Winamp Logo
CBN Dinheiro - Marcelo d'Agosto Cover
CBN Dinheiro - Marcelo d'Agosto Profile

CBN Dinheiro - Marcelo d'Agosto

Portuguese, Finance, 1 season, 698 episodes, 1 day, 4 hours, 45 minutes
About
Um guia de finanças pessoais e investimentos.
Episode Artwork

Por que os juros do Tesouro Prefixado 2027 caíram tanto desde o início do mês?

Um ouvinte perguntou por que os juros do Tesouro Prefixado 2027 caíram tanto desde o começo do mês. Ele quer saber também se isto significa que é um bom momento para comprar o título ou se é melhor esperar as taxas voltarem a subir. Saiba a resposta de Marcelo d'Agosto!
7/11/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Tesouro rendA+ sofre oscilações durante pagamentos mensais?

Segundo Marcelo d'Agosto, na prática, se você ficar com o título até o último pagamento, vai receber os valores corrigidos pela inflação. Só se vender antes, vai sair pelo preço de mercado.
7/11/20242 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor investimento para quem pensa em comprar um imóvel a curto prazo?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte que busca liquidez nos investimentos dele, porque está avaliando a possibilidade de comprar um imóvel para alugar.
7/10/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Tesouro RendA+: entenda como funciona o título público para aposentadoria

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte: invisto no Tesouro RendA+ 2040, visando complementar minha aposentadoria. Se eu acumular 240 unidades desse título, vou receber, durante o período de pagamentos mensais, uma unidade por mês, líquida de impostos e taxas? Entenda.
7/10/20243 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Vou perder dinheiro se eu vender os meus fundos imobiliários?

Uma ouvinte começou a investir em fundos imobiliários comprando 14 fundos por uma corretora. Ela diz que sempre aparecem dividendos na conta. O valor total da compra, no entanto, está abaixo do que quando ela aplicou. Ela pergunta por que isso acontece e quer saber se perderá dinheiro caso venda os fundos. Saiba a resposta de Marcelo d'Agosto!
7/9/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

O que é mais vantajoso: aplicar o dinheiro ou comprar um imóvel e alugar?

Marcelo D'Agosto responde pergunta de ouvinte sobre vantagem financeira entre investir dinheiro e comprar um imóvel para alugar. Marcelo explica que, em termos de rendimento corrente, aplicações financeiras, como o Tesouro SELIC, tendem a ser vantajosas. Ouça.
7/9/20243 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

O que é spread? Quais são as taxas para investir na bolsa dos EUA, por meio de uma corretora?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Otenberg, de Fortaleza, no Ceará. Ele pergunta o que é spread e quais as taxas irá pagar se investir em dólares na bolsa dos Estados Unidos, por meio de uma corretora brasileira. Confira!
7/8/20241 minute, 45 seconds
Episode Artwork

Investimento: o que fazer quando a rentabilidade está abaixo do esperado?

Marcelo d'Agosto responde a pergunta de um ouvinte: 'estou cada vez mais preocupado com a minha carteira. Em 12 meses, a rentabilidade foi de apenas 2%, o que dá 20% do CDI. Na minha análise os grandes vilões são os CDBs vinculados à inflação e Tesouro Renda + 2035'. Entenda.
7/8/20244 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Sou advogado, qual o melhor investimento para ter rendimento mensal com o valor de uma causa?

Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Alisson, que é advogado e vai receber um valor de uma causa. Ele gostaria de saber qual o melhor investimento para ter uma renda mensal. O comentarista explica que a escolha depende muito do risco que a pessoa quer correr e que o Tesouro IPCA+ com juros semestrais é uma opção relativamente pouco arriscada. Confira!
7/5/20241 minute, 35 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar Tesouro IPCA 2026 pelo Tesouro IPCA 2035?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte: tenho feito investimentos com a finalidade gerar receita recorrente no futuro. Tenho um valor aplicado no Tesouro IPCA 2026 (sem juros semestrais) com juros de 4,5% ao ano. E pretendo resgatar antecipadamente, para aproveitar os juros mais altos do Tesouro IPCA 2035 (com juros semestrais). Vale a pena, mesmo tendo a perda com a marcação a mercado? Comentarista explica que 'estratégicamente essa troca faz sentido'.
7/5/20242 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

É melhor comprar euros agora ou esperar o preço da moeda cair?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte que tem uma viagem para Europa planejada para o fim do ano. Ouça e saiba a melhor opção!
7/4/20241 minute, 18 seconds
Episode Artwork

CDB e LCA são investimentos muito diferentes?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte, que tem uma aplicação LCA pré-fixada em 9% que vence em breve e um banco sugeriu um CDB pré-fixado em três anos com taxa de 14,5%. O comentarista diz que é preciso entender exatamente as diferenças para saber se é um bom negócio.
7/4/20242 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Quitar uma dívida ou investir o dinheiro: o que é melhor?

Marcelo d'Agosto responde à dúvida de uma ouvinte que tem uma dívida com taxa de 1,8% ao mês. Após conseguir recursos para quitar quase todo financiamento, ela está em dúvida sobre qual caminho seguir.
7/3/20241 minute, 30 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor momento para comprar euro?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte: ‘vou viajar para Europa em dezembro. Neste mês de julho terei o suficiente para adquirir parte dos euros. Devo comprar imediatamente ou esperar uma possível baixa do câmbio?’ Comentarista explica que a melhor estratégia é comprar a moeda aos poucos.
7/3/20244 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Ataque especulativo: entenda o que é e como ele pode afetar investimentos

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte, que ainda questiona se as aplicações dele no Tesouro Direto correm algum tipo de risco.
7/2/20241 minute, 39 seconds
Episode Artwork

Renda passiva na aposentadoria: estratégias com Tesouro IPCA+ 2029

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre melhor maneira de gerar renda ao resgatar o valor investido. Ele destaca a importância de não resgatar mais do que a inflação para evitar perda real do valor investido. Ouça.
7/2/20242 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Tesouro IPCA+ 2032: posso sacar e reinvestir no título mais rentável, mesmo com perda de 3%?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Marcos, que investiu em fevereiro deste ano no Tesouro IPCA+ 2032 com juros semestrais, para ter um rendimento na aposentadoria. Ouça e entenda!
7/1/20241 minute, 58 seconds
Episode Artwork

Vale a pena comprar ações da Sabesp?

Marcelo d’Agosto explica que para o pequeno investidor não tem grande vantagem participar dessa oferta. Comentarista destaca, no entanto, que sempre vale ler o material de vendas dessa oferta ações e avaliar a conveniência de participar de todo esse processo.
7/1/20243 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Com investimento integral na Bovespa, vale comprar dólares para proteger patrimônio?

No 'CBN Dinheiro' desta sexta-feira (28), o comentarista Marcelo d’Agosto responde à dúvida de um ouvinte e analisa que compra da moeda americana pode reduzir oscilação da carteira de investimentos dele. O especialista, porém, sugere outro tipo de aplicação: títulos do Tesouro Selic. Ouça!
6/28/20241 minute, 21 seconds
Episode Artwork

Como identificar e se proteger de fraudes no mercado financeiro

Marcelo D'Agosto discute riscos dos investimentos no mercado financeiro. Ele enfatiza que não existem investimentos sem risco e que promessas de altos retornos sem risco são sinais de alerta. Ouça.
6/28/20242 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O que é importante considerar antes de vender cotas do BOVA11?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de uma ouvinte de Belo Horizonte. Saiba mais!
6/27/20241 minute, 28 seconds
Episode Artwork

Entenda a importância de sempre ter um dólar no bolso ao fazer uma viagem internacional

Marcelo d'Agosto diz que dólar é sempre uma garantia de levar para diversos países, especialmente pela cotação mais favorável. O comentarista ainda lembra que ficamos no Brasil acostumados ao pagamento digital, algo que não acontece no mundo todo.
6/27/20242 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Entenda por que as taxas dos títulos do Tesouro IPCA+ subiram tanto recentemente

Marcelo d'Agosto explica que o movimento está ligado aos juros, que estão muito mais altos que as projeções para a inflação. Saiba mais em CBN Dinheiro.
6/26/20241 minute, 32 seconds
Episode Artwork

‘Tesouro RendA+ não substitui contribuição para o INSS’; entenda

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte: tenho 40 anos e ao longo dos anos economizei buscando me aposentar antecipadamente por conta própria. Hoje poderia comprar títulos do Tesouro RendA+ 2030 e 2050 para obter uma renda mensal por 40 anos. Como não terei a aposentadoria pelo INSS, você vê algum risco do governo me dar um calote e depois eu não conseguir cumprir com meus compromissos financeiros?
6/26/20244 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Por que é tão difícil fazer um seguro de saúde individual no Brasil?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte que voltou a morar no país após 30 anos no exterior. Ao tentar fazer um seguro saúde individual, se deparou com preços proibitivos e alternativas complexas.
6/25/20241 minute, 21 seconds
Episode Artwork

Como ter uma boa renda passiva?

Marcelo D'Agosto discute a busca por renda passiva através da reversão de planos de previdência em investimentos como imóveis ou fundos imobiliários. 'A recomendação, então, é, em vez de buscar um produto que dê uma renda passiva, definir uma estratégia de investimento que dê o resultado'. Ouça e entenda.
6/25/20242 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Onde investir para receber uma renda mensal para complementar o aluguel e o condomínio?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Patty, que tem investimentos em CDBs e no Tesouro Direto. Ela quer saber onde deve investir para receber uma renda mensal para complementar o pagamento do aluguel e do condomínio, sem diminuir o capital. Ouça e entenda!
6/24/20241 minute, 42 seconds
Episode Artwork

Vale a pena sair do tesouro renda+ por conta do aumento nas taxas?

Marcelo d'Agosto destaca que todos os títulos do tesouro são marcados pelo mercado, ou seja, mudam diariamente. O aumento do valor atualmente tem relação com o aumento da taxa de juros. Por isso, o comentarista defende que não vale a pena sair do investimento agora, já que pode mudar no dia seguinte.
6/24/20243 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Vale a pena usar o FGTS para financiar a compra de um imóvel?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica as condições necessárias para fazer um investimento como esse. Mas alerta: não é indicado queimar o seu FGTS comprando qualquer imóvel.
6/21/20241 minute, 12 seconds
Episode Artwork

Qual investimento com maior rentabilidade indicado para obter renda mensal?

Uma ouvinte conta que a mãe dela tem um valor para investir e pretende aplicar a quantia para obter uma renda mensal. Ela pergunta qual é o investimento com a maior rentabilidade. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
6/21/20242 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Quais são as condições para reutilizar o FGTS para a compra de um imóvel?

Uma ouvinte usou o saldo do FGTS para comprar um apartamento, em 2005. Em 2010, ela quitou o financiamento e, agora, quer comprar uma casa. Ela pergunta em que condições pode reutilizar o FGTS para aquisição de outro imóvel. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
6/20/20241 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Eletrobras: é melhor esperar valor do investimento se recuperar ou trazer de volta para o FGTS?

Marcelo d'Agosto responde ouvinte e diz que vale a pena manter o investimento: 'Essa pressão do governo sobre a companhia vai passar. E, quando o preço melhorar, considerar a alternativa de diversificar no fundo Carteira Livre'. Ouça.
6/20/20243 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

A parcela do IR será descontada se eu tiver só o valor do cheque especial na conta?

Um ouvinte de Franca (SP) quer saber se o desconto do débito automático da parcela do imposto de renda será feito caso o contribuinte tenha apenas o valor do cheque especial disponível na conta bancária. Saiba a resposta de Marcelo d'Agosto.
6/19/20241 minute, 27 seconds
Episode Artwork

O que vale mais a pena: quitar financiamento imobiliário ou investimento alavancado?

Marcelo D'Agosto recomenda que se priorize a quitação do financiamento o mais rapidamente possível em vez de investir o dinheiro e pagar a dívida mais tarde. Ouça.
6/19/20242 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Progressiva e regressiva: existe padrão entre seguradoras para fazer mudança entre tabelas?

Um ouvinte tem recursos investidos em dois planos de previdência, com tributação pela tabela regressiva, e pretende sacar os valores agora. Ele pergunta se já existe um padrão entre as seguradoras para fazer a mudança da tabela regressiva para a progressiva. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
6/18/20241 minute, 49 seconds
Episode Artwork

Como investir e utilizar rendimentos para pagar plano de saúde

Marcelo D'Agosto analisa a proposta de um ouvinte sobre como investir o valor da venda de um terreno para pagar o plano de saúde de seu pai. Marcelo aprova a ideia de investir no Tesouro IPCA+ com juros semestrais explicando que o investimento é seguro. Ouça.
6/18/20241 minute, 54 seconds
Episode Artwork

Com o filho recém-nascido, qual o melhor investimento para pagar faculdade ou intercâmbio?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Mateus, que é de Campinas. Ele gostaria de saber quais são as opções de investimento mais interessantes para que ele e a esposa possam pagar a faculdade do filho, ou um programa de intercâmbio. Ouça e confira a dica do comentarista!
6/17/20241 minute, 50 seconds
Episode Artwork

Plano de previdência como seguro: PGBL ou VGBL?

Marcelo d'Agosto responde a pergunta de um ouvinte, de 76 anos, aposentado. Ele pretende contratar um plano de previdência como um seguro ou uma herança, para ser sacada de uma vez só.
6/17/20244 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

CDB com rentabilidade acima de 100% do CDI e liquidez diária é a melhor opção no maior prazo?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto avalia a análise do ouvinte João Batista: para ele, hoje em dia, um CDB com rentabilidade acima de 100% do CDI, com liquidez diária, dentro do limite de garantia do FGC, aplicado no maior prazo permitido, é a melhor opção de investimento disponível nesse momento de incertezas. O ouvinte quer saber a opinião do comentarista a respeito desse pensamento. Marcelo d'Agosto enxerga de forma positiva o cenário. Ouça e entenda!
6/14/20241 minute, 35 seconds
Episode Artwork

Com a desvalorização do real, como ficam os investimentos nas bolsas do exterior?

Marcelo d'Agosto destaca que é preciso observar tudo com uma certa cautela e sem desespero. Isso se deve, em boa parte, pelo que ele chama de 'pessimismo exagerado' da bolsa brasileira, que tem acarretado nessa variação do dólar.
6/14/20242 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Quanto é preciso ter para parar de trabalhar com 50 anos?

O ouvinte ainda pede que considere um cenário onde ele viva de renda até 90 anos e consiga deixar uma herança para os filhos. Ouça e saiba a resposta de Marcelo d'Agosto.
6/13/20241 minute, 35 seconds
Episode Artwork

Primeiros passos no investimento: como jovens podem escolher bons produtos

Marcelo D'Agosto responde ouvinte de 18 anos sobre primeiros investimentos. Marcelo recomenda atenção à duração dos investimentos para otimizar a carga tributária. Ele também explica o conceito de 'caixinhas' como uma forma de organizar investimentos financeiros. Ouça e entenda.
6/13/20244 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Onde consultar o índice de rentabilidade mensal do investimento em fundo de renda fixa RF LP?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Maria de Fátima, de Santos - SP. Ela investiu em um fundo de renda fixa do tipo RF LP e pergunta onde pode consultar o índice de rentabilidade que o fundo deve proporcionar mensalmente. Ouça e saiba mais!
6/12/20241 minute, 49 seconds
Episode Artwork

Trocar uma conta poupança antiga por uma nova rende mais juros?

Marcelo d'Agosto responde que, se sacar em qualquer outro dia do mês, que não seja a data de aniversário, perde o rendimento do mês. Concentrar a aplicação numa conta única, facilita a administração financeira.
6/12/20242 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar a poupança pelo Tesouro Direto?

Uma ouvinte procura uma opção de investimento com bom rendimento e poucos riscos. Confira as dicas de Marcelo d'Agosto.
6/11/20241 minute, 23 seconds
Episode Artwork

Como maximizar os benefícios da previdência privada

Marcelo D'Agosto responde ouvinte que está frustrada com o valor acumulado na previdência privada para suas filhas após 17 anos. Ele explica que, além da taxa de administração, é crucial considerar o objetivo do fundo de previdência, que pode ser conservador, moderado ou agressivo. Ouça.
6/11/20242 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Título do Tesouro Direto foi substituído? Saiba o que fazer

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica que esse é um procedimento normal, que acontece periodicamente. E explica o que fazer quando isso acontece com seu investimento.
6/10/20241 minute, 28 seconds
Episode Artwork

Debêntures e CRI: é preciso entender antes de investir

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de uma ouvinte: "indiquei para meu filho fazer aplicações em debêntures e CRI. Pelo extrato, o valor líquido está 50% menor do que o valor investido. É isso mesmo? Fiz besteira? Saiba mais.
6/10/20243 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Tesouro RendA+ 2030: alíquota do Imposto de Renda segue tabela regressiva ou é sempre 15%?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d’Agosto responde à dúvida da ouvinte Barbara, que pergunta sobre a alíquota do Imposto de Renda no investimento. Ouça e confira a explicação!
6/7/20241 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Fundo de previdência é mais vantajoso que o Tesouro Renda+?

Marcelo d'Agosto explica que tanto a previdência quanto o Tesouro Renda+ são boas opções. Ele destacou que a previdência tem um imposto menor após dez anos, mas sua rentabilidade não é garantida e depende da carteira e dos custos administrativos. Já o Tesouro Renda+ oferece uma rentabilidade fixa. Ouça e saiba mais.
6/7/20242 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Tesouro IPCA 2029 ou Tesouro RendA+ 2030? Saiba qual investimento é melhor na aposentadoria

O comentarista Marcelo d'Agosto responde à dúvida de uma ouvinte de 55 anos que quer se aposentar com 60 e avalia qual aplicação fazer. No 'CBN Dinheiro' desta quinta-feira (6), o comentarista pondera, então, os diferentes objetivos possíveis com o investimento e mostra vantagens e desvantagens das opções. Ouça e entenda!
6/6/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Juros de financiamento de imóveis vão ficar mais caros?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte a partir do corte em ritmo menor do Banco Central da taxa de juros na próxima reunião. O comentarista destaca de que forma isso pode afetar diretamente os financiamentos de imóveis.
6/6/20242 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Posso sacar o rendimento do Tesouro Direto logo ou preciso esperar o vencimento?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Marcio, que pergunta se para receber o valor que tem atualmente do Tesouro Direto precisa esperar até o vencimento, ou se pode sacar antecipadamente. Ele tem uma aplicação no Tesouro IPCA+ 2024, que vence agora em agosto e que teve um bom rendimento. Ouça e entenda!
6/5/20241 minute, 46 seconds
Episode Artwork

O que um prêmio Nobel de Economia disse sobre o Tesouro RendA+?

Marcelo d’Agosto fala sobre a palestra de Robert Merton, prêmio Nobel de Economia, no Insper, em São Paulo. Ele tratou, entre outras coisas, do Tesouro RendaA+, que está na vanguarda das inovações financeiras.
6/5/20243 minutes
Episode Artwork

Qual a melhor alternativa para estimar ganho real: dólar ou IPCA?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida do ouvinte Eduardo em CBN Dinheiro.
6/4/20241 minute, 29 seconds
Episode Artwork

Como quitar o financiamento fora e dentro do Brasil?

Marcelo d'Agosto tira a dúvida de um ouvinte que tem dois financiamentos que precisa quitar. Porém, ele mora nos EUA. O comentarista diz que o ideal seria levar recursos para Estados Unidos, pagar dívidas, e com economia investir em dólares.
6/4/20242 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

É melhor investir no Brasil ou nos Estados Unidos?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida do ouvinte Camilo, que ainda quer saber por que a diferença entre os juros dos dois países é tão grande.
6/3/20241 minute, 34 seconds
Episode Artwork

Como funciona a rentabilidade real negativa: estou perdendo dinheiro?

Marcelo d'Agosto explica que 'rentabilidade real negativa' significa que seus investimentos não cresceram o suficiente para superar a inflação, mas não significa necessariamente que você perdeu dinheiro em termos nominais. Ouça e entenda.
6/3/20243 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Taxas do Tesouro IPCA vão continuar subindo?

Um ouvinte pergunta por que as taxas do Tesouro IPCA 2029 subiram nos últimos nos últimos três meses. Ele quer saber se essa tendência de alta vai continuar.
5/31/20241 minute, 42 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em ouro?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que sim, o ouro é sempre visto como uma proteção e teve uma valorização grande nesse mês de maio. E no ano de 2024 também foi um dos investimentos que mais valorizaram
5/31/20242 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Como investir em renda variável?

Ouvinte quer começar a investir em renda variável e pergunta a Marcelo D'Agosto se é melhor ele mesmo escolher as ações, seguindo as orientações da corretora, ou aplicar em um fundo de ações. Ouça e entenda!
5/30/20241 minute, 51 seconds
Episode Artwork

Com dívida no cartão, é melhor esperar juros atingirem 100% ou negociar antes?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte, relembrando que existe uma nova regra sobre os juros do cartão. De acordo com ele, os juros não crescem mais depois de 100%, mas, caso não seja pago, o nome da pessoa pode ir para o serasa. O comentarista diz que o essencial é negociar o quanto antes.
5/30/20242 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Como fugir do come-cotas dos fundos de investimentos?

Marcelo d'Agosto explica que a ouvinte se refere ao recolhimento semestral do imposto de renda sobre a rentabilidade dos fundos de investimento. Em CBN Dinheiro, ele explica como e se é possível fugir do come-cotas. Ouça!
5/29/20241 minute, 16 seconds
Episode Artwork

É melhor investir em fundos imobiliários comprando cotas nas novas emissões ou na Bolsa?

Marcelo D'Agosto explica que, ao investir em fundos imobiliários, a escolha entre comprar cotas durante novas emissões (mercado primário) ou diretamente na Bolsa (mercado secundário) depende de fatores específicos e não de rentabilidade. Ouça e entenda.
5/29/20242 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Quanto um investidor precisa aplicar para ganhar renda de R$ 100 mil por mês?

Você sabia que realizar um investimento de cerca de R$ 190 milhões na renda fixa pode gerar uma renda de pelo menos R$ 100 mil por mês? Esse é o caso do ouvinte Viana, que ganhou R$ 194 milhões e agora quer investir para garantir uma boa renda por mês. A avaliação de Marcelo d'Agosto diz que Viana pode tirar R$100 mil por mês atualizados pela inflação por 161 anos.
5/28/20242 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Tesouro IPCA+ ou Tesouro Renda+? Entenda as diferenças de pagamento e remuneração

Marcelo D'Agosto explica que ambos rendem cerca de 6% ao ano, mas a forma de pagamento difere. O Tesouro Renda+ tem um preço de compra menor devido aos juros embutidos, enquanto o Tesouro IPCA+ com juros semestrais tem um preço próximo ao valor nominal. Ouça e entenda.
5/28/20243 minutes
Episode Artwork

Tesouro IPCA+ com juros acima de 6% ao ano é o melhor investimento do momento?

No 'CBN Dinheiro', o comentarista Marcelo d'Agosto responde à dúvida de um ouvinte quanto ao IPCA + e explica o que é necessário levar em consideração para fazer um investimento desse tipo. Segundo o especialista, o problema é se você precisar resgatar antecipadamente a aplicação. Ouça para entender!
5/27/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Ao investir na Bolsa, como fazer para escolher as ações que vão valorizar mais?

Marcelo d’Agosto explica que existem duas possibilidades. Uma delas é escolher ações de empresas que podem se beneficiar mais com o cenário econômico. Outra possibilidade é analisar cada empresa individualmente e escolher aquela com melhores indicadores, independentemente do setor de atuação. Saiba mais.
5/27/20243 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

É melhor investir em fundos DI ou em CDB?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica que a escolha depende do valor da taxa de administração cobrada pelos fundos. E ressalta que o importante é prestar atenção no rendimento e risco do investimento.
5/24/20241 minute, 33 seconds
Episode Artwork

Como escolher um fundo imobiliário

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto responde à pergunta de ouvinte sobre como escolher um investimento em fundo imobiliário. Ele explicou que é fundamental confiar no administrador e no gestor do fundo, verificando o histórico e a experiência deles. Ouça e saiba mais.
5/24/20243 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Qual a relação entre as taxas de juros no Brasil e nos EUA?

Entenda em CBN Dinheiro, com Marcelo d'Agosto.
5/23/20241 minute, 39 seconds
Episode Artwork

Como definir quais aplicações resgatar para pagar a entrada de um imóvel?

Marcelo D'Agosto orienta ouvinte que planeja comprar um imóvel financiado, sobre quais investimentos resgatar para a entrada. D'Agosto recomenda organizar as finanças com antecedência, mantendo um equilíbrio entre investimentos de curto e longo prazo. Ouça.
5/23/20242 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Por que negociação em bolsa de certas ações é interrompida em algumas situações?

Marcelo d'Agosto ressalta que pode acontecer, mas não é um evento comum. Entenda em CBN Dinheiro.
5/22/20241 minute, 31 seconds
Episode Artwork

Qual seria a reaplicação adequada para um perfil conservador de uma LCA que está para vencer?

Marcelo d'Agosto sugere para o ouvinte avaliar bem a sua situação, definir o seu objetivo e pensar no mix ideal entre investimentos atrelados ao CDI e prefixados. Só depois partir para a escolha dos produtos financeiros.
5/22/20243 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Como comparar a rentabilidade de diferentes ETFs?

Um ouvinte quer fazer a comparação entre um ETD que paga dividendos e outro que incorpora os rendimentos no valor das cotas. Marcelo d'Agosto explica em CBN Dinheiro.
5/21/20241 minute, 23 seconds
Episode Artwork

Custódia Remunerada: vale a pena realizar o aluguel de ações?

Marcelo D'Agosto fala sobre a custódia remunerada, também conhecida como aluguel de ações. Ele explica como funciona o serviço de guardar títulos, quais são os riscos e as oportunidades desse tipo de investimento.
5/21/20243 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em um fundo que paga dividendos periodicamente?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Francisco, que quer saber se vale a pena investir em um fundo que paga dividendos periodicamente. Ouça e entenda!
5/20/20242 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor estratégia de investimento para renda vitalícia?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre viabilidade de um plano de previdência privada. Ele explica que obter uma renda vitalícia não é simples e sugere comparação com com o Tesouro Renda Mais, que oferece um fluxo de pagamentos garantido e previsível pelo Tesouro Nacional. Ouça.
5/20/20242 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Por que existem dois prazos de vencimento para o Tesouro Selic?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte João Batista sobre os prazos de vencimento para investimentos no Tesouro Selic. Ouça e saiba mais!
5/17/20241 minute, 54 seconds
Episode Artwork

Tesouro Selic 2029 perdeu valor nesta semana?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte, e explica que o Tesouro Selic 2029 continua rendendo bem, "menos do que no começo do ano, porque o Banco Central reduziu a Selic. Mas perda de valor, não teve."
5/17/20242 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

As ações da Petrobras podem se recuperar depois da troca no comando da companhia?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Luis, que quer saber se as ações da Petrobras podem se recuperar depois da troca no comando da companhia. O comentarista alerta para a importância de a empresa continuar sendo lucrativa, distribuindo dividendos ou reinvestindo os lucros em projetos rentáveis. Ouça e entenda!
5/16/20241 minute, 41 seconds
Episode Artwork

Quem investe em PGBL precisa fazer declaração de imposto de renda completa?

Um ouvinte fez alguns investimentos no PGBL no ano passado, mas não chegou no limite de 12% da sua renda. "Na hora que fui fazer a declaração simplificada, o programa da receita informou que a minha restituição seria maior se usasse a declaração completa. Fiz alguma coisa errada e posso cair na malha fina?"
5/16/20242 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

É possível investir no Tesouro Selic com retirada mensal dos rendimentos?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto conta que não, mas traz alternativas. Saiba mais.
5/15/20241 minute, 37 seconds
Episode Artwork

Com a mudança do presidente da Petrobras, meus investimentos podem ser afetados?

Marcelo d'Agosto destaca que nessas horas é prudente manter a calma. A tendência é que as ações da Petrobras tenham uma desvalorização grande no dia de hoje. E a recuperação, ou não dos preços, vai depender das explicações do conselho de administração da empresa sobre a troca do presidente.
5/15/20242 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito?

Marcelo d'Agosto responde se, no caso da quebra de um banco, o cliente receberia o que foi acordado na aplicação ou só o valor investido. Segundo o comentarista, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), é uma espécie de seguradora para garantir certos tipos de depósitos bancários. Além dos depósitos à vista e na poupança, os investimentos em CDB, LCI e LCA também são garantidos. Ouça o comentário completo!
5/14/20241 minute, 45 seconds
Episode Artwork

Ações meme da GameStop sobem: vale a pena investir?

Marcelo D'Agosto discute a recente alta nas ações da GameStop, destacando sua natureza especulativa. Ele explica que não houve mudanças fundamentais na empresa para justificar tal aumento e que investir pode ser arriscado, pois elas são altamente voláteis. Ouça.
5/14/20243 minutes, 1 second
Episode Artwork

Para não perder dinheiro, e sacar o rendimento mensal, o Tesouro Selic 2027 é a melhor opção?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Joyce, que tem um recurso disponível e quer aplicar em um investimento muito seguro, pois não quer correr o risco de perder nada. Ela também quer sacar o rendimento mensal para cobrir despesas. Joyce gostaria de saber se o Tesouro Selic 2027 é a melhor opção ou se há alguma sugestão diferente. Ouça e entenda!
5/13/20241 minute, 49 seconds
Episode Artwork

O que é melhor, LCA com rendimento de 97% ou fundo de investimento que acompanha o CDI?

Um ouvinte de Brasília pede ajuda para comparar um LCA com rendimento garantido de 97% do CDI, isenta do IR, e um fundo de investimento que consegue acompanhar o CDI que não tem isenção. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
5/13/20243 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em fundos quantitativos?

Marcelo d'Agosto responde dúvida do ouvinte Julio. Ele pergunta se vale a pena investir em fundos quantitativos. Segundo d'Agosto, Um fundo quantitativo, é um tipo específico, que decide os investimentos de forma automática. As operações são feitas a partir de uma série de regras que foram previamente estabelecidas; e relacionadas ao comportamento do preço dos ativos financeiros. O universo de fundos quantitativos é amplo, porém a principal semelhança entre eles é tentar isolar as emoções das decisões de investimento. Mas, isso não é garantia de acertos. Ouça o comentário completo.
5/10/20241 minute, 49 seconds
Episode Artwork

Devo me livrar de fundos multimercado e de fundos imobiliários?

Um ouvinte recebeu dica de uma pessoa do mercado financeiro de que seria melhor ele se desfazer de fundos multimercado e de fundos imobiliários. A justificativa é que "o mercado está muito volátil e os gestores não estão conseguindo os resultados esperados." Mas é preciso cuidado: Marcelo D'agosto destaca que, muitas vezes, "o próprio mercado financeiro joga contra".
5/10/20243 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Com as taxas de juros atuais, é melhor investir em CDB, LCI ou tesouro direto?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Andreia, que pergunta se com as taxas de juros atuais, é melhor investir em CDB, LCI ou tesouro direto. O comentarista destaca que com a Selic de 10,5%, junto à inflação de 3,5% ao ano, o rendimento das aplicações está muito acima do ritmo de aumento dos preços. Ouça e entenda como isso afeta sua escolha!
5/9/20242 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Por que o Tesouro IPCA está rendendo mais do que a inflação?

Marcelo D'Agosto tira dúvidas do ouvinte que tem aplicação no Tesouro IPCA, que está bem acima da inflação.
5/9/20242 minutes, 1 second
Episode Artwork

Para onde está indo o dinheiro resgatado da caderneta de poupança?

Em dez dos últimos 13 meses, os resgates foram maiores do que as aplicações. Ouça o comentário de Marcelo d'Agosto.
5/8/20241 minute, 41 seconds
Episode Artwork

Redução de juros: É melhor investir no Tesouro Selic ou no Tesouro IPCA?

Marcelo D'Agosto respondeu que, teoricamente, o Tesouro Prefixado pode ser uma opção mais vantajosa devido à garantia de uma taxa mais alta por um tempo maior. No entanto, a decisão depende dos objetivos individuais de cada investidor. Ouça e entenda.
5/8/20242 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Vai viajar? Entenda se é seguro usar cartão de pagamentos digital de uma instituição estrangeira

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Juliana, que vai viajar para Portugal e quer saber se é seguro usar cartão de pagamentos digital de uma instituição estrangeira para pagar as despesas da viagem. Ouça e entenda!
5/7/20241 minute, 41 seconds
Episode Artwork

CDB ainda é interessante para investidor de perfil conservador?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte que destaca que tem perfil conservador e aplicações em CDB. Ele diz que usa parte desses recursos para cobrir o saldo negativo no final do mês, mas pode separar metade para uma aplicação de mais longo prazo. Comentarista destaca que vale a pena diversificar continuando com o perfil conservador. As opçãoes são: Tesouro IPCA e Tesouro Selic.
5/7/20243 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Por que preciso definir o perfil de investidor antes de fazer aplicações financeiras? Entenda!

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde a uma dúvida da ouvinte Cláudia, que quer saber o motivo de precisar definir o perfil de investidora antes de fazer aplicações financeiras e se perde algo caso o perfil seja diferente do investimento recomendado. Ouça e saiba mais!
5/6/20242 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Como investir em fundos imobiliários?

Marcelo D'Agosto explica que investir em fundos imobiliários requer compreensão do que está sendo investido. Ele aconselha a não monitorar o valor do investimento diariamente e a ter confiança na escolha feita, pois o mercado é volátil. Ouça.
5/6/20242 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

É melhor continuar com aplicações em CDI em vez de mudar para o Tesouro IPCA?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Fernando, que está preocupado com a perspectiva de o governo não reduzir juros como o previsto anteriormente. Ele quer saber se é melhor continuar com aplicações em CDI em vez de mudar para o Tesouro IPCA. Ouça e entenda!
5/3/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Taxas de financiamento imobiliário em queda: vale a pena?

Marcelo D'Agosto destaca a recente queda nas taxas, citando dados do Banco Central que indicam uma redução de 13% para 11% ao ano nos financiamentos com recursos livres e de 11% para 9% ao ano nos recursos direcionados. No entanto, ressalta que essas taxas são uma média e podem não incluir o custo efetivo total. Ouça e entenda.
5/3/20242 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar poupança por LCIs e LCAs? Entenda!

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo D'agosto responde à dúvida do ouvinte Andre, que tem investimentos na caderneta de poupança e pergunta se vale a pena trocar por LCIs e LCAs. O comentarista alerta para o tempo mínimo de espera do resgate dos valores. Ouça e saiba mais!
5/2/20241 minute, 51 seconds
Episode Artwork

Por que os fundos imobiliários de tijolo renderam menos que os de papel?

Segundo Marcelo d'Agosto, a alta das taxas do Tesouro IPCA "contaminou" os fundos imobiliários em abril. E os fundos de tijolo foram mais afetados porque os aluguéis demoram mais tempo para serem renegociados.
5/2/20243 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

É melhor investir em criptomoedas diretamente ou por meio de fundos de investimentos?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que a decisão depende muito do seu objetivo. Ouça o comentário e mande suas dúvidas para [email protected]
5/1/20241 minute, 55 seconds
Episode Artwork

Quando vale antecipar resgate do título do Tesouro Direto, para antes do vencimento?

O comentarista Marcelo d'Agosto explica que, para fazer valer um título que valorizou muito e resgatá-lo antecipadamente, o investidor precisa reinvestir o valor total, mas é preciso avaliar bem: onde reaplicá-lo? Você consegue ainda manter aplicação em taxas elevadas por mais tempo. Ouça para entender como!
4/30/20242 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Como faço para investir na Bolsa e ganhar mais do que o Ibovespa?

Um ouvinte pergunta se é melhor escolher as ações da Bolsa ou aplicar num fundo de investimento. Segundo Marcelo d'Agosto, são duas grandes diferenças entre o Ibovespa e o investimento na Bolsa de Valores. Ouça e saiba mais!
4/30/20244 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Quais as melhores opções de investimento para reserva de emergência?

Uma ouvinte tem uma aplicação em um fundo DI, mas procura outras alternativas com a intenção de fugir do come-cotas. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
4/29/20241 minute, 45 seconds
Episode Artwork

Novo presidente do Banco Central poderá favorecer a redução das taxas de juros?

Marcelo d'Agosto destaca que embora o novo presidente possa influenciar as políticas econômicas, as taxas de juros dos títulos são determinadas por diversos fatores. Ele explica relação com investimento do Tesouro Direto. Ouça e entenda.
4/29/20242 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Tesouro Direto: há chance de uma corrida de resgates de títulos?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica quais razões poderiam levar a uma corrida de resgates dos títulos do Tesouro e explica se elas estão ou não no radar atual.
4/26/20241 minute, 30 seconds
Episode Artwork

Como recuperar valores de uma pessoa que morreu e não deixou informado senha e nem contas?

Segundo Marcelo d'Agosto, é possível fazer isso buscando as declarações de imposto de renda, além de buscar a B3, que tem todos os dados. Apesar disso, é essencial lembrar de deixar essas informações com alguém para facilitar os herdeiros.
4/26/20242 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Como brasileiros podem comprar ações dos Estados Unidos?

No 'CBN Dinheiro' desta quinta-feira (25), Marcelo d'Agosto explica que, apesar de as bolsas de valores terem regulamentação local, a internacionalização dos mercados permite que investidores apliquem em outros países. O comentarista ressalta ainda que a decisão de abrir uma conta no exterior deve partir do interesse de manter aplicação em moeda estrangeira, sujeita à legislação de outro país. Ouça e saiba mais!
4/25/20241 minute, 29 seconds
Episode Artwork

Classificações de risco dos bancos: o que você precisa saber antes de investir

Marcelo D'Agosto explica como as agências de classificação de risco atribuem notas aos bancos, indicando sua solidez financeira. Ele destaca a importância de verificar a nota do banco antes de investir, pois isso pode influenciar na remuneração oferecida.
4/25/20243 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Com alta das taxas dos títulos IPCA+, comprar um ETF é uma boa alternativa?

Marcelo d'Agosto comenta as vantagens e desvantagens dos investimentos em ETFs. Saiba mais no CBN Dinheiro.
4/24/20241 minute, 58 seconds
Episode Artwork

É seguro investir eCDBs de bancos com risco BBB?

Marcelo d'Agosto tira dúvida do ouvinte que está aplicando em CDBs de bancos com risco BBB, com boas taxas. Ele deseja saber se essas aplicações são seguras dentro do limite do fundo garantidor de créditos. Ouça o comentário completo.
4/24/20242 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Como funcionam os investimentos em debêntures?

Marcelo d'Agosto traz mais detalhes sobre este tipo de aplicação e ressalta ao que é preciso ficar atento. Ouça!
4/23/20241 minute, 35 seconds
Episode Artwork

Portabilidade de títulos do Tesouro: o que é e como fazer

Marcelo D'Agosto explica como funciona a portabilidade de títulos do Tesouro Direto. Ele destaca que os títulos ficam custodiados na B3 e podem ser transferidos entre instituições financeiras sem custo e sem perda de rentabilidade. Ouça e saiba mais.
4/23/20242 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Em quanto tempo consigo dobrar o valor do investimento que tenho hoje? Qual aplicação devo fazer?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Fausto. Ele quer saber qual o tempo razoável para dobrar o valor do investimento que tem hoje e qual o tipo de aplicação necessária para conseguir isso. Ouça e confira a explicação!
4/22/20242 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Em relação às ações Petrobras, como é feito o cálculo para o pagamento dos dividendos aos acionistas?

Marcelo d'Agosto tira dúvidas do ouvinte em relação às ações Petrobras. O ouvinte também quer saber se o tempo que o investidor tem a ação é considerado no cálculo. Ouça o comentário completo.
4/22/20244 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Tesouro IPCA 2029 a 6%: esperar até lá ou investir em título com menor taxa que vence antes?

O comentarista Marcelo d'Agosto responde à dúvida de um ouvinte que tem duas aplicações no Tesouro IPCA 2026, compradas quando taxa estava em 3% ao ano, e avalia resgatar investimentos para aplicar no Tesouro IPCA 2029. No 'CBN Dinheiro' desta sexta-feira (19), ele explica como solucionar dilema e o que é necessário pesar na hora de decidir. Ouça!
4/19/20241 minute, 56 seconds
Episode Artwork

Por que as taxas dos títulos do Tesouro Direto subiram tanto?

Marcelo D'Agosto tira dúvidas de uma ouvinte que está preocupada com o risco de não receber os recursos de volta. Ouça e entenda.
4/19/20244 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Por que o valor líquido das minhas aplicações no Tesouro Direto caiu mais de 1%?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Orlando. Ele quer saber por que o valor líquido de suas aplicações no Tesouro Direto caiu pouco mais de 1% entre 12 e 18 de abril. Ouça e saiba mais!
4/18/20241 minute, 33 seconds
Episode Artwork

LCI e LCA ou IPCA+, em qual investir?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte para saber qual melhor forma de investimento. De acordo com ele, o ideal é sempre observar o objetivo e entender se o retorno seria em longo ou curto prazo.
4/18/20242 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Vale a pena resgatar um LCA com 88% do CDI para aplicar num título IPCA+?

No 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte José Maria. Ele tem uma aplicação em LCA com taxa de 88% do CDI e vencimento em outubro de 2024. José pergunta se vale a pena resgatar agora para aplicar num título IPCA+, que estão com taxas próximas de 6% ao ano mais inflação. Ouça e confira a explicação!
4/17/20241 minute, 56 seconds
Episode Artwork

Contrato futuro de Bitcoin na Bolsa: riscos e oportunidades

Marcelo D'Agosto comenta lançamento do contrato futuro de Bitcoin pela Bolsa de Valores (B3). Ele destaca que, embora isso torne mais acessível investir em Bitcoin através do mercado financeiro tradicional, é um investimento arriscado e não adequado para todos. Ouça.
4/17/20243 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir no Tesouro IPCA com as taxas atuais de 6% ao ano?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Leonardo, que está com receio de que o rendimento do investimento no Tesouro IPCA não seja tão bom. Ouça e confira a explicação!
4/16/20241 minute, 46 seconds
Episode Artwork

Como calcular tributação no Tesouro RendA+

Marcelo d'Agosto fala sobre tributação no Tesouro RendA+, enfatizando a necessidade de calcular o imposto com base na quantidade de títulos e não apenas no valor investido inicialmente. Ouça e saiba mais.
4/16/20242 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Em casos de doença, posso fazer o resgate adiantado do plano de previdência?

Um ouvinte conta que a mãe dele sofre de Alzheimer e tem uma quantia aplicada em plano de previdência VGBL. Ele pergunta se ela estará isenta do Imposto de Renda caso resgate o valor agora. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
4/15/20242 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Planejamento financeiro para viagens: escolhendo o melhor investimento

Marcelo D'Agosto aconselha ouvinte e recomenda evitar o Tesouro Prefixado devido à necessidade de resgatar antes do vencimento, sugerindo o Tesouro Selic como uma opção mais previsível. D'Agosto também fornece uma estimativa de rentabilidade para ajudá-lo a planejar orçamento.
4/15/20242 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Fundo imobiliário HCTR11 deu prejuízo? Saiba o que aconteceu e o que fazer agora

Uma ouvinte pede ajuda de Marcelo d'Agosto após ter prejuízo com o investimento em fundo imobiliário. O comentarista explica por que o HCTR11 despencou e indica a melhor solução.
4/12/20241 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Como ter mais segurança em bancos?

Marcelo d'Agosto traz algumas dicas, entre elas saber com que tipo de instituição se está lidando e ficar atento aos movimentos do Banco Central. Isso porque, se o BC observa um problema, ele indica logo uma intervenção.
4/12/20243 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Por que o Tesouro Direto interrompeu as negociações com títulos públicos? É comum?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida da ouvinte Amanda. Ela quer saber por que o Tesouro Direto interrompeu as negociações com títulos públicos e se isso é comum de acontecer. Ouça e entenda!
4/11/20241 minute, 51 seconds
Episode Artwork

Existe a possibilidade de voltarmos aos juros de 2%? Como investir nesse cenário

Marcelo D'Agosto comenta questão dos juros em um contexto econômico desafiador. Ele destaca as dificuldades tanto no cenário nacional quanto internacional e fala sobre as medidas adotadas durante a pandemia e as consequências para empresas e indivíduos.
4/11/20242 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Quando vale a pena investir em CDB?

Um ouvinte recebeu a oferta para investir em CDB a 150% do CDI pelo prazo de 60 dias. O valor mínimo da aplicação é de R$ 20 mil e o máximo é de R$ 60 mil reais. Ele pergunta se há vantagem, já que o imposto de renda no período é de 22,5% sobre os rendimentos. Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida.
4/10/20242 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Como saber se devo migrar de plano de previdência privada?

Marcelo D'Agosto oferece orientação a ouvinte que enfrenta pressão da seguradora para migrar de plano de previdência privada. D'Agosto explica que a pressão ocorre porque o plano antigo não é vantajoso para a seguradora, mas recomenda manter plano atual, que oferece excelente remuneração. Ouça.
4/10/20244 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Vale a pena retirar meus investimentos no CDI já que rentabilidade está em queda?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte que relata a queda da rentabilidade das aplicações financeiras de renda fixa atreladas ao CDI e pergunta se há algo que ele possa fazer ou se 'o jeito é se conformar'. O comentarista aconselha o ouvinte a continuar com seus investimentos no CDI, uma vez que o ganho, apesar de menor, ainda vai superar a inflação. Ouça o comentário agora!
4/9/20241 minute, 39 seconds
Episode Artwork

É melhor acompanhar a rentabilidade bruta ou líquida para saber se os meus investimentos estão com bons rendimentos?

Marce D'Agosto tira dúvidas do ouvinte e explica que, no mundo ideal, o melhor seria acompanhar a rentabilidade líquida, porque é de fato o que sobra para você. Só que, na prática, essa conta acaba ficando muito complexa, porque tem aplicações com imposto de renda e sem imposto de renda.
4/9/20242 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Retorno x Risco: vale a pena investir a curto prazo na Bolsa?

O comentarista Marcelo d'Agosto responde à dúvida de um ouvinte que queria comparar investimentos de curto a longo prazos na Bolsa de Valores. Ele explica como a valorização, por vezes, compensa a oscilação. Ouça!
4/8/20242 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Como calcular variação no CDI?

Apesar de ser uma taxa diária, ela tem uma variação anual, parecida com a Selic. Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte que tem aplicações em CDB e LCI. Ouça e entenda!
4/8/20243 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Qual a diferença entre fundo de investimento e ETF?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'agosto responde à dúvida da ouvinte Isabel, que quer saber qual a melhor escolha a se fazer: fundo de investimento ou ETF. Ouça e saiba mais!
4/5/20241 minute, 48 seconds
Episode Artwork

É possível ganhar dinheiro fazendo day trade na bolsa?

Marcelo d’Agosto explica que day trade são operações de um dia de compra e venda de ações. A instituição financeira que está fazendo essa intermediação é que ganha, porque o negócio dela é esse, tem uma estrutura e riscos envolvidos. Os estudos mostram que 90% das pessoas físicas perdem dinheiro com day trade. Então, em resumo, evite o day trade.
4/5/20242 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Comprar imóvel por financiamento ou alugar? Qual é a melhor escolha?

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo d'agosto responde à dúvida do ouvinte Cristiano, que pergunta sobre a melhor escolha: comprar imóvel financiado ou alugar. Ouça e entenda!
4/4/20241 minute, 34 seconds
Episode Artwork

Dicas para tomar decisões inteligentes sobre previdência

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que está decidindo o que fazer com seu plano de previdência PGBL por autopatrocínio. Ele aconselha considerar três aspectos: minimizar o imposto de renda, verificar a rentabilidade do plano e avaliar a possibilidade de continuar contribuindo. Ouça e saiba mais.
4/4/20243 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

É necessário abrir conta em outro banco para investir em uma nova aplicação?

Um ouvinte tem dinheiro na poupança e gostaria de tentar outro tipo de aplicação financeira. Ele pergunta se abrir uma conta em outro banco. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
4/3/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Quais investimentos em renda fixa se beneficiam com juros em expectativa de queda?

Marcelo D'Agosto explica que, teoricamente, os títulos prefixados são vantajosos nesse cenário. No entanto, devido às previsões de corte dos juros pelo Banco Central, as taxas dos títulos prefixados já estão incorporadas e podem ser menores que a taxa Selic atual. Ouça.
4/3/20243 minutes
Episode Artwork

Vale a pena investir nas carteiras recomendadas?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte Fernando. Ele pergunta se vale a pena investir nas carteiras recomendadas. Segundo o comentarista, as carteiras recomendadas são uma ferramenta a mais para ajudar na escolha dos seus investimentos, e o mais importante do que seguir as recomendações à risca é entender as razões que levaram os analistas a escolher aqueles ativos.
4/2/20241 minute, 33 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em consórcio por meio de carta de crédito já contemplada?

No 'CBN Dinheiro', Marcelo D'Agosto discute a compra de cartas de crédito já contempladas em consórcios para investir em imóveis. Marcelo destaca a complexidade do mercado e os riscos envolvidos, aconselhando cautela ao considerar esse tipo de investimento.
4/2/20242 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Por que os títulos do Tesouro Direto tiveram desvalorização no 1° trimestre de 2024?

Marcelo d'Agosto explica que os juros de longo prazo subiram e levaram à desvalorização dos títulos do Tesouro Direto. Ouça a resposta completa e entenda!
4/1/20242 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Estratégias para enfrentar a queda na rentabilidade das aplicações financeiras

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. Ele explica que a queda na rentabilidade das aplicações financeiras está relacionada à redução da taxa Selic pelo Banco Central: 'é essencial revisar periodicamente seus investimentos e ajustar sua carteira conforme novas oportunidades surgem'. Ouça.
4/1/20242 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Por que caiu a cotação média das ações brasileiras?

O comentarista Marcelo d'Agosto traz fatores que justificam a queda de 4,5% do Ibovespa no primeiro trimestre de 2024, como a saída de investidores estrangeiros e a redução do lucro de grandes companhias locais. Ouça!
3/29/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto nesses primeiros três meses do ano

Marcelo d'Agosto responde dúvidas do ouvinte e faz um balanço da rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto nesses primeiros três meses do ano. Ouvinte quer saber por que alguns títulos tiveram rentabilidade negativa.
3/29/20243 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Como lidar com uma aplicação que está caindo?

Marcelo d'Agosto responde dúvida da ouvinte Marli. Ela tem investimentos no Tesouro IPCA + 2035, e a aplicação está caindo mais de 3%.Marli pergunta se deve se preocupar ou até escolher outro investimento. Segundo o comentarista, as oscilações de aplicações são normais. No caso do Tesouro IPCA +, a rentabilidade é atrelada à variação da inflação, mais uma determinada taxa de juros. Essa taxa pode variar de acordo com as condições de mercado. Assim, quando a taxa sobe, o preço do título cai e o valor do seu investimento diminui, e foi isso que aconteceu com o investimento de Marli. Porém o inverso também pode ocorrer.
3/28/20241 minute, 30 seconds
Episode Artwork

Aposentadoria e reserva de emergência: como ter fonte de renda fixa de forma segura

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto sugere que ouvinte opte por títulos do tesouro direto, sugerindo o Tesouro IPCA com juros trimestrais para renda fixa e o tesouro SELIC para reserva de emergência, destacando a facilidade de acesso através de bancos ou corretoras. Ouça e saiba mais.
3/28/20243 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar o Tesouro RendA+ 2040 pelo 2045?

Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte. Ouça e saiba como funciona este investimento.
3/27/20241 minute, 54 seconds
Episode Artwork

Debêntures incentivadas podem substituir investimentos em LCIs e LCAs?

Marcello d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte. Comentarista explica que funciona, mas não é a mesma coisa. Saiba mais.
3/27/20242 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Taxa Selic vai cair 9,5% até o fim de 2024

O ouvinte David, que acompanha a cotação do Tesouro Prefixado 2027 no Tesouro Direto, viu que a taxa voltou a subir para mais de 10% ao ano. Ele pergunta se isso significa que o Banco Central não vai mais cortar os juros. Segundo o comentarista Marcelo d'Agosto, o Tesouro Prefixado vence em janeiro de 2027. Portanto, a taxa atual vai valer para o restante de 2024 e para os anos de 2025 e 2026. Se, de fato, a taxa Selic cair, o rendimento da aplicação vai ser excelente, mas se a Selic não cair conforme o esperado, o investimento não vai ser tão bom.
3/26/20241 minute, 59 seconds
Episode Artwork

Cartão de crédito com anuidade e com pontos, ou sem e sem pontos?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte sobre o assunto, destacando como depende muito do esforço e a forma como se vai dedicar ao assunto. Ouça e entenda melhor!
3/26/20242 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Por que os fundos imobiliários fazem novas emissões de cotas? Vale a pena?

Marcelo d'Agosto responde à dúvida do ouvinte Daniel, que quer saber o motivo de os fundos imobiliários fazerem novas emissões de cotas. Ouça e entenda!
3/25/20242 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

É possível investir para receber dividendo todos os meses?

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica que, embora possível, não é garantido, pois as empresas decidem quando distribuir os dividendos. Marcelo destaca alternativas como Fundos Imobiliários e títulos do Tesouro para rendimentos regulares. Ouça.
3/25/20242 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Plano de Sucessão Familiar: vale a pena?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida do ouvinte Antônio. Ele pergunta se vale a pena fazer um plano de sucessão familiar e se isso pode substituir um plano de previdência para os herdeiros. Ouça e saiba mais.
3/22/20241 minute, 39 seconds
Episode Artwork

Reddit começa a negociar ações na Bolsa de Nova York

Marcelo d’Agosto fala sobre a rede social Reddit que fez uma oferta de ações na bolsa dos Estados Unidos. A ação já começou com alta de 50%.
3/22/20243 minutes, 1 second
Episode Artwork

Como funciona a tributação do Tesouro RendA+ e do Educa+?

Um ouvinte quer saber como é a tributação dos investimentos no Tesouro RendA+ e no Tesouro Educa+. Ele quer saber quando deve pagar o imposto e qual é a base de cálculo. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
3/21/20241 minute, 39 seconds
Episode Artwork

Vale a pena continuar investindo mesmo com financiamento imobiliário?

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto aconselha a investir no Tesouro IPCA 2045 enquanto possui financiamento imobiliário. Ele sugere usar investimentos para amortizar o financiamento e considerar a portabilidade para taxas mais baixas. Ouça.
3/21/20242 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Investi no tesouro prefixado e vi que estou perdendo dinheiro. Como isso é possível?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que ela não está perdendo dinheiro. O comentarista traz algumas dicas: Se sacar antes, pode ter um ganho de capital ou um prejuízo. Portanto, considere esses dois fatores. Os juros que já recebeu e a diferença entre a rentabilidade contratada e o rendimento atual de mercado.
3/20/20242 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

É possível pedir revisão de financiamento de veículo após queda da taxa Selic?

Marcelo d'Agosto fala sobre revisão de financiamento de veículo. Ele sugere que, embora teoricamente possível, conseguir a revisão pode ser difícil. Uma alternativa seria cotar um novo empréstimo pessoal usando o veículo como garantia. Ouça e saiba mais.
3/20/20242 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Você conhece o tesouro 'Educa+' e 'RendA+'? Entenda!

Marcelo d'Agosto responde à dúvida de ouvinte sobre o tesouro 'Educa+'. De acordo com o comentarista, tesouro 'Educa+' é um título com 60 pagamentos mensais corrigidos pela inflação a partir de uma determinada data chamada de data de conversão. Nesse caso, a conversão acontece sempre no dia ia 15 de janeiro do ano do título. Já tesouro 'RendaMais', os pagamentos começam em 15 de janeiro de 2026 e vão até 15 de dezembro de 2030. Ao investir nesse título, você vai receber uma renda mensal por 5 anos, já que são 60 meses entre janeiro de 2026 e dezembro de 2030, isso se levar ao título até o vencimento, porque é sempre possível sair antecipadamente da aplicação a preços de mercado.
3/19/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

O que é o Índice VIX e como ele funciona

Marcelo D'Agosto fala sobre o índice VIX da B3, que avalia o risco do mercado financeiro. Ele explica que o VIX usa contratos de opções para prever volatilidade futura dos preços dos ativos, permitindo comparações entre diferentes tipos de investimentos. Ouça e saiba mais.
3/19/20243 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Posso fazer um investimento financeiro em nome do meu filho menor de idade? Entenda!

Marcelo D'Agosto responde à pergunta de ouvinte, que quer saber se ele e a ex-mulher podem fazer um investimento financeiro em nome do filho menor de idade. Ouça e entenda as regras!
3/18/20241 minute, 59 seconds
Episode Artwork

Com a esperada queda da taxa Selic, vale a pena investir no pré-fixado do Tesouro Direto?

Marcelo d’Agosto responde que vale a pena como diversificação dos investimentos ou se a ideia for travar o ganho da aplicação financeira. Ouça e entenda.
3/18/20242 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Como investir dinheiro guardado para festa de formatura?

Uma ouvinte é estudante do último ano do Ensino Médio e quer saber como investir o dinheiro que sua turma está arrecadando para fazer uma festa de formatura no final de 2024. Confira as dicas.
3/15/20243 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em fundos imobiliários que rendem quase 1% ao mês?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que, no mercado financeiro, o maior retorno está associado a um maior risco. Se tudo correr bem, a sua rentabilidade será excelente, mas se alguma coisa der errado, você pode até sair no prejuízo. Os fundos imobiliários, especificamente, envolvem uma mistura de renda fixa com renda variável. Portanto, uma parte dos ganhos acima da taxa de juros desses fundos tem um componente de renda variável. O ideal, então, é equilibrar os seus investimentos.
3/14/20241 minute, 47 seconds
Episode Artwork

O que explica o aumento do título do Tesouro RendA+ 2055?

Um ouvinte conta que o filho começou a investir no Tesouro RendA+ 2055 no ano passado. Para uma aposentadoria de R$ 5 mil ao mês, era necessário investir R$ 250 mensalmente. Hoje, ele precisa de R$ 350 ao mês para conseguir o mesmo valor. Ele pergunta a explicação para o aumento do título. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
3/14/20242 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

É possível aplicar R$ 150 mil em duas instituições diferentes para se manter dentro do limite do FGC?

Marcelo D'agosto responde dúvida de ouvinte sobre o Fundo Garantidor de Créditos e explica que o FGC garante depósitos de até R$ 250 mil por CPF em cada instituição financeira. Assim, se você tiver R$ 300 mil aplicados em duas instituições, metade em cada uma, todo o seu capital estará protegido, mesmo que as duas instituições quebrem ao mesmo tempo. Mas se uma delas comprar a outra e as duas se unirem, a sua garantia fica limitada a R$ 250 mil.
3/13/20242 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Impactos para acionistas da Petrobras e Vale e a importância de diversificar carteiras

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto destaca importância da diversificação dos investimentos em meio às discussões sobre a distribuição de dividendos da Petrobras e mudanças na diretoria da Vale. Ele ressalta que a oscilação dessas empresas afetou o mercado, mas os fundos de investimento sofreram impactos menores.
3/13/20243 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Tesouro Selic ou CDB indexado ao CDI: qual a diferença?

No 'CBN Dinheiro', Marcelo D'Agosto responde à dúvida do ouvinte Rodrigo, que pergunta qual a diferença entre o Tesouro Selic e o CDB indexado ao CDI. Ouça e entenda!
3/12/20241 minute, 55 seconds
Episode Artwork

Quero conquistar um rendimento de 1% ao mês, em aplicação de pouco risco; é possível?

Um ouvinte do Paraná conta tem uma carteira diversificada e investe também em ações. Ele pede o conselho de Marcelo d'Agosto para conquistar o rendimento de 1% ao mês, em uma aplicação de pouco risco. Ouça a resposta do comentarista!
3/12/20243 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Dividendos da Petrobras: distribuir ou reter lucros? Entenda!

Em 'CBN Dinheiro', Marcelo D'Agosto responde à dúvida do ouvinte Robson, que pergunta se foi correta a decisão da Petrobras de distribuir, de 2020 a 2022, aos acionistas o equivalente a todo o lucro do período. Ouça e descubra!
3/11/20242 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Alternativas de investimento para jovens que visam a aposentadoria

Marcelo D'Agosto sugere criar o hábito de poupar dinheiro, aproveitando a fase de menor gasto fixo e aumento de renda. Ele recomenda uma combinação de Tesouro Direto para segurança e renda variável para conhecimento e retorno a longo prazo. Ouça.
3/11/20242 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Petrobras: o que aconteceu com os lucros e dividendos e como isso afeta os acionistas

Petrobras anuncia lucros abaixo do esperado e redução de dividendos, levando a uma queda de 10% nas ações. Investidores aguardam explicações da empresa sobre sua gestão de recursos. Marcelo d'Agosto fala sobre o assunto. Ouça.
3/8/20243 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

É possível fazer uma doação que um parente invista sem a possibilidade de resgatar o valor?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de um ouvinte. Ele pergunta se pode fazer uma doação de tal forma que um parente invista por prazo de 5 a 10 anos sem a possibilidade de resgatar o valor. Para o comentarista, a única alternativa seria sacar mensalmente os rendimentos. Uma saída seria um fundo imobiliário, que distribui os rendimentos todo mês. Mas essa aplicação é uma combinação de renda fixa com renda variável. Não há garantias que o valor do investimento ou que as distribuições mensais de rendimentos serão constantes. Além disso, tem uma complicação adicional: se você fizer a doação, não dá para proibir que o seu parente resgate a aplicação.
3/7/20241 minute, 45 seconds
Episode Artwork

Devo vender parte das minhas criptomoedas para recuperar o investimento inicial?

Um ouvinte conta que tem criptomoedas que, após uma perda, estão com uma 'boa valorização. Ele pergunta se deve vender parte das moedas para recuperar o que foi investido originalmente. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
3/7/20242 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Arrependido de entrar em dívida com prazo longo? Saiba como sair dessa situação

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de uma ouvinte arrependida por ter entrado em uma dívida de 28 anos, com taxa efetiva de 7,5% ao ano, oferecendo uma casa como garantia. Para o comentarista, uma taxa de juros de 7,5% é relativamente baixa. Hoje, a Selic está com uma taxa de 11,25%, e a previsão é que caia até 9% ao ano.
3/6/20241 minute, 56 seconds
Episode Artwork

Tenho R$ 500 mil para investir e quero renda mensal: o que fazer?

Marcelo d'Agosto diz que, quem quer isso, busca um investimento sem muitos riscos. Por isso, ele traz opções, como títulos em tesouro direto ou tesouro Selic.
3/6/20243 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Tenho um apartamento que estava alugado, mas quero vendê-lo. Como investir?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que indecisa sobre como investir o dinheiro. Comentarista destaca que investir no mercado financeiro pode ser mais simples do que gerenciar um aluguel e sugere que ela comece com uma opção conservador, como um fundo DI.
3/5/20241 minute, 59 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor opção: VGBL ou Tesouro RendaMais?

Marcelo D'Agosto explica que o VGBL é um fundo de investimento com rentabilidade variável e custos de gestão, enquanto o Tesouro RendaMais é um título do Tesouro Nacional com remuneração de inflação mais juros. Ambos têm vantagens diferentes, mas não há como cravar qual o melhor. Ouça e saiba mais.
3/5/20242 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Devo ajustar meus investimentos após divulgação do PIB de 2023?

Marcelo D'agosto responde à dúvida de um ouvinte e explica que o cenário atual indica queda dos juros e valorização das ações, mas é crucial notar que os dados do PIB têm defasagem e o cenário pode mudar rapidamente. O comentarista defende manter a diversificação na carteira de investimentos, sem realizar mudanças abruptas, alinhando-se aos objetivos financeiros.
3/4/20242 minutes
Episode Artwork

Vale a pena financiar um carro? Conheça as opções do mercado

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto discute a possibilidade de financiar parte do valor de um carro. Ele sugere que o ouvinte considere essa opção para diluir os gastos e manter uma reserva, desde que o custo seja baixo. Ouça e entenda.
3/4/20242 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Quero investir no Tesouro Direto; devo abrir conta em corretora?

Um ouvinte quer investir no Tesouro Direto e pergunta se é melhor abrir conta em corretora ou usar a conta do banco em que já tem aplicações financeiras. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
3/1/20241 minute, 47 seconds
Episode Artwork

O que é o valor de mercado de uma companhia?

Marcelo d'Agosto explica o tema para o ouvinte e diz porque isso é importante. Ouça e entenda.
3/1/20243 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

O que é a taxa de administração do fundo de Debêntures Incentivadas?

Um ouvinte pergunta o que é a taxa de administração do fundo de Debêntures Incentivadas e quando ele deve pagá-la. De uma forma geral, afirma Marcelo d'Agosto, todos os fundos de investimento cobram uma taxa de administração. Ouça a explicação do comentarista!
2/29/20241 minute, 40 seconds
Episode Artwork

Investimento no tesouro: qual a melhor opção para o atual cenário?

Marcelo D'Agosto discute as opções de investimento no Tesouro Direto, destacando o Tesouro IPCA+ para objetivos de longo prazo, o Tesouro Selic para curto prazo e o Tesouro pré-fixado para previsibilidade de retorno. Ele enfatiza a importância de definir objetivos pessoais antes de investir. Ouça.
2/29/20242 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Como funcionam as taxas em aplicações CRI e CRA?

Um ouvinte quer investir em CRI ou CRA. Ele conta que a assessora de investimentos disse que ele deverá pagar taxas na entrada e na saída da aplicação e pede a ajuda de Marcelo d'Agosto para entender melhor. Ouça a explicação!
2/28/20241 minute, 58 seconds
Episode Artwork

Bitcoin pode ser considerado um investimento de médio a longo prazo?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. Ele destaca que investir em bitcoin é mais apropriado para o curto prazo, aproveitando as flutuações, do que para o longo prazo, especialmente para objetivos como aposentadoria, devido ao alto risco e incerteza.
2/28/20242 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Imobiliárias podem cobrar valor fixo para administração de aluguel? Saiba mais

No 'CBN Dinheiro', Marcelo d'Agosto responde à dúvida de uma ouvinte sobre cobranças feitas por imobiliárias de imóveis. Para isso, o comentarista fala sobre condições para prestação de serviços e dá dicas de como lidar com esses gastos. Ouça e saiba mais.
2/27/20241 minute, 55 seconds
Episode Artwork

O que vale mais a pena: amortizar financiamento ou pagar as parcelas?

Marcelo d'Agosto tira dúvidas do ouvinte que deseja usar o valor do aluguel de um imóvel para ajudar a quitar o financiamento. Ouça e entenda.
2/27/20243 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Qual é o melhor investimento para ter uma renda passiva sem riscos?

Um ouvinte tem investimentos em Renda Fixa e quer usar estes recursos para ter uma renda passiva, com proteção para inflação e sem riscos. Ele pergunta qual é o melhor investimento. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
2/26/20242 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Como funciona a taxa de custódia da B3 no Tesouro RendaMais

Marcelo d'Agosto responde pergunta sobre a cobrança de taxa de custódia. Ele explica que a taxa é decrescente conforme o tempo de investimento e é isenta se mantido até o vencimento. Marcelo também destaca a importância de considerar os custos e benefícios do investimento a longo prazo. Ouça.
2/26/20242 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Como calcular os dividendos de fundos imobiliários e DI?

Um ouvinte que possui aplicações em fundos imobiliários e fundos DI pede ajuda de Marcelo d'Agosto para saber se está calculando o valor dos dividendos corretamente. Ouça e saiba mais.
2/23/20241 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Conheça a empresa de processoradores, Nvidia

Marcelo d'Agosto conta da empresa de processadores Nvidia, que teve um grande crescimento recente na bolsa de valores. O crescimento foi tanto a ponto dela se tornar a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos.
2/23/20243 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Conheça a empresa de processoradores, Nvidia

Marcelo d'Agosto conta da empresa de processadores Nvidia, que teve um grande crescimento recente na bolsa de valores. O crescimento foi tanto a ponto dela se tornar a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos.
2/23/20243 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Aplicação em conta digital rendendo 100% do CDI: entenda se vale para seu objetivo

O comentarista Marcelo d'Agosto responde à dúvida de um ouvinte que tem um investimento em uma conta digital rendendo a 100% do CDI para resgatar em um ou dois anos e quer saber se é a opção mais vantajosa. O comentarista ressalta que a rentabilidade é similar à da taxa Selic e chama atenção para aplicações com vantagem tributária. Ouça!
2/22/20241 minute, 52 seconds
Episode Artwork

Como aplicar pequenos dividendos dos fundos imobiliários?

Marcelo d’Agosto destaca que uma boa alternativa é aplicar nos chamados fundos simples, também conhecidos como Fundo DI com taxa zero. Ouça e entenda.
2/22/20242 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Existe alguma aplicação mais rentável do que os juros de um financiamento imobiliário?

Um ouvinte está começando uma construção e tem um dinheiro para arcar com a execução da obra. Ele gostaria de saber se existe, no mercado, alguma aplicação que seja mais rentável do que os juros de um financiamento imobiliário. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto e saiba mais!
2/21/20242 minutes, 1 second
Episode Artwork

Fundo VGBL apresenta mudanças

Marcelo d'Agosto fala sobre as mudanças no fundo VGBL que, inicialmente, atinge que tem grandes valores em fundos de previdência exclusivos. Porém, pode gerar alterações em outros tipos de fundos.
2/21/20243 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Vou viajar para o exterior; devo comprar dólar, euro ou abrir uma conta internacional?

Uma ouvinte está planejando viajar para o exterior em setembro e está na dúvida se deve comprar dólares, euros ou guardar os valores em uma conta internacional. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
2/20/20241 minute, 48 seconds
Episode Artwork

O que são e como funcionam as emissões de cotas de fundo imobiliário?

Marcelo D'Agosto esclarece que a nova emissão de cotas em um fundo imobiliário é geralmente positiva, pois indica oportunidade de novos investimentos, sem a necessidade de os atuais cotistas investirem mais. Ele recomenda análise independente dos relatórios para entender como os recursos serão utilizados. Ouça.
2/20/20242 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

É melhor pedir saque-aniversário do FGTS ou pegar empréstimo?

Uma ouvinte precisa de R$ 20 mil para reformar a casa. Ela tem este valor no FGTS e pergunta se é melhor pedir o saque-aniversário antecipado ou pegar um empréstimo com taxa de 2,5% ao mês. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
2/19/20241 minute, 51 seconds
Episode Artwork

Vale a pena aproveitar as promoções de CDBs?

Marcelo D'Agosto comenta vantagens de aproveitar promoções de CDBs com remuneração de 130% do CDI. Ele explica que, embora possam ser atrativas, é importante ter uma estratégia e cautela ao abrir várias contas em diferentes bancos apenas para aproveitar essas ofertas temporárias. Ouça.
2/19/20242 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Como funcionam os resgates dos investimentos no Tesouro RendA+?

Um ouvinte pergunta se poderá fazer aplicações no mesmo título depois do primeiro investimento que fizer no Tesouro RendA+. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
2/16/20241 minute, 40 seconds
Episode Artwork

Opções de investimento para quem trabalha na Itália

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que trabalhará na Itália e terá parte do salário retida pela empresa. Ele sugere inicialmente deixar o dinheiro com a empresa e depois transferi-lo para um fundo de previdência. Ouça e saiba mais.
2/16/20243 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Pensando em aposentadoria, qual aplicação é mais interessante? Tesouro IPCA ou Renda Mais?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que os dois títulos rendem juros + inflação. A diferença é a forma como são feitos os pagamentos.
2/15/20242 minutes, 1 second
Episode Artwork

Consórcio imobiliário vale a pena? Vantagens e riscos

Marcelo D'Agosto aborda as vantagens e desvantagens do consórcio imobiliário, destacando a importância da rapidez na contemplação e a possibilidade de o grupo se desfazer como principais pontos de atenção. Ouça e entenda.
2/15/20242 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Tesouro RendaMais: 'Apesar de menos adesão do que o esperado, ainda é boa opção'

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre Tesouro RendaMais. O título oferece juros mais correção pelo IPCA em parcelas mensais por 20 anos, o que o torna diferente das aplicações tradicionais. Ouça e saiba mais.
2/14/20242 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Adolescente de 13 anos quer investir 10% da mesada. Por onde começar?

Marcelo d'agosto responde dúvida de ouvinte e sugere que ela comece com o fundo balanceado. Ouça o comentário.
2/13/20241 minute, 42 seconds
Episode Artwork

Previdência privada: é melhor sacar integralmente ou de forma parcelada?

Marcelo d'Agosto responde à dúvida de um ouvinte, que ainda tem um financiamento imobiliário que pretende amortizar com os recursos da previdência privada. Ouça!
2/12/20241 minute, 19 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor investimento pensando na aposentadoria?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de uma ouvinte: ‘faltam 15 anos para me aposentar. É mais rentável fazer uma aposentadoria privada ou investir no RendA+ ou em outros investimentos?’
2/12/20241 minute, 42 seconds
Episode Artwork

É verdade que reduzir parcelas de financiamento é melhor do que diminuir o valor?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre amortização de financiamento imobiliario. A orientação da gerente dele foi reduzir a quantidade de parcelas de trás para frente, e não diminuir o valor das parcelas, por ser mais vantajoso. O ouvinte quer saber se a recomendação está correta. Confira a resposta do comentarista.
2/9/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

‘Educa+ pode ser uma alternativa simples, segura e rentável’

Marcelo d'Agosto reponde a dúvida de um ouvinte. “Sou aposentado, mas continuo trabalhando, ainda que menos, como autônomo. Ganho o suficiente para cobrir as despesas mensais. Por ora, não pretendo usar o valor que recebo do INSS. Qual a sua sugestão para o investimento mensal do valor da aposentadoria, enquanto ainda continuo trabalhando”? Comentarista explica que no Tesouro Direto tem a opção do Tesouro Educa+, um título com diversas alternativas. Ouça e entenda.
2/9/20243 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Invisto em um fundo imobiliário que houve redução no valor patrimonial. Existe obrigação de emitir fato relevante?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que o fato relevante é uma informação obrigatória quando alguma coisa extraordinária acontece com o fundo. Provavelmente, neste caso, a opinião do gestor é que a reavaliação não foi relevante para as receitas futuras.
2/8/20241 minute, 57 seconds
Episode Artwork

Aplicações em LCA: qual a melhor estratégia?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de uma ouvinte: tenho um valor investido e agora, com a mudança das regras, foi sugerido colocar em três fundos: um de Renda Fixa com estratégia ativa, outro de Crédito Privado e um terceiro Simples. Seria uma boa estratégia?'. Comentarista destaca que 'importante primeiro pensar no que pode dar errado antes de pensar na rentabiilidade potencial'.
2/8/20242 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

É verdade que quitar dívidas é sempre a melhor alternativa?

Um ouvinte tem um financiamento imobiliário que custa 7% ao ano. A cada dois anos, faz o abatimento do saldo devedor com os recursos do FGTS e mantém aplicações no mercado financeiro. Ele pergunta se vale a pena continuar com a estratégia atual. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
2/7/20242 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Segurança nos Fundos Imobiliários: 'diversificar para reduzir riscos'

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre a segurança dos fundos imobiliários, especialmente sem a garantia do FGC. Ele explica que a diversificação das carteiras reduz o risco de perda total, tornando a reputação do gestor mais importante que a garantia do FGC. Ouça.
2/7/20243 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Devo seguir à risca o que diz o assessor de investimentos? Entenda prós e contras

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto responde à pergunta de uma ouvinte, que não entende a fundo sobre aplicações e segue as indicações do assessor de investimentos. Apesar de destacar vantagens como estar atento às novidades do mercado, o comentarista pontua que o especialista não conhece, por exemplo, os seus objetivos detalhadamente nem sabe como você reagiria em caso de perda. Ouça!
2/6/20242 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor investimento entre CDB, LCI, LCA?

Marcelo d'Agosto explica que, para um investimento mensal com retirada de 50% dos rendimentos, o CDB é mais adequado devido à liquidez diária após 30 dias, embora seja tributado. As LCIs e LCAs oferecem rendimentos isentos de impostos, mas exigem prazos maiores. Ouça.
2/6/20242 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Para ter reserva de emergência, vale trocar o VGBL pelo Tesouro Direto?

Essa é a dúvida de um ouvinte, que tem um plano de previdência no valor de R$ 3 mil. Marcelo d'Agosto responde à questão no CBN Dinheiro. Ouça!
2/5/20241 minute, 54 seconds
Episode Artwork

Investidores de renda fixa: o que muda com as alterações nas regras das LCIs e LCAs

Marcelo d'Agosto destaca as mudanças nas regras das LCIs e LCAs, ressaltando que uma alteração relevante já em vigor é a ausência de opções com liquidez diária após 90 dias. Essa modificação afeta aproximadamente cinco milhões de investidores que utilizavam esses produtos como reserva de emergência, permitindo saques a qualquer momento sem incidência de imposto de renda. Ouça e saiba mais.
2/5/20243 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Não possuo reservas, mas consigo fazer uma economia mensal. Aonde investir?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e sugere abrir uma conta do Tesouro Direto e investir no tesouro Selic 2029 todo mês. Essa é uma aplicação de boa rentabilidade, segurança e liquidez. Após seis a nove meses, vale começar a diversificar as operações.
2/2/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Como as novas regras impactam investidores de títulos de renda fixa

No 'CBN Dinheiro', Marcelo D'Agosto discute a mudança nas regras dos títulos de renda fixa isentos de imposto de renda, como LCIs, LCAs, CRIs e CRAs. O comentarista destaca que, se as regras entrarem em vigor a partir de julho, a oferta desses títulos pode diminuir, resultando em remunerações mais baixas.
2/2/20243 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Posso alterar de progressiva para regressiva a tributação do fundo de previdência?

Uma ouvinte que está aposentada pelo INSS quer resgatar a previdência privada acumulada de uma empresa na qual não trabalha há 25 anos. Considerando que o regime tributário mudou, ela pergunta se pode alterar a tributação de progressiva para regressiva. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
2/1/20241 minute, 49 seconds
Episode Artwork

Amortizar parcela de imóvel ou investir o dinheiro?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de uma ouvinte. ‘Sou servidora pública, comprei um apartamento na planta e faltam 17 meses para receber as chaves. No momento, além do meu salário, estou recebendo um extra que posso usar para amortizar as últimas parcelas do financiamento. É melhor usar esse valor para amortizar o financiamento ou investir em Tesouro Selic ou em outro fundo? Vale destacar que já tenho um fundo de emergência’.
2/1/20242 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Com a queda esperada da Taxa Selic, ainda vale a pena investir no tesouro pré-fixado 2026?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que, se as projeções de especialistas se confirmarem, vale a pena investir no tesouro pré-fixado 2026.
1/31/20242 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Previdência complementar: é melhor a tributação regressiva ou progressiva?

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto responde ouvinte sobre previdência complementar. Quanto à tributação, explicou que a regressiva tem percentual decrescente ao longo do tempo, enquanto a progressiva incide na declaração do imposto de renda. A decisão entre as opções depende da situação específica no momento da aposentadoria. Ouça.
1/31/20242 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Aumento de capital da Magazine Luiza é bom ou ruim para acionistas minoritários?

A empresa anunciou, nesta segunda-feira, um aumento de capital de R$ 1,25 bilhão por meio da emissão de novas ações. Ouça o comentário de Marcelo d'Agosto sobre o assunto.
1/30/20241 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Onde investir para garantir um dinheiro na aposentadoria?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de uma ouvinte que tem 35 anos e quer alguma forma de investir dinheiro para aposentadoria e sacar a partir dos 60 anos. O comentarista diz que a melhor saída será o tesouro rendA+ e explica os motivos.
1/30/20243 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Tenho aplicação em previdência privada há 20 anos; devo sacar tudo de uma vez?

Um ouvinte tem uma aplicação em previdência privada com vencimento em 2025. Ele quer saber se é melhor sacar de uma só vez ou deixar rendendo e receber mensalmente por 15 anos. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
1/29/20242 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor opção para complementar a renda de aposentadoria?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte. ‘Estou com 40 anos e ingressei, neste mês, no serviço público federal. Gostaria de saber, qual a melhor opção para complementar minha renda de aposentadoria. Investir em uma previdência privada VGBL, oferecida pelos grandes bancos ou no sistema complementar da FUNPRESP?
1/29/20243 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

Existe risco de deixar quase todo o dinheiro no Tesouro Direto?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que é sim seguro manter o dinheiro neste investimento.
1/26/20241 minute, 29 seconds
Episode Artwork

Dinheiro das ‘bets’ está saindo da popança e deixando de ir para o consumo; entenda

Marcelo d’Agosto faz uma análise da reportagem do Valor Econômico sobre o assunto. Algumas pessoas estão preferindo arriscar nas bets. Comentarista destaca que o ‘mercado financeiro complicou os investimentos e as bets simplificaram’. Marcelo d’Agosto ressalta que ainda não é uma situação completamente grave, mas é um sinal de alerta que vale a pena acompanhar.
1/26/20245 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Investimento em banco digital: o que saber e quais cuidados deve se ter

Marcelo d'Agosto aconselhou um ouvinte que investiu o valor da venda de um imóvel, parte no Tesouro Selic e parte em um banco digital que rende 100% do CDI e tem liquidez diária. Sobre a aplicação digital, o comentarista ressalta a importância do planejamento financeiro e a necessidade de se controlar o saldo dos investimentos, assim como verificar a solidez da instituição em que está a conta.
1/25/20242 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

'Tenho 33 anos e desejo começar a investir, mas não sei por onde começar'

Marcelo d'Agosto dá dicas para o ouvinte David, que deseja começar a fazer investimentos. Ouça!
1/25/20242 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Vale a pena vender imóvel e investir em fundos imobiliários?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que tem um imóvel de R$ 500 mil e recebe R$ 2 mil de aluguel. Comentarista explica as vantagens e desvantagens em investir em fundos imobiliários.
1/24/20241 minute, 55 seconds
Episode Artwork

Vale a pena migrar do Tesouro Selic para RendaMais?

No CBN Dinheiro, ouvinte questiona sobre estratégia de migrar de Tesouro Selic para RendaMais com a queda da Selic. Marcelo D'Agosto destaca a viabilidade, mas alerta para riscos. Recomenda cautela e sugere delegar a estratégia a fundos de investimento. Ouça.
1/24/20242 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

A nova política industrial pode impactar negativamente o valor dos investimentos?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que existe uma certa má vontade com a iniciativa do governo. Como qualquer política pública, pode ser bem ou mal executada. A premissa de alguns analistas financeiros é de que o governo não vai conseguir executar as medidas de forma eficiente. É uma análise pessimista e precipitada.
1/23/20241 minute, 55 seconds
Episode Artwork

Risco, rendimento e estabilidade: Fundos Imobiliários ou Tesouro IPCA?

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto responde a ouvinte, que a escolha entre fundo imobiliário e Tesouro IPCA, depende do quanto ele valoriza a estabilidade. Tesouro IPCA é mais seguro, com retorno previsível. A decisão deve considerar objetivos e tolerância ao risco. Ouça.
1/23/20242 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Tesouro IPCA ou RendaMais: qual é a melhor opção para investir altos valores?

O comentarista Marcelo d'Agosto responde a pergunta uma ouvinte que vendeu um imóvel e está em dúvidas sobre em qual título seria melhor investir a quantia: Tesouro IPCA 2045 ou RendaMais 2040. O especialista explica as vantagens e desvantagens de ambas opções e mostra que decisão depende de a pessoa querer receber rendimento de uma vez só ou ao longo de vários anos. Ouça!
1/22/20242 minutes, 1 second
Episode Artwork

Recebi uma herança; como investir esse valor?

Marcelo d'Agosto responde ouvinte que busca orientação sobre o que fazer com valor de herança. Ele pretende usar o dinheiro para pagar a universidade da filha. Marcelo aconselha o Tesouro Educa Mais, um título de renda fixa, como uma opção mais segura. Ouça.
1/22/20243 minutes, 1 second
Episode Artwork

Encontrei divergências nas minhas contas com a rentabilidade teórica dos títulos do Tesouro. Como resolver?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que a sugestão é consultar os manuais do tesouro direto. Todas as contas são documentadas e o passo a passo para chegar nos resultados são explicados.
1/19/20241 minute, 58 seconds
Episode Artwork

Como funciona o investimento e como o IPCA é calculado na data de vencimento?

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que possui um investimento rendendo IPCA mais 9,5% ao ano. Ele destaca a complexidade de calcular o rendimento, pois as aplicações financeiras têm liquidez diária e a taxa mensal precisa ser convertida proporcionalmente para dias úteis
1/19/20243 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Comecei a investir em ações pensando no longo prazo. Preciso usar mecanismo de proteção na carteira?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que a diversificação e a preferência por ações de empresas sólidas já são suficientes. Comentarista fala sobre algumas estratégias para tentar proteger o valor investido em ações.
1/18/20242 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Trocar aplicação de Tesouro Selic por IPCA 2045 é uma estratégia válida?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que considera trocar sua aplicação no Tesouro Selic pelo Tesouro IPCA mais 2045 para lucrar com a marcação a mercado em dois ou três anos. O apresentador destaca que essa estratégia de trading tem riscos e aconselha cautela para não comprometer parcela significativa do patrimônio.
1/18/20242 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Devo aproveitar o desconto e pagar à vista o IPTU de um imóvel que estou tentando vender?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que financeiramente é bom pagar o imposto à vista com desconto. Se você conseguir vender o imóvel, pode incluir o valor do IPTU no preço. Ou usar o IPTU pago como barganha na negociação.
1/17/20241 minute, 46 seconds
Episode Artwork

É melhor vender o imóvel e aplicar o dinheiro ou manter alugado?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. O comentarista sugere calcular o rendimento anual do aluguel e comparar com o Tesouro IPCA + com juros semestrais. Destaca que é uma referência inicial, sem considerar impostos, e que os cálculos são uma base para decisão, não definitivos.
1/17/20243 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Devo trocar de investimento para diversificar a carteira?

Uma ouvinte investe em um fundo imobiliário que compra cotas em outros. Ela pergunta se deve trocar para um fundo semelhante. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
1/16/20241 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Despesa não programada: deixar de investir ou usar reserva de emergência?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte de 29 anos. Ele conta que ele e a esposa são disciplinados e têm uma meta de investir 30% da renda mensal. Porém, quando ocorre uma despesa não programada fica a seguinte dúvida: deixamos de investir esses 30% para pagar essa despesa inesperada ou usamos a reserva de emergência?
1/16/20244 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor investimento para construir uma aposentadoria?

Um ouvinte de 32 anos quer saber qual é o melhor investimento para que, dentro de 15 anos, consiga viver do rendimento da aplicação. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto.
1/15/20241 minute, 57 seconds
Episode Artwork

Vítimas de golpes financeiros tendem a repetir experiência, diz estudo

Marcelo D'Agosto menciona estudo da CVM: pessoas que caíram em golpes financeiros têm mais chances de repetir a experiência. D'Agosto destaca a importância de avaliar cuidadosamente as oportunidades de investimento e alerta sobre a falta de conhecimento financeiro no Brasil.
1/15/20244 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Tenho kitnet de R$ 150 mil e recebo aluguel de R$ 750. Vale a pena vender e investir?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que quer saber se, ao vender o imóvel, ele conseguiria ter uma rentabilidade parecida com a atual. O comentarista explica a importância de prestar atenção para comparar os rendimentos levando em conta a inflação.
1/12/20242 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Entre recursos próprios e financiamento: como planejar construção de casa

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que questiona se valeria a pena fazer um financiamento para a construção da casa, mantendo o dinheiro aplicado em LCA, CDB e LCI. Marcelo destacou a importância de administrar a liquidez e considerar que o custo do financiamento imobiliário pode ser menor que o rendimento das aplicações. Ouça.
1/12/20243 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Quero começar a investir em 2024. Qual a melhor opção?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que uma boa forma para começar é o Tesouro Selic 2026. Um título público, emitido pelo tesouro nacional e disponível para compra no site do Tesouro Direto.
1/11/20241 minute, 52 seconds
Episode Artwork

Bitcoin agora pode ser comercializado oficialmente nos Estados Unidos

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos aprovou a comercialização de forma oficial nos Estados Unidos o bitcoin. Até então, ele não era negociado pela bolsa de valores. Agora, através dos ETFs de bitcoin poderão ser comprados. Marcelo d'Agosto explica.
1/11/20244 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Como decidir entre as opções de investimentos?

Um ouvinte conservador nos investimentos, que gostaria de investir em outras modalidades, pergunta como decidir entra LCI, CDBs e demais opções. Marcelo d'Agosto afirma que a primeira coisa a se fazer é avaliar o perfil de investidor.
1/10/20242 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Qual investimento é boa opção após venda de imóvel?

Marcelo D'Agosto aconselha ouvinte que vendeu um apartamento alugado, a considerar o CDI como opção de investimento temporário, oferecendo rentabilidade, segurança e liquidez. Marcelo destaca a importância de um plano de longo prazo. Ouça.
1/10/20243 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Novos títulos do tesouro Renda Mais e Educa Mais são melhores alternativas que os demais?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica as vantagens e desvantagens desses títulos, em relação aos outros do tesouro direto.
1/9/20242 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Investir em renda fixa ou amortizar financiamento imobiliário?

No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto responde ouvinte que questiona se é mais vantajoso investir em renda fixa ou amortizar o financiamento com prazo remanescente de 270 meses. Marcelo aconselha, em geral, a reduzir dívidas, pois simplifica as finanças e libera mais recursos para investir. Ouça.
1/9/20243 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Quais as melhores indicações de investimentos para 2024?

Marcelo d’Agosto destaca os pontos que devem ser avaliados. ‘Importante usar as projeções para estabelecer uma estratégia’. Comentarista indica títulos de longo prazo do Tesouro Direto e Bolsa de Valores.
1/5/20243 minutes
Episode Artwork

Vendi um terreno e deixei o dinheiro na poupança. Aonde posso investir?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e traz algumas opções de investimentos, como o Tesouro Selic, que rendem mais que a poupança.
1/4/20241 minute, 34 seconds
Episode Artwork

Entenda o que muda com as novas regras para o rotativo do cartão de crédito

Marcelo D'Agosto destaca a importância de entender as mudanças nas taxas de juros do cartão de crédito, especialmente a proposta de limitar a taxa do rotativo. Ele alerta sobre a necessidade de cautela ao parcelar compras, pois sempre há custos associados. Ouça.
1/4/20243 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Saí da empresa com indenização. Que tipo de investimento seguir?

Marcelo d'agosto responde dúvida de ouvinte e traz algumas opções de investimentos após ele ter deixado a empresa em um programa de demissão voluntária
1/3/20242 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Crédito rotativo em cartões de crédito: como funciona e quais são os riscos

Marcelo D'Agosto fala sobre o crédito rotativo em cartões de crédito. Ele alerta sobre os riscos do parcelamento sem juros, destacando que, na prática, possui juros embutidos e pode comprometer o controle do orçamento a longo prazo. Ouça e saiba mais.
1/3/20246 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Como analisar se um fundo de investimento é bom de investir?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e traz algumas dicas do que observar na hora de escolher um fundo de investimento.
1/2/20241 minute, 47 seconds
Episode Artwork

Por que existem tantas opções de Tesouro Direto?

Marcelo d’Agosto destaca que são 35 alternativas no site do Tesouro Direto. Comentarista explica que é preciso separar as opções em tipos de objetivos.
1/2/20242 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Como começar a investir seu dinheiro em 2024

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre fundos de investimento. Ele destaca que não há um único tipo ideal, pois a escolha depende dos objetivos financeiros individuais. Ele explica as características de três tipos principais de fundos. Ouça e saiba mais.
1/1/20241 minute, 26 seconds
Episode Artwork

É vantajoso investir no fundo VGBL?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica se é vantajoso investir no VGBL ou se seria administrar as aplicações. O fundo de previdência tem custo de taxas de administração que diminui a rentabilidade. O comentarista diz que outro tipo de investimento pode ser mais vantajoso.
12/29/20231 minute, 48 seconds
Episode Artwork

É seguro investir no mercado secundário de títulos públicos fora do tesouro direto?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que é um investimento seguro e a vantagem é que você tem mais variedade de vencimentos do que tesouro direito. A desvantagem é que os preços podem não ser totalmente transparentes.
12/27/20231 minute, 53 seconds
Episode Artwork

Preciso viajar para o exterior e não sei o que fazer com o meu apartamento

Marcelo d'Agosto dá dicas para ouvinte que vai estudar no exterior e deseja saber qual é a melhor alternativa para o seu apartamento no Brasil.
12/25/20231 minute, 55 seconds
Episode Artwork

Vale a pena ainda investir na bolsa já que ações tiveram alta?

Marcelo d'Agosto diz que nesse tipo de investimento nunca se pode olhar o momento, e sim o todo. Ele diz que, com os juros caindo, o lucro das companhias tende a aumentar, por isso a bolsa pode ser uma boa alternativa.
12/22/20231 minute, 51 seconds
Episode Artwork

É uma boa estratégia fazer uma reserva em fundo cambial?

Uma ouvinte trabalhará remotamente em Portugal em 2024, mas vai continuar com o emprego no Brasil. Ela conta que está pensando em deixar uma reserva em um fundo cambial em euros no Brasil. Ela pergunta se é uma boa estratégia. Ouça a resposta de Marcelo d'Agosto!
12/21/20232 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Como investir o prêmio da Mega-Sena?

Marcelo d’Agosto dá dicas de investimento para o ganhador da Mega-Sena. O prêmio é de R$ 570 milhões. Poupança ou CDB são alternativas. No Tesouro Direto também dá para fazer uma boa estratégia.
12/21/20235 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Investimento em PGBL para pagar menos imposto: funciona?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte sobre o assunto, dizendo qual investimento em PGBL seria o ideal. De acordo com ele, por ser o fim do ano, o melhor poderia ser na renda fixa DI. Saiba mais no comentário.
12/20/20231 minute, 59 seconds
Episode Artwork

Qual é o melhor investimento para quem quer redimentos mensais para pagar o aluguel?

Marcelo d'Agosto tira dúvidas de ouvinte que deseja ter saques regulares com a menor alíquota de imposto de renda possível.
12/20/20235 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Ganha em real e gasta em euro? Veja dicas financeiras para quem trabalha fora do país

O comentarista Marcelo D'Agosto responde à pergunta de uma ouvinte, que trabalha remotamente em uma empresa portuguesa e busca uma solução para guardar ou investir dinheiro. Ouça para saber mais!
12/19/20232 minutes, 1 second
Episode Artwork

Investimentos de títulos públicos no Tesouro Direto é mais seguro do que via corretora?

Marcelo d'Agosto explica como funcionam os sistemas e quais são as seguranças do investidor.
12/19/20233 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Até que ponto projeções financeiras para 2024 podem ser levadas em conta na hora de investir?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que as projeções servem mais como um balizador, além de serem úteis para acompanhar a evolução dos preços dos ativos financeiros ao longo do ano. O comentarista traz quais são as projeções de 2024 e destaca: 'tudo pode mudar inesperadamente'.
12/18/20231 minute, 26 seconds
Episode Artwork

O que as pessoas estão pensando em comprar para presentear no Natal?

Luiz Gustavo Medina traz detalhes de uma pesquisa Sebrae que aponta os itens: roupas e calçados, seguido por brinquedos e, por fim, perfumes e cosméticos. Comentarista destaca que a média de gastos será de R$ 610.
12/18/20233 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

É vantajoso resgatar dinheiro do fundo FMP Vale e investir em outra aplicação?

Marcelo d’Agosto explica que vale a pena resgatar. O conselho é decidir onde investir antes de fazer o resgate.
12/18/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

É vantajoso comprar o Tesouro Prefixado 2026 ou melhor investir no Tesouro de 2029?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que o Tesouro Prefixado 2026 está com a menor taxa dos últimos 12 meses. O comentarista explica em qual cenário o investimento seja mais vantajoso que o Tesouro Selic, em consequências dos sucessivos cortes no índice. No caso do Tesouro Prefixado 2029, há uma margem de segurança mais alta.
12/15/20231 minute, 20 seconds
Episode Artwork

'Investimento na bolsa pode demorar mais tempo do que esperamos'

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte dizendo que, ao se aposentar, fez plano de investimento e queria pegar um empréstimo e investir na bolsa de valores para, depois, pagar e ter retorno. No entanto, o comentarista diz que é de muito risco, ainda mais por conta da espera.
12/15/20233 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Por que fundos imobiliários distribuem dividendos todo mês?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte, que complementa questionando se existem outras aplicações financeiras com rendimento mensais. O comentarista explica que principal razão é deixar fundos imobiliários mais parecidos com o que o investidor receberia se comprasse um imóvel para locação. Objetivo do fundo é replicar no mercado financeiro uma transação do mercado imobiliário, com destaque para duas vantagens ao consumidor. D'Agosto ainda explica se existem outras aplicações com rendimentos mensais.
12/14/20231 minute, 22 seconds
Episode Artwork

Sendo idoso, vale a pena investir na compra de um apartamento?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte se valeria a pena, com 71 anos e aposentado, investir na compra de um apartamento. Com dinheiro aplicado no CDI, o comentarista diz que seria mais interessante pagar o aluguel e depois segurar o dinheiro.
12/14/20232 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Qual investimento é ideal a longo prazo?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e comenta que o Educa+ é um investimento a ser considerado. O título que o governo lançou tem objetivo de ter um rendimento a longo prazo, com correção da inflação.
12/14/20232 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O que é taxa de juros do fim do ciclo de queda da Selic?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que é um jargão de mercado, usado pelos analistas, para estimar até que valor o Banco Central vai cortar a taxa Selic. Atualmente, a expectativa é de redução da taxa com novos cortes até o patamar de 9,5% ao ano. O comentarista ainda lembra que é uma projeção - depende do ritmo da inflação.
12/13/20231 minute, 46 seconds
Episode Artwork

'O ideal para o imposto de renda é sempre pagar o menor imposto possível'

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte sobre as diferenças entre o imposto de renda simplificado e completo. Em uma pergunta, ele se questiona qual deveria fazer a partir do investimento em fundo de previdência. O comentarista diz que é preciso ver o quanto se paga menos, mas planejar a previdência com base na renda anual é uma ideia importante.
12/13/20233 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Com inflação menor do que esperado, é o momento de investir nos títulos prefixados do Tesouro Direto?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que inflação mais baixa significa que o Banco Central pode cortar juros de forma mais acentuada. Quando investe em título prefixado, garante títulos de mercado desde o momento em que fez a compra, portanto. O comentarista traz exemplos com os valores atuais e destaca que é um cenário realista.
12/12/20231 minute, 37 seconds
Episode Artwork

Qual a pegadinha quando bancos oferecem promoções com muitos benefícios?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte, que questiona sobre ofertas de cashback de 1% no cartão de créditos e de rendimento de 200% do CDI em CDBs. O comentarista explica que não há pegadinha, já que os bancos tentam promover produtos para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais. D'Agosto ainda exemplifica como é a competitividade no mercado financeiro, além de chamar atenção para as limitações das ofertas.
12/11/20231 minute, 29 seconds
Episode Artwork

Você acha os juros do cartão de crédito vão cair em 2024?

Marcelo d’Agosto explica que o teto do rotativo do cartão de crédito é uma medida do governo que só vai começar a valer caso os bancos e as maquininhas não cheguem a um acordo para apresentar uma proposta diferente. ‘É uma espécie de bode na sala’.
12/11/20233 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em outras criptomoedas além do Bitcoin?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e comenta que, apesar de tudo que se fala do Bitcoin, dos criptoativos e das redes descentralizadas, o investimento em criptomoedas têm um forte caráter especulativo. Como consequência, as variações das cotações são grandes e podem dar muito certo - ou muito errado. O comentarista ainda dá alguns exemplos e conselhos para melhor lidar com as oscilações.
12/8/20231 minute, 21 seconds
Episode Artwork

Bancos, corretoras...qual a melhor opção para quem está começando a investir?

Marcelo d’Agosto explica que vai depender do quanto se quer investir e o tipo de investimento. Para as modalidades mais simples, os bancos oferecem uma boa cobertura a custos relativamente baixos.
12/8/20232 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Qual melhor investimento: fundo imobiliário ou comprar imóvel na praia?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte de 65 anos, aposentada e que não está satisfeita com rendimento das aplicações. O comentarista distingue os investimentos e pontua que o imóvel na praia é mais trabalhoso para administrar o aluguel, enquanto o fundo imobiliário é mais simples. Porém, é impossível antecipar qual terá maior rendimento.
12/7/20231 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor investimento no Tesouro Direto?

Marcelo d’Agosto fala sobre o Educa+, Tesouro IPCA com o juros semestrais ou o Renda+. ‘Depende de quanto tempo você vai querer receber o seu investimento de volta’. Todas essas opções são títulos atrelados à inflação.
12/7/20233 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Perdi prazo para sacar o PIS: como reaver o valor?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que foi informado que o dinheiro voltou ao Tesouro Nacional e que tem cinco anos para solicitar resgate. O comentarista explica que o PIS é um abono salarial pago anualmente, de acordo com calendário prévio. D'Agosto chama atenção para o fato de que o governo está zerando pendências do dinheiro esquecido, então vale ficar atento aos avisos da Caixa.
12/6/20231 minute, 41 seconds
Episode Artwork

Por que a B3 descontinuou investimentos de ouro físico?

Marcelo d'Agosto fala da desconstinuação da possibilidade de investimento de ouro físico na B3. A bolsa argumenta que a decisão foi motivada pelo baixo interesse dos investidores. Mas será que foi mesmo? O comentarista explica.
12/6/20233 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Como quitar dívida com Receita Federal sem multas, juros ou correções?

Marcelo d’Agosto responde a uma pergunta de ouvinte sobre como quitar dívidas sem pagar nada a mais. O comentarista explica que isso, sim, é possível a partir de um programa de refinanciamento de dívidas tributárias. Entenda!
12/5/20231 minute, 31 seconds
Episode Artwork

Quanto eu precisaria aplicar para receber R$ 10 mil por mês?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. Ele fala sobre os títulos do Tesouro e explica o que são as aplicações atreladas a inflação, além de simular algumas contas. Ouça e saiba mais.
12/5/20233 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Investimentos em ações de empresas com características ESG deixaram de atrair investidores?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que está acontecendo uma mudança de foco. Antes, empresas ESG eram encaradas como se fizessem parte de um setor específico da economia. Hoje, cada vez mais investidores estão incorporando critérios ESG para embasar as escolhas das aplicações financeiras. Ao que tudo indica, é uma tendência sem retorno.
12/4/20232 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Devo vender ou manter a aplicação no Tesouro Prefixado 2025?

No CBN Dinheiro desta segunda-feira, Marcelo D'Agosto responde dúvida sobre aplicação no Tesouro Prefixado 2025. 'Minha recomendação é que você mantenha esse título até o vencimento', diz o comentarista. Ouça e entenda.
12/4/20231 minute, 58 seconds
Episode Artwork

O parcelado sem juros no cartão de crédito pode acabar?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, na verdade, o governo discute impor norma para reduzir número de parcelas. O argumento utilizado é de que parcelamento em excesso pode causar inadimplência. O comentarista lembra que a maior razão para as contas em atraso são as faturas do cartão de crédito não pagas, e ainda destaca dois aspectos do parcelado.
12/1/20231 minute, 14 seconds
Episode Artwork

Para o futuro, é uma boa estratégia evitar investir em estatais na bolsa?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte: 'as empresas estatais estão sujeitas à ingerência política, mas representa uma parcela relevante da economia brasileira e do mercado. Então, não dá pra fugir totalmente. Tem que conviver com esse risco, pelo menos em partes'.
12/1/20231 minute, 52 seconds
Episode Artwork

Por que fundos de investimento no agronegócio rendem mais que os imobiliários?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que isso acontece porque risco é maior. O comentarista explica os riscos da negociação em fundos de investimento no agronegócio, inclusive pela taxa de juros um pouco mais elevada. 'No mercado financeiro, quanto maior o retorno, maior o potencial de risco', destaca.
11/30/20231 minute, 16 seconds
Episode Artwork

Tesouro Selic 2026 é boa opção para quem tem pouca experiência com investimento

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte com pouca experiência e pouco dinheiro, mas que quer investir. 'Quando você estiver bem familiarizada com o seu investimento, aí você pode pensar em diversificar', orienta o comentarista.
11/30/20232 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Qual motivo para diversificar investimentos?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte, que questiona também se não seria melhor escolher sempre alternativas com maior potencial de ganho. O comentarista explica que recomendação tem aspectos práticos, já que é muito difícil acertar qual aplicação será sempre a mais rentável em determinado período. D'Agosto detalha tais aspectos, além de destacar particularidade brasileira: alta taxa de juros.
11/29/20231 minute, 28 seconds
Episode Artwork

Por que as ações da Americanas seguem despencando?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre ações da Americanas. 'A situação da empresa ainda é complexa, o acordo da Americanas envolveu o que se chama de capitalização. Para o pequeno acionista a situação continua difícil, né? Porque ele vai ter uma participação menor no capital da companhia', explica o comentarista. Ouça.
11/29/20232 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Comprei dólares, mas cotação ficou mais barata: continuo a comprar ou espero cair mais?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que é muito difícil prever o que vai acontecer com a cotação do dólar em relação ao real. O comentarista detalha comportamento da moeda, mas relembra que também há o dólar turismo. 'Como a previsão é difícil, ideal é aproveitar momentos de baixa para comprar', aconselha.
11/28/20231 minute, 25 seconds
Episode Artwork

É possível optar pelo saque aniversário do FGTS para reduzir as prestações de um imóvel?

Marcelo d’Agosto explica que não é preciso optar pelo saque aniversário. Comentarista explica que é melhor usar o FGTS para abater as parcelas do financiamento imobiliário. Ouça e entenda.
11/28/20233 minutes
Episode Artwork

O que fazer com aplicação que vence daqui a três meses?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que comprou CDB com rentabilidade acima de 100% do CDI em promoção de Black Friday, mas a aplicação vence daqui a três meses. O comentarista explica que a operação pode ser encarada como forma de testar os serviços oferecidos pela instituição financeira. D'Agosto pontua que, provavelmente, a ouvinte não vai conseguir renovar a aplicação em uma taxa tão elevada. Por isso, é bom prestar atenção nos diferenciais da instituição ou se é apenas 'mais do mesmo'.
11/27/20231 minute, 35 seconds
Episode Artwork

O que fazer com um plano de previdência com baixa rentabilidade?

Marcelo d’Agosto explica que é possível fazer a portabilidade. Sacar não é vantagem porque acontece a antecipação do IR sobre os ganhos. ‘Para evitar o imposto, a solução é fazer a portabilidade’.
11/27/20233 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Por que analistas dão importância ao fluxo dos investimentos estrangeiros para Bolsa?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que há muito mais capital financeiro fora do país do que no Brasil: nosso mercado de ações representa apenas 1% de todo o montante mundial. Portanto, quando aumenta o interesse dos estrangeiros pelas ações brasileiras, é um sinal positivo.
11/24/202357 seconds
Episode Artwork

'No geral, imóveis em capitais são mais caros que no litoral ou no interior'

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de uma ouvinte que quer vender seu apartamento na capital paulista e se mudar para o litoral. Por isso, o comentarista diz que talvez seria ideal usar o valor para dois apartamentos, sendo um em que vai morar e outro para aluguel.
11/24/20232 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Com troca do presidente do Bradesco, é um bom momento para comprar ações do banco?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que mudança no comando de grandes bancos e empresas não é tão comum, mas também não é evento extraordinário. O comentarista detalha estrutura administrativa com várias camadas de controle, que dificultam mudanças radicais nos negócios. D'Agosto, por fim, dá sugestão sobre se realmente vale a pena comprar ações do Bradesco.
11/23/20231 minute, 20 seconds
Episode Artwork

Por que as ações da Cemig caíram 10% na quarta-feira?

Marcelo d'Agosto explica as razões para a queda de 10% com notícia de que governo de MG pretende federalizar a companhia. A queda também mostra a importância de diversificar o investimento em ações. Ouça e entenda.
11/23/20233 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Para começar a investir, é melhor o Tesouro Selic ou o Prefixado?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que o Tesouro Selic tem remuneração variável, que vai depender das mudanças na taxa de juros do BC. Já o Prefixado tem taxa fixa, determinada no momento da aplicação e que vale até o vencimento. O comentarista chama atenção para o fato de que a grande diferença entre os dois investimentos está no risco de perdas.
11/22/20231 minute, 17 seconds
Episode Artwork

Saiba mais sobre o Tesouro RendA+

Marcelo d’Agosto explica que o investimento pode servir como uma renda extra na aposentadoria, mas não está vinculado aos pagamentos do INSS. 'São coisas diferentes'. Ouça e entenda.
11/22/20232 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Como disputa entre Minas e Energia e Petrobras pode afetar preço das operações da empresa?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica como a Petrobras está dentro do governo federal, sujeita à influência da pasta de Minas e Energia, inclusive porque o governo tem 1/3 do capital da companhia. O comentarista ainda detalha as opiniões de analistas com relação aos atritos. 'Até o momento, as disputas políticas ainda não afetaram as perspectivas para o preço das ações da Petrobras', afirma.
11/21/20231 minute, 20 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir no ETF da Argentina?

Marcelo d’Agosto destaca que, não necessariamente, esse ETF reflete o que vai acontecer na Argentina. Em função da crise econômica, os investimentos nos ativos argentinos, de uma forma geral, são voláteis. ‘Os investimentos nos ativos argentinos têm um aspecto muito especulativo’.
11/21/20232 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Ainda vale a pena investir nos títulos pré-fixados do Tesouro Direto?

Marcelo d'Agosto responde duvida de ouvinte e explica que, se a inflação continuar baixa, a tendência é que os juros continuem caindo. Assim, os investimentos em títulos pré-fixados podem continuar sendo um bom negócio. Ouça a explicação.
11/20/20231 minute, 16 seconds
Episode Artwork

Fundos imobiliários: qual a melhor escolha?

Marcelo d'Agosto tira dúvidas da ouvinte e explica a diferença dos fundos de tijolos e de papel. Ouça e entenda.
11/20/20232 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Qual a diferença entre plano de previdência de renda fixa e um plano multimercado?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que a diferença está no tipo de investimento que pode fazer. Cada plano de previdência tem um conjunto de fundos de investimento para que você possa escolher recursos entre um grupo. O comentarista ainda detalhe quais tipos de investimento estão compreendidos no plano de renda fixa e no multimercado.
11/17/20231 minute, 15 seconds
Episode Artwork

Tenho aplicação em ações do setor da construção civil. Mesmo em queda, devo continuar?

Marcelo d’Agosto explica que é uma decisão difícil. Realizar perdas nunca é bom. A saída é entender a característica do investimento para tomar uma posição.
11/17/20232 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Dólar pode continuar em queda com relação ao real?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que depende do apetite dos estrangeiros para novos investimentos no país. O comentarista aponta todos os fatores favoráveis economicamente, mas pondera que investidores ainda não estão tão otimistas com a possibilidade de ganhos no Brasil. 'Se os juros dos EUA pararem de subir de fato, o real pode continuar se valorizando', comenta.
11/16/20231 minute, 20 seconds
Episode Artwork

Erro em balanço da Magalu pode prejudicar investimentos?

Marcelo d’Agosto destaca que aconteceu um erro na contabilidade da empresa. A correção do erro teve um impacto no balanço. É uma reclassificação de contas que impacta o patrimônio da companhia. Comentarista orienta o ouvinte nessa situação.
11/16/20233 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

O que fazer na prática para sair do endividamento?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte e traz algumas dicas. Ele destaca que o primeiro passo é entender o motivo que levou ao endividamento. Ouça
11/15/20231 minute, 44 seconds
Episode Artwork

Qual o melhor tipo de investimento na renda fixa para 2024?

No CBN Dinheiro desta quarta-feira, Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Pode ser um ano complicado pro crédito e manter esses investimentos de uma forma mais simples em títulos do tesouro com esses juros que a gente tem hoje pode ser uma boa alternativa'. Ouça e saiba mais.
11/15/20234 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

É melhor escolher aplicações que pagam maiores dividendos mensais?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que a distribuição recorrente de dividendos apela para um lado mais emocional. Geralmente, nos sentimos melhor recebendo retorno dos nossos investimentos o mais cedo possível. Contudo, do ponto de vista financeiro, é indiferente. 'O dividendo é importante, mas não é fator decisivo para estabelecer se uma aplicação é boa ou ruim', afirma.
11/14/20231 minute, 15 seconds
Episode Artwork

Vale a pena aplicar em fundo de investimento em diretos creditórios do agronegócio?

Marcelo d’Agosto explica que a taxa de performance é um valor adicional cobrado pelo fundo dependendo da rentabilidade. ‘A taxa de performance é polemica’. Ouça e entenda.
11/14/20233 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Fluxo previdência fechado com baixa rentabilidade: gerir investimentos por mim mesmo?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que tem 67 anos e está insatisfeito com o rendimento, cogitando resgatar e gerir o investimento. O comentarista pontua que a rentabilidade do plano de previdência foi cerca de 10 pontos percentuais abaixo da variação do CDI, praticamente empatou com variação da inflação e foi 14p.p. maior do que a rentabilidade do Ibovespa. D'Agosto afirma que os investimentos são balanceados, dá alternativas e alerta para o impacto do IR se sacar tudo de uma vez.
11/13/20231 minute, 51 seconds
Episode Artwork

Como começar a investir em ações?

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte que diz que mora fora do Brasil, é leigo em investimentos e compra de ações, mas quer começar uma carteira de investimentos com valor inicial e depósitos mensais. Ouça a explicação.
11/13/20232 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Por que houve tantos saques na caderneta de poupança em 2023?

Marcelo d'Agosto explica que um dos fatores é a rentabilidade: mesmo sem o IR, a remuneração da poupança é menor do que muitas aplicações financeiras também conservadoras. Além disso, maior sofisticação do mercado pode explicar a quantidade de saques. Por fim, o jornalista ainda lembra que a alta da inflação e dos juros deixam o orçamento mais apertado - e a poupança como instrumento de alívio.
11/10/20231 minute, 13 seconds
Episode Artwork

Melhor comprar o ETF IRFM11 ou tesouro pré-fixado?

Marcelo d’Agosto explica como são esses investimentos, as diferenças e vantagens entre os dois. Ele destaca que que quando a taxa Selic cai é mais rentável investir nos títulos pré-fixados. O IRFM11 é mais diversificado. Marcelo d'Agosto ressalta que as duas opções são interessantes nesse cenário de queda de juros. Vai depender do objetivo.
11/10/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

É possível usar o FGTS para comprar pacotes de viagem para o fim de ano?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que há regras específicas para sacar o FGTS, como demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria ou doença grave. O comentarista lembra que é possível antecipar o saque-aniversário por meio de empréstimo bancário e, dessa forma, pode usar o valor da forma que julgar mais conveniente. 'É um empréstimo: tem custo mais baixo, mas ainda tem juros', destaca.
11/9/20231 minute, 17 seconds
Episode Artwork

Com o objetivo de receber dividendos, qual a melhor ação da Petrobras: ordinária ou preferencial?

Marcelo d'Agosto responde que é a preferencial. A opção não é porque ela pague mais dividendos, mas por ser a mais barata. Comentarista explica que o dividendo é uma parcela do lucro da empresa que é distribuída para os acionistas.
11/9/20232 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

O que fazer com título de Renda Fixa da Americanas que está atualmente zerado?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e relembra que caso Americanas ainda não foi totalmente explicado. Como a empresa entrou em recuperação judicial e ninguém sabe o que vai acontecer, os títulos passaram a valer perto de zero. O comentarista ressalta que o lado positivo é que companhia continua em operação e que pode chegar a um acordo com credores. 'No momento, o melhor a fazer é esperar pelo desfecho da história', afirma.
11/8/20231 minute, 24 seconds
Episode Artwork

É possível ter rentabilidade de 4% ao mês investindo em opções?

Marcelo d’Agosto explica que opção é um tipo de investimento usando ações da Bolsa que você tem o direito de comprar ou vender uma ação. Comentarista explica que é possível ter essa rentabilidade, mas não por um período tão longo porque muita coisa pode dar errado.
11/8/20232 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar parte dos investimentos no Tesouro Selic pelo Prefixado?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que há analistas que defendem a troca, porque o Tesouro Selic é um investimento que não vai dar grandes surpresas, já que a remuneração varia conforme a taxa Selic. O comentarista pontua que ideia de investir no Tesouro Prefixado é manter ganho nominal mais elevado por mais tempo, mas acrescenta um detalhe a ser observado.
11/7/20231 minute, 31 seconds
Episode Artwork

Qual impacto da condenação do dono da antiga FTX para o mercado de criptoativos?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'A FTX, só dando um passo aqui atrás, era uma bolsa de criptomoedas super famosa nos Estados Unidos, que acabou quebrando mundialmente. Não dá para cravar, mas maior transparência pode deixar esse mercado mais estável', diz o comentarista. Ouça e saiba mais.
11/7/20233 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Compra de imóvel: sacar do PGBL, pagando mais imposto, ou optar pelo financiamento imobiliário?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que tem diferentes recursos para quitar compra de imóvel, mas está na dúvida com relação ao PGBL. O comentarista explica que vale a pena encarar o financiamento, já que é muito provável que rendimento do fundo de previdência no médio prazo seja maior que custo do financiamento habitacional. Além disso, se conseguir esperar para que ações no PGBL cheguem ao menor imposto possível, ganho será considerável - e d'Agosto recomenda estratégia que pode dar certo.
11/6/20231 minute, 48 seconds
Episode Artwork

Existe um número ideal de parcelas para dividir compras sem juros no cartão de crédito?

No CBN Dinheiro desta segunda-feira, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Cuidado com o parcelamento, quanto menor o número de parcelas, melhor, porque aí você tem mais controle do seu orçamento', diz o comentarista. Ouça e saiba mais.
11/6/20232 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Com queda na taxa de juros, ações de empresas de varejo podem subir na Bolsa?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que juros mais baixos facilitam o consumo, se tornando mais barato financiar a compra de um bem e estimulando um consumo maior. Logo, é bom para as empresas de varejo e impacta positivamente o preço das ações negociadas na Bolsa. Porém, o comentarista alerta que não é algo que vai acontecer imediatamente - saiba o motivo.
11/3/20231 minute, 11 seconds
Episode Artwork

Títulos em tesouro direto: o que devo levar em conta na hora de resgatar?

Marcelo d'Agosto tira dúvidas de ouvinte que desejar tirar parte de seu investimeto para quitar uma dívida.
11/3/20232 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Por que cotas do fundo imobiliário são negociadas na Bolsa e aplicações em fundo DI não são?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que a diferença acontece porque a estrutura dos fundos é diferente. O fundo imobiliário usa recursos dos cotistas para comprar um imóvel, já o fundo DI usa os recursos para comprar ativos financeiros, como o Tesouro Selic. Além disso, o comentarista destaca a razão dos fundos imobiliários serem negociados especificamente na Bolsa de Valores.
11/2/20231 minute, 26 seconds
Episode Artwork

As vantagens do plano de Previdência e de outros investimentos

Marcelo D'Agosto explica para o ouvinte que planeja se aposentar em 30 anos como funciona o o plano de previdência, que pode ser deduzido do Imposto de Renda, e de outros investimentos. Ouça!
11/2/20232 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Como comparar desempenho de fundo de investimento atrelado à inflação?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte, que fazia comparação com o IPCA, mas recomendaram usar o índice IMA-B. O comentarista explica que sugestão faz sentido, porque fundos atrelados à inflação investem principalmente no Tesouro IPCA, título emitido pelo Tesouro Nacional. D'Agosto destaca que existe parcela do valor que muda conforme a taxa de juros e é neste ponto que o IMA-B entra em ação.
11/1/20231 minute, 24 seconds
Episode Artwork

Investi no Tesouro IPCA+ e há três meses o valor da aplicação só cai. Devo me preocupar?

No CBN Dinheiro desta quarta-feira, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Em resumo, é importante acompanhar a oscilação de preço desses ativos, mas não tomar nenhuma decisão precipitada, porque até certo ponto, esse esse sobe e desce é normal e se o seu objetivo é de longo prazo, eu não me preocuparia nesse momento', diz o comentarista.
11/1/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Como escolher prazo de vencimento de um título do Tesouro Direto?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, como regra geral, quanto maior o prazo de vencimento do título, maior a oscilação de área do preço de mercado. Não é um problema se puder manter a aplicação até o vencimento, mas a rentabilidade pode ser diferente da que foi imaginada se precisar vender antes. O comentarista também destaca que outra regra geral determina que quanto maior o prazo do título, maior a remuneração. 'Títulos com prazo de vencimento mais longo tem remuneração maior; em compensação, risco mais alto do que os títulos com prazo de vencimento mais curto', destaca.
10/31/20231 minute, 31 seconds
Episode Artwork

Vale a pena comprar ações para na época da aposentadoria receber os dividendos?

No CBN Dinheiro desta terça-feira, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvintes sobre compra de ações. 'Em resumo, é de fato uma boa estratégia pra pensar a longo prazo pra garantir uma renda durante a aposentadoria', diz o comentarista, que explica estratégias. Ouça e saiba mais.
10/31/20231 minute, 47 seconds
Episode Artwork

Vale a pena aproveitar promoções de Black Friday das instituições financeiras?

Algumas instituições chegam a oferecer aplicações com taxas acima de 100% do CDI durante a Black Friday. Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que vale a pena se souber as condições que estão sendo oferecidas, além dos parâmetros sobre continuar ou não com aplicação ao fim da promoção. O comentarista relembra que as instituições financeiras aproveitam a época para atrair novos clientes, mas geralmente os descontos são para um valor financeiro limitado e com prazo definido.
10/30/20231 minute, 38 seconds
Episode Artwork

Posso sacar capital investido no Tesouro Renda Mais antes do vencimento?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre o Tesouro Renda Mais. 'A data de vencimento é quando todos pagamentos acabam e o título deixa de existir. Então é sempre vinte anos depois do início da data de conversão. A qualquer momento, você, até o vencimento, você pode sacar o capital que você investiu'. Ouça.
10/30/20232 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Investir no Tesouro Prefixado 2026 ou no Tesouro Selic 2026?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, no prefixado, você sabe exatamente quanto vai ganhar, porque a taxa de juros é fixa. Já a rentabilidade do Tesouro Selic 2026 depende do comportamento da Selic. 'Quanto mais rápido o BC cortar os juros, maior a vantagem do Tesouro Prefixado em relação ao Selic', afirma.
10/27/20231 minute, 26 seconds
Episode Artwork

Por que a cotação de uma ação sobe após o anúncio do pagamento de dividendos?

Marcelo d’Agosto explica que o dividendo é proporcional ao lucro, que pode ser maior ou menor dependendo dos negócios da companhia no período. Ouça e entenda.
10/27/20233 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Qual a taxa de administração ideal para investir em um fundo de investimento?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que taxa de administração é uma cobrança que é proporcional ao valor do seu investimento. A rentabilidade da aplicação vai ser igual ao ganho do fundo menos a taxa de administração. O comentarista diferencia a taxa em um fundo e em carteiras. 'Para fazer uma boa escolha, além do custo da taxa, procure verificar também o histórico de desempenho do fundo', complementa.
10/26/20231 minute, 20 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em fundo multimercado macro?

No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'O fundo macro é um tipo de investimento mais flexível, consequentemente a variação da rentabilidade é alta, tanto para cima quanto para baixo, e como regra geral, vale a pena para uma parcela pequena do seu patrimônio. Não é uma coisa que você tem que apostar todas as fichas, mas vale como diversificação', diz o comentarista.
10/26/20232 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Como interromper investimento automático em um banco?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que essa forma de aplicação é uma comodidade que o banco dá ao cliente, como se fosse um mecanismo para estimular a poupança. O comentarista esclarece que basta pedir para interromper. Caso a solicitação acabe em um processo burocrático, d'Agosto aconselha não hesitar em ir até a agência, se for preciso.
10/25/20231 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Delegar investimentos para a corretora ou me arriscar nas próprias decisões?

No CBN Dinheiro desta quarta-feira, Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Se você não é um especialista, vale a pena delegar os seus investimentos para alguém que entenda. Agora, é fundamental você ter uma espécie de combinado, né? O que esse gestor vai fazer com seus recursos, como ele vai investir, o que ele vai comprar', diz o comentarista. Ouça e saiba mais.
10/25/20232 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Qual a principal diferença entre fundo de pensão e fundo de previdência?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que o fundo de pensão é restrito a um grupo específico de pessoas, enquanto o de previdência é aberto para qualquer um. O comentarista ainda aponta as diferenças nos investimentos e nas formas de resgate do dinheiro. 'O objetivo de ambos é complementar a renda da aposentadoria', relembra.
10/24/20231 minute, 27 seconds
Episode Artwork

É hora de comprar ou vender ações da Petrobras?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. Ele diz que queda nas ações é significativa: 'é um sinal de alerta importante para avaliar alternativas. O mais prudente é acompanhar relatórios de analistas e diversificar as ações'. Ouça.
10/24/20232 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Fundo de investimento pode fechar para novas captações e resgates?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que um fundo de investimento pode fechar para novas captações quando, por exemplo, procura manter a rentabilidade e não aceita mais investimentos. Apesar de não ser comum, alguns fundos fazem o fechamento para novas captações de forma mais frequente. O comentarista chama atenção, porém, para o fato de o fundo fechar para resgates: é um caso excepcional, mas que vale buscar explicações com os responsáveis para saber como os recursos serão devolvidos.
10/23/20231 minute, 22 seconds
Episode Artwork

Vale a pena financiar imóvel para alugar com objetivo de renda extra mensal?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre locação e compra de imóvel como investimento para renda extra mensal. O comentarista fala sobre preparações estratégicas para que plano dê certo. Ouça e entenda.
10/23/20233 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Como controlar melhor os gastos mensais?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que relata que, todo mês, aparecem despesas extraordinárias. O comentarista concorda que controlar gastos nunca é simples, já que o problema pode estar na demora de perceber que saiu do controle ou no parcelamento das compras no cartão de crédito. D'Agosto traz uma dica para corrigir o rumo e evitar excessos sem sacrifício: fazer um orçamento.
10/20/20231 minute, 18 seconds
Episode Artwork

CDB com liquidez diária ou investimento com juros mensais: qual a melhor opção?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre rentabilidade mensal extra. Ele explica como funcionam as duas opções e qual seria a melhor opção para ele, a depender do objetivo. Ouça e saiba mais.
10/20/20232 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

É um bom momento para resgatar recursos no fundo FGTS Petrobras?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que fundo FGTS Petrobras está com rendimento de mais de 50% neste ano. Porém, em alguns períodos, a empresa teve quedas fortes, então travar ganhos acumulados é tentador. O comentarista ainda destaca alguns problemas ao sacar os recursos e voltar ao FGTS tradicional, além de dar uma alternativa de investimento.
10/19/20231 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Vale a pena manter aplicação no Tesouro IPCA com vencimento em 2026?

Um ouvinte quer saber se vale a pena manter aplicação no Tesouro IPCA com vencimento em agosto de 2026. 'O título que você comprou, porque os juros subiram', explica. 'No jargão do mercado, isto é chamado de marcação a mercado. Quando os juros sobem, o valor do título de renda fixa cai, e o contrário também acontece'.
10/19/20233 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Vale a pena sair de um fundo de ações para investir no Tesouro RendaMais?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que aplicou no fundo pensando no longo prazo, mas a carteira só caiu desde então. O comentarista explica que, para os fundos de ações serem mais rentáveis do que títulos de renda fixa no longo prazo, é preciso que a economia cresça. Investimento em ações tem muita oscilação, além de ser afetada por fatores externos. D'Agosto ainda detalha as diferenças nas aplicações e aconselha pensar no RendaMais como alternativa, inclusive a longo prazo.
10/18/20231 minute, 41 seconds
Episode Artwork

Recebi uma indenização e quero aplicar: qual investimento pode render bem?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que quer investir em aplicação sem desconto de imposto de renda. O comentarista destaca importância de definir bem os objetivos e traz algumas sugestões de investimentos. Ouça.
10/18/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Endividamento com parcelas do cartão de crédito é sinal de falta de educação financeira no país?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e comenta que não acredita que seja apenas um problema de educação financeira, mas que há um incentivo para parcelar compras no cartão. O comentarista diferencia os benefícios da modalidade para o consumidor, para o lojista e para quem financia os lojistas. 'As compras parceladas no cartão de crédito acabaram chegando a uma sofisticação que ficou difícil desatar esse nó', analisa.
10/17/20231 minute, 32 seconds
Episode Artwork

Receita para diversificar investimentos e garantir uma boa aposentadoria

Microempresário pede ajuda a Marcelo d'Agosto para diversificar seus investimentos e garantir uma boa aposentadoria.
10/17/20233 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Qual a diferença entre gestão ativa e passiva em fundos de investimento?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, na gestão ativa, objetivo do fundo é superar determinado parâmetro de referência; já na passiva, o objetivo é ter a menor diferença possível em relação a determinado índice. Como o investidor sempre quer mais, o natural seria dar preferência pela gestão ativa, mas o comentarista chama atenção para dois problemas nessa modalidade.
10/16/20231 minute, 56 seconds
Episode Artwork

Como funciona a portabilidade de dívidas?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre portabilidade do salvo devedor do cartão de crédito. O comentarista explica que isso ainda não é possível, como a portabilidade de uma dívida. Ele explica quais são as opções do ouvinte. Ouça e entenda.
10/16/20232 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Por que existe come-cotas nos fundos DI e não no CDB atrelado ao CDI

Um ouvinte pergunta por que existe come-cotas nos fundos DI e não no CDB atrelado ao CDI. 'O come-cotas é um recolhimento semestral do Imposto de Renda sobre o rendimento das aplicações em fundos de investimento. Isto está mais relacionado com a confusão que é o sistema tributário brasileiro'.
10/13/20232 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Qual investimento poderia substituir ganho de valor de aluguel?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Tesouro IPCA + com juros semestrais, é como se você recebesse o aluguel acumulado por seis meses', diz o comentarista. Ouça e saiba mais.
10/13/20235 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Vale a pena abrir uma conta bancária para um adolescente?

Uma ouvinte pergunta se é seguro e se vale a pena abrir uma conta bancária para um adolescente. 'Uma conta bancária dá autonomia a um adolescente e ele começa a entender também o universo das finanças. O ideal é combinar a abertura da conta com algumas noções de planejamento financeiro', aconselha Marcelo d'Agosto.
10/12/20231 minute, 54 seconds
Episode Artwork

Como investir no CRA?

No CBN Dinheiro desta quinta-feira, Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre investimento no CRA. O comentarista explica como funciona e quais são os riscos da aplicação. Ouça.
10/12/20232 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Oscilação no valor dos investimentos: insistir ou mudar de aplicação?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que investiu em renda fixa, COE, ações e fundos de investimento, mas está incomodada com as oscilações. O comentarista explica que, dessa forma, os investimentos estão feitos de forma diversificada, o que tem aspecto positivo ao minimizar riscos. O lado negativo é o fato de não ter tempo de sentir como é o desempenho de cada ativo na prática. D'Agosto destaca ainda uma alternativa se os 'altos e baixos' continuarem causando muito incômodo, mesmo que feitos a longo prazo.
10/11/20231 minute, 46 seconds
Episode Artwork

Tesouro direto é sempre a melhor forma de investimento?

Para Marcelo d'Agosto, ela tem como diferencial por ser uma alternativa segura, garantida pelo governo e com preço de mercado bem transparente. O CDB, por exemplo, apesar de ser uma boa alternativa, precisa ser analisado caso a caso.
10/11/20232 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Como funcionam investimentos em agricultura familiar, como o FINAPOP?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que recebeu indicação de se inscrever na plataforma do FINAPOP e explica que é uma empresa cujo objetivo é captação de recursos para financiar as cooperativas ligadas aos produtores vinculados ao MST. A plataforma funciona como uma espécie de investimento coletivo, para captar recursos também com investidores de varejo. D'Agosto ressalta que não é necessário investir obrigatoriamente a partir do cadastro no FINAPOP, mas vai depender das condições oferecidas. 'A ideia é levar estruturas mais complexas do mercado financeiro para pessoas que querem investir com um propósito', destaca.
10/10/20231 minute, 40 seconds
Episode Artwork

Empresa de investimento que promete devolver o dobro do valor depositado é fraude?

Marcelo d'Agosto diz que, para ganhar o dobro do investimento, são necessários no mínimo quatro anos, mas se tiver sorte. Esse tipo de empresa é de golpistas, que fingem a facilidade da devolução do valor investimento. Para evitar cair nesse tipo de fraude, é necessário procurar se a empresa tem registro na CVM, ou seja, se é regulamentada.
10/10/20233 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Qual a importância dos programas de educação financeira para jovens?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que medida é fundamental, desde que seja bem feita e adaptada à idade e à realidade das crianças e adolescentes. Desde 2010, o governo federal desenvolve a estratégia nacional de ensino e, no site do programa, é possível consultar o material utilizado. 'É um tremendo desafio apresentar temas econômicos de forma leve, profunda e atraente', comenta.
10/9/20231 minute, 43 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar de produto para ter uma carteira de investimentos diversificada?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte. 'Ficar trocando constantemente suas aplicações nunca é uma boa, você não deve escolher uma aplicação só porque o cenário mudou. Mas você pode experimentar o novo produto como uma forma de diversificar sua carteira', diz o comentarista.
10/9/20232 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

Qual investimento fazer para guardar entre 10 e 20% do salário até aposentadoria?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que irá se aposentar daqui a sete anos e aconselha começar pelo Tesouro RendaMais, além de usar a calculadora do Tesouro Direto para simular cenários e escolher melhor alternativa. O comentarista ainda explica o que é a data de conversão desse investimento e indica opção mais interessante para o ouvinte.
10/6/20231 minute, 30 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor opção de investimento para fazer para uma criança?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e sugere aplicação no Tesouro Educa+. No caso específico do ouvinte, o Tesouro Educa+ 2037, que dá direito a pagamento mensais até dezembro de 2041. Ouça e entenda.
10/6/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Fazer o aporte de uma única vez ou em pequenos valores mensais?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que decidiu tirar o dinheiro da poupança e colocar no Tesouro Selic e no Tesouro IPCA. O comentarista aconselha investir aos poucos, para ganhar confiança e entender bem como funciona a aplicação. D'Agosto também explica como os Tesouros Selic e IPCA funcionam e ressalta que o mais semelhante à poupança é o Tesouro Selic.
10/5/20231 minute, 26 seconds
Episode Artwork

'Pensar na antecipação do resgate quando título ainda vai vencer vale a pena'

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de uma ouvinte, que quer saber se vale a pena antecipar resgate de aplicação no tesouro IPCA+, com vencimento para 2024, e aplicar no CDB. Para o comentarista, é sempre algo importante de ser visto, já que não abre a possibilidade de um erro com o dinheiro na conta depois do vencimento.
10/5/20232 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor opção para uma aplicação pré-fixada?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que aplicação pré-fixada com risco baixo é o tesouro pré-fixado 2026, disponível no Tesouro Direto. Mas traz alguns detalhes que precisam ser levados em consideração.
10/4/20232 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Dólar vai continuar aumentando?

A cotação do dólar chegou ontem (3) a R$ 5,15. No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto explica como entender se a tendência é de aumento e como isso pode afetar a situação financeira e investimentos dos ouvintes. Ouça e entenda.
10/4/20232 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Consórcio é um bom caminho para investimento?

Marcelo d'Agosto explica que consórcio é um grupo de pessoas que se reúne, paga uma mensalidade e todo mês, o valor arrecadado é suficiente para comprar uma unidade de um certo bem. Todo mês é sorteada uma pessoa do grupo que vai receber o bem. Se você for sorteado nos primeiros meses, o consórcio é vantajoso. Se ficar para o fim, é um mau negócio.
10/3/20231 minute, 31 seconds
Episode Artwork

Entenda as novas regras dos fundos de investimento

Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte que quer saber se as mudanças vão trazer algum impacto para os fundos de previdência privada. Ouça o comentário.
10/3/20233 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

O que é uma carteira de ações dividendos

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que é um grupo de ações de empresas que um especialista avalia que irão pagar os maiores dividendos. Ouça o comentário.
10/2/20232 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

É melhor financiar compra de imóvel de leilão ou pagar a vista?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre sobre financiamento em compra de imóvel por meio de um leilão da Caixa Econômica: 'é importante que valor do imóvel não represente uma parcela muito significativa do total do seu patrimônio'. Ouça e saiba mais.
10/2/20232 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Qual melhor investimento em renda fixa para quem está começando?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte que não entende sobre investimentos. 'Procure algo que te dê liquidez imediata, porque se você se arrepender, pode tirar', diz o comentarista. Ele também discorre sobre as LCI, LCA e CDB. Ouça e saiba mais.
9/29/20232 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

É melhor evitar fundos imobiliários sendo pequeno investidor?

A dúvida é de um ouvinte, que conta que se deparou com o alerta de uma gestora sobre risco de esquemas de pirâmides em fundos imobiliários. Marcelo d'Agosto diz que considera um exagero esta alegação, já que trata-se de um mercado regulamentado. 'Isso não quer dizer que este investimento não tenha riscos', alerta. Ouça e saiba mais.
9/28/20232 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Vale a pena sacar o valor da previdência, pagar o IR e investir em outra aplicação?

Marcelo d’Agosto destaca que essas contas muito especificas dependem da situação particular, especialmente idade e despesas. Comentarista, no entanto, explica que, conceitualmente, sacar a previdência, pagar o IR e reinvestir em outra aplicação financeira parece não fazer muito sentido.
9/28/20233 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Investimentos: por que periodicamente uma carteira é incorporada a outra?

Respondendo à pergunta de um ouvinte, o comentarista Marcelo D’agosto explica que a incorporação deum fundo por outro significa que o fundo financeiro das duas carteiras foi combinado. Ele ainda ressalta qual é a diferença na prática. Ouça e entenda!
9/27/20232 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Quando pagar à vista ou parcelado?

Marcelo d’Agosto destaca que o Brasil tem uma tradição do parcelamento sem juros. Isso virou, de fato, um problema. O principal risco é perder o controle do orçamento. Outro problema do parcelamento é que os juros ficam escondidos. Comentarista dá dicas para o ouvinte escolher a melhor opção. Ouça.
9/27/20234 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Vale a pena investir em criptomoedas?

Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte sobre o tema. De acordo com ele, duas coisas precisam ficar em atenção: os criptoativos podem cair e subir muito e esse tipo de moeda é considerada de importação. Por isso, é preciso estar sempre preparado para a possibilidade de perder muito ou ganhar muito dinheiro.
9/26/20231 minute, 47 seconds
Episode Artwork

Qual a melhor opção para investir renda de imóvel alugado?

Um ouvinte quer fazer uma aplicação pensando no longo prazo, de forma que ele não acabasse gastando o valor ao longo do caminho. Marcelo d'Agosto sugere investir em títulos do Tesouro Direto, que são 'simples, seguros e rentáveis'. Ouça e saiba mais.
9/25/20232 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

É o momento de comprar dólar?

Marcelo D’Agosto explica que essa é uma daquelas perguntas que ninguém sabe ao certo responder. Ele destaca que devem ser levadas em conta: a diferença de cotação, taxas e facilidades de compra da moeda estrangeira.
9/25/20234 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Por que juros vão cair gradativamente e qual é a melhor aplicação para você?

No CBN Dinheiro, o comentarista Marcelo d’Agosto recomendou investimentos para diferentes perfis e discutiu sobre como as decisões recentes do Banco Central impactam – ou não - a atratividade dos títulos de Tesouro Direto: ‘Juros altos são muito ruins para atividade econômica, mas pior uma variação abrupta das taxas que causem incertezas e paralisem os negócios.’
9/22/20231 minute, 50 seconds
Episode Artwork

Como funcionam os seguros de vida resgatáveis?

Marcelo d'Agosto explica ao ouvinte que esse tipo de seguro combina dois produtos em um só: 'é um seguro de vida e um investimento'. Ele fala sobre combinar aspectos financeiros e emocionais: 'seguro de vida é uma coisa que tem que te dar tranquilidade'. Ouça e saiba mais.
9/22/20233 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Como funciona uma aplicação em fundos imobiliários?

Marcelo d’Agosto explica que fundo imobiliário é uma aplicação popular. É um fundo de investimento que compra um ou vários imóveis para receber os alugueis. Os alugueis são distribuídos aos cotistas proporcionalmente a participação de cada um. O fundo imobiliário pode comprar também títulos financeiros atrelados ao mercado imobiliário e os rendimentos também são distribuídos aos investidores.
9/21/20231 minute, 47 seconds
Episode Artwork

É possível saber quando o preço dos imóveis vai abaixar?

Marcelo d'Agosto destaca alguns motivos para o crescimento do valor do imóveis, ente eles o crescimento das cidades e a queda da taxa de juros. Segundo o comentarista, a própria dinâmica pode fazer com que os preços caiam, porém é impossível saber se realmente vai ou quando.
9/21/20233 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Saiba como funciona o resgate de aplicação no Tesouro IPCA+

Ouvinte pergunta como é calculado o resgate de uma aplicação no Tesouro IPCA+ que no dia da aplicação tinha juros de 4% ao ano e teve variação de 28% do IPCA no período de 5 anos. A resposta depende do prazo de vencimento do título. Marcelo d'Agosto explica como funciona a aplicação.
9/20/20232 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Como funcionam os juros no Tesouro Renda+?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre Tesouro Renda+. O comentarista explica como funcionam os juros e também dá alguns exemplos dessa conta: 'tem juros durante todo o tempo e o Tesouro calcula para gente'. Ouça e saiba mais.
9/20/20232 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Aprenda sobre diversificação de investimentos

A ideia é que, se um investimento vai mal, o outro compensa aquela perda, assim o resultado final será mais constante. Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre quais tipos de investimentos ele pode usar para ampliar suas possibilidades.
9/19/20231 minute, 56 seconds
Episode Artwork

Vale a pena contribuir com o INSS depois dos 40 anos?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que presta serviço para o Estado e nunca contribuiu para o INSS. O comentarista explica quais são as contribuições mínimas, quem pode contribuir e como. Ouça e saiba mais.
9/19/20233 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Sistema de cooperativas de crédito é boa opção de investimento?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre investimentos. O comentarista explica quais são os diferentes tipos e quais as vantagens e desvantagens, auxiliando a encontrar o melhor perfil para cada pessoa dependendo de seus objetivos.
9/18/20232 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

É uma boa ideia já começar a contribuir com o INSS aos 16 anos?

Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre aposentadoria do INSS: 'é provável que, mesmo começando a contribuir agora, ela só possa usar depois dos 60 anos, essa é a tendência. Uma recomendação é fazer um outro investimento em paralelo'. Ouça e saiba quais as dicas de investimento.
9/18/20233 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Por que Tesouro IPCA com vencimento em 2055 está rendendo tão pouco?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, como é uma aplicação que vai vencer daqui a mais de 30 anos, oscila muito. Além disso, o Tesouro IPCA 2055 oferece proteção para alta da inflação, logo qualquer variação pequena na taxa de juros tem impacto sobre o valor de mercado do título. O comentarista dá recomendações e destaca que investir em alternativa com prazo de vencimento mais curto possa ser uma saída.
9/15/20231 minute, 27 seconds
Episode Artwork

Entenda a diferença de investir em fundos de ações na Bolsa e em fundos de investimento ofertados pelos bancos

Marcelo d’Agosto reponde a dúvida de um ouvinte sobre o tema. São duas formas semelhantes para investir em ações, o que muda são as caracteristicas operacionais. 'É mais uma questão de preferência. A solução prática é experimentar as duas alternativas'.
9/15/20234 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Dividir investimento entre poupança e Tesouro Selic ou aplicar maior parte só no Tesouro?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que aprendeu com o avô a investir na caderneta de poupança e pretende levar parte do valor para o Tesouro Selic. O comentarista explica as diferenças entre os investimentos, com destaque para maior rentabilidade do Tesouro. D'Agosto ainda dá alternativa, caso queira investir por prazo mais longo, mas aconselha testar outras opções aos poucos. 'Assim, vai ficar com a mesma confiança que tem atualmente na poupança e ganhar mais flexibilidade para adequar aos seus objetivos', afirma.
9/14/20231 minute, 34 seconds
Episode Artwork

Proposta de mudança do saque-aniversário do FGTS; entenda

O jornal Valor Econômico traz a informação que o governo irá apresentar um projeto de lei para mudar as condições do saque-aniversário do FGTS. Marcelo d’Agosto explica as mudanças e se as condições vão melhorar ou piorar.
9/14/20233 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Por que investir em fundo de ações, já que não vou receber dividendos?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que, no fundo de ações, você compra cotas do fundo e este investe em ações de diversas empresas. Os dividendos são recebidos de maneira indireta, já que a empresa vai pagar para o fundo e as suas cotas irão se valorizar. O comentarista dá uma alternativa para embolsar os dividendos e afirma que a razão para investir em fundo de ações é o fato de diversificar investimentos.
9/13/20231 minute, 31 seconds
Episode Artwork

É possível o rendimento de um fundo imobiliário cair muito?

De acordo com Marcelo d'Agosto, é possível, porém não é algo comum. Dessa forma, ele diz que para evitar qualquer problema, o ideal seria investir em fundos imobiliários com mais dividendos, para que tenha uma maior segurança.
9/13/20234 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Prejuízo no investimento: esperar recuperação das perdas ou mudar para outro fundo?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que investiu parte do FGTS em ações da Eletrobras e está com prejuízo de cerca de 20%, mas não sabe se muda para outro fundo FMP-FGTS. O comentarista lembra que, no mesmo período em que ações da Eletrobras caíram 20%, o Ibovespa subiu 10%. D'Agosto relembra as discussões por trás da companhia que afetaram os investimentos e aconselha FMP-FGTS mais diversificado.
9/12/20231 minute, 34 seconds
Episode Artwork

Qual quantia devo deixar em um fundo de emergência?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre fundo de emergência e reserva de liquidez imediata. 'Número mágico que se fala é de seis meses a despesa mensal', diz o comentarista. Ouça e saiba mais.
9/12/20232 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Vale a pena trocar aplicações em LCAs por debêntures incentivadas da Eletrobras?

Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte e explica que é necessário avaliar se o investimento em debêntures está de acordo com os objetivos financeiros. Para ajudar, o comentarista diferencia o funcionamento das debêntures incentivadas e das LCAs. D'Agosto aconselha que, caso tenha preferência por investimento com prazo mais curto, LCA ainda é a melhor alternativa.
9/11/20231 minute, 50 seconds
Episode Artwork

Vale a pena sacar valor do Plano de Previdência Júnior e investir em outros títulos?

Marcelo D'Agosto responde dúvida de ouvinte que tem Plano de Previdência Júnior PGBL, tributação regressiva, para a filha desde que ela tinha um ano de idade. 'Aplicação serviu bem para o objetivo inicial, agora é ideal que ela tenha autonomia nos investimentos', diz o comentarista, que também indica algumas opções.
9/11/20233 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Cuidado com o parcelamento do cartão de crédito

Marcelo d'Agosto fala do perigo de parcelar as compras no cartão de crédito e comprometer o orçamento.
9/8/20234 minutes, 44 seconds