Winamp Logo
Christo Nihil Praeponere Cover
Christo Nihil Praeponere Profile

Christo Nihil Praeponere

Portuguese, Christianity, 1 season, 971 episodes, 6 days, 16 hours, 41 minutes
About
Christo Nihil Praeponere (do latim: “Nada antepor a Cristo”) é o podcast do Padre Paulo Ricardo, com homilias todos os dias sobre os Evangelhos proclamados nas Missas e os santos celebrados pela liturgia católica.
Episode Artwork

Homilia Diária | A regra mais escandalosa da moral cristã (Terça-feira da 11.ª Sem. do Tempo Comum)

O preceito de amar os inimigos não é só uma exigência lógica e natural da caridade devida a Deus e ao próximo. É também um remédio contra dois enganos: o de esquecermos que, nesta vida, o único inimigo de verdade que temos é o diabo; e o de, instigados pelo mesmo demônio, pagarmos o mal com mal e, dessa forma, merecermos com quem nos odeia a mesma condenação eterna. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 18 de junho, e peçamos aquela disposição de ânimo que não se nega a demonstrar grande amor a quem tanto nos quer mal.
6/18/20245 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Surpreender o mal com o bem (Segunda-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum)

Entre os que não creem em Cristo nem aceitam a sua doutrina, poucos versículos do Evangelho costumam ser mais queridos e mais citados, sobretudo quando se trata de “desarmar” um católico justamente indignado, do que este: “Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda”. Mas, afinal, será mesmo que estamos “condenados” a fechar os olhos e esperar que o mundo nos estapeie as duas bochechas? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 17 de junho, e descubra o sentido desse ensinamento evangélico, tão difícil de viver e tão mal interpretado pelos que não querem aceitá-lo.
6/17/20245 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O “grão de mostarda” da Igreja (11.º Domingo do Tempo Comum)

Se pararmos para meditar, a Igreja é o mistério de um fracasso que se tornou uma grande vitória transformadora. Sim, porque, do ultraje da Cruz, jorrou a vida sobrenatural que, perpassando a história ao longo de dois mil anos, tem levado inúmeros pecadores a abandonar suas misérias e a buscar uma vida de configuração a Cristo. Eis a dinâmica do “grão de mostarda” da Igreja, cuja pequenez atrai o desprezo do mundo, embora produza portentosos frutos de vida eterna. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e medite conosco sobre a ação da graça de Deus por meio da Igreja.
6/15/202425 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Mãe que ama com o Coração do Filho (Sábado da 10.ª Semana do Tempo Comum)

Em mais um sábado dedicado à Virgem Maria, queremos meditar hoje, de modo particular, sobre os segredos do seu Imaculado Coração, o mais perfeito reflexo da intimidade do Coração de Jesus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 15 de junho, e entenda por que podemos dizer que Maria nunca teve, no fundo, um Coração próprio, senão que era o Coração de seu Filho, concebido primeiro em sua alma e depois em seu ventre.
6/15/20245 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não há castidade sem pureza de coração (Sexta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum)

A castidade é um princípio de grandeza, que nos eleva acima dos prazeres do mundo; é um manancial de fecundidade, que nos torna semelhantes aos anjos; é uma fonte de felicidade e paz, que nos ajuda a cumprir com serenidade e coração tranquilo os nossos deveres. Mas é também um campo de batalha, em que infelizmente muitos sucumbem por não saberem com que armas entrar em campo e ignorarem que, para ser casto, não há melhor estratégia do que lutar para ser puro. E como chegar lá? Como viver essa que é uma das mais celestes virtudes e uma das mais belas oblações que o homem pode ofertar a Deus? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 14 de junho, e descubra como viver essa que é uma das mais celestes virtudes e um dos mais belos sacrifícios que o homem pode oferecer a Deus.
6/14/20246 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Santo Antônio e o desejo de morrer por Cristo (Memória de Santo Antônio de Lisboa)

A Igreja celebra hoje a memória de Santo Antônio de Lisboa, também conhecido no Brasil como Santo Antônio de Pádua. Nascido em Portugal em 1195, Santo Antônio foi um frade franciscano muito conhecido por seus conhecimentos da Escritura, que ele chegou a memorizar por inteiro, e também por suas grandes qualidades como pregador. Seus sermões, tão repletos de doutrina e amor a Deus, são um testemunho eloquente de que a pregação só é eficaz quando o pregador confirma suas palavras com o exemplo de sua própria vida de conversão. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 13 de junho, e celebremos juntos o dia desta jóia espiritual da Santa Igreja Católica!
6/13/20247 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um mistério há muito tempo anunciado (Quarta-feira da 10ª Sem. do Tempo Comum)

Se Cristo não veio abolir nem a Lei nem os profetas, é evidente que todos os símbolos e figuras do Antigo Testamento que nos falam de um sacrifício expiatório perfeito, que não somente aplaca a ira divina como serve de alimento e conforto para o povo escolhido, havia de encontrar no Novo Testamento a sua realização plena: a Santa Eucaristia. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 12 de junho, e medite sobre esse mistério há muito tempo anunciado.
6/12/20246 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um evangelizador humilde e incansável (Memória de São Barnabé, Apóstolo)

A Igreja nos convida a contemplar hoje a figura do Apóstolo São Barnabé. Filho de judeus dispersos, José Barnabé teve o importante papel de, juntamente com São Paulo, dar os primeiros passos na evangelização do mundo pagão. “Homem de bem e cheio do Espírito Santo”, como lhe chamam as Escrituras, São Barnabé brilha hoje no Céu como modelo de discreta humildade e profundo zelo apostólico, além de ser um protetor especial de todos os cristãos em seu trabalho de apostolado.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 11 de junho, e peçamos a intercessão deste humilde e incansável evangelizador.
6/11/20244 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O primeiro passo no caminho da perfeição (Segunda-feira da 10ª Sem. do Tempo Comum)

A graça de Cristo abre ao homem uma nova e sublime possibilidade: tornar-se perfeito como o nosso Pai celeste é perfeito. Mas, se queremos trilhar esse caminho de amor e santidade, temos de, em primeiro lugar, pedir a Deus a mais fundamental das virtudes: a humildade. É justamente nela que consiste a primeira das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus”. Ouça a homilia de hoje, 10 de junho, e descubra por que a humildade é o ponto de partida de toda nossa vida espiritual.
6/10/20245 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Satanás reservou um lugar para nós no Inferno (10.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, os fariseus acusam Jesus de estar “possuído por um espírito mau” e de fazer exorcismos pelo poder dos demônios. Nosso Senhor, em resposta, não só rejeita essas acusações, mas também, ao contrário do que os teólogos liberais tentam nos convencer, confirma a existência dos demônios, cuja missão é afastar-nos de Deus, levando-nos ao caminho da perdição. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e medite conosco sobre o ensinamento de Jesus a respeito da ação dos anjos decaídos.
6/8/202424 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um coração totalmente configurado ao de Cristo (Mem. do Imaculado Coração de Maria)

Tendo celebrado ontem a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja comemora hoje o Imaculado Coração de Maria. Essa proximidade entre as duas festas litúrgicas permite sublinhar não só o vínculo que, na piedade dos fiéis, deve existir entre a devoção ao Coração de Cristo e ao de sua Mãe Santíssima, mas também, como nos recorda a aparição da Virgem em Tuy, que o Imaculado Coração de Maria não é mais do que o próprio Coração de Jesus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 08 de junho, e descubra com Maria como deixar que Cristo transforme o nosso pobre e soberbo coração.
6/8/20246 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O amor de Deus manifestado em Jesus Cristo (Quinta-feira da 9.ª Semana do Tempo Comum)

A Igreja toda exulta hoje com a celebração, tão aguardada desde o início deste mês, da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Mas o que significa celebrar, sob essa imagem tão cara aos fiéis, o Coração do nosso Salvador senão recordar a caridade infinita com que Cristo nos ama e à qual nós, infelizmente, tantas vezes respondemos com ingratidões e indiferenças? Como entender melhor a profundidade do amor de Cristo? E como sentir-se animado a responder-lhe com todo o amor que lhe pudermos dar? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 07 de junho, e medite conosco, sob a luz dos escritos de São Paulo, sobre a maneira de “compreender a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento”.
6/7/20246 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Em que sentido o Reino de Deus está próximo? (Quinta-feira da 9.ª Sem. do T. Comum)

Apesar de toda a pedagogia paternal de Deus ao longo da Antiga Aliança, boa parte do povo eleito afastou-se do espírito da Lei, deixando de lado o que realmente importa — o amor a Deus sobre todas as coisas — e apegando-se a legalismos comezinhos e, no fundo, sem importância. Alguns, porém, não se deixaram arrastar pela tentação do farisaísmo e souberam reservar no coração um lugar em que o Reino de Deus, uma vez encarnado em Jesus Cristo, pudesse habitar e reinar plenamente. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 6 de junho, e consagremos ao Coração de Jesus, Filho do Pai eterno, as nossas obras deste dia.
6/6/20245 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Haverá matrimônio no Céu? (Quarta-feira da 9ª Semana do Tempo Comum)

O dom da sexualidade foi dado ao homem não apenas com vistas à perpetuação da espécie, mas também como “sinal” concreto de que fomos feitos para um Matrimônio mais sublime, para uma Aliança de amor e comunhão pela qual Deus, na glória do Céu, se faz tudo em todos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 5 de junho, e medite sobre o matrimônio espiritual com o qual Deus quer se unir a cada um de nós.
6/5/20245 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O poder que torna a Igreja superior ao Estado (Terça-feira da 9ª Semana do Tempo Comum)

Existe sobre a terra um dúplice poder: a autoridade temporal dos reis e governantes, responsáveis pela disciplina e a ordenação da comunidade política; e o poder espiritual, pertencente à Igreja Católica, cuja competência se estende a tudo quanto se refere à santificação e salvação das almas. Embora ambos os poderes se limitem aos seus respectivos âmbitos, o poder temporal tem o grave dever de tutelar e proteger a Igreja, a quem foi confiada a missão de pregar a verdade e levar a todos os homens, príncipes e súditos, a graça de Cristo presente nos sacramentos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 4 de junho, e peçamos hoje ao Coração de Jesus que todas as nações do mundo o reconheçam como seu único e legítimo Rei.
6/4/20244 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Mártires da pureza masculina (Memória de São Carlos Lwanga e companheiros mártires)

Hoje, a Igreja faz memória de santos que passaram por um duplo martírio: o da religião, por se recusarem a abjurar da fé católica, e o do pudor, por se negarem a entregar seus corpos ao pecado da sodomia. Assim morreram, em Uganda, os bem-aventurados Carlos Lwanga e outros 21 companheiros, que professaram corajosamente sua fé em Jesus Cristo e preservaram incorruptas suas almas contra os desejos lascivos de um rei contrário à verdade do Evangelho e à beleza salutar da moral sexual cristã. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 3 de junho, e que Deus nos infunda ânimo para perseverarmos na fé que recebemos e vivermos uma vida pura e íntegra.
6/3/20245 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A cura da mão seca e a secura do nosso coração (9.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, Jesus está na sinagoga, num dia de sábado, rodeado de judeus. Entre eles, há um de mão seca. Ali também estavam os mestres da Lei, e o Senhor lhes conhecia a maldade, porque eles o observavam para ver se, curando em dia de sábado um irmão doente, teriam motivo para acusá-lo de impiedade. Mas Jesus, conhecendo esses pensamentos maliciosos, não tem medo de enfrentá-los e, devolvendo a saúde à mão daquele homem, demonstra a todos, de hoje e de então, que a pior secura não é a dos nervos, mas a do coração. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, dia 2 de junho, e estendamos hoje o nosso coração ressequido ao Senhor, em quem a antiga Lei teve pleno cumprimento, para que Ele nos coloque sob amparo da Lei da graça e do amor.
6/1/202426 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um leigo a ser imitado nestes tempos de apostasia (Memória de São Justino, Mártir)

Qualquer um percebe que a Igreja passa por uma grande apostasia. Os católicos não estão mais prontos para o martírio. Diante do primeiro aperto, a alma “espana” e abandona a fé. Antigamente, para que os cristãos apostatassem, eram necessárias ameaças, cadeias, torturas... Hoje, não é preciso muito: basta ser “cancelado” ou temer que os “amigos” olhem torto, para que o fiel já se conforme ao mundo. Ouça a homilia do Pe. Paulo Ricardo para este sábado, 1º de junho, e peçamos a intercessão de São Justino, a fim de que nos dê a graça de experimentarmos as verdades que ele defendeu com seus escritos e com o seu sangue.
6/1/20247 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que o Sangue de Cristo é preciosíssimo? (S. do Ss. Corpo e Sangue de Cristo)

É com grande alegria que a Igreja celebra hoje a solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, dando testemunho a todo o mundo do amor infinito com que o Filho de Deus encarnado, tendo-nos redimido por seu sacrifício na Cruz, quis perpetuar sacramentalmente o seu amor salvífico sob os sinais do pão e do vinho, debaixo dos quais Ele mesmo, com seu Corpo adorável e seu Sangue Preciosíssimo, está substancialmente presente.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 30 de maio, e manifestemos juntos ao Santíssimo Sacramento os nossos mais profundos sentimentos de adoração.
5/31/20246 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A mulher de fé por excelência (Festa da Visitação de Nossa Senhora)

No Evangelho de hoje, Maria é proclamada por sua prima Santa Isabel “bem-aventurada, porque acreditou”. Mas esse “acreditou”, que faz dela a mais bendita entre as mulheres, não é uma ação passada e concluída nem a reiteração em série de vários atos imperfeitos: a fé de Maria é uma fé pura e, por assim dizer, “ilimitada”; é uma fé que, tendo aderido de uma vez para sempre à verdade revelada, já não se acaba nem diminui, senão que permanece, como fonte perpétua de alegria e comunhão com Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 31 de maio, e celebremos com alegria e especial devoção à Virgem bendita a Festa da Visitação de Nossa Senhora.
5/31/20245 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | As distrações que nos afastam de Cristo (Quarta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum)

Jesus, prestes a chegar à cidade santa de Jerusalém, anuncia hoje aos Apóstolos sua dolorosíssima Paixão. Apesar da solenidade do momento, a resposta que o Senhor recebe dos discípulos é a mais completa incompreensão: uns, desejando honra e poder, só pensam nos postos que hão de ocupar no Reino do Mestre; outros, cheios de ciúmes e rixa, não se contentam com um lugar menos honroso junto de Cristo. Assim somos nós quando, levados por nossas paixões desordenadas, perdemo-nos em distrações e nos afastamos de Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 29 de maio, e peçamos a Deus a graça de ordenarmos nossas paixões e de nos dispor a bem celebrar, amanhã, a solenidade de Corpus Christi.
5/29/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A necessidade de purificar nossas intenções (Terça-feira da 8ª Semana do Tempo Comum)

Quer comamos, quer jejuemos, Deus tem de ser sempre o fim pelo qual nos alimentamos ou fazemos penitência. De fato, todos as nossas ações, assim aconselha São Paulo, devem ter em vista a glória do Senhor (cf. 1Cor 10, 31). Por isso, se nos deixarmos mover por qualquer outro objetivo que não seja o amor a Deus, faremos da nossa vida cristã uma mera “etiqueta”, cheia de “bom mocismo”, mas vazia de verdadeira caridade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 28 de maio, e perceba a necessidade de purificarmos as nossas intenções.
5/28/20244 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como ocorre o progresso na vida espiritual? (Segunda-feira da 8ª S. do Tempo Comum)

Ao encontrar-se com o jovem rico, Jesus nos indica, de modo claro mas sutil, as etapas que todo cristão tem de percorrer em sua vida espiritual. Depois de deixar o pecado e, com a ajuda de Deus, manter-se em estado de graça pela observância dos Mandamentos, é preciso ir além e começar a amar sem medidas, com coração grande e generoso. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 27 de maio, e peçamos a Nossa Senhora, a mais santa das criaturas, a graça de nos deixarmos abrasar de amor por Deus!
5/27/20244 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Na prática, o que significa crer na Trindade? (Solenidade da S. Trindade)

Para muitos, o mistério da Santíssima Trindade parece tão distante de nós que aparentemente não possui implicações concretas em nossa vida. Mas, o Evangelho proclamado nesta Solenidade mostra justamente o contrário. Antes de subir para o Pai, de onde enviou-nos o Espírito Santo, Jesus deu uma missão bem específica aos Apóstolos: ir pelo mundo ensinando a fé e administrando os sacramentos a todos os povos. Eis uma verdade esquecida, ou negligenciada, que precisamos reafirmar cada vez mais, sobretudo nestes tempos de indiferentismo religioso. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e perceba o que significa, na prática, crer na Santíssima Trindade.
5/25/202423 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que significa ter um coração de criança? (Sábado da 7ª Semana do Tempo Comum)

Em uma conhecida passagem do Evangelho, Jesus repreende seus discípulos por impedirem que um grupo de crianças viesse até Ele: “Deixai vir a mim as crianças”, disse-lhes o Senhor. “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança”, acrescentou, “não entrará nele”. Mas o que significa, afinal de contas, ser como uma criancinha? De que maneira isso pode servir a nós, jovens ou adultos, como modelo para a vida espiritual? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 25 de maio, e entenda o que significa de fato ter um coração de criança.
5/25/20245 minutes, 1 second
Episode Artwork

Homilia Diária | O desafio do amor: superar nosso egoísmo (Sexta-feira da 7.ª Semana do Tempo Comum)

O amor verdadeiro é um desafio — um desafio a superarmos, em Cristo, o nosso egoísmo e aprendermos a sofrer com gratidão pelo bem dos que amamos. E é precisamente no matrimônio que Deus convida homem e mulher a carregarem, como uma só carne, o jugo suave de uma  só Cruz. Fiéis, como o Senhor à sua Igreja, os esposos são chamados a vencer pela fidelidade aquele que, sendo homicida desde o início, é o pai de toda discórdia e divisão. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 24 de maio, e entenda que o verdadeiro amor é um chamado a superarmos o nosso egoísmo.
5/24/20244 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Diga não ao que te afasta de Deus! (Quinta-feira da 7.ª Semana do Tempo Comum)

A luta do cristão deve ser determinada e radical; se queremos verdadeiramente amar a Deus, devemos não apenas evitar o pecado, mas também cortar os laços que nos prendem até mesmo às coisas lícitas deste mundo. Se o nosso olho nos leva a pecar, diz Jesus, é melhor cortá-lo desde já: antes entrar na Vida com um só olho, do que, tendo dois, ser precipitado no abismo do Inferno. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 23 de maio, e entenda que é preciso romper com tudo aquilo que nos afasta de Deus.
5/23/20244 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um pecado mais grave do que se imagina (Quarta-feira da 7ª Sem. do Tempo Comum)

Um dos maiores perigos para a vida interior é a inveja espiritual. Por meio dela, julgamo-nos senhores exclusivos dos dons divinos e acabamos permitindo que o nosso coração se encha de tristeza diante das graças alheias, cedemos ao espírito de rivalidade e irritamo-nos com a caridade que vemos em nosso irmão. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 22 de maio, e entenda como combater o vício da inveja.
5/22/20245 minutes
Episode Artwork

Homilia Diária | Duas virtudes fundamentais na vida espiritual (Terça-feira da 7.ª S. do T. Comum)

À semelhança de uma árvore, a nossa vida espiritual só estará bem edificada se, com as raízes firmes na fé, houvermos escavado o solo da nossa alma com a virtude da humildade, pois, sem nos humilharmos diante de Deus, nada somos nem podemos fazer. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça feira, 21 de maio, e medite conosco sobre mais uma página do Santo Evangelho.
5/21/20245 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Igreja nasceu sob a maternidade de Maria (Mem. da B. Virgem Maria, Mãe da Igreja)

No dia 3 de março de 2018, foi publicado o decreto “Ecclesiae Mater”, com o qual o Papa Francisco instituiu uma nova memória litúrgica, dedicada à veneração de Nossa Senhora sob o título de Mãe da Igreja. Com essa expressão, os fiéis recordam a função maternal que Maria Santíssima exerce no Corpo místico de Cristo, não só na qualidade de seu membro mais excelente, mas como verdadeira Mãe de todo o Povo de Deus na ordem da graça: Ela, sendo Mãe do Redentor, é por isso mesmo Mãe dos redimidos; Ela, que sem dores gerou em Nazaré a nossa divina Cabeça, com dores de Compadecida gerou-nos os membros no monte Calvário. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 20 de maio, e recorramos hoje com toda confiança àquela que nos cobre sempre com os seus cuidados ternos de Mãe e Senhora. 
5/20/20245 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Em Pentecostes, Cristo se reveste de um novo Corpo (Solenidade de Pentecostes)

Em Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado em forma de línguas de fogo sobre os Apóstolos e Maria no Cenáculo. A partir de então, a Igreja se tornou uma realidade visível, o novo Corpo assumido por Cristo na história. Mas não se trata de um corpo físico ou de uma simples associação de vontades humanas, e, sim, de um Corpo místico, cujo princípio vivificante é o Espírito Santo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, Solenidade de Pentecostes, e rezemos pela Igreja, que sofre perseguições externas, por meio da prisão e martírio dos cristãos, mas também internas, pelas heresias que a sugam como parasitas.
5/18/202424 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A diferença entre Maria e os Apóstolos no Cenáculo (Sábado da 7ª Semana da Páscoa)

Neste sábado, véspera do domingo de Pentecostes, o nosso olhar se volta para a Virgem Santíssima, que está conosco no Cenáculo, sempre pedindo a Deus que envie o Espírito Santo para nos tornar capazes de amar. Entre aqueles que estavam em oração no Cenáculo, somente ela já tinha recebido o Espírito Santo antes, na sua Conceição Imaculada e na Anunciação do anjo. Por isso, ela é nossa melhor companhia, aquela com quem devemos permanecer unidos em oração, suplicando os frutos extraordinários do Espírito Santo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 18  de maio, e peçamos a Deus que a efusão do seu Espírito Santo purifique nossos corações, fecundando-os com o orvalho da graça divina.
5/18/20245 minutes
Episode Artwork

Homilia Diária | Poder amar é uma graça divina (Sexta-feira da 7.ª Semana da Páscoa)

É Deus que opera em nós tanto o querer quanto o realizar, como lembra São Paulo em sua carta aos filipenses. Isso significa que nada podemos fazer, nem mesmo o gesto mais singelo de generosidade, sem a moção ordinária de Deus. E isso é ainda mais evidente quando o que está em jogo são atos que, em si mesmos, requerem a graça divina, como o ato de caridade, que nos permite amar a Deus de todo coração e sobre todas as coisas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 17 de maio, e peçamos ao Espírito Santo que infunda seus dons em nossos corações, a fim de o amarmos com perfeita e eterna caridade.
5/17/20244 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A intenção da oração de Cristo por nós (Quinta-feira da 7.ª Semana da Páscoa)

O Senhor conclui hoje a sua belíssima oração sacerdotal rezando ao Pai em favor, não só dos Apóstolos, mas de cada um de nós, ou seja, de todos os que haviam de crer no decurso dos séculos. E o que Ele nos pede a Deus não são os bens passageiros desta vida, mas a unidade de fé e de amor que nos prepara, já aqui na terra, para a unidade perfeita que, na glória do Céu, irá nos levar a ser um só com a Santíssima Trindade, quando então Deus for tudo em todos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 16 de maio, e aprendamos com Jesus a rezar e a pedir os bens que realmente importam!
5/16/20245 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como somos santificados por Cristo? (Quarta-feira da 7.ª Semana da Páscoa)

Ao assumir uma natureza humana em tudo semelhante à nossa, à exceção do pecado, o Filho de Deus tornou-se Cabeça de todos os homens. É por meio da sua humanidade santíssima, ungida com o óleo suave do Espírito Santo, que recebemos “graça sobre graça” (Jo 1, 16). Como a unção que escorre pela barba de Aarão até às orlas do manto, assim também a Graça divina, escorrendo da fronte do Senhor, corre até nós, membros do seu Corpo Místico. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 15 de maio, e medite conosco sobre mais esta página do santo Evangelho.
5/15/20244 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | — A fé pela qual devemos viver e morrer (Festa de São Matias, Apóstolo)

São Matias, cuja festa celebramos hoje, foi discípulo de Jesus desde o início, a começar do Batismo de João até a gloriosa Ascensão do Senhor aos céus. Por ter acompanhado os Doze durante a vida pública do Mestre e ter-se tornado testemunha da Ressurreição, São Matias teve a graça de ser eleito substituto de Judas Iscariotes no colégio apostólico. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 14 de maio, e peçamos a este santo Apóstolo, uma das doze colunas da Igreja, que sua pregação e testemunho continuem a ecoar de geração em geração, para que todos cheguem à salvação conquistada por Cristo.
5/14/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Nossa Senhora de Fátima e a luta contra o Dragão (Mem. de Nossa Senhora de Fátima)

Neste dia 13 de maio, recordamos a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, em Portugal. Alegremo-nos com o fato de que nossa Mãe Santíssima, que cuida de nós com amor e ternura imensuráveis, veio em nosso auxílio na batalha contra o dragão infernal, sobre o qual o seu Imaculado Coração é sempre triunfante.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 13 de maio, e, como fizeram os pastorinhos bem-aventurados, busque corresponder aos apelos da Virgem Santíssima.
5/13/20244 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A nova presença de Cristo após a Ascensão (Solenidade da Ascensão do Senhor)

O mistério da Ascensão do Senhor cria um paradoxo em nossas vidas: por um lado, inaugura uma nova presença de Cristo, que, pela ação do Espírito Santo, habita em nosso coração, transformando-o; e, por outro lado, ao vivermos nessa intimidade com Cristo, suscita em nós o desejo de também sermos arrebatados ao Céu, a fim de permanecermos com Ele na bem-aventurança eterna. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, Solenidade da Ascensão, e entenda as reais consequências que esse mistério da vida do Senhor produz em nossas vidas.
5/11/202422 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A necessidade da oração (Sábado da 6ª Semana da Páscoa)

O Evangelho de hoje nos recorda a necessidade de orarmos sempre, com perseverança e confiança. Deus, que sabe das nossas misérias, está sempre disposto a abrir os tesouros da sua bondade e conceder-nos tudo quanto nos faz mais fiéis à nossa condição de filhos e herdeiros seus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 11 de maio, e comece hoje mesmo a descobrir a alegria de pedir insistentemente ao Senhor!
5/11/20244 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Nas angústias, una-se às dores de Cristo (Sexta-feira da 6ª Semana da Páscoa)

Pelo Batismo, tornamo-nos filhos de Deus. Mas para vivermos em plenitude esta filiação divina, devemos conformar-nos ao Cristo que sofre e, como que em meio a dores de parto, deixar o homem novo ser formado em nós. Pois é por meio do sofrimento e das contrariedades que o Pai nos faz, amadurecidos na fé e no amor, nascer para uma verdadeira vida de comunhão consigo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 10 de maio, e medite conosco mais esta página do Santo Evangelho.
5/10/20244 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os padecimentos e tragédias na vida da Igreja (Quinta-feira da 6ª S. da Páscoa)

A Igreja e, com ela, cada um de seus membros não poderão entrar na glória da ressurreição a não ser pelo caminho pascal. Porque, assim como Cristo, nossa Cabeça, deixou-se coroar de espinhos, para só depois assumir a coroa de glória que lhe é devida, assim também nós, membros seus, devemos seguir os seus passos até o Calvário, para que da nossa aparente derrota tire Deus a vitória reservada aos que lutam ao seu lado, e da nossa tristeza, a alegria preparada para os que choram por seu amor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 9 de maio, e sigamos com passo firme o nosso Esposo, que irá enxugar todas as nossas lágrimas, no dia em que tornarmos a vê-lo, não já sob o véu da fé, mas face a face na luz da glória!
5/9/20244 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Espírito Santo nos conduz à plena verdade (Quarta-feira da 6ª S. da Páscoa)

O Pai eterno, que habita em luz inacessível, enviou aos homens um primeiro Paráclito, seu próprio Filho encarnado, a fim de lhes ensinar todas as verdades necessárias à salvação. No entanto, sem o envio do Espírito Santo, nosso segundo Paráclito, as pregações de Jesus seriam ineficazes, não por um defeito de sua ciência ou de seu magistério, mas porque precisamos da graça do Espírito divino, que dá a todos a graça necessária para assentir à verdade revelada, para podermos crer, e crer cada vez mais nas palavras de Nosso Senhor.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 8 de maio, e continuemos a pedir a vinda do Espírito Santo em nossas almas.
5/8/20244 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Paráclito, o pecado, a justiça e o julgamento (Terça-feira da 6ª S. da Páscoa)

Era necessário, segundo o decreto eterno da Santíssima Trindade, que o Filho, uma vez glorificado, primeiro voltasse para o Pai dos céus, para que só então o Espírito Santo fosse enviado aos homens, a fim de convencer o mundo do pecado, que é não crer em Jesus Cristo; da justiça, que é estar unido a Deus com uma fé informada pela caridade; e do juízo, que é a vitória gloriosa da Cruz, sob a qual foi condenado o chefe deste mundo e todos os que o seguem em seu ódio ao santíssimo Nome de Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 7 de maio, e peçamos a Deus com preces mais fervorosas a efusão do Espírito Santo em nossas vidas.
5/7/20244 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que o Espírito Santo é chamado de Paráclito? (Segunda-feira da 6ª S. da Páscoa)

O Espírito Santo é nosso Mestre, porque nos conduz à verdade plena; é nosso Defensor contra as ciladas dos nossos inimigos; e é também nosso Advogado, que por seu patrocínio torna eficaz o testemunho que damos de Cristo ao mundo. Por tudo isso, ele é necessário à nossa vida cristã, de tal modo que, sem ele, não podemos estar plenamente configurados a Nosso Senhor, unidos Àquele que quer multiplicar, no coração de cada um de nós, o mesmo amor que é oferecido ao Pai pela salvação do mundo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 6 de maio, e comecemos a preparar-nos para a solenidade de Pentecostes, que será celebrada dentro de poucas semanas.
5/6/20244 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Os passos para permanecer no amor de Cristo (6º Domingo da Páscoa)

No Evangelho deste domingo, Jesus está na Última Ceia transmitindo aos Apóstolos o seu testamento espiritual, cujo segredo é o amor. O mesmo amor que está na Santíssima Trindade, desde toda a eternidade; o mesmo amor que se manifestou na Cruz, dois mil anos atrás; o mesmo amor que, ainda hoje, recebemos como dom através da fé e que nos torna amigos íntimos de Nosso Senhor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e entenda como podemos concretamente permanecer no amor de Cristo e tornar-nos capazes de amar verdadeiramente.
5/4/202423 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O mundo não é nosso amigo! (Sábado da 5.ª Semana da Páscoa)

O cristão não pode conformar-se com a figura, os valores e os prazeres deste mundo, ou seja, do ambiente antirreligioso e imoral de quem odeia a Cristo e quer expulsá-lo não só da vida pública, mas ainda dos lares e dos corações. Tudo isso, fadado a desaparecer, está sob a influência daquele a quem o Senhor combateu: Satanás, que desde o princípio engana o ser humano, conduzindo-o pelo caminho do pecado e, portanto, da infelicidade tanto aqui como na outra vida. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 4 de maio, e peçamos a Nosso Senhor a força de resistirmos ao espírito do mundo, que, por ter odiado ao Mestre, odeia também os que somos seus discípulos.
5/4/20244 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A fé vale mais que a vida (Festa de São Filipe e São Tiago, Apóstolos)

A Igreja celebra hoje a festa de São Filipe e São Tiago, Apóstolos de Cristo, comemorando a solene transladação de suas relíquias para Roma, onde lhes foi dedicada originalmente a Basílica dos Santos Apóstolos, no pontificado de João III. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 3 de maio, e renovemos juntos, diante de Deus, nossa fé católica e apostólica, confiantes no auxílio que aqueles doze fundamentos da Igreja nunca deixam de prestar aos fiéis, nascidos como fruto de seu martírio.
5/3/20244 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A alegria que nasce da obediência a Deus (Quinta-feira da 5.ª Semana da Páscoa)

Servir e amar a Deus são, para a alma cristã, duas faces de uma mesma moeda. Amamos ao Senhor; por isso, esforçamo-nos por cumprir a sua justíssima vontade. Ao guardarmos a sua santa Lei, damos a Ele a nossa humilde resposta de amor. Nisto consiste a nossa alegria: servi-lo por amor e amá-lo no serviço. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 2 de maio, e entenda a verdadeira razão de servirmos a Deus e guardarmos os seus Mandamentos.
5/2/20244 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que faz o trabalho ser santificador? (Memória de São José Operário)

O trabalho profissional e o cumprimento dos deveres de estado, se realizados na graça de Deus e com a intenção de glorificá-lo, realizando sua divina vontade, são um meio muito eficaz de santificação, um culto agradável ao Senhor e uma forma singular de oração.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 1º de maio, e peça a São José Operário que nos conceda a graça de sermos santos no trabalho e diligentes trabalhadores na obra de nossa santificação.
5/1/20244 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como ter a paz de Cristo em meio à tribulação? (Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa)

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”, diz-nos o Senhor no Evangelho de hoje; mas, para não nos enganarmos quanto à natureza dessa paz, Ele acrescenta: “não a dou como o mundo a dá”. Ora, por que a paz que o mundo dá é tão diferente daquela que Jesus nos quer deixar? E qual é a paz que temos desejado e procurado para as nossas vidas? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 30 de abril, e peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a escolher sempre a paz que nasce do amor infinito de Jesus.
4/30/20244 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O estado de graça e a inabitação trinitária

Quando observamos os Mandamentos e permanecemos em estado de graça, mesmo sem percebermos, a própria Trindade Santa habita em nós, agindo em nossa alma de tal modo que somos transformados por Deus. Por isso, o estado de graça é um verdadeiro tesouro que deveríamos proteger com todas as nossas forças. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta segunda-feira, 29 de abril de 2024, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
4/29/202416 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que alguns creem e outros não? (Segunda-feira da 5.ª Semana da Páscoa)

Às vezes nos sentimos tentados a perguntar, como perguntou um dia a Jesus o Apóstolo São Judas Tadeu: “Por que o Senhor não se manifesta ao mundo? Por que Ele não se revela nas nuvens, de forma clara e até fabulosa, para que todos possam finalmente acreditar nele? Não seria mais fácil, rápido e eficiente?” É quando pensamos assim que mais demonstramos nada entender dos pensamentos de Deus e ignorar a importância que tem, inclusive para a nossa própria santificação, esse “ver sem ver” que é a obediência da fé. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 29 de abril, e descubra como o Senhor quer se manifestar nesta vida, antes de dar-se a conhecer plenamente na outra.
4/29/20244 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Como seremos os ramos da videira de Cristo? (5º Domingo da Páscoa)

No Evangelho deste 5º Domingo da Páscoa, Jesus faz uma clara advertência contra a heresia do pelagianismo, segundo a qual o ser humano, por si só, é capaz de produzir atos de virtude e boas obras. Ao dizer “Sem mim nada podeis fazer”, Nosso Senhor está deixando claro que, sem a ajuda de Deus, a única coisa que fazemos é pecar. Mas como, na prática, podemos ser os ramos da videira de Cristo, nutrindo-nos de sua graça e produzindo verdadeiros frutos de santidade? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e encontre a resposta.
4/27/202418 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como Jesus se torna o Caminho em nossas vidas? (Sábado da 4.ª Semana da Páscoa)

Jesus não é uma ideia distante e indiferente, pairando sobre as nuvens de uma espiritualidade sem contato com o mundo real. Pelo contrário, Ele vive entre nós e age constantemente, assim como o Pai, que nunca cessa de trabalhar. Basta pedirmos que Ele abra os nossos olhos, às vezes tão obscurecidos pelas coisas deste mundo, para enxergarmos o toque de sua graça nos vários momentos do dia em que Ele nos visita. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 27 de abril, e que Maria Santíssima nos alcance o dom de uma fé mais sólida na presença e na ação de seu Filho na vida de cada um de nós.
4/27/20245 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Em que sentido, Jesus é o Caminho? (Sexta-feira da 4.ª Semana da Páscoa)

Jesus Cristo é o único caminho pelo qual podemos ir ao Pai. Somente nele, por meio de sua humanidade santíssima e da graça que, escorrendo de sua cabeça, alcança todos os membros de seu Corpo, que é a Igreja, nos é possível ser aos olhos do Pai imagem de seu Filho muito amado, no qual Ele tem posto todo o seu agrado. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 26 de abril, e roguemos ao Espírito Santo que faça nascer, crescer e amadurecer em nossos corações aquele que outrora se encarnou nas entranhas puríssimas da Virgem Maria.
4/26/20244 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | São Marcos, testemunha do Ressuscitado (Festa de São Marcos, Evangelista)

São Marcos, Evangelista, teve de percorrer aquele mesmo itinerário de santidade e perfeição que nós, com o impulso do Espírito Santo, somos chamados a palmilhar. De adolescente inconstante e temeroso, Marcos tornou-se, por obra da graça divina, fiel secretário de Pedro, difusor do Evangelho de Cristo e chefe da Igreja de Alexandria. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 25 de abril, e que São Marcos, intercedendo por nós do alto do Céu, faça-nos trilhar nesta terra, com passo firme e constante, o caminho da verdadeira santidade.
4/25/20244 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Cristo, Salvador e Juiz (Quarta-feira da 4.ª Semana da Páscoa)

Veio Cristo, em sua primeira vinda, como luz e Salvador para iluminar os que andavam na escuridão e salvar os que estavam perdidos. No Fim dos Tempos, porém, Ele há-de voltar como Juiz, para ratificar a sentença que contra si mesmos proferem os que preferem as trevas à luz, a incredulidade à obediência da fé, os seus próprios pensamentos às palavras do Pai. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 24 de abril, e perceba que está em nossas mãos escolher de que lado vamos estar, pois é das escolhas que fazemos aqui nesta vida que depende o que iremos receber na outra.
4/24/20245 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A divindade de Cristo e a vida de oração (Terça-feira da 4.ª Semana da Páscoa)

Jesus afirma hoje de modo categórico a sua divindade: “Eu e o Pai somos um”. Mas os judeus, escandalizados em sua falta de fé e cegueira voluntária, não conseguem tolerar que alguém se iguale a Deus. Por isso, pegam outra vez em pedras para tentar matar aquele que nos veio dar a vida. E nós, como reagimos à verdade de que Jesus, o Filho do Homem, é também o Filho eterno de Deus, e não um simples profeta nem uma figura histórica enterrada no passado? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 23 de abril, e peçamos ao Senhor que avive a cada dia nossa fé.
4/23/20245 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não há outro caminho além de Jesus Cristo (Segunda-feira da 4.ª Semana da Páscoa)

Em tempos de “espiritualidades” sem religião e ecumenismos mal entendidos, nunca é demais lembrar que é apenas por Jesus Cristo, Deus feito carne, que podemos ter acesso ao Pai. Não há outro nome pelo qual possamos ser salvos nem outra via que nos conduza à eterna salvação senão o dulcíssimo nome do único que é Verdade, Caminho e Vida: Jesus Cristo, bendito Filho da Virgem Maria. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 22 de abril, e peçamos a Nosso Senhor que nos inspire continuamente sentimentos de amor e adoração por sua santíssima humanidade.
4/22/20244 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O pastoreio no sacerdócio e na família (4º Domingo da Páscoa)

No Evangelho deste Domingo do Bom Pastor, Nosso Senhor fala de si próprio e faz, ao mesmo tempo, uma “radiografia” do que deve ser todo sacerdote católico, todo pai de família e, de certa forma, todo cristão batizado. Ao contrário do mercenário, “que não se importa com as ovelhas” e, ao ver o lobo chegar, abandona o redil e foge, “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e entenda como podemos ser pastores verdadeiros de todas as pessoas que Deus confiou sob nossa responsabilidade.
4/20/202421 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A transformação feita pela fé (Sábado da 3.ª Semana da Páscoa)

As palavras de Cristo são luz e vida para quem as acolhe com fé e de coração reto. Para muitos, no entanto, são ocasiões de escândalo e confusão, porque neles não se encontra um espírito disposto a fazer a obra que Deus espera de nós: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 20 de abril, e peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos faça crescer na fé e que a conceda, por sua bondade e misericórdia, a quem ainda não é capaz de crer nas suas palavras de vida eterna.
4/20/20244 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Eucaristia: pedra de tropeço para muitos (Sexta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Não há talvez, entre todos os artigos da nossa fé, outro que seja tão negado e distorcido, e não só hoje, mas desde os inícios da Igreja, do que a presença real de nosso Senhor no santíssimo sacramento da Eucaristia. Jesus mesmo, ao ensinar a seus ouvintes em Cafarnaum o mistério de seu amor eucarístico, quis reforçar não uma, mas duas vezes, que a sua carne é verdadeira comida e o seu sangue, verdadeira bebida, para que não tivessem justificativa os que, querendo acomodar o mistério aos seus sistemas de pensamento, insistem em negá-lo não uma, mas duas mil vezes. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 19 de abril, e que Deus nos conceda graça e luz para crermos que, depois da consagração, Nosso Senhor Jesus Cristo está contido verdadeira, real e substancialmente sob a aparência do pão e do vinho.
4/19/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os dois efeitos do Pão da Vida em nós (Quinta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Deus quer, sim, que sejamos felizes; mas não com uma felicidade meramente terrena, sujeita a tantas variações e incertezas, limitada por tantas circunstâncias. Ele quer dar-nos uma alegria além de toda alegria: a felicidade da qual Ele mesmo, em sua vida íntima e superabundante, goza no Céu. Para isso, Ele nos oferece já nesta vida o dom de sua graça, que nos purifica de nossas impurezas e nos faz participar, de um modo misterioso e real, da própria vida de Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 19 de abril, e peçamos a Cristo, Nosso Senhor, que nos introduza na fornalha ardente de vida e de amor do seu Sacratíssimo Coração.
4/18/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A finalidade última da Eucaristia (Quarta-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

A Eucaristia não é nem simples partilha fraterna nem mero conjunto de rubricas. Sim, há nela partilha entre irmãos, e deve o rito das Missa ser observado com fidelidade. Mas não foi nem para uma nem para outra coisa que a instituiu Nosso Senhor, mas para levar a cabo a sua missão, que é cumprir a vontade do Pai: “Que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 17 de abril, e medite conosco sobre a finalidade última da Eucaristia, o Pão da Vida.
4/17/20245 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Pão que sacia e ordena nossas vidas (Terça-feira da 3.ª Semana da Páscoa)

Qualquer um é capaz de perceber que, dentro de nós, existe um mundo desordenado de paixões, desejos e pensamentos que só com muito esforço conseguimos submeter à nossa razão. É para pôr ordem em nossa vida interior e assemelhar-nos a Ele que Jesus, fazendo-se remédio da alma, está presente no sacramento da Eucaristia. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 16 de abril, e peçamos a Deus a graça de comungarmos sempre com devoção, abertos aos efeitos salutares desse Pão Vivo descido dos Céus.
4/16/20245 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como receber os frutos da vitória de Cristo? (Sábado da 2.ª Semana da Páscoa)

Ao caminhar hoje, triunfante e glorioso, sobre as águas turbulentas do mar da Galiléia, símbolo da morte, Jesus nos remete àquela travessia milagrosa que, feita a pé enxuto, levou o antigo Israel da escravidão do Egito para a liberdade da terra prometida. Também nós, através das águas do Batismo, vivificadas pelo Espírito Santo, somos incorporados à Igreja, novo Israel, renascemos em Cristo a uma vida nova e, alimentados com o seu Corpo, marchamos corajosamente em direção ao Reino de glória e felicidade que está à nossa espera. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 13 de abril, e cantemos ao Senhor que, morrendo, venceu a morte e, ressuscitando, deu-nos a vida.
4/13/20244 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Bom Pastor que tudo provê (Sexta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

Estamos acostumados a pensar que a imagem do Bom Pastor, que conduz suas ovelhas a verdes pastagens e as protege dos perigos, é algo meramente poético, pastoril, reconfortante. No entanto, se lermos atentamente o Salmo em questão, veremos que o Pastor está num duelo, numa luta tremenda contra o vale da sombra da morte, a fim de proteger o seu rebanho. E tudo isso, por incrível que pareça, tem muito a ver com dois mistérios da nossa fé: a crucificação de Nosso Senhor e o sacramento da Eucaristia. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 12 de abril, e medite conosco o Evangelho que a Igreja hoje proclama.
4/12/20244 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Viver em pecado é odiar a Deus (Quinta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

O pecado mortal, ainda que não o percebamos, consiste numa ofensa tão injuriosa a Deus que nos torna verdadeiramente inimigos dele. Ao pecarmos, privamo-nos da graça, fechamo-nos ao influxo da vida de Cristo em nós e passamos a tratar a Deus como um inimigo. Não há desgraça maior que nós possamos fazer do que cometer um pecado grave: somos nós mesmos que, rejeitando Aquele que é só amor, atraímos sobre a nossa alma a sua justíssima ira. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 11 de abril, peça ao Senhor que nos conceda a contrição de todos os nossos pecados e a graça de perseverarmos em sua amizade até o fim.
4/11/20244 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Amor infinito que reparou nossas ofensas (Quarta-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

Mede-se o amor pela grandeza do dom, pois quem muito ama, muito dá. Por isso, não pode haver amor maior que o do Pai, que, tendo-nos amado desde sempre, mesmo sabendo que o havíamos de rejeitar, dispôs entregar-nos seu Filho amado, em quem colocou toda a sua ternura. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 10 de abril, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho. 
4/10/20244 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A transformação sobrenatural da nossa alma (Terça-feira da 2.ª Semana da Páscoa)

Assim como o Espírito é livre e sopra onde quer, assim também se tornam livres os que, renunciando ao pecado, nascem do Espírito para a vida da graça, que pela obediência gera liberdade, pela virtude gera ruído e por caminhos nem sempre compreensíveis conduz àquela glória que “nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 9 de abril, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.
4/9/20246 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A fé e a bem-aventurança da Virgem Maria (Solenidade da Anunciação do Senhor)

Como o dia 25 de março, neste ano, coincidiu com a Semana Santa, celebramos, hoje, um dia depois da Oitava de Páscoa, a Solenidade da Anunciação do Senhor, que nos dá a possibilidade de refletir sobre a vivência da fé no Tempo Pascal, à luz desse importante mistério da vida da Virgem Santíssima e da nossa salvação. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 8 de abril, e entenda que aquilo que tornou a Virgem Santíssima bem-aventurada não foram os laços de sangue com Cristo, mas sua fé inabalável em Jesus Cristo.
4/8/20244 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Da escravidão do pecado ao anúncio do Ressuscitado (Sábado da Oitava de Páscoa)

O amor de Cristo atingiu de tal maneira o coração de Maria Madalena, antes escrava do demônio, que a transformou em “anjo” e mensageira da Ressurreição. Também nós somos chamados a passar por essa transformação. Mesmo que tenhamos sido escravos do pecado, o Senhor quer dar-nos hoje a liberdade de novos apóstolos e evangelizadores, encarregados de anunciar o único Nome pelo qual podemos ser salvos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de abril, e que a Virgem Santíssima nos alcance a graça de vivermos corajosamente o nosso apostolado. 
4/7/20244 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A Fé abre as portas da Misericórdia (2º Domingo da Páscoa)

Neste 2º Domingo da Páscoa, em que a Igreja celebra também a Festa da Divina Misericórdia, o Evangelho nos apresenta a mais bela profissão de fé de todo o Novo Testamento. São Tomé, ajoelhado diante de Jesus, tocando fisicamente suas chagas e sendo tocado espiritualmente pelo Ressuscitado, afirma: “Meu Senhor e meu Deus”. Assim se abriram as portas da misericórdia divina, de modo que Tomé recebeu, do peito aberto de Cristo, torrentes de graça. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e perceba que, somente pela fé, temos acesso à infinita misericórdia de Deus.
4/6/202421 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O contato físico com o Ressuscitado (Sexta-feira da Oitava de Páscoa)

Uma vez ressuscitado, Jesus entra em uma nova condição, de uma vida imortal e incorruptível. Por isso, não convinha que Ele permanecesse neste mundo, submetido à constante corrupção das realidades passageiras. Isso não significa, porém, que não possamos mais ter contato com Ele: antes, ao contrário, é pela fé e, de modo particular, pela Eucaristia que recebemos o toque vivificante de suas chagas gloriosas.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 5 de abril, e peçamos a Cristo Nosso Senhor que nos dê a graça de o buscarmos na fé e de o tratarmos com toda a reverência no Santíssimo Sacramento do Altar.
4/5/20244 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os discípulos de Emaús e o amor de Deus (Quarta-feira da Oitava de Páscoa)

Jesus Cristo, o Homem das dores prenunciado pelo profeta Isaías, assumiu sobre si o peso dos nossos pecados, sofrendo-os em sua carne santíssima com um amor tão ardente ao Pai que supera todos os males. É nas suas dores salvíficas que encontra sentido o nosso sofrimento, convertido agora em meio de nos unirmos à Paixão que o Filho de Deus suportou por nós e em porta de entrada para a glória das alegrias eternas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 3 de abril, e deixemo-nos cravar com Cristo na Cruz, a fim de reinarmos um dia com Ele no Céu.
4/3/20245 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A esperança de quem crê (Quinta-feira da Oitava de Páscoa)

No Evangelho de hoje, São Lucas nos faz notar um detalhe curioso: o Senhor ressuscitado aparece no meio dos Apóstolos, mas estes, tomados de tamanha alegria e surpresa, não conseguem acreditar no que vêem. É como se a Ressurreição de Cristo, ainda que palpável e evidente, fosse boa demais para ser verdade. Como entender a reação dos discípulos? O que essa “alegre incredulidade” tem a nos ensinar sobre a natureza da esperança cristã? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 4 de abril, e medite conosco o Evangelho que a Igreja proclama neste dia.
4/3/20244 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O encontro de Jesus com Maria Madalena (Terça-feira da Oitava de Páscoa)

O Evangelho de hoje nos narra a primeira aparição de Nosso Senhor, feita a um dos corações que mais se deixou transformar pelo amor de Cristo. Trata-se do coração de Maria Madalena, para quem Jesus era tudo, e o mundo menos do que nada. Convertida de uma vida de pecado, ela descobriu com tal profundidade o quão suave é o Senhor que nem os anjos do céu podiam consolá-la da dor de sentir-se longe do Mestre. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 2 de abril, e peçamos a Deus um coração como o de Madalena, apaixonado por Cristo e desapegado dos bens deste mundo.
4/2/20244 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Ressurreição e a Alegria (Segunda-feira da Oitava de Páscoa)

A Ressurreição de Cristo é, para todos, motivo de grande alegria espiritual: a Vida venceu a morte, e nós, redimidos e santificados, temos nas chagas gloriosas do Cristo Ressuscitado a prova eterna do quanto somos amados por Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 1º de abril, e confessemos cheios de júbilo: Cristo ressuscitou, Aleluia! Verdadeiramente ressuscitou!
4/1/20244 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O Tempo Pascal e a Ressurreição da fé (Domingo da Páscoa)

Após a Ressurreição, Jesus fez várias aparições — a Maria Madalena, aos discípulos de Emaús, aos Onze no Cenáculo e a São Pedro — a fim de ressuscitar a fé dos discípulos, que havia sucumbido no Calvário, e fazê-la crescer cada vez mais. E é isso que também nós precisamos fazer no Tempo Pascal, um tempo propício para o crescimento da fé.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este Domingo da Ressurreição e, vivendo a alegria pascal, assuma o compromisso de alimentar a sua fé, unindo-se ao Cristo Ressuscitado por meio da oração cotidiana.
3/31/202419 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Luz do Ressuscitado dissipa nossas trevas (Vigília Pascal)

A noite do Sábado Santo é marcada pela Vigília Pascal, que, para ser bem entendida, deve ser vista como uma liturgia batismal. Nela, a Igreja celebra a Ressurreição de Jesus recordando quão necessária é também a nossa ressurreição espiritual, ou seja, a nossa passagem da morte para a vida eterna. Essa passagem, porém, não pode ser realizada por nossas próprias forças, mas somente sob a Luz do Ressuscitado, que dissipa as nossas trevas e nos conduz à verdadeira vida: a Vida de Deus em nós. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para a Vigília Pascal deste sábado, dia 31 de março, e exultemos de alegria, dando graças pela Ressurreição do Senhor e por podermos participar da sua glória.
3/30/202424 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Batalha invisível travada na Cruz (Sexta-feira Santa)

A narrativa da Paixão do Senhor, lida hoje com toda solenidade, retrata o mistério da nossa Redenção pelo sacrifício de amor que o Filho de Deus realizou no madeiro da Cruz. Com um olhar meramente humano, vemos apenas um tremendo crime; porém, o que verdadeiramente acontece no Calvário é uma batalha invisível entre Jesus e Satanás, na qual o Inferno inteiro é derrotado. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Sexta-feira Santa, dia 29 de março, e una-se aos sofrimentos de Cristo, sabendo que, por trás do aparente triunfo do demônio, está na verdade a vitória de Deus.
3/29/202419 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Da Última Ceia, brotam rios de salvação (Quinta-feira Santa)

Nesta noite santa, em que a Igreja acompanha Cristo em suas angústias no Getsêmani, somos chamados a contemplar os anelos de amor e união que palpitam, com ardor inigualável, no Coração Eucarístico de Nosso Senhor. Ali, na intimidade do Cenáculo, Ele se dá aos discípulos como alimento espiritual e, por meio do sacerdócio a eles conferido, entrega-se aos fiéis de todos os tempos, como remédio para a alma e penhor de vida eterna. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Quinta-feira Santa, dia 28 de março, e ofereça ao Coração de Jesus o amor de sua companhia diante do Santíssimo Sacramento.
3/28/202415 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Coração de Cristo e o de Judas (Quarta-feira da Semana Santa)

Estamos a pouquíssimos dias da Páscoa do Senhor. Hoje, Quarta-feira da Semana Santa, recordamos os preparativos para a Última Ceia: de um lado, vemos Judas Iscariotes, que, levado por sua avareza, vende Jesus pelo preço de um escravo; de outro, contemplamos o próprio Cristo, cujo Coração Eucarístico está inflamado de um desejo ardentíssimo de entregar-se a nós na Sagrada Eucaristia. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 27 de março, e peçamos a Nossa Senhora que nos prepare convenientemente para a celebração dos mistérios pascais.
3/27/20244 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Seremos como Judas ou como Pedro? (Terça-feira da Semana Santa)

São Pedro e Judas Iscariotes, semelhantes pelo apostolado a que foram chamados, têm ainda um outro ponto em comum: ambos traíram a Cristo. O primeiro, por covardia, negando-o; o segundo, por avareza, vendendo-o aos judeus. O que os distingue é a resposta que deram ao Coração misericordioso de Cristo: Judas, desesperado, preferiu crer-se imperdoável; São Pedro, ao contrário, lançou-se arrependido à misericórdia do Senhor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 26 de março, e peçamos a Cristo que nos conceda, por sua benignidade, um sincero arrependimento de nossas traições.
3/26/20244 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O amor não conhece medidas (Segunda-feira da Semana Santa)

O Evangelho de hoje nos transporta a Betânia, à casa de Lázaro, Marta e Maria. Ali, Jesus se recosta à mesa em companhia dos discípulos, e, num gesto de grande generosidade, Maria rompe um vaso caríssimo de nardo, um perfume precioso equivalente ao salário anual de um trabalhador, para ungir os pés do Senhor. Ali mesmo, obscurecido pela falta de fé, Judas não consegue compreender a linguagem generosa do amor e, em vez de se alegrar com o carinho dispensado ao Mestre, só consegue pensar no próprio bolso: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata?” Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 25 de março, e não tenhamos medida para amar a Cristo, especialmente nesta Semana Santa, que nos convida a ir além da nossa generosidade habitual.
3/25/20245 minutes
Episode Artwork

Homilia Dominical | Na Cruz, a justiça e a misericórdia se encontram (Dom. de Ramos e da Paixão)

Ao olharmos para a Cruz de Cristo, o que vemos é um grande fracasso. No entanto, a Igreja, movida pela fé da Virgem Maria, diz: “Vitória, tu reinarás! Ó Cruz, tu nos salvarás!” Por trás da aparente derrota de Nosso Senhor, está a sua vitória sobre Satanás e o pecado; vitória esta que somos chamados a viver ao longo dessa Semana Santa que se inicia.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e renove sua fé no magnífico mistério que se realizou na Cruz de Cristo.
3/23/202420 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A última profecia (Sábado da 5.ª Semana da Quaresma)

A partir de hoje, as autoridades judaicas farão de tudo para perder Jesus. E como remate desta obra terrível de incredulidade, perseguição e injustiça, Deus permite que, pela boca de Caifás, último sumo sacerdote da Lei, pronuncie o Antigo Testamento as suas últimas palavras, antes de ser selado no Sangue de Cristo a Nova e eterna Aliança: “É melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira”, a fim de que sejam reunidos numa só Igreja os filhos de Deus dispersos pelo mundo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 23 de março, e intensifiquemos nossa oração para bem nos prepararmos para a Semana Santa que se aproxima.
3/23/20244 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Condenado por dizer a verdade (Sexta-feira da 5.ª Semana da Quaresma)

Há quem diga, influenciado por má teologia e ideias de estranha procedência, que Jesus foi condenado à morte por motivos puramente políticos e ideológicos: aos olhos dos chefes do povo e das autoridades romanas, Ele não passaria de um agitador importuno, contrário ao “sistema” e à cobrança de impostos. Mas será isso realmente verdade? O que nos dizem as Escrituras e as palavras do próprio Cristo a esse respeito? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 22 de março, e prepare-se conosco para esta próxima Semana Santa!
3/22/20244 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A cegueira que nos afasta de Deus (Quinta-feira da 5.ª Semana da Quaresma)

Deus se fez homem, tornando-se vulnerável à nossa indiferença e selvageria, e nós o matamos. Preferimos a mentira confortável do nosso egoísmo e, de ouvidos fechados à verdade, fizemos pouco caso do Amor, atingido e chagado pelo nosso desamor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 21 de março, e peçamos a Nossa Senhora que nos dê coragem de amar e deixar-nos ferir pela caridade ardente de seu Filho.
3/21/20244 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Até quando você será escravo de Satanás? (Quarta-feira da 5.ª Semana da Quaresma)

Por causa do pecado, a humanidade tornou-se escrava da iniquidade, ré de morte eterna e sujeita às mentiras do diabo. Ainda que muitos clamem por liberdade, no fundo, não é possível ser livre sem a graça redentora de Cristo, que nos dá a força de lutar pelo bem e pela virtude, as duas grandes armas de que dispomos para resistir à astúcia homicida de Satanás. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 20  de março, e que o Senhor fortaleça hoje o nosso coração com a sua verdade libertadora.
3/20/20245 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | São José, pai das noites escuras da alma

São José, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria, foi um santo que Deus submeteu a uma grande purificação. Diante do mistério da Encarnação do Filho eterno no ventre da Virgem Maria, José certamente sofreu e chorou, tendo de lidar com o silêncio de Deus. Com sua vida, o Patriarca da Sagrada Família nos ensina que a verdadeira união com Deus passa necessariamente pela “noite escura da alma”, pela qual o Senhor nos nega algo que tanto desejamos, a fim de nos dar uma grandeza e dignidade que sequer imaginamos. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta terça-feira, 19 de março de 2024, durante Missa no Carmelo de São José, em Várzea Grande (MT).
3/19/202420 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Do escondimento para a mais alta glória no Céu (Solenidade de São José)

É com imensa alegria que a Igreja celebra hoje, rompendo a austeridade da Quaresma, a solenidade de seu santo Patrono e Protetor: São José, castíssimo esposo da Virgem Maria e pai virginal do Filho de Deus. Este humilde carpinteiro, que viveu em silêncio e servindo discretamente a Sagrada Família, atravessou os séculos sem despertar muito a devoção dos fiéis, até que o Pai, enfim, quis “tirá-lo” do seu silêncio e proclamar, nestes tempos, a dignidade e a glória daquele a quem confiara a guarda de seu Filho muito amado.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de março, e peçamos a São José que ampare sempre a Igreja Católica, continuação da Sagrada Família.
3/19/20245 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Sabendo ou não, traímos a Cristo! (Segunda-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Era adúltera a mulher que hoje lançam aos pés de Cristo, porque fora realmente infiel, deitando-se com outro homem. Mas eram adúlteros também os acusadores, porque traziam no coração uma infidelidade até mais grave, que foi a de rejeitarem como a um estranho o Esposo de nossas almas. E nós? Porventura encontraremos nas linhas que, inclinado de misericórdia, escreve Jesus no chão o pecado do nosso adultério espiritual? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 18 de março, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.
3/18/20246 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical |Cristo viveu a angústia pensando na sua angústia (5º Domingo da Quaresma)

Vamos iniciar a Semana da Paixão do Senhor e, no Evangelho deste domingo, Jesus Cristo revela sentir-se “angustiado” com o que está por vir. O Filho de Deus, homem perfeitíssimo, aceitou passar pela angústia e pela tristeza, para que as nossas angústias e tristezas fossem redimidas na Cruz. Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e entenda que os nossos sofrimentos e agonias, em vez de serem motivo de vitimização, devem ser vistos como instrumentos de salvação, pelos quais nos unimos ao Crucificado e recebemos as suas graças.
3/16/202423 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | É tempo de se humilhar! (Sábado da 4.ª Semana da Quaresma)

O Tempo da Quaresma é a ocasião de nos humilharmos, encarando com toda franqueza a miséria que somos, para, bem dispostos, abrirmo-nos ao rio de amor que brota da misericórdia de Deus. Essa humilhação se concretiza, de modo particular, por meio das três obras quaresmais — o jejum, a esmola e a oração —, que nos revelam, cada uma ao seu modo, o nada que somos e o pouco que podemos fazer sem Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 16 de março, e preparemo-nos juntos, de coração humilhado, para a Páscoa que se aproxima.
3/16/20244 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Ninguém jamais viu a Deus (Sexta-feira da 4.ª Sem. da Quaresma)

Ninguém jamais viu a Deus, escreve São João. E, no entanto, todos levamos no coração, mesmo sem sabê-lo, um desejo ardentíssimo de contemplar um dia a face daquele que nos trouxe à existência. Ora, foi em Cristo que o Pai quis fazer-se visível e preparar-nos, pela fé, para o encontro definitivo consigo na glória do Céu; por isso, para que o nosso desejo de o ver se cumpra, precisamos crer naquele que Ele enviou e ao qual deu a conhecer toda a sua intimidade, todos os seus segredos. Ouça a homilia desta quinta-feira, dia 15 de março, e peçamos a Deus que consolide em nós a fé em seu Filho unigênito!
3/15/20244 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um pecado difícil de combater (Quarta-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Quanto mais espirituais forem os pecados, mais difíceis são de remover e, por isso, mais estrago produzem em nossa alma. A vanglória é justamente um desses vermes espirituais que, instalando-se no mais escondido do coração, pervertem nossas boas obras, levando-nos, inclusive, à mais soberba descrença. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 14 de março, e humilhe-se aos pés de Cristo, pedindo-lhe hoje um coração pequeno e cheio de fé.
3/14/20244 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A constante ação de Deus sobre nós (Quarta-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Deus está muito longe de ser um ocioso que, depois de ter criado o céu e a terra, foi-se acomodar preguiçosamente entre as nuvens, indiferente a tudo o que havia feito. Não, Deus não deixa nunca de agir. Mas essa atuação constante não se limita aos milagres, que tanto nos despertam a curiosidade, mas engloba também a ação silenciosa da graça, à qual, por falta de fé, damos tão pouca atenção. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 13 de março, e peçamos a Nossa Senhora que nos faça ver, com fé viva e orante, a ação de Deus em nossas almas.
3/13/20244 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Até quando você ficará nessa tristeza? (Terça-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Ao curar hoje o paralítico da piscina de Betesda, Jesus nos revela que não fomos feitos para rastejar no chão da preguiça e do conformismo, mas para os altos voos do amor, da generosidade, da entrega irrestrita de si. Mas, para isso, precisamos parar de reclamar de nossas limitações e, cheios de confiança, pedir toda a ajuda de Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 12 de março, e roguemos a Cristo que nos cure de nossa paralisia espiritual e nos faça caminhar sempre em direção à santidade.
3/12/20244 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O chamado que você insiste em ignorar (Segunda-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Um coração duro e surdo aos apelos da graça torna-se incapaz de ver, nos sinais externos com que Deus se manifesta, aquilo em que já decidiu não acreditar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 11 de março, e, neste tempo que nos resta de Quaresma, aprendamos a dar ouvidos à Palavra divina que nos sussurra suavemente ao coração.
3/11/20245 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A alegria de saber-se amado por Deus (4º Domingo da Quaresma)

No Evangelho deste Domingo, em diálogo com Nicodemos, Jesus profere uma das mais belas frases da Sagrada Escritura: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Se nós parássemos para meditar sobre o significado dessa afirmação de Nosso Senhor, jamais ficaríamos jogados pelos cantos, sentido-nos desprezados ou rejeitados pelas criaturas. Afinal, se o próprio Criador nos amou a ponto de sacrificar seu único Filho, como podemos dizer que ninguém nos ama? Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e deixe-se iluminar pela alegria de crer no amor de Deus por nós.
3/9/202425 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Até a penitência, o demônio tenta perverter! (Sábado da 3.ª Semana da Quaresma)

O diabo, inimigo astuto, nunca descansa e procura perverter os bens mais preciosos e delicados. É por isso que, ao longo da Quaresma, ele faz tudo o que está ao seu alcance para degradar em vaidade e vanglória as práticas penitenciais que a Igreja nos recomenda. Para evitar essa tentação, ilustrada naquele fariseu soberbo e satisfeito de sua própria fidelidade à Lei, o melhor remédio é mostrar-nos a Deus com humildade, reconhecendo toda a miséria que somos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de março, e que a Virgem Maria, humilde escrava do Senhor, dê-nos um coração simples como o seu.
3/9/20245 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Sem fé, não há amor (Sexta-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

O nosso amor não se realiza de forma etérea e vazia, pela simples razão de que ninguém ama o que não conhece, pois a inteligência sempre precede a vontade. Por isso, o grande mandamento do amor: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração”, não começa pelos impulsos da caridade, mas pelo conhecimento da fé: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de março, e entenda como a caridade se fundamenta na fé e como o nosso amor a Deus provém do amor que Ele mesmo tem por nós.
3/8/20244 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que diabo mais odeia em nós (Quinta-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

O diabo tem duas maneiras de impedir que o homem chegue ao Céu. Por um lado, ele se usa de alguns para fazer, por meio de mentiras e dúvidas ardilosas, com que muitos não deem o passo da fé, sempre exigindo provas, argumentos e até sinais extraordinários do que Deus ensina através de sua Igreja. Mas ele também se usa de outros para fazer uma aberta oposição a Cristo, a quem chegam a acusar do que eles mesmos são, mentirosos e endemoniados. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de março, e peçamos ao Espírito Santo que nos dê suavidade para assentir, como convém à salvação eterna, à verdade revelada em Jesus Cristo, pois quem não está com Ele, está contra Ele.
3/6/20244 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os Mandamentos e o estado de graça (Quarta-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

A vida cristã, para ser realmente cristã, deve começar pelo mínimo indispensável: a observância dos Mandamentos. Sem isso, podemos ter certeza de que não conhecemos a Jesus Cristo, ainda que nos achemos muito católicos. Nesse caso, não passamos de uns mentirosos, nos quais não está nem a verdade nem o amor do Pai. Pois como podemos dizer que conhecemos Aquele que é amor, se não o amamos nem lhe obedecemos? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 6 de março, e aproveitemos este tempo de Quaresma para pôrmos a limpo a nossa vida espiritual por meio de uma boa confissão e pelo propósito firme de cumprir sempre os Mandamentos da lei de Deus.
3/6/20244 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que devemos nos confessar a um padre? (Terça-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

Quando se fala do sacramento da Confissão, é comum ouvirmos, tanto dos inimigos da Igreja quanto dos católicos mais relapsos, objeções como: “Eu me confesso diretamente a Deus”, ou: “Deus já conhece a minha consciência, não preciso contar meus pecados a um padre”. O Evangelho de hoje, no entanto, sobre a importância de perdoar, recorda-nos que a salvação que recebemos de Cristo é inseparável do perdão que damos aos nossos irmãos, membros que são da Igreja, corpo místico do mesmo Redentor. Ouça a homilia desta terça-feira e perceba que o próprio Cristo estabeleceu que o perdão dos pecados seria dado em nome de Deus e de sua Igreja!
3/5/20245 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não há conversão sem humildade (Segunda-feira da 3.ª Semana da Quaresma)

A incredulidade dos habitantes de Nazaré diante da pregação de Cristo é mais uma prova de que Deus, ainda que prodigalize milagres e sinais, não pode vencer a dureza de um coração soberbo, não por falta de poder, mas porque a graça, que é um dom para criaturas livres, não penetra em quem livremente se fechou a ela. Não há convertidos que antes não foram humildes, nem soberbos que se convertam sem antes se humilharem. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 4 de março, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.
3/4/20247 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O que Jesus nos ensina expulsando os vendilhões do Templo? (3º Dom. da Quaresma)

Como estava próxima a Páscoa dos judeus, uma multidão subia até o Templo de Jerusalém para oferecer seus sacrifícios a Deus. Jesus também subiu e realizou um sinal profético: com um chicote de cordas, feito por Ele mesmo, “expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas”. Agindo dessa forma, Nosso Senhor estava não só purificando o Templo da iniquidade que dele se apossou, mas também mostrando que há outro templo que Ele quer purificar: o nosso coração, que se acostumou a viver longe de Deus e da sua santa vontade.
3/2/202425 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Precisamos voltar para o Pai! (Sábado da 2.ª Semana da Quaresma)

A vida do homem sobre a terra é uma grande Quaresma. Enquanto caminhamos neste mundo, a caminho da casa do Pai, somos chamados a deixar o pecado e a loucura de querer encontrar, entre a lavagem dos porcos, uma felicidade que só Ele pode nos dar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 2 de março, e, como filhos pródigos cheios de arrependimento, apressemos o passo e voltemos ao Pai de quem nunca nos deveríamos ter afastado.
3/2/20244 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Paixão de Cristo e nosso dever de reparação (Sexta-feira da 2ª Sem. da Quaresma)

Jesus Cristo “é o mesmo ontem, hoje e sempre”. Sendo Ele Deus feito homem, o seu Coração Sagrado via, desde o ventre de Maria Santíssima, todos e cada um dos homens, e sua alma sofria contemplando todos os pecados cometidos e por cometer, sempre pronta a expiá-los tão logo fosse entregue às mãos dos gentios. Ora, se foi por nossa causa que Jesus sofreu e passou pelo vale da morte, é nosso dever reparar, quanto nos for possível, os pecados com que aumentamos as dores de sua Paixão. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 1º de março, e que a Mãe do nosso Redentor nos dê a graça de desagravarmos convenientemente nossas ofensas a Deus.
3/1/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A responsabilidade de quem muito tem (Quinta-feira da 2.ª Semana da Quaresma)

Ao ouvirmos a parábola do rico epulão e do pobre Lázaro, a primeira coisa que nos chama a atenção é a desigualdade material entre as duas personagens. No entanto, o que é realmente decisivo para o destino eterno de quem quer que seja não são os bens perecíveis deste mundo, mas o tesouro de graças, méritos e virtudes que podemos acumular.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, e peçamos a Deus que crie em nós um coração generoso, capaz de dispor dos bens que possui em favor de quem mais necessita.
2/29/20244 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O mistério que se esconde na Cruz (Quarta-feira da 2.ª Semana da Quaresma)

Se olhamos para a Cruz de Cristo sem fé e de coração gelado, o que vemos não é mais do que um injustiçado, coberto de chagas e de aspecto repulsivo. Mas, se o nosso olhar está iluminado pela fé e o nosso coração, inflamado de caridade, somos capazes de enxergar, naquele crime, um Deus que nos ama sem limites, oferecendo-nos por suas dores na terra a recompensa de uma felicidade eterna no Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, e peçamos ao Espírito Santo que inflame o nosso coração de caridade e ilumine com mais fé a nossa inteligência.
2/28/20244 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os frutos da verdadeira oração (Terça-feira da 2.ª Semana da Quaresma)

No Evangelho de hoje, Jesus está em polêmica com os fariseus. A discussão, no fundo, pode ser resumida assim: os fariseus ensinam bem a Lei de Deus, mas não a praticam; por isso, não devem ser imitados em suas ações. Jesus põe o dedo na ferida, que é também um dos problemas básicos das pessoas religiosas: a tendência a viver a religião apenas por obras exteriores, piedosas e até boas, mas sem que o coração as acompanhe. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 27 de fevereiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
2/27/20244 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O “preço” da misericórdia de Deus (Segunda-feira da 2.ª Semana da Quaresma)

O nosso tempo se preza de ser muito compreensivo e tolerante. Gostamos de olhar no espelho da história e contemplar como somos bons e evoluídos, enquanto os que nos precederam não passam de uns selvagens desalmados. Para eles, tudo eram pecados, tudo eram culpas, tudo eram motivos para pedir perdão; para nós, tudo são licenças, tudo são liberdades, tudo são razões para pedir mais permissão. Mas, se nos orgulhamos de ter jogado fora essa velharia chamada pecado, como é que queremos ainda falar de misericórdia? Se as virtudes nos escandalizam e os vícios nos edificam, como iremos entender o que custou a Cristo alcançar o perdão de que nem nós cremos mais necessitados? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 26 de fevereiro, e supliquemos a Deus que nos inspire um sentimento muito profundo de arrependimento, porque foram as nossas culpas que pregaram na Cruz o Filho de Deus encarnado.
2/26/20244 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A Transfiguração do Senhor e as nossas “transfigurações” (2.º Dom. da Quaresma)

No monte Tabor, ao ver o esplendor da glória de Cristo, São Pedro entusiasmado afirma: “Mestre, é bom ficarmos aqui”. Essa empolgação de Pedro também é vivida por nós a cada momento que temos pequenas consolações e percebemos o quanto Deus nos ama. Nosso Senhor, porém, desce do Tabor para mostrar a Pedro e a todos nós que não basta sabermos que somos amados, mas precisamos amar de volta, transformando em amor os sofrimentos e adversidades desta vida. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este 2º Domingo da Quaresma e entenda o que podemos aprender com a Transfiguração do Senhor.
2/24/202425 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A transformação do “homem velho” em “homem novo” (Sábado da 1.ª Semana da Quaresma)

Se Cristo, nossa Cabeça, tanto amou e perdoou aos que o odiavam e perseguiam, como é possível que nós, que somos membros seus, insistamos em ter um coração fechado e amargo, que não desculpa uma palavra mais dura nem perdoa um simples erro? Será possível que, por nossa falta de amor, faremos do Corpo de Cristo um organismo “desconjuntado” e “desconexo”, cujos membros rebeldes teimam em desobedecer ao que lhes ordena a Cabeça? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 24 de fevereiro, e peçamos a Jesus a graça de termos um coração como o dele, capaz de amar como Deus ama e de perdoar como Ele mesmo perdoa.
2/24/20244 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que significa querer o bem do irmão? (Sexta-feira da 1.ª Semana da Quaresma)

Amar o próximo é uma tarefa árdua, mas, ao mesmo tempo, bastante simples: para cumpri-la, basta alimentar, com constância e oração, a virtude da benevolência, ou seja, o hábito de a todos querer bem, pedindo ao Senhor que nos conceda um coração grande e um olhar compreensivo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 23 de fevereiro, e peça a Virgem Santíssima que nos ajude a amar com o Coração de seu Filho, manso e muito humilde.
2/23/20245 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que é o Magistério autêntico da Igreja? (Festa da Cátedra de São Pedro)

O Magistério da Igreja, encarregado da missão de ensinar a mesma fé dos Apóstolos, é um dos maiores dons de Deus à humanidade. Graças a ele, descansa a nossa inteligência na posse segura das verdades mais importantes e encontra, na docilidade de sua obediência às palavras do Espírito Santo, o remédio contra a pretensão de erigir-se em mestra e juíza de sua “própria” verdade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, e medite conosco sobre o significado profundo da Cátedra de Pedro, sobre a qual se ergue, como sustentáculo da verdade, a Santa Igreja de Cristo.
2/22/20247 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Dois exemplos de mudança de vida (Quarta-feira da 1.ª Semana da Quaresma)

Deus não está à disposição do capricho e da curiosidade humana. De nada adianta pedir provas e sinais, à espera de que Ele realize feitos grandiosos, pois sem mudança de vida, sem conversão, o maior dos milagres é como a luz para os cegos, e um grito para os surdos: nenhum efeito surte. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 21 de fevereiro, e peçamos a Deus que crie em nós um coração novo e um espírito puro.
2/21/20245 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O objetivo da oração cristã (Terça-feira da 1.ª Semana da Quaresma)

A oração cristã não é um exercício de oratória nem de convencimento. Deus sabe muito bem do que precisamos, de modo que não há razão para florear nossas necessidades, fazendo caras e bocas desnecessárias, a fim de tentar comover o coração de Deus ou mudar-lhe um pouco a vontade a nosso favor. Quem reza assim, age como pagão, e não como discípulo de Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 20 de fevereiro, e roguemos a Deus a graça de crescermos em oração ao longo de toda esta Santa Quaresma.
2/20/20245 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Foi a Mim que o fizestes” (Segunda-feira da 1.ª Semana da Quaresma)

No Evangelho de hoje, somos confrontados com o Filho do Homem que virá para separar justos e pecadores, ovelhas e cabritos. E o grande distintivo dos primeiros é justamente a caridade manifestada para com os irmãos. Com isso, Nosso Senhor quer nos ensinar que o amor a Deus, embora seja a primeira coisa que devemos querer, só acontece concretamente através do amor ao próximo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 19 de fevereiro, e imploremos à Virgem Maria a graça de, um dia, na bem-aventurança, ouvirmos de seu divino Filho: “Foi a Mim que o fizestes”!
2/19/20244 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Virgem compadecida e a nossa falta de compaixão (Sábado depois das Cinzas)

A Quaresma é um tempo oportuno para meditarmos sobre a Paixão de Cristo. Mas, tragicamente, por causa do egoísmo e do pecado, nossos corações se encontram duros e insensíveis, incapazes de derramar uma lágrima de compaixão sequer por nosso Redentor. Aos pés da Cruz, porém, Nossa Senhora se compadece não só dos sofrimentos de seu divino Filho, mas também dos nossos, “crucificados” que estamos pelo pecado e pela grande miséria da falta de Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 17 de fevereiro, e peçamos à Virgem Compadecida que nos ajude a chorar com viva dor as nossas culpas!
2/17/20245 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O jejum nas sextas-feiras da Quaresma (Sexta-feira depois das Cinzas)

Se, como já aprendemos, todas as sextas-feiras do ano são dias penitenciais, as sextas da Quaresma o são ainda mais. Por isso, nesta homilia para o dia 16 de fevereiro, Padre  Paulo Ricardo apresenta algumas dicas bem práticas de como viver bem o jejum nas sextas-feiras da Quaresma. Para jejuar, é preciso ficar sem comer em absoluto? Por que, quando nos abstemos de carne, está liberado comer peixe? Com que espírito se devem cumprir, enfim, as penitências e os propósitos da Quaresma? Ouça a homilia de hoje e descubra as respostas!
2/16/20245 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Quaresma, tempo de mortificação (Quarta-feira de Cinzas)

Com o pecado do primeiro homem, a morte entrou no mundo. Agora, todos os que descendem de Adão, privados dos dons que lhe foram concedidos, têm os seus dias contados, têm fixado um limite que, queiram ou não, jamais serão capazes de ultrapassar: o dia da morte. É com a lembrança da nossa fragilidade que a Igreja, dando hoje início à Quaresma, quer nos preparar para a celebração pascal da nossa vida e ressurreição em Cristo, vencedor da morte e do pecado. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, e peçamos juntos a Deus a graça de vivermos santamente o Tempo da Quaresma. 
2/15/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O sentido das pequenas mortes do dia a dia (Quinta-feira depois das Cinzas)

Afastado de Cristo, o caminho do homem, marcado por tantas dores e tristezas, é o caminho da depressão e do desespero. Mas quando nos aproximamos de Cristo e vemos que Ele morreu por nós, todas as nossas angústias se convertem em gratidão, em ocasião de amar de volta Aquele que tanto sofreu e se angustiou, para que fôssemos livres do poder da morte e da tristeza. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, e peçamos a Nossa Senhora a graça de aceitarmos com amor todas as mortificações que a vida nos impuser.
2/15/20244 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como escolher os propósitos quaresmais? (Terça-feira da 6.ª Semana do Tempo Comum)

Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, tem início o tempo da Quaresma, um ciclo forte do ano litúrgico em que a Igreja, como mestra e pedagoga de santidade, estimula seus filhos a mudarem de vida, configurando-se cada dia mais a Cristo por meio da mortificação dos sentidos e a prática assídua da oração. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 13 de fevereiro, e descubra como viver bem o espírito penitencial da santa Quaresma.
2/13/20246 minutes, 1 second
Episode Artwork

Homilia Diária | A conversão da nossa vida de oração (Segunda-feira da 6.ª Semana do Tempo Comum)

Após ser tentado pelos fariseus, que lhe pediam para realizar sinais e prodígios maravilhosos, Jesus deu um profundo suspiro por ver corações tão soberbos e preocupados com os próprios interesses. O Evangelho de hoje nos convida, assim, a fazer um exame de consciência e a perguntar a Cristo se, por acaso, não estaremos também nós, em nossa vida de oração, com este mesmo espírito interesseiro, típico de quem vê a Deus não como um Senhor cuja vontade deve ser amorosamente cumprida, mas como um servo sujeito aos nossos caprichos e desejos pessoais. Ouça a homilia desta segunda-feira, 12 de fevereiro, e venha meditar conosco sobre mais esta página do santo Evangelho!
2/12/20244 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como podemos nos abrir para Deus? (Sexta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)

Gritam dentro de nós muitas paixões e desejos. É esse mundo passional, às vezes tão desordenado e rebelde, que nos impede de escutar as palavras que Deus nos quer dirigir. Para podermos ouvir o que Ele nos tem a dizer, precisamos pedir a sua graça, sem a qual nada somos nem podemos fazer. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, e roguemos a Deus que abra os nossos ouvidos, tal como abrira o daquele surdo-mudo: “Effatá”!
2/9/20244 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Deus escolhe um povo para salvar todos os povos (Quinta-feira da 5ª S. do T. Comum)

O mau vezo igualitário dos dias de hoje pode tornar a ideia pouco “confortável”, mas nem por isso ela é menos verdadeira: Deus tem, sim, os seus prediletos. Ele, que reparte os seus bens conforme o seu agrado, dá a uns mais do que a outros, não por injustiça, mas para que os primeiros sejam dons e ajuda para os segundos. Assim ele agiu com Israel, o povo da Aliança, do qual nasceu o Salvador do mundo e a Mãe de todos os fiéis.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, e que Deus nos conceda a graça de correspondermos sempre com fidelidade ao amor único e pessoal que Ele nos tem.
2/8/20245 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A impureza que nasce do coração (Quarta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)

O cristianismo, sem deixar de lado os ritos externos e sensíveis, está muito longe de ser uma religião “ritualista”, pois o seu núcleo, sem o qual toda cerimônia carece de sentido, é o culto interior e espiritual que Deus espera dos fiéis. É por isso que o Senhor nos adverte hoje: o que importa não é o que entra ou sai da boca, mas, acima de tudo, as disposições internas do coração. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, e peçamos a Deus que crie em nós um espírito novo, capaz de adorá-lo com sinceridade e verdade. https://padrepauloricardo.org
2/7/20245 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O mundo não aceita uma Igreja que ensina!

Um missionário católico que morre, seja hoje, seja há quinhentos ou dois mil anos atrás, é um lembrete perene de que o mundo pode até aceitar a existência dos cristãos, mas ele não tolerará jamais uma Igreja que eduque as pessoas, ensinando-lhes a verdade do Evangelho e chamando-as à conversão de vida. Nesta meditação sobre São Paulo Miki e seus companheiros mártires, Padre Paulo Ricardo põe a nossa fé à prova: será que pertencemos à mesma Igreja desses santos mártires japoneses, ou já nos rendemos ao lamentável indiferentismo religioso de nossa época? Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 6 de fevereiro de 2020, memória litúrgica desses santos Mártires de Nagasaki, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
2/6/202419 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A verdadeira missionariedade da Igreja (Mem. de São Paulo Miki e seus companheiros)

Celebramos hoje a memória de São Paulo Miki e seus companheiros mártires, assassinados no Japão no século XVI. Ao contrário daqueles que propagam o indiferentismo religioso, esses homens forjados pela graça de Deus não aceitaram “crer em alguma coisa”, mas escolheram anunciar o Evangelho e ser fiéis a Jesus Cristo até às últimas consequências. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, e medite conosco sobre a missionariedade da Igreja, que nos impele a proclamar a existência de um único Senhor e Salvador, Jesus Cristo. https://padrepauloricardo.org
2/6/20244 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Virgindade e fortaleza (Memória de Santa Águeda, Virgem e Mártir)

Celebramos hoje a memória de Santa Águeda, que viveu no século III, durante as perseguições do imperador Décio, e foi morta por volta de 250, com apenas 15 anos de idade, por sua fidelidade a Jesus Cristo. Tendo consagrado a Deus a sua virgindade, Santa Águeda preferiu sofrer o martírio a trair sua entrega total, em corpo e alma, a Nosso Senhor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 5 de fevereiro, e peçamos a Deus que, pela intercessão da bem-aventurada Águeda, as lágrimas de fidelidade que semeamos neste mundo se convertam para nós em frutos de glória no Céu. https://padrepauloricardo.org
2/5/20245 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Nossa vida é para os outros! (Sábado da 4ª Semana do Tempo Comum)

Todos nós já sentimos o desconforto e — por que não dizer? — a raiva de ser incomodado bem no meio de um merecido descanso. A razão dessa impaciência é que não assumimos ainda a nossa verdadeira identidade de cristãos, de outros Cristos: nós não somos feitos para nós mesmos; nós fomos feitos para os outros, assim como o Senhor, esvaziado de si mesmo, esgotou-se até o extremo pelo nosso bem. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 3 de fevereiro, e peçamos a Maria Santíssima a graça de vivermos a fundo nossa entrega incansável a nossos irmãos. https://padrepauloricardo.org
2/3/20244 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Luz do amor de Deus veio até nós (Festa da Apresentação do Senhor)

A Festa da Apresentação do Senhor situa-se entre duas grandes solenidades, com as quais guarda estreitas relações: de um lado, o Natal, em que comemoramos a Encarnação do Filho de Deus; de outro, a Páscoa, em que Cristo, entregue às mãos dos pecadores, oferece-se ao Pai em sacrifício de amor. Mas em que sentido a apresentação do Menino Jesus ao Templo de Jerusalém serve de ponte entre esses dois mistérios? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, e descubra a resposta. Conheça nosso apostolado: https://padrepauloricardo.org
2/2/20245 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Luz do amor de Deus veio até nós (Festa da Apresentação do Senhor)

A Festa da Apresentação do Senhor situa-se entre duas grandes solenidades, com as quais guarda estreitas relações: de um lado, o Natal, em que comemoramos a Encarnação do Filho de Deus; de outro, a Páscoa, em que Cristo, entregue às mãos dos pecadores, oferece-se ao Pai em sacrifício de amor. Mas em que sentido a apresentação do Menino Jesus ao Templo de Jerusalém serve de ponte entre esses dois mistérios? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, e descubra a resposta. Conheça nosso apostolado: https://padrepauloricardo.org
2/2/20242 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Libertos do inimigo, podemos servir a Deus (5.º Domingo do T. Comum - Ano B)

Da mesma forma que a sogra de Pedro no Evangelho deste domingo, tão logo foi curada de sua febre, começou a servir a Cristo e aos Apóstolos, Deus também quer que, “libertos do inimigo, a Ele nós sirvamos sem temor, em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias”. Ou seja, a liberdade que Jesus Cristo nos concede não é uma liberdade qualquer. Por sua graça, somos não apenas libertos “do” poder de Satanás do mundo e da carne, mas também nos tornamos livres “para” servir a Deus e anunciar as maravilhas que Ele fez, faz e fará por cada um de nós.
2/1/202423 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Entregar a vida para entregar Cristo aos homens (Quinta-feira da 4ª S. do T. Comum)

O que caracteriza e distingue a vida de um apóstolo não é sair por aí, como um “marqueteiro” do Evangelho, mas, antes de tudo, conformar-se à vida do próprio Cristo, seguindo-o em sua obediência ao Pai, em sua pobreza de espírito, em sua pura e virginal castidade. Sem esse sacrifício de si mesmo, não há apostolado que possa dar bom fruto. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 1.º de fevereiro, e peçamos a Nosso Senhor que, por intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos, conceda a todos os sacerdotes da Igreja a graça de viverem com integridade e fidelidade uma vida verdadeiramente evangélica. Conheça nosso apostolado: https://padrepauloricardo.org
2/1/20244 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Pescar o jovem com amor e desafiá-lo a amar (Memória de São João Bosco, Presbítero)

Na figura de São João Bosco, cuja memória celebramos hoje, vemos cumprir-se aquelas palavras que a Carta aos Hebreus aplica a Nosso Senhor: “Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus”, porque todo sacerdote não é mais do que a presença viva e contínua de Cristo entre os homens ao longo da história: Ele, que vive e reina para sempre no Céu, quer perpetuar nesta terra a sua fidelidade e compaixão através de seus ministros ordenados, chamados a sacrificar-se com Ele e por Ele em favor dos irmãos.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 31 de janeiro, e recorramos juntos à intercessão de Dom Bosco, Padroeiro dos jovens!
1/31/20245 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Senhor se deixa tocar por nossa fé (Terça-feira da 4.ª Semana do Tempo Comum)

Muitos procuram Cristo por curiosidade e interesse. Ouvem dizer que Ele realiza grandes coisas: cura doenças, consegue empregos, acerta dívidas, arranja casamentos… Mas o que poucos fazem, e são estes os que realmente lhe tocam o Coração, é aproximar-se dele com fé e humildade, reconhecendo-o como Senhor, e não como servo de caprichos humanos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 30 de janeiro, e peçamos a Maria Santíssima a graça de termos a fé necessária para sermos dignos e verdadeiros servos de seu Filho.
1/30/20245 minutes
Episode Artwork

Homilia Diária | A liberdade dos servos de Deus (Segunda-feira da 4.ª Semana do Tempo Comum)

Jesus, ao exorcizar hoje um pobre endemoniado, põe abaixo o reino de Satanás e, ao mesmo tempo, afirma o seu legítimo senhorio, já que só Ele, a quem todas as coisas estão submetidas, tem o direito de reinar sobre nós. Esse reinado, porém, não é como o do diabo, opressivo e dilacerante, mas fonte de liberdade, servidão de ordem e de amor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 29 de janeiro, e sujeitemo-nos Àquele que, estando sentado à direita do Pai, quer associar-nos ao seu reino eterno de verdade e de vida, de santidade e de graça, de justiça e de paz.
1/29/20245 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Satanás nos escraviza, Cristo nos liberta! (4.º Domingo do Tempo Comum - Ano B)

Dizer que o demônio não existe foi o meio encontrado pelos revolucionários para distorcer a pessoa e a missão de Cristo. Afinal, se o demônio não existe, fica muito mais fácil convencer as pessoas de que Jesus veio apenas para instaurar a justiça social e implantar um “reino” imanente, que só exige transformações sociais e não pede mudança de vida. No entanto, aqueles que, contrariando a própria Escritura e o ensinamento da Igreja, afirmam que o diabo não existe estão fazendo justamente aquilo que Satanás deseja: que baixemos a guarda, paremos de resistir às tentações e vivamos escravizados pelo pecado. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e entenda que o combate ao demônio deve ser constante, pois ele não desiste de nos levar ao caminho da perdição.
1/27/202424 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | As crises da Igreja e a nossa confiança em Deus (Sábado da 3.ª Sem. do Tempo Comum)

“Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Essa pergunta, que os Apóstolos fizeram a Jesus em meio a uma tempestade furiosa, também os fiéis de todos os tempos fazem ao Senhor. Por que, às vezes, Ele parece estar adormecido, enquanto a sua Igreja, chacoalhada pelas ondas de crises intermináveis, parece sempre estar prestes a naufragar? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 27 de janeiro, e peçamos juntos a Maria Santíssima, Mãe da Igreja, maior confiança no poder e na presença constante de seu Filho.
1/27/20245 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Qual é a missão de um bispo? (Memória de São Tito e São Timóteo, Bispos)

Com a morte dos Apóstolos, surge um drama no seio da Igreja: como manter-se fiel a Cristo e ao seu Evangelho se já não há mais quem tenha visto e testemunhado diretamente as obras do Senhor? Para remediar esse problema, Jesus mesmo deu a seus Apóstolos o direito e o poder de ordenar sucessores, os bispos, encarregados de continuar a missão apostólica e cumprir, como servos obedientes, a vontade divina de que a Igreja perdure neste mundo até a vinda gloriosa do nosso Redentor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, e peçamos a Deus que santifique os nossos bispos, tornando-os cada dia mais fiéis ao ministério que lhes foi confiado.
1/26/20245 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A conversão que nos trouxe a fé (Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo)

A conversão de São Paulo não deve ser vista como uma conversão a mais ou um fato histórico de menor importância. Convertido à fé como um “aborto”, Paulo teve o privilégio de ver o Senhor ressuscitado, que dele se serviu para levar seu nome santo diante das nações, entre as quais, segundo os planos divinos, estava incluída também a nossa. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 25 de janeiro, e demos graças a Deus que, ao compadecer-se de Saulo, perseguidor dos cristãos, compadeceu-se de todos nós, gentios chamados à fé e à vida em Cristo Jesus.
1/25/20245 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | São Francisco de Sales e a semente da santidade (Memória de São Francisco de Sales)

Não há virtude mais agradável à Majestade divina do que a devoção sincera e profunda, acessível às pessoas de todos os estados de vida, casadas ou solteiras, leigas ou religiosas, porque uma só é a nossa vocação: a santidade e a perfeição no amor. É o que nos ensina o santo que hoje celebramos, São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 24 de janeiro, e peçamos juntos ao santo Bispo de Genebra que nos conduza por sua intercessão à salvação eterna e à glória do Céu.
1/24/20244 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O que é uma família?

Uma família não é formada apenas por vínculo de sangue, como pensavam os judeus; e também não é uma propriedade do pater familias, como defendiam os romanos. Uma família verdadeira é constituída por aqueles que, além de amarem e rejeitarem as mesmas coisas, colocam-se sob a orientação e os paternos conselhos de pessoas mais sábias, mais virtuosas e mais santas. A identidade de uma família, portanto, não está no sangue que corre em nossas veias, mas no sangue que derramamos para que, com virtude e com a graça divina, possamos um dia fazer parte da família de Deus. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, durante Missa no Carmelo de São José, em Várzea Grande (MT).
1/23/202413 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A aliança de amor entre Maria e José (Memória dos Esponsais de Maria e José)

Todos sabemos, pois esta é a fé da Igreja, que Maria Santíssima permaneceu virgem durante toda a sua vida. Mas, de acordo com uma antiga tradição e o parecer comum dos teólogos, essa virgindade, além de ser um dom concedido por Deus, foi também querida e escolhida expressamente por Maria, que se consagrou ao Senhor de corpo e alma muito antes de se casar com São José. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 23 de janeiro, e peçamos ao sagrado casal de Nazaré que abençoe a todas as famílias, ensinando-lhes a viver santa e castamente o amor conjugal.
1/23/20245 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A única arma do demônio é a mentira (Segunda-feira da 3.ª Semana do Tempo Comum)

Os fariseus são um caso paradigmático do abismo a que pode chegar a soberba humana, o mais diabólico dos pecados. Ainda que Deus mesmo desça dos céus e realize diante dos nossos olhos milagres e sinais fora de qualquer dúvida, somos capazes, não já de negá-lo, mas de atribuí-lo ao próprio diabo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, e peçamos a Deus que, abrindo nossos olhos à  sua verdade, livre-nos das mentiras com que Satanás pretende lançar-nos consigo no fogo eterno.
1/21/20244 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Já é hora de abandonar o pecado! (3.º Domingo do Tempo Comum)

O processo de conversão depende de instrumentos exteriores (como pregadores, diretores espirituais, parentes e amigos), mas também da ação interior da graça divina, que a todo momento nos exorta e chama à conversão. No Evangelho deste domingo, Jesus adverte que o tempo já se completou, e que precisamos nos converter. Mas, de nada adianta o Senhor nos alertar, se não tomarmos a firme decisão de chorar as nossas misérias, abandonar o pecado e voltar para Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, 21 de janeiro, e pare de adiar sua mudança de vida.
1/20/202423 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não ignore a voz de Cristo em seu interior! (Sábado da 2.ª Semana do Tempo Comum)

O Evangelho deste sábado é, por assim dizer, “constrangedor”. Depois de pregar a Boa-nova e operar curas milagrosas, Jesus volta para casa e, para o nosso espanto, é não só rejeitado por seus parentes, mas também chamado de “louco”. Ora, como podem rejeitar a Cristo aqueles que com Ele conviveram, que o viram crescer, que lhe conheciam o caráter extremamente caridoso? Para entender o mistério dessa incredulidade empedernida, ouça a homilia de hoje, dia 20 de janeiro, e abra os olhos da fé para Aquele que restitui a vista aos cegos que desejam ver!
1/20/20245 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Apóstolos para evangelizar, não para se mundanizar (Sexta-feira da 2.ª S. do T. C.)

Ao narrar a escolha dos Doze Apóstolos, São Marcos nos deixa uma pista muito significativa de como deve ser o nosso apostolado pessoal. Jesus, antes de enviá-los em missão, escolheu doze dentre os seus discípulos “para que ficassem com Ele”, pois somente quem conhece a Cristo intimamente, pela oração solitária e silenciosa, está em condições de anunciá-lo a este mundo tão necessitado de graça e redenção. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 19 de janeiro, e peçamos à Virgem Santíssima, Rainha dos Apóstolos, que nos ajude a estar com o seu Filho para melhor conhecê-lo.
1/19/20245 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A barca da Igreja e a nossa salvação (Quinta-feira da 2.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, Jesus sobe na barca de Pedro, símbolo da Igreja, e é a partir de sua pregação nesta barca que Ele quer conduzir-nos numa viagem extraordinária: numa viagem em direção ao Pai, para que sejamos todos unidos a Ele como membros à sua Cabeça, o Povo de Deus no Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, e peçamos juntos a Maria Santíssima, Mãe da divina graça, que nos ajude a permanecer fiéis à Santa Igreja Católica até a hora de nossa morte.
1/18/20245 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Uma obra maior do que a Criação (Quarta-feira da 2.ª Semana do Tempo Comum)

Por que nós, cristãos, não observamos o descanso de sábado assim como os judeus? Afinal, não é isto o que a Bíblia nos manda fazer? Ora, se os judeus guardavam o sábado para comemorar a Criação do mundo e o descanso divino, os cristãos guardam o domingo por uma razão ainda mais importante, porque nele se realizou uma obra maior do que a Criação dos céus e da terra: a nossa Redenção pelo Filho de Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 17 de janeiro, e entenda por que devemos guardar o domingo.
1/17/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A finalidade do sábado no Antigo Testamento (Terça-feira da 2.ª S. do Tempo Comum)

O núcleo das controvérsias entre Jesus e os fariseus a respeito do descanso sabático está no fato de que estes, embora observassem externamente a Lei, tinham se esquecido da razão da Lei, de sua autêntica finalidade. Deus mandou-nos guardar o Dia do Senhor pois se trata de uma exigência da própria natureza: precisamos dedicar uma parte do nosso tempo à adoração e ao culto de que Ele é digno. Afinal, se o fim da nossa vida consiste em amar a Deus de todo o coração e sobre todas as coisas, como poderemos cumpri-lo se não tivermos um momento especial — ao menos um dia na semana — para estar a sós com Ele? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 16 de janeiro, e entenda o verdadeiro sentido de “guardar o sábado” no Antigo Testamento.
1/16/20245 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Esposo que nos amou primeiro (Segunda-feira da 2.ª Semana do Tempo Comum)

Um dos grandes perigos espirituais a que estamos expostos é cair no mesmo erro dos fariseus: achar que são os nossos esforços pessoais, em forma de penitências e jejuns, que nos tornarão limpos aos olhos de Deus e nos farão dignos de “merecer” o seu amor. Na verdade, foi Ele quem deu o primeiro passo e, antes mesmo de existirmos, nos amou com toda gratuidade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, e peçamos à Virgem Maria que nos ensine a corresponder ao amor de seu Filho e a converter a nossa vida cristã, não em simples observância, mas em atos de verdadeira caridade.
1/15/20245 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Por que e para que seguimos Jesus? (2.º Domingo do Tempo Comum)

Retomando os domingos do Tempo Comum, somos interpelados, assim como os discípulos de João Batista, pelo questionamento de Jesus: “O que estais procurando?”. Essa pergunta precisa ecoar no coração de todos os cristãos, sobretudo daqueles que, mesmo tendo caminhado com Cristo durante toda a vida, acabaram esmorecendo na fé diante da primeira dificuldade. Ouça a homilia deste domingo do Padre Paulo Ricardo e, meditando sobre questionamento do Senhor, busque compreender qual deve ser a causa e a finalidade do nosso seguimento a Cristo.
1/13/202424 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que Jesus se senta com os pecadores? (Sábado da 1.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, para escândalo dos fariseus, Jesus se senta à mesa com pecadores e cobradores de impostos. Qual o sentido desse gesto de Nosso Senhor? Por que Ele, a santidade feita visível e o mais perfeito cumpridor da Lei, se digna ir ao encontro justamente daqueles que, com sua vida e mau comportamento, tanto o ofendem? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 13 de janeiro, e que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós, pobres pecadores.
1/13/20245 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Perdoar é “criar de novo” (Sexta-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)

Se os olhos já têm dificuldade de crer nos milagres físicos que Deus, extraordinariamente, realiza nos corpos, que pensar então deste grande prodígio, tão frequente quanto são as confissões bem feitas, que é a conversão do pecador, a justificação do ímpio, a recriação de uma alma, restituída à vida divina da qual, pelo pecado, havia caído! Sim, há mais motivo de espanto e ação de graças nas palavras: “Teus pecados estão perdoados” do que na cura de paralíticos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 12 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
1/12/20245 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Livrai-me, Senhor, das minhas orações tolas

No Evangelho de hoje, um leproso se aproxima de Jesus e suplica-lhe a cura, mas coloca uma condição: “Se queres…”. E Jesus, tomado de compaixão, concede-lhe a graça: “Eu quero: fica curado”. Assim como o leproso condicionou o seu pedido à vontade de Cristo, também nós devemos condicionar as nossas orações à vontade de Deus, pois Ele, em sua sabedoria e bondade, sabe o que é melhor para a nossa salvação. Por isso nós, que muitas vezes pedimos coisas insensatas e prejudiciais, devemos suplicar: “Livrai-me, Senhor, das minhas orações tolas”. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo neste dia 11 de janeiro de 2024, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
1/11/202416 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Sacramentos, toques da graça (Quinta-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)

O toque com que Jesus cura um leproso no Evangelho de hoje e mesmo com que, neste tempo da Igreja, Ele quer nos curar da lepra de nossos pecados e imperfeições. Não são dois toques nem duas graças, mas o mesmo Cristo que, por sua divina humanidade, estende pelos sacramentos a mesma mão que estendera para tocar tantos leprosos e doentes.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 11 de janeiro, e medite conosco mais uma página do Evangelho.
1/11/20245 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Jesus se inclina sobre a nossa miséria (Quarta-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)

Através de Cristo, Deus mostrou aos homens a delicadeza de seu amor, que se inclina até a nossa miséria, sem medo de contaminar-se com nossas doenças. Jesus, que não foi insensível a nenhuma espécie de sofrimento humano, quer ainda hoje se aproximar de nós para nos livrar dos males que realmente nos destroem: o pecado, a febre do egoísmo e a incapacidade de amar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, e peçamos à Virgem Maria que nos dê fé suficiente para nos abrirmos ao amor de seu Filho.
1/10/20245 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A eficácia da Palavra de Cristo (Terça-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)

Deus, com só o pronunciar de sua palavra, faz e produz o que ela significa. Assim como no princípio foi pela palavra que o mundo veio à existência: “Faça-se”, assim também é pela palavra que Jesus, Verbo eterno do Pai, quer transformar nossas vidas, mostrando-nos a verdade e livrando-nos das mentiras e das falsas promessas do demônio. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 9 de janeiro, e peçamos a Nossa Senhora que nos dê a graça de termos os ouvidos sempre atentos às palavras de seu Filho, que ressoam através da doutrina perene da Igreja, Santa e Católica. 
1/9/20245 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O fundamento e a fonte da eficácia do nosso Batismo

Nosso Senhor recebeu o Batismo de conversão, realizado por João Batista, não porque Ele precisava, mas porque sabia que nós precisávamos ser resgatados da condição de meras criaturas e elevados à dignidade de filhos de Deus. Com o Batismo do Senhor, todas as águas batismais foram santificadas; e, graças a isso, quando somos batizados, a água, sinal visível do Espírito Santo, faz com que nosso homem velho seja sepultado com Cristo, a fim de que ressuscitemos com Ele para uma vida nova. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo neste dia 8 de janeiro de 2024, Festa do Batismo do Senhor, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
1/8/20249 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Fiéis ao nosso Batismo, alegramos a Deus (Festa do Batismo do Senhor)

Somente em Cristo o Pai tem todo o seu bem-querer. No Coração de Jesus, Ele recebe o mesmo amor e encontra a mesma alegria que lhe proporciona, desde antes da Encarnação, o Filho eterno. É por isso que, fora de Cristo, é impossível dar a Deus aquela alegria, aquele amor, aquela adoração santa que, por direito, reclama o seu coração celeste e paterno. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 8 de janeiro, e renovemos juntos, como membros vivos da Igreja, as promessas do nosso Batismo.
1/8/20245 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Das falsas crenças à verdadeira fé (Solenidade da Epifania do Senhor)

Quando viram o Menino Jesus nos braços de Maria, os três reis magos abandonaram as falsas crenças e tiveram a virtude da fé suscitada em seus corações. Isso ocorreu porque, antes mesmo de encontrarem o Salvador, Ele próprio já os havia encontrado e inspirou-lhes o desejo de conhecer o Messias. Assim como a estrela de Belém, a liturgia deste domingo quer conduzir-nos à manjedoura de Cristo, para que, colocando nossa vida diante da Verdade que se fez carne, sejamos libertos de todo erro e, pela virtude da fé, encontremos o único Deus verdadeiro. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Solenidade da Epifania do Senhor e abra o coração para o dom extraordinário da fé católica.
1/6/202424 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não há Jesus sem Maria nem Maria sem Jesus (Sábado antes da Epifania)

Hoje, primeiro sábado do ano, devemos voltar a atenção, ainda em clima de Natal, para o Imaculado Coração de Maria. Olhando para os nossos presépios, nos quais contemplamos o Menino Jesus no colo da Mãe, precisamos nos dar conta de que não há Jesus sem Maria nem Maria sem Jesus, porque esses dois Corações foram pensados um para o outro e queridos por Deus num único e mesmo decreto, no qual Cristo foi predestinado à filiação natural com o Pai, e Maria, à maternidade divina com o Filho. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de janeiro, e peçamos à Virgem Mãe que nos ajude ao longo deste ano a ter com Jesus uma só alma, um só coração.
1/6/20245 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Em Cristo, o Céu e a terra se tocam (Sexta-feira antes da Epifania)

Ao encontrar-se pela primeira vez com o Apóstolo Natanael, Jesus se apresenta como o cumprimento do famoso sonho de Jacó. Em Cristo, com efeito, céu e terra se unem, porque Ele, sem deixar de ser Deus eterno e onipotente, assume no tempo uma humanidade passível como a nossa, a fim de que por seu rebaixamento fôssemos elevados à condição de amigos e filhos de Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, e peçamos a Maria Santíssima, a graça de vermos gerado em nosso coração Aquele que não recusou nascer como verdadeiro Filho de seu ventre imaculado.
1/5/20245 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Amar é dar tudo e a si mesmo (Quinta-feira antes da Epifania)

Toda a vocação de Cristo, da humildade do nascimento à ignomínia da morte na Cruz, pode-se resumir numa palavra: amor, porque amar é dar tudo e a si mesmo, até o fim. Foi o caminho que o Verbo encarnado percorreu, e é o caminho que todos os membros de seu Corpo somos chamados a trilhar. Só o amor dá sentido e valor aos sofrimentos deste mundo, que são incontornáveis. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 4 de janeiro, e sigamos o exemplo de amor e humildade do Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.
1/4/20245 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Como entender que Maria é Mãe de Deus?

Se Deus sempre existiu e criou todas as criaturas, como é possível que a Igreja, no Concílio de Éfeso, em 431, tenha declarado que a Virgem Maria é Mãe de Deus? Como o dogma da Maternidade Divina de Maria se coaduna com toda a história da salvação e com os demais mistérios da fé? Esses e outros questionamentos sobre Maria, que deixam perplexos muitos cristãos que se aproximam da fé católica,  são respondidos pelo Padre Paulo Ricardo nesta homilia do dia 31 de dezembro de 2023, na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT), ocasião em que se celebrava a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
1/2/202430 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Nem sequer se manifestou o que seremos!” (Memória do Santíssimo Nome de Jesus)

Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo Nome santíssimo veneramos hoje, constituído desde o princípio salvador dos homens, mereceu-nos não só o perdão dos pecados, mas uma graça acima de todo entendimento: a filiação divina, pela qual somos, de modo não menos verdadeiro que misterioso, filhos adotivos do Pai, herdeiros da glória futura. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 3 de janeiro, e peçamos a Deus que, adorando-lhe o Filho na terra, possamos um dia gozar todos juntos de sua presença no Céu.
1/2/20245 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A devoção ao Menino Jesus (Memória de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno)

O mês de janeiro pode muito bem ser dedicado à meditação do mistério de amor e misericórdia que se oculta em uma devoção que deveríamos esforçar-nos por difundir: a devoção ao Menino Jesus. Neste Menino divino, em quem depositamos nossos beijos de gratidão ao longo da Oitava de Natal, temos uma das maiores provas do quanto Deus nos ama, Ele, que não recusou assumir nossa fraqueza para sofrer conosco as nossas próprias misérias. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 2 de janeiro, e deixemos que o Menino Jesus cresça em nossos corações assim como cresceu no coração de Santa Teresinha do Menino Jesus, cujo nascimento hoje recordamos.
1/2/20245 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Mãe de Deus e Mãe nossa! (Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus)

No glorioso mistério da maternidade divina de Nossa Senhora está contido também o mistério de nossa própria incorporação a Cristo, Cabeça da Igreja, e portanto da nossa filiação a Maria. Ela, justamente por ser mãe do Verbo encarnado, merece ser chamada Mãe dos homens na ordem da graça, com o mesmo direito que Deus lhe conferiu de ser chamada sua Mãe na ordem física ou da natureza. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 1.º de janeiro, e celebre conosco a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, Mãe dos homens, Mãe da Igreja!
1/1/20245 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Movidos por Deus ou pelas obras do mundo? (6.º dia na Oitava do Natal)

“Tudo o que há no mundo”, ensina-nos hoje o apóstolo São João, “é a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida”. Isso significa que, quem não se deixa mover pelo Espírito Santo, é inevitavelmente levado pelas coisas do mundo. Por isso, é hora de nos perguntarmos: o que influencia a minha alma? Será que eu sou de Deus, afinal, ou estou entregue ao espírito mundano? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 30 de dezembro, e faça conosco um exame de consciência ao término deste ano de 2023.
12/30/20235 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que há de “novo” no mandamento do amor? (5.º dia na Oitava do Natal)

A liturgia de hoje nos apresenta o Menino Jesus como “luz para iluminar as nações”. Para fazermos pessoalmente esta experiência, porém, é necessário que passemos antes pelas “trevas” de nossa radical incapacidade de amar a Deus e ao próximo de todo o coração. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 29 de dezembro, e peçamos ao Sacratíssimo Coração de Jesus que derrame sobre nós a sua graça superna, sem a qual nos é impossível cumprir o mandamento do amor!
12/30/20234 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Unidos ao Sangue do Cordeiro (Festa dos Santos Inocentes, Mártires)

A festa dos Santos Inocentes nos põe diante dos olhos um grande milagre da graça: Deus, em atenção ao Sangue que o seu Filho encarnado derramaria para a nossa salvação no lenho da Cruz, decide associar ao mistério de nossa redenção a alguns inocentes meninos de Belém, tornando-os, ainda tão pequeninos, verdadeiros mártires de Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, e peçamos à Virgem Maria, Rainha dos mártires, a graça de amarmos a Cristo até o fim, assim como Ele nos amou até o extremo.
12/28/20234 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Vida nova em Cristo (Festa de São João, Apóstolo e Evangelista)

Neste Tempo do Natal, a Santa Igreja celebra hoje a festa de São João, Apóstolo e Evangelista, cujo testemunho nos garante, de modo firme e seguro, que a Palavra de Deus verdadeiramente se encarnou na plenitude dos tempos, deixando-se ver e tocar e dando-nos, assim, um motivo mais do que suficiente para crermos em tudo o que a seu respeito nos transmitiram os Apóstolos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 27 de dezembro, e peçamos juntos à Virgem Santíssima que nos conceda hoje crescer na fé, católica e apostólica.
12/27/20234 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Martírio, projeto de amor do Espírito Santo (Festa de Santo Estêvão, Protomártir)

Por que a Igreja, logo no dia seguinte à celebração do Natal, comemora o martírio de Santo Estêvão, o primeiro a dar a vida por fidelidade a Cristo? O que une estas duas celebrações, aparentemente tão contrastantes e diferentes? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 26 de dezembro, e entenda como o mistério de amor revelado no Natal, quando o Filho eterno desce ao mundo, conduz ao mistério da mais heróica caridade, que faz o mártir ser elevado ao Céu.
12/26/20234 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

A mensagem do primeiro presépio para nós hoje (Solenidade do Natal do Senhor)

Há exatamente 800 anos, no dia 25 de dezembro de 1223, São Francisco de Assis teve a inspiração de fazer o primeiro presépio. Numa gruta, na pequena cidade de Greccio, ele montou a cena do nascimento do Senhor. O curioso é que aquele primeiro presépio tinha só três elementos: um cocho cheio de palha, um boi e um jumento. Muito mais que mera curiosidade histórica, por trás desse fato, há um ensinamento luminoso para  nortear a todos nós, que, diante de tanta confusão, dentro e fora da Igreja, esquecemos a realidade fundamental de que estamos neste mundo para amar e servir a Deus.  Ouça esta reflexão de Natal do Padre Paulo Ricardo e medite sobre a mensagem que o primeiro presépio, montado por São Francisco, tem a nos ensinar hoje.
12/24/202313 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical |Os três nascimentos de Cristo celebrados no Natal (4.º Domingo do Advento)

Este domingo, dia 24 de dezembro, é muito especial porque será marcado por uma dupla liturgia: a do 4.º Domingo do Advento e a do Natal do Senhor, que é celebrada a partir das vésperas do dia 24. Por isso, é bastante oportuno meditarmos sobre o mistério da Encarnação e suas implicações concretas em nossa vida. O Filho eterno de Deus, gerado pelo Pai desde toda a eternidade, foi-nos dado na plenitude dos tempos, nascido da Virgem Maria, sob a forma de um Menino, frágil e onipotente, humilde e glorioso, simples e majestoso. Mas, além desses dois nascimentos de Cristo — do Pai, na eternidade; e de Maria, na história — há também o nascimento místico que se realiza em toda alma que n’Ele crê e observa seus mandamentos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e renovemos juntos nossa fé na Encarnação do nosso único Senhor e Salvador.
12/23/202323 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como Maria nos ajuda a amar Jesus? (Sábado da 3.ª Semana do Advento)

À medida que se aproxima o Santo Natal, o nosso coração deve-se incendiar de desejo e esperança: desejo de amar Aquele que tanto nos ama, a ponto de assumir nossas misérias e fraquezas, e esperança de que, apoiados na caridade que o Coração de Maria tem a seu Filho, conseguiremos um dia oferecer a Cristo o culto de um amor mais puro e perfeito.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 23 de dezembro, e supliquemos à Virgem Santíssima que venha em socorro de nossa caridade, ainda tão morna e incipiente!
12/23/20235 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Uma vigília perpétua de amor (Sexta-feira da 3.ª Semana do Advento)

Recostado ao colo maternal de Maria, o Menino Jesus, embora dormisse docemente, permanecia em vela no íntimo de seu Coração sacratíssimo. Pois a sua alma, unida substancialmente à pessoa do Verbo de Deus, via e abraçava sem cessar a cada um de nós, tanto no presépio de Belém, como uma criança indefesa, quanto no altar da Cruz, como Cordeiro inocente conduzido ao matadouro. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 22 de dezembro, e reforcemos nossas orações para bem celebrarmos o próximo Natal.
12/22/20235 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por amor, Deus se fez vulnerável (Quinta-feira da 3.ª Semana do Advento)

Todos sabemos na prática que amar é deixar-se ferir. De fato, quando nós amamos, baixamos o “escudo” com que nos protegemos do mundo e, de coração aberto, damos à pessoa amada acesso irrestrito aos segredos de nossa alma. E não há nada pior do que ver esse amor desprezado ou não correspondido. É uma dor tão profunda que o próprio Deus, assumida a nossa natureza humana, não quis furtar-se a ela, sentindo em seu Coração sagrado a tristeza causada pela nossa ingratidão e indiferença à sua caridade infinita. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 21 de dezembro, e consolemos com amor o divino Menino, que chora por ver-se esquecido e tão desprezado.
12/21/20235 minutes
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que chorava o Menino Jesus? (Quarta-feira da 3.ª Semana do Advento)

Quanto mais se aproxima a celebração do Natal, mais vamos nos dando conta de como somos amados por Deus. Jesus Cristo, ao nascer dentro de poucos dias, será aninhado no colo de Maria, e ali, vertendo lágrimas de amor, oferecidas ao Pai para a nossa salvação, começará a purificar-nos do nosso pecado e, com seus sofrimentos, conquistar-nos uma alegria sem fim. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 20 de dezembro, e peçamos a Cristo, nosso Redentor, que nos permita participar de seu choro santíssimo.
12/20/20235 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Até onde te levou o Amor?” (Terça-feira da 3.ª Semana do Advento)

Faltam já poucos dias para a celebração do Natal. Na noite do próximo sábado, iremos comemorar o mistério imenso que se realizou naquele estábulo em Belém, entre cujas palhas, frias e desconfortáveis, reclinou-se, assumida a nossa miséria, a Majestade divina. Mas , podemos perguntar: por que o Filho de Deus abandonou as delícias de que gozava no seio do Pai e veio a este mundo, para sofrer e ser humilhado? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de dezembro, e deixemos que o nosso coração se expanda em atos de fé na imensidão do amor de Cristo.
12/19/20235 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Foi o amor que te fez pobre por mim” (Segunda-feira da 3.ª Semana do Advento)

Aproximamo-nos cada dia mais do Natal de Nosso Senhor. Neste terceiro dia de novena, Padre Paulo Ricardo, comentado o hino “Tu scendi dalle stelle”, convida-nos a meditar um pouco mais sobre o mistério da pobreza do Deus encarnado, feito Menino, feito pobre, sem pão nem agasalho, à espera do amor daqueles a quem veio salvar e enriquecer com os dons da divina graça. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, e deixemo-nos apaixonar pela humilde pobreza com que Jesus demonstrou o seu amor por nós.
12/18/20235 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Como alimentar a virtude da esperança? (3.º Domingo do Advento)

A virtude esperança, que somos chamados a cultivar no Tempo do Advento, não se confunde com um mero “sentimento positivo”, uma ingenuidade de quem se esforça para acreditar que, no futuro, as coisas serão melhores. A verdadeira esperança cristã nasce da fé. Nesse sentido, esperar é ter a certeza de que Deus, apesar da nossa miséria, nunca deixará de estender-nos a mão e oferecer-nos todas as graças necessárias para sermos santos e alcançarmos a Bem-aventurança do Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este 3º Domingo Advento, o Domingo da Alegria, e entenda como alimentar a virtude da esperança, sem a qual não conseguimos trilhar o caminho da santidade.
12/16/202325 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Quanto te custou ter-me amado!” (Sábado da 2.ª Semana do Advento)

Hoje damos início ao primeiro dia da novena de preparação para o Santo Natal. Para nos ambientar ao mistério que iremos celebrar e reviver daqui alguns dias, Padre Paulo Ricardo nos convida a meditar neste sábado sobre a primeira estrofe do hino “Tu scendi dalle stelle”, de Santo Afonso Maria de Ligório, uma belíssima profissão de fé na Encarnação redentora e no amor salvífico de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 16 de dezembro, e meditemos juntos o mistério do amor infinito do Deus encarnado.
12/16/20235 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Amor, o sal das boas obras (Sexta-feira da 2.ª Semana do Advento)

Quem se move pela sabedoria do Espírito Santo, e não apenas por razões humanas, é capaz de descobrir, às vezes nas atividades mais simples ou nas mais difíceis, um gosto escondido, secreto, que dá sabor a esta vida, cujo fim está na eternidade. É o amor, que torna doces as maiores penitências e heróicos os mais humildes trabalhos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, e peçamos à Virgem Santíssima, Sede da Sabedoria, que nos ajude a viver em cada momento o gosto de tudo entregar para ganhar a Cristo, nosso único Amado.
12/15/20235 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Tudo por um grande Amor (Mem. de São João da Cruz, Presbítero e Doutor da Igreja)

Festejamos hoje a memória do grande místico que, junto com Santa Teresa d’Ávila, empreendeu a reforma do Carmelo e reintroduziu no ramo masculino a observância da regra primitiva: São João da Cruz, Doutor da Igreja. Na homilia de hoje, Padre Paulo Ricardo explica por que muita gente acha difícil e até “desagradável” ler as obras de São João da Cruz, marcadas por temas pouco caros às comodidades da vida moderna como, por exemplo, a penitência e a necessidade de sacrifício. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, e descubra o grande amor à cruz de Cristo que atravessa cada linha das obras desse grande Doutor da vida contemplativa!
12/14/20235 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Uma grande intercessora nestes tempos de cegueira (M. de S. Luzia, Virgem e Mártir)

Na jovem Santa Luzia, padroeira de Siracusa e da Sicília, além de protetora das pessoas que têm problemas de visão, a Igreja venera um duplo testemunho: o da virgindade de corpo e de alma, que ela guardou com inigualável heroísmo, e o do martírio, que ela suportou pacientemente por amor a Jesus Cristo, a cujo palácio celeste os próprios anjos conduzem pela mão as almas puras e virginais. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, e peçamos ao Senhor que, pela intercessão de Santa Luzia, cure-nos da cegueira dos erros e infunda-nos no coração a virtude da santa pureza.
12/13/20234 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Guadalupe: uma catequese aos latino-americanos (Festa de N. Senhora de Guadalupe)

Às aparições de Nossa Senhora de Guadalupe em 1531 se seguiu um fenômeno extraordinário: vencidos, não pelo ferro ou a espada, mas pela maternal doçura de Maria Santíssima, milhares de indígenas, abandonando sua falsa e execrável religião, abriram-se enfim para a fé no único e verdadeiro Rei e Senhor, Jesus Cristo, nosso Sol de justiça. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 12 de dezembro, e elevemos hoje nossas preces à Virgem de Guadalupe, principal Padroeira das Américas!
12/12/20235 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Sejamos cooperadores de Cristo (Segunda-feira da 2.ª Semana do Advento)

O Evangelho que a Igreja hoje proclama nos desvela um mistério tremendo: Cristo, Cabeça de uma humanidade renovada, quer ser ajudado em sua obra de salvação pelos membros de seu Corpo Místico, não por fraqueza ou indigência, mas para que nós, unidos à sua Paixão, cooperemos com nossas dores e orações para a salvação de nossos irmãos no Filho eterno do Pai. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, e peçamos a Maria Santíssima, Rainha da Igreja, que nos dê a graça de vivermos com profundidade o mistério de nossa colaboração com o divino Redentor!
12/11/20234 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | De onde vem a falta de esperança do homem moderno? (2.º Domingo do Advento)

O Advento é um tempo litúrgico especial para fortalecermos a virtude da esperança. Mas como falar dessa virtude a uma sociedade que se entregou ao desespero? Por que o homem moderno não é capaz de cultivar a verdadeira esperança cristã? De onde vem a falta de esperança do homem moderno? Na homilia deste domingo, partindo de uma importante lição de Santo Tomás de Aquino, Padre Paulo Ricardo explica que quem acredita já estar gozando da felicidade neste mundo jamais conseguirá nutrir esperança pela felicidade do Céu. Afinal, não pode ter o coração nas coisas do alto quem se encontra apegado aos prazeres da carne.
12/9/202324 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que precisamos de pastores? (Sábado da 1.ª Semana do Advento)

No Antigo Testamento, Deus instituiu três classes de ungidos para assistir e guiar o seu povo: os sacerdotes, os profetas e os reis. Como porém os primeiros e os últimos não só mataram os profetas como decaíram de sua altíssima função, Deus enviou o seu Filho para instituir um novo sacerdócio e reinado, a fim de que ao novo Israel, que é a Igreja, não faltassem bons pastores. Isso, no entanto, sob a condição de que as ovelhas não deixassem de pedir por eles: “Pedi ao dono da messe que envie trabalhadores”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de dezembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
12/9/20235 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | As três graças da Imaculada (Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora)

É com o coração transbordante de alegria que a Igreja inteira, rendendo graças a Deus onipotente, celebra hoje a Imaculada Conceição da toda pura e toda santa Mãe de Deus, preservada imune da mancha de pecado desde o primeiro instante de sua concepção. Apesar de enriquecida com uma plenitude inicial de graças que a fez digna Mãe do Redentor, Maria não deixou de crescer na graça divina ao longo de sua vida na terra, amando com um amor singular o Deus que nela assumiu a condição mortal para que nós, chamados à glória do Céu, participássemos um dia de sua divindade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de dezembro, e consagremo-nos hoje à Virgem puríssima, sem pecado concebida!
12/8/20235 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Aprenda a amar e venerar esta oração eucarística!

O santo que hoje celebramos foi o primeiro a registrar as palavras da mais antiga oração eucarística da Igreja Romana. Por séculos e séculos, na verdade, ela foi a única a ser rezada no rito romano da Missa, com o que temos a garantia: milhares de santos sacerdotes pronunciaram essas mesmíssimas palavras — e foram santificados por elas. Com a nova tradução brasileira do Missal Romano, finalmente a Oração Eucarística I (como agora é conhecida) pode ser apreciada em seu esplendor e integridade, sem as mutilações que antes havia, pois o Cânon está bem mais próximo de seu texto original latino, com todas as imagens e expressões que o tornam particularmente belo e majestoso: os pastores da Igreja que guardam a “fé católica”; a “condenação eterna” de que queremos nos ver livres; as “santas e veneráveis” mãos de Nosso Senhor; o “precioso cálice” que Ele consagra; “as mãos do… santo anjo” que levam a oferenda da Missa até a presença de Deus etc. Aprendamos a apreciar esta oração, degustando suas palavras e venerando a tradição que no-las trouxe até aqui. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 7 de dezembro de 2023, memória de Santo Ambrósio, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
12/7/202319 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Contemplar a Verdade: vocação de todo cristão (Memória de Santo Ambrósio de Milão)

Hoje, véspera da Imaculada Conceição, celebramos a memória do grande pregador a quem deve Santo Agostinho sua conversão à fé: Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja. Elevado quase repentinamente ao episcopado, Ambrósio cresceu na santidade, meditando a Palavra de Deus e comunicando aos demais tudo o que ali contemplava. Foi o seu amor à verdade, até mais do que seu talento com as palavras, o fator decisivo para que os olhos de Agostinho se abrissem para a luz de Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e peçamos a Deus que nos tire das trevas da ignorância e nos ilumine sempre com a luz da fé.
12/7/20235 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Cristo quer nascer em almas contritas (Quarta-feira da 1.ª Semana do Advento)

O Advento é tempo de alegria, porque sabemos que o Senhor virá; mas é também tempo de penitência, porque é preciso preparar-lhe a casa. E como não há melhor maneira de dar ao Senhor boa hospedagem do que purificando-se dos próprios pecados, o Advento é por excelência o tempo da Confissão. Saibamos aproveitá-lo com sabedoria, para que o Senhor, ao vir até nós na noite de Natal, encontre limpa e arrumada a manjedoura de nossa alma. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 6 de dezembro.
12/6/20235 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A presença de Cristo nas almas (Terça-feira da 1.ª Semana do Advento)

São três as vindas de Cristo. A primeira, na humildade de sua carne passível, já se cumpriu há dois mil anos. A segunda, na glória de sua majestade, há de cumprir-se no fim dos tempos. A terceira, no silêncio de sua graça, é a que Ele deseja realizar hoje em cada um de nós, sobretudo neste tempo propício de conversão e penitência que é o Advento. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 5 de dezembro, deixemos Cristo entrar em nossa alma por uma boa confissão e aprendamos a notar pela oração sua presença viva em nós.
12/5/20236 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Miséria e misericórdia: dois lados da mesma moeda

Tão bela foi a demonstração de fé do centurião romano, na passagem do Evangelho proclamada hoje na liturgia, que a Igreja quis que a repetíssemos quotidianamente ante o altar do santo sacrifício: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minh’alma será salva”.  Mais do que repetir roboticamente tais palavras, porém, convém que as interiorizemos, meditando sempre sobre a nossa total indignidade e a profunda misericórdia de Deus para conosco — duas verdades inseparáveis, mas que nós teimamos em querer cindir com nossa soberba e presunção.  Pois é verdade que somos miseráveis, e de nada adianta tentarmos nos enganar a esse respeito com discursos artificiais de autoajuda, do tipo: “Eu sou bom”, “Eu posso” ou “Confie em si mesmo”. Mas, ao mesmo tempo, Deus quer vir ao nosso encontro para nos salvar — como foi ao encontro do filho pródigo —, e Ele faz isso por puro amor e gratuidade, ainda que sejam enormes e tremendos os nossos pecados. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 4 de dezembro de 2023, segunda-feira da 1.ª semana do Advento, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
12/4/202326 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A importância da oração no Advento (Segunda-feira da 1.ª Semana do Advento)

O Advento é um período especial de preparação para a vinda de Nosso Senhor na noite de Natal. A essa preparação é imprescindível, mais do que esta ou aquela mortificação, dedicar um pouco mais de tempo à alma de toda a nossa vida espiritual: a oração, constante e silenciosa, feita aos pés d’Aquele a quem tanto devemos amar e a quem devemos preparar dignamente o humilde presépio do nosso coração. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, e peçamos à Virgem Santíssima, Mãe puríssima, a graça de termos um Advento de oração e crescimento contínuo na fé.
12/4/20234 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Três passos para viver bem o Advento (1.º Domingo do Advento)

A partir deste domingo, a Igreja se veste de roxo para, em atitude de penitência e vigilância, esperar o nascimento de Cristo. Mas o que devemos fazer concretamente para estarmos preparados para a vinda do Senhor? Que propósitos devemos colocar em prática para fazer do Advento um tempo de verdadeira conversão? Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e aprenda três passos fundamentais para preparar sua alma para a vinda do Senhor.
12/2/202324 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os prazeres que nos tornam insensíveis (Sábado da 34.ª Semana do Tempo Comum)

A busca desordenada pelo prazer sensível e as vãs preocupações da vida procedem todas de um mesmo mal: julgamos insensatamente que encontraremos a felicidade perfeita neste mundo; por isso nos deixamos escravizar pela carne, que nos embota a inteligência, e perdemos a paz diante das contrariedades, que nos enchem de agitação. O remédio só pode ser a graça de Cristo, que nos recorda que o nosso coração foi feito para uma alegria não desta terra passageira, mas dum Céu de paz e gozo eternos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 2 de dezembro, e encerre ao nosso lado mais um ano litúrgico.
12/2/20235 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Qual o sentido de “céus e terra passarão”? (Sexta-feira da 34.ª Sem. do T. Comum)

Todas as obras de Deus proclamam a grandeza do seu amor e da sua sabedoria. Também nós, como criaturas saídas de suas mãos, somos uma palavra, uma expressão, ainda que limitada e parcial, de sua bondade infinita. Mas Ele não nos fez para que desaparecêssemos com os céus e a terra; Ele nos fez à sua imagem e semelhança, para que fôssemos luz, verdade e amor para os outros, iluminando e aquecendo os que estão ao nosso redor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 1.º de dezembro, e peçamos a graça de sermos testemunhas do amor e da verdade de Cristo.
12/1/20235 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Santo André: o “anunciador” do Advento

A Festa de Santo André, Apóstolo, última festividade do ano litúrgico, serve-nos como um “aviso” de que se aproxima o Tempo do Advento. Por isso, ao celebrar esse Apóstolo, precisamos pensar em que tipo de penitência ou propósito iremos assumir para nos prepararmos de forma frutuosa para o Natal. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 30 de novembro de 2023, Festa de Santo André, Apóstolo, durante Missa na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
11/30/202314 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Apóstolo crucificado com Cristo (Festa de Santo André, Apóstolo)

A Festa de Santo André, Apóstolo, enquadrada neste desfecho do Ano Litúrgico, ajuda-nos a lembrar que Jesus Cristo, recapitulando em si todas as coisas, abriu o único caminho que podemos percorrer para chegar um dia à glória da Ressurreição: a Santa Cruz, abraçada com amor e em união com as dores salvíficas de Nosso Senhor, cabeça de toda a humanidade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 30 de novembro, e peçamos ao Coração Imaculado de nossa Mãe Santíssima a graça de, abraçados à Cruz de Cristo, sermos dignos de participar de sua vida imortal.
11/30/20235 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Totalitarismo “soft” e cristãos amordaçados

O Papa Pio XI instituiu a festa de Cristo Rei como resposta à ascensão dos “regimes totalitários” — um fenômeno político típico de nossa época, de ditaduras anticristãs com pretensão de mandar em todas as áreas da vida humana. No século XX, esses regimes fizeram vários mártires, especialmente na Espanha, no México e na Rússia. Mas o totalitarismo de hoje parece mais soft, pois investe num massivo trabalho cultural, tendo em vista desacreditar o Evangelho e desencorajar os cristãos de anunciá-lo — até o ponto em que pregar certas verdades seja “ofensivo” ou se transforme em crime; até o ponto em que tenhamos medo inclusive de “pensá-las”. Sob esse aspecto, estamos diante de algo bem pior que as primeiras perseguições aos cristãos no Império Romano: pois, lá, matavam-se os corpos, mas nasciam os mártires, ao passo que, agora, mata-se a vida da alma e fortalecem-se os ímpios e a impiedade. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 26 de novembro de 2023, durante Missa dominical na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Na ocasião, celebrava-se a Solenidade de Cristo, Rei do Universo.
11/29/202331 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Grandes sinais serão vistos no céu” (Terça-feira da 34.ª Semana do Tempo Comum)

À medida que se aproxima o final do ano litúrgico, a Igreja nos vai pondo diante dos olhos, com insistência crescente, os mistérios que rodeiam o Fim dos Tempos: guerras e revoluções, terremotos e carestias, tudo isso prenuncia a chegada do Juízo, mas nada disso constitui, por si só, o final da história. Como entender estes sinais, aparentemente tão sombrios e desalentadores, e o que têm eles a nos dizer agora, neste tempo em que ainda vivemos na esperança do retorno de Cristo? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-fei
11/28/20235 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa

Na Medalha Milagrosa, a bem-aventurada Virgem Maria aparece calcando aos pés a cabeça da serpente, e ao seu redor se inscreve a invocação: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”  Foi assim que ela apareceu, dia 27 de novembro de 1830, em Paris, na França, a Santa Catarina Labouré, mostrando-se ainda como Nossa Senhora das Graças, desejosa de derramar sobre a humanidade inteira os favores do Céu. Em seus dedos, porém, cheios de anéis, a vidente de Maria notou que alguns deles reluziam e outros não. Estes simbolizavam as graças que nós devíamos pedir, mas que não estávamos pedindo, e por isso não vinham até nós. E você, que graças tem deixado de pedir a Jesus e Maria? Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 27 de novembro de 2023, durante Missa votiva de Nossa Senhora, Medianeira de Todas as Graças, rezada pela manhã na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
11/27/202314 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Uma Medalha contra a Revolução

A Revolução Francesa e seus frutos são uma realidade satânica, que precisa ser esmagada pela Imaculada Conceição e por seus filhos. Foi o que Nossa Senhora veio alertar na Rue du Bac, em 1830, e em tantas outras de suas aparições recentes... Nesta pregação, descubra conosco qual o significado da Medalha Milagrosa, à luz do grande projeto de Deus para a humanidade, e saiba como os humilíssimos Corações de Jesus e Maria, gravados nessa medalha, são para nós fonte de salvação. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 27 de novembro de 2019, memória de Nossa Senhora das Graças, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
11/27/202323 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O segredo da santidade (Segunda-feira da 34.ª Semana do Tempo Comum)

Naquela pobre viúva que hoje vemos depositar no cofre do Templo tudo o que tinha para viver cumpre-se o que Deus tanto sonhava ao dizer ao povo de Israel: “Amarás o Senhor com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”, pois o que Ele quer não são barganhas nem reservas técnicas, mas que nos entreguemos ao seu amor por inteiro, sem divisões. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 27 de novembro, e aprendamos com o exemplo dos santos a dar a Deus tudo quanto temos, seja muito ou pouco, pequeno ou grande, mas que seja dado com amor!
11/27/20235 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Deixemos a Verdade de Cristo reinar! (Solenidade de Cristo Rei do Universo)

O significado desta Solenidade de Cristo Rei não está tanto em reverenciarmos uma imagem de Jesus coroado de honra e de glória, mas em convencer-nos de que, somente na pessoa de Cristo, realiza-se o reinado de Deus sobre as nossas vidas e sobre a sociedade. Mas, para que isso aconteça, precisamos antes de tudo permitir que, dentro de nós, aconteça um reinado da Verdade, que nos colocará inevitavelmente na contramão do mundo moderno, escravizado pela ditadura do relativismo. Ouça a homilia deste domingo do Padre Paulo Ricardo e entenda como podemos, de forma concreta, permitir que Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei da Verdade, seja o soberano de nossas vidas.
11/25/202325 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A fé na ressurreição dos corpos (Sábado da 33.ª Semana do Tempo Comum)

A ressurreição dos mortos é um dogma de fé revelado na Sagrada Escritura e atestado pela Tradição divino-apostólica, além de ter sido reiterado um sem-número de vezes pelo Magistério da Igreja, que nunca cansou de levantar a voz contra todos os erros que, de uma forma ou de outra, tendem a negar que, no dia do juízo, todos os homens comparecerão com seus corpos diante do tribunal de Cristo a fim de prestar contas de suas obras. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 25 de novembro, e creiamos de todo o coração que, à segunda vinda de Cristo, todos nós havemos de ressuscitar em nossos corpos para prestar contas de nossas ações: os que fizeram o bem irão para a vida eterna; aqueles, porém, que fizeram o mal, irão para o fogo eterno.
11/25/20236 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A alegria do martírio (Mem. de Santo André Dung-Lac e companheiros mártires)

A Igreja celebra hoje a memória dos 117 mártires do Vietnã que, em meados do século XIX, entregaram a vida por amor a Cristo. Dentre esses heróis da fé, destaca-se o jovem sacerdote João Teófanes Venard, cujas cartas, testemunho de sua paciência e alegria à espera da coroa do martírio, impactaram a França de sua época e, de modo especial, a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, que encontrou nele um exemplo de constância na dor e na adversidade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 24 de novembro, e conheça um pouco mais a história de São João Teófanes Venard.
11/24/20235 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Até quando Jesus chorará sobre nós? (Quinta-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)

Tendo enfim Jerusalém diante dos olhos, Jesus chora sobre a cidade santa. O Evangelho de hoje nos confronta assim com a cena tocante do Deus que se entristece e, como pai amoroso, derrama lágrimas pelo filho perdido. Esta tristeza, porém, tem algo de alegria: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”, pois o consolo de Cristo está na conversão sincera de nossos corações, em reconhecer o tempo em que Ele nos visita e convida-nos à penitência. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 23 de novembro, e descubra a urgência de nos convertermos a cada instante e enxugarmos os olhos deste Deus a quem tanto ofendemos.
11/23/20234 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Mesmo na dor, cantar o louvor de Deus (Memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir)

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Cecília, uma das mártires mais veneradas da Igreja romana. Condenada à morte por ter-se negado a sacrificar aos ídolos pagãos, Cecília suportou o tormento do martírio em meio a hinos e cânticos de louvor, razão por que é venerada hoje como padroeira dos músicos e poetas. Foi virgem consagrada e, com seu exemplo de pureza e fidelidade a Cristo, conseguiu converter seu marido, Valeriano, e motivá-lo a entregar-se também de corpo e alma a Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 22 de novembro, e peçamos ao Senhor que, por intercessão de Santa Cecília, sempre reavive em nós o fogo da caridade apostólica.
11/22/20235 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Entregar-se sem olhar para trás (Memória da Apresentação de Nossa Senhora)

Comemoramos hoje a Apresentação de Nossa Senhora, ou seja, a consagração da Virgem Maria ao serviço de Deus no Templo de Jerusalém. Baseada numa antiquíssima tradição, a festa que hoje celebramos nos convida a rezar com ainda mais amor e confiança a esta que, bendita entre todas as mulheres, foi escolhida para ser Mãe do Verbo encarnado e de todos os fiéis. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 21 de novembro, e se una às nossas orações à bem-aventurada e sempre virgem Maria!
11/21/20235 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Senhor, que eu veja novamente! (Segunda-feira da 33.ª Semana do Tempo Comum)

Há por aí muitos católicos, e talvez sejamos um deles, que são como o cego Bartimeu. Ele, que não era cego de nascença, acabou perdendo a vista, assim como muitos fiéis que, iluminados ainda na pia do Batismo, perderam com o passar dos anos esse lume divino da fé católica, por terem escolhido aquilo que crer e, desta forma, terem posto os seus próprios critérios acima da autoridade de Deus. É hoje o dia de, humilhados, implorarmos a Cristo que nos faça enxergar de novo, que nos restitua a luz da fé, para a qual, infelizmente, talvez estejamos cegos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 20 de novembro, e imitemos a súplica do cego de Jericó: “Senhor, eu quero enxergar de novo”.
11/20/20235 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Deixe de ser um “servo mau e preguiçoso”! (33.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, ao chamar de “mau e preguiçoso” o último servo da parábola dos talentos, Jesus Cristo descreve a situação de muitos de nós, que, arrastados pela memória passional, terminamos obedecendo simplesmente à lei dos animais: “Foge da dor, busca o prazer”. Mas será possível, afinal, sair dessa lógica animalesca e escravizante? Como podemos nos tornar “servos bons e fiéis” para participarmos, um dia, da alegria de Nosso Senhor? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este 33º Domingo do Tempo Comum e, examinando a sua vida até aqui, assuma o propósito de reordenar a “administração dos talentos” que Deus lhe confiou.
11/18/202323 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que Deus quer que rezemos? (Sábado da 32.ª Semana do Tempo Comum)

Deus não é surdo aos nossos pedidos, mas tampouco está obrigado a dar-nos tudo o que pedimos no momento em que mais o queremos. Ele, que é Sabedoria infinita, sabe como e quando nos dar os bens convenientes, e só o que pede de nós é que, com ânimo humilde, com perseverança e sem nunca desistir, rezemos sempre, dispostos a sofrer suas santas demoras, mesmo no tempo da infelicidade e da aridez. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 18 de novembro, e humilhemos o nosso coração, a fim de que no derradeiro momento sejamos enriquecidos de graça e virtude.
11/18/20235 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Esposa, mãe, rainha e santa (Memória de Santa Isabel da Hungria)

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Isabel da Hungria, modelo de bondade, beneficência e amor aos pobres e doentes, nos quais ela reconhecia a presença amorosa do Cristo que sofre e deseja a consolação da nossa caridade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 17 de novembro, e peçamos a Deus que, pelas preces e merecimentos de Santa Isabel, possamos desprezar as venturas do mundo e dispor-nos para gozar um dia das alegrias eternas.
11/17/20235 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Onde está o Reino de Deus? (Quinta-feira da 32.ª Semana do Tempo Comum)

Quando chegará o Reino de Deus? A essa pergunta dos fariseus, Jesus responde não diretamente, mas com a afirmação rotunda de que o Reino de Deus já chegou, e não de forma ostensiva, perceptível pelos sentidos do corpo, mas como realidade espiritual, da qual só nos podemos aperceber pelo sentido superior da fé. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 16 de novembro, e entenda como, a partir de tantos sinais externos, o Reino de Deus quer fazer chegar o seu reinado à intimidade do nosso coração.
11/16/20236 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A cura dos dez leprosos e a ingratidão (Quarta-feira da 32.ª Semana do Tempo Comum)

O Evangelho de hoje, exclusivo de São Lucas, fala-nos de dez leprosos curados por Jesus, dos quais só um voltou para agradecer-lhe. Neste episódio, temos como que resumido o que é a humanidade: todos recebemos de Deus inúmeros benefícios temporais, mas são poucos não só os agradecidos, mas os que o glorificam na fé como Salvador. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 15 de novembro, e corramos atrás dos outros leprosos, para que também eles vejam que, muito mais do que saúde física, a fé em Cristo lhes dará a salvação eterna.
11/15/20235 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que somos “servos inúteis”? (Terça-feira da 32.ª Semana do Tempo Comum)

A parábola do servo inútil pode chocar um pouco a sensibilidade do homem moderno. Afinal de contas, como Deus, tão bom e justo, poderia tratar-nos como “escravos”, a quem não é devido salário e nem sequer um “muito obrigado”? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 14 de novembro, e entenda o quão profunda é nossa dependência de Deus, o único verdadeiramente necessário.
11/14/20235 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Não faça como as virgens loucas: renuncie ao pecado!

Na parábola das dez virgens, cinco delas são elogiadas como previdentes porque “levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas”. Outras cinco são chamadas de loucas, ou imprudentes, porque não se preveniram com óleo suficiente, e por isso acabaram não entrando no festim nupcial. Neste óleo está representado tudo o que precisamos fazer para nos salvar, mas sobretudo o chamado “estado de graça”, dom que recebemos no dia de nosso batismo e que precisamos manter ao longo de nossa vida. Para isso, no entanto, é preciso renunciar permanentemente aos pecados mortais, todos, de uma só vez e para sempre — por mais que digam o contrário as “novidades” e teologias “da moda”. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 12 de novembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Na ocasião, ele celebrava a Missa do 32.º Domingo do Tempo Comum, ano A.
11/13/202341 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A santidade também é para os jovens (Memória de Santo Estanislau Kostka)

Com apenas dezoito anos de idade, Santo Estanislau Kostka chegou a um grau de santidade que poucos, após muitos anos de caminhada, logram alcançar. E suas principais armas para crescer no amor a Cristo foram a pureza de coração, guardado zelosamente contra todo tipo de indecência, e uma devoção especialíssima à Virgem Maria. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 13 de novembro, e peçamos a Santo Estanislau Kostka que rogue hoje pela nossa juventude, pelos religiosos e todos os seminaristas.
11/13/20235 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Como deixar de ser uma alma tíbia e insensata? (32.º Domingo do Tempo Comum)

Na parábola das dez virgens, cinco se distinguem por sua sabedoria prática, pois providenciaram o óleo necessário para esperar o noivo. As outras, porém, foram insensatas e, tendo ocupado sua inteligência com futilidades, esqueceram-se de repor o óleo das lâmpadas. Por isso, não foram reconhecidas pelo noivo. Nós também, na vida espiritual, se não voltarmos nossa inteligência para Deus, através da oração e da meditação, cairemos numa vida tíbia, sem o “óleo” da devoção, que consiste na prontidão da vontade para buscar as coisas do alto e abraçar os desígnios de Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e entenda como deixar de ser uma alma tíbia e insensata.
11/11/202325 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | As “dores de parto” da paternidade espiritual (Mem. de S. Martinho de Tours, Bispo)

A Igreja celebra hoje a memória de um dos santos mais populares da França: São Martinho de Tours, soldado, eremita, missionário, evangelizador e bispo. Sua vida de trabalhos e dedicação aos outros é um estímulo constante a que também nós, com o auxílio divino, não recusemos nunca os sofrimentos que Deus nos envia para configurar-nos ao Coração de seu Filho, de cujo lado traspassado brotaram todos os filhos da luz. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 11 de novembro, e peçamos ao Pai que, pela intercessão de São Martinho de Tours, tenhamos a graça necessária para nos entregarmos sem medidas a Cristo e aos nossos irmãos.
11/11/20235 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Papa que combateu os inimigos da Igreja (Mem. de São Leão Magno, Papa e Doutor)

A Igreja celebra hoje a memória de um dos maiores papas da história: São Leão Magno, que governou a barca de Pedro num período de grandes turbulências não só doutrinais, devido à irrupção de muitas heresias, mas ainda temporais, graças ao assédio bárbaro que, em pouco tempo, faria ruir o Império Romano do Ocidente. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 10 de novembro, e peçamos a Deus, que se dignou colocar à frente da Igreja São Leão Magno, que nos conceda a graça de perseverarmos até o fim na sã doutrina e de gozarmos de paz e segurança perpétua.
11/10/20235 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que é um templo cristão? (Festa da Dedicação da Basílica de Latrão)

Se, para as religiões pagãs, o templo não é mais do que um edifício de pedra em que se praticam certos ritos e sacrifícios, para a fé cristã, por outro lado, é Jesus Cristo o verdadeiro templo em que Deus habita, não de forma simbólica, mas pessoalmente, e também cada um dos fiéis, convertidos pela graça divina em moradas vivas da Santíssima Trindade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 9 de novembro, e rezemos juntos a fim de que, perseverantes na fé, possamos um dia contemplar a Trindade beatíssima que faz morada em nossas almas!
11/9/20236 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O peso e a glória da Cruz (Quarta-feira da 31.ª Semana do Tempo Comum)

A nossa vida sobre a terra, se temos a sabedoria divina que nos faz ver além das aparências da carne, é uma luta, mas também um triunfo. A nossa Cruz é não só um fardo, mas também um troféu; o nosso Calvário não é só termo de chegada, é também início de uma nova história, cujas primeiras frases Deus escreve pela graça e cuja conclusão Ele quer consumar pela glória. Para isso, precisamos seguir a Cristo, com alegria em meio a dores, com aquele amor que tudo subordina ao único e verdadeiro Amor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 8 de novembro, e medite conosco mais esta página do santo evangelho.
11/8/20236 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Deus não se cansa de chamar-nos (Terça-feira da 31.ª Semana do Tempo Comum)

Dois ensinamentos principais nos quer transmitir o Senhor no Evangelho de hoje. O primeiro é lembrar-nos a insistência, diríamos quase “ansiosa”, com que Deus deseja a nossa salvação e está pronto para dar-nos o que for necessário à nossa santificação. O segundo é mostrar que até das tribulações e sofrimentos Ele pode servir-se para produzir em nossas vidas os bens a que, sem elas, talvez não daríamos valor. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 7 de novembro, e medite conosco a santa Palavra de Deus.
11/7/20235 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Uma aula sobre vida eterna, Purgatório e indulgência

Quando rezamos o Terço, sempre repetimos a oração de Fátima: “Ó meu Jesus… levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem”. Com tais palavras, Nossa Senhora ensinou os pastorinhos, e ensina-nos também, a rezar pelas almas dos nossos fiéis falecidos, que já não podem fazer mais nada por si mesmas. Essas almas recebem do Pai um “castigo bondoso”  na outra vida: o amor que deram a Deus não foi o amor excelente e generoso dos santos, mas o Senhor aceitou sua oblação imperfeita, e agora os purifica num lugar de grande esperança, pois a única “porta de saída” do Purgatório é o Céu. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo numa segunda-feira, dia 6 de novembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Na ocasião, ele celebrava Missa votiva pelas almas do Purgatório — como a Igreja faz tradicionalmente às segundas-feiras.
11/6/202320 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A recompensa do amor (Segunda-feira da 31.ª Semana do Tempo Comum)

Quando dermos um banquete, diz-nos Jesus no Evangelho de hoje, não devemos convidar ninguém que nos possa recompensá-lo de alguma maneira. Então seremos felizes, porque receberemos a nossa paga no dia da ressurreição. Nada disso significa, é claro, que as nossas boas obras devam ser “calculadas” em função do nosso próprio benefício espiritual, como se a caridade cristã fosse um tipo de “investimento” neste prêmio futuro que é a glória do Céu. Devemos amar em gratidão pelo amor livre e generoso com que Deus amou a todos nós, coxos e pobres, chamados a tomar parte na festa eterna dos santos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 6 de novembro, e medite conosco o Evangelho que a Igreja hoje proclama!
11/6/20235 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Um santo desespera de si, para esperar em Deus (Solenidade de Todos os Santos)

Há mais de 500 anos, um sacerdote chamado Martinho Lutero desesperou de si mesmo e das pessoas de seu tempo, para concluir precipitadamente que a santidade é inatingível, e que a “justificação” que Deus nos dá é um ato arbitrário, uma espécie de “maquiagem” que esconde a nossa miséria, sem necessidade de correspondermos à graça divina. Nós católicos, porém, cremos que a santidade não só é possível, como também é a vocação universal para a qual todos são chamados. Mas em que consiste a santidade e como buscá-la? E ainda: como superar o desespero diante da nossa aparente incapacidade de viver esse chamado de Deus? É isso que Padre Paulo Ricardo nos ensina nesta homilia da Solenidade de Todos os Santos.
11/4/202325 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Uma vida gasta a serviço dos irmãos (Memória de São Carlos Borromeu, Bispo)

A humildade cristã não consiste, na prática, em fazer-se tudo para todos, a exemplo de Nosso Senhor. Ele, que desceu do Céu e assumiu a condição de escravo, fez-se o menor dos homens, para que todos, purificados pela aspersão do seu sangue, recebessem uma veste branca de graça e de justiça. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este primeiro sábado do mês, dia 4 de novembro, e peçamos à Virgem Maria e a São Carlos Borromeu, cuja memória hoje celebramos, a graça de vivermos concretamente a humildade de quem segue a Jesus Cristo.
11/4/20235 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Observam os detalhes, mas esquecem o amor (Sexta-feira da 30.ª Sem. do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, dois olhares se cruzam e observam, e dois silêncios se acusam mutuamente. Um olhar é o dos fariseus, o outro é o de Cristo. O silêncio dos primeiros, observando com malícia, condena a Cristo como transgressor do sábado; mas o silêncio de Cristo, observando com bondade, condena-os como transgressores do amor ao próximo. O motivo das condenações? Um hidrópico necessitado de cura, e um dia de sábado, que parece não permitir curar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 3 de novembro, e medite conosco mais uma página do Santo Evangelho!
11/3/20236 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A necessidade de rezar pelos falecidos (Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos)

A Comemoração dos Fiéis Defuntos, festa em que a caridade cristã nos impele a rezar em sufrágio daqueles que nos precederam com o sinal da fé, vem recordar-nos — como sempre creu a Igreja Católica — que só poderão associar-se no Céu à assembleia dos santos as almas inteiramente purificadas, ou seja, as que, além de estarem livres de todo pecado mortal, tiverem alcançado aquele grau de amor a Deus sem o qual não é possível ser admitido ao Reino celeste. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 2 de novembro, e ofereçamos hoje, em sufrágio das benditas almas do Purgatório, jejuns, esmolas, orações e toda obra de piedade que nos inspirar a caridade cristã.
11/2/20235 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Fazei todo esforço possível!” (Quarta-feira da 30.ª Semana do Tempo Comum)

Para entrar no Céu, diz Nosso Senhor, precisamos fazer todo esforço possível, porque estreita é a porta que dá acesso ao Reino de Deus; para ir para o inferno, ao contrário, basta não fazer nada, deixando-se levar pelo comodismo e a mediocridade, porque largo e espaçoso é o caminho que leva à perdição. Por isso, Jesus nos exorta hoje a “arregaçar as mangas”, porque se não nos esforçarmos, ainda que nesta vida tenhamos clamado “Senhor, Senhor!”, mereceremos ouvir de Cristo no dia do Juízo: “Não sei donde sois. Afastai-vos de mim”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 1.º de novembro, e supliquemos a Deus a graça de tomarmos de assalto  a vida cristã, com santa determinação, e de podermos perseverar até o fim no cumprimento dos nossos deveres.
11/1/20235 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como funciona a dinâmica da fé? (Terça-feira da 30.ª Semana do Tempo Comum)

“A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.” O Evangelho desta terça-feira conta-nos as famosas parábolas do grão de mostarda e do fermento na massa. Com essas comparações, Nosso Senhor nos ensina que seu reinado em nós pela graça possui uma força de crescimento que depende sobretudo da fé, sem a qual é impossível agradar a Deus. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 31 de outubro, e descubra por que o Evangelho é uma força de Deus para aquele que crê.
10/31/20235 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não estamos com a alma encurvada? (Segunda-feira da 30.ª Semana do Tempo Comum)

Sem o toque da graça de Cristo, somos espiritualmente tristes e preguiçosos, à semelhança daquela mulher encurvada da qual nos fala o Evangelho de hoje. Enfraquecidos e sem ânimo, somos incapazes por nós mesmos de levar a cabo a nossa vocação à grandeza no amor. Sem ajuda constante de Nosso Senhor, não podemos erguer-nos até o céu, aonde chegam só os que se deixam carregar, como em um elevador, pelo amorosíssimo e misericordioso Coração de Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 30 de outubro, e peçamos a Deus que nos infunda a força interior de sua graça, sem a qual nada somos nem podemos.
10/30/20234 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Como adquirir e fazer crescer o amor a Deus? (30.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, Nosso Senhor apresenta o mais importante mandamento da Lei: o mandamento do amor. Em sua resposta aos fariseus, Ele declara que devemos amar a Deus de todo o coração, ou seja, amar a Deus como finalidade de tudo. Deus, como razão última, deve estar por trás de todas as coisas que amamos. Mas, não basta simplesmente sabermos o que é amar a Deus, precisamos viver esse amor e desenvolvê-lo. Por isso, partindo dos ensinamentos de Santo Tomás de Aquino, Padre Paulo Ricardo nos explica, na homilia deste domingo, como podemos acender e fazer crescer em nossos corações a chama do amor a Deus.
10/28/202326 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A missão de um apóstolo (Festa de São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos)

A Igreja é, por essência, apostólica, porque apostólica é a sua fé, recebida das mãos dos Doze, e apostólica é a sua vida, voltada para a salvação das almas. Mas dizer “apostólico” não é o mesmo que dizer “ativista” nem simples “missionário”. É apóstolo aquele a quem primeiro o Senhor chamou, para estar consigo num trato de amizade e contemplação, e só depois enviou para pregar, seja ao mundo, seja à própria família, o santo Evangelho. Para o católico, não pode haver pregação sem ter havido antes recolhimento, assim como, para o coração, não há diástole sem sístole. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 28 de outubro, e celebremos juntos a festa dos santos Apóstolos Simão e Judas Tadeu!
10/28/20235 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não se faça de desentendido… (Sexta-feira da 29.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, na multidão à qual Jesus se dirigia, muitos simulavam não compreender as suas palavras, pois não queriam mudar de vida. E nós? Se já ouvimos tanto os ensinamentos de Cristo, por que ainda fingimos não compreender o que precisa ser feito? Ouça a homilia de hoje, 27 de outubro, e compreenda o quanto esta vida é séria e que caminhamos para o juízo de Deus.
10/27/20235 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O fogo que Cristo quer atear sobre nós (Quinta-feira da 29.ª Semana do Tempo Comum)

O amor de Cristo, mesmo sendo delicado e cheio de ternura, não tem nada de “romantismo aguado”. Jesus não nos amou com uma languidez adolescente, com meras palavras e bons sentimentos, mas com toda a radicalidade que leva Deus a tomar a natureza humana e deixar-se pregar a uma cruz, a fim de que o fogo da sua própria caridade, surgindo do seu batismo de Sangue, incendeie agora os homens que com tanto custo Ele veio redimir.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 26 de outubro, e descubra por que também nós devemos ter pressa de receber o fogo que Cristo quer atear sobre a terra.
10/26/20235 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um intercessor na luta contra as ideologias (Mem. S. Antônio de Sant’Anna Galvão)

Celebramos hoje um dos santos mais queridos da nossa terra, além de ser o primeiro brasileiro de origem a ser elevado à honra dos altares: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o popular Frei Galvão. Nascido em Guaratinguetá em 1739, num período turbulento da história do Brasil, Frei Galvão presenciou a expulsão dos jesuítas do nosso país e, como consequência, o estado de ruína a que a educação brasileira foi reduzida durante muito tempo. Foi com a sabedoria de um devoto da Imaculada que ele pôde remediar, com amor, paciência e oração, o abandono intelectual a que a nossa gente estava relegada. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 25 de outubro, e peçamos juntos a São Frei Galvão que vele sempre pelo nosso país, protegendo-o de toda ideologia deformante e dos poderes que desejam a todo custo instrumentalizar a educação dos jovens.
10/25/20235 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

São Rafael Arcanjo: guia e ordenador de nossas vidas | Pregação Seleta

Celebrado antes da reforma litúrgica no dia 24 de outubro, São Rafael Arcanjo constitui um verdadeiro guia e ordenador para as nossas vidas. No Antigo Testamento, ele guiou Tobias em sua missão e submeteu às bênçãos de Deus a família que o jovem recém constituíra ao lado de Sara — embora a moça, no passado, tenha sido assolada pelo demônio Asmodeu. Da mesma forma, em nosso caminho, São Rafael é um grande intercessor, ao qual devemos recorrer tanto para nos conduzir sabiamente no discernimento vocacional quanto para ordenar a nossa vida a fim de que ela seja uma seta apontada para o Céu.   Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta terça-feira, dia 24 de outubro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/24/202317 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Jesus quer servos dispostos (Terça-feira da 29.ª Semana do Tempo Comum)

Jesus nos quer de rins cingidos, sempre preparados para O servir nesta vida e para O receber quando Ele vier julgar sobre a nossa ida para a outra. Para os que servem à mesa do Senhor, não há alternativa ao trabalho e à vigilância. Ou pomos o cinto à cintura, esforçando-nos por tornar certa a nossa salvação, ou o diabo, que não descansa em serviço, irá nos encontrar relaxados e desprevenidos, presas fáceis de seus enganos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 24 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
10/24/20235 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Você vai morrer! Pense nisso e deixe de ser ganancioso! | Pregação Seleta

No Evangelho de hoje, contra a tendência de acumular bens para “garantir” o amanhã, Nosso Senhor recomenda que pensemos em nosso futuro mais certo: a morte, o juízo particular diante de Deus e a vida eterna. Pois de nada nos adianta ajuntar tesouros “aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e roubam” — e onde, além disso, tudo deixamos —, quando a única coisa desta vida que não nos será tirada será o relacionamento de amor que procuramos cultivar com Jesus.   Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 23 de outubro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/23/202310 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O remédio para a ganância (Segunda-feira da 29.ª Semana do Tempo Comum)

De todos os males que padece a nossa sociedade, o mais difundido e “normalizado” é, sem dúvida, a ganância. Não há quase ninguém nos dias de hoje cuja vida não esteja organizada em função do dinheiro, de trabalhar, produzir e garantir os meios para uma existência cômoda e tranquila. A nós estão dirigidas aquelas palavras com que Deus repreende no Evangelho o rico insensato: “Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida”. Mas como vencer o mal da ganância? Que remédio a fé cristã oferece contra esse afã desordenado por acumular riquezas que passam e bens que não saciam? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 23 de outubro, e descubra a resposta.
10/23/20235 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Nossa atitude diante do “César” dos tempos atuais (29.º Domingo do Tempo Comum)

Com uma pergunta capciosa, os discípulos dos fariseus e partidários de Herodes aproximaram-se do Senhor e colocaram-no à prova: “É lícito ou não pagar imposto a César?”. Jesus, porém, percebendo a armadilha que lhe preparavam, deu uma resposta formidável: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Com isso, Ele nos ensinou que “importa obedecer antes a Deus do que aos homens”: precisamos nos submeter, sim, aos poderes deste mundo, mas somente a Deus devemos uma obediência irrestrita. Essa é uma verdade que jamais podemos esquecer, sobretudo nestes tempos em que Organismos internacionais, como a ONU, querem impor goela abaixo pautas anticristãs, como a ideologia de gênero, a erotização infantil, a contracepção e o aborto.
10/21/202322 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus” (Sábado da 28ª Sem.do Tempo Comum)

Jesus nos manda confiar em Deus sem restrições: sabemos que Ele nos ama e tem cuidado sobre cada um de nós, a ponto de saber quantos são os nossos fios de cabelo. Mas, por outro lado, faz questão de nos avisar que a consequência da nossa fidelidade ao Evangelho será, muitas vezes, a perseguição e o ódio dos poderosos da terra: seremos levados aos tribunais, humilhados em praça pública e, talvez, obrigados a encarar a própria morte por não renunciarmos ao Filho do Homem. Como entender a aparente contradição entre a amorosa providência de Deus e o fato de, mesmo quando fazemos o bem, nos sucederem tantas coisas ruins? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 21 de outubro, e descubra a resposta!
10/21/20235 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Afinal, devemos ou não temer a Deus? (Sexta-feira da 28.ª Semana do Tempo Comum)

O temor de Deus, dizem as Escrituras em vários lugares, é o princípio da sabedoria. Mas como, afinal de contas, pode Deus ser temido? Se ele é pura bondade e cheio de misericórdia, por que deveríamos temê-lo? Não seria contraditório ter medo de alguém que só nos pode fazer o bem? Na homilia desta sexta-feira, dia 20 de outubro, Padre Paulo explica a partir do Evangelho proclamado hoje pela Igreja por que motivo devemos ser não só tementes a Deus, que pode com justiça castigar-nos pelos nossos pecados, mas também confiantes e esperançosos, já que aquele que nos tem contados todos os cabelos quer associar-nos à sua alegria eterna no céu.
10/20/20235 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por políticos “de bem”, não “de bens”! (Memória de São Pedro de Alcântara)

Muitas pessoas não sabem, mas, além de Nossa Senhora Aparecida, o Brasil tem como Padroeiro e protetor o franciscano São Pedro de Alcântara, padre de origem espanhola que, com uma vida de penitência e mortificação, conseguiu converter inúmeros nobres da corte portuguesa. Sua austeridade, sua pregação rude, mas viril, sua caridade ardentíssima e apostólica foram instrumentos de que Deus se serviu para consertar o coração de homens e mulheres hostis à radicalidade e ao sacrifício de uma vida realmente cristã. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 19 de outubro, e recorramos juntos ao nosso santo Padroeiro, a fim de sermos todos, governantes e cidadãos, amantes da pobreza e humildes servidores uns dos outros.
10/19/20235 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Evangelho de Lucas: um ícone precioso de Maria (Festa de São Lucas, Evangelista)

São Lucas, cuja festa hoje celebramos, tem um papel ímpar na história da Igreja. Além de companheiro e secretário de São Paulo em suas viagens missionárias, Lucas é também o autor dos Atos dos Apóstolos e do terceiro evangelho. Com sua inteligência penetrante e espírito de médico, ele nos conta a vida de Cristo, não à base de simples tradições, mas à luz do testemunho direto de pessoas que viram e ouviram a Palavra de Deus encarnada. Entre essas testemunhas, conta-se ninguém menos do que a própria Mãe do Salvador, que guardou com diligência todas as coisas que se passaram com seu Filho. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 18 de outubro, e peçamos a São Lucas, autor divinamente inspirado, a graça de sermos bons devotos de Nossa Senhora e leitores assíduos das Sagradas Escrituras.
10/18/20235 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Como estarão nossas vestes nupciais no Banquete do Senhor?

Na parábola do Banquete de núpcias, Nosso Senhor deixa claro que na eternidade só permanecerão na sua presença aqueles que portarem as vestes nupciais, que, na prática, representam a graça divina recebida no Batismo, a qual alimentamos e restauramos por meio dos Sacramentos. Porém, os Sacramentos não são um “passe de mágica”; eles só produzem frutos se, de nossa parte, houver o mínimo de cooperação e disposição interior. E só conseguimos alcançar isso por meio da vida de oração, sobretudo pela meditação, na qual nos debruçamos sobre as realidades divinas e deixamo-nos iluminar pela Verdade de Cristo. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 15 de outubro de 2023, durante Missa do 28º Domingo do Tempo Comum, na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/17/202326 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Santo Inácio de Antioquia e a hierarquia dos amores (Terça-feira da 28ª Sem. T. C.)

O grão de trigo que se lança à terra, para poder dar fruto, tem de morrer. Por isso, abrasados pela caridade de Cristo, os mártires não desejam outra coisa senão que chegue logo a hora dos tormentos, quando, moídos nos dentes das feras, eles podem por fim tornar-se pão imaculado e imitadores da Paixão do Senhor. Porque, para quem ama, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 17 de outubro, e peçamos juntos a Deus que olhe para a nossa fraqueza e, pela intercessão de Santo Inácio de Antioquia, alivie-nos do peso das nossas culpas e nos crucifique para este mundo que passa.
10/17/20236 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Deus não obriga ninguém a acreditar nele!

Como a “geração má” do tempo de Jesus, muitos da nossa também buscam sinais para crer. São aqueles ateus, agnósticos, ou mesmo católicos “não praticantes” que conhecemos, e que muitas vezes nos dizem, numa pretensa admiração por nossa fé: “Eu queria acreditar, queria ter essa fé que você tem… mas simplesmente não consigo”. A verdade, porém, é que Deus não falta a ninguém com sua graça. Ele está à porta de todos e bate, mas não arromba os corações nem lhes faz violência para entrar. Quem espera uma ação assim da parte dele não se converterá nunca, e está arriscando seriamente a sua salvação eterna.  Saibamos ver, pois, nas pregações que escutamos, e sobretudo nas “desgraças” que nos acontecem, reverberações da voz de Deus em nossa alma, chamando-nos a uma mudança sincera e definitiva de mente e de coração. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 16 de outubro de 2023, durante Missa matutina, na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/16/202314 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Buscamos a Cristo ou os milagres de Cristo? (Segunda-feira da 28ª Sem. do T. Comum)

A finalidade dos milagres de Jesus, inclusive das curas e ressurreições, não era nem satisfazer a curiosidade do povo, nem erradicar, de uma vez por todas, as mazelas deste vale de lágrimas em que vivemos, mas confirmar de modo claro e suficiente à inteligência de todos a sua missão divina, como Cristo de Israel e Filho de Deus encarnado. Os seus milagres são como palavras vivas e visíveis, como um dedo que, apontando para a luz, quer chamar a nossa atenção, não para si, mas para o foco luminoso que é a verdade do seu testemunho, da sua doutrina. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 16 de outubro, e respondamos com fé ao apelo que Ele com tanto amor nos dirige: “Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa dessas obras”.
10/16/20239 minutes
Episode Artwork

Homilia Dominical | O banquete de núpcias ao qual somos chamados (28.º Domingo do Tempo Comum)

Neste domingo, o Evangelho fala de um banquete nupcial para o qual um rei bondoso convida muitos amigos. Mas esses amigos não lhe dão atenção e, preferindo realizar outras tarefas, desprezam o seu convite. Com essa parábola, Jesus ilustra tanto a atitude dos fariseus com relação a Deus quanto a nossa. Por causa de um falso conceito sobre Nosso Senhor, acabamos desprezando a sua vontade em nossas vidas para buscarmos os banquetes pecaminosos que o mundo nos oferece. E assim nos tornamos totalmente  incrédulos. Ouça a homilia deste domingo, em que Padre Paulo Ricardo nos ensina a fugir dos falsos deuses, para que consigamos comparecer ao banquete celeste com os devidos “trajes nupciais”, isto é, com um coração cheio de amor a Deus.
10/14/202325 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Evangelho que exalta a Virgem Maria (Sábado da 27.ª Semana do Tempo Comum)

A resposta dada hoje por Cristo a um elogio à sua Mãe que irrompe, espontâneo, dos lábios de uma piedosa mulher está longe de ser uma restrição ou, menos ainda, uma negação das glórias de Maria. Porque, se bem é certo que a Virgem não seria bem-aventurada se tivesse gerado a Cristo, mas sem ouvir e guardar a Palavra de Deus, quem pode negar que ela, mais do que todos, tem a felicidade de ser, ao mesmo tempo, Mãe de Deus segundo a carne e a mais fiel cumpridora dos preceitos divinos? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 14 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
10/14/20237 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O diabo e a plenitude da Revelação (Sexta-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)

O Evangelho de hoje, ao mesmo tempo que ilumina a missão de Cristo, nos chama a atenção para o fato de que a grande luta que temos de travar nesta vida não é contra a carne e o sangue, isto é, contra os homens que nos fazem mal, mas contra o próprio príncipe da maldade e os seus anjos, os únicos que podem precipitar-nos a alma e o corpo no Inferno.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 13 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
10/13/20235 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Brasil tem uma vocação divina (Solenidade de Nossa Sra. da Conceição Aparecida)

O Brasil, ao contrário do tom pessimista com que tantas vezes falamos dele, não é a “terra do futebol, do carnaval e do sexo fácil”. Nascemos Terra de Santa Cruz, somos desde o início filhos de Nossa Senhora Aparecida, um povo pobre e sofrido, sim, sob muitos títulos, mas grande nos desígnios de Deus, porque também nós, brasileiros, somos chamados a fazer parte da elite, não do assim chamado “primeiro mundo”, mas dos santos do Céu, cuja fraqueza aos olhos do mundo é o maior triunfo do Altíssimo sobre o orgulho dos poderosos da terra. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 12 de outubro, e peçamos à Santíssima Virgem de Aparecida que nos faça fiéis à nossa vocação de povo católico e solícitos em procurar em tudo a maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fulgores do seu trono celeste não deixa nunca de governar e reger o nosso país.
10/12/20235 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Oração, uma resposta de amor (Quarta-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho segundo São Lucas, a oração do Pai-Nosso só é ensinada aos discípulos depois da parábola do bom samaritano e da visita de Jesus à casa das irmãs Marta e Maria de Betânia, e não durante o sermão da montanha, como narra São Mateus. A sequência escolhida por Lucas nada tem de arbitrária, pois deixa nas entrelinhas uma verdade espiritual de capital importância: foi Deus, o bom samaritano, quem primeiro nos amou, veio ao nosso encontro e conquistou totalmente o nosso coração; é só depois, como resposta humilde de escuta e de amor, que deve entrar em cena a nossa própria oração pessoal.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 11 de outubro, e medite conosco o Evangelho que a Igreja hoje nos proclama.
10/11/20235 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Só uma coisa não nos será tirada (Terça-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum)

A grande diferença entre as irmãs Marta e Maria não é, como às vezes se pensa, entre a vida ativa, de um lado, e a contemplativa, de outro, já que ambas são dignas e necessárias a todo santo, ainda que em doses diversas. Na verdade, o que faz Marta ser docemente repreendida e Maria, justamente elogiada, é o foco que falta à primeira e sobeja na segunda: foco naquele “único necessário” que não nos será tirado, ao contrário das muitas panelas entre as quais, agitados, tanto nos preocupamos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 10 de outubro, e venha meditar sobre mais esta página do santo evangelho.
10/10/20235 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Entenda por que a Confissão é não só importante, mas necessária!

O mandamento de amar a Deus e ao próximo só pode ser cumprido com o auxílio do próprio Criador, que infunde em nossas almas a sua caridade sobrenatural. No Antigo Testamento, uma alma que tivesse ofendido gravemente a Deus, só podia restaurar essa amizade com Ele pelo “milagre” da contrição perfeita (isto é, de um arrependimento vindo do amor para com Deus, mais que do medo de condenação eterna). Na Nova Aliança, porém, inaugurada por Nosso Senhor, fomos presenteados com um grande auxílio: os sacramentos, sobretudo dos que nos põem em “estado de graça”, isto é, o Batismo e a Penitência (também chamada de Confissão). Por meio deles, até quem faz um ato de contrição perfeita, pode ter a paz e segurança de ser perdoado de seus pecados através do ministério sagrado dos sacerdotes católicos. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 9 de outubro de 2019, durante Missa matutina, na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/9/202312 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O amor humano é sempre resposta a Deus (Segunda-feira da 27ª Semana do Tempo Comum)

O amor humano, seja a Deus, seja ao próximo, é sempre um dom e uma resposta. Uma resposta, porque foi Deus que, por livre iniciativa, amou-nos por primeiro, quando ainda éramos inimigos seus, moribundos abandonados à beira do caminho. E um dom, porque só Ele pode nos dar a graça de respondermos com amor ao amor com que fomos bondosamente agraciados. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 9 de outubro, e demos graças ao Senhor por ter vindo a este mundo resgatar-nos do pecado e mostrar-nos, em sua Cruz, a profundidade insondável de sua caridade para conosco!
10/9/20235 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Por que rejeitamos o amor de Deus? (27.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, com a famosa parábola dos vinhateiros homicidas, Jesus realça ainda mais a duplicidade de coração dos fariseus, anunciando: por um lado, a sua morte próxima pelas mãos dos doutores da lei; e, por outro, as consequências desse homicídio para o povo eleito que, em vez de dar bons frutos de justiça, produz “injustiça e iniquidade”. Aplicando essa parábola às nossas vidas, vemos que a fé é condição indispensável para o acolhimento do amor de Deus. Os fariseus têm o coração endurecido porque não creem com o coração, mas apenas da boca para fora. Ou seja, na prática eles não creem no amor de Deus e, por isso, acabaram rejeitando o próprio Amor feito carne. E isso pode acontecer conosco também, caso não passemos por um verdadeiro “transplante de coração”.
10/7/202325 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Quais os frutos espirituais do Santo Rosário? (Memória de Nossa Senhora do Rosário)

Celebramos hoje a memória de Nossa Senhora do Rosário, devoção que, graças a Deus, tem sido redescoberta nos últimos tempos, não sem um esforço da própria Virgem Maria, que em várias aparições recentes insiste na importância de rezar todos os dias o Santo Terço. Mas a que se deve, afinal, a importância desta devoção, que para muita gente não passa da repetição aborrecida de fórmulas prontas e engessadas?Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 7 de outubro, e descubra a riqueza maravilhosa do Santo Terço, um caminho certo e fácil para a meditação e o progresso na caridade!
10/7/20236 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O perigo de aproximar-se de Deus sem fé (Sexta-feira da 26.ª Semana do Tempo Comum)

As duras palavras que o Senhor hoje dirige aos habitantes de Betsaida, Corazim e Cafarnaum se devem à dureza de coração com que a sua palavra ali foi “acolhida”, ou antes desprezada e rejeitada. De nada adianta ver milagres e portentos, porque um coração que não crê acaba se endurecendo, e a palavra de Deus, que antes lhe podia servir de remédio, converte-se para ele em motivo de condenação. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 6 de outubro, e renovemos juntos a nossa fé na pregação evangélica, que nos transmitiu a única e verdadeira Igreja de Cristo, santa, católica, apostólica e romana.
10/6/20235 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Se você duvida do inferno, é um forte candidato a conhecê-lo de perto!

Santa Faustina Kowalska, cuja memória a Igreja celebra neste dia 5 de outubro, foi a grande apóstola da misericórdia, e justamente ela fez um dos mais contundentes alertas sobre o Inferno. Depois de uma visão que Nosso Senhor lhe concedeu, Santa Faustina testemunhou que a maior parte das almas que lá estão é daqueles que não acreditavam na existência do Inferno. Entre nós, essa descrença nem sempre é aberta e declarada. Sutilmente, na verdade, pouco a pouco, vamos relaxando nossos costumes e dando espaço para a dúvida e a indiferença. Quem, por exemplo, dá de ombros para o pecado mortal e diz com desprezo que “é só se confessar depois”, está gradativamente perdendo a fé na existência do Inferno. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 5 de outubro de 2019, durante Missa matutina, na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
10/5/202322 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um elemento fundamental para a evangelização (Quinta-feira da 26ª Sem. do T. C.)

Mais do que retórica e palavras cativantes, o evangelizador precisa sacrificar-se por aqueles a quem deseja apresentar Nosso Senhor. Não há outro caminho nem meio mais eficaz de transmitir o Evangelho, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Embora a pregação tenha, sim, uma importância fundamental e irrenunciável, a maior força do verdadeiro apostolado é o sacrifício, é a oferta generosa do próprio tempo e do próprio sangue, é o “fazer-se tudo para todos” de que nos fala São Paulo.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 5 de outubro, e peçamos a Deus que nos conceda a graça de vermos um dia, na alegria do Céu, os frutos de conversão e reparação de nossas dores e sacrifícios.
10/5/20235 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que a vida de São Francisco nos ensina? (Memória de São Francisco de Assis)

Deus quer nos ver salvos, é verdade; mas Ele também quer fazer-nos santos e, para isso, espera que cada um de nós, não sem o auxílio da graça, disponha-se a ir além, a fazer mais do que nos é pedido, a abandonar esse ânimo medíocre, acomodado ao mínimo do mínimo, e tudo sacrificar por amor a Ele, pois foi Ele que, em primeiro lugar, sacrificou-se por amor a nós. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 4 de outubro, e peçamos a São Francisco de Assis, que soube viver tão bem a radicalidade do Evangelho, a graça de imitarmos os seus passos e, cada um no seu próprio estado de vida, entregarmo-nos por inteiro ao nosso único e verdadeiro Amado!
10/4/20235 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Dia 08/10, todos nas ruas para defender a vida!

No próximo domingo, dia 8 de outubro, dia do nascituro, várias cidades do Brasil estarão realizando manifestações em favor da vida, a fim de mostrar que a esmagadora maioria da população brasileira é contrária à descriminalização do 4b0rt0, que, tragicamente, está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal.Então, não deixe de se manifestar! Precisamos sair às ruas para defender a vida desde a concepção e dizer não à barbárie do 4b0rt0.Nesta pregação, Padre Paulo convoca todos os batizados e pessoas de boa vontade da Arquidiocese de Cuiabá a participarem da Caminhada pela Vida no dia 08/10, a partir das 16h, na Praça Ulisses Guimarães.Até o momento, já são 45 cidades em todo o Brasil que irão promover manifestações semelhantes. Busque se informar sobre o evento na sua cidade e não deixe de participar.  Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 2 de outubro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT).
10/3/202333 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Mártires da Eucaristia no Brasil (Mem. dos Santos André de Soveral e companheiros)

Celebramos hoje os primeiros mártires do Brasil: os santos André de Soveral, Ambrósio Ferro e seus 30 companheiros, terrivelmente massacrados no século XVII nas mãos de calvinistas holandeses, por se recusarem a abjurar da fé católica na Santíssima Eucaristia e renegar a única Igreja em que se preservam a sucessão apostólica e os sacramentos que o Filho de Deus instituiu para a nossa santificação.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 3 de outubro, e peçamos a estes santos mártires que, por sua intercessão, nos deem a graça de sermos católicos firmes e convictos, dispostos a dar a própria vida em testemunho da verdade da Santa Igreja Romana.
10/3/20234 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Deus cuida de nós por meio dos anjos da guarda (Memória dos Santos Anjos da Guarda)

Na vida presente, diz Santo Tomás, o homem se encontra como que em um caminho que deve percorrer até chegar à pátria. Ao longo do percurso, ameaçam-no muitos perigos, tanto exteriores como interiores, conforme diz o Salmo: “Na senda em que ando, ocultaram-me um laço”. Ora, assim como aos que andam por sendas perigosas se costuma oferecer proteção e companhia, assim também a cada homem, enquanto caminha neste mundo, confia Deus um anjo que o proteja e guarde continuamente. Eis o grande e feliz mistério que a Igreja nos convida a celebrar hoje.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 2 de outubro, e, rendendo graças a Deus por nos ter dado tão fiel amigo, invoquemos sempre a ajuda do nosso santo anjo custódio!
10/2/20235 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor” (26.º Domingo do Tempo Comum)

Como chave de leitura para o Evangelho deste domingo, que narra a parábola dos dois filhos, Padre Paulo Ricardo coloca-nos diante dos olhos a vocação de Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja memória litúrgica a Igreja celebra no dia 1.º de outubro. Essa santa carmelita descobriu que só conseguimos viver a vontade de Deus se tivermos um coração abrasado de amor. Para isso, precisamos de um verdadeiro “transplante de coração”, pelo qual abrimos mão do nosso coração de pedra e deixamos reinar em nós o Coração de Cristo. Sem isso, todo o Evangelho se transforma num “moralismo esmagador”. Ouça a homilia deste domingo e suplique a Nosso Senhor que lhe dê um novo coração!
9/30/202324 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | De quem falam as Escrituras? (Mem. de São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja)

A Igreja celebra hoje a memória de São Jerônimo, transformado por Deus de inimigo da Escritura em insigne Doutor nas páginas sagradas. Educado no melhor latim de sua época, afeito aos brilhos do estilo e à expressão elegante, a graça divina pôde vencer o orgulho literário de Jerônimo, fazendo-o encontrar, sob a simplicidade quase “rude” do Texto Santo, a pérola preciosa da sabedoria de Cristo.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 30 de setembro, e aprendamos de São Jerônimo a descobrir, pela luz sobrenatural da graça, o sentido profundo e inesgotável das Sagradas Escrituras, alimento para a nossa alma.
9/30/20234 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Os Arcanjos a serviço dos homens (Festa dos S. Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael)

Após quarenta dias de devota preparação, finalmente celebramos a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que, empunhando a espada da humildade, triunfaram da soberba de Satanás e seus demônios e, com o escudo da obediência, protegem e auxiliam todos os fiéis a preservarmos intocado o dom preciosíssimo da graça santificante, conquistado para nós na Cruz e derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 29 de setembro, e que os Santos Arcanjos nos guardem sempre de todos os perigos e, por sua intercessão, nos alcancem a luz necessária para reconhecermos o quanto vale a graça divina!
9/29/20235 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Ver Jesus com os olhos da fé (Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

O Evangelho que a Igreja proclama hoje nos mostra a grande diferença que vai do ver a Cristo com os olhos da carne, mas sem poder crer, e o vê-lo com os da fé. Viam as turbas os milagres do Senhor, mas, resistentes à graça, não podiam crer no que Ele dizia de si.Da mesma forma, o tetrarca Herodes também quer ver Jesus de perto, para satisfazer a curiosidade dos olhos e ver, em primeira mão, se era verdade o que dele diziam.
9/28/20235 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Pobres por Cristo (Memória de São Vicente de Paulo)

Todos reconhecem, sejam cristãos ou não, o valor e a importância de fazer o bem aos pobres e necessitados. Mas são poucas, mesmo dentro da Igreja, as pessoas que se dispõem a ir além da simples solidariedade e, a exemplo de Cristo, se fazem elas mesmas pobres, despojadas de todo apego terreno e livres para entregar-se plenamente a Deus e aos irmãos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 27 de setembro, e peçamos a São Vicente de Paulo, cuja memória hoje celebramos, que nos ajude a viver a pobreza evangélica, cada um em seu próprio estado de vida.
9/27/20235 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um parentesco para além do sangue (Terça-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

O que mais conta, na grande família de Deus, que é o Corpo místico de seu Filho encarnado, não são tanto os laços de sangue que nos unem uns aos outros como os vínculos sobrenaturais da fé, que nos tornam realmente filhos de Abraão. Filhos, sim, não porque dele descendamos segundo a carne, mas porque o imitamos ao crer no mesmo Deus em que ele acreditou, fazendo-nos herdeiros das mesmas promessas que lhe foram feitas e tornando-nos dignos, de certa forma, do mesmo elogio que fez Santa Isabel à Mãe do nosso Salvador: “Bem-aventurada és tu que creste”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 26 de setembro, e coloquemos em ato a fé que nos faz irmãos em Cristo, membros da mesma família divina!
9/26/20235 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Não podemos esconder a luz de Cristo! (Segunda-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

Não faz sentido acender uma lâmpada para depois cobri-la com uma vasilha ou pô-la debaixo da cama. Pelo mesmo motivo, não é coerente o cristão que enxerga a luz do Evangelho, recebe-a na fé e depois, com despreocupada indiferença, não se importa se os outros também a viram ou não. Todos nós que recebemos o dom da fé devemos procurar que ela brilhe em outros corações, pois as palavras de Cristo não são uma doutrina para uns poucos “seletos”, mas luz para todo homem que vem a este mundo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 25 de setembro, e peçamos a Deus que faça arder em nós a luz da fé, para que possamos difundi-la neste mundo.
9/25/20235 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A glória no Céu é proporcional ao amor neste mundo (25.º Domingo do Tempo Comum)

Como resolver o suposto paradoxo entre o patrão que, no Evangelho deste domingo, paga “uma moeda de prata” a todos que trabalham em sua vinha e o Deus que, ao mesmo tempo, dá a cada um segundo as suas obras? Como entender que a recompensa eterna é uma só, mas os santos têm glórias distintas no Céu? Nesta homilia, Padre Paulo Ricardo explica como serão mais bem-aventurados, não os que mais trabalharam ou mais sofreram, mas os que mais amaram a Deus nas pequenas coisas que fizeram.
9/23/202324 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Prover e proteger: a missão de um pai espiritual

Ao longo de sua vida, Padre Pio foi um grande pai, protegendo a vida espiritual de seus filhos e provendo as graças necessárias para que eles permanecessem no caminho da salvação. Seu exemplo nos mostra que a paternidade e maternidade espirituais consistem em dar a vida pelos filhos, não em tirar-lhes a vida para não ter de se sacrificar. Eis a lição do Padre Pio para o Brasil, que tragicamente está caminhando para se tornar uma nação dominada pela cultura da morte e maculada pelo sangue dos inocentes. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 23 de setembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT).
9/23/202320 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Padre Pio: modelo de paternidade espiritual (Memória de São Pio de Pietrelcina)

Diante de tantos acontecimentos extraordinários que caracterizam a vida do Padre Pio (bilocação, estigmas, visões sobrenaturais, curas inexplicáveis, lutas contra Satanás, conhecimento das consciências e assim por diante), muitas pessoas não percebem que a grande marca da vida deste santo foi a paternidade espiritual. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 23 de setembro, e peçamos a Deus que, pelos méritos e preces de São Pio de Pietrelcina, nossos sacerdotes enxerguem que precisam realmente ser pais espirituais, exercendo essa missão a partir do altar, do púlpito e do confessionário.
9/23/202315 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | As desordens interiores e o combate espiritual (Sexta-feira da 24.ª Semana do Tempo Comum)

Nos sete espíritos de que se livrara Maria Madalena sempre viu a tradição da Igreja um símbolo dos sete pecados capitais, isto é, das principais tendências desordenadas que todos nós, em maior ou menor medida, trazemos em nossa carne e que o mundo e o demônio, nossos grandes inimigos, tanto se comprazem em estimular. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 22 de setembro, e coloquemos todo o nosso empenho em combater, de agora em diante, os nossos defeitos e imperfeições!
9/22/20235 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que nossa fé é apostólica? (Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista)

A constância heróica com que os doze Apóstolos, ao pregarem ao redor do mundo o Evangelho de Cristo, desafiaram as autoridades constituídas e encararam humilhações, torturas e, por fim, a própria morte é uma garantia certíssima de que o testemunho deles, longe de ser uma mentira, contava com o auxílio sobrenatural do Espírito Santo, que lhes confirmava a palavra por meio de muitos sinais e prodígios. Nem o “fanatismo” nem uma “loucura” inconsequente nem o “afã de honra e glória” podem explicar que homens outrora ignorantes e covardes se tenham convertido, depois de Pentecostes, em doutores das gentes e mártires valorosos de Cristo Jesus.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 21 de setembro, e renovemos hoje nossa fé na Santa Igreja Católica, fundada sobre o testemunho e a doutrina dos Apóstolos.
9/21/20235 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Igreja cresce com nossos sofrimentos (Mem. de S. André Kim Taegon e companheiros)

A Igreja celebra hoje a memória Santo André Kim Taegon, o primeiro sacerdote coreano, e seus cento e cinquenta companheiros mártires. Sempre disposto a tudo entregar por fidelidade a Jesus, Santo André Kim deixou-nos a preciosa lição de que, se é na cruz do Senhor que nasce a Igreja, é também no padecimento dos membros de Cristo que ela deve crescer e receber o seu vigor.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 20 de setembro, e recorramos juntos à intercessão destas santas testemunhas da fé católica e apostólica!
9/20/20235 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O que Nossa Senhora de La Salette diria do mundo atual?

Se, no século XIX, Nossa Senhora chorou pelos pecados do povo francês, o que ela não faria hoje diante dos pecados do mundo atual e de outras perversidades que estão sendo “preparadas” para muito em breve serem aceitas com total indiferença? Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 19 de setembro de 2023, durante Missa matutina no Carmelo de São José, em Várzea Grande (MT).
9/19/202323 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Abandonar o caminho de morte (Terça-feira da 24.ª Semana do Tempo Comum)

São três as ressurreições de que nos falam os evangelhos, porque são três os tipos de morto que o Senhor quer trazer à vida. A primeira ressurreição que realiza Cristo é a da filha de Jairo; a segunda, como vemos narrado hoje no Evangelho, é a do filho da viúva de Naim; a terceira, por último, é a de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Em cada uma delas se vê um estágio da morte espiritual em que, desgraçadamente, o homem pode cair, mas também o remédio para dela se levantar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de setembro, e descubra como sair do caixão em que o mundo nos vai levando em procissão à sepultura eterna.
9/19/20236 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | A vida de São José de Cupertino

Hoje, 18 de setembro, a Igreja faz memória de São José de Cupertino, o santo que ficou conhecido, literalmente, por voar. Quando ele entrava em êxtase — o que já não era incomum —, Deus o atraía para junto de Si em corpo e alma, fazendo-o levitar milagrosamente, e à vista de todos. Embora a natureza tenha sido sua “madrasta”, por assim dizer, não lhe concedendo nenhum atrativo aos olhos do mundo, a graça foi para com ele, desde muito cedo, a mais generosa das mães. Conheça nesta pregação os meios de que Deus se serviu para conduzir este sacerdote à santidade e um pouco dos fenômenos místicos com que ele foi abundantemente agraciado. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 18 de setembro de 2017, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
9/18/202319 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que a cura do servo do centurião nos ensina? (Segunda-feira da 24ª Sem. do T. C.)

O Evangelho de hoje nos narra a cura do servo do centurião romano. O que este trecho tem de característico é que Jesus devolve a saúde àquele doente sem precisar tocá-lo; é a fé de seu patrão que motiva o Senhor a ter este gesto de misericórdia. Mas o que este episódio, tão distante no tempo, tem a ensinar aos cristãos de hoje em dia? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 18 de setembro, e descubra a resposta!
9/18/20235 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Tolerância com o pecado é charlatanismo espiritual (24.º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, Nosso Senhor mostra que receber o perdão de Deus não é uma realidade banal, mas algo que exige de nós uma profunda conversão, abandonando decididamente o pecado. Nos dias atuais, porém, são muitos os charlatães que fazem uma “falsificação do perdão”, a que deram o nome de “tolerância”. Na prática, a tolerância com o pecado é uma “cura” realizada por um médico charlatão, que apenas camufla os sintomas de uma doença grave, a qual silenciosamente continua levando o paciente à morte. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e, percebendo a gravidade do pecado e a necessidade de conversão, pare de rastejar como as serpentes e decida-se a voar como as águias.
9/16/202325 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que fazer penitência? (Memória de São Cornélio e São Cipriano, Mártires)

A Igreja celebra hoje a memória de dois grandes mártires: São Cornélio e São Cipriano. O primeiro, como Papa, e o segundo, como Bispo de Cartago, não só se mostraram fiéis a Cristo até o extremo, morrendo por Ele na mão das autoridades romanas, mas também defenderam sem descanso que, mesmo os que cedem ao medo nos momentos de perseguição, podem ser readmitidos à vida da Igreja, desde que cumpram, com humildade e sincero arrependimento, a penitência devida à sua infidelidade.  Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 16 de setembro, e recorramos juntos à intercessão de São Cornélio e São Cipriano.
9/16/20235 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | “Estava a Mãe dolorosa, junto da Cruz, lacrimosa” (Mem. de Nossa Senhora das Dores)

Na memória de Nossa Senhora das Dores encontramos uma excelente ocasião para meditar nos padecimentos que, em união com seu Filho crucificado, suportou aquele Imaculado Coração que Deus formou no peito de sua Mãe Santíssima. Só Maria, com efeito, podia corresponder dignamente ao amor de Cristo, sofrendo com Ele o maior dos males, o pecado, e se oferecendo aos pés da Cruz, como amorosíssima Corredentora, pela salvação do gênero humano.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 15 de setembro, e consagremo-nos juntos ao Imaculado e Dolorosissimo Coração de nossa Mãe bendita.
9/15/20235 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que significa exaltar a Cruz de Cristo? (Festa da Exaltação da Santa Cruz)

Vemos na Cruz de Cristo duas realidades contrastantes. De um lado, o crime do deicídio, a morte crudelíssima do Homem-Deus; de outro, a caridade infinita com que o Pai, entregando-nos o seu Filho unigênito, quis libertar-nos do pecado e tirar-nos da miséria que nos levou a assassinar o nosso próprio Redentor. É este último mistério de amor, tremendo e oculto à nossa pobre inteligência, o que hoje veneramos, Festa da Exaltação da Santa Cruz, donde pendeu entre dores terríveis a nossa Salvação.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 14 de setembro, e deixemos nosso coração encher-se de alegria por nos sabermos amados com tão grande amor!
9/14/20235 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Exilado e injustiçado, a todos perdoou (Memória de São João Crisóstomo)

Hoje, a Igreja celebra a memória de São João Crisóstomo, Padre da Igreja, Bispo e Patriarca de Constantinopla, conhecido não só pela beleza singular e a firmeza inigualável de seus sermões, com os quais angariou a antipatia de muitos poderosos, mas também pela caridade paciente com que suportou, sempre disposto a perdoar, inúmeros revezes, perseguições, injustiças e maus tratos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 13 de setembro, e que Deus nos conceda, por intercessão de São João Crisóstomo, a graça de conservarmos íntegro e puro, até o fim da vida, o dom da nossa santa fé católica e apostólica.
9/13/20235 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Meditação sobre o hino “Ave Maris Stella”

Neste dia 12 de setembro, em que celebramos a memória devocional do Santíssimo Nome de Maria, é oportuno meditarmos sobre o hino “Ave Maris Stella”, que, tendo sido composto por volta do século VIII, retrata a importância da Virgem Santíssima em nosso seguimento de Cristo. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 12 de setembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT).
9/12/202321 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O nome pelo qual veio a nossa Salvação (Memória do Santíssimo Nome de Maria)

Celebramos hoje com grande carinho a memória devocional do Santíssimo Nome de Maria. Embora muito se discuta sobre a origem e o significado da palavra ‘Miriam’, o que devemos ter em mente é que foi a pessoa da Virgem Santíssima, com sua pureza e incomparável caridade, que dignificou a tal ponto o seu nome que o próprio inferno, humilhado em sua soberba, treme de horror ao escutá-lo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 12 de setembro, e digamos com o amor e a confiança de filhos: Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe!
9/12/20235 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Ninguém aguenta a “vida dupla” por muito tempo!

São Bento, em sua Regra, afirma que o abade precisa ensinar aos seus discípulos de duas maneiras (dúplice doutrina): aos inteligentes e aos de boa vontade, deve ensinar com palavras, sobretudo pela pregação; já aos simples e aos duros de coração, deve ensinar com as ações, ou seja, com o próprio comportamento. Esse último aspecto é importantíssimo para que o abade viva o que ele ensina e, quando se apresentar diante de Deus, não seja colocado entre os malfeitores. Essa explicação ilumina o Evangelho de hoje, em que Jesus ensina na sinagoga e cura um homem de mão seca. O fato deixa “enlouquecidos” os fariseus, pois são confrontados com a própria incoerência: de ensinar uma coisa e viver o contrário. Afinal, ninguém consegue sustentar por muito tempo uma “vida dupla”: mais cedo ou mais tarde um dos lados acaba cedendo. E, na maioria das vezes, quem não vive o que prega, termina pregando aquilo que vive. Não por acaso tantos dentro da Igreja buscam reinterpretar a Palavra de Deus segundo os próprios critérios: é mais fácil deturpar o ensinamento de Cristo que esforçar-se por mudar de vida. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 11 de setembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT).
9/11/202320 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que nos iguala ao homem da mão seca? (Segunda-feira da 23ª Semana do Tempo Comum)

Nós todos, sem a vida da graça, somos como o homem da mão seca de que nos fala o Evangelho de hoje: apenas com o que temos por natureza, somos totalmente incapazes de amar a Deus com aquele amor de amizade que Ele quer de nós e que só Ele, no fundo, pode nos dar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 11 de setembro, e supliquemos humildemente ao Senhor que nos conceda a caridade com que Ele mesmo quer que o amemos.
9/11/20235 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | A correção é um instrumento de salvação (23º Domingo do Tempo Comum)

Ao apresentar, no Evangelho deste domingo, o “roteiro” de como corrigir os irmãos, Jesus não está instituindo um manual de convivência comunitária; mas, sim, ensinando que as pessoas devem ser corrigidas para que saiam do pecado e encontrem o caminho da salvação. Vemos, portanto, quão descabida é a atitude daqueles que não apenas deixam de corrigir pecados públicos e escandalosos, mas também passam a justificá-los, como se fossem fruto dos “novos tempos” aos quais a Igreja deveria “se adaptar”. Alguém que diz isso simplesmente traiu a Nosso Senhor, deixando de lado a verdadeira missão da Igreja, que é a salvação das almas.
9/9/202328 minutes
Episode Artwork

Homilia Diária | Dedicar tempo a Deus: uma necessidade humana (Sábado da 22.ª Semana do Tempo Comum)

Tem o homem uma necessidade profunda, enraizada na sua própria natureza, de prestar a Deus o culto que Ele merece e, como quem está na companhia de um amigo, de entregar-se especialmente à oração, tanto em público como em privado. É por isso que Deus instituiu o dia do Senhor e a Igreja, “canonizando” o costume imemorial do povo cristão, estabeleceu o domingo como dia festivo por excelência, no qual, livres de nossas ocupações corriqueiras, temos a oportunidade de nos ocupar mais dignamente daquele que é e deve ser o nosso único e grande interesse: Jesus Cristo, Senhor da nossa vida e do nosso tempo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de setembro, e perceba como é necessário para a vida humana dedicar tempo a Deus.
9/9/20236 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O nascimento de Maria, a Estrela da manhã (Festa da Natividade de Nossa Senhora)

A Igreja celebra nesta sexta-feira o nascimento daquela que é a Mãe de seu divino Fundador. A festa da Natividade de Nossa Senhora deve levar-nos neste dia não só a recordar que Maria, como Estrela da manhã, precede e prepara o nascimento de Cristo, Sol de justiça, mas também a confiar-nos aos cuidados maternais desta Estrela do Mar, guia para todos os que desejam seguir a Jesus de perto e com perseverança. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de setembro, e recorramos juntos à intercessão de Nossa Senhora, para que ela, irradiando a luz de seu Filho, ilumine nossos passos, assista-nos na batalha e conduza-nos a todos à pátria celeste!
9/8/20235 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Rezemos ao Anjo da Guarda do Brasil (Memória do Santo Anjo da Guarda do Brasil)

Além de comemorar a Independência do Brasil, hoje celebramos, com espírito de alegria e gratidão, a memória do Santo Anjo da Guarda a cujos cuidados o Rei de todos os povos e nações quis confiar o nosso país, chamado a ser Terra de Santa Cruz, luminar de fé e amor para a América inteira. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 7 de setembro, e peçamos a Deus que abençoe o nosso país e o guarde sempre debaixo do manto da Mãe Aparecida.
9/7/20237 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Libertos para servir (Quarta-feira da 22.ª Semana do Tempo Comum)

Jesus veio libertar-nos da escravidão do pecado e de Satanás para que, uma vez livres das mãos inimigas, o sirvamos em santidade e justiça. Este serviço se realiza, de maneira especial, na pessoa de nossos semelhantes, em quem temos a ocasião concreta de amar ao Deus a cuja imagem todos fomos feitos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 6 de setembro, e, a exemplo da sogra de Simão Pedro, deixemos que o Senhor nos cure de nossa febre, a fim de servirmos e amarmos com diligência e prontidão.
9/6/20235 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Jesus, Palavra salvadora (Terça-feira da 22.ª Semana do Tempo Comum)

É com autoridade que Jesus fala e explica as Escrituras, porque é Ele a própria Palavra encarnada, a plenitude da Revelação de Deus, na qual o Pai disse tudo o que tinha a nos dizer sobre si e sua vida íntima, a fim de tornar-nos participantes de seus bens e herdeiros daquela felicidade que, desde toda a eternidade, está reservada aos que o amam e lhe obedecem. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 5 de setembro, e celebre este mês da Bíblia meditando conosco mais uma passagem do santo Evangelho.
9/5/20235 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Jesus veio cumprir as Sagradas Escrituras!

No Evangelho de hoje, abrindo o livro de Isaías, Jesus lê uma profecia a seu respeito e diz: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Ou seja, estava previsto, desde toda a eternidade, que esta passagem do Antigo Testamento seria lida pelo Verbo divino encarnado. Mais ainda: quando Isaías escreveu estas palavras, Deus as inspirou a ele tendo em mente justamente este dia e esta leitura na sinagoga de Nazaré. Porque, na verdade, a Bíblia inteira (do Gênesis ao Apocalipse, sem excluir um só versículo) fala da Palavra eterna de Deus que se fez homem: Jesus Cristo, Nosso Senhor. É nele que “desvendamos” as Escrituras Sagradas; é Ele que as cumpre, realiza e leva à perfeição. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 4 de setembro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
9/4/202312 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A Palavra de Vida e de Verdade (Segunda-feira da 22.ª Semana do Tempo Comum)

Ao levantar-se hoje na sinagoga para ler as Escrituras, Jesus nos dá uma preciosa lição de como devemos aproximar-nos dos textos sagrados: é com o coração à procura de Cristo, objeto e finalidade da Bíblia, que devemos perscrutar os livros tanto do Novo quanto do Antigo Testamento. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 4 de setembro, e venha meditar conosco a Palavra de Deus.
9/4/20235 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Até quando fugiremos da cruz? (22º Domingo do Tempo Comum)

“Deus não permita tal coisas, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” As palavras com que São Pedro reagiu ao primeiro anúncio da Paixão não são muito diferentes da forma como, tantas vezes, reagimos aos sofrimentos e contrariedades desta vida. Nosso Senhor, porém, deixa clara a condição para sermos seus discípulos: “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Quem tem aversão à cruz é Satanás. Quanto a nós, precisamos abraçar as dores próprias da condição humana e transformá-las num sacrifício de amor a Deus.
9/2/202326 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Coração que meditava a Palavra de Deus (Sábado da 21.ª Semana do Tempo Comum)

Neste primeiro sábado do mês, temos mais uma ótima oportunidade de meditar sobre as riquezas de graça e amor que o Senhor quis depositar no Coração Imaculado de sua Mãe Santíssima. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 2 de setembro, e reparemos juntos, com uma comunhão feita com imensa gratidão, as inúmeras ofensas cometidas dia após dia contra o doce Coração da Virgem Maria.
9/2/20235 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A lâmpada da oração e a visita de Deus (Sexta-feira da 21.ª Semana do Tempo Comum)

A parábola das dez virgens contém uma preciosa lição para a nossa vida espiritual. Deus, esposo das almas, quer vir ao nosso encontro; mas precisamos estar cuidadosamente preparados para a sua vinda. Essa preparação consiste em ter todos os dias um momento de oração íntima e pessoal, de oração sincera e humilde, na qual expressemos a Ele que, sem o auxílio da graça, jamais conseguiremos crer, nem amar, nem servi-lo como convém. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 1.º de setembro, e peçamos ao Senhor que nos conceda o dom de um coração que o agrade e nos faça crescer, constantes, na perfeição cristã.
9/1/20235 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Eles nos dão o pão descido do céu (Quinta-feira da 21.ª Semana do Tempo Comum)

Enquanto não vem, o Senhor deixou confiada a administração de sua casa — a Igreja — aos sacerdotes encarregados de distribuir aos demais fiéis, pela pregação da Palavra e a celebração da Eucaristia, o alimento espiritual de que cada um deles precisa na peregrinação deste mundo rumo à pátria definitiva. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 31 de agosto, e supliquemos a Deus que santifique todos os sacerdotes, para que se tornem dignos ministros dos seus mistérios e fiéis administradores da sua vinha.
8/31/20235 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Podemos corrigir o próximo em público? (Quarta-feira da 21.ª Semana do Tempo Comum)

O Coração mansíssimo de Cristo repreende hoje, com inusual dureza, a hipocrisia dos escribas e fariseus, descobrindo aos olhos de todos a podridão daqueles sepulcros caiados. Não porque o Senhor goste de “polêmica” nem porque queira “humilhar” em público os que pecavam no segredo de seus corações, mas porque há dois amores que motivam e, em certos casos, até exigem que se corrija publicamente o pecador. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 30 de agosto, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.
8/30/20235 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Pagar o preço da Verdade (Memória do Martírio de São João Batista)

A memória do martírio de São João Batista é uma ocasião especial para recordarmos não apenas o heróico testemunho de fidelidade à vontade de Deus que vemos no Precursor do Senhor, mas também a tragédia em que o pecado e os respeitos humanos mergulharam o coração do rei Herodes. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 29 de agosto, e imploremos juntos o auxílio de São João Batista.
8/29/20235 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O processo de conversão de Santo Agostinho (Memória de Santo Agostinho)

O testemunho de conversão de Santo Agostinho de Hipona, cuja memória hoje celebramos, mostra-nos que quem busca sinceramente a verdade acabará por encontrar, cedo ou tarde, aquele que é a própria Verdade, o Cristo vivo e ressuscitado, do qual devemos nos revestir, a fim de vivermos como filhos da luz, renascidos pelo Batismo para a vida da graça. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 28 de agosto, e recorramos juntos à intercessão de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja!
8/28/20235 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | As chaves que abrem as portas do Céu (21º Domingo do Tempo Comum)

No Evangelho deste domingo, a Igreja proclama a célebre passagem da profissão de fé de São Pedro Apóstolo, após a qual Jesus Cristo lhe diz: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Mas o que são, afinal de contas, essas chaves que Nosso Senhor promete entregar a São Pedro? O que essas chaves tem a ver com a missão evangelizadora da Igreja? E qual sua relação com a nossa salvação? Essas e outras perguntas são respondidas pelo Padre Paulo Ricardo na homilia deste 21º Domingo do Tempo Comum.
8/26/202325 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A importância da humildade na vida espiritual (Sábado da 20.ª Sem. do Tempo Comum)

Deus resiste aos soberbos e dá sua graça aos humildes, não por ser “seletivo” na distribuição de seus bens, mas porque só um coração humilde está em condições de reconhecer que, sem a prévia moção da graça divina, somos absolutamente impotentes para realizar qualquer boa obra digna do Céu. Abandonados às nossas forças naturais, somos incapazes não só de realizar o menor ato de caridade, mas inclusive de produzir aquele piedoso afeto para com Deus que até os pagãos às vezes experimentam. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 26 de agosto, e supliquemos ao Senhor que sempre nos previna, acompanhe e sustente com sua graça.
8/26/20235 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como é possível viver os Dez Mandamentos? (Sexta-feira da 20.ª Sem. do Tempo Comum)

Na ordem da dignidade, o primeiro e o maior dos Mandamentos é este: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração”. Na ordem da execução, porém, é preciso amar primeiro ao próximo, por amor a Deus. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, diz o Apóstolo São João, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 25 de agosto, e entenda como, no amor a Deus e ao próximo, podemos observar todos os Dez Mandamentos.
8/25/20235 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Em que acreditamos e por que acreditamos?

Os Apóstolos são as colunas da Igreja, seja porque nos transmitiram aquilo em que devemos crer, seja porque eles mesmos foram agraciados por Deus com o dom de crer. O primeiro aspecto da fé é o seu conteúdo e nos mostra que, por mais relativista que esteja o nosso mundo, as religiões não são todas iguais e não está certo seguir qualquer uma delas. O segundo aspecto da fé é o ato de acreditar propriamente dito e diz respeito à adesão individual que cada um de nós precisa fazer a Deus e àquilo que Ele nos revelou. Nesta homilia para a festa de São Bartolomeu, Padre Paulo Ricardo faz uma catequese justamente sobre essa dupla característica da fé, seu objeto material (fides quæ creditur) e seu objeto formal (fides qua creditur), como quem responde no que cremos e por que o fazemos. Esta homilia foi feita no dia 24 de agosto de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
8/24/202319 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A revelação de Cristo a Bartolomeu (Festa de São Bartolomeu, Apóstolo)

O Evangelho que a Igreja proclama hoje, na festa de São Bartolomeu, mostra-nos que Cristo, por sua divina humanidade, é o único Mediador perfeitíssimo entre Deus e os homens. Ele é aquela escada que Jacó contemplou em Betel, sobre a qual sobem os anjos e descem a nós as graças do Altíssimo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 24 de agosto, e peçamos juntos a São Bartolomeu, Apóstolo, a graça de sermos dóceis na Comunhão ao toque, real e verdadeiro, do Cristo Ressuscitado.
8/24/20235 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Uma “rosa” consagrada ao Divino Esposo (Festa de Santa Rosa de Lima, Virgem)

A Igreja celebra hoje a festa de Santa Rosa de Lima, a primeira mulher sul-americana a ser elevada à honra dos altares. Tendo participado da Ordem Terceira Dominicana e sendo uma mística de inigualável grandeza, Rosa de Lima foi agraciada por Deus com uma beleza sem igual, da qual ela soube tirar verdadeiro proveito, reservando-a para o nosso único e verdadeiro Amor: Jesus Cristo, Esposo das almas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 23 de agosto, e peçamos à padroeira da América Latina que nos ensine a estimar, mais do que a soma de todos os bens criados, o tesouro preciosíssimo da graça santificante.
8/22/20235 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que a Coroação de Nossa Senhora nos ensina? (Memória de Nossa Senhora Rainha)

Maria Santíssima foi enriquecida, desde o primeiro instante de sua Imaculada Conceição, com uma plenitude de graça e com uma capacidade de amar imensamente superiores às de todos os anjos, santos e bem-aventurados juntos. Essa abundância de dons com que Deus cumulou a Mãe de seu Filho só poderia ter como consequência o coroamento de Maria como Soberana dos céus e da terra: ela, que se humilhou qual serva pobre e discreta, amou tanto a Deus que mereceu ser exaltada sobre as demais criaturas, à semelhança de seu Filho, de cuja realeza participa como Rainha da Igreja e das almas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 22 de agosto, e celebre conosco a memória de Nossa Senhora Rainha!
8/21/20235 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Um grande intercessor nestes tempos de crise (Memória de São Pio X, Papa)

Foi precisamente sua experiência como pároco e pastor de almas que levou Giuseppe Sarto, eleito Papa em 1903, a combater vigorosamente o modernismo, essa síntese de todas as heresias que, pervertendo o sentido profundo da doutrina cristã, pôs em risco a fé e a salvação eterna de inúmeras almas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 21 de agosto, e peçamos juntos a intercessão de São Pio X, para que Deus envie à sua Igreja pastores que verdadeiramente se dediquem à salvação das almas.
8/21/20235 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | As duas virtudes que levaram Maria à Glória do Céu (Solenidade da Assunção)

Neste domingo, ao voltarmos os nossos olhos para a Bem-aventurada Virgem Maria, assunta de corpo e alma ao Céu, é importante meditarmos sobre as duas grandes virtudes que levaram Maria à Glória celeste: a humildade e a fé. Mas, além de refletirmos sobre as maravilhas que o Senhor realizou em sua humilde serva, precisamos perceber como essas duas virtudes são fundamentais para progredirmos na vida espiritual e, um dia, junto de nossa Mãe Santíssima, contemplarmos a Deus, face a face. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e entenda como podemos adquirir essas duas virtudes de Nossa Senhora.
8/19/202323 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Abandonemo-nos como crianças nos braços de Deus (Sábado da 19ª Sem. do T. Comum)

Cada homem, por mais crescido que seja, traz dentro de si uma criancinha, e é apenas deixando-a ir livremente a Cristo que poderemos um dia entrar no Reino dos Céus. O problema é que, por causa da nossa soberba, do nosso desconcerto inquieto ante os problemas da vida, levantamos um muro entre Deus e a criança que Ele espera que sejamos. Como derrubar esse muro e deixar que o nosso coração se entregue confiadamente aos cuidados do Pai celestial? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 19 de agosto, e descubra a resposta!
8/19/20236 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O Evangelho da família nos dias atuais (Sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum)

Como os fariseus de outrora, também os homens de hoje endureceram o próprio coração e se tornaram incapazes de compreender que o matrimônio, por ser de origem divina e uma missão a amar como Cristo, é indissolúvel, sem nenhuma exceção, pois “o que Deus uniu, o homem não separe”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 18 de agosto, e peçamos juntos à Virgem Mãe que proteja e guarde todas as famílias contra a peste do divórcio e da infidelidade.
8/18/20235 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A importância do perdão na vida espiritual (Quinta-feira da 19ª Sem. do T. Comum)

A dificuldade de perdoar é como um peso morto, um cadáver mal cheiroso que carregamos dentro da alma e que torna pesadas todas as horas do dia. Não há momento em que não nos venha à mente a lembrança daquela injúria, daquela palavra mal colocada, daquele olhar atravessado que tanto nos feriu o orgulho. Mas com que facilidade esquecemos as tantas vezes em que ofendemos, não já o próximo, mas a Deus santíssimo, que nos reconciliou consigo pela morte de seu Filho quando ainda éramos pecadores, inimigos seus e objetos da ira divina! Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 17 de agosto, e descubra como vencer o coração endurecido e abrir-se ao perdão que o Senhor espera de nós.
8/17/20235 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Corrigir o irmão para levá-lo ao Céu (Quarta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum)

A finalidade da correção fraterna, da qual nos fala hoje o Evangelho, não é “tirar satisfação” de quem pecou contra nós, nem “vingar”, com a dureza de penas eclesiásticas, os que caíram no erro. Corrigir o irmão é, antes de tudo, zelar pelo seu maior bem, a salvação eterna. Assim como nós, ele é membro do mesmo Corpo Místico e chamado à comunhão dos filhos de Deus na glória do Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 16 de agosto, e medite sobre o verdadeiro sentido da correção fraterna.
8/16/20235 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Virgem Maria: a maior no Reino dos Céus (Terça-feira da 19ª Semana do Tempo Comum)

Cristo, embora seja Deus, rebaixou-se a si mesmo e, para dar-nos a prova cabal do seu amor, deixou-se castigar pelos nossos pecados e ser esmagado pela nossa iniqüidade. Agora nós, para podermos participar um dia de sua grandeza e cantar para sempre os seus louvores, temos de segui-lo na humildade e reconhecermos o nosso nada. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 15 de agosto, e imploremos juntos o socorro de Nossa Senhora, que, por sua perfeita submissão à vontade divina, mereceu ser exaltada como Rainha de toda criatura.
8/15/20235 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | São Maximiliano e a Consagração a Maria (Memória de São Maximiliano Maria Kolbe)

São Maximiliano Maria Kolbe, cuja memória a Igreja hoje celebra, foi um dos grandes apóstolos da consagração total à Virgem Maria. O seu método, embora se diferencie em ênfase do de São Luís Maria Grignion de Montfort, consiste em entregar-se por completo à Imaculada e associar-se a ela no mistério de Pentecostes, para depois sair em missão, levando o Evangelho de Cristo a toda criatura. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, e coloquemo-nos sob os cuidados de Maria e a proteção de São Maximiliano, a fim de conservarmos íntegra a nossa fé e a levarmos àqueles que ainda não a possuem.
8/14/20235 minutes, 1 second
Episode Artwork

Homilia Dominical | No meio das crises, Deus está presente! (19.º Domingo do Tempo Comum)

Depois de avistar Nosso Senhor caminhando sobre as ondas agitadas do mar, São Pedro pede a Jesus que lhe permita fazer o mesmo. Nosso Senhor concede-lhe o pedido; mas Pedro vacila na fé e afunda. O que esse milagre extraordinário, narrado por três dos quatro Evangelhos, ensina a nós hoje? O que o vacilar de Pedro mostra à Igreja, que enfrenta uma de suas grandes crises? Qual deve ser nossa atitude espiritual diante de tudo o que está acontecendo? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este 19º Domingo do Tempo Comum e perceba que, apesar das ondas tenebrosas que nos ameaçam, a Providência divina nunca nos abandona.
8/13/202326 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como podemos crescer na fé? (Sábado da 18.ª Semana do Tempo Comum)

Ao contrário do que às vezes se pensa, a fé não é uma realidade estática. Trata-se, pelo contrário, de uma virtude dinâmica, capaz de crescer e amadurecer em nossa alma, a tal ponto que poderemos viver um dia inteiramente por ela, como diz São Paulo: “O justo vive pela fé”. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 12 de agosto, e comece hoje mesmo a pedir o crescimento deste dom tão precioso, sem o qual é impossível agradar a Deus.
8/12/20235 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Amor com amor se paga (Memória de Santa Clara de Assis, Virgem)

Ao celebrar hoje a memória de Santa Clara de Assis, a Igreja nos convida a todos, leigos e religiosos, a ter diante dos olhos aquela caridade infinita com que nos amou no presépio de Belém o Deus feito homem, despojando-se de sua glória e enriquecendo-nos com a sua humilde pobreza. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 11 de agosto, e deixemos que o Senhor dilate em nosso coração o amor fervoroso que Ele quer atear em todas as almas!
8/11/20235 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O santo que foi grelhado vivo (Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir)

A Igreja celebra hoje com especial alegria a festa de São Lourenço, diácono martirizado em 258 durante as perseguições do imperador Valeriano. Consagrado aos serviços da caridade e fiel ajudante de São Sisto II, o então bispo de Roma, Lourenço encontrou força e alívio na graça divina para entregar-se em sacrifício a Deus, a fim de manter-se fiel à sua vocação de servidor do Crucificado. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 10 de agosto, e confiemo-nos juntos ao patrocínio deste mártir admirável, modelo de constância e virtude para todos os diáconos!
8/10/20235 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Homilia | As virtudes fundamentais da vida espiritual (Quarta-feira da 18.ª Semana do Tempo Comum)

Na nossa vida de oração, precisamos ter as mesmas disposições com que aquela mãe cananeia, sabendo-se menos do que um cachorrinho, se aproximou de Jesus: fé, em primeiro lugar, na sua palavra e no seu poder; humildade, em seguida, pois não passamos de pó da terra. Assim, com fé e humildade, precisamos também ser perseverantes, porque o Coração do Senhor muito se alegra com a persistência dos que o amam sem cansar. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 9 de agosto, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.
8/9/20234 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Contemplar e transmitir os mistérios da salvação (Mem. de São Domingos de Gusmão)

A vida de São Domingos de Gusmão, de quem hoje fazemos memória, testemunha que o Santo Rosário é uma verdadeira arma espiritual na luta não apenas contra o demônio e a carne, mas sobretudo contra os erros e desvios que, em todos os tempos e lugares, põem em perigo a nossa fé. Em cada Ave-Maria, podemos contemplar os mistérios da nossa salvação e, impulsionados pela verdade, transmitir aos outros as realidades contempladas. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 8 de agosto, e peçamos juntos a poderosa intercessão de São Domingos para aprendermos a ensinar aos outros aquilo que, no estudo e na oração, tivermos contemplado.
8/8/20236 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como a Eucaristia é refeição espiritual? (Segunda-feira da 18ª Sem. do Tempo Comum)

Assim como Deus alimentava, dia após dia, o povo de Israel com o maná descido do céu, assim também Ele continua alimentando agora os que peregrinam neste mundo com o pão vivo da Eucaristia, entregue ao povo cristão pelas mãos dos sacerdotes. Mas, para que esta refeição espiritual produza em nós todo o seu efeito, não basta recebê-la com a boca; é preciso digeri-la com um coração que creia e se saiba tocado pela carne do Ressuscitado.
8/7/20235 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O que se espera de um sacerdote? (Festa da Transfiguração do Senhor)

Ninguém pode negar que a Igreja está passando por uma de suas grandes crises. Crise esta que é, acima de tudo, espiritual, e se origina da distorção do que é o sacerdote e de qual sua missão neste mundo. Neste primeiro domingo de agosto, em que rezamos pelas vocações sacerdotais, também celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor, em cujo Evangelho encontramos a chave de leitura para entender o que Cristo espera de um sacerdote: Jesus sobe, primeiro, ao Monte Tabor e revela-se em toda a sua glória, para fortalecer os Apóstolos e a todos os sacerdotes de hoje, a fim de que, um dia, eles subam ao Monte Calvário e se ofereçam como vítimas de amor, assim como Ele mesmo fez. Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e assuma o propósito de rezar pelos sacerdotes e por toda a Igreja, que, com em seus padecimentos, cada vez mais sobe ao Calvário com o seu divino fundador.
8/5/202326 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Chamados à excelência, ficamos na mediocridade! (Sábado da 17ª Sem. do Tempo Comum)

O Evangelho deste sábado nos relata o martírio de São João Batista sob a impiedade de Herodes. Os fatos hoje narrados por São Mateus, com efeito, nos mostram como o homem pode tornar-se grande e virtuoso, quando se deixa guiar pela verdade, ou vil e pequeno, quando se faz refém dos desejos da carne e das vanglórias deste mundo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 5 de agosto, e medite sobre o fato de que, mesmo tendo sido chamados à excelência, muitas vezes nos contentamos com a mediocridade.
8/5/20235 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | São João Maria Vianney é uma resposta do Céu! (Memória de São João Maria Vianney)

Festejamos hoje a Memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos. Este modesto padre de aldeia, feito vítima de amor como outro Cristo, foi um raio de luz com que Deus iluminou as trevas em que submergiu a França depois da Revolução Francesa. O seu exemplo de penitência e total dedicação às almas é mais uma prova de que o cristão, para vencer o mundo, deve configurar-se ao Senhor pela caridade, pelo desprezo de si e pela cruz pacientemente suportada. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 4 de agosto, e recorramos juntos à intercessão do Santo Cura d’Ars!
8/4/20235 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que Deus permite os peixes podres? (Quinta-feira da 17.ª Semana do Tempo Comum)

A Igreja é como uma rede de pesca que, uma vez lançada ao mar, captura peixes de todo tipo: no dia do Juízo, os bons serão recolhidos em cestos, enquanto os maus e imprestáveis serão jogados fora. Esta conhecida parábola, bastante semelhante à do joio e do trigo, nos desperta para o fato de que não somente os infiéis, mas também os maus fiéis poderão ser condenados ao fogo eterno. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 3 de agosto, e faça conosco um sincero exame de consciência: Senhor Jesus, acaso tenho sido mais um desses peixes que não prestam?
8/3/20235 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | O segredo para voltar a enxergar o “tesouro escondido”

Assim como quando nos apaixonamos por alguém, os primeiros anos da vida com Deus são sempre maravilhosos: é como se realmente encontrássemos “um tesouro escondido no campo”, em troca do qual vendemos, alegremente, tudo que possuímos. Com o tempo, porém, o amor vai arrefecendo e, quando nos damos conta, estamos nos arrastando sob o peso de um fardo custoso e praticamente insuportável. Rezar, ir à igreja, fazer penitência… tudo parece não ter mais o mesmo sabor e a mesma “graça”. (E assim também acontece com os casados.) Mas por que as coisas são assim? Será que erramos ao optar por Deus e pela vocação que Ele nos deu? Como podemos recuperar a alegria do “primeiro amor” — tanto na vida de oração quanto na vida de serviço aos nossos irmãos? Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 30 de julho de 2023, domingo, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
8/2/202344 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A importância do recolhimento (Quarta-feira da 17.ª Semana do Tempo Comum)

O reino dos céus, diz o Senhor, é como um tesouro escondido no campo: tão logo o encontra, o homem de fé vai, cheio de alegria, e vende tudo o que tem e possui, a fim de comprar aquele campo. Assim também Jesus a tudo renunciou por nós, homens, e para a nossa salvação: assumindo a condição de escravo, Ele ocultou a glória de sua divindade, para que aprendêssemos a amá-lo e a desejá-lo com um amor puro, livre e sincero. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 2 de agosto, e descubra as riquezas escondidas em mais uma parábola de Nosso Senhor!
8/2/20235 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Ele fazia as coisas certas… pelas razões erradas!

Antes de se converter, para não aceitar uma derrota sem honra, Inácio foi valorosamente ao campo de batalha. Depois, para não ficar aleijado depois de ser ferido, escolheu suportar dores atrozes em mais de uma operação na perna. Sua vida era, até então, admirada por muitos, inclusive seus inimigos. Mesmo com tantas virtudes humanas, porém, faltava-lhe a principal: Inácio de Loyola fazia as coisas certas… pelas razões erradas. O homem tinha “etiqueta”, não “ética” verdadeira. Até que a vida de Cristo e dos santos o converteu, e o cavaleiro que só vivia para a própria honra e vaidade, passou a trabalhar unicamente ad maiorem Dei gloriam, isto é, “para a maior glória de Deus”. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 31 de julho de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Na ocasião, celebrava-se a Memória de Santo Inácio de Loyola, Presbítero.
8/1/202325 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Qual o sentido da moral cristã? (Memória de Santo Afonso Maria de Ligório)

Santo Afonso Maria de Ligório, exímio na advocacia, ainda maior no campo da Teologia Moral, é uma recordação perene de que a moral cristã não se reduz ao puro legalismo, mas constitui uma prática “encarnada”, em cada ação, em cada gesto, daquele amor que nos impele a ser todos de Cristo e para Cristo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 1.º de agosto, e cantemos juntos as glórias deste santo Doutor e doutíssimo santo.
8/1/20236 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Desentorte a sua vida! (Memória de Santo Inácio de Loyola, Presbítero)

O homem foi criado para um único e supremo fim: louvar e adorar ao Senhor Deus para, servindo-O neste mundo, alcançar no outro a salvação eterna. Todas as demais coisas que existem sobre a Terra foram criadas em função do homem, isto é, para ajudá-lo a alcançar este fim, e devem por isso ser desprezadas à medida que se tornam um obstáculo a essa meta tão elevada. Se não tivermos isso bem claro, a nossa vida será, mesmo se tivermos aqui e ali algum sucesso, um completo e retumbante fracasso. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 31 de julho, e celebre conosco a memória de Santo Inácio de Loyola.
7/31/20238 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | O tesouro escondido e o esquecimento de Deus (17.º Domingo do Tempo Comum)

Quando compara o Reino dos Céus a um tesouro escondido, Nosso Senhor descreve a prontidão de um homem que, “cheio de alegria”, vendeu todos os seus pertences para adquirir o campo no qual estava aquele bem inestimável. A imagem da prontidão desse homem contrasta de forma significativa com a tibieza, a preguiça e a apatia que, cada vez mais, tomam conta de muitas almas que um dia creram fervorosamente. Na homilia deste domingo, Padre Paulo Ricardo nos explica de onde vem esse desânimo espiritual e como podemos combatê-lo.
7/29/202326 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Quem reza, mas não muda, reza mal! (Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro)

Hoje, memória dos santos da família de Betânia, queremos meditar em particular sobre Santa Marta. Retratada no Evangelho como uma mulher ativa e pronta para servir, esta querida amiga do Senhor forma, ao lado da irmã, a imagem daquela perfeita unidade entre ação e contemplação à qual todos, independentemente do nosso estado de vida, devemos aspirar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 29 de julho, e descubra com a santa família de Betânia como a oração pode mudar nossas vidas, dando muitos frutos de santidade!
7/29/20239 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Jesus lança a semente em todos os terrenos, mas… (Sexta-feira da 16ª Sem. do T. C.)

Deus, que não faz acepção de pessoas, distribui abundantemente a semente de sua Palavra. Nem entre pedras e espinhos Ele tem receio de a semear, pois a ninguém priva dos auxílios necessários. Mas essa semente só pode crescer e dar fruto se o nosso coração for terra boa, na qual ela tenha condições de lançar raízes. Que coração temos oferecido a Deus? Um cheio de pedras, árido e sem fé; um repleto de espinhos e sufocado por preocupações mundanas; ou um coração limpo e bem aplainado, disposto a ser sulcado, arado e trabalhado pela graça? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 28 de julho, e peçamos a Cristo que faça frutificar em nós a semente da santidade.
7/28/20235 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Talvez por isso a sua oração não dê o fruto desejado!

Ao explicar no Evangelho de hoje por que falava em parábolas às multidões, Jesus nos convida a pensar sobre a maneira como temos rezado. Sim, pois, com o método pedagógico de Cristo, aprendemos não só qual a forma mais adequada de ensinar os outros, mas também qual o modo mais adequado de falar com Deus — ou melhor, de deixar que Ele nos fale ao coração e realmente transforme a nossa vida. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 27 de julho de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Na ocasião, o Evangelho proclamado era o da Quinta-feira da 16.ª Semana do Tempo Comum (Mt 13, 10-17).
7/27/202314 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Por que uns ouvem e entendem, e outros não? (Quinta-feira da 16.ª Sem. do T. Comum)

Cristo, como Mestre sábio e prudente, falava por meio de parábolas às multidões que o seguiam, não para lhes ocultar a verdade, deixando-as deliberadamente na escuridão, mas para que cada um, por sua maior ou menor virtude, ou visse a luz, coada pelas tramas de símbolos e figuras, ou a rejeitasse quer como “tolice”, quer como “loucura”. Na simplicidade da parábola se decidia, portanto, o mérito da fé e se manifestavam em consequência as disposições de cada coração. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 27 de julho, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!
7/27/20236 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | No ventre de Sant’Ana, aconteceu o maior milagre da graça!

Embora São Joaquim e Sant’Ana fossem um casal estéril, milagrosamente eles conceberam e deram à luz a Virgem Santíssima, que viria a ser a mãe do Salvador. Esse foi um grandioso milagre da natureza: a geração da vida por um casal sabidamente infértil. Mas precisamos entender que, no ventre de Sant’Ana, aconteceu um milagre infinitamente maior do que esse; foi o maior milagre da graça: a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Talvez por isso a devoção à santa mãe da Virgem Maria esteja tão amplamente difundida entre os fiéis católicos, sobretudo no Brasil e em Portugal. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 26 de julho de 2023, Memória de São Joaquim e Sant’Ana, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
7/26/202312 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | O que São Joaquim e Sant’Ana nos ensinam? (Memória de São Joaquim e Sant’Ana)

Deus todo-poderoso, que tudo dispõe com ordem e sabedoria, quis que a futura Mãe de seu Filho segundo a carne nascesse, não de uma união ímpia, mas como fruto imaculado do consórcio de dois corações santos, os mais bem preparados para criar no amor e na piedade a Rainha dos anjos e dos patriarcas. Trata-se dos corações de São Joaquim e Sant’Ana, cuja memória temos hoje a alegria de celebrar. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 26 de julho, e comemore conosco os pais de nossa querida e amantíssima Mãe!
7/26/20236 minutes, 1 second
Episode Artwork

Homilia Diária | “Podeis beber o cálice que eu vou beber?” (Festa de São Tiago Maior, Apóstolo)

O Apóstolo São Tiago Maior, cuja festa a Igreja celebra neste dia 25 de julho, foi o primeiro dos Doze a levar até o fim aquilo que é a essência da vocação sacerdotal: ser, à semelhança de Cristo, vítima de amor, holocausto de caridade. Derramando o próprio sangue em fidelidade ao Evangelho, São Tiago teve o privilégio de beber do mesmo cálice que Jesus e, assim, merecer aquilo que sua mãe, Maria Salomé, havia pedido ao Senhor sem se dar conta do que dizia: “Ordena que este meu filho se sente no teu Reino”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 25 de julho, e peçamos a São Tiago que nos ajude a, seguindo o seu exemplo, tudo entregarmos por amor a Cristo.
7/25/20235 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Os sete demônios de Santa Maria Madalena

Conforme relata o Evangelho de São Lucas, Santa Maria Madalena era a mulher de quem Jesus expulsou sete demônios. Esses sete espíritos que a atormentavam sempre foram reconhecidos pela Igreja como os sete pecados capitais, que também ameaçam a cada um de nós. Embora sejam chamados de “pecados”, tecnicamente são inclinações ou desordens espirituais, que só se tornam efetivamente pecados quando lhes damos nosso consentimento. E a tradição da Igreja os chama de “capitais” porque eles são cabeça (caput) de uma série de outros vícios e desordens. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 22 de julho de 2023, Festa de Santa Maria Madalena, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
7/24/202322 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | A oração que tenta a Deus (Segunda-feira da 16.ª Semana do Tempo Comum)

No Evangelho de hoje, Jesus nos revela que pode haver pecado até na oração. Sim, é isso mesmo. O Evangelho começa com alguns mestres da Lei pedindo a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. É uma espécie de oração: “Deus, quero ver um milagre. Para eu crer, preciso de um milagre. Se o Senhor és bom, tens de fazer tal coisa”. É uma oração, mas uma oração ímpia; na verdade, é o contrário do que deveria ser a verdadeira oração cristã! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 24 de julho, e entenda como deve rezar o cristão.
7/24/20237 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Homilia Dominical | Por que Deus permite o joio dentro da Igreja? (16.º Domingo do Tempo Comum)

Ao perguntar ao dono do campo se deviam arrancar o joio do meio do trigo, os empregados da parábola do Evangelho receberam dele uma resposta surpreendente: “Não! Deixai crescer um e outro até a colheita!” Mas quais são, afinal, as razões para que Deus pacientemente permita o convívio de bons e maus? Ou ainda: por que Deus permite que, dentro da própria Igreja, o joio cresça e se desenvolva? É isso que Padre Paulo Ricardo explica na homilia deste domingo, a partir dos comentários de Santo Tomás de Aquino à parábola do joio e do trigo.
7/22/202323 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Em busca do “único necessário” (Festa de Santa Maria Madalena)

A Igreja celebra hoje a festa de Santa Maria Madalena. Discípula e fiel seguidora de Nosso Senhor, Maria Madalena representa, no duplo estado em que a vemos no Evangelho, a condição oscilante de todos nós, pecadores que lutamos por nos converter dia após dia: de um lado, prostituta, vendida ao “amor” adúltero das criaturas e dos ídolos; de outro, alma enamorada que anseia, apesar dos laços deste mundo, pela união com o nosso único e verdadeiro Esposo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 22 de julho, e aprendamos de Madalena, já feita santa, a não ter outro consolo senão a presença de Cristo.
7/22/20236 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Pregação Seleta | Por que estamos neste mundo?

Com tantas horas perdidas em passatempo, desperdiçadas e mal gastas na frente de uma tela; e com tantos dias passados no esquecimento de Deus, longe da prática religiosa ou da mínima reflexão que seja a respeito da própria vida, tudo indica que o homem moderno não sabe mais, se é que soube algum dia, o porquê de estar neste mundo. Na homilia de hoje, comentando uma discussão de Jesus com os fariseus a respeito do sábado, dia sagrado para os judeus, Padre Paulo Ricardo conduz uma meditação sobre o Sentido da existência humana, que se fez carne, habitou entre nós e é “senhor do sábado”. Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 21 de julho de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT).
7/21/202320 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Qual é o sentido do preceito dominical? (Sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum)

As elites religiosas de Israel, com suas minúcias e tradições humanas, transformaram o sistema cultual promulgado por Deus em uma série de observâncias vazias, formalistas e, às vezes, até mesmo frívolas. É por isso que vemos hoje o Senhor increpar os fariseus por sua incompreensão do sentido do sábado, cuja finalidade não é manter o corpo imóvel, mas prestar a Deus aquele culto sincero de adoração que só quem crê de verdade pode oferecer. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 21 de julho, e peçamos a Nosso Senhor a graça de, como sinceros adoradores, vivermos a nossa santa religião com amor e generosidade.
7/21/20235 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Homilia Diária | Como suportar os fardos da vida? (Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum)

Com o Coração e os braços abertos, Jesus brada hoje no Evangelho: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”, porque é só nele, sob o jugo suave do seu amor, que os cansaços e pesares da vida presente tornam-se não apenas suportáveis, mas doces e amáveis de serem carregados. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 20 de julho, e peçamos hoje a Nosso Senhor um coração como o dele, manso e humilde.
7/20/20235 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Homilia | A tolice dos soberbos e a sabedoria dos humildes (Quarta-feira da 15ª S. do T. Comum)

A razão por que muitos rejeitam e desprezam o Evangelho não é outra senão a soberba: creem-se sábios e entendidos, confortáveis com a ciência humana que julgam possuir, e não se dão conta de que, no fundo, não passam de tolos, surdos para aquele que é a Sabedoria incriada e a Verdade subsistente, compreensível apenas aos humildes e pequeninos de coração. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 19 de julho, e peçamos hoje a Cristo, Nosso Senhor, que nos dê um espírito humilde e aberto aos seus ensinamentos.