de uma estrela de Hollywood voltou a trazer os psicadélicos para a primeira linha da atualidade. Os defensores dos psicadélicos chamam frequentemente a atenção para a falta de informação sobre estas substâncias e queixam-se de preconceitos constantes.Este é o tema do programa desta semana, que tem por base o novo livro da Fundação «Psicadélicos Em Português», de Pedro Teixeira, professor e investigador na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde coordena um grupo de investigação que estuda comportamentos de saúde e os seus determinantes.Ao autor, junta-se o psiquiatra João Costa Ribeiro, que liderou a implementação de terapia assistida por ketamina no Hospital Beatriz Ângelo e é co-fundador de uma clínica que faz terapia assistida por psicadélicos.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
9/17/20241 hour, 8 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Cibersegurança: um problema em Portugal?

No ano passado, pessoas e pequenas e médias empresas foram as vítimas mais frequentes de ciberataques em Portugal. No entanto, quem mais sofreu os impactos destes ataques foram organismos da administração pública.São dados do último Relatório do Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança que mostram como a ameaça é transversal e obriga à prevenção e resposta de todos – do simples cidadão, às grandes empresas, passando pela máquina do Estado.Os grandes sistemas de informação em Portugal estão preparados para as ameaças do presente e do futuro? Estar mais seguro no plano digital depende apenas de mais investimento? E será que os cidadãos portugueses estão a fazer a sua parte?«Cibersegurança» é o título do novo livro da Fundação que vai estar em debate neste programa. Ao autor Pedro Veiga junta-se José Alegria, antigo coordenador de cibersegurança do grupo Altice e actual consultor nesta área.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
9/10/20241 hour, 18 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Para onde caminham os cuidados informais em Portugal?

Na maioria dos casos, fica a cargo da família cuidar de alguém que precise de apoio. E são ainda as mulheres que carregam esta responsabilidade: 70% dos cuidados informais em Portugal são prestados diariamente por mulheres com mais de 50 anos, representando 9% da população portuguesa.No entanto, as pressões exercidas pela demografia, pela economia e pelas recomposições sociais inerentes a essas mudanças implicam uma reflexão sobre a política de cuidados.Entre a família, o Estado e o mercado, quem vai cuidar de nós no presente e no futuro? Como diminuir a desigualdade de género e apoiar os cuidadores informais? Precisamos urgentemente de uma política pública para este domínio?Os convidados do programa desta semana são Ana Paula Gil, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e autora do livro «Quem cuidará de mim?», agora publicado pela FFMS, em conversa com Maria dos Anjos Catapirra, cofundadora e vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
9/3/20241 hour, 1 minute, 48 seconds
Episode Artwork

Vêm aí tempos difíceis para a Europa?

A evolução da corrida eleitoral norte-americana tem colocado ainda mais em sobressalto as lideranças europeias. O eventual regresso de Trump à Casa Branca levanta um conjunto de desafios à Europa, desde logo no plano da segurança e defesa.O Velho Continente, afetado por uma guerra há dois anos e meio e a tentar regularizar a inflação e as taxas de juro, procura também novos caminhos para a competitividade interna e global.Será a Europa de Orban, de Sanchez, de Macron, de Meloni e de Schulz capaz de garantir unidade e fazer as reformas necessárias para os próximos tempos? Com os extremos sentados nos parlamentos e à porta do poder em vários países centrais da UE, há um desafio democrático para a Europa?São convidados deste programa o economista José Tavares e Marta Mucznik, especialista em assuntos europeus do International Crisis Group.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
7/30/202453 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Como potenciar o desporto no feminino?

As audiências de grandes competições desportivas femininas estão a subir em todo o mundo, mas subsistem ainda grandes desigualdades nas remunerações e no acesso ao desporto, além de uma prevalência de violência e abuso sobre raparigas e mulheres desportistas. Portugal está no caminho certo em matéria de igualdade de género no desporto? O que cabe aos cidadãos e ao poder público neste domínio? As respostas neste Da Capa à Contracapa com Vitória Kaminskaya, atleta profissional de natação e a Susana Feitor, presidente da Fundação do Desporto. A moderação é do jornalista da Renascença José Pedro Frazão. O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
7/24/20241 hour, 2 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

É mesmo preciso investir mais na defesa em Portugal e na Europa?

Dois anos depois de Emmanuel Macron ter decretado a «morte cerebral» da NATO, a invasão russa da Ucrânia reforçou o papel deste bloco militar na defesa europeia  – e, em particular, no seu flanco leste – contando com as adesões da Finlândia e Suécia. A cimeira dos 75 anos da NATO centrou-se no aprofundamento da relação com a Ucrânia e no quadro político da maior potência da NATO, os EUA, com eleições presidenciais marcadas para Novembro. É mesmo imprescindível investir mais em defesa no quadro da Aliança e da própria Europa? E como deve Portugal posicionar-se face aos novos desafios da NATO? Como resolver a falta de efetivos nas Forças Armadas em Portugal? O debate conta com o major-general João Vieira Borges, coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES e Nuno Severiano Teixeira, professor de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.
7/16/202442 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

O que contam os motoristas de transportes públicos?

Conduzem milhões de pessoas para os destinos mais diversos. Ao comando de autocarros ou eléctricos, os motoristas de transportes públicos guardam memórias de várias gerações de utentes no exercício de uma profissão ainda muito masculinizada e com escassez de meios humanos.«Eles que nos Levam: Histórias de motoristas de transportes públicos», de Raquel Albuquerque é um novo retrato da Fundação para debate que conta ainda com a presença de Maria José Cardoso, uma das primeiras mulheres motoristas da Carris.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
7/9/20241 hour, 5 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Como viver até ao fim com menos sofrimento?

O número é conhecido há alguns anos. Apenas 30% dos portugueses têm acesso aos cuidados paliativos de que necessitam. A jornalista Sofia Teixeira foi ouvir as vozes de doentes, familiares e cuidadores, para um retrato sobre uma realidade que implica lidar de frente com a morte e entender o que é melhor para a vida de quem sofre.«A Morrer ou a Viver? Histórias de cuidados paliativos» é o título do novo livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos que vem a debate neste programa.Além da autora, a conversa conta ainda com Beatriz Patrício, co-fundadora das associações Oficina da Compaixão e Casa do Cuidar.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
7/2/20241 hour, 3 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Como responder à escassez de água em Portugal?

Embora Portugal registe um escoamento anual médio per capita superior a alguns dos mais relevantes países do centro e sul da Europa, as assimetrias na precipitação ao longo do ano colocam o nosso país no mapa da escassez hídrica.Ao agravamento previsto nos cenários climáticos, juntam-se desafios como os das perdas de água que variam entre 30 a 50% nas áreas urbanas e agrícolas, respetivamente. Neste quadro é necessário mudar comportamentos sociais? Que mudanças são prementes na arquitetura legal e institucional do sector para melhorar a gestão deste recurso vital? É preciso financiar os sistemas de outra forma?A propósito do livro «Água em Portugal», o autor Rodrigo Proença de Oliveira junta-se à especialista em recursos hídricos Maria da Conceição Cunha e ao engenheiro agrónomo Jorge Froes, num debate gravado ao vivo na Feira do Livro de Lisboa. Moderação de José Pedro Frazão.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
6/25/202444 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Como passou Portugal da Revolução à Democracia?

O golpe militar de 25 de Abril de 1974 abriu um processo de democratização com impacto global. Mas nem sempre as revoluções dão lugar a regimes democráticos liberais como o que vigora em Portugal.Em diversos países, os processos revolucionários falham, redundam em contrarrevoluções ou dão lugar a ditaduras centradas em forças e personalidades autoritárias.Que fatores presidiram à transformação da Revolução em Democracia em Portugal? Que papel desempenharam os militares, os partidos, as elites ou as classes trabalhadoras? Como comparar o processo português com os de outros países? O livro «Revolução, Contrarrevolução e Democracia: Portugal (1974-1975) em Perspectiva Comparada» procura responder a algumas destas interrogações.Numa edição gravada ao vivo na Feira do Livro de Lisboa, o investigador Tiago Fernandes, co-autor da obra com João Cancela, conversa com os historiadores Luísa Tiago Oliveira e Diogo Ramada Curto. O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
6/18/202454 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Como é possível viver até mais tarde e com saúde?

A Organização Mundial de Saúde recomenda a realização de 150 minutos semanais de atividades físicas, de intensidade moderada a vigorosa, a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.No entanto, em Portugal, apenas 30% dos idosos cumprem estes parâmetros da OMS. A prática de exercício físico é descrita como essencial para um envelhecimento saudável. Quais as principais barreiras para a atividade física nas pessoas idosas? Que terapias antienvelhecimento são recomendadas?O tema é abordado no livro «Atividade Física na Pessoa Idosa», de Fátima Baptista, professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa,  incluído na nova coleção «Atividade Física e Bem-Estar» lançada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.Neste programa, a autora do livro junta-se a Pedro Teixeira, coordenador da coleção e professor na mesma universidade.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
6/11/202450 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

O sono comanda a vida?

Um estudo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia realizado em 2023 indica que a maioria dos inquiridos sente que raramente dorme bem e apresenta sonolência diurna excessiva. Estima-se também que 28% da população adulta sofra de insónias.Fatores como stress, ansiedade, o uso excessivo de tecnologia e os horários de trabalho podem contribuir para hábitos de sono pouco saudáveis. Que estratégias existem para melhorar este quadro?O tema vai a debate com Sofia Gomes, psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos (Porto) e autora de «O Sono dos Portugueses» e com Luísa Lopes, neurocientista e professora convidada na Faculdade de Medicina de Lisboa. O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
6/4/20241 hour, 7 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Como vivem as mulheres refugiadas em Portugal?

Sandra, Maryam e Olena são nomes de 3 mulheres refugiadas que chegaram nos últimos anos a Portugal. A vulnerabilidade é um traço comum a estes migrantes e em especial às mulheres nesta condição.O que é que estas vivências nos revelam sobre a forma como acolhemos estas pessoas? Como constroem uma nova vida longe de casa? O que pode Portugal fazer para as ajudar? Este programa conta com Francisca Gorjão Henriques, autora do retrato «Mulheres Refugiadas em Portugal, De casa para um lugar qualquer», e André Costa Jorge, diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
5/28/20241 hour, 9 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Faz sentido mexer nos impostos das empresas?

 Portugal tem uma das taxas efetivas de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) mais elevadas da OCDE. Que impacto tem esta tributação na economia portuguesa? E que consequências traria uma redução do IRC? A Fundação acaba de lançar um estudo que procura responder a estas e outras questões. A investigação, que avalia o impacto desta tributação sobre as empresas na economia portuguesa, foi conduzido por uma equipa de economistas e juristas liderada por Pedro Brinca. O professor associado da NOVA SBE está no «Da Capa à Contracapa» para discutir os resultados desta investigação com Carlos Lobo, fiscalista e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Frnacisco Manuel dos Santos com a Renascença.
5/21/20241 hour, 2 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

O que sabem os portugueses sobre a União Europeia?

A um mês das eleições para o Parlamento Europeu, a Fundação Francisco Manuel dos Santos divulga um barómetro sobre o conhecimento da sociedade portuguesa sobre a União Europeia.O inquérito analisa a opinião dos portugueses sobre as instituições europeias e o seu trabalho nos últimos anos. O que pensam sobre a integração europeia? Quem consideram influente na Europa? Como avaliam o estado da democracia na UE?Os resultados do barómetro vão a debate neste episódio, com a professora e investigadora Ana Maria Belchior e com o especialista em assuntos europeus Paulo Sande.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
5/14/202450 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

De que é feito o Património Alimentar de Portugal?

«Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és». O provérbio pode aplicar-se a qualquer um de nós ou a um povo inteiro. Os alimentos, a forma de os confecionar e consumir fazem parte de uma herança cultural mantida de geração em geração. O que é hoje a «cozinha portuguesa»? Como fazer perdurar essas tradições gastronómicas? Qual o impacto dos cozinheiros famosos neste movimento?Esta semana, o jornalista José Pedro Frazão convida Maria Manuel Valagão, investigadora e autora do ensaio «Património Alimentar de Portugal», e o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes a sentar-se à mesa para debater o património alimentar nacional. Não perca este programa, porque do bacalhau às sardinhas, do caldo verde ao pastel de nata, a comida portuguesa é património cultural que fala de uma identidade coletiva. A nossa.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
5/7/202457 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Como será a Constituição do futuro?

Em 2026, assinalam-se os 50 anos da Constituição, aprovada após a Revolução de Abril, e revista sete vezes desde 1976.Desde então, realidades globais como as alterações climáticas, as migrações ou os diversos universos digitais têm vindo a colocar novas questões à sociedade portuguesa.Estes novos tempos requerem mudanças na Lei Fundamental? Que Constituição temos e quais as suas limitações? Como será a Constituição do futuro?Nesta viragem de página da democracia portuguesa, o Da Capa à Contracapa desafia a nova geração de constitucionalistas a refletir sobre eventuais direitos a inscrever na Lei de todas as lei. São nossos convidados Filipe Brito Bastos, professor da Nova School of Law, e Catarina Santos Botelho, professora na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
4/30/20241 hour, 7 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

O que fazer pela liberdade nos próximos 50 anos?

O programa Da Capa à Contracapa comemora o seu sétimo aniversário, além dos cinquenta anos da democracia portuguesa. Este episódio é dedicado ao futuro e à juventude, a quem cabe assegurar as liberdades conquistadas a 25 de abril de 1974.Serão eles a celebrar o centenário da revolução e, por isso, importa perceber que país querem construir. Como projetam o Portugal de 2074? Quais são os desafios que a luta pela liberdade pode trazer a esta geração? Afinal, o que é a liberdade para quem começa agora a vida adulta?O programa traz dois jovens envolvidos em atividades cívicas para o debate: Rodrigo Cardoso, de 19 anos, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, e ainda Ana Carvalho-Soares, de 17 anos, aluna no 12º ano na área de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
4/23/202458 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Saúde e democracia: as desigualdades foram curadas?

A criação do Serviço Nacional de Saúde, em 1979, é descrita como um dos grandes marcos do Portugal democrático. Diminuíram as taxas de mortalidade materna e infantil, aumentou a esperança média de vida, construíram-se novos hospitais públicos e também privados.No entanto, o acesso à saúde permanece como uma das grandes preocupações dos portugueses.Em cinco décadas, o número de profissionais de saúde disparou em todas as áreas da medicina, mas vive-se hoje um tempo de escassez de profissionais num quadro de emigração e aposentação.Quais são os desafios principais da Saúde em Portugal, ao cabo de cinco décadas de democracia? Como se explica a persistência de sinais de desigualdade e carências num sector crítico da sociedade? As respostas da professora Inês Fronteira e do antigo ministro da Saúde  Adalberto Campos Fernandes.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
4/16/202450 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

A democracia em Portugal também se deve à Europa?

Depois da revolução, Portugal entrou na Comunidade Económica Europeia  e fez parte do «pelotão da frente» da moeda única.Chegaram muitos milhões e também intervenções de Bruxelas quando o país entrou na bancarrota. Afinal, Portugal apenas recebeu ajudas? Como contribuiu para a Europa nestas cinco décadas? O que fez a Europa pela democracia portuguesa?O antigo comissário europeu António Vitorino e o ex-ministro Miguel Poiares Maduro respondem a estas questões e traçam os grandes desafios para Portugal e para a Europa nos próximos anos.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
4/9/20241 hour, 2 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

O que fez a democracia pela educação em Portugal?

Ao fim de cinco décadas de democracia, tornou-se voz corrente que Portugal tem hoje a geração mais preparada de sempre.Independentemente do que o país faça com essa realidade, este é um quadro que reflete um aumento da escolaridade desde 1974, com o alargamento sucessivo da escolaridade obrigatória, a democratização do acesso aos graus de ensino mais elevado e a queda da taxa de analfabetismo.Estes dados bastam para que a educação seja um sucesso no Portugal democrático? Que desafios se projetam para esta área social vital nas próximas décadas? E o que pode afinal fazer a educação pela democracia?As respostas de Ana Balcão Reis, professora da NOVA SBE e especialista em Economia da Educação, e de Mónica Vieira, coordenadora-geral da Iniciativa Educação.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
4/3/202456 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha a agricultura em Portugal?

Os dados oficiais da última década mostram uma diminuição do abandono da atividade agrícola e um aumento da dimensão média das explorações que, no total, ocupam 55% do território. As famílias dedicam-se menos à agricultura, mas aumentou a contratação de trabalhadores assalariados.No quadro europeu, Portugal tem 6,7 mil milhões de euros da Política Agrícola Comum para administrar até 2027. No entanto, por toda a Europa – e em Portugal – as últimas semanas foram marcadas por protestos que contestam o impacto das estratégias de neutralidade carbónica e de um possível alargamento.Que decisões são prioritárias para um setor em turbulência? O que pode mudar a médio prazo no plano europeu? Que futuro tem a agricultura num mundo em mudança climática, em instabilidade política e em acelerada urbanização? As respostas a estas e outras questões neste episódio.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
3/27/20241 hour, 21 seconds
Episode Artwork

Como proteger e valorizar o nosso património florestal?

Frequentemente fustigados por incêndios descontrolados, os povoamentos florestais portugueses enfrentam os desafios de uma gestão sustentável, capaz de responder aos impactos das alterações climáticas e de continuar a fornecer serviços de ecossistema fundamentais.Mas não precisamos de discutir a floresta apenas quando arde.Na semana do começo da Primavera, do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional das Florestas, é tempo de olhar para o estado dos nossos espaços florestais. De que políticas precisamos? O que temos feito nos planos do ordenamento e da gestão florestais? Qual o papel dos cidadãos e das associações neste domínio? As respostas de Joaquim Sande Silva, professor e investigador em Recursos Florestais na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, e de Margarida Silva, coordenadora-executiva do projeto Plantar uma Árvore e membro da direção da MONTIS.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
3/19/20241 hour, 1 minute, 38 seconds
Episode Artwork

Pais: estamos a preparar os nossos filhos para a vida?

A superproteção dos filhos criou novos rótulos para os pais que não só querem «o melhor para os seus filhos», como também assumem comportamentos muito interventivos. Dos «pais-helicóptero» aos «pais-bulldozers», há várias definições para uma parentalidade que, dizem os especialistas, não favorece a autonomia e a maturidade dos jovens em formação. É o tema do Da Capa à Contracapa desta semana, que recebe Henrique Raposo, comentador da Renascença, colunista e escritor, pai de duas filhas, que tem assinado vários artigos sobre parentalidade. E Patrícia Poppe, psicóloga, grupanalista, fundadora da «Escola de Pais», mãe de quatro filhos e avó de duas netas. Ambos conversam com o jornalista José Pedro Frazão, nesta parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
3/12/202441 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

O que não mudou com o 25 de Abril?

A revolução de 1974 trouxe inúmeros progressos sociais a Portugal. No entanto, algumas caraterísticas da sociedade portuguesa não mudaram de um regime para o outro.No livro «Revolução Inacabada», editado pela Fundação, o jornalista João Pedro Henriques investiga duas delas: o elitismo na política e o machismo na justiça. No episódio desta semana, o autor traz a debate os aspetos da sociedade portuguesa a que o 25 de abril ainda não chegou. A ele junta-se a historiadora Irene Flunser Pimentel, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
3/5/202449 minutes
Episode Artwork

Como (ainda) se vive sem saber ler e escrever em Portugal?

Quase 300 mil portugueses com 10 ou mais anos não sabiam ler nem escrever em 2021, data de realização dos últimos Censos. A taxa de analfabetismo tem vindo a descer de década para década, mantendo-se mais elevada no Alentejo e mais baixa na Grande Lisboa.Atrás das percentagens, estão rostos e nomes que Catarina Gomes quis conhecer na aldeia de Casteleiro, no distrito da Guarda, onde quatro em cada dez pessoas não sabia ler ou escrever uma frase completa até 2011. Como se vive nesta realidade? Como funciona a aprendizagem fora da escola? É possível erradicar o analfabetismo?Estão lançados os motes para a conversa entre a autora do retrato «Um Dedo Borrado de Tinta, histórias de quem não pôde aprender a ler» e Carmen Cavaco, especialista em Formação de Adultos  e investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
2/27/202445 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

O nosso sistema eleitoral está esgotado?

Não é um tema de campanha eleitoral, nem está na primeira linha da preocupação dos cidadãos, mas mexe com as estratégias de todos os partidos. A reforma do sistema eleitoral tem sido tema de debate académico e político, mas não se vislumbram mudanças num sistema que reflete um quadro de forte litoralização e centralismo.É altura de mudar o sistema eleitoral?  Faz sentido criar um círculo nacional de compensação para evitar desperdício de votos nos distritos do interior? O que nos ensina a experiência do sistema eleitoral dos Açores? Oiça o debate. São convidados deste programa os politólogos Nuno Sampaio e Mariana Lopes da Fonseca. O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
2/20/202447 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Que papel desempenham as bibliotecas municipais nos dias de hoje?

Portugal tem 303 bibliotecas municipais ao dispor da população, herdando uma tradição que se iniciou no século XIX e que passou também pelo impulso privado das Bibliotecas Itinerantes Gulbenkian.Num país de baixos índices de leitura e numa altura de predominância digital, qual é a missão das bibliotecas? Quem as procura? E que recursos têm para responder às necessidades das suas populações?Neste episódio, chamamos à conversa Manuel Carvalho Coutinho, autor do ensaio «A Biblioteca, uma segunda casa» e Susana Silvestre, que esteve à frente da Rede de Bibliotecas na Câmara Municipal de Lisboa.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
2/13/202453 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Como podemos defender e valorizar o património?

Ao longo dos séculos, o património serviu para catapultar poderes e difundir identidades nacionais. No entanto, para muitos autores, os processos de patrimonialização além de reproduzirem desigualdades e interesses instalados, nem sempre valorizaram expressões humanistas das diversas culturas populares.Como evoluiu a preservação do património? Os instrumentos de classificação nacionais e internacionais são suficientes para defender o património material e imaterial? Para onde caminham as próprias definições? As respostas de Maria Cardeira da Silva, autora do ensaio «Património à Solta», e Santiago Macias, diretor do Panteão Nacional.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
2/6/202450 minutes
Episode Artwork

Quão preconceituosa é a sociedade portuguesa?

Portugal não é um país que se destaca dos níveis médios de preconceito e discriminação que encontramos no resto do mundo. No entanto, a realidade nacional apresenta dados e imagens diferenciadas, consoante os parâmetros avaliados.Por um lado, é considerado um dos melhores do mundo na integração de migrantes e onde se registam menos atos violentos por motivação racial. Por outro, o país regista ainda elevadas percentagens de inquiridos que partilham de crenças denominadas como racistas e que defendem a diminuição do número de imigrantes.Para este debate, chamamos à conversa Rui Costa Lopes, o autor do ensaio «Preconceito e Discriminação em Portugal», e Carla Santos, consultora especialista em migrações.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
1/30/202442 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Podemos confiar nas sondagens?

As sondagens ocupam um lugar de destaque na dinâmica política e mediática, sobretudo em época de eleições. Mas nas últimas legislativas, de acordo com um estudo, os portugueses estiveram pouco ou nada atentos aos seus resultados.Qual o papel das sondagens políticas? Somos alheios à sua relevância? Para onde caminha o debate entre especialistas em estudos de opinião pública?Os convidados deste episódio são Pedro Magalhães, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Luís Aguiar-Conraria, presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
1/23/202445 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Como garantir direitos fundamentais na Era Digital?

A inovação tecnológica trouxe regras para garantir valores como a privacidade, identidade genética ou o esquecimento. Mas fenómenos como as redes sociais ou a inteligência artificial colocam à prova um conjunto alargado de direitos fundamentais.De que forma é possível conciliar os valores centrais das sociedades com a fragmentação e proliferação de direitos que emergem da mudança tecnológica? Pode falar-se verdadeiramente de um Direito Constitucional Digital? De que vale legislar no plano nacional num contexto com atores e produtores globais?O tema vem a debate com Jorge Pereira da Silva, autor do ensaio «Direitos Fundamentais para o Universo Digital», publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, e Luís Neto Galvão, advogado especialista em Direito das Tecnologias de Informação e Proteção de Dados.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
1/16/202451 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Pode a Democracia viver sem jornalismo?

No arranque do ano que assinala cinco décadas da Revolução de abril, o jornalismo em Portugal atravessa um dos momentos mais delicados da sua história em Democracia. Janeiro traz uma nova greve num dos principais grupos de comunicação social e também o V Congresso dos Jornalistas.Apesar de declarações públicas sobre a importância do jornalismo num regime democrático, a profissão vive em precariedade, com falta de recursos humanos e financeiros, procurando sobreviver em modelos de negócio marcados pela perda de leitores e pelas dificuldades em sobreviver ao ambiente digital.Deve o Estado intervir? O mercado consegue fornecer soluções de investimento em jornalismo plural e livre? E como fica o chamado jornalismo de referência?  São convidados para este debate os jornalistas Bárbaras Reis e Luís Marques.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
1/9/202455 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

O que tem feito a justiça pela Democracia em Portugal?

Cinco décadas após o 25 de Abril, o acesso a uma justiça célere e eficiente é uma das principais reivindicações dos cidadãos. Os portugueses mostram-se insatisfeitos com os tribuinais e consideram que há um tratamento desigual perante a lei, de acordo com os últimos dados do European Social Survey, relativos a 2022.Ao fim de 50 anos de Democracia, a percepção de uma justiça lenta, menos cega ou permeável a pressões tem razão de ser em Portugal? Quais são as conquistas alcançadas pela justiça durante o regime democrático? Como preparar o sistema de justiça para as próximas décadas da Democracia portuguesa? As respostas do advogado Paulo Saragoça da Matta e de Nuno Garoupa, presidente da European Association of Law and Economics, neste episódio.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
1/2/202457 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

O que fizemos à economia em 50 anos de Democracia?

De 1980 a 2022, Portugal registou 6 recessões e, desde 1977, foi intervencionado pelo FMI por 3 vezes. As cinco décadas de Democracia foram maioritariamente vividas dentro da CEE e da UE, enquadradas por diversos alargamentos e até uma nova moeda já no novo milénio. No entanto, persistem desigualdades e divergências em relação ao resto da Europa, em resultado de diversas estratégias económicas seguidas ao longo dos anos. O que poderia o país ter feito de diferente ? Que opções se revelaram certas ou erradas? Como podemos projetar as próximas décadas de Portugal em termos económicos?Convidamos os economistas Vítor Bento e João Leão para uma conversa sobre o Portugal Económico a que chegámos e a que queremos chegar.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
12/27/20231 hour, 20 seconds
Episode Artwork

O que sabemos sobre a população estrangeira em Portugal?

A propósito do Dia Internacional dos Migrantes, a Pordata, base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, faz o retrato dos estrangeiros e dos fluxos migratórios em Portugal. Quem é a população estrangeira em Portugal? Que condições laborais e de vida têm? E qual o perfil de quem entra e sai do país? Com os dados atualizados sobre algumas destas questões, este episódio promove uma reflexão com Gonçalo Saraiva Matias, Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos e especialista em migrações, e Vasco Malta, Chefe de Missão da Organização Internacional das Migrações em Portugal.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
12/19/202354 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

A ação climática vai no bom caminho?

No dia em que termina a Conferência do Clima (COP), fazem-se balanços dos resultados atingidos para responder aos alertas da ciência. As políticas públicas estão a responder aos desafios climáticos globais? Como avaliar a participação do sector privado no esforço de descarbonização das sociedades? Os que protestam na rua têm mesmo razão de queixa?As respostas de José Eduardo Martins, advogado especialista em questões ambientais, e de Sofia Guedes Vaz, diretora da licenciatura em Engenharia do Ambiente do campus da Universidade Nova no Cairo, Egipto. O debate tem a moderação do jornalista José Pedro Frazão.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
12/13/202345 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Afinal, quantas pessoas se abstêm em Portugal?

Até que ponto a taxa de abstenção em eleições nacionais corresponde ao número de eleitores que escolheu não votar? Para responder a esta pergunta, a Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de lançar um novo policy paper que analisa a abstenção técnica em Portugal entre 2001 e 2021. Além de comparar os resultados nas diferentes regiões, posiciona o nosso país face a outros países europeus e apresenta propostas para resolver o problema do sobrerrecenseamento eleitoral. Conheça o estudo e oiça este programa da Renascença feito em parceria com a Fundação.São convidados um dos coordenadores do novo policy paper, o investigador do IPRI-NOVA João Cancela e a especialista em análise eleitoral Carla Luís, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Membro da Comissão Nacional de Eleições (CNE). O debate tem a moderação do jornalista José Pedro Frazão.
12/5/20231 hour, 3 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Cidadania: um ponto fraco da democracia em Portugal?

A fraca mobilização cívica tem sido apontada por diversos autores como uma debilidade do Portugal democrático. Como chegámos até aqui? O que pode ser feito para reforçar a sociedade civil? Uma reforma do sistema político pode contribuir para este propósito?Este episódio junta à conversa Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, e o professor universitário e político Miguel Poiares Maduro.O Da Capa à Contracapa prossegue a reflexão sobre as cinco décadas de democracia, numa parceria entre a Fundação e a Renascença. 
11/28/202356 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Espanha: um país em crise permanente?

Nesta edição do Da Capa à Contracapa está em debate a situação política espanhola. Quais são as soluções mais prováveis para o governo de Espanha? É possível encontrar soluções moderadas num país tão dividido? E como é encarado o futuro governo socialista, formado com o apoio dos independentistas catalães com quem foi negociada a amnistia. São convidados deste programa, o antigo embaixador de Portugal em Madrid, António Martins da Cruz, e o politólogo Diogo Noivo.Ouça o novo episódio do Da Capa à Contracapa, uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
11/21/202346 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha o Médio Oriente?

Os ataques a Israel e a retaliação sobre Gaza recolocaram o Médio Oriente na primeira linha das preocupações da comunidade internacional. Com o espectro de uma escalada do conflito para toda a região e de uma crise humanitária ainda mais séria, é tempo de analisar o complexo xadrez do Médio Oriente.As convidadas do “Da Capa à Contracapa” são Ana Santos Pinto, professora e investigadora em relações internacionais e Manuela Franco, antiga embaixadora de Portugal no Cairo.
10/31/202352 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Nascidos em 1974: Que balanço fazem da democracia?

Eles nasceram no ano da revolução. A sua vida acompanha as várias idades da democracia portuguesa. Aos 50 anos é tempo de refletir sobre o caminho feito e as encruzilhadas mais urgentes do presente e do futuro.Jwana Godinho e Pedro Trindade Ferreira, nascidos em 1974, vêm ao «Da Capa à Contracapa» no arranque de uma série de debates que, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, vão analisar «E depois da Revolução, Cinco Décadas de Democracia». O mote inicial é o livro com o mesmo título, agora editado pela FFMS e coordenado por Margarida David Cardoso. 
10/25/202346 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O que fazer com o Martim Moniz?

 A Câmara de Lisboa está prestes a decidir um novo projeto de requalificação da Praça do Martim Moniz, na capital. Que lugar ocupa este largo na cidade? De que é feita a identidade deste lugar cruzado por gentes de tantas proveniências? O jornalista José Ferreira Fernandes vem ao «Da Capa à Contracapa» falar sobre o seu retrato «Martim Moniz, como o desentalar e passar a admirar» em conversa com o geógrafo João Seixas, da Universidade Nova de Lisboa. Ouça o novo episódio. 
10/17/202339 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Algoritmos, um perigo ou uma oportunidade?

Eles estão por todo o lado, nas diversas formas tecnológicas em que a nossa rotina mergulhou. Para uns, os algoritmos representam a expressão da oportunidade de acelerar ainda mais o conhecimento e a prosperidade. Para outros, são mecanismos que têm que ser controlados e, no mínimo, regulados para evitar impactos indesejados nas sociedades. Este é o tema que junta, neste «Da Capa à Contracapa», Diogo Queiroz de Andrade, autor do livro «Algoritmos, uma Revolução em Curso» e Pedro Domingos, investigador em Inteligência Artificial da Universidade de Washington. 
10/10/202342 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Como acabar com a persistência da pobreza em Portugal?

Um milhão e 700 mil pessoas em Portugal vivem em situação de pobreza, ou seja, com um rendimento inferior a 551 euros por mês.   É um quadro persistente e com o risco de transmissão geracional, que põe em causa o acesso à habitação, saúde ou educação, entre outros bens essenciais.   Estamos a combater a pobreza de forma correta no país? Que estratégias devem ser seguidas em diversas áreas para travar a progressão e, se possível, diminuir a pobreza entre os portugueses?A propósito do documentário «Pobreza Zero - O Futuro a Construir» da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o debate chega ao Da Capa à Contracapa.   No programa participam Carlos Farinha Rodrigues, professor universitário e especialista em pobreza, e Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.
10/3/202358 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Como combater o compadrio em Portugal?

«Meter uma cunha» é um ato que se associou tradicionalmente ao comportamento português. Existem razões históricas para isso? Será um caso apenas português ? E o que é possível fazer para contrariar esse fenómeno?Neste episódio, o jurista e sociólogo João Ribeiro-Bidaoui, autor do livro «O Compadrio em Portugal»  e Karina Carvalho, diretora executiva da Transparência Internacional Portugal, ajudam a explicar o fenómeno do compadrio.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rádio Renascença.--Descubra o livro «O Compadrio em Portugal», aqui
9/26/202342 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Como se constrói a relação entre treinadores e atletas?

Antes de ser escritora, Joana Bértholo foi nadadora e triatleta. As memórias do seu tempo de competição cruzam-se com a reflexão sobre os treinadores que teve e a marca que nela deixaram para a vida. Num debate sobre o livro "O Meu Treinador" a escritora discute este mundo particular com Ana Bispo Ramires, psicóloga especializada em alto rendimento. Com moderação do jornalista José Pedro Frazão.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rádio Renascença.-- Descubra o livro «O Meu treinador» aqui
9/19/202354 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

A desertificação está para ficar nos nossos solos?

Alterações climáticas, agricultura intensiva, falta de de água: três fatores que contribuem para solos mais pobres e áridos. Está Portugal a degradar perigosamente os seus recursos? Que políticas e intervenções são necessárias para inverter esta situação? Respostas para uma conversa com a especialista em desertificação Maria José Roxo e com Ana Marta Paz, engenheira do ambiente, técnica superior no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Com moderação do jornalista José Pedro Frazão.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rádio Renascença.
9/12/202356 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

De que rumo precisa a educação em Portugal?

No arranque de mais um ano letivo, impõe- se o debate sobre o sistema educativo. Como lidar com a falta de professores ? Que políticas poderão reforçar os recursos e as aprendizagens na educação?O debate parte do ensaio «Economia da Educação, Um olhar sobre o sistema de ensino português» com a participação do autor, Pedro Freitas, investigador na NOVASBE e Miguel Herdade, diretor associado do Ambition Institute em Londres, cidade onde é governador de uma escola primária pública.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
9/5/202355 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Como construir mais e melhores pontes com os outros?

Num mundo marcado por extremismos e intolerâncias, como podemos fomentar o diálogo na nossa sociedade? Aproximar posições é uma urgência em tempos de múltiplos desafios comunitários? E que lugar devemos reservar para as identidades culturais e nacionais? Uma conversa com o sociólogo Pedro Góis da Universidade de Coimbra e a escritora e programadora Patrícia Portela.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
7/26/202347 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha a NATO?

Os resultados da cimeira da Aliança Atlântica em Vilnius, na Lituânia, são analisados num debate com a participação de José Pedro Teixeira Fernandes, investigador do IPRI, da Universidade Nova de Lisboa, e de Bruno Cardoso Reis, professor universitário e Investigador, subdiretor do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE IUL) e autor do ensaio «Pode Portugal ter uma Estratégia?» da Fundação Francisco Manuel dos Santos.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
7/18/202350 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Envelhecer com pouca saúde é uma fatalidade no país?

No dia Mundial da População, vamos olhar para os números dos que têm 65 ou mais anos. Portugal é o quinto país da União Europeia onde os mais velhos percecionam pior o seu estado de saúde. Com que apoios e expectativas vive esta população ? Será possível envelhecer de outra forma em Portugal?Para fazer o retrato da realidade da população sénior em Portugal, o debate conta com Alda Botelho Azevedo, demógrafa, investigadora do ICS/ UL e Carmen Garcia, enfermeira e escritora, com experiência profissional junto desta população.O Da Capa à Contracapa é um programa feito em parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Renascença.
7/11/202353 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Como está a relação entre os jovens e a política?

A um mês da Jornada Mundial da Juventude que trará milhares de jovens de todo o mundo a Portugal, olhamos para a participação política da Juventude no nosso país. Existe um real desinteresse dos jovens pela política? Ou as atuais formas de participação política envolvem os jovens? Que lugar têm os jovens no quadro político? E a voz dos jovens é escutada pelos políticos? Ouça este Da Capa à Contracapa com a vice-presidente do PSD Margarida Balseiro Lopes e o deputado e secretário-geral do PS Miguel Costa Matos.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
7/4/202339 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Somos e sabemos o que comemos?

O que hoje é saudável, amanhã pode já não ser visto dessa forma. Com a proliferação de «dietas da moda» e de problemas causados pela obesidade, é tempo de discutir o que sabemos sobre os alimentos de hoje. É necessário investir mais na literacia alimentar ? O que cabe aos cidadãos nas suas rotinas de consumo ? E aos poderes públicos nas áreas da saúde e da educação ? Um debate com as nutricionistas Ana Brito Costa e Catarina Sousa Guerreiro, que assinam dois dos cinco novos livros sobre alimentação e literacia alimentar editados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
6/27/20231 hour, 4 seconds
Episode Artwork

Ser professor em Portugal: uma profissão em declínio?

Greves, negociações de carreira, falta de professores para milhares de alunos. Num dos anos mais conturbados para a profissão, a educação viveu num contexto de perturbações no primeiro ano letivo após as restrições da pandemia de Covid-19.No epicentro estão os professores, que têm reivindicado medidas ligadas às contagens de tempo de serviço, progressões de escalão ou precariedade na contratação. Com que condições é possível ensinar com qualidade em Portugal? Como impedir a projetada falta de docentes nos próximos anos? Há um problema na perceção da profissão de professor aos olhos dos portugueses? Quem vai querer ser professor nos próximos anos?Um debate com o economista Luís Catela Nunes, da NOVA SBE, e com o novo presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
6/20/202353 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha a defesa dos Direitos Humanos?

O fim da Segunda Guerra Mundial deu lugar à aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sete décadas depois, a Europa está de novo em guerra e multiplicam-se a desigualdades que colocam em causa direitos sociais, económicos e ambientais.  Está a causa dos Direitos Humanos cada vez mais enfraquecida ou, pelo contrário, o ativismo em torno de causas globais deu um novo impulso à defesa dos princípios pelos quais se rege a Declaração de 1949?Ouça este debate, gravado ao vivo na Feira do Livro de Lisboa, no lançamento do ensaio «Direitos Humanos» do historiador e professor no King's College Francisco Bettencourt que conversa com o politólogo António Costa Pinto, do ICS-ULisboa.O programa Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
6/13/202345 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Qual o papel dos privados na saúde?

O número de hospitais privados em Portugal duplicou entre 2000 e 2020, atraindo muitos médicos que não se fixam no Serviço Nacional de Saúde. No entanto, a intervenção da troika e a pandemia alteraram os montantes contratualizados entre as entidades convencionadas e o Estado. O fim das parcerias publico-privadas também marcou os ultimos anos. Afinal, qual é o papel dos privados num sector crucial do Estado Social em Portugal? As respostas do ex-ministro da Saúde António Correia de Campos, de Miguel Gouveia, autor do livro «Saúde e Hospitais Privados» e de Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. A moderação é do jornalista José Pedro Frazão.Este programa Da Capa à Contracapa, feito em parceria pela Fundação com a Renascença, foi gravado live on tape na Feira do Livro de Lisboa. 
6/6/202348 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Habitação, transportes e demografia: isto anda tudo ligado?

Em Portugal, 20% da população vive em sete municípios, maioritariamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Se tivéssemos outra rede de transportes, o paradigma da habitação mudaria ? E que mudanças demográficas poderíamos esperar pela conjugação das políticas de habitação e de mobilidade?A propósito do novo documentário da Fundação Francisco Manuel dos Santos,  «Portugal, uma casa para todos»,  convidamos Gonçalo Antunes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Álvaro Costa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a debater esta ligação entre habitação, transportes e demografia nas nossas cidades.
5/30/202355 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Os algoritmos mandam (demasiado) em nós?

Com um vazio de regulação, os sistemas de inteligência artificial (IA) arriscam mexer em equilíbrios sociais e económicos relevantes para a vida dos cidadãos. A exigência de instrumentos de governança podem deixar implícita uma ameaça às democracias? Os algoritmos têm demasiado poder na nossa vida ? E os portugueses, estarão conscientes destes desafios? São convidados deste Da Capa á Contracapa, Paulo Vicente, autor do novo livro Os Algoritmos e Nós, professor de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da IA, plataformas web e redes sociais, inovação e transformação digital e comunicação de ciência. E também Ana Paiva, professora catedrática de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, coordenadora do grupo de investigação em IA e Agentes Autónomos do INESC-ID 
5/23/202353 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Como dar cada vez mais a palavra aos cidadãos?

Aproximar os cidadãos da política e das decisões centrais para a sociedade requer novas formas de participação que não se esgotam em atos eleitorais para as diversas instâncias de poder. Nos últimos anos, multiplicaram-se instrumentos como orçamentos participativos ou assembleias de cidadãos e surgiram movimentos cívicos a propósito de projetos com impacto direto nas comunidades locais. É preciso ir mais longe? Que expressão têm estas iniciativas nas decisões políticas em Portugal? São convidados deste programa moderado pelo jornalista José Pedro Frazão o economista, professor universitário e político português Paulo Trigo Pereira e a vereadora Joana Pinto Balsemão, responsável pelas políticas de ambiente, descarbonização e Cidadania e Participação de Cascais. O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Renascença.
5/16/202345 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha a Europa?

A um ano das eleições europeias, o Velho Continente vive mergulhado numa guerra e numa espiral de inflação que exigem respostas das sociedades e das elites políticas. As tensões demográficas, das migrações ou dos regionalismos espreitam também a agenda de um espaço social e económico que tem afirmado o clima e o digital como pilares estratégicos. Como responder a todos estes desafios? A Europa precisa de rever a sua arquitetura institucional? Como aproximar os cidadãos do seu próprio Continente? As respostas de Ricardo Borges de Castro, diretor associado e chefe do programa «Europa no Mundo» do European Policy Centre e de Madalena Meyer Resende, professora no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH. Uma conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.
5/9/202346 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Para que servem as utopias?”

Este episódio é sobre a (in)utilidade de imaginar alternativas políticas e sociais. As utopias ainda fazem caminhar? E por que razão são hoje as distopias tão populares?  Com Fátima Vieira, professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com André Barata, Filósofo de formação e professor na Universidade da Beira Interior.  A moderação é do jornalista José Pedro Frazão.O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
5/2/202349 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

O que pode fazer o Ensino Superior pelo desenvolvimento do país?

Cinquenta anos depois da reforma de Veiga Simão, as universidades e politécnicos têm hoje dez vezes mais estudantes e são peça-chave do desenvolvimento do sistema científico português. Como tem evoluído o sistema português de ensino superior? Com que política e investimento estatais, rede institucional, procura estudantil e retrato de docentes? Como se incentiva, financia e produz ciência nas universidades e com que ligação à administração pública e ao setor produtivo privado? Estas são questões em análise neste episódio do Da Capa à Contracapa com o autor do ensaio Ensino Superior e Desenvolvimento, José Ferreira Gomes, antigo secretário de Estado do Ensino Superior e da Ciência e atual reitor da Universidade da Maia e ainda com o Presidente do ISEG e professor de Finanças João Duque. O programa é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.
4/26/202350 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Em que estado está a democracia em Portugal?

A saúde da democracia portuguesa está em debate. O que mudou em cinco décadas de política e em que ponto se encontra o regime instaurado com a revolução de Abril? Na véspera de mais um aniversário do 25 de Abril, os convidados desta emissão alargada do programa Da Capa à Contracapa são os antigos deputados Helena Roseta e António Lobo Xavier para além do politólogo Pedro Magalhães, um dos coordenadores do livro «O Essencial da Política Portuguesa» agora publicado.Este programa é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão, numa parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
4/18/20231 hour, 1 minute
Episode Artwork

Banca, 2008 em repetição?

A sucessão de resgates na banca nos Estados Unidos e na Europa arrasta consigo receios de uma crise financeira como a de 2008. Em que estado está afinal a banca europeia e nacional? O nervosismo de alguns observadores tem justificação? As respostas dos economistas António Nogueira Leite e Álvaro Aguiar neste episódio do Da Capa à Contracapa. Um programa feito em parceria pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Renascença, moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.
4/11/202347 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Inteligência artificial, como vai mudar a nossa vida?

Como vai a inteligência artificial revolucionar o dia a dia? Se testou a tecnologia GPT já percebeu as potencialidades da inteligência artificial (IA) aplicada à vida quotidiana. Mas o debate é muito maior e mais antigo. Os impactos da generalização da IA abrangem largos sectores da sociedade e da economia . E será que a língua portuguesa tem uma palavra a dizer na discussão? São convidados deste episódio Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined Crowd, hoje Defined.ai, e o professor da NovaSBE João Castro. O Da Capa à Contracapa é um  programa da Renascença em parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
4/4/202350 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Como ajudar os cuidadores informais?

Os cuidadores informais tratam de quem precisa, mas também precisam de apoio. Quem está no terreno queixa-se de que as ajudas tardam em passar das leis à prática. Em causa estão os direitos dos cuidadores informais, cuja rotina é marcada por dificuldades para apoiar quem deles depende.São convidadas deste programa, com moderação de José Pedro Frazão: Ana Paula Gil, Socióloga, professora e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova; E Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente - Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental.O Da Capa à Contracapa é um  porgrama da Renascença em parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
3/28/202354 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Quem acode às pessoas em situação de sem-abrigo?

As organizações no terreno retratam uma realidade mais grave do que revelam as estatísticas sobre os sem-abrigo. Por outro lado, as autarquias reclamam mais apoio da Administração Central. É possível travar a espiral de agravamento da situação das pessoas sem-abrigo no país?Neste episódio, ajudam-nos a responder a estas e outras perguntas Carmo Fernandes, diretora-geral dos Albergues do Porto e Sónia Nobre, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, que investigou a realidade das mulheres sem-abrigo para a sua tese de doutoramento em Ecologia Humana. Uma conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão, num programa que resulta de uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos  com a Renascença.
3/22/202355 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Como deve o Estado intervir na habitação?

As medidas para a habitação recentemente apresentadas pelo Governo representam um incremento da intervenção pública num mercado com muitos agentes e ramificações económicas. O Estado tem as ferramentas necessárias para agir? O que compete ao poder público e ao mercado no domínio da habitação?  Debate com o economista e professor do ISEG João Pereira dos Santos e Ricardo Guimarães managing partner da Confidencial Imobiliário, com moderação do jornalista José Pedro Frazão. Todas as semanas, um novo episódio do Da Capa à Contracapa, uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Renascença.
3/15/202355 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Como lidar com a solidão em Portugal?

Em debate neste Da Capa à Contracapa está a solidão e o crescente número de pessoas que vivem sozinhas no país. São hoje mais de um milhão, o dobro do que sucedia há 30 anos.Uma conversa a partir do Retrato «Viver Só» de Ana Margarida de Carvalho, com a autora e a psicóloga social, investigadora e professora catedrática Maria Luísa Pedroso de Lima.  A moderação é do jornalista José Pedro Frazão.
3/8/202347 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

O que diz a morte de Bruno Candé sobre o ódio racial?

Neste episódio do Da Capa à Contracapa, debatem-se o racismo e as desigualdades sociais partindo do livro da Fundação «O homem que via no escuro». Um livro que conta a história do ator Bruno Candé, cujo morte resultou na primeira condenação de homicídio por ódio racial no país.Uma conversa com a autora do novo livro, a jornalista Catarina Reis e com Joana Menezes da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação da APAV, moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.
3/1/202341 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

O que sabemos da pobreza e da realidade social açoriana?

Neste episódio do Da Capa à Contracapa, debatem-se as desigualdades, exclusão social, abusos ou o alcoolismo na região mais pobre do país, os Açores, partindo do diagnóstico feito no novo livro da Fundação «Jénifer, ou a Princesa de França». Uma conversa com o autor da obra, o escritor Joel Neto, e com o psicólogo Francisco Simões, do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE, membro da Cáritas com experiência na área da intervenção familiar.  Um programa da Fundação com a Renascença, moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.
2/22/202339 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Qual a ligação entre mente, cérebro e educação?

Que mitos ainda rodeiam o funcionamento do cérebro? Que contributos podem dar à aprendizagem a psicologia cognitiva e as neurociências? Um novo livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos enquadra o campo transdisciplinar que existe entre Mente, Cérebro e Educação, descreve os seus fundamentos e os obstáculos que enfrenta, e explica como pode contribuir para os futuros desafios da educação.   Uma conversa onde participam a autora Joana Rato, psicóloga da Educação e investigadora da Universidade Católica, Jorge Almeida, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e diretor do Proaction Lab.  Qual a ligação entre mente, cérebro e educação? Descubra neste episódio, moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.
2/15/202341 minutes, 1 second
Episode Artwork

Como lidamos com o lixo em Portugal?

Neste episódio debatem-se os desafios da gestão do lixo no país. A partir do livro «O Lixo em Portugal», a autora, Andreia Barbosa, e Rui Berkemeier da Agência Ambiental ZERO vão mostrar como o lixo é um problema ambiental coletivo mas também pode  ser uma riqueza potencial.  Um programa moderado pelo jornalista José Pedro Frazão numa parceria com a Renascença. 
2/8/20231 hour, 1 minute, 30 seconds
Episode Artwork

Como gerir os recursos hídricos em tempo de alterações climáticas?

Neste episódio do Da Capa à Contracapa, debate-se a gestão dos recursos hídricos nacionais. Uma conversa a propósito do novo documentário sobre «Alterações Climáticas» da Fundação, onde se apontam soluções para as previsões de fenómenos climáticos extremos, como cheias e secas, obriga a novas formas de gestão da água no teritório nacional.Uma conversa com Rodrigo Proença Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais e Jaime Melo Baptista, presidente da LIS-Water – Lisbon International Centre for Water e ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, moderada pelo jornalista José Pedro Frazão. O “Da Capa à Contracapa” é uma parceria Fundação Francisco Manuel dos Santos/Renascença. 
2/2/202354 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Como é o consumidor português?

Vivemos numa sociedade de consumo. Mas como somos nós enquanto consumidores? Pensamos no ambiente? O que sabemos sobre os nossos direitos?Neste Da Capa à Contracapa, debate-se o novo livro sobre «Sociedade de Consumo e Consumidores em Portugal». Será uma conversa sobre o consumidor português, num país que chegou tarde à nova sociedade de consumo. Com Mário Beja Santos, um especialista com mais de 40 de anos de atividade em política dos consumidores, e Fernanda Santos da DECO, a Associação de Defesa do Consumidor em Portugal, moderados pelo jornalista José Pedro Frazão.
1/25/202357 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Como controlar o poder das Big Tech?

Como controlar o poder das novas tecnologias, e das grandes tecnológicas? Que papel cabe aos reguladores e aos poderes públicos? Neste programa, com moderação do jornalista José Pedro Frazão, a antiga ministra da Ciência e Ensino Superior, a deputada do Parlamento Europeu Maria da Graça Carvalho e a especialista Mariana Tavares, consultora das Nações Unidas para questões de política da concorrência e investigadora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. 
1/18/202345 minutes
Episode Artwork

O que podem fazer as finanças pela sustentabilidade do planeta?

O que fazem e podem fazer as finanças pela sustentabilidade do mundo? Neste episódio do Da Capa à Contracapa, as respostas da economista especializada em financiamento verde, climático e sustentável Sofia Santos, professora do ISEG e fundadora da Systemic onde tem desenvolvido projetos na área da sustentabilidade para diversas empresas e instituições e de Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI). A moderação é do jornalista José Pedro Frazão.Uma  parceria Fundação Francisco Manuel dos Santos/Renascença. 
1/11/202352 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

O que podem fazer as políticas públicas para travar as desigualdades em Portugal?

No primeiro episódio de 2023 do Da Capa à Contracapa, debate-se o que fazem e podem fazer o Estado, as empresas e do poder político no combate à desigualdades sociais e económicas no país.  Uma conversa com a economista e investigadora na área das políticas públicas Susana Peralta e com Catarina Reis, investigadora na área da macroeconomia, com particular ênfase no desenho de politicas ótimas para o governo. A moderação é do jornalista José Pedro Frazão.
1/4/202343 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Para onde caminha a guerra?

Neste episódio do programa Da Capa à Contracapa debate-se o destino da guerra da Ucrânia, que se prolonga há mais de 10 meses e continua sem uma solução. Para onde caminha a guerra? As respostas do major-general Arnaut Moreira e de Sónia Sénica do Instituto Português de Relações Internacionais, numa conversa moderada por José Pedro Frazão.
12/28/202251 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Um território para reordenar?

Da seca extrema às chuvas e cheias intensas, como pode o reordenamento do território contribuir para reduzir os efeitos das alterações climáticas? Ouça este episódio do Da Capa à Contracapa, onde João Joanaz de Melo, professor no CENSE (Center for Environmental and Sustainability Research) da FCT – UNL e o arquitecto paisagista Henrique Pereira dos Santos, debatem a importância da reordenação do território nacional. Com moderação de José Pedro Frazão. 
12/21/202244 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

De que é feita a Paisagem Portuguesa?

Neste episódio, percorra o país com os olhos do fotógrafo Duarte Belo e as palavras do geógrafo Álvaro Domingues. O cenário é o Livro «Paisagem Portuguesa» que acaba de ser lançado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Nele,  os autores procuraram elementos estruturais do território português, mas também revelar a celeridade das transformações atuais. Sobrepuseram uma quadrícula ao mapa de Portugal e a cada um dos retângulos atribuíram uma fotografia. O resultado foram 141 imagens e outros tantos textos que tentam encontrar uma identidade comum, paisagens povoadas que mostram todas as diferenças que nos unem. De da praia do Telheiro ao Corvo, que rumos podemos seguir? Oiça este Da Capa à Contracapa e os autores Duarte Belo e Álvaro Domingues. 
12/14/202240 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Por que razão os políticos são mais tolerantes com a corrupção do que os cidadãos?

Por que razão os políticos são mais tolerantes com a corrupção do que os cidadãos? Tentamos responder a esta pergunta no programa Da Capa à Contracapa, onde participam o investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Luís de Sousa - especialista em políticas de controlo de corrupção e um dos coordenadores do novo estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre ética e integridade na política - e o antigo governante Miguel Poiares Maduro. 
12/7/202237 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Como travar os incêndios florestais em Portugal?

Os incêndios florestais são um problema local e global, que as alterações climáticas vieram agravar. Neste episódio do programa Da Capa à Contracapa estarão em debate a prevenção, o combate e a recuperação dos terrenos ardidos em Portugal. Uma conversa com Domingos Xavier Viegas, diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, e com Fantina Tedim, coordenadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, investigadora principal do projeto «Compreender o contexto social do Portugal rural para implementar ações sociais de modo a prevenir incêndios catastróficos.»
11/30/202253 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Que futuro para os livreiros e livrarias?

Sabia que ainda hoje conhecemos alguns livreiros da Roma Antiga? Sabia que a Livraria Barateira montou o seu primeiro sistema anti-roubo construído por crianças? Ou que uma simples gralha pode fazer aumentar o preço de um livro em milhares de euros? Neste episódio do Da Capa à Contracapa falamos da história e da vida dos livreiros e das livrarias. E também do seu futuro, da diversidade da oferta atual, dos bibliófilos, das bibliotecas, dos leilões e das livrarias independentes. Um programa a propósito do lançamento do livro A Religião dos Livreiros, onde participam o autor, Carlos Bobone, e o escritor, jornalista e editor Francisco José Viegas. 
11/23/202245 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Que papel têm afinal as entidades reguladoras do Estado?

Neste Da Capa à Contracapa debate-se o papel das entidades reguladores no país e a sua independência face ao poder político, com base no novo estudo da Fundação «O Estado Regulador em Portugal». Um programa onde participam Ana Lourenço,  coordenadora desta investigação e professora associada na Católica Porto Business School, e o economista e também professor da Universidade Católica, João Confraria.  Uma conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão. 
11/15/202245 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Como educar para as alterações climáticas?

As alterações climáticas são um tema complexo, que envolve várias disciplinas científicas, atinge múltiplas dimensões das nossas vidas e que há décadas é alvo de campanhas de desinformação. Como educar então para as alterações climáticas?  Ouça o Da Capa à Contracapa com o presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental Joaquim Ramos Pinto e o biólogo marinho João Correia, fundador da empresa Flying Sharks. 
11/9/202241 minutes, 57 seconds