Winamp Logo
Eixo do Mal Cover
Eixo do Mal Profile

Eixo do Mal

Portuguese, Political, 1 season, 266 episodes, 2 days, 14 hours, 58 minutes
About
A actualidade política, social e cultural do país e um ou outro assunto sério. Com Aurélio Gomes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes
Episode Artwork

“Camões, poeta zarolho, fez versos à D. Inês” e agora dá nome a mais um aeroporto

Venha com o Eixo do Mal em podcast ver os aviões a aterrar em Alcochete, sabe-se lá quando e, de passagem, ouça os comentários aos debates das europeias de Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Depois de semanas a ser acusado de nada decidir a não ser o logótipo, Luís Montenegro teve uma inspiração camoniana e sacou de um aeroporto, uma ponte e um TGV. Quem paga? O contribuinte é que não, assegurou o ministro Pinto Luz. A ANA vai colaborar e pagar. Será que vai? O Eixo do Mal foi emitido a 16 de maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202450 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Milícias encapuzadas no Porto e outros traidores da Pátria

No Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves, a análise às reações ao violento e criminoso ataque a imigrantes no Porto e aos verdadeiros motivos por que André Ventura quer que o Presidente da República seja julgado por alta "traição à Pátria". O partido considera que Marcelo Rebelo de Sousa defendeu interesses estrangeiros em detrimento de Portugal. Ventura afirmou que a decisão foi tomada após uma reunião do grupo parlamentar e sublinhou que, independentemente da questão jurídica, a censura política era necessária. O Eixo do Mal foi emitido a 09 de maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/202450 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

O governo exonerou o excedente e quer mandar Medina para a tropa

Alta tensão nas Finanças, alta tensão na Defesa e alta tensão na Santa Casa, em análise no Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Poucas horas antes de o parlamento votar a erradicação dos portagens nas ex-SCUT, todo o parlamento contra o PSD, o ministro das Finanças, Miranda Sarmento, veio alertar que, afinal, o superavit no orçamento se transformou em défice, por culpa de compromissos assumidos pelo anterior governo já em tempo eleitoral. O ex-ministro das Finanças, Fernando Medina, acusou o atual ministro de "impreparação" ou de usar "falsidade como instrumento de combate político" ao afirmar que o anterior Executivo deixou as finanças públicas em "caos". Medina alega ter informado detalhadamente o novo Executivo sobre a situação financeira do país durante a transição de pasta, apresentando dados que não eram públicos. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 02 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/202451 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

50 anos de 25 de Abril, 20 de Eixo do Mal com cravo ao peito

Meio século do 25 de Abril, Marcelo Rebelo de Sousa e as listas de candidatos às europeias em análise no Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Pegando em palavras de Chico Buarque, "foi bonita a festa, pá". Na quinta-feira, milhares de pessoas saíram à rua para celebrar o legado do 25 de Abril, a liberdade e a democracia. 50 anos depois, com perigos e desafios à espreita, que reflexão se deve fazer? See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/202451 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Justiça e fiscalidade, os choques da semana

Depois do ímpeto inicial da Operação Influencer que resultou, entre outros acontecimentos, na demissão de António Costa e na queda do seu Governo de maioria absoluta, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu por unanimidade retirar as medidas de coação aos arguidos do caso. Perante os mesmos factos, o Ministério Público teria duas pessoas detidas. Perante os mesmos factos, quatro juízes decidiram que não há crime nem sequer suspeitas fracas. E perante o acórdão, Marcelo Rebelo de Sousa começou a ter "a sensação de que começa a ser mais provável haver um português no Conselho Europeu, no próximo outono, em Bruxelas". Choques e mais choques no Eixo do Mal de 18 de abril, com emissão na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202449 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade, a nova jangada de pedra de Passos Coelho

A discussão do Programa do Governo e a apresentação de um livro de "ação e ética" por Pedro Passos Coelho são os temas principais do Eixo do Mal desta semana em podcast. Em cerca de uma semana, é já a segunda vez que Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de arrogância. A segunda foi quinta-feira, durante a discussão do programa do governo, depois de o primeiro-ministro ter tentado amarrar a oposição a uma relação de 4 anos. Ora, Pedro Nuno só queria um flirt de 60 dias. E atacou com o desafio ao Governo, para que apresente uma moção de confiança. Entretanto, Montenegro já prometeu baixar IRS, IRC e começar a falar com os representantes das forças de segurança e, para a semana, com os representantes dos professores. E para justificar tanta pressa até citou o Nobel e comunista José Saramago. O Eixo do Mal foi emitido a 11 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/202449 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Um Governo e as suas secretarias de Estado; sem quinas, sem castelos, mas com pagode

Neste Eixo do Mal em podcast, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves analisam os primeiros minutos e as primeiras medidas do Governo liderado por Luís Montenegro. A primeira é o logótipo e a segunda grande a corrida na luta contra a corrupção. Nesta emissão de 04 de abril, ainda há tempo para destacar o discurso do novo primeiro-ministro e para os novos secretários de Estado, cuja lista final foi divulgada oficialmente durante a noite de quinta-feira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/202449 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Os 17 ministros convocados por Montenegro para os desafios da governação

O impasse na Assembleia da República resolveu-se e foi eleito um vice-presidente da casa da democracia com ligações a um movimento contra o 25 de abril. Luís Montenegro apresentou o governo desta legislatura. No Eixo do Mal em podcast, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes discutem o que podemos esperar da equipa de 17 ministros selecionada por Luís Montenegro. O programa foi emitido na SIC Notícias no dia 28 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/202451 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

A primavera de Luís Montenegro

A primavera teve início com a indigitação do novo primeiro-ministro. No Eixo do Mal em podcast, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes dão início ao debate das probabilidades: Como vai governar, por quanto tempo, que governo e que primeiro-ministro vamos ter? Luís Montenegro, após o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, comprometeu-se em apresentar o novo governo dentro de uma semana. Terá um caminho fácil? O programa foi emitido na SIC Notícias no dia 21 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202451 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

A matemática pós-eleitoral e a arte de esperar

50 anos depois do 25 de abril, a democracia portuguesa está a navegar por mares nunca antes navegados. Mares pejados de escolhas. E são esses mares são explorados no Eixo do Mal em podcast, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Apesar de os resultados finais das eleições só serem conhecidos na próxima quarta-feira, é já claro que o Presidente da República vai deixar o PSD governar. Sem o Chega, porque "não é não". E Carlos Moedas voltou a dizê-lo esta semana. E é sobre que condições terá o PSD para governar, que papéis vão desempenhar os outros partidos e que cenários poderemos enfrentar lá para frente, que vamos se fez o debate no Eixo do Mal, emitido a 14 na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/202450 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Com a campanha a terminar, o Eixo do Mal já prepara o Governo

Com as arruadas, os jantares-comício e os comícios quase no fim, no Eixo do Mal em podcast é feito o balanço da campanha eleitoral, ou melhor, das campanhas eleitorais e tentar perceber, também, que cenários poderão desenhar-se na noite do próximo domingo. No debate assegurado por Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves, na SIC Notícias a 07 de março, dão-se as notas artísticas às últimas duas semanas dos partidos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202450 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Passos Coelho e a imigração, Paulo Núncio e o aborto, Emmanuel Macron e a defesa da Europa: está o jogo baralhado

Pedro Passos Coelho chegou esta semana à campanha da AD com declarações que aproximaram o partido do protecionismo nacionalista de André Ventura. A semana continuou e Paulo Núncio, vice-presidente do CDS-PP e candidato a deputado por Lisboa nas listas da Aliança Democrática , manteve o registo ao pedir um novo referendo ao aborto perante a necessidade, nas palavras do candidato, de "reverter as políticas de esquerda". Já Emmanuel Macron, com objetivos diferentes, apelou também à proteção, mas da Ucrânia e com os meios humanos dos diferentes países da NATO. Está o jogo da política nacional e do xadrez diplomático baralhado? Qais as suas intenções? A análise desta semana, sem Clara Ferreira Alves, conta com Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes. Ouça o Eixo do Mal emitido a 29 de fevereiro na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/202449 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Rateres na rua e bagunçada entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos

Na semana em que a palavra ''rateres'' entrou na pré campanha eleitoral, o Eixo do Mal em podcast fala do estado da arte da governabilidade pós eleições e da espontaneidade de certas manifestações de forças de segurança durante debates eleitorais. O comentário à bagunça está assegurado por Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves, que também viram o debate entre os partidos sem assento parlamentar, sem qualquer preguiça. O Eixo do Mal foi emitido a 22 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/202451 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

A Justiça, a Operação da Madeira e o festival mediático dos debates

Justiça e debates, eis o cardápio para este Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Foi com surpresa que foi recebida a notícia da libertação dos 3 suspeitos de corrupção na Madeira. Depois de 21 dias detidos, o juiz de instrução não encontrou indícios de nenhum crime. Entretanto, o homem que ofereceu uma reforma da justiça que António Costa recusou saiu do exílio político e voltou à carga. Rui Rio disse ainda que a Procuradora Geral da República parece estar-se nas tintas, palavras dele, para o que está a acontecer. Oiça aqui o Eixo do Mal emitido a 15 de fevereiro na SIC Notícias com moderação de Aurélio Gomes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/202450 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

O político debate, o polícia protesta, o Eixo do Mal comenta

Políticos em debate e polícias em protesto como temas do Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e Clara Ferreira Alves. E ao último dia, mesmo antes dos debates, o Presidente da República quebrou o silêncio. Foram 12 dias sem falar. Provavelmente um novo record. Depois do tiro de partida, começou a maratona de debates que os líderes partidários têm desde segunda-feira. E serão muitos. E mais do que as propostas que têm sido apresentadas, é a avó de Mariana Mortágua que anda nas bocas do mundo. A avó e o facto de Luís Montenegro pretender dar a vez a Nuno Melo nos debates com o PCP e o Livre. O Eixo do Mal foi emitido a 08 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202449 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Tratores na estrada, PS continua a liderar, AD sozinha ainda não Chega

Sondagem nova e protestos antigos em análise no Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. A sondagem SIC/Expresso mostra uma subida muito significativa do Chega e uma clara maioria da direita com o partido de André Ventura. Um estudo de opinião feito antes de o Ministério Público e Polícia Judiciária terem chegado à Madeira, mas depois da convenção da Aliança Democrática. O Eixo do Mal foi emitido a 01 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/2/202450 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

De Sócrates a Albuquerque, a campanha em tribunal

A menos de dois meses das eleições, o país deveria estar aqui a falar de política e a debater as propostas dos partidos. Mas a justiça teima em roubar o palco. Esta semana o Ministério Público rumou à Madeira para constituir arguido Miguel Albuquerque numa mega operação que envolveu 200 inspetores. Poucos dias depois, o Tribunal da Relação de Lisboa inverteu decisão de juiz Ivo Rosa e confirmou grande parte da acusação do Ministério Público em relação a José Sócrates. O ex-ministro vai ser julgado por 22 crimes, três deles de corrupção. O Eixo do Mal foi emitido a 25 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202450 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

O que chega à direita? Quando chega Trump? Os movimentos “irónicos” pelo mundo

A direita portuguesa e a direita americana em análise neste Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Na Convenção do Chega, o partido avançou com propostas e para muitos o financiamento das medidas, especialmente a das pensões, também deve ser "ironia". Poucos dias depois, o PSD também apresentou propostas, que passam por uma espécie de choque fiscal e o regresso dos privados à saúde e à educação. Pelo meio, ainda sem "dar um tiro a alguém na 5ª Avenida", Donald Trump venceu as primeiras primárias republicanas, mesmo sem aparecer nos debates dos candidatos. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 18 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/19/202451 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Dos monárquicos da velha AD à gola alta do velho PS

A nova Aliança Democrática em três assinaturas e o congresso do PS em três atos, neste debate do Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Sexta-feira, António Costa lembrou a obra e o legado e passou o testemunho. Sábado, Marcelo Rebelo de Sousa foi o alvo dos senadores do PS. Domingo, Pedro Nuno Santos olhou para o futuro e acenou com promessas. Quarta-feira, o novo líder do Partido Socialista foi a Belém acalmar os ânimos com o Presidente da República. E na quinta-feira, 11 de janeiro, foi emitido este Eixo do Mal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/202449 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Grandolada para Marcelo Rebelo de Sousa, carta para Pedro Nuno Santos, casa para Luís Montenegro

Em fim de semana de consagração de Pedro Nuno Santos no congresso do PS, Luís Montenegro apresenta também a nova AD no domingo. Antes da oficialização da coligação que sucede à de "Portugal à Frente", o presidente do PSD foi viu o Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao negócio da sua casa de Espinho. Dinâmicas da Justiça cega, mas com olho nas eleições legislativas? Depois do inquérito, chegou à caixa postal da política nacional a compra de 0.24% de ações dos CTT, por parte da Parpublica e por ordem do Governo de António Costa. Uma ''bandalheira'', de acordo com Montenegro, e com Pedro Nuno Santos a afirmar que devia ser o PSD a "pedir desculpa por aquela privatização." Assim começa 2024, com o primeiro Eixo do Mal em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/5/202450 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Mais um ano, mais um réveillon. Desta vez sem Costa e com uma nova guerra

Os acontecimentos e figuras do ano, nacionais e internacionais, destacados pelos comentadores Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. Mais um ano, mais um réveillon de marcos históricos e políticos, desta vez, com a queda do Governo de António Costa e, em plano de fundo, o início de uma nova guerra brutal, que virou as atenções da Ucrânia para o Médio Oriente. Ouça o último Eixo do Mal do ano em podcast, programa emitido a 28 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/29/202350 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

O fantasma do Passos e a longuíssima campanha até março

Aparição do passado e sinais do que aí virá. Passos Coelho foi a tribunal testemunhar no Caso EDP, mas à porta foi sobre o Governo e António Costa que fez declarações. "Espero que o país saiba identificar no atual Governo que está a cessar funções responsabilidades graves na situação a que o país chegou. Suficientemente graves para que o primeiro-ministro tenha sido o único que eu tenho memória que se tenha sentido na necessidade de apresentar a demissão por indecente e má figura", disse o ex-presidente do PSD. Com a provável bênção de Passos e do espírito natalício, PSD e CDS fecharam o acordo para a coligação pré-eleitoral que vai enfrentar as próximas eleições legislativas: Aliança Democrática (com independentes pelo meio). A independência do Eixo do Mal foi emitida na SIC Notícias a 21 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202350 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

As saudades que Marcelo já tinha da sua alegre companhia na liderança do PS

O Partido Socialista vai a votos por estes dias para eleger o seu novo líder. Pedro Nuno Santos, José Luís Carneiro ou Daniel Adrião. Qual dos três será o novo secretário-geral do PS? Marcelo Rebelo de Sousa já escolheu o seu favorito: António Costa, que não concorre. Eleições à parte, mas com as mais recentes sondagens bem presentes, o Presidente da República continua a empurrar responsabilidades do "caso das gémeas" para o Governo. A história da alegada cunha já chegou à Ordem dos Médicos, que já voltou atrás na ameaça de instaurar um processo disciplinar ao ex-secretário de Estado António Lacerda Sales. Muitos estilhaços para acompanhar neste Eixo do Mal de 14 de dezembro, emitido na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/15/202346 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Um aeroporto, duas gémeas e os cinco do costume

Marcelo Rebelo de Sousa termina a semana a formalizar a demissão do Governo. A mesma que começou com a figura do Estado a dizer ao país que afinal sempre existiu um mail do seu filho doutor a pedir ajuda médica às duas bebés luso-brasileiras. Ainda esta semana, ficou conhecido o relatório da comissão técnica independente quanto à situação do Aeroporto de Lisboa, que aponta para uma situação temporariamente dupla com inclinação para Alcochete. Como duas gémeas bebés abalaram a presidência da República e como um relatório, de uma comissão técnica independente, já se transformou num grande HUB de discussão. Os cinco do costume discutem os principais acontecimentos da semana. Ouça o Eixo do Mal em podcast, programa emitido na SIC a 7 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/202350 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Lágrimas de Costa, promessas de Montenegro, rumos do PS

Em semana da aprovação (emocionada) do último Orçamento do Estado de António Costa como primeiro-ministro, foi a promessa eleitoral de Luís Montenegro de mexer no Complemento Solidário para Idosos que marcou o debate político e o do Eixo do Mal, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. O presidente do PSD prometeu "dar a cada português em condição de reforma" um "rendimento mínimo de 820 euros" até 2028, mantendo condições para aceder ao Complemento Solidário para Idosos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/1/202353 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Guerrilha instalada entre São Bento e Belém, cessar-fogo em Gaza

Guerras diferentes em debate no Eixo do Mal desta semana em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. E à terceira semana, Lucília Gago falou. A Procuradora-Geral da República confirmou a autoria do famigerado último parágrafo que revelava a existência de uma investigação criminal contra António Costa. E acrescentou não se sentir "responsável por coisa nenhuma", depois da demissão do primeiro-ministro. "A PGR e, em concreto, o Ministério Público, investigam o que deve ser investigado, perante a notícia da prática de factos". São as declarações que servem de mote para um Eixo do Mal emitido a 23 de novembro, na SIC Notícias, e também mais um capítulo de um processo de "divórcio" entre São Bento e Belém que ainda está para durar.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/202352 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Três, a conta de erros que o Ministério Público fez

O estado da arte da "Operação Influencer" e o estado da luta pela sucessão de António Costa no Partido Socialista em análise neste Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Foi esta semana que o juiz de instrução Nuno Dias Costa considerou "vagos" os indícios do Ministério Público e "desproporcionada" a prisão de cinco arguidos da "Operação Influencer", e fez cair os crimes de corrupção e prevaricação. O Ministério Público vai recorrer da decisão, mas não se escapa dos três erros detetados nesta investigação. O Eixo do Mal foi emitido a 16 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202349 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Portugal regressa às urnas. Azar dos Távoras?

Vêm aí novas eleições legislativas, mas só em março do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai dissolver o parlamento, mas só depois do Orçamento aprovado. Em apenas dois dias se muda o panorama político em Portugal. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes conversam sobre a Operação Influencer e a crise política instalada. Ouça o comentário em podcast no Eixo do Mal desta semana. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202351 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Cerco a Gaza, continua a guerra sem quartel. E, por cá, mais um capítulo do caso TAP

Em Gaza, a situação humanitária continua pavorosa. A fronteira de Rafah, com o Egipto, foi aberta, mas só passaram algumas centenas de civis com passaporte estrangeiro e algumas dezenas de feridos graves. No sentido inverso, os camiões com ajuda humanitária têm entrado, mas continuam a ser insuficientes. A Norte, a cidade está cercada e há combates, campos refugiados continuam a ser bombardeados. É uma guerra sem quartel. Aguarda-se pela chegada de Blinken, secretário de estado dos Estados Unidos, e espera-se que talvez contenha a raiva de Israel. Por cá, há novidades sobre o caso TAP. Marcelo não embarcou no diploma de privatização do Governo. Ouça o Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes, programa emitido a 2 de novembro na SIC.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/3/202345 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Médio Oriente, ONU e semântica

A muito falada invasão de Gaza continua em “stand-by” mas os bombardeamentos continuam. Na ONU, Guterres quis fazer a contextualização do conflito mas as suas palavras provocaram a ira do embaixador de Israel que pediu a demissão do Secretário-Geral. Em portugal, a esquerda e o Primeiro-ministro colocaram-se ao lado de Guterres, a direita nem por isso. O Eixo do Mal foi exibido a 26 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/202347 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

A guerra pela propaganda e pela clareza. E que paz virá a seguir?

Israel, Hamas, Gaza e as soluções possíveis, se é que há solução, no debate do Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. Como é que se arranja solução quando não há moderados na sala? O bombardeamento de um hospital em Gaza tem servido de arma de arremesso de ambos os lados na guerra pela opinião pública. O clima e o tom das discussões são quase sempre definitivos e polarizados. E não é isso que se tenta neste Eixo do Mal, emitido a 19 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/202345 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Com o ataque a Israel, abriram-se as portas do Inferno

Depois do impensável ter acontecido no sábado de manhã, no sul de Israel, com a infiltração do Hamas numa fronteira considerada por muitos como virtualmente inexpugnável, numa ação terrorista dirigida a civis, a resposta de Israel foi impiedosa, com bombardeamentos massivos à Faixa de Gaza, de onde a população civil não pode sair. O bloqueio é total, não passa água, comida, energia, medicamentos - a descrição do Inferno. Neste Eixo do Mal, emitido na SIC Notícias a 12 de outubro, está ainda em análise o Orçamento do Estado. Ouça o programa em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/13/202350 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Haja festa em novembro, haja festa no Mundial. É o futebol que nos vai salvar?

Um Mundial de Futebol com o patrocínio de milhões e um 25 de Novembro com o patrocínio de Moedas, em debate no Eixo do Mal em podcast com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. A FIFA anunciou esta semana que Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial de Futebol 2030, na celebração do centenário da competição: os três primeiros jogos vão realizar-se na Argentina, Paraguai e Uruguai, este último onde tudo começou em 1930. A FIFA diz querer o futebol a "unir um mundo cada vez mais dividido". Neste Eixo do Mal emitido na SIC Notícias ainda durante um 5 de Outubro, dia da República, marcado pelo 25 de Novembro e a promessa de Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa e protocandidato à liderança do PSD, de começar a celebrar esse dia outonal na capital.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/6/202350 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

A ação pelo clima, a coligação pela Madeira

Vale tudo na luta contra a emergência climática e na política de acordos de incidência parlamentar? Esta semana, seis jovens portugueses apareceram perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, na sequência da queixa que apresentaram contra mais de 30 países europeus pela emissão de gases com efeito de estufa, Portugal incluído. Também nestes dias, outros jovens atiraram tinta ao ministro Duarte Cordeiro, durante uma conferência dedicado ao clima, e também durante uma sobre aviação em Lisboa. O Eixo do Mal foi emitido na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/29/202349 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Uma moção de censura do Chega por ano, uma prestação da casa por mês

António Costa sorriu perante o debate sobre a moção de censura do Chega ao Governo, mas será que os portugueses sorrirão com os apoios à Habitação apresentados esta semana? Na terça-feira, debateu-se mais uma moção de censura apresentada pelo partido de André Ventura ao executivo socialista. Não passou, como se esperava, e só faltou o primeiro-ministro levar um "balde de pipocas" para o Parlamento, como afirmou Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda. Antes de o diploma sobre a Habitação ser novamente votado pela Assembleia da República, o Conselho de Ministros aprovou medidas excecionais de apoio ao crédito à habitação, reforçando a bonificação temporária dos juros e prolongando a suspensão da comissão de reembolso antecipado. São os temas e jargões descodificados no Eixo do Mal de 21 de setembro, emitido na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/22/202351 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Putin, Kim, Lagarde e Rui Pinto. Companhia para jantar e armar

O novo livro de Cavaco Silva, os restaurantes de Isaltino e o derramamento de vinho em Anadia não são temas deste Eixo do Mal em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Clara Ferreira Alves. Vladimir Putin e Kim Jong-Un partilharam bolinhos de caranguejo, peixe, vitela, vinho russo e dois brindes, com tempo ainda para oferecem um fuzil um ao outro. Não se sabe oficialmente sobre o que foi acordado por ambos neste encontro, mas há suspeitas neste Eixo do Mal de 14 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/15/202350 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Amuos no Conselho de Estado e candidatos presidenciais precoces

O Eixo do Mal em podcast está de volta para mais uma temporada, sem fazedores nem candidatos, mas com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Aparentemente o que acontece no Conselho de Estado não fica no Conselho de Estado, apesar de as atas só poderem ser consultadas 30 anos depois de uma reunião. O primeiro-ministro António Costa não gostou quando Luís Montenegro o acusou de ter amuado por não ter falado durante o Conselho, precisamente por o presidente do PSD não ser conselheiro de Estado. No campeonato das presidenciais de 2026, já vão surgindo putativos candidatos em 2023. Mas ainda a pré-campanha vai no adro, por isso primeiro todos ainda terão de passar no crivo do Eixo do Mal. Esta emissão é de 07 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/8/202349 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Professores e espanhóis no Eixo de Mal que vai de férias

A esperança dos professores reacendeu-se quando se soube que Marcelo Rebelo de Sousa tinha vetado o diploma do governo sobre a carreira dos professores. Menos de 24 horas depois, o governo responde com novo diploma onde parece que acomodou as objeções do Presidente. Todas, todas? Talvez não, a ter em conta o que deixou no ar a ministra Mariana Vieira da Silva. O Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes foi emitido na SIC Notícias a 27 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/28/202349 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Do estado da guerra ao estado da nação

Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes avaliam o regresso de Prigozhin, a falar às tropas Wagner na Bielorrússia, num vídeo ao lusco-fusco, distribuído via Telegram. Os cereais voltaram ao centro da guerra e as eleições americanas estão ao virar da esquina. Do estado da guerra ao estado da nação: esta quinta-feira, dia 20, houve encontro no parlamento com um debate do estado da nação parecido com mais 'um passeio' de António Costa na Assembleia. Oiça a análise do Eixo do Mal emitido na SIC Notícias na noite de 20 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/21/202350 minutes
Episode Artwork

Rui Rio à varanda e outros filmes de série B

Buscas da Polícia Judiciária puseram Rui Rio à varanda, a CPI pôs um ministro a falar de filmes de série B e um cartoon pôs outro ministro a ligar para a RTP. São os temas do Eixo do Mal em podcast desta semana. A PJ fez buscas em casa do antigo presidente do PSD e em sedes do partido em Lisboa e no Porto, à procura de provas de uso ilegal de dinheiro público que estaria a financiar a atividade do partido, e não a do grupo parlamentar dos sociais-democratas. Noutra força policial, na PSP, um cartoon de Cristina Sampaio transmitido na RTP foi mal recebido e apresentou uma queixa-crime ao canal público de televisão. O ministro da Administração Interna também não gostou de ver o cartoon e tratou de ligar para o canal. Já para o Eixo do Mal ninguém ligou, nesta emissão de 13 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/14/202350 minutes
Episode Artwork

Sai relatório preliminar à TAP, entra Pedro Nuno Santos superstar

Na semana em que o país ficou a saber pelo testemunho do Presidente da República que pode não ser boa ideia misturar Moscatel com Fortimel, no Parlamento houve um regresso tão apoteótico de Pedro Nuno Santos que quase fez sombra ao relatório preliminar da Comissão de Inquérito à TAP. Mesmo antes do Moscatel quente, Marcelo Rebelo de Sousa não o tinha lido porque, tal como uma peça de teatro, prefere esperar até depois do ensaio geral. Ainda assim, os partidos da oposição marcaram presença, leram e não gostaram das conclusões, considerando-as demasiado benevolentes com o Governo de António Costa. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 06 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/7/202348 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Quem será o Prigozhin de Lagarde?

Assuntos internos russos e portugueses, com os juros de Lagarde à mistura, no debate do Eixo do Mal em podcast. O balanço de um fim de semana alucinante a Leste, também conhecido como ''o assunto interno da Rússia'', como algumas chancelarias ocidentais chamaram à rebelião do grupo Wagner e do líder Yevgeny Prigozhin do último fim de semana, ficando a 200 quilómetros da capital russa. Há muitas teorias para tentar explicar o que aconteceu, mas é difícil perceber o que realmente se passa no regime de Putin. Entretanto Christine Lagarde esteve em Sintra, no painel final do Fórum anual do Banco Central Europeu, para lembrar que a subida dos juros será para manter e que os governos devem terminar com as ajudas iniciadas para combater a crise provocada pela pandemia e a crise energética. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 29 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/30/202349 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

5 milionários num submarino, 2 primeiros-ministros num estádio, muitos racistas nas redes

Um post nas redes sociais da PSP e o racismo patente nos comentários, a atenção mediática que mereceu o desastre de um submarino com milionários a bordo em comparação com um naufrágio ao largo da Grécia que provocou centenas de mortos de migrantes e António Costa já andará a preparar um futuro europeu? O que foi ele fazer a Budapeste? São estes os temas da semana neste Eixo do Mal, emitido na SIC Notícias, às 23h00, a 22 de junho See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/202350 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Na CPI da TAP, não houve cartaz para Pedro Nuno Santos

Depois de muita expectativa, o ex-ministro das Infraestruturas e o ex-secretário de Estado daquele ministério foram à Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da TAP. E se Pedro Nuno Santos não teve problemas em assumir que todo o dossiê que envolveu Alexandra Reis correu muito mal, já no que toca a interferências do Governo na gestão da TAP respondeu que deixou esse assunto para quem sabe fazer. E ainda arranjou tempo para piscar o olho à nostalgia. No Eixo do Mal, emitido a 15 de junho na SIC Notícias, houve ainda oportunidade para comentar a utilização de um já famoso cartaz nos protestos que sindicatos dos professores reservaram para António Costa no dia 10 de junho em Peso da Régua. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/16/202348 minutes
Episode Artwork

Galamba sem cobertura, Pedro Nuno com aforro

Afinal, João Galamba mentiu ou não mentiu ao parlamento? E Pedro Nuno Santos, está ou não está na corrida ao PS? Depois de mais de cinco meses de ausência do palco público, o ex-ministro das Infraestruturas reapareceu esta semana na comissão parlamentar de economia, "refrescado e cheio de confiança", para também se gabar de ser o único ministro nos últimos 50 anos a deixar o Governo com a TAP e a CP a darem lucro. Na comissão parlamentar ao lado, o secretário de Estado Adjunto António Mendonça Mendes respondeu se teria sido o próprio a sugerir a João Galamba a intervenção do SIS na recuperação do computador portátil de Frederico Pinheiro. E quanto aos certificados de aforro, o Governo fez um favor à banca ou fez um favor ao país no serviço da dívida pública? O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 08 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/9/202351 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

O povo é sereno, o SIS é eterno e os drones andam aí

Hoje temos o país dos bons números da economia versus o país do SIS. E temos o país da guerra. A Ucrânia. De um lado, temos o país político e mediático que não larga o osso do SIS: quem ligou a quem, a que horas, por sugestão de quem, quem sabia o quê, quem atendeu ou não atendeu a chamada. A coisa está agora focada na maneira como António Costa respondeu, pela comunicação social, às perguntas do PSD, lá desde a Moldávia. E Marcelo, pelo meio, lá vai repetindo frases sibilinas. Do outro lado, temos o país de um crescimento simpático do PIB, bem mais alto do que se previa, uma inflação a cair mais depressa do que muitos julgavam, a dívida a diminuir e o défice baixinho. Isto parecem dois mundos incomunicantes. É a economia, estúpido?! Que pensará o povo disto tudo? Esta quinta-feira, 1 de junho, saiu uma sondagem que dá pistas. Oiça a análise no Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/2/202354 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Cavaqueira tutti frutti e outras intermitências

Sete anos de Operação Tutti Frutti, que investiga alegados crimes de corrupção na Câmara Municipal de Lisboa e alegados pactos de não agressão e de dividir para empregar, entre PSD e PS. Sem serem arguidos ou acusados, mas Fernando Medina, Duarte Cordeiro e Carlos Eduardo Reis veem novamente os seus nomes a abrir telejornais. Uma violação do segredo de justiça e atuação do Ministério Público, segundo os comentadores do Eixo do Mal desta semana, emitido na SIC Notícias a 25 de maio. Entretanto, Cavaco Silva voltou, discursou e criticou o governo de António Costa por "incompetência", "hipocrisia", "mentira" e "propaganda para desinformar".See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/26/202351 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Depois da novela da CPI, beba um café, fume um cigarrinho e veja o Eixo do Mal

CPI - três letras que têm dado muitas dores de cabeça ao Governo. Daquelas dores de cabeça em que apetece fumar um cigarro… mas há uma nova lei do tabaco. A Comissão Paralamentar de Inquérito à tutela política da TAP tem sido um entra e sai de pessoas e de presidentes. A comissão tem tentado perceber se a intervenção do SIS ao recuperar o computador do ex-acessor de João Galamba teve respaldo legal. A nova lei do tabaco foi outro dos temas deste Eixo do Mal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/202348 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Sem dissolução, Marcelo fica-se pela framboesa, chocolate, limão e muita atenção

No Eixo do Mal em podcast, há gelado e Galambas grelhadas à discrição. João Galamba estava longe de imaginar que, quando exonerou por telefone o assessor, estava a libertar as forças poderosas explicadas na teoria do caos. Lembrando o fio do tempo, o Presidente fez saber, no último fim de semana, que queria Galamba demitido. Galamba explicou-se e dias depois demitiu-se, mas António Costa impôs-se e manteve Galamba. Na quarta-feira, o Presidente da República prometeu que iria falar, depois de um gelado de limão, framboesa e chocolate, e na quinta-feira à noite assumiu a "divergência profunda com o primeiro-ministro", mas não dissolveu o Parlamento.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/5/202352 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

O Chega triste e o dedo em riste de Augusto Santos Silva

O filme de Santos Silva e o filme da TAP em debate no Eixo do Mal desta semana, publicado e divulgado em podcast com o consentimento de todos os envolvidos. Depois da "irada descompostura" que deu ao protesto anti-Lula do Chega, na sessão de boas-vindas ao presidente brasileiro, o presidente da Assembleia da República teceu comentários sobre a atuação do Chega e sobre a falta de "maturidade" da Iniciativa Liberal, ali numa sala ao lado, com António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e uma câmara da ARTV. Entretanto, Santos Silva baniu o Chega das próximas viagens das suas delegações parlamentares ao estrangeiro. O Eixo do Mal foi emitido a 27 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/28/202352 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Não há eleições, mas já há campanha. E Lula no 25 de Abril

Um país em campanha sem eleições à vista em análise no Eixo do Mal em podcast, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. Um país em campanha sem eleições à vista e uma gincana opinativa com Lula à vista. Como diria Marcelo Rebelo de Sousa, "é a vida". Com o Presidente da República a receber líderes de partidos, Luís Montenegro a aparecer mais e com críticas mais fortes ao Governo, e António Costa a anunciar aumentos das pensões e a "provar" o IVA zero nos supermercados, o país parece preparar-se para umas legislativas sem data marcada. O Eixo do Mal foi emitido a 20 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/21/202351 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Boaventura acusado, Marcelo não empurra a oposição e Lula vem ao 25 de Abril

Os pedidos de dissolução do Parlamento, acusações de assédio sexual na Academia e a solução encontrada para ter Lula da Silva nas celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República, em debate nesta emissão do Eixo do Mal em podcast. O sociólogo Boaventura Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, foi acusado, sem ser nomeado, de assédio sexual por três investigadoras num livro publicado sobre condutas sexuais inapropriadas no seio da Academia. O "professor estrela" nega as acusações e diz que vai avançar com uma queixa-crime por difamação contra as três autoras. É um dos temas do Eixo do Mal emitido a 13 de abril, no qual também se falou do "seguro de vida" de Marcelo Rebelo de Sousa que não o é, e das "pressões" de Luís Montenegro e de outros que defendem a dissolução do Parlamento.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/14/202351 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Rumo a Mar-a-Lago em voo da TAP para lavar roupa suja

Aurélio Gomes modera este Eixo do Mal em podcast com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e, à distância, Pedro Marques Lopes. Depois da audição à CEO da TAP, a comissão de inquérito à companhia aérea já provocou pedidos de esclarecimento e de demissões dirigidos ao Governo e ao PS. "Promiscuidade" e "tráfico de influência", são algumas das acusações feitas nos últimos dias aos socialistas. Esta semana Donald Trump foi formalmente acusado de 34 crimes que incluem conspiração e ainda pagamento de 130 mil dólares à atriz pornográfica Stormy Daniels antes das eleições de 2016, para comprar o seu silêncio. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 06 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/7/202349 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Costa e o IVA, Marina e a habitação, Ventura e os ismaelitas

A entrevista exclusiva de António Costa à SIC e as declarações de André Ventura sobre o ataque ao Centro Ismaili em análise no Eixo do Mal em podcast. Para marcar um ano de maioria absoluta do PS, o primeiro-ministro concedeu uma entrevista para falar nas novas medidas aprovadas no pacote da habitação, do IVA zero em 44 produtos alimentares essenciais e, finalmente, para comentar a descida da sua descida de popularidade nas sondagens, bem como a do Governo. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 30 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/31/202350 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Défice baixo e lucro no retalho. O país está ótimo, os portugueses é que nem por isso?

Há lucro no retalho e na TAP, o défice está baixo e até sobra tempo para ouvir Cavaco, neste Eixo do Mal em podcast. Descida do IVA de alimentos, aumento de salários na Função Pública, mexidas nos escalões de IRS, são algumas das medidas anunciadas pelo Governo para fazer face à inflação. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 23 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/24/202351 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

A carteira vazia, a banca falida e os marinheiros amotinados

Inflação, preços a aumentar, nova crise para superar. "A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém"? Segundo o mais recente barómetro da Deco Proteste, cerca de 60% dos inquiridos responderam que têm dificuldade em comprar produtos de primeira necessidade, numa altura em que a inflação do cabaz alimentar continua muito superior à da inflação média verificada no país, com hipermercados a registar lucros acima da média. Culpa de Putin ou de Xi Jinping? O Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 16 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/17/202358 minutes
Episode Artwork

Os bispos e o Presidente entram num avião da TAP. Christine Ourmières-Widener fica em terra

A propósito dos sete anos de mandatos presidenciais cumpridos esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa concedeu uma entrevista que foi um comentário ao estado da Nação. A Igreja, TAP, habitação, saúde, educação foram temas abordados no Palácio de São Bento, afirmando pelo meio que o Governo de António Costa "perdeu praticamente um ano" e tem mostrado ser "uma maioria requentada". E colocou a "concentração de foco" em Fernando Medina: "a seguir ao primeiro-ministro, o ministro das Finanças é porventura o ministro mais importante do Governo neste momento". O Eixo do Mal teve transmissão na SIC Notícias a 09 de março, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes moderados por Aurélio Gomes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/202348 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Nem Lula fala, nem Passos regressa

O regresso ao futuro com Lula da Silva e Pedro Passos Coelho, em debate no Eixo do Mal em podcast. No início da semana, ao discursar no Grémio Literário a propósito da comemoração dos dez anos do Senado, Passos Coelho lançou críticas ao rumo do país e falou sobre um futuro "horizonte político e pessoal". Uma frase que Marcelo Rebelo de Sousa, presente na sala, ouviu e fez questão de sublinhar: "Se as coisas correrem como é suposto, vale a pena fixar o dia de hoje". Ao contrário do entusiasmo do presidente da República com os planos escondidos do ex-primeiro-ministro português, a novidade será a presença de Lula da Silva na cerimónia do 25 de Abril deste ano no parlamento. Mas sem discursar na cerimónia solene. Sem qualquer solenidade, o Eixo do Mal teve emissão na SIC Notícias a 02 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/3/202347 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Costa comunista, Montenegro indeciso, Putin ocupado

No Eixo do Mal em podcast consulta-se a sondagem política mais recente em Portugal. Num inquérito realizado pela Universidade Católica é confirmado um "trambolhão" do PS, com os "casos e casinhos", ainda que simultaneamente exista uma larga maioria da população que prefere que o mandato da maioria absoluta de António Costa seja cumprido até ao fim. E sem aparente alternativa forte, o líder da oposição, Luís Montenegro, foi à SIC Notícias ser "muito claro" sobre a clareza que terá quando chegar a altura da campanha eleitoral. Com a guerra na Ucrânia a cumprir um ano desde a invasão russa, Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 23 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/202350 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Igreja pede perdão, Governo dá milhões para habitação

As conclusões do relatório da comissão que investigou os abusos na Igreja, as medidas para a habitação e o futuro do Bloco de Esquerda são os temas deste Eixo do Mal em podcast. Com a divulgação do relatório da Comissão Independente de Estudo, Portugal ficou finalmente a saber, em números, uma pequena amostra do que há muito se suspeitava sobre a profundidade dos abusos sexuais de crianças, na Igreja portuguesa. A Igreja pediu perdão e D. José Ornelas falou ainda de tolerância zero para abusos e abusadores, que serão investigados pela justiça civil e da Santa Sé, e que diz não ter lugar na Igreja. Mas cerca de cem continuam no ativo. O Eixo do Mal foi exibido a 16 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/17/202350 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

A paz, o pão, habitação, imigração. Crises em Portugal

Habitação e imigração em Portugal em análise neste Eixo do Mal em podcast. Com os preços das casas e das prestações a não darem sinal de abrandamento, o Portal da Transparência revelou que a execução dos fundos do PRR para a habitação em Portugal foi inferior a €50 milhões. A aposta para combater a crise parece ser o parque habitacional público, que irá demorar a acontecer na dimensão necessária. No Eixo do Mal, emitido a 09 de fevereiro na SIC Notícias, houve tempo também para falar sobre a tragédia que resultou de incêndio num prédio na Mouraria, assim como da atitude "exemplar" de Marcelo Rebelo de Sousa ao visitar o imigrante nepalês que foi espancado e roubado em Olhão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/10/202351 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Marcelo ou Moedas. Quem é o presidente da Junta (e do altar)?

"Bocas e boquinhas" em despique institucional para analisar nesta emissão do Eixo do Mal em podcast. Em entrevista no início da semana, António Costa afastou o "espectro" da queda imediata do Governo após uma derrota do PS nas próximas eleições europeias. Marcelo Rebelo de Sousa pede que a maioria absoluta seja de "obra" não somente "de nome", e sem entrar num processo de "dissolução interna". Numa emissão do Eixo do Mal sem Unicórnios, na SIC Notícias a 02 de fevereiro, Carlos Moedas também esteve em destaque por assumir definitivamente as rédeas da coordenação da Jornada Mundial da Juventude.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/3/202351 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Jornadas Mundiais da Juventude: dar o corpo às balas no altar da crise

Palco ao altar que ocupou a semana política, no Eixo do Mal em podcast. Chegados a 2023, ano das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, autarquia, Presidência da República e o país ficaram finalmente a conhecer os verdadeiros custos do altar-palco, que poderá "ser utilizado para futuros eventos". Um "tema caro" e "uma folga para o Governo", para debater neste Eixo do Mal de 26 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/27/202352 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Um ministro ex-autarca, um administrador da TAP e um professor respondem ao questionário de Costa

Marcelo e professores ao ataque, Medina e governo à defesa. No Eixo do Mal, o debate sobre as recentes buscas no departamento de Urbanismo da Câmara de Lisboa, por "suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação" sobre "prestação de serviços que foi assinada em 2015" pela autarquia, durante o mandato de Fernando Medina como Presidente da Câmara. As recentes manifestações e greves dos professores foram também tema neste Eixo do Mal emitido a 19 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/20/202353 minutes
Episode Artwork

Vetting no governo, vetting a Montenegro e baderna em Brasília

Vetting, Montenegring e Bolsonaring no debate do Eixo do Mal em podcast desta semana. E se "à mulher de César não basta ser honesta", a Marcelo Rebelo de Sousa não é necessário pedir a demissão de governantes, basta falar sobre eles em público. Depois da demissão da secretária de Estado da Agricultura, esta semana foi a vez de Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo, a ter os holofotes do Presidente da República direcionados para si. A ex-governante recuou e já não vai para administradora no grupo The Fladgate Partnership, empresa privada na área do Turismo. Entre escrutínio e a entrevista de Luís Montenegro a Bernardo Ferrão, na SIC, são estes os temas no Eixo do Mal emitido a 12 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/13/202351 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

A última crise no governo, seja ela qual for

O panorama político e a moção de censura ao Governo como pano de fundo do Eixo do Mal desta semana em podcast. À hora de gravação, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, já eram treze demissões em nove meses de executivo socialista. Enquanto a mais recente polémica "germinava", o Parlamento votava a moção apresentada pela Iniciativa Liberal para censurar o Governo. E enquanto António Costa defendia Carla Alves juntos dos deputados da oposição, a ex-secretária de Estado da Agricultura preparava a sua demissão, concretizada durante a noite. Este Eixo do Mal, jamais demissionário, foi exibido na SIC Notícias a 05 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/6/202352 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Neste réveillon entram Costa, Moedas, Ventura, Ronaldo, Zelensky, Putin, Biden e Musk

Os acontecimentos de 2022 segundo o Eixo do Mal. Análise nacional e internacional por Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes. Balanço de um ano com maioria absoluta em Portugal e guerra na Europa. Uma emissão especial para assinalar a passagem para o ano 2023, gravada antes do Natal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/29/202246 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

O “encavamento” de António Costa e a bandeira ucraniana no Capitólio

A visita de Zelensky aos EUA e as críticas internas no PS a António Costa nesta emissão do Eixo do Mal em podcast. Pedro Siza Vieira e Alexandra Leitão, ex-ministros de governos de António Costa, criticaram publicamente e em espaços diferentes a atitude do primeiro-ministro, a propósito da mais recente entrevista dada à revista Visão. Nos EUA, Volodymyr Zelensky visitou pela primeira vez a Casa Branca e o Capitólio, naquela que foi a sua estreia nas viagens internacionais depois do início da guerra e da invasão russa. Que ganhos a Ucrânia poderá retirar daqui? Tudo explicado no Eixo do Mal de 22 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/23/202245 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Costa falou, um apoio chegou, Catar subornou

António Costa na Visão e Parlamento Europeu com corrupção em debate neste Eixo do Mal em podcast sem queques de quinta-feira. Em entrevista àquela revista, o primeiro-ministro anunciou um novo apoio extraordinário de 240 euros a ser atribuído a um milhão de portugueses numa situação mais precária e necessitada, ao mesmo tempo que antecipou um défice ainda mais baixo que o previsto e um crescimento superior ao expectável. Depois de alegadamente ter sido apanhada em flagrante delito num escândalo de branqueamento de capitais e corrupção relacionado com o Catar, a vice-presidente do Parlamento Europeu e eurodeputada grega Eva Kaili declara-se inocente e nega ter recebido dinheiro para favorecer o país na Europa. Neste Eixo do Mal transmitido a 15 de dezembro na SIC Notícias é que ninguém recebeu dinheiro catarense.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/202246 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Eutanásia e Ronaldomania

Com o texto final da lei da eutanásia aprovado na especialidade, com votos contra de Chega e PCP, Hugo Soares veio acusar Augusto Santos Silva e André Ventura de "cumplicidade e conluio", depois de ver a proposta de referendo do PSD recusada pelo Presidente da Assembleia da República por inconstitucionalidade. "Tudo por um soundbyte", diz Luís Pedro Nunes sobre a tática do secretário-geral do PSD. Voando até ao Catar, o final de carreira de Cristiano Ronaldo ainda não se concretizou e, por isso, a novela em torno da sua titularidade na Seleção Nacional continua a ser o assunto nacional que domina o debate público. Já a contenda do Eixo do Mal foi emitida na SIC Notícias a 08 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/9/202238 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Remodelação no governo, GNR no tribunal e revolta na China

Mais mexidas no Governo: sete saídas em oito meses. Divergências entre António Costa Silva e secretários de Estado resultaram novas substituições na constituição do executivo socialista. Entre jogos da Seleção Nacional de futebol, António Costa dá o pontapé de saída para mais mudanças também no ministério de Fernando Medina. Na China, os tumultos violentos entre a população e a polícia, em protesto contra as medidas sanitárias compulsivas da política "covid zero" que o regime chinês ainda mantém. O Eixo do Mal foi emitido a 01 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/2/202248 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Rússia terrorista, Marcelo adepto, direitos humanos no Catar

A Assembleia da República deixou Marcelo Rebelo de Sousa ir ao Catar ver Portugal jogar e o Parlamento Europeu deixou de ir à bola com a Rússia. Na quinta-feira em Estrasburgo os eurodeputados aprovaram uma resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo, classificando como "atos de terror e crimes de guerra" os ataques do regime de Vladimir Putin às infraestruturas civis e alvos ucranianos. E parece que as sanções não ficarão por aqui. Enquanto isso, no Catar, Portugal preparava-se para a primeira vitória no campeonato do mundo de futebol, com o Presidente da República português a assistir ao vivo, depois de dada a devida autorização (ou caução) do parlamento para a viagem "problemática". O Eixo do Mal, que não se deixa afetar por bola, foi emitido a 24 de novembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/25/202252 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

18 anos de Eixo do Mal: o ódio na polícia, a guerra dos Costas

Na maioridade do Eixo do Mal, uma presença especial do primeiro governante que saiu do Governo para os palcos do stand-up. O livro sobre Carlos Costa continua a dar que falar, depois de o antigo governador do Banco de Portugal ter acusado o primeiro-ministro de se intrometer politicamente para tentar proteger a posição de Isabel dos Santos no banco BIC, em 2016. Livro de memórias ou de ficção? E "quando o ódio veste farda", numa grande investigação do Consórcio de Jornalistas de Investigação Portugueses, Portugal percebe que tem centenas de operacionais da GNR e da PSP a praticar crimes de ódio nas redes sociais. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 17 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/18/202249 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Sai Miguel Alves, entra Paulo Raimundo, chora Donald Trump

Depois de semanas de polémica, de pressões dentro do próprio PS e de ser acusado pelo Ministério Público do crime de prevaricação, Miguel Alves demitiu-se do cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. "Venho apresentar a minha demissão." Costa aceitou. Depois de 18 anos como secretário-geral, Jerónimo de Sousa saiu da liderança do PCP durante o último fim de semana, deixando como sucessor Paulo Raimundo, membro da comissão política do partido. Pelos EUA, as eleições intercalares não têm confirmado a "grande onda vermelha" prometida pelos Republicanos, com o ex-presidente Donald Trump à cabeça. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 10 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/11/202254 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

As despedidas da semana: Bolsonaro no Brasil, vistos gold em Portugal

Que futuro para o Brasil e para os vistos gold em Portugal? É o debate no Eixo do Mal desta quinta-feira em podcast, com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. Quase dois dias depois de ter perdido as eleições presidenciais contra Lula da Silva, Jair Bolsonaro finalmente falou ao país, sem nunca admitir o resultado que não permitiu a sua reeleição. Mais tarde, pelo Twitter, viu-se ainda pressionado a apelar aos seus apoiantes mais radicais que continuavam a bloquear as estradas, impedindo a circulação do tráfego e da economia. Sobre o regime dos vistos gold em Portugal, António Costa admitiu na Web Summit que "há programas que nós estamos neste momento a reavaliar e um deles é o dos vistos gold, que, provavelmente, já cumpriu a função que tinha a cumprir". O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 03 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/4/202252 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Costa parece Cavaco, IL parece CDS, o Brasil continua a parecer o Brasil

Costa aqueceu, Cotrim de Figueiredo arrefeceu e o Brasil continua a ferver, em destaque neste Eixo do Mal em podcast. Durante o debate sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano, António Costa anunciou a tributação dos lucros extraordinários ao setor da distribuição e energético, e que os bancos serão obrigados "a renegociar os créditos quando os juros subam além do teste de stress a que as famílias foram sujeitas aquando do momento da contratação do crédito". Na Iniciativa Liberal, procura-se pessoa "combativa", depois de João Cotrim de Figueiredo assumir que já não será presidente do partido por considerar que este "precisa de atitude mais abrangente e popular". Com a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras a chegar, o Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 27 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/28/202251 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Passos voltou, Truss partiu, a crise continua

O regresso de Passos Coelho sem falar, o país a empobrecer, e Liz Truss a durar menos que a alface mais famosa do Reino Unido. Temas em debate neste Eixo do Mal em podcast, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. O nome do ex-primeiro-ministro anima ciclicamente o debate político em Portugal, mesmo que Passos nada diga sobre o que quer fazer na sua carreira política nos próximos anos. Desta vez, foi o Presidente da República que lançou a profecia, ou "marcelite", de que Portugal "está seguro de vir a dever muito mais no futuro" ao ex-líder do PSD, enquanto era criticado na praça pública sobre as suas próprias declarações sobre os números de abusos na Igreja. E enquanto os números da pobreza e da carência continuam a subir em Portugal, com mais de 4 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza, no Reino Unido cai mais uma primeira-ministra em tempo recorde. Liz Truss deixa o Governo depois de 45 dias no poder. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 20 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/202255 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

As desculpas de Marcelo e os slides de Medina

Ao ser alvo de críticas na comunicação social e nos partidos, por ter alegadamente desvalorizado o sofrimento e o número de vítimas abusadas sexualmente dentro da Igreja Católica em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa emendou a mão e, depois de dizer que não tinha de pedir desculpas pela "interpretação inaceitável" (António Costa dixit) das suas palavras, acabou por fazê-lo. Neste Eixo do Mal emitido a 13 de outubro na SIC Notícias, ninguém deixa cair a proposta de Orçamento do Estado para 2023 como Fernando Medina e Augusto Santos Silva, um documento que consuma a reversão de medidas negociadas pelo Governo na altura da geringonça, como o próprio ministro das Finanças admitiu ao Expresso desta sexta-feira, e com Portugal a ter a quarta maior descida da dívida soberana no mundo. As principais medidas em análise no debate entre Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, com moderação de Aurélio Gomes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/14/202249 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Costa diz que não há recessão, Putin que não há invasão, Pizarro que não há incompatibilidade

"Incompatibilidades, habilidades e ansiedades" em debate nesta emissão do Eixo do Mal em podcast, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. Na semana em que António Costa colocou de parte um cenário em Portugal de "não crescimento e menos ainda de recessão" no próximo ano, antecipando que a economia portuguesa vai "continuar a crescer acima da média europeia", como tem lidado o Governo que lidera com os alegados casos de conflitos de interesses e incompatibilidades dentro do executivo? Respostas num Eixo de Mal em que a guerra na Ucrânia, com os avanços a Leste e a Sul das forças ucranianas, foi também tema em análise na SIC Notícias a 06 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/202252 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Do Brasil a Itália, passando por Montenegro

Luís Montenegro parece querer muito um vice-presidente da Assembleia da República do Chega, o Brasil parece votar Lula, Itália elege Meloni. Ambições e conquistas no debate deste Eixo do Mal em podcast. O líder do PSD defendeu que deveria ser "normalizado o respeito pela vontade dos eleitores", apelando a que Augusto Santos Silva utilize o seu "magistério de influência parlamentar" para dar ao Chega lugar na Mesa da Assembleia da República. Pelo Brasil, há sondagens a dar a vitória de Lula da Silva logo à primeira volta, contra o atual presidente Jair Bolsonaro. Já em Itália, com a vitória da extrema-direita liderada por Giorgia Meloni, a moderação da coligação ganhadora ficou entregue a Silvio Berlusconi. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 29 de setembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/30/202254 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Aquece a guerra. Aquece a crise. Vai aquecer a política?

As ameaças bélicas de Putin, as ameaças de recessão económica, e as ameaças de cenários políticos sombrios em análise no Eixo do Mal em podcast. Na semana em que Putin acenou com um possível conflito nuclear e mobilizou mais reservistas russos para a invasão da Ucrânia, apressou ainda referendos de anexação de territórios ucranianos já ocupados. E enquanto a economia alemã começa a entrar em recessão, Marcelo Rebelo de Sousa, a três semanas da entrega do Orçamento do Estado para o próximo ano, já pressiona o Governo para mostrar que cenário macroeconómico Portugal irá enfrentar. Mas António Costa resiste à ideia. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 22 de setembro, com Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/23/202253 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Overdose mediática de rainha, revés militar para Putin, tragédia anunciada para pensionistas e funcionários públicos

Portugal de pacote em pacote, a abundante cobertura mediática do falecimento de Isabel, e os falhanços da Rússia na Ucrânia em análise neste Eixo do Mal. Perante o tsunami inflacionista e a subida de juros, o Governo apresentou um pacote de medidas destinadas às famílias de 2,4 mil milhões de euros, e outro de apoios às empresas, no valor de 1,4 mil milhões de euros. Muitos milhões quase ofuscados pela morte da soberana britânica que cumpriu 70 anos de reinado, com Portugal a decretar três dias de luto nacional, e mesmo com os comentadores a não terem a certeza sobre o número de quilómetros da fila para ver a urna de Isabel II. O Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 15 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/16/202257 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Sai Temido, fica o MPLA, não muda o PCP

Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes regressam às emissões semanais do Eixo do Mal em podcast. Marta Temido demitiu-se, alegando falta de condições para continuar como Ministra da Saúde, com o primeiro-ministro António Costa a ligar a decisão à morte de uma grávida que sofreu uma paragem cardiorrespiratória depois de sair do Hospital de Santa Maria. No regresso do Eixo do Mal, emitido a 01 de setembro, o resultado das eleições angolanas e o falecimento de Gorbachev, com a reação do PCP em destaque, foram também temas em debate.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/2/202256 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

O silêncio da Igreja e o escândalo de Marcelo

Ainda a procissão vai no adro: o silêncio sobre os abusos sexuais da igreja católica portuguesa vai continuar a fazer manchetes. Segundo a Renascença, D. Manuel Clemente encontrou-se com a alegada vítima em 2019, o que parece demonstrar que Clemente sabia do caso. As inesperadas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, absolvendo os intervenientes de qualquer crime, causam desconforto e estranheza: “É escandaloso que o Presidente da República de um país laico venha dizer isto, acho lamentável”, queixa-se Luís Pedro Nunes. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 28 de Julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/29/202249 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

O Estado da Nação e o Estado de indignação de Ventura

Depois de uma semana ausente, o Eixo do Mal regressa para um debate sobre o debate do Estado da Nação com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves. No dia seguinte ao lançamento do TikTok de Carlos Moedas, António Costa foi ao Parlamento afirmar que o "caos" que a oposição vê no país são apenas "desafios" para o seu Governo. Expectativa para ouvir o primeiro-ministro no primeiro debate sobre o Estado da Nação da sua maioria absoluta, mas também para ver a estreia do novo líder parlamentar do PSD de Luís Montenegro. Já na quinta-feira, os deputados do Chega abandonaram - ainda que temporariamente - o hemiciclo da Assembleia da República, depois de Augusto Santos Silva ter repreendido o partido de André Ventura, confirmando que "sempre que o prestígio da Assembleia da República esteja em causa pode vossa excelência ter a certeza que eu intervirei". O Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 21 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/22/202254 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Adeus Boris Johnson, olá Luís Montenegro

Com a demissão do primeiro-ministro britânico, depois de dezenas de saídas do seu Governo, Zelensky perdeu um dos mais fortes apoiantes da Ucrânia durante a invasão russa. "Boris não gosta de nós, e nós não gostamos de Boris", ouve-se do Kremlin de Putin. Em Portugal, Luís Montenegro foi confirmado em Congresso como novo líder do PSD, diz que quer unir o partido e unir a direita, mas, tal como a posição dos sociais democratas sobre a moção de censura apresentada pelo Chega, ainda se abstém de tomar posição sobre a localização do novo aeroporto e sobre a regionalização. Que nos diz isso sobre os próximos quatro anos? O Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 07 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/8/202255 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos fica, Putin não sai

O "erro grave" de "comunicação" e "articulação" do ministro das Infraestruturas em debate neste Eixo do Mal. O novo aeroporto de Lisboa ainda não está construído, mas já teve um desastre com o primeiro-ministro a revogar o despacho publicado pelo Ministério das Infraestruturas sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa. Ainda assim, António Costa não deixa sair Pedro Nuno Santos e segura-o no Governo. No Eixo do Mal emitido na SIC Notícias a 30 de junho houve ainda voo para a cimeira da NATO para perceber qual o preço que se irá pagar por Erdogan abrir as portas à Finlândia e à Suécia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/1/202254 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

É mais fácil a Ucrânia entrar na UE do que uma grávida nas urgências?

É dia de S. João mas no Eixo do Mal não há alho porro mas sim Ucrânia, servida em cama de União Europeia e Bacalhau à Brás com salada de Serviço Nacional de Saúde. O embargo da Lituânia a Kaliningrado e a possibilidade de racionamento do gás na Alemanha foram outros dos temas discutidos por Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves e Pedro Marques Lopes neste Eixo do Mal emitido na SIC Notícias a 23 de Junho e conduzido por Aurélio Gomes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/24/202254 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

SNS em crise, Ucrânia em guerra

Kiev atrai políticos e o SNS não atrai médicos. Temas em debate nesta emissão do Eixo do Mal. A NATO prometeu mais armas à Ucrânia, com entregas mais rápidas, e a União Europeia deu um sinal de forte apoio político com a presença de Macron, Draghi e Scholtz na capital ucraniana, acenando com o estatuto de país candidato imediato à adesão europeia. Mas António Costa tem dúvidas. Sobre os constrangimentos e atrasos nos hospitais um pouco por todo o país, a ministra Marta Temido já anunciou a criação de uma comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos, e um aumento de remuneração para médicos, com algumas condicionantes. Para perceber no Eixo do Mal exibido na SIC Notícias a 16 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/17/202256 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Os salários vão aumentar 20% e a guerra está quase a acabar?

Muito otimismo em debate neste Eixo do Mal, com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Continua o impasse sobre a exportação de cereais vindo da Ucrânia, numa tentativa de Vladimir Putin de fazer cessar as sanções económicas à Rússia, e Angela Merkel deu a sua primeira grande entrevista desde que saiu da liderança da Alemanha, em que disse não se arrepender da sua política de aproximação ao regime russo. Em Portugal, António Costa apelou a que as empresas privadas aumentem os salários dos trabalhadores em 20% até ao fim da legislatura. Utopia e realismo em permanente disputa no Eixo do Mal exibido a 09 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/202256 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

100 dias de guerra e 4 anos de Luís Montenegro

Após 100 dias de guerra, Zelensky afirma que a Rússia está a controlar 20% do território Ucraniano e a pressão militar russa está quase toda concentrada no Donbass. A União Europeia conseguiu aprovar novo pacote de sanções com destaque para um embargo a 90% do petróleo Russo até ao final do ano. A mais que esperada vitória de Luís Montenegro no PSD tece este comentário de Clara Ferreira Alves: “Eu acho que em breve quem vai liderar a direita em Portugal é André Ventura.” O Eixo do Mal com Aurélio Gomes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes foi exibido a 2 de Junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/3/202254 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Olhos postos na Ucrânia, ninguém olha para o PSD

A guerra na Ucrânia continua a ser o tema inescapável nesta emissão do Eixo do Mal. Do lado russo, as operações militares continuam concentradas no Donbas, com Vladimir Putin a manter a chantagem de apenas permitir as exportações de cereais da Ucrânia se terminarem as sanções económicas ao país invasor. Neste Eixo do Mal, emitido na SIC Notícias a 26 de maio, o assunto muito mais discreto da sucessão de Rui Rio à frente dos destinos do PSD também serve de mote para o debate com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes, algo que não está agendado haver entre os candidatos à liderança do maior partido da oposição, Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/202249 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Balanços: NATO, Ucrânia e João Rendeiro

Suécia e Finlândia na NATO, mas apenas se a Turquia deixar? A aparente queda de Azovstal é a vitória que os russos precisavam e um golpe para a moral ucraniana? E que reflexão é possível fazer sobre a figura de João Rendeiro, uma semana depois do alegado suicídio? Na semana em que Vladimir Putin admitiu, sobre Suécia Finlândia, que "a Rússia não tem problemas com esses países, já que a sua entrada na NATO não cria uma ameaça". Várias perguntas para responder nesta emissão do Eixo do Mal, exibido na SIC Notícias a 19 de maio, com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/202250 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Ucrânia em guerra, Eduardo Cabrita em paz

Enquanto a Europa comemorava o seu dia, com Emmanuel Macron a deixar no ar a ideia de uma "nova comunidade política europeia”, Vladimir Putin desiludiu muitos com o seu discurso no Dia da Vitória em que justificou a guerra com a necessidade de "defender a Rússia" de uma "iminente agressão do Ocidente". E mesmo com o Kremlin a ameaçar com o fantasma da guerra nuclear, Finlândia e Suécia aceleraram a sua intenção de se juntar à NATO. Foi ainda tema a decisão de arquivar o processo contra o ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no âmbito do atropelamento mortal do trabalhador Nuno Santos na A6. O Eixo do Mal foi transmitido na SIC Notícias a 12 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/202251 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

De Kiev a Setúbal são 41 horas de distância

O estado da guerra na Ucrânia em análise nesta emissão do Eixo do Mal, com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Se no terreno nada parece ter mudado muito, noutras frentes houve um pedido de desculpas de Vladimir Putin pelas declarações do ministro Sergey Lavrov, ao dizer que Adolf Hitler tinha "sangue judeu". Esta foi também a semana em que a Rússia fez um disparo simulado de mísseis com capacidade nuclear, perto da Polónia e da Lituânia, ao mesmo tempo em que Portugal continuava a polémica sobre o acolhimento de refugiados ucranianos por cidadãos russos a residir em terra lusa. Muito para discutir no Eixo do Mal exibido na SIC Notícias a 05 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/6/202253 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Putin na Ucrânia, Musk no Twitter

Guterres, Putin, Zelensky e Musk presentes no debate desta emissão do Eixo do Mal. Na semana em que Moscovo fechou a torneira do gás à Polónia e à Bulgária, António Guterres trocou Nova Iorque pelas capitais russas e ucranianas, depois de muitas críticas à sua ausência nas negociações durante os dois meses de guerra, para conversar à mesa com Putin e mais proximamente com Zelensky. Não foi em rublos mas em dólares que Elon Musk comprou a rede social Twitter, utilizando cerca de um quinto da sua fortuna. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes tentam perceber a razão da aquisição multimilionária, no Eixo do Mal exibido na SIC Notícias a 28 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/29/202252 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Zelensky, Le Pen, Macron e Moreira da Silva nunca entrarão juntos num bar

Zelensky quis conquistar Portugal, Macron e Le Pen querem conquistar a França, Jorge Moreira da Silva quer conquistar o PSD, no Eixo do Mal desta quinta-feira. O presidente da Ucrânia dirigiu-se à distância ao Parlamento português, num discurso emocional, e pediu ajuda, lembrando o 25 de Abril e irritando o PCP, partido que não esteve presente na sessão parlamentar. Neste Eixo do Mal sem Clara Ferreira Alves, exibido na SIC Notícias a 21 de abril, houve ainda tempo para antecipar a segunda volta das eleições francesas, e para discutir a apresentação de mais um passista à sucessão de Rui Rio na liderança do PSD.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/22/202254 minutes
Episode Artwork

Inflação em Portugal, Putin na Ucrânia, Le Pen em França

"Contas certas em tempos incertos" neste Eixo do Mal dedicado ao Orçamento do Estado, às eleições francesas e à guerra na Ucrânia. O primeiro Orçamento de Fernando Medina como ministro das Finanças aposta na redução da dívida e do défice, prevê um crescimento menos ambicioso, mas nada de usar o termo "austeridade". Ainda em análise a semana que passou da guerra na Ucrânia, com o reposicionamento das tropas ucranianas e russas, e a segunda volta das eleições presidenciais francesas, com Marine Le Pen com fortes possibilidades de conseguir conquistar o lugar ocupado por Emmanuel Macron. Tudo isto no Eixo do Mal exibido na SIC Notícias a 14 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/15/202254 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

O PSD procura líder, o PCP não quer Zelensky

Volodymyr Zelensky vai discursar no parlamento após uma moção do PAN votada favoravelmente por todos os partidos excepto o PCP. Nesta semana foram conhecidos os horrores de Bucha, nos arredores de Kiev, onde os corpos dos civis espalhados pelos escombros exibem sinais de tortura, execuções e mutilações. O Kremlin alegou, contudo, que é tudo encenação. O ocidente respondeu a estes crimes de guerra com mais sanções e com a expulsão da Rússia do Concelho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Apesar da pressão, a Rússia anunciou esta semana uma grande operação militar no Donbass e Putin assegura que 9 de maio será o dia da grande conquista. O Eixo do Mal foi exibido dia 7 de Abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/8/202252 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Marcelo vs Costa, Putin vs Mundo

A guerra e a tomada de posse do novo governo em análise nesta emissão do Eixo do Mal. Marcelo Rebelo de Sousa quer António Costa a cumprir o mandato de quatro anos e meio, explicando durante e depois da tomada de posse de quarta-feira que o primeiro-ministro é "refém" dos portugueses. Putin quer uma nova ordem mundial e anunciou que decidiu aplicar "um conjunto de medidas para mudar o pagamento do gás entregue a países hostis para rublos, e para renunciar em todas as moedas de liquidação que tenham sido comprometidas". Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 31 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/1/202256 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Novo governo, a mesma guerra

A guerra na Ucrânia e a formação do novo governo português em análise no Eixo do Mal desta semana. A política portuguesa está de volta, com o novo executivo de António Costa a ser oficialmente anunciado. Caras novas e repetentes da maioria absoluta do PS para Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes examinarem. E ainda a guerra na Ucrânia, com a Rússia cada vez mais desgastada pela ofensiva que lançou "provavelmente acima das suas possibilidades", e o risco de o conflito se tornar ainda mais sangrento. Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 24 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/25/202252 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Rússia e Ucrânia: negociação é ainda uma miragem, a crise global não

No Eixo do Mal desta semana, ainda a guerra e o que ela trará ao mundo. A ofensiva militar russa na Ucrânia parece ter abrandado, mas ainda há poucos sinais de que as negociações de paz entre os dois países estejam bem encaminhadas. Com a China a manter-se numa posição ambígua em relação ao conflito, Joe Biden a apelidar Putin de "assassino", e Zelensky a apelar diretamente aos parlamentos dos países ocidentais para que ajudem militarmente o seu país, parece que a paz ainda demorará a chegar. Eixo do Mal foi exibido na SIC Notícias a 18 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/18/202251 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

A guerra, as consequências das sanções e a miragem de umas negociações

No Eixo do Mal, a análise e o debate entre Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e Daniel Oliveira mantêm o foco central na guerra na Ucrânia. Os russos dizem que não querem depor o presidente ucraniano Zelensky, mas o ministro dos negócios estrangeiros russo, Lavrov, volta a insistir na tese da "desnazificação" do regime, defendendo que a Rússia "não invadiu a Ucrânia". Enquanto isso, líderes europeus reúnem-se em Versailles, para discutirem as políticas de defesa, de energia e sanções a aplicar. No Eixo do Mal tenta-se perceber as consequências do que ainda está para vir, numa emissão emitida na SIC Notícias a 10 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/202253 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Guerra na Ucrânia: todos os cenários em cima da mesa

Em tempo de conflito na Europa, o Eixo do Mal regressa para falar da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes regressam para comentar os últimos desenvolvimentos da "operação especial de libertação da Ucrânia", como categorizada por Vladimir Putin. Para os comentadores, tal como para Emmanuel Macron e Augusto Santos Silva, estão em aberto "todos os cenários", até o de o conflito se tornar nuclear. Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 03 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/4/202246 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Nem a guerra começa, nem o emigrante vota

No Eixo do Mal desta semana, em análise a decisão do Tribunal Constitucional que deu origem à repetição das eleições legislativas no círculo da Europa. Depois das falhas nos votos dos portugueses pela Europa, o painel viaja para a fronteira da Ucrânia com a Rússia para comentar a crescente tensão entre os dois países, com NATO e EUA a antecipar uma invasão iminente comandada por Putin. Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 17 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/18/202253 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

O Chega quer a vice-presidência. E o resto da direita, quer fazer oposição?

No Eixo do Mal desta quinta-feira, os comentadores analisam o "jogo do Chega" para alcançar a vice-presidência do parlamento. Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes debatem o estado da oposição à direita, com PSD "à nora" e ainda sem liderança definida, e que papel poderá desempenhar durante a maioria absoluta do PS. Eixo do Mal exibido na SIC Notícias a 10 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/11/202254 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

A segunda maioria absoluta do Eixo do Mal

O "domingo inesquecível" para todos em análise nesta emissão do Eixo do Mal. A última noite eleitoral que deu a maioria absoluta ao Partido Socialista de António Costa e as "tragédias" que poderão daí advir, mesmo com as promessas do primeiro-ministro de ser "dialogante". Os comentadores também analisam o estado da oposição, com os diferentes partidos a começarem a reorganizar-se para os próximos quatro anos. O Eixo do Mal foi transmitido na SIC Notícias a 03 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/4/202254 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Dos gatinhos à campanha negra, das arruadas ao que vem depois das eleições

A poucos dias das eleições, no Eixo do Mal desta quinta-feira reflete-se sobre as mudanças de discurso que ocorreram durante a campanha eleitoral. Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves deixam as suas previsões para o dia seguinte às legislativas, com António Costa a "escrever o manual de como não fazer campanhas". Ninguém acredita numa maioria absoluta de PS ou PSD, mas os ciclos curtos de legislatura poderão já ser uma certeza. Eixo do Mal foi exibido a 27 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/28/202254 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

A campanha segue e os isolados já podem votar

Nesta emissão do Eixo do Mal, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves avaliam as prestações dos partidos na primeira semana oficial de campanha para as legislativas, com a "estreia" no apelo ao voto de alguns animais de companhia, assim como do último debate entre os líderes. A confirmada votação dos isolados, já com parecer da Procuradoria-Geral da República e recomendações do Governo, também é tema desta quinta-feira. O Eixo do Mal foi emitido a 20 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/21/202254 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

O debate do dia, os debates dos outros dias

Um Eixo do Mal feito no rescaldo imediato do debate desta quinta-feira entre António Costa e Rui Rio. Nesta emissão, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes não voam até São Francisco e ficam a comentar o debate do dia, com a reta final dos confrontos televisivos e a abertura das inscrições para o voto antecipado a aproximarem-se. Eixo do Mal foi emitido a 13 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/14/202256 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Muitos debates para comentar, muitos confinados a não votar

Nesta emissão do Eixo do Mal, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes entram em 2022 com uma análise aos debates televisivos entre os líderes partidários e em que condições se vão realizar estas eleições. O Eixo do Mal foi emitido a 6 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/7/202255 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Entre Costa e Rio, ganha a Ómicron?

Nesta emissão do Eixo do Mal, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes despedem-se de 2021 com um balanço sobre o "galope decidido" da variante Ómicron nas últimas semanas. Com mais isolamentos e cada vez menos campanha eleitoral, é provável que sejam muitos a não ir às urnas nas legislativas de 30 de janeiro. Para os comentadores, há muitas culpas a distribuir. O Eixo do Mal foi emitido a 30 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/31/202154 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

A omicron aterrou, a TAP levantou voo

Os números de contágios por covid-19 voltaram a aumentar e os alarmes soaram. Em cima da mesa deste Eixo do Mal estiveram as novas medidas anunciadas por António Costa e sobretudo os testes em massa para o Natal. Na véspera da quadra simbólica, tempo ainda para analisar o balão de oxigénio da TAP com a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação apresentado pelo Governo português. O Eixo do Mal foi emitido a 23 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/24/202153 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Cauções, prescrições, tweets e pijamas

6 milhões de euros parece uma cautela de Natal mas é só a caução atribuída a Manuel Pinho pelo juiz Carlos Alexandre, a maior de sempre da justiça portuguesa. O ex-ministro ficou em prisão domiciliária nesta semana difícil para a justiça portuguesa. A prescrição do caso das PPP e o caso Rendeiro foram outros dos temas deste Eixo do Mal exibido a 16 de DezembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/17/202148 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Vacina para crianças e purga no PSD

Os pareceres científicos que não tiveram tempo para permanecer "secretos" sobre a vacinação das crianças em idade escolar e a "limpeza étnica" nas listas a deputado do PSD, depois da vitória de Rui Rio e da aprovação do conselho nacional do partido pelo afastamento de todos os apoiantes de Paulo Rangel de lugares elegíveis. O Eixo do Mal foi transmitido a 09 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/10/202149 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Rui Rio ganhou, Ómicron não passará!

Marcelo Rebelo de Sousa pediu clarificação à direita e o PSD fez-lhe o favor. Depois de desafiado por Paulo Rangel, Rui Rio voltou a ganhar a liderança do partido e já está "picado" para as legislativas de janeiro. E a vacinação obrigatória em Portugal, será necessária? O presidente da República já clarificou que não. Mas voltam as máscaras, o distanciamento físico e os certificados a tempo da consoada. A variante Ómicron veio mesmo baralhar o fim de 2021. O Eixo do Mal, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, foi emitido na SIC Notícias a 2 de dezembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/3/202149 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

As restrições voltaram. E o PSD, desconfina?

Nesta quinta-feira voltaram a ser anunciadas restrições em Portugal. Costa falou, Temido pediu desculpa e Marcelo não comentou. No sábado, ainda antes de entrarmos em estado de calamidade, há eleições internas no PSD. Sem debates entre os dois, Rui Rio e Paulo Rangel vão a votos para uma liderança que poderá não durar muito. O Eixo do Mal, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, foi emitido na SIC Notícias a 25 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/26/202150 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

A pandemia chegou à campanha, André Ventura chegou aos Açores

O próximo desafio do país é enfrentar mais uma vaga pandémica. Com novas medidas, mas com uma pré-campanha a decorrer e a gestão da pandemia a entrar no debate eleitoral. Já nos Açores, André Ventura deixou cair o seu apoio ao Governo Regional suportado pelo CHEGA. Veremos por quanto tempo. O Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes foi emitido na SIC Notícias a 18 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/19/202152 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Costa olha para a câmara, e pisca, pisca

Talvez seja possível evitar um “berbicacho” pós-eleitoral, como teme Marcelo Rebelo de Sousa, mas antes ainda há lideranças partidárias para definir. Costa falou. Rio falou. Rangel falou. Cravinho nem por isso. No Eixo do Mal não se traficam diamantes, distribuem-se preciosidades há 17 anos. O Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes foi emitido na SIC Notícias a 11 de NovembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/12/202154 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Começa a contagem decrescente para as legislativas

Está decidido. O Conselho de Estado reuniu e Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a data mais aguardada desde o chumbo do Orçamento do Estado. No dia 30 de janeiro saberemos logo o governo que teremos? O que podemos esperar no dia seguinte às eleições legislativas? Todos os cenários em cima da mesa do Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes emitido na SIC Notícias a 4 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/5/202153 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

“Não vamos ter eleições, vamos ter um referendo a António Costa”

Diz Clara Ferreira Alves, rematando que este foi um “triste espetáculo e ao povo português nem sequer lhe devolvem o dinheiro do bilhete.” As próximas eleições são um teste ao líder do PS e é importante referir que António Costa tem a mais elevada taxa de popularidade da Europa, 44%, mesmo “depois das asneiras todas que ele fez.” Não há vencedores nesta crise, apenas derrotados. A única sorte que António Costa tem é que a direita não tem líderes. O Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes foi emitido na SIC Notícias a 28 de OutubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/29/202151 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

“Boa parte do PS quer ir a eleições e vai ser castigado. A direita vai ganhar se formos a eleições”

A declaração é de Daniel Oliveira, que salienta o cansaço da pandemia, a sensação de ingovernabilidade e o novo ciclo na direita como pontos a favor da queda do partido socialista. Mas o Governo cai ou não cai? Em bom rigor ninguém sabe, mas o que não cai é o Eixo do Mal. Em debate esta semana a incontornável negociação do Orçamento do Estado para 2022. 'Trabalho digno' será o suficiente para evitar uma crise à esquerda? É preciso ouvir o episódio que foi emitido a 21 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/22/202152 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

O futuro do orçamento e o futuro do psd. Temos crises à vista?

Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, por videochamada, debatem o futuro do Orçamento do Estado para 2022 e a 'crise política' que se adivinha no horizonte. Além deste tema, o Eixo do Mal passou ainda pelo Conselho Nacional do PSD. Chegou a hora do adeus de Rui Rio? O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 14 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/15/202155 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Juiz despedido, Facebook impedido e ainda os Pandora Papers

Esta semana no Eixo do Mal os principais temas foram a demissão do juiz Rui Fonseca e Castro pelo Conselho Superior de Magistratura, a semana de 'azar' de Mark Zuckerberg por causa do 'apagão' das redes Facebook, WhatsApp e Instagram, e ainda a divulgação dos Pandora Papers, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. A moderação esteve a cargo de Aurélio Gomes e o debate contou com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Daniel Oliveira. O Eixo do Mal foi emitido a 7 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/8/202150 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

A fuga de Rendeiro e a queda de Medina

Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes analisam a fuga de João Rendeiro para parte incerta e ainda olham para os resultados das autárquicas, com especial atenção para a derrota de Fernando Medina em Lisboa. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 30 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/1/202152 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

A bazuca de Costa, o caso da Galp e os conselhos de Rio aos desempregados

Em destaque esta semana estiveram os temas que marcaram a campanha autárquica e o que pode acontecer após estas eleições. O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 23 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/24/202151 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Os insultos a Ferro Rodrigues e a 'libertação' da pandemia

Esta semana em cima da mesa do Eixo do Mal estão os ataques verbais e coação a Eduardo Ferro Rodrigues, a segunda figura do Estado, e a esperada 'libertação' da pandemia com o gradual desconfinamento. A análise coube a Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luis Pedro Nunes, num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 16 de setembro na SIC Notícias See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/17/202147 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

A orientação sexual de Paulo Rangel e as campanhas para as autárquicas

Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes analisam a entrevista de Paulo Rangel ao Alta Definição, e olham ainda para as últimas sondagens, debates e campanha para as autárquicas. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 9 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/10/202149 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Autárquicas. A análise ao debate de Lisboa

O Eixo do Mal 'arregaça as mangas' e regressa à análise dos principais assuntos da atualidade. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fazem a análise do debate de Lisboa para as eleições autárquicas e falam ainda da situação no Afeganistão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/3/202153 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: o plano de 'libertação' do atual Governo e o plano da revolta militar em que Otelo participou

No último programa antes das férias de Verão, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes fizeram a análise das questões levantadas após a morte de Otelo Saraiva de Carvalho. Houve ainda tempo para discutir o plano de desconfinamento apresentado pelo Governo de António Costa esta quinta-feira. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 29 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/30/202151 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Do debate do Estado da Nação à vacinação dos jovens. Eis o Eixo do Mal

Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes fizeram a análise do debate do Estado da Nação e ainda trataram o polémico tema da vacinação de crianças e jovens. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 22 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/23/202152 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: As consequências da Operação Cartão Vermelho e as vacinas contra covid obrigatórias (sim ou não?)

Esta semana o Eixo do Mal abre com o tema da obrigatoriedade da vacinação em certos grupos profissionais e depois parte para a análise das consequências da Operação Cartão Vermelho. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 15 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/16/202154 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Palpites e Teorias” sobre a detenção de Luís Filipe Vieira

A detenção de Luís Filipe Vieira e o estado da pandemia em Portugal foram os temas do Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 8 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/9/202150 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Luís Pedro Nunes no Eixo do Mal: Cabrita “está a esgotar as broncas”

A detenção de Joe Berardo, o silêncio de Eduardo Cabrita e a remodelação governamental foram os temas do Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 1 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/2/202152 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: a neutralidade contra a homofobia e o combate contra a pandemia

As medidas para combater a pandemia e a decisão do Governo português de não assinar a carta aberta contra a homofobia na Hungria foram os temas do Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 24 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/25/202146 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Luís Pedro Nunes no Eixo do Mal: “A eliminação rápida de Portugal no Euro 2020 é um passo importante para a pandemia”

A descoordenação entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa perante a evolução da pandemia e o arraial de Santo António promovido pela Iniciativa Liberal são os temas principais desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 17 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/18/202145 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal e o caso dos ativistas russos: “Deve ser e tem de ser improvável que Fernando Medina tenha uma carreira política depois disto”

O caso do envio de dados pessoais de ativistas russos à embaixada russa (um dos acontecimentos mais graves da história da democracia portuguesa, segundo Clara Ferreira Alves) e Pedro Adão e Silva na frente das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril são os temas desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 10 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/11/202152 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O Governo tem tratado do assunto da pandemia com os pés”

A saída de Portugal da lista verde do Reino Unido, a final da Champions e os contrassensos do governo na gestão da pandemia foram os temas em debate no Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fizeram a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 3 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/4/202151 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

“Tirando um brilhante discurso de Paulo Portas e a excelente intervenção de Cecília Meireles, [o MEL] foi de uma pobreza franciscana”

A Convenção do MEL (Movimento Europa e Liberdade) foi o tema em debate do Eixo do Mal esta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 27 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/28/202147 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Marcelo foi usado por um protoditador e deixou-se ser usado [na Guiné-Bissau]”

A visita do Presidente da República à Guiné-Bissau e a reforma das Forças Armadas Portuguesas foram os temas em debate no Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 21 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/21/202152 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O [ministro] Cabrita está num espeto a assar em lume brando e nunca cairá”

Os festejos e confrontos do Sporting e a participação de Luís Filipe Vieira na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco/Banco Espírito Santo foram os temas em debate no Eixo do Mal desta semana. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 13 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/14/202153 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre Odemira e o Zmar: “Vamos discutir uma propriedade falida ou se somos um país que se importa com os direitos humanos?”

Os imigrantes em Odemira e a troca de argumentos entre António Costa e Rui Rio foram os temas em debate no Eixo do Mal desta semana. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 6 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/7/202152 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “A direita portuguesa sofre de indigência intelectual. E o PSD ainda não é pequeno, mas está a tornar-se um partido médio”

A grande reunião das direitas, que vai acontecer em Lisboa a 25 e 26 de maio organizada pelo MEL (Movimento Europa e Liberdade), e o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações do 25 de abril são os temas em cima da mesa neste Eixo do Mal. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 29 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/30/202148 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O combate à corrupção é muito mais vasto do que a lei contra o enriquecimento ilícito”

A lei contra o enriquecimento ilícito e as buscas na Câmara de Lisboa são os temas em cima da mesa neste Eixo do Mal. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 22 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/23/202153 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “José Sócrates está combativo e tem uma estratégia de defesa que não é estúpida”

A entrevista de José Sócrates à TVI e a nova fase de desconfinamento são os temas em cima da mesa neste Eixo do Mal. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Marques fazem a análise num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido a 15 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/16/202149 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal Especial Operação Marquês: “É evidente que Ivo Rosa queria destruir a acusação do Ministério Público”

A decisão instrutória da Operação Marquês foi o tema analisado por Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes nesta edição especial do Eixo do Mal. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 10 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/11/202152 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O que é importante saber é se José Sócrates foi um primeiro-ministro corrupto e corrompido”

A Operação Marquês, o desconfinamento e a vacinação são os temas analisados por Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes no Eixo do Mal desta semana. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 8 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/9/202153 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O poder local em Portugal representa o pior do país”

Os candidatos autárquicos e a polémica à volta da lei-travão são os temas analisados por Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes no Eixo do Mal desta semana. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e foi emitido na SIC Notícias a 1 de AbrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/2/202152 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O negacionismo da pandemia é uma ameaça séria e põe em perigo a comunidade”

O negacionismo científico da pandemia de covid-19 e o negócio da venda das barragens da EDP são os temas analisados por Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes no Eixo do Mal desta semana. Moderado por Aurélio Gomes, foi emitido na SIC Notícias a 25 de marçoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/26/202154 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre a vacina da AstraZeneca: “Se houve pessoa que se portou de maneira incompetente foi Ursula von der Leyen”

O Eixo do Mal desta semana foi à volta de coágulos e de aventais. A interrupção da administração da vacina da AstraZeneca e a proposta apresentada pelo PSD, que obriga os deputados a revelar se pertencem a associações como a Maçonaria e a Opus Dei, foram os temas em destaque na análise de Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. A moderação esteve a cargo de Aurélio Gomes e o programa foi emitido a 18 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/19/202150 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Este desconfinamento é lento, cauteloso e gradual e tem de ser. Pela primeira vez este Governo pensou dois minutos”

O muito aguardado plano de desconfinamento de António Costa e o segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa foram os temas em debate esta semana. O Eixo do Mal contou com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira. Como sempre na moderação esteve Aurélio Gomes e o programa foi emitido a 11 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/12/202155 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: Novo aeroporto? “É uma história portuguesa, com certeza”

O passaporte europeu de vacinação e o novo aeroporto foram os temas em debate esta semana. O Eixo do Mal contou com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira. Como sempre na moderação esteve Aurélio Gomes e o programa foi emitido a 4 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/5/202156 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Este PSD sujeito às crises temperamentais e às asneiras políticas de Rio não é viável na democracia portuguesa”

Para Clara Ferreira Alves, está na hora do PSD "se organizar e ganhar juízo", porque se neste momento "não se tornar um partido responsável, põe em causa a própria democracia portuguesa". E conclui: “Este PSD sujeito às crises temperamentais e às asneiras políticas de Rio não é viável na democracia portuguesa”. Esta semana os temas em cima da mesa foram os três anos de Rui Rio à frente do PSD, a candidatura de Carlos Moedas nas autárquicas, e os esperados planos de desconfinamento do país. O debate contou com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves em estúdio e Daniel Oliveira em videochamada. Aurélio Gomes moderou o Eixo do Mal, que foi emitido a 25 de fevereiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/26/202155 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O confinamento está a deixar as pessoas fechadas nas redes sociais, sugadas por um certo ódio de trincheiras”

Esta semana depois da morte do tenente-coronel na reforma Marcelino da Mata travou-se uma 'guerra nas trincheiras' e ficou a pergunta: será possível uma conversa séria sobre o assunto? Ainda em cima da mesa estiveram os textos polémicos do agora juiz do Tribunal Constitucional João Caupers. Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira analisaram ambos os temas com Aurélio Gomes na moderação. O Eixo do Mal foi transmitido a 18 de fevereiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/19/202155 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O Presidente fez um discurso muito duro e tudo menos de apoio ao Governo. A agonia de Costa será longa”

O 11º estado de emergência foi aprovado, desta vez com o desconfinamento de livros nos supermercados. Depois da última reunião do Infarmed, o Governo já anunciou que vai a passar a testar mais e, pouco antes do Eixo do Mal começar, o presidente da República sublinhou que não se pode contar com ele para dar 'eco a cenários de crise política'. A debater estes temas estiveram Pedro Lopes Marques, Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira. Este programa contou com moderação de Aurélio Gomes e foi emitido na SIC Notícias a 11 de fevereiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/12/202155 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa está numa realidade alternativa e já não percebe bem o que se passa em Portugal”

No Eixo do Mal desta semana estiveram em cima da mesa o estado do plano nacional de vacinação para a covid-19 e o estado do CDS. Para Clara Ferreira Alves, António Costa 'vive numa bolha de cortesãos' e por isso 'já não percebe bem o que se passa em Portugal'. Luís Pedro Nunes considera que este é 'o Governo mais incompetente dos últimos tempos' e acha 'incrível que não se consiga demitir um ministro'. Já Daniel Oliveira considera que na voragem dos dias é importante perceber realmente o que está a correr bem e o que está a correr mal sem 'vivermos obcecados de escândalo em escândalo'. Pedro Lopes Marques sublinha a 'escala sem precedentes' deste plano de vacinação e que portanto 'seriam de esperar muitas falhas e muitos problemas'. Além de Clara Ferreira Alves esteve em estúdio Luís Pedro Nunes e, por videochamada, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 4 de fevereiro de 2021See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/5/202155 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: "O país está exausto, o Governo está exausto. É importante baixar a temperatura"

O discurso do Presidente, a temperatura política, as escolas fechadas, o futuro dos estudantes, o SNS... Eis um país em estado de emergência, analisado ao pormenor pelos do costume: Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, com moderação de Aurélio Gomes. O episódio foi emitido a 28 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/29/202156 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Tem sido absurdo o atraso nas decisões importantes” do Governo

Dois temas principais neste Eixo do Mal: as consequências da evolução galopante da pandemia e a campanha para as presidenciais. Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes comentaram a partir do estúdio e, em casa, estiveram Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira. O episódio foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 21 de janeiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/22/202154 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Há miúdos que nunca mais vão recuperar estes dois anos de perda escolar”

Os grandes temas deste Eixo do Mal são o regresso dos portugueses ao confinamento, a campanha das presidenciais e Trump e uma América em sobressalto. Debate com Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, moderado por Aurélio Gomes. O episódio foi emitido a 14 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/15/202155 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Não é possível ignorar André Ventura. Os debates com ele provam que só a direita pode vencê-lo no campo das ideias”

Ainda agora começou e já se percebeu que 2021 vai ficar na História: o balanço da maratona de debates das presidenciais, o assalto ao Capitólio e ainda a polémica da nomeação do procurador europeu. O Eixo do Mal contou com a presença de Daniel Oliveira, Pedro Lopes Marques, Luís Pedro Nunes e a moderação de Aurélio Gomes. Foi emitido a 7 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/8/202155 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: Um grande manguito para 2020 e um otimismo refreado para 2021

O primeiro episódio de 2021 faz um balanço do ano que acaba: a pandemia, a política nacional e os Estados Unidos da América com a saída de Trump. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes debatem todos estes temas num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias na noite de passagem de anoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/1/202154 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O mundo urbano e animalista não pode cair sobre a caça” por causa da Azambuja

O Eixo do Mal de Natal com uma ceia dedicada às entrevistas de Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho, passando pela caçada de animais na Azambuja. Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes comentam a atualidade com a moderação de Aurélio Gomes. O programa foi emitido a 24 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/25/202055 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Uma fusão entre PSP e SEF? Não é possível”

Em cima da mesa do Eixo do Mal estão o SEF e o ministro Cabrita, a vacinação, o Natal e a passagem de ano e ainda... compotas. Nenhum dos residentes almoçou com Macron, portanto foram todos a estúdio comentar as questões da atualidade: Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 17 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/18/202053 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O ministro Cabrita é pródigo em ser protagonista de momentos patéticos”

O ministro Eduardo Cabrita vai sobreviver ao SEF? Luís Pedro Nunes dá o mote ao debate afirmando que se assiste a "um dos momentos mais patéticos na política portuguesa dos últimos tempos" e que o ministro Eduardo Cabrita "é pródigo" em casos desses. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques acompanham a análise da atualidade política num Eixo do Mal moderado por Aurélio Gomes e emitido a 10 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/11/202048 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Antes do próximo outono não vamos ter a população vacinada e isso é preocupante”

Esta semana os temas são as vacinas contra a covid-19 e as eleições presidenciais. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes analisam o plano do governo para a vacinação dos portugueses e os grupos prioritários. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 3 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/202050 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre o Novo Banco: “Não somos obrigados a pagar desfalques. Esta votação foi uma vitória da transparência”

Drama. Esta semana há drama no Eixo do Mal: o drama do dinheiro para o Novo Banco e o drama do congresso do PCP. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes debatem ambos os temas num programa moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 26 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/27/202050 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa criou a geringonça. E Rui Rio criou a hipótese de uma 'cheringonça'”

Esta semana no Eixo do Mal o tema é o acordo entre PSD e Chega nos Açores e as respetivas declarações de Rui Rio sobre o assunto. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes - autor do termo 'cheringonça' - analisam o momento político, sem esquecer os números da covid-19 a nível nacional e o congresso do PCP durante o estado de emergência. Moderado por Aurélio Gomes, o Eixo do Mal foi emitido a 19 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/20/202048 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Rui Rio suicidou-se. O PSD passou uma linha vermelha ao fazer acordo com o Chega”

A relação 'que não parece nada complicada' segundo as redes sociais, entre o Chega e o PSD após as eleições regionais nos Açores, é o tema central do debate desta semana. Oficialmente, Rui Rio nega qualquer acordo que ultrapasse o entendimento insular alcançado, mas Luís Pedro Nunes afirma que estamos "perante um cenário de loucura", tendo o líder do partido social-democarata "implodido qualquer hipótese de vir a ser primeiro-ministro". O toque a recolher do novo estado de emergência foi outro dos assuntos em cima da mesa e comentado por Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira. Moderado por Aurélio Gomes, o Eixo do Mal foi emitido a 12 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/13/202049 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Trump é o coelho da Duracell, dura, dura e dura e não vai ao chão”

Esta semana no Eixo do Mal fala-se do estado de emergência em Portugal e do estado de guerrilha nos EUA. Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes comentam a ida às urnas americanas mais concorrida de sempre, sem esquecer os números da covid-19 em território nacional e as mais recentes medidas do governo de António Costa. Moderado por Aurélio Gomes, o Eixo do Mal foi emitido a 5 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/202046 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: estado de emergência ou recomendações agravadas?

A covid-19 não dá tréguas e os números de casos continuam a aumentar em Portugal e por toda a Europa. Na semana em que se falou da possibilidade de se voltar ao estado de emergência - e após agendamento de um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas -, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a restrição de circulação entre concelhos “é uma medida com um número elevado exceções e que está a ser aplicada com demasiada tolerância”, parecendo mais “uma recomendação agravada”. Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Clara Ferreira Alves passam ainda em revista o esfriar de relações entre o Governo e o Bloco de Esquerda. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 29 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/30/202052 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Esta Igreja continua a tratar mal e a discriminar as mulheres, os homossexuais e os divorciados”

Esta semana em cima da mesa do Eixo do Mal estão dois temas: os homossexuais que também são 'filhos de Deus' e o Orçamento que ainda 'não é filho da esquerda'. Daniel Oliveira, Pedro Lopes Marques, Luís Pedro Nunes e Clara Ferreira Alves passam ainda em revista os números mais recentes da covid-19 e as mais recentes medidas anunciadas pelo Governo. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 22 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/23/202051 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “A crise da covid vai ser mortal politicamente para o primeiro-ministro”

Com os números de infetados com covid-19 a baterem todos os recordes nacionais, o Eixo do Mal concentra a atenção nos abanões - os de António Costa na situação de calamidade e os do Bloco de Esquerda para a aprovação do Orçamento para 2021. No dia em que o Governo lançou o debate sobre a obrigatoriedade do uso da app StayAway Covid, Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes debatem todos estes temas na SIC Notícias. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 15 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/202053 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

“Quando vier dinheiro da Europa tem de ser muito bem fiscalizado e o Tribunal de Contas tem de estar acima de qualquer suspeita”

A mudança de presidente do Tribunal de Contas em Portugal, Trump infetado com covid-19 e o debate entre Pence e Kamala Harris foram os principais temas em cima da mesa de debate do Eixo do Mal. Como sempre Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes analisaram estes assuntos com a apresentação e moderação a cargo de Aurélio Gomes. O episódio foi emitido a 8 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/202054 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Costa decidiu apoiar Marcelo e pediu reserva dentro do Governo a fim de calar os discordantes”

Numa semana marcada pelo primeiro debate entre os candidatos das eleições presidenciais americanas, também por cá os embates já se fazem sentir dentro do PS e do Governo a propósito das presidenciais nacionais. Pedro Nuno Santos saiu em defesa de Ana Gomes, depois de Augusto Santos Silva ter afirmado que o PS não a deveria apoiar por achar que "não se deve combater o extremismo com extremismo". Segundo Daniel Oliveira, este é "mais um episódio na novela 'relação do partido socialista com presidenciais', que já vai na sexta temporada", e considera o pedido de reserva do primeiro-ministro - dentro do Governo - "uma forma de calar qualquer outro ministro que discordasse da sua posição". No programa, que foi moderado por Aurélio Gomes, participaram ainda Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes. O Eixo do Mal foi emitido a 1 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/202050 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Propor retirar ovários a mulheres não pode ser tratado como um pormenor” num partido

“A barbárie faz-se normalizando o impensável pondo-o no debate”, afirma Daniel Oliveira a propósito da proposta ao congresso do Chega de se retirar ovários a mulheres. Na opinião do comentador, a questão “não pode ser tratada como um pormenor”, pois vê-se obrigado a participar num debate de “casa de horrores”, cujos temas são inscontitucionais e "põem em causa direitos, liberdades e garantias há muito adquiridos pelas democracias (o Estado não mata, não mutila, não esteriliza em nenhuma circunstância"). Luís Pedro Nunes, que constata a existência de múltiplas facções de extrema direita que lutam entre si diariamente mas que se juntaram em torno de um líder comum, pensa que “tudo pode mudar com a campanha para as eleições presidenciais”. A ida de André Ventura para a campanha presidencial “pode ditar a implosão do Chega”, conclui. Pedro Marques Lopes e Clara Ferreira Alves formaram o restante painel que também abordou a 'Operação Lex'. Com moderação de Aurélio Gomes, o Eixo do Mal foi emitido a 24 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/202050 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa deu aval político e económico a Luís Filipe Vieira”

A afirmação é de Pedro Marques Lopes que sublinha a 'proximidade' de António Costa ao presidente do SL Benfica: "António Costa não mediu as consequências" da entrada na comissão de honra de Luís Filipe Vieira. Já Clara Ferreira Alves considera que Costa "pagou a fiança moral de Vieira" com este caso. Em cima da mesa do Eixo do Mal estiveram os temas 'Futebol', mas também 'Fátima', com Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes a comentar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira (agora sem os nomes de António Costa e Fernando Medina). O Eixo do Mal foi emitido a 17 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/18/202052 minutes, 1 second
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O fenómeno em torno de Ana Gomes está para lá da esquerda e da direita”

Quem o diz é Daniel Oliveira, que considera que seria um absurdo o confronto presidencial ficar totalmente entregue à direita. 'Espero que Ana Gomes seja a candidata alternativa a Marcelo Rebelo de Sousa', afirma. Numa semana de candidaturas presidenciais e regressos à escola, de antecipação da crise que aí vem e revés de vacinas, tempo ainda para lembrar o jornalista Vicente Jorge Silva. Temas que ocuparam a mesa de debate entre Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 10 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/202050 minutes, 1 second
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Com a sua rigidez, o PCP transformou uma festa inofensiva numa orgia romana de infetados”

Clara Ferreira Alves fala na perda de fiéis do PCP, da sua ortodoxia e considera que a gestão que os comunistas fizeram da narrativa em torno do Avante! deu armas à oposição. Pedro Marques Lopes diz que o partido “leu mal o seu próprio eleitorado”. Luís Pedro Nunes alerta para a radicalização do discurso político em Portugal e Daniel Oliveira destaca o fenómeno a que chamou de “pandemia de hipocrisia”. A rentrée do Eixo do Mal foi moderada por Aurélio Gomes e emitida esta quinta-feira na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/202053 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O Novo Banco é um crime continuado”

No último Eixo do Mal antes das férias do verão, uma questão: as casas do Novo Banco vão sair caras aos portugueses? Em outubro de 2018, o Novo Banco anunciou a venda de um conjunto de mais de cinco mil imóveis a um fundo de investimento sediado nas ilhas Caimão cuja identidade dos proprietários é desconhecida. Este negócio gerou perdas de milhões que foram depois compensadas pelo Fundo de ResoluçãoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/202051 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Rui Rio já tinha desistido de fazer oposição e acha que deve desaparecer ainda mais do panorama político”

Em tempos de 'deixem-me trabalhar que eu tenho muitos milhões para gastar', Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e Daniel Oliveira analisam o fim dos debates quinzenais. O parlamento aprovou, esta quinta-feira, a alteração aos debates do primeiro-ministro no Parlamento, que vão passar a acontecer de dois em dois meses. A proposta foi aprovada com os votos do PS e PSD, mas todos os restantes partidos votaram contra, defendendo que esta medida diminui a fiscalização do Governo. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 23 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/202053 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O BES é um falhanço tremendo do regime democrático”

Na semana em que foi conhecida a acusação do BES, o Eixo do Mal analisa os crimes de corrupção em causa. Ao todo são 4117 páginas de acusações a 25 arguidos, entre eles Ricardo Salgado acusado pelo Ministério Público de 1 crime de associação criminosa, 12 crimes de corrupção ativa no setor privado, 29 crimes de burla qualificada, 7 crimes de branqueamento de capitais, 1 crime de manipulação de mercado, 6 crimes de infidelidade e 9 crimes de falsificação de documento. O programa contou com os comentários de Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes e foi emitido na noite de 16 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/202052 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre a EDP: “O melhor aliado do bom corrupto é um mau juiz”

Em análise neste Eixo do Mal a decisão do juiz Carlos Alexandre de aprovar a suspensão de funções de António Mexia e Manso Neto na EDP. O juiz de instrução acolheu a proposta do Ministério Público e afastou Mexia e Manso Neto da gestão da EDP, sujeitando cada um a uma caução de 1 milhão de euros. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes debateram o tema no programa emitido a 9 de julho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/202045 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “A TAP neste momento não vale nada”

A afirmação é de Clara Ferreira Alves que considera que, de forma geral, as companhias aéreas neste momento 'valem pouco' e que a 'TAP não vale nada'. Este Eixo do Mal dedicou-se à TAP e ao 'aroma' a PNEC - 'Processo de Nacionalizações em Curso' - que encheu os noticiários esta semana. Como sempre o programa contou com a já citada Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias na noite de 2 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/202047 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “A área metropolitana de Lisboa é a mais desigual do país e esconde as maiores manchas de pobreza” de Portugal

'Isto está tudo controlado' ou 'estamos perante uma nova vaga da covid-19'? Pedro Marques Lopes nota uma certa desorientação no discurso político nos últimos dias: "esta crise económica não vai ser nada fácil e pode desembocar numa crise política sem precedentes. Está instalado um certo pânico perante o que pode acontecer". Para Clara Ferreira Alves, a atual situação de contágio é neste momento "dramática para quem vive na periferia e na favela". Daniel Oliveira não compra o 'discurso da catástrofe' como não comprou o 'discurso do milagre' - "há 73 pessoas nos cuidados intensivos em Portugal esta semana e há 25 óbitos a lamentar. Não acho que isto seja uma gripe e as medidas que estão a ser tomadas são adequadas. Acho fundamental o poder político resistir à voragem do medo patológico que em parte se instalou na sociedade portuguesa". Já Luís Pedro Nunes considera que "há um divórcio entre o discurso político e o discurso dos media". Um Eixo do Mal sobre o estado de calamidade, o estado de alerta, o estado de contingência e o estado da... TAP. Moderado por Aurélio Gomes, foi emitido na SIC Notícias na noite de 25 de junhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/26/202053 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal e a Champions em Lisboa: “O Presidente e o primeiro-ministro entraram no negócio da banha da cobra”

Portugal vai receber a fase final da Liga dos Campeões e o primeiro-ministro, António Costa, diz que isso é também um prémio merecido aos profissionais de saúde. Clara Ferreira Alves diz que a Federação Portuguesa de Futebol prestou um péssimo serviço à política portuguesa e que o primeiro-ministro e o Presidente entraram no negócio da venda da banha da cobra. Pedro Marques Lopes pergunta se esses profissionais vão poder pagar as compras e o restaurante com a Champions. Já Luís Pedro Nunes diz que este é o momento mais ridículo da carreira de António Costa. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido esta quinta-feira na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/19/202051 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O esclavagismo é tão natural que leva pessoas como Rui Rio a dizer que não há racismo em Portugal”

Numa semana em que a 'vida' das estátuas ficou mais difícil, o Eixo do Mal debate o problema do racismo, mas também das manifestações em Portugal, na Europa e nos EUA. A abrir a discussão, a afirmação de Rui Rio de que não há racismo em Portugal. Para Clara Ferreira Alves, “o esclavagismo é tão natural entre nós que leva pessoas como Rui Rio a dizer que não há racismo em Portugal.” Já derrubar estátuas, para Clara, é o mesmo que “queimar livros”. O Eixo do Mal contou ainda com Daniel Oliveira, Pedro Lopes Marques e Luís Pedro Nunes numa conversa moderada por Aurélio Gomes emitida a 11 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/202054 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Trump é um miúdo mimado transformado em chefe de Estado”

"A gestão de Donald Trump na pandemia correu muito mal e ele julga que estas revoltas nas ruas vão favorecê-lo", afirma Daniel Oliveira. Já Clara Ferreira Alves sublinha a cultura da violência nos Estados Unidos - "a sociedade americana é extraordinariamente violenta". O mote para este Eixo do Mal foi a frase que ainda ecoa por todo o mundo 'I can't breathe' e contou ainda com a habitual presença de Pedro Lopes Marques e Luís Pedro Nunes. Moderado por Aurélio Gomes, foi emitido na SIC Notícias a 4 de maioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/202051 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O CDS é uma espécie de resíduo, o sal que fica depois de o líquido se ter evaporado”

Para Clara Ferreira Alves neste momento "o CDS é uma espécie de resíduo" e faz parte de uma direita de "estúpidez relapsa e contumaz". A direita que vinha do século XX, "cultivada e intelectualizada, hoje não existe", remata. Já Daniel Oliveira sublinha o vazio da direita, que abre margens para outras frentes mais radicais. Uma análise a propósito da entrada do líder do CDS, 'Chicão', num direto online com a conta 'gato político'. O Eixo do Mal contou ainda com Luís Pedro Nunes e Pedro Lopes Marques e foi emitido a 28 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/202051 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre as presidenciais: “Vão ser 11 contra 11 e no final ganha o Marcelo”

Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes analisam os candidatos às presidenciais e a forma como António Costa relançou Marcelo Rebelo de Sousa na corrida. O programa foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 21 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/202054 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Marcelo nunca deveria ter interferido nesta história” entre Costa e Centeno

“Marcelo Rebelo de Sousa esteve mal ao dizer que António Costa esteve bem”. A opinião é de Clara Ferreira Alves, que considera que o presidente da República esqueceu-se temporariamente do seu papel para voltar a ser comentador político. Para Daniel Oliveira ninguém sai bem deste caso político, mas considera que Mário Centeno "se esticou" e pensou que era mais ministro que os outros ministros. "Centeno é um Cristiano Ronaldo dos jogos a feijão", remata. Luís Pedro Nunes achou "interessante e bizarra esta sucessão de erupções absurdas" depois de dois meses com a política parada. Pedro Marques Lopes resume esta crise a "um disparate" e diz que só Centeno "foi adulto na sala, com sentido de estado". Um Eixo do Mal dedicado a uma espécie de terapia de casais para resolver problemas de comunicação entre António Costa e Mário Centeno, moderado por Aurélio Gomes e emitido a 14 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/202055 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Eixo do mal sobre André Ventura: “A liberdade para ele não é um valor, é um instrumento que utiliza para chegar ao poder e acabar com ela”

Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes recusam-se a discutir as vantagens e desvantagens de um plano de desconfinamento específico para ciganos. “Isso seria o mesmo que discutir as vantagens e desvantagens do gueto de Varsóvia”, diz Daniel Oliveira. O Eixo do Mal foi emitido a 07 de Maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/202053 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa ganhou duas batalhas importantíssimas: a da logística e a da prevenção”

Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes analisam e debatem o tempo de passagem de nível, da emergência para a calamidade, com o desconfinamento progressivo em Portugal - António Costa leva nota positiva na apresentação do plano de desconfinamento. O Eixo do Mal foi emitido a 30 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/1/202051 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Já ultrapassámos várias bancarrotas na praia. Estávamos falidos, mas íamos à praia. Este vírus sacana até isso nos tirou”

Em tempos de matemáticas nunca vistas, petróleo abaixo de zero e economias europeias a precisar de muitos zeros juntos, o Eixo do Mal debate o regresso à normalidade. Como será? Teoria geral de praias é o tema favorito de Luís Pedro Nunes, que não imagina “o povo português passar um verão sem poder ir à praia.” O Eixo do Mal contou ainda com Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira e foi emitido na noite de 23 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/202053 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O comércio de dados é hoje um comércio mais importante que o das armas ou o da pornografia”

Em tempos de luz ao fundo do túnel, "Portugal passou do 8 para o 80" e no Parlamento "só pode existir imunidade de manada, uma vez que ninguém cumpre o distanciamento social", diz Clara Ferreira Alves. "A única medida que nos salva é o confinamento, mas não podemos ficar em casa para sempre". Ainda assim, sobre a app de geolocalização, Ferreira Alves diz que é uma medida "que lhe causa horror". "A geolocalização vai contra a prática democrática e contra as nossas constituições", afirma. Daniel Oliveira partilha das mesmas preocupações: "aquilo que é extraordinário começa a ser o novo normal. O ar do tempo que vivemos é que a tecnologia utilizada para a vigilância é positiva e eu não vejo nada de positivo nisto." O Eixo do Mal contou ainda com Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes e foi emitido na noite de 16 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/202052 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Não podemos prolongar indefinidamente o isolamento, porque os pobres e a classe média serão atirados para a miséria”

Esta foi a semana em que se começou a ouvir que o pico pode ter passado e que a luz ao fundo do túnel pode não estar longe. O regresso à 'normalidade' começa a acontecer em países como a Áustria, Dinamarca, Noruega e República Checa. Para Daniel Oliveira, "a estratégia do Reino Unido correu mal, mas também não podemos ficar eternamente amarrados aos humores de um vírus até existir uma vacina". Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes debateram também as mais recentes notícias sobre esta pandemia no Eixo do Mal moderado por Aurélio Gomes e emitido a 9 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202053 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Já morreram demasiadas pessoas. Temos de obedecer às regras”

O estado de emergência foi renovado por mais 15 dias e as medidas apertaram ainda mais. No período da Páscoa não será possível sair do concelho de residência, o reforço de uma medida dura que, para Pedro Marques Lopes, revela que neste momento "é fundamental haver uma grande força do governo central e ter confiança nas instituições". Para Clara Ferreira Alves, "já morreram demasiadas pessoas, por isso não tenho qualquer problema com estas medidas". Luís Pedro Nunes concorda com o prolongamento do estado de emergência e refere a mensagem "de esperança" de Ramalho Eanes numa recente entrevista. "Há um momento em que o desespero das pessoas se vai sobrepor ao medo do vírus quando ficarem sem dinheiro para pagar contas", afirma. Já Daniel Oliveira aplaude a intervenção de Rui Rio no parlamento sobre os lucros da banca e acrescenta: "retiraram-se as defesas das pessoas mais vulneráveis sem qualquer controlo de quem tem mais força." O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na SIC Notícias a 2 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202053 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa está a trabalhar para a História e não para a reeleição”

A opinião é de Daniel Oliveira, que considera que o primeiro-ministro cometeu um erro inicial, ao mostrar o seu "optimismo irritante", que depois corrigiu. "António Costa sabe que está a trabalhar para a História, que é uma coisa engrandecedora. Mas não é para a reeleição, porque depois disto vem uma crise económica brutal". Um Eixo do Mal com Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes, que analisam as mais recentes notícias relacionadas com a covid-19 e a prestação dos políticos portugueses em tempos de pandemia. Moderado por Aurélio Gomes, foi emitido na noite de 26 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/202049 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre o estado de emergência: “Marcelo não entrou bem nesta história, ficou vulnerável e cedeu à pressão social”

Daniel Oliveira considera que o Presidente da República cedeu à pressão social e declarou "um estado de emergência preventiva", uma atitude preocupante, "porque o estado de excepção não é uma coisa qualquer, é gravíssima". Já Clara Ferreira Alves, julga que "esta é a fase em que estamos a portar-nos bem", mas depois virá "a entropia, o desejo de rebeldia e de furar o isolamento, que é inato às pessoas". Luís Pedro Nunes sente que António Costa não queria o estado de emergência, mas não tinha o poder político para dizer que não ao Presidente. Ligado por skype, Pedro Marques Lopes sublinha que esta é "a maior crise política da nossa geração" e que o Governo atuou "muito bem". No entanto alerta para o cansaço da população e os problemas na economia - "isto é muito mais do que uma crise sanitária". O Eixo do Mal foi emitido na SIC Notícias a 20 de marçoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/202051 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre a covid-19: “Esta é a grande crise da nossa geração”

Disciplina, paciência, sacrifício e solidariedade - estes são os quatros pontos destacados pelo painel do Eixo para a sociedade enfrentar a covid-19. Pedro Marques Lopes considera que a pandemia da covid-19 é "a grande crise da nossa geração" e que esta é a "altura para ser solidário, sem açambarcar nos supermercados", porque "o medo não mata este vírus". Já Clara Ferreira Alves olha para o caso de Itália - "uma catástrofe" - e só espera que desta crise resulte o menor número possível de mortes em Portugal. Para Daniel Oliveira, é importante que o Governo não tome medidas por pressão social - "as decisões devem ser tecnicamente fundamentadas". Para já parece-lhe que "os partidos e o Governo estiveram bem". Um Eixo do Mal completamente dedicado à nova estirpe de coronavírus, com estes três convidados e Aurélio Marques a moderar, na noite de 12 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/202051 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Especial Covid-19: Tudo aquilo que precisa saber para gerir a sua vida face à pandemia

Vera Arreigoso, jornalista do Expresso especializada em temas de saúde, analisa o mais recente boletim epidemiológico da DGS sobre os infetados em Portugal, esclarece quais os principais sintomas e responde às principais preocupações dos portugueses neste momento - "posso viajar?" e "o que faço com os miúdos em casa sem escola?". Ouça este especial do Expresso sobre o novo coronavírusSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/12/202012 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Descobrir que três juízes da Relação são maçãs podres é um mau sinal” para a Justiça

Em tempos de quarentena, Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes cumprimentam-se à alemã e analisam as mais recentes notícias sobre a justiça portuguesa e o caso dos três juízes desembargadores com processos disciplinares por alegadas irregularidades na distribuição de processos judiciais. Este Eixo do Mal chocado com a Relação de Lisboa, mas sem qualquer sintoma de febre, foi emitido na SIC Notícias na noite de 5 de marçoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202052 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre o coronavírus: “Isto parece um filme de zombies”

Quem o diz é Luís Pedro Nunes. Os quatro comentadores estão indecisos entre o pânico total e a relativização do problema. Por um lado, os casos de recuperação são muito superiores às mortes, por outro, irá paralisar a economia mundial. Aurélio Gomes modera o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira. O coronavírus, as candidaturas ao Tribunal Constitucional e o novo aeroporto no Montijo são os temas em debateSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/202054 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal sobre racismo e o caso de Marega: “A extrema-direita e as redes sociais normalizaram o insulto e a agressão”

Para Clara Ferreira Alves, os comentários e os tweets violentos nas redes sociais fazem parte da luta que se está a perder contra a violência e os extremismos. Daniel Oliveira acredita que Marega deu um "enorme contributo" para que certas coisas deixem de ser toleradas pela sociedade. Já Luís Pedro Nunes sente-se preocupado com a velha máxima de que "os portugueses não são racistas", o que impede que reconheçam que de facto são racistas e mudem o seu comportamento. Uma semana que entra diretamente para a História, pelo 'caso Marega' e pela aprovação de cinco projetos-lei sobre a despenalização da eutanásia e ainda os aviões que não vão voar para a Venezuela são os temas do Eixo de 20 de fevereiro emitido na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/202052 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Cavaco disse 'marquem as caras dos deputados'” que aprovarem a eutanásia. “Cavaco é vingativo”

Um programa sobre sobressaltos cívicos, para lembrar as palavras de Pedro Passos Coelho, e sobressaltos corporativos. Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes debatem a questão da eutanásia e de um referendo em Portugal num Eixo do Mal emitido a 13 de fevereiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/202052 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “António Costa criou as condições para o pântano. E vai acabar mal para ele”

Uma novela um bocado triste e deprimente - assim resumiu Daniel Oliveira as cenas no Parlamento sobre a descida ou não do IVA da eletricidade. O Eixo do Mal debruçou-se assim sobre jigajogas em matéria de Orçamento e também no caso de Tancos. O programa passou na SIC Notícias a 6 de fevereiro e contou com Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e o já citado Daniel OliveiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/202054 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “O Ventura não passa de um oportunista, sem convicções. E decidiu ser um deputado racista e xenófobo”

Para Pedro Marques Lopes, Portugal é um país "estruturalmente racista" e André Ventura um oportunista que "entendeu ser racista e xenófobo". No Eixo do Mal de 30 de janeiro esteve em debate o "vai para a tua terra" do deputado do Chega em resposta a uma proposta política de Joacine Katar Moreira, e ainda os "leaks" de Rui Pinto e o CDS de Francisco Rodrigues dos Santos e Abel Matos SantosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/202053 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

“Neste país todos colaboraram com Isabel dos Santos, particularmente as maiores empresas, que assaltaram o povo angolano”

Davos, Eurobic, Efacec, Dubai, facilitadores, uma mão cheia de tweets da mulher mais rica de África e um manancial de tópicos que resultam da publicação da investigação ‘Luanda Leaks’, pelo consórcio de jornalistas do qual fazem parte o Expresso e a SIC. Em análise a queda da princesa de Angola por Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes. A moderar Aurélio Gomes. Programa emitido a 23 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/24/202053 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

“Os adversários de Rio não são adversários políticos normais. São inimigos, com mau perder e desfaçatez manhosa”

A afirmação é de Clara Ferreira Alves a propósito do comportamento dos adversários políticos de Rui Rio. O Eixo do Mal podia ter sido sobre a vela de cheiro mais cara do mundo ou sobre o início do relacionamento de Kátia Aveiro com o seu namorado, que esta semana ocuparam as redes sociais, mas em vez disso falou-se da segunda volta das eleições no PSD e das deserções na família real britânica. Com Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes num programa emitido na noite de 16 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/202052 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Abstenções, eleições e explosões: “O Livre atingiu neste momento a irrelevância total”

Segundo Luís Pedro Nunes, o Livre ficou finalmente reduzido aos momentos irrelevantes e caricatos das fotografias. Já Bloco e PCP, mesmo sem falarem, alinham nas decisões com um "simples piscar de olhos". O Eixo do Mal anda assim à volta de abstenções, certas eleições e outras explosões, com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. O programa foi emitido na noite de 9 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/202052 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Os gestores não são vacas sagradas, não estão menos sujeitos à crítica do que qualquer outra profissão”

A declaração é de Daniel Oliveira no primeiro Eixo do Mal de 2020, no qual os comentários do ministro Santos Silva sobre os gestores portugueses foram debatidos. Existe uma cultura nacional dos primos no Estado? E no privado? A análise de Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes num episódio emitido a 2 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/3/202054 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: “Em Portugal há uma corrupção insidiosa, com muito dinheiro misterioso a circular” no país

A afirmação é de Clara Ferreira Alves, a propósito dos casos de corrupção conhecidos em Portugal. O impeachment de Trump e o Orçamento do Estado para 2020 foram os outros dois temas do Eixo do Mal. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira. O programa foi emitido a 19 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/20/201952 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Não temos de salvar o Serviço Nacional de Saúde. Temos de preservá-lo e adaptá-lo aos novos tempos”

O Eixo do Mal começa pelas eleições no Reino Unido, mas regressa a Portugal para analisar as pistas do próximo orçamento na área da saúde. Luís Pedro Nunes sublinha que “o orçamento de saúde é sempre uma manta curtíssima que não chega a tapar os pés”, Daniel Oliveira diz que é "urgente importar médicos especialistas", Pedro Marques Lopes considera fundamental "definir as carreiras médicas, dos enfermeiros e auxiliares". Para Clara Ferreira Alves, os privados estão com "um ascendente enorme" perante a desorganização da saúde pública. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira, emitido a 12 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/201951 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “A patetada que se montou, somos imbatíveis no folclore. Subitamente a Greta é a salvadora da espécie humana”

O desabafo é de Clara Ferreira Alves que, depois de sublinhar o folclore em torno da chegada de Greta Thunberg a Lisboa, destacou a importância de todos alterarem os seus hábitos de vida para salvar o planeta. Aurélio Gomes moderou o debate com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e a já citada Clara Ferreira Alves. O Eixo do Mal foi emitido na noite de 5 de dezembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/201946 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Imaginem a loucura que era entregar às Joacines e aos Venturas as rédeas deste país!”

Nas palavras de Clara Ferreira Alves, Joacine rapidamente se revelou a madame Castafiore do parlamento, ao viver da e pela notoriedade. “Quem vive deste espelho, morre por este espelho”, afirma. Para Daniel Oliveira, os princípios de um partido no qual o indivíduo se sobrepõe ao coletivo partidário, nunca são um bom indicador. Luís Pedro Nunes e Pedro Lopes Marques formaram o restante “coletivo de análise” numa emissão a 28 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/201950 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Hoje deixei de me sentir confortável com a polícia por presumir que são tipos de extrema-direita”

“Aqueles agentes a aclamar o Ventura deixam-me desconfortável com as forças de segurança. Fico com medo das forças de segurança”, afirmou Luís Pedro Nunes a propósito da manifestação de polícias junto à Assembleia da República. Esse foi o tema principal do Eixo do Mal, que passou ainda pelas contas mal feitas do Fisco, sem esquecer José Mário Branco, que faleceu na passada terça-feira. Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes (a partir do Porto) numa emissão a 21 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/201949 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal fez 15 anos e Marcelo ligou: "Acabei de chegar do estrangeiro, estou aqui sentado a ver e não queria deixar de dar os parabéns"

No dia em que o programa assinalou o 15º aniversário, os temas em análise foram os chumbos na escola e o tempo de intervenção dos pequenos partidos. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira, num programa emitido a 14 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/15/201952 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: "Como é que se gastam 22 mil euros por mês?" Só José Sócrates sabe

Daniel Oliveira não consegue perceber como José Sócrates conseguia gastar 22 mil euros por mês, embora o Ministério Público defenda que eram mais de 30 mil... Em debate no Eixo do Mal estiveram o ex-primeiro ministro Sócrates e os desenvolvimentos na Operação Marquês, as diferenças entre a tese de doutoramento de André Ventura, em 2013, e o discurso atual enquanto político. E por fim, as possíveis mudanças no Governo, avançadas por Luís Marques Mendes na SIC. Aurélio Gomes moderou o debate com Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira, num programa emitido a 7 de novembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/8/201951 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “António Costa pôs um anúncio no jornal a dizer 'Procura-se senhora fiel para relação aberta'”

Neste episódio, Daniel Oliveira lança o debate sobre o programa de Governo, afirmando que o Bloco e PCP são uma espécie de noivos à força e Costa um "homem livre" nesta legislatura. O Eixo do Mal analisa ainda a instrução da Operação Marquês. Aurélio Gomes modera o Eixo do Malta desta vez sem Clara Ferreira Alves, mas com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e o já citado Daniel OliveiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/1/201954 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal sobre o caso do bebé sem rosto: “Vive-se um faroeste em Portugal em relação às ecografias”

A propósito do caso do nascimento do bebé sem rosto, que veio dar a conhecer uma série de erros do médico conhecido por fazer ecografias de "cinco minutos", Daniel Oliveira e Clara Ferreira Alves acusam a "doença nacional do corporativismo entre médicos". Pedro Lopes Marques e Luís Pedro Nunes realçam a falta de fiscalização e o aumento da desconfiança em relação à competência dos médicos em serviço. Programa emitido a 24 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/201951 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Este governo é um disparate tamanho e custa perceber a lógica da sua formação”

A afirmação é de Pedro Marques Lopes, numa análise irritada à formação do novo governo de António Costa. Em debate neste Eixo do Mal esteve o futuro da geringonça, o novo governo PS e ainda a situação na Catalunha. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira na noite de 17 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/201954 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: análise aos episódios mais recentes da telenovela do PSD “Por este Rio abaixo”

Duas telenovelas em debate na mesa do Eixo do Mal: "Por este Rio abaixo", com os últimos episódios do PSD, e a estreia de "Geringonça 2.0". Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira ainda no rescaldo das eleições, com Aurélio Gomes, a 7 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/201952 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal Especial Eleições: “Não acredito que desta vez o casamento entre Costa e o Bloco corra tão bem”

Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira no rescaldo das eleições, com Aurélio Gomes, na madrugada de 7 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/201946 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Há muitas maneiras de reeditar a gerigonça após as eleições”

Do paiol de Tancos aos últimos dias de campanha eleitoral, com abertura de programa a lembrar Diogo Freitas do Amaral e a sua importância política para o país. Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes num Eixo do Mal emitido a 3 de outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/201948 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: Tancos “é de uma gravidade enorme e num qualquer Estado de direito normal faria cair o regime”

Segundo Clara Ferreira Alves, em Portugal existe um "estado de esquerda", mas não um verdadeiro Estado de direito, no que diz respeito às consequências do caso Tancos. O Eixo do Mal dedica-se assim ao caso do momento, com os "verdadeiros papagaios mor do reino": Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Lopes Marques e Aurélio Gomes na moderação do programa emitido a 26 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/201949 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Diz muito do mundo os líderes atuais serem todos velhos e a líder do movimento ecológico uma criança sueca”

Carne de vaca no cardápio e golas inflamáveis para acompanhar a refeição, com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira no programa emitido a 19 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/201952 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “O doutor Costa passeia por Portugal, o idolátrico, o seu esplendor. É o pai da Pátria”

A realidade já não precisa de humoristas? A pergunta é levantada por Aurélio Gomes ao lançar os dados para uma análise à pré-campanha das legislativas 2019. Clara Ferreira Alves começa por apelar à cafeína para aguentar um tema como as legislativas e lembra palavras do defunto escritor Luiz Pacheco a propósito da figura política de António Costa. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes estiveram também presentes no programa emitido a 12 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/16/201959 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “O grande tema desta campanha é o triângulo amoroso”

Da evaporação de Catarina Martins ao pudim comido por Jerónimo de Sousa, o Eixo do Mal analisa os primeiros debates para as legislativas 2019. Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes regressam das férias de verão com Aurélio Gomes, num programa emitido a 5 de setembro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/10/201958 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “A maneira como este ministro se portou com o autarca de Mação é... desagradável”

Luís Pedro Nunes conteve-se e recorreu ao eufemismo para não dizer o que realmente queria ter dito. Classifica como “desagradável”, no mínimo, a forma como Eduardo Cabrita tratou o autarca de Mação, depois dos incêndios em Castelo Branco. Aurélio Gomes modera o programa, no qual participaram ainda Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Clara Ferreira Alves, transmitido a 25 de julho na SIC Notícias. Também se fala sobre a “ideologia de género” nas escolas e ainda sobre Boris JohnsonSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/201952 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal sobre a lei das beatas: “Quero multas de €9000, €10.000, não interessa”

A opinião é de Clara Ferreira Alves, uma das comentadores residentes do Eixo do Mal, sobre a proposta do PAN de multas para quem atirar beatas para o chão. Já Manuela Ferreira Leite afirmou publicamente que esta é "uma lei para aterrorizar e perseguir as pessoas". Será que Portugal se está a transformar numa Singapura, onde nem se pode mascar pastilha elástica na rua? Esse foi o mote para Aurélio Gomes moderar o debate entre Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques, transmitido na SIC Notícias na noite de 18 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/201959 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal sobre a crónica de Fátima Bonifácio: “Isto é mais do que racismo, isto é a base do discurso segregacionista”

“Os ciganos são amorais” e os “africanos são racistas” são alguns dos argumentos polémicos da historiadora Fátima Bonifácio, cujo texto de opinião que saiu no “Público” causou grande celeuma. Este foi um dos temas da edição desta semana do Eixo do Mal. Aurélio Gomes moderou o debate entre Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques, transmitido na SIC Notícias na noite de 11 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/201952 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Por mais que o PS tente esconder, Portugal continua um país miserável”

Clara Ferreira Alves defende que é necessária uma mudança na forma de fazer política em Portugal pois os resultados de quem a tem exercido falam por si: “Por mais que o PS tente esconder, Portugal continua um país miserável”. Aurélio Gomes modera o programa, no qual participaram ainda Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes. Também se fala sobre a “limpeza renovadora” que Rui Rio está a elaborar dentro do PSDSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/201955 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Carlos César ofereceu-nos uma versão vintage da arrogância socrática”

A afirmação é de Daniel Oliveira, que considera que as mais recentes declarações de Carlos César fazem lembrar a arrogância de Sócrates no Governo. No passado dia 24, durante as Jornadas Parlamentares do PS, o líder parlamentar do PS disse que “Se fossemos sempre atrás do estilo de aventura e de que tudo é fácil, de que tudo é barato e que tudo pode ser feito - que o BE em especial, mas que alguns dos nossos parceiros alimentam frequentemente -, tínhamos um país com uma mão à frente e outra atrás de novo e voltávamos ao tempo da bancarrota”. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira no Eixo do Mal de 27 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/201955 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “O doutor Costa está a fazer o que pode para ganhar a maioria absoluta”

"Agora que a geringonça está geringonçada, o dr. Costa está a fazer o que pode para ganhar a maioria absoluta" - a opinião é de Luís Pedro Nunes a propósito do anúncio de aumentos salariais dos quadros superiores da função pública. Aurélio Gomes moderou o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira no programa emitido a 20 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/21/201956 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Vítor Constâncio foi à comissão sem ter feito o trabalho de casa”

Em análise as acusações a Vítor Constâncio de ter mentido na comissão de inquérito à CGD e ainda os prémios atribuídos a funcionários da TAP em ano de prejuízo, por "obrigações contratuais". Um Eixo do Mal com Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira e emitido na noite de 13 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/201956 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal sobre a crise da direita em Portugal: “Take it easy, Marcelo. Relax”

Neste Eixo do Mal falou-se de crise da direita, do regime, dos transportes públicos e até de bom senso protocolar. Para Clara Ferreira Alves se existe uma crise de regime, como disse Rui Rio, é apenas “uma crise de regime doméstico dentro do PSD”. A debater estes temas estiveram ainda Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes no programa emitido na noite de 6 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/201955 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Como funciona a cabeça de um diretor dos Impostos? Nós vemos carros e pessoas, ele vê devedores e malandros”

Um programa à beira da estrada, sobre a operação STOP para sacar pagamentos a dívidas fiscais na zona de Valongo. Foi um fartote de indignação nas redes sociais e deu pano para mangas no Eixo do Mal com Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves e Daniel Oliveira, emitido a 30 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/201955 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal sobre as Europeias: “Bem-vindos às cenas mais deprimentes do mundo”

O Eixo do Mal desta semana passa em revista as campanhas dos candidatos portugueses às Europeias e termina com uma ovação a Chico Buarque, o mais recente prémio Camões e um dos grandes poetas da língua portuguesa. Aurélio Gomes moderou o debate entre Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques, transmitido na SIC Notícias na noite de 23 de maioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/20191 hour, 20 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Sócrates e Salgado tiveram um filho legítimo chamado Berardo”

Após a ida de Joe Berardo à comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, ficou claro que o madeirense, pelo menos ali, foi o último a rir. As reações não se fizeram esperar e a mesma comissão que o inquiriu vai agora enviar cópias das declarações para o Conselho das Ordens Nacionais, para lhe serem retiradas as comendas. Luís Pedro Nunes e Daniel Oliveira defendem que Berardo foi um “peão que foi ganhando importância” em processos como o da Cimpor ou do BCP, tendo sido útil a muita gente pelo caminho. Clara Ferreira Alves e Pedro Marques Lopes completaram o painel do Eixo do Mal, que foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 16 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/201956 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Rui Rio não percebeu que cometeu o erro político da vida dele”

Para Clara Ferreira Alves, Rui Rio perdeu a credibilidade e não sobreviverá à crise política que surgiu com a aprovação da recuperação integral do tempo de serviço dos professores. Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes também analisaram o resultado da sessão da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência na qual foram votadas propostas dos partidos PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV visando a contabilização integral do tempo de serviço dos professores que foi congelado. Como sempre o Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido a 9 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/201957 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: Como o descongelamento da carreira dos professores é um processo bem à portuguesa

Clara Ferreira Alves considera que o processo é impreciso, sem calendarização e bem à portuguesa - esperava ainda bom senso do PSD e diz que o partido desaproveitou uma oportunidade de fazer bem. Luís Pedro Nunes não tem dúvidas: em tempo de campanhas eleitorais repete-se a velha história do escorpião e do hipopótamo. Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira completaram o painel de debate. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio Gomes e emitido na noite de 2 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/201956 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Não há melhor maneira de comemorar o 25 de Abril do que falando de José Sócrates”

No posto de comando da SIC Notícias, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes passaram o 25 de abril a comentar as declarações de Sérgio Moro sobre José Sócrates. Segundo Clara Ferreira Alves, “não há melhor maneira de comemorar o 25 de Abril do que falando de José Sócrates”, mas o “povo pode dizer que Sócrates é um criminoso e um ministro da Justiça de outro país não pode”. O Eixo do Mal foi moderado por Aurélio GomesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/201956 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: A crise dos combustíveis “mostrou a vitória do sindicalismo kamikaze”

A afirmação é de Luís Pedro Nunes, a propósito da greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, que causou uma corrida desenfreada aos postos dos combustíveis em todo o país. Aurélio Gomes moderou o debate que contou ainda com Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira. Além da crise energética, as eleições europeias foram ainda um dos temas no debate que foi emitido na noite de 18 de abril na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/22/201957 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Berardo é uma espécie de Ricardo Salgado low cost encantador”

O Eixo do Mal desta semana passa em revista a relação pouco evidente entre a arte e Joe Berardo, assim como aborda os lobbies - discussão em que o país se tem visto mergulhado nas últimas semanas. Termina com a detenção de Julien Assange, fundador da WikiLeaks. Aurélio Gomes moderou o debate entre Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques, transmitido na SIC Notícias na noite de 11 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/201955 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: A caça aos primos e ex-mulheres na “grande família socialista”

Esta semana o Eixo do Mal começa nas terapias alternativas vs. medicina, mas segue rapidamente para a autópsia à grande família socialista, dissecando os casos que surgiram recentemente nas notícias, as consequentes demissões e ainda uma chamada histórica para Cavaco Silva e os "empregos para as esposas". Aurélio Gomes moderou o debate entre Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Lopes Marques, transmitido na SIC Notícias na noite de 4 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/201958 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Em Portugal estamos todos preocupados com o bidé”

Parafraseando António Lobo Antunes com a alusão ao bidé, onde afirma “todos molharem os pés”, Clara Ferreira Alves traz a lume o facto de a Europa estar em ponto de ebulição e a viver uma turbulência histórica, enquanto que por cá os temas como nepotismo, jobs for the boys e primos - que já são antigos, do tempo de Salazar - continuam na ordem do dia. Tal foi o burburinho criado à volta da "família socialista", que “ Marcelo se pegou com Cavaco e Vital Moreira proferiu um discurso”, adianta Luís Pedro Nunes. Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira foram os outros participantes no debate moderado por Aurélio Gomes e transmitido na SIC Notícias na noite de 28 de marçoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/201952 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: Os passes sociais são “uma espécie de ovo de Colombo”

A expressão pertence a Luís Pedro Nunes que, a favor da verdade, já estranhava o facto de o Governo ainda não ter apresentado uma medida “boa e lustrosa” em ano de eleicões. Num debate marcado pela tal “bomba eleitoralista”, palavras de Marques Mendes, os habituais comentadores esmiuçaram o tema do momento. Daniel Oliveira considera que os passes sociais são “a medida mais importante tomada pelo Governo em 4 anos”, mas Clara Ferreira Alves não se deixa impressionar. Afinal, “o que se espera de um Governo em tempos eleitorais?” O Eixo do Mal foi para o ar na noite de 21 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/201959 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “O ridículo e patético” da polémica espanhola sobre Fernão Magalhães

O Eixo do Mal de 14 de março andou em circum-navegação pela polémica espanhola sobre Fernão Magalhães. Em causa está um artigo, publicado no jornal espanhol ABC, que acusa Portugal de tentar branquear o papel que Espanha teve na primeira volta ao mundo. A questão surgiu com a candidatura a património da UNESCO da Rota de Magalhães, onde não constava referência ao basco Juan Sebastián Elcano - que acabou por dirigir a expedição no seu último período, depois da morte de Fernão de Magalhães nas Filipinas -, e o programa de governo para as comemorações dos 500 anos da circum-navegação. A moderar o debate esteve Aurélio Gomes, na companhia de Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro NunesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/201952 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: uma batalha entre o arroz de atum de Cristas e a cataplana de peixe de Costa

“O Jerónimo fará umas sardinhas e a camarada Catarina uns rolinhos de sashimi ou um tofuzinho?!” questionou Luís Pedro Nunes no “Eixo do Mal”, acompanhado por Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes na discussão sobre a presença de políticos em programas de televisão. O debate foi moderado por Aurélio Gomes e teve transmissão na noite de 7 de março na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/201959 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Será que o tema dos direitos das mulheres é relevante e estruturante para o CDS ou não?”

A questão é levantada por Pedro Marques Lopes a propósito da mais recente polémica sobre um artigo de opinião, de uma militante do CDS, Joana Bento Rodrigues, publicado no Observador. Já Daniel Oliveira alerta para a existência de uma “estratégia para banalizar” e “normalizar” afirmações e atos chocantes, sejam eles de Bolsonaro, Trump, Neto Moura ou até pessoas como Joana Bento Rodrigues, autora de um polémico artigo de opinião no site Observador, e que perante esses dados os cidadãos não devem ignorar a estratégia de banalização, nem considerar tudo como parte de uma “piada”, porque “um dia essas pessoas chegam ao poder”. Na última semana de fevereiro, o Eixo do Mal pôs em cima da mesa a violência contra as mulheres, o machismo e a misoginia na sociedade portuguesa. Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes participaram no debate moderado por Aurélio Gomes e transmitido na SIC Notícias a 28 de FevereiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/201955 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “As pessoas estão mais interessadas no corte de cabelo do presidente da Coreia do Norte do que nesta moção de censura”

“Um tema apaixonante”, afirmou ironicamente Clara Ferreira Alves sobre a moção de censura do CDS-PP que não passou no Parlamento. Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes, “preocupado com um primeiro ministro tão bem disposto”, analisaram o tema da semana, num Eixo do Mal que contou com moderação de Aurélio Gomes na noite de 21 de fevereiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/201954 minutes, 1 second
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Os grandes intelectuais europeus desapareceram”

Segundo Clara Ferreira Alves, as novas tecnologias introduziram novas formas de avaliar o que é cultura hoje e o mundo intelectual está em declínio. O tema do Eixo do Mal em dia dos namorados foi “relações complicadas” e, além de Ferreira Alves, no debate estiveram presentes os habituais Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes. Em substituição de Daniel Oliveira, que enviou um pequeno vídeo diretamente de Cuba, esteve Nuno Artur Silva que começou a sua intervenção destacando um recente estudo encomendado pelo governo inglês que concluiu: “Chegámos a um ponto em que o jornalismo precisa de uma política de investimento público para sobreviver.” O Eixo do Mal foi emitido dia 14 de Fevereiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/201956 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “A bastonária dos enfermeiros é uma total irresponsável”

Para Daniel Oliveira, esta greve dos enfermeiros é "uma perversão do sentido de greve", sem qualquer ética, nem sentido de responsabilidade social. O comentador abriu o programa desta semana com uma opinião vincada sobre a greve dos enfermeiros, que tem gerado bastante debate na sociedade, a começar nos fundos de crowdfunding e a terminar na aplicação de uma requisição civil com a qual, de resto, Daniel Oliveira concorda. O Eixo do Mal de 7 de fevereiro contou ainda com a participação de Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e Clara Ferreira AlvesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/201954 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “José Sócrates tem star power, é um magnete de notícias”

A afirmação é de Clara Ferreira Alves que acredita que "é humanamente impossível julgar um caso como a Operação Marquês" e que, por isso, o processo vai arrastar-se penosamente no tempo e "a sentença qualquer que ela seja estará inquinada". Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes e Luís Pedro Nunes juntam-se ao debate no Eixo do Mal que tem nova casa e novo horário: todas as quintas-feiras às 23h na SIC Notícias. Este programa foi emitido na noite de 31 de janeiro e a moderação coube, como sempre, a Aurélio GomesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/201956 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Nenhum de nós aqui sentado tem a menor ideia sobre o que é viver no Bairro da Jamaica”

Clara Ferreira Alves abriu o debate sobre os recentes acontecimentos no Bairro da Jamaica, assumindo que nem ela nem os restantes convidados do Eixo sabem o que é “viver num gueto” e lamentando “o aproveitamento político” que se gerou após o caso ter vindo a público. Aurélio Gomes moderou o debate com Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes, emitido na SIC Notícias na noite de 26 de janeiro. A partir de agora o Eixo do Mal passará a ser em direto às quintas-feiras às 23 horas. O próximo acontece já a 31 de janeiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/28/201957 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: A “anémona” Rio acordou depois de uma “injeção de montenegrismo”?

A votação do PSD na moção de confiança a Rui Rio e a crise no referido partido animaram o Eixo do Mal, num episódio emitido na SIC Notícias a 19 de janeiro e moderado por Aurélio Gomes. Com os habituais comentadores: Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Daniel OliveiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/22/201956 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Rui Rio sai-se melhor quando é picado”

A afirmação é de Daniel Oliveira que, juntamente com Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes, analisa a atual liderança (e crise) no PSD, a descida de popularidade do Presidente da República segundo as sondagens e o pagamento de propinas. Aurélio Gomes moderou o debate que foi emitido na noite de 12 de janeiro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/14/201954 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: “Fui ameaçado de morte por Mário Machado”

“Não é o politicamente correto que é perigoso. O que é perigoso é ignorantes na televisão a baterem-se por audiências e a destruírem a nossa democracia.” A afirmação é de Daniel Oliveira a propósito da presença de Mário Machado num programa de televisão com Manuel Luís Goucha. O comentador lembrou que o apresentador da TVI chegou a processar o “5 para a Meia-Noite”, em 2010, por ter aparecido num episódio humorístico no qual o tratavam por “apresentadora” e que agora, por conveniência, acusa o “politicamente correto” no caso de Mário Machado. O Eixo do Mal foi emitido a 5 de janeiro na SIC Notícias e contou ainda com mais dois temas: a absolvição de Miguel Macedo no caso Vistos Gold e o Governo de Bolsonaro. Aurélio Gomes moderou o debate com Luis Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques LopesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/7/201956 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: O balanço do "coitado" do ano 2018

Clara Ferreira Alves, Luis Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes fazem o balanço do ano e escolhem as personalidades que se destacaram em 2018. Com a habitual moderação de Aurélio Gomes, o programa foi para o ar na SIC Notícias a 29 de dezembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/31/201851 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: O protesto “anedótico” dos coletes amarelos portugueses

"Uma manifestação convocada pelos jornalistas - que confiaram no Facebook - com adesão das forças de segurança." Daniel Oliveira resume desta forma o protetos dos coletes amarelos em Portugal, um dos temas em discutidos também por Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes no último "Eixo do Mal" antes do Natal. No final há ainda direito a uma cantiga natalícia inspirada em Simon e Garfunkel. Aurélio Gomes modera o debate que foi emitido na SIC Notícias na noite de 22 de dezembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/24/201852 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: Vaga de greves e ameaças de novos protestos em Portugal são ou não justos?

Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes analisam as greves da função pública e a situação dos bombeiros. Aurélio Gomes modera o debate que foi transmitido na SIC Notícias na noite de 15 de dezembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/17/201851 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: A invasão das trotinetes e o “babysitting” para os deputados

A invasão das trotinetes em Lisboa, os deputados presentes e ausentes, as manifestações dos coletes amarelos em França e o aumentos dos combustíveis são os temas em debate com Clara Ferreira Alves, Luis Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes, com a habitual moderação de Aurélio Gomes. O programa foi para o ar na Sic Notícias a 8 de dezembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/10/201851 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: Os avisos de Catarina e o futuro da “gerinçonça”

“Não pense que se livra de nós”, disse Catarina Martins para António Costa após a aprovação do Orçamento do Estado. O futuro da “geringonça”, bem como as contas do país para o próximo ano são os temas em debate entre Luis Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Pedro Marques Lopes e Daniel Oliveira, com moderação de Aurélio Moreira. O programa foi emitido na Sic Notícias a 1 de dezembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/3/201854 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: o “otimista que consegue milagres”, a precariedade dos “jornaleiros” e a tragédia de Borba

Aurélio Gomes modera o debate com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Em debate a greve dos estivadores no porto de Setúbal, a greve dos juízes, o acidente em Borba e outros assuntos da atualidade política nacional. O programa foi emitido na SIC Notícias na noite de 23 de novembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/26/201850 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Podcast Eixo do Mal: O “país do respeitinho” e a tourada entre António Costa e Carlos César

Aurélio Gomes modera o debate com Luís Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Em análise, a polémica sobre o IVA das touradas e se é ou não uma questão de civilização. O programa foi emitido na SIC Notícias na noite de 17 de novembro de 2018See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/201850 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Novo podcast. Eixo do Mal: A “trapalhice” de José Silvano, Emília Cerqueira e as passwords partilhadas

Aurélio Gomes modera o debate com Luis Pedro Nunes, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Em análise, o caso do deputado José Silvano e a situação do MontepioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/12/201852 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Eixo do Mal: A eleição de Jair Bolsonaro e as repercussões no Brasil

Aurélio Gomes modera o debate com Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes. Em cima da mesa a eleição de Jair Bolsonaro e as repercussões no Brasil. A eleição de Sérgio Moro como ministro da Justiça. A nível nacional, a eleição e as medidas da nova ministra da Cultura, Graça FonsecaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/201852 minutes, 35 seconds