Áudios de espiritualidade católica dos autores mais significativos, para você ouvir durante suas atividades. Útil, também, para quem tem limitações visuais.
Nova temporada: A Vida Espiritual, de Benedikt Baur
Vou compartilhar com vocês, em uma longa série de episódios, uma leitura comentada da obra "A vida espiritual", de Benedikt Baur. Acesse o texto original: https://drive.google.com/file/d/1wpgd1trcdeaHo_AdCvQmv0jY8Xd8k1dA/view?usp=sharing
7/29/2021 • 2 minutes, 27 seconds
Bem-aventurados os que promovem a paz
Sermão atribuído a São Pedro Crisólogo."As virtudes cristãs florescem naquele que vive a concórdia da paz cristã. E só merecem o nome de filhos de Deus aqueles que promovem a paz. É a paz, caríssimos, que liberta o homem da sua condição de escravo e lhe dá um nome nobre; que muda a sua condição perante Deus, transformando-o de servo em filho".
7/9/2019 • 3 minutes, 55 seconds
Quem é Maria para os católicos?
Por São Luiz Maria Grignion de Montfort, do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, Introdução.
7/6/2019 • 9 minutes, 48 seconds
Responder às ofensas com o coração em Deus
Por Santo Antônio Maria Zaccaria. "Apesar da nossa indignidade, Deus nos escolheu do mundo, por sua misericórdia, a fim de que, entregues ao seu serviço, vamos progredindo cada vez mais na virtude; e pela nossa paciência, possamos produzir abundantes frutos de caridade. Assim, alegremo-nos, não apenas na esperança da glória dos filhos de Deus, mas também nas tribulações".
7/5/2019 • 3 minutes, 9 seconds
A grande fé de Tomé.
Homilia de São Gregório Magno, Papa.Tomé, chamado Dídimo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Era o único discípulo que estava ausente. Ao voltar, ouviu o que acontecera, mas negou-se a acreditar. Veio de novo o Senhor, e mostrou Seu lado ao discípulo incrédulo para que O pudesse apalpar; mostrou-lhe as mãos e, mostrando-lhe também a cicatriz das suas chagas, curou a chaga daquela falta de fé.Não penseis, irmãos, que aquele discípulo estivesse ausente naquela ocasião por acaso. Ao voltar, não foi por acaso que ouviu contar Ao ouvir, não foi por acaso que duvidou. Ao duvidar, não foi por acaso que apalpou. Ao apalpar, não foi por acaso que acreditou. Nada disso aconteceu por acaso, mas por disposição da providência divina! A clemência do alto agiu de modo admirável a fim de que, ao apalpar as chagas do corpo de seu Mestre, aquele discípulo que duvidara curasse as chagas da nossa falta de fé. A incredulidade de Tomé foi mais proveitosa para a nossa fé do que a fé dos discípulos que acreditaram logo; pois enquanto ele é reconduzido à fé porque pôde apalpar, o nosso espírito, pondo de lado toda dúvida, confirma-se na Fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e apalpou tornou-se testemunha da verdade da ressurreição.Tomé apalpou e exclamou: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque Me viste?’ Ora, como diz o Apóstolo Paulo: ‘A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera; a convicção acerca de realidades que não se vêem’ [Hebreus 11,1]. Logo, está claro que a fé é a prova daquelas realidades que não podem ser vistas. De fato, as coisas que podemos ver não são objeto de fé e sim de conhecimento direto.Então, se Tomé viu e apalpou, por qual razão o Senhor lhe disse: ‘Acreditaste, porque Me viste?’ É que ele viu uma coisa e acreditou em outra coisa: a divindade não podia ser vista por um mortal; ele viu a humanidade de Jesus e proclamou a fé na Sua divindade, exclamando: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Por conseguinte, tendo visto, acreditou; vendo um verdadeiro homem, proclamou que ele era Deus, a quem não podia ver.Alegra-nos imensamente o que vem a seguir: ‘Bem-aventurados os que creram sem ter visto’ [João 20,29]. Não resta dúvida de que esta frase se refere especialmente a nós, pois não vimos o Senhor em sua humanidade, mas o possuímos em nosso espírito. É a nós que ela se refere, desde que as obras acompanhem nossa fé! Com efeito, quem crê verdadeiramente, realiza por suas ações a fé que professa. Mas, pelo contrário, a respeito daqueles que têm fé apenas de boca, eis o que diz São Paulo: ‘Fazem profissão de conhecer a Deus, mas negam-no com a sua prática’ [Tito 1,16]. É o que leva também São Tiago a afirmar: ‘A fé sem obras é morta’ [Tiago 2,26]”.
7/1/2019 • 4 minutes, 14 seconds
Remédios contra a cólera
Por São Francisco de Sales. Continuação do episódio "A mansidão no trato com o próximo".
6/30/2019 • 4 minutes, 28 seconds
A mansidão no trato com o próximo
Por São Francisco de Sales."Nada pode aplacar tão facilmente um elefante irritado como a vista de um cordeirinho; e o que mais diminui o ímpeto de uma bala de canhão é a lã. A correção feita só com a razão é sempre melhor do que aquela que encerra também а paixãо, роrque o homem se deixa levar com facilidade pela razão, a que é naturalmente sujeito, ao passo que não pode suportar que o dominem pela paixão. Por isso, quando a razão quer fortificar-se pela paixão, faz-se odiosa e perde ou ao menos atenua a sua autoridade, por chamar em seu apoio a tirania e a paixão".
6/30/2019 • 7 minutes, 13 seconds
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Sermão de Santo Agostinho. "O martírio dos santos apóstolos Pedro e Paulo, consagrou para nós este dia. Não falamos de mártires desconhecidos. Como diz o Salmo, Sua voz ressoa, e se espalha em toda a terra, chega aos confins do mundo a sua palavra. Estes mártires viram o que pregaram, seguiram a justiça, proclamaram a verdade, morreram pela verdade".
6/29/2019 • 4 minutes, 51 seconds
Podemos e devemos aspirar à perfeição
"Pois bem, a medida do amor a Deus é amar sem medida, como disse São Bernardo. Por que, então, esses diretores os impedem, ao invés de empurrá-los? Que essas ambições santas sejam nosso alimento e saberemos inspirá-las a outros. O amor perfeito é possível. Está à nossa disposição. Se colocarmos toda a nossa boa vontade em conseguí-lo, nos será dado. Aqueles que fazem as almas subir às alturas do amor, dão a Jesus a satisfação mais agradável".
6/27/2019 • 8 minutes, 48 seconds
A Virgem Maria é verdadeira Mãe de Deus
Das cartas de São Cirilo de Alexandria."Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que estavam sujeitos à Lei, e para que todos recebêssemos a filiação adotiva".
6/26/2019 • 3 minutes, 57 seconds
O Espírito Santo e o culto ao Sagrado Coração de Jesus
Este estreito vínculo, entre o Espírito Santo, que é amor por essência, e a caridade divina, que deve acender-se cada vez mais na alma dos fiéis, demonstra abundantemente a todos nós, veneráveis irmãos, a natureza íntima do culto que se deve tributar ao coração de Jesus Cristo. Com efeito, esse culto nos impele a uma plena e inteira vontade de entrega e consagração ao amor do divino Redentor, do qual é sinal e símbolo vivo o seu coração traspassado. Este culto, aprofunda a correspondência do nosso amor, ao amor divino. Pois só em virtude da caridade, se obtém que os homens se submetam mais perfeita e inteiramente ao domínio de Deus, já que o nosso amor de tal maneira se apega à divina vontade, que vem a fazer-se uma coisa só com ela, consoante aquelas palavras de São Paulo aos Coríntios, ao dizer: 'Quem está unido ao Senhor é com ele um mesmo espírito'".
6/25/2019 • 2 minutes, 54 seconds
Maria guardava tudo em seu Coração
Sermão de São Lourenço Justiniano. Em comemoração ao dia do Imaculado Coração de Maria."Feliz o coração da Virgem que, pela luz do Espírito que nela habitava, sempre e em tudo obedecia à vontade do Verbo de Deus. Não se deixava guiar pelo seu próprio sentimento ou inclinação, mas realizava, na sua atitude exterior, as insinuações internas da sabedoria inspiradas na fé".
6/23/2019 • 2 minutes, 47 seconds
Sagrado Coração de Jesus. Das obras De São Boaventura.
"Acorre com vivo desejo a esta fonte de vida e de luz, quem quer que sejas, ó alma consagrada a Deus, e exclama com todas as forças do teu coração: 'Ó, inefável beleza do Deus altíssimo. Ó, puríssimo esplendor da luz eterna, vida que vivifica toda vida, luz que ilumina toda luz. Luz que conserva em perpétuo esplendor a multidão dos astros, isto é, dos santos, que desde a primeira aurora resplandecem diante do trono da vossa divindade'".
6/22/2019 • 3 minutes, 49 seconds
Até Deus se submete a Maria.
São Luiz Maria Grignion de Montfort explica em que sentido se pode dizer que até mesmo Deus se submete à vontade de Maria. Precisamos imitar o próprio Senhor, praticando a verdadeira devoção à santíssima Virgem Maria.