Winamp Logo
As Causas de José Miguel Júdice Cover
As Causas de José Miguel Júdice Profile

As Causas de José Miguel Júdice

Portuguese, News media, 1 season, 141 episodes, 2 days, 12 hours, 48 minutes
About
Um espaço de comentário e análise do advogado José Miguel Júdice, onde as Causas das Coisas são o centro da conversa. À terça-feira às 21h30 na Edição da Noite da SIC Notícias e no dia seguinte em podcast
Episode Artwork

A viragem do governo

Já foi decidida a localização definitiva do novo aeroporto. Após 32 dias desde que o governo foi composto, a polémica questão do novo aeroporto foi resolvida, o que causou o entusiasmo geral. Quais serão os obstáculos que irão surgir no caminho do governo daqui para a frente? Seja a nível da assembleia, seja ao nível das negociações com a ANA. Ouça a análise de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 14 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/202425 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

A estratégia da coligação negativa

As dificuldades de um governo recém eleito. Os obstáculos que surgem no caminho da AD não facilitam. À esquerda e à direita (PS e Chega) “unidos” na missão de constranger os trabalhos do novo governo. Qual é a estratégia desta coligação negativa? Terá sido intencional? José Miguel Júdice explica em mais um programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 7 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/202426 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

“Marcelo Rebelo de Sousa já ganhou o campeonato do pior presidente da República”

Segundo José Miguel Júdice em As Causas em podcast, Marcelo Rebelo de Sousa, rompeu com uma série de princípios, comprometendo irremediavelmente a sua imagem durante um jantar com jornalistas estrangeiros. Entre revelar detalhes pessoais e "comportamentos questionáveis", como cortar relações com o filho, revelar preferências entre os netos e fazer comentários depreciativos sobre figuras públicas, o comentador considera que a indiscrição e falta de decoro representam uma falha grave do Presidente da República, minando a sua credibilidade e respeitabilidade. As Causas foram emitidas a 30 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/30/202425 minutes, 1 second
Episode Artwork

A dependência dos telemóveis, o serviço militar obrigatório e a questão IRS

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice aborda uma tríade de temas que à primeira vista não estão correlacionados: a dependência dos telemóveis por parte dos jovens, o serviço militar obrigatório e a redução do IRS. Quais os pontos de ligação destes três assuntos? Programa emitido na SIC Notícias no dia 23 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/202427 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

“Guerrinhas” e trapalhadas cá dentro, uma guerra a sério lá fora

No seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, José Miguel Júdice analisa as polémicas do novo governo: terá sido a questão do IRS um tiro no pé? “Uma oposição à direita e à esquerda só traz benefícios a Montenegro“, afirma o comentador. No Médio Oriente as tensões intensificam-se com o ataque iraniano a Israel. Qual será a resposta? O programa foi emitido a 16 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/16/202425 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

"Ainda nem estava completo o governo e já tinha acabado o estado de graça"

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice explica porque já não existe o chamado "estado de graça", recupera o que disse sobre o agora antigo logótipo do governo, criticando a lógica por detrás da mudança. "O que achei loucura foi o racional subjacente à opção, que tornou inevitavelmente a mudança num ato político com significado", clarifica o comentador. José Miguel Júdice aborda ainda o lançamento do livro "Identidade e Família", e repudia "o assassinato de caráter e o radicalismo contra o direito à diferença" e "a óbvia tese de que não devem ter direito de exprimir os seus pontos de vista." Programa emitido na SIC Notícias no dia 9 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202429 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

“Como se costuma dizer: Montenegro pôs a carne toda no assador”

Novo mês, novo governo. No As Causas em podcast, José Miguel Júdice faz o balanço do primeiro discurso do novo primeiro-ministro, Luís Montenegro. Uma primeira intervenção aguardada onde o líder da AD tocou em diversas questões chave pendentes. José Miguel Júdice tira as próprias conclusões. Programa emitido na SIC Notícias no dia 2 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202425 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

O mau ensaio de um Parlamento que permanece bloqueado

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice começa por afirmar: “Se eu quisesse ser simpático, e não quero, diria que isto foi um mau ensaio, que significa que a seguir o espetáculo vai ser fantástico”. O parlamento continua bloqueado. Com diversos “erros” e “incompetências” do partido vencedor das legislativas, seja na comunicação da Aliança Democrática, seja nos respetivos dirigentes, que demonstraram “amadorismo”. A AD só se poderá queixar das suas falhas? Programa emitido na SIC Notícias no dia 26 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/202425 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

PSD passou a ser um partido central?

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice debruça-se sobre uma nova tese que defende que o Partido Social Democrata, liderado por Luís Montenegro, está agora enquadrado ao centro do espectro político. Que explicações, argumentos e justificações é que sustentam este ponto, um dia antes de Marcelo Rebelo de Sousa receber o partido e indigitar Luís Montenegro como Primeiro-Ministro? Programa emitido na SIC Notícias no dia 19 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/202444 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

10 de março e o nascimento da tripolarização em Portugal

Em As Causas em podcast, José Miguel Júdice faz o balanço do cenário político atual, tendo como ponto de partida os resultados das eleições legislativas de 10 de março e aquilo que representam. Traz para debate quatro alterações estruturais que se começam a evidenciar no panorama político nacional, entre as quais a tripolarização e a mudança do partido central. Programa emitido na SIC Notícias no dia 12 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/202426 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Especial Eleições (V): “O discurso de Montenegro foi excelente, agora tem de governar e se governar mal alguém vai deitá-lo abaixo”

Quinto e último comentário de José Miguel Júdice aos resultados destas eleições e após os discursos dos candidatos: "Não tive nenhuma surpresa com este resultado. O PSD tem futuro nesta nova fase se for o partido que está no centro do sistema político". See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/20244 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Especial Eleições (IV): “Se Montenegro cair, virá aí Pedro Passos Coelho”

Quarto comentário de José Miguel Júdice aos resultados das eleições que se vão sabendo ao longo da noite eleitoral. "Vamos ter um governo de gestão até dezembro". See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/20244 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Especial Eleições (III): “O Chega ou monta uma estratégia para caminhar para a moderação ou segue a estratégia do PCP e radicaliza-se”

Terceiro comentário de José Miguel Júdice aos resultados das eleições que se vão sabendo ao longo da noite eleitoral. "Os dois grandes derrotados desta noite são António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa".See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/20245 minutes
Episode Artwork

Especial Eleições (II): “O PS e o Chega não podem criar uma crise política, porque pagarão um preço muito grande, estou convencido que a estabilidade está assegurada”

Segundo comentário de José Miguel Júdice aos resultados das eleições que se vão sabendo ao longo da noite eleitoral. "Está perfeitamente assegurada a governabilidade com um governo da AD. O ministro mais importante tem de ser o ministro dos assuntos parlamentares, tem de ser uma notável figura com capacidade de negociar à esquerda e à direita". See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/20244 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Especial Eleições: “O grande vencedor destas eleições é o Chega e o outro vencedor é o ADN, que pode fazer a diferença em quem ganha as eleições”

Para José Miguel Júdice, a palavra que marca 2024 é 'compromissos' - acabou o bipartidarismo nas eleições nacionais. "O grande vencedor das eleições é o Chega, que trouxe para o sistema político muitos abstencionistas". Oiça aqui o primeiro comentário após as primeiras projeções à boca das urnas.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/20243 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

“A Pátria não acaba, a democracia não entra em crise e a liberdade não morre se ganhar Pedro Nuno Santos ou Luís Montenegro”

Estabilidade política é aquilo que se procura numas eleições legislativas antecipadas. No As Causas em Podcast, José Miguel Júdice faz um prognóstico de quatro cenários possíveis consoante o resultado nas urnas. Terá a esquerda maioria? Pedro Nuno Santos governará contra uma maioria à direita? Dependerá a AD da viabilização do PS? Ou terá o apoio da direita unida numa maioria? Programa emitido na SIC Notícias no dia 5 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202426 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

O que é o voto útil? É possível esperar grandes surpresas nestas eleições?

O que é o voto útil ? No As Causas em podcast, José Miguel Júdice explora estes dois conceitos e a relação que há entre eles: o voto útil e estabilidade política. Numa altura em que restam menos de duas semanas para as eleições legislativas de 10 de março, o comentador faz a análise da possível bipolarização dos votos entre os principais candidatos à vitória, PS e AD. Em que medida os votos úteis vão favorecer um dos lados? Programa emitido na SIC Notícias no dia 27 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/202425 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

“Tudo indica que a direita (PSD, CDS, IL e Chega) terá a maioria absoluta”

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice arrisca o seu prognóstico dos resultados das eleições legislativas para marcadas dia 10 de março. Júdice analisa os potenciais resultados do PS e da AD, os possíveis deputados da direita e esquerda, e faz a previsão de uma maioria absoluta de direita. O programa foi emitido a 20 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/202427 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Legislativas: os quatro cenários para as eleições

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice vai além dos debates entre líderes partidários que têm sido tema. Com vista a ida às urnas no próximo dia 10 de março, o comentador decide então traçar quatro cenários que entende como prováveis dos resultados das escolhas dos cidadãos. Qual das previsões se aproximará mais da realidade? Programa emitido na SIC Notícias no dia 13 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/202427 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Legislativas: análise dos dois primeiros dias de debates políticos: por José Miguel Júdice

No seu comentário semanal As Causas em podcast, José Miguel Júdice faz o balanço dos primeiros cinco debates que deram início à campanha eleitoral. A cerca de um mês das legislativas, marcadas para o dia 10 de março, partidos como o PS, PSD, PAN, IL e BE já tiveram a oportunidade de debater as suas ideias e programas com alguns adversários. Qual dos líderes políticos tem desempenhado melhor o seu papel? Oiça a opinião de José Miguel Júdice neste programa emitido na SIC Notícias no dia 6 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/202424 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Após as polémicas no PS em novembro, disse: não me admira nada que até às eleições apareça alguma coisa do lado do PSD; e aí estamos”

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice recupera declarações que fez no passado mês de novembro, a quando do surgimento nos meios de comunicação social das polémicas que levaram o Primeiro Ministro António Costa a demitir-se. Relembra as suas palavras que previam eventuais obstáculos no núcleo do PSD, obstáculos esses que despertaram na passada semana, com o começo das investigações policiais no PSD Madeira. Programa emitido na SIC Notícias no dia 30 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/202428 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

O nosso Portugal dos pequenitos (partidos)

No As Causas em podcast, José Miguel Júdice, após no programa anterior ter discorrido sobre os obstáculos e fragilidades do PS, PSD e dos respetivos líderes, decide explorar a zona inferior da tabela partidária. PCP, BE e IL têm as respetivas missões, objetivos e riscos analisados. José Miguel Júdice opta por deixar de parte o CDS por estar agora associado ao PSD na Aliança Democrática e o Chega por ser um tema particular a discutir numa próxima emissão. Programa emitido na SIC Notícias no dia 23 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/24/202425 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos: serão os dois uma família feliz?

“Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. José Miguel Júdice comenta os obstáculos que Luís Montenegro enfrenta neste momento, criando um termo de comparação com o carisma de Pedro Nuno Santos e André Ventura. Conseguirá sobressair? A análise de José Miguel Júdice foi emitida na SIC Notícias a 16 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/202425 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Entre a linguagem emotiva da luta de classes e o cinzentismo da moderação, Pedro Nuno Santos chegou à cena política

"Pedro Nuno Santos ainda não se habituou ao jogo normal da política, precisa de mais jogo de cintura", comenta José Miguel Júdice, que depois do Congresso do PS deste fim-de-semana, parece estar desiludido com a prestação do novo líder do partido. A entrada do político em cena depois da saída do tão popular António Costa parece não ter entusiasmado a plateia do Congresso na 6ª feira tanto como o comentador esperava. Em análise estão os discursos e entrevistas dados por Pedro Nuno Santos que ficaram entre "o excesso de emoções e o cinzentismo". Ouça o comentário, com curtas notas quase de reportagem, deste programa As Causas emitido a 9 de janeiro na SIC Notícias.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/202428 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Os "malandros" dos políticos e os pregos no caixão da educação

Duas sondagens, uma do Correio da Manhã e outra da TSF, revelam a percepção dos portugueses quanto à prestação dos dirigentes políticos. No ano em que António Costa se demitiu na sequência da Operação Influencer e Marcelo Rebelo de Sousa se viu envolvido no caso das gémeas luso-brasileiras, os iquéritos mostram que há uma descrença na honestidade dos políticos: 61% dos portugueses dizem não emprestar o seu carro a Luís Montenegro ou Pedro Nuno Santos e reprovam o desempenho do Presidente da República. Serão todos os políticos "uns malandros"? José Miguel Júdice lamenta o criticismo não fundamentado da população, pois esta, a seu ver, parece exigir mais "dos políticos moderados do que dos políticos radicais". Neste programa é ainda feita uma avaliação ao estado da Educação e aos maus níveis apresentados pelos alunos nos testes de PISA. "A única da forma dos mais desfavorecidos subirem na sociedade é através da educação. Por isso, eu digo aos pais e avós que me estão a ver: façam-se ouvir, façam-se ouvir a partir do vosso voto em março". Ouça As Causas, programa emitido a 2 de janeiro.        See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/3/202424 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Alianças arriscadas, migrações, ambiente e défices: os temas quentes para 2024

José Miguel Júdice considera que Luís Montenegro é um candidato fiel, que se mantém no seu guião mas não entusiasma. O comentador aprecia, contudo, a jogada arriscada em juntar-se ao CDS numa nova AD, embora acredite que Montenegro não é “um candidato sexy, é mais para casar e ter filhos”. Nos temas que considera serem determinantes para o novo ano, Júdice destaca a migração, e concorda com as novas leis da UE sobre este tem,a, embora ressalve que precisamos de imigrantes para manter o estado social. O programa foi exibido a 26 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/27/202326 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Arrancou a campanha eleitoral: qual a importância de conquistar os indecisos?

José Miguel Júdice começa o seu comentário semanal com um aviso: "é importante comunicar aquilo que penso, mas admito que eu posso dizer coisas que não estão certas". E não ter certezas, segundo o comentador, pode ser uma virtude. A campanha eleitoral já arrancou e sendo "os indecisos mais racionais do que a média dos eleitores portugueses", significa que "não se motivam especialmente por emoções e estados de alma". Ao analisar uma recente sondagem do Expresso, o comentador conclui que é preciso conquistar os indecisos informados sem deixar de dar atenção aos decidos mais emotivos. Quanto à vitória de Pedro Nuno Santos, para Júdice, é clara mas há coisas que o surpreenderam e não muito positivamente. Ouça As Causas em podcast, programa emitido a 19 de dezembro.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/20/202328 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

O legado de Costa e um aeroporto sem lugar

O comentador José Miguel Júdice faz uma retrospectiva aos anos de governo de António Costa e avalia o mais recente relatório da Comissão Técnica Independente sobre a localização do novo aeroporto. Ouça As Causas em podcast, programa emitido a 12 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/202327 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Radicalizar ou moderar? A questão premente no confronto interno do PS

Em campanha para a escolha do futuro líder do PS, momento decisivo para a percepção do eleitorado nas futuras legislativas de março, "todos os candidatos estão a tentar mostrar que são moderados", garante José Miguel Júdice. Mas, como em tudo, "há sempre os secos e os molhados, os moderados e os radicais", e é preciso dar atenção a Pedro Nuno Santos. O comentador tece fortes críticas ao candidato, analisa as possibilidades de Montenegro e traz ainda os números do relatório PISA, referentes ao nível da qualidade da educação do país, ao seu espaço de comentário. Ouça em podcast As Causas, programa emitido na SIC Notícias a 5 de dezembro.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/202326 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

"O radicalismo não saiu de Pedro Nuno Santos"

José Miguel Júdice recupera memórias pessoais sobre a história do país para fazer uma paralelo entre os acontecimentos do passado e a crise do presente. “O PS devia estudar as lições de 85”, garante o comentador, que olha para Pedro Nuno Santos, potencial líder do PS nas aguardadas eleições, com grande desconfiança. Isto porque, suspeita, “Pedro Nuno Santos quer apostar na geringonça como estratégia política. Não tirou lições do seu próprio fracasso”. Relembre as lições que a História nos deu com "As Causas" em podcast. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 28 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/202328 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

“O PS vai a jogo num ambiente que lhe é manifestamente desfavorável, sejam quais forem as voltas que der”

Segundo José Miguel Júdice, o inquérito do Ministério Público, a hostilidade a Marcelo e as suspeitas que estão lançadas confirmam que o PS vai a jogo num ambiente manifestamente desfavorável. Perante o cenário atual e as declarações mais recentes dos possíveis candidatos a líder do Partido Socialista, o comentador olha para a estratégia de Pedro Nuno Santos como uma estratégia de silêncio e para a de José Luís Carneiro como uma de vitimização, nenhuma delas capaz de colocar o PS novamente a governar o país. “Estou convencido que Pedro Nuno Santos vai ser líder da oposição e não do Governo”, prevê. Em análise está ainda o resultado eleitoral na Argentina que deu a vitória presidencial a Javier Milei. Ouça As Causas em podcast, programa emitido a 21 de novembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/202325 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Um tsunami político e um suicídio ministerial, como a fronteira do crime em Portugal está a ser definida por critérios populistas

Um tsunami político e um suicídio ministerial. O que arrasou o Governo na última semana? “O principal culpado do que aconteceu a António Costa é o próprio António Costa”, a análise de José Miguel Júdice às causas da crise política que está a abalar o país, desde a acusação do Ministério Público que levou à demissão do primeiro-ministro. O advogado recusa-se a ver o caso a preto e branco, mas garante que “a fronteira do crime em Portugal está a ser definida por critérios populista, metendo dentro da criminalidade um conjunto de comportamentos que nada têm de criminal”. Ouça a avaliação do comentador no programa As Causas, emitido a 14 de novembro, agora em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/15/202328 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

“Não acho que o Primeiro-ministro seja tão estúpido ou tão incompetente que se meta a cometer crimes”

A demissão do Primeiro-ministro António Costa fez alterar todo o comentário político de José Miguel Júdice esta semana. Um “tsunami seco”, como lhe chama, o advogado afirma que “a presunção da inocência” é parte do seu ADN. O comentador acredita que o ex-Primeiro-ministro é um “homem sério” e que, na sua opinião, não iria cometer crimes mas até sabermos o que o Ministério Público tem em mãos não existem certezas. Quanto ao futuro do país, Júdice acredita que o PS vai a eleições em condições muito difíceis com Medina, Pedro Nuno Santos ou Francisco Assis e que o PSD devia apresentar-se nestas eventuais eleições com uma coligação pre-eleitoral com a IL e o CDS. O programa foi exibido a 7 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/8/202327 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Guerra Israel-Hamas: quem está a ganhar a batalha da comunicação?

Desde o escalar do conflito entre Israel e Gaza, várias vozes do mundo ocidental vieram afirmar-se sobre os atos violentos cometidos por ambas as frentes desta nova guerra. Entre elas, constam a Universidade de Harvard, que condenou a brutalidade com que Israel respondeu ao ataque de Hamas, e Paddy Cosgrave, responsável pela Web Summit, que na rede social  X (antigo Twitter) lamentou a retórica e as ações dos governos ocidentais. Neste programa de As Causas, José Miguel Júdice, face a estas declarações, sente-se inclinado a acreditar que existe “um generalizado apriorismo muito negativo contra Israel" - que não é apenas daquilo a que se refere como “ativistas da esquerda radical”. Quem está a ganhar a batalha da comunicação: Hamas ou Israel? Ouça o programa em podcast, emitido na SIC Notícias a 24 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/202326 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Uma possível guerra mundial e um possível bom Orçamento

Esta semana, José Miguel Júdice avalia o que os mais recentes desenvolvimentos na Faixa de Gaza significam em matéria de geopolítica internacional. As tensões entre as grandes potências na Guerra da Ucrânia vieram acentuar-se? Taiwan será o próximo ponto de eclosão para os seus confrontos? Estamos próximos de entrar numa guerra mundial? Neste episódio, o comentador analisa também o bom ou, pelo menos, aquele que foi possível Orçamento do Estado. Ouça em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 18 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/17/202327 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O futuro do PSD faz-se com ou sem Montenegro? Aguarde-se as Europeias

Luís Montenegro começou a semana com uma entrevista que, para José Miguel Júdice, foi “a melhor entrevista” do líder ao mostrar o ânimo de combatente que os apoiantes do PSD procuram. Mas talvez a mudança de atitude não seja suficiente para que Montenegro ganhe as eleições europeias. O comentador da SIC garante que, se o cenário for a derrota, Pedro Passos Coelho estará pronto para avançar com uma candidatura à liderança do partido. Com este fantasma às costas, os novos partidos da direita, um Carlos Moedas saído da Jornada Mundial da Juventude, a situação prevê-se negra para Montenegro. Ouça As Causas em podcast, programa emitido na SIC Notícias a 10 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/202325 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Habitação, saúde, educação e inflação. Afinal, que mais querem os portugueses saber?

O descalabro do SNS, o fracasso na habitação e, ainda, o caos na educação, mais os custos da inflação, são os temas que pairam sobre a vida dos portugueses, e que, ao contrário do que defendido por Luís Paixão Martins, o guru do PS e da comunicação, são pelo menos, segundo José Miguel Júdice, abordados por si. Neste programa, o comentador toca em todos estes temas fulcrais e, apesar de não ver o PS como a única causa dos vários problemas que assolam o país, admite que se torna difícil encontrar um culpado alternativo. Quanto às manifestações da habitação, deixa ainda uma nota: “Foi organizado com uma estratégia de extrema esquerda”. A opinião de José Miguel Júdice para ouvir em podcast, programa emitido na SIC Notícias a 3 de setembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/202327 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Como podem os moderados lidar com os radicais?

Os "radicais de esquerda e direita na Europa" na reflexão semanal de José Miguel Júdice, em As Causas em podcast. Tendo como ponto de partida duas investigações publicadas no The Guardian e na The Economist, o advogado e comentador traça o retrato do voto radical na Europa: "a crise económica, o acentuar das desigualdades, a falta de horizontes para as classes médias, a imigração incontrolada vinda do Sul, a guerra nas fronteiras europeias, a tendência é para o crescimento dessas forças políticas". Nesta emissão de As Causas em podcast, José Miguel Júdice oferece as opções que "as forças moderadas dominantes devem relacionar-se com esta realidade".See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/202327 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Censura, habitação e a arte de mal governar

A opinião de José Miguel Júdice em As Causas em podcast. Depois de um prelúdio dedicado ao debate sobre a moção de censura ao Governo apresentado pelo Chega, o comentador e advogado volta a apontar os erros da maioria absoluta de António Costa na área da Habitação. "O Governo anda a pastorear-nos e aos media. É extraordinário que não antecipasse a evolução do mercado do arrendamento e da construção e que praticamente nada tivesse feito do lado da oferta", realça. Para José Miguel Júdice, o primeiro-ministro "perdeu 8 anos e agora, em desespero, dedica-se a procurar bodes expiatórios e a lançar medidas inadequadas e precipitadas". As Causas foram emitidas a 19 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/202326 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Os labirintos da direita moderada

Com a entrada no novo ano político, a direita começa a traçar uma estratégia para se posicionar como uma forte alternativa ao PS e, por isso, segundo José Miguel Júdice, a uma política estatizante, assistencialista e coletivista. O comentador apresenta e analisa as propostas dos partidos Iniciativa Liberal, CDS e PSD. Estes são os labirintos da direita moderada no episódio desta semana de As Causas, programa emitido na SIC Notícias 13 de setembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/13/202325 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Resumo de verão: encher chouriços, presidenciais, beijos e vetos

Neste episódio de As Causas, revisitamos os temas que marcaram os últimos dias: o encher chouriços das presidenciais, o beijo de Rubiales, o veto do Marcelo ao Mais Habitação e outras coisas de verão. Ouça o regresso do comentador José Miguel Júdice em podcast. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 5 de setembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/202325 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Impostos e aprendizes de feiticeiros. São estas as causas que tornam Portugal forte na exportação de talentos?

No final de julho, foi divulgado um estudo segundo o qual Portugal perdeu num ano 128 000 trabalhadores com ensino superior, tendo aumentado os empregos menos qualificados. As Causas de José Miguel Júdice dedicam-se, esta semana, a tentar entender a razão pela qual Portugal é dos países que mais exporta talento. O comentador, na continuação daquilo que foi proposto na Festa do Pontal pelo líder do PSD, culpa, principalmente, os elevados impostos. Mas também não esquece os problemas da saúde, da educação e da habitação. Perante os efeitos, ou falta deles, do Pacote Mais Habitação, José Miguel Júdice deixa a nota: “a ministra da habitação, e Pedro Nuno Santos, não percebem nada disto, são aprendizes de feiticeiros”. Para ouvir em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 15 de agosto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/16/202326 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

“A Igreja não pode perder esta oportunidade. É preciso criar uma nova Igreja, com menos bolor, mais ousada”

As Causas de José Miguel Júdice esta semana dedicam-se a tecer um elogio aos jovens e à Jornada Mundial da Juventude, que a seu ver representam aquilo que a Igreja deverá ser no futuro: "é preciso criar uma nova Igreja, com menos bolor, mais ousada". Em análise estão também as reformas propostas por partidos de oposição a setores essenciais, como a Habitação e a Saúde. Estarão PSD e IL a apresentar as mesmas soluções para o país? Para ouvir em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 8 de agosto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/9/202326 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

“Há uma inaceitação da presença de Deus na história”

José Miguel Júdice abraça a Jornada Mundial da Juventude como um evento de grande afirmação do catolicismo e da sua presença na juventude e critica a cobertura mediática do evento. Após várias décadas de “falsos profetas”, Júdice defende que “A necessidade de transcendência e de sagrado, que é uma constante da História, está a revelar-se”. A renovação do Catolicismo está a ser feita e com a alegria destes jovens que invadem a capital. O veto de Marcelo Rebelo de Sousa, outro dos temas em destaque, é uma “bomba de fragmentação”, nas palavras de Júdice, que só azeda mais a relação entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro. “As Causas” foi exibido na SIC Notícias a 1 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/2/202325 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Espanha entalada. O que é que as eleições vizinhas nos dizem sobre a realidade portuguesa?

Esta semana, em As Causas de José Miguel Júdice é pedido um exercício de imaginação. Como seriam os resultados das eleições em Espanha sem os partidos independentistas? Para o comentador, só mostra uma coisa. "O PSD não tem a mais pequena hipótese de ganhar as eleições se os portugueses acharem que o Chega vai para o Governo”, isto porque há "mais medo do Chega do que do Bloco", da mesma forma forma que houve "mais medo do Vox do que dos partidos independentistas".  Ouça o comentário em podcast, emitido na SIC Notícias a 25 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/202327 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Ministério Público, uma “coleção caótica de procuradores à rédea solta”

A "loucura das loucuras" na análise de José Miguel Júdice em podcast, a propósito das buscas à casa de Rui Rio. "O espalhafato que o Ministério Público e a Polícia Judiciária montaram causou danos reputacionais dificilmente reparáveis", considera o comentador nesta emissão de As Causas de dia 18 de julho, na SIC Notícias. Sublinhando o facto de mais uma vez o segredo de justiça não ter sido respeitado, com "amiguinhos" na comunicação a serem avisados do que estava prestes a desenrolar-se na casa do antigo presidente do PSD, refere que "é pelo menos grave incompetência o facto do MP fazer isto três anos depois de uma denúncia anónima, deixando avolumar um problema sem necessidade, e limitando ao tempo e ao partido referido na denúncia anónima o que era comportamento público, recorrente e generalizado".See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/202326 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Relatório à TAP: "Frete político, aborto técnico"

José Miguel Júdice avalia não de um ponto de vista ético, não legal, mas sim sociológico, o que aconteceu nas ruas de França nos últimos dias. “Gera uma tendência injusta de hostilidade contra os imigrantes, gera a convicção que o Estado é fraco, gera uma nostalgia por uma idade de ouro onde havia ordem, uma degradação da coesão social”, lamenta e garante que quem ganha com isto é Marine Le Pen. O comentador avalia também o relatório à comissão de inquérito da TAP que, a seu ver, “tira da realidade o que foi a realidade”. Para ouvir em podcast o programa As Causas de José Miguel Júdice, emitido a 11 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/202326 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Dúvida ou certeza: Costa-Deus é o garante da estabilidade?

As dúvidas e certezas sobre os acontecimentos desta semana em As Causas de José Miguel Júdice. As certezas dizem respeito às condições dos trabalhadores que apanham bivalves no Tejo e trabalham nas estufas de Odemira. “O que se está a passar não tem a ver com a realidade da Europa, tem a ver com a realidade do século XIX”, lamenta o comentador. Já as dúvidas são referentes às intenções dos dois homens que marcaram a atualidade desta semana. Porque é que Prigozhin fez o que fez? E qual será o futuro político de António Costa? Em declarações ao Público, o primeiro-ministro garantiu que não vai para Bruxelas. José Miguel Júdice está convencido de que esta é uma aparente certeza. Ouça o programa em podcast, emitido na SIC Notícias a 27 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/202326 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Costa vai à bola com Orbán e Pedro Nuno Santos joga à Sócrates

Chegou ao fim a Comissão de Inquérito da TAP. Pedro Nuno Santos jogou à Sócrates e Galamba ocupou um palco que a ver do comentador José Miguel Júdice não é dele. Já António Costa também foi à bola, mas com outros objetivos. “Ele tem de estar próximo de Orbán para ser Presidente do Conselho da Europa”, acredita José Miguel Júdice. Em análise estão também os rankings das escolas públicas e “a fuga para o privado”. Ouça em podcast o programa As Causas de José Miguel Júdice, emitido na SIC Notícias a 21 de junho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/21/202328 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Notas ao 10 de junho: o Marcelo "traquinas" e o episódio dos cartazes

José Miguel Júdice, no espaço habitual de comentário, deixa algumas notas aos acontecimentos deste 10 de junho. Elogia o discurso de Marcelo, mas não evita deixar um senão e critica a falta de solidariedade institucional. Para o comentador, Marcelo volta a mostrar o seu lado traquinas ao manter o braço de ferro sobre a demissão de Galamba. Quanto aos cartazes que têm causado polémica, em que António Costa surge caricaturado, lamenta a forma como o primeiro-ministro foi tratado. "Isto é bullying e racismo", avalia assim a situação. Ouça em podcast As Causas de José Miguel Júdice, programa emitido na SIC Notícias a 13 de junho.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/202326 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

"Gastronomia política": TAP, Montenegro e certificados de aforro

Enquanto aguardamos pela audição de Pedro Nuno Santos na Comissão de Inquérito à TAP, é preciso algumas coisas para petiscar: “entretemo-nos com as sondagens”. José Miguel Júdice esta semana apresenta um menu diversificado no espaço de comentário habitual, que vai desde o prato habitual das polémicas da TAP, passa pelas dúvidas existenciais e políticas de Montenegro e termina com a novidade dos certificados de aforro. Ouça As Causas de José Miguel Júdice em podcast, programa emitido na SIC Notícias a 6 de junho.    See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/202327 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Faltam adultos na sala: a adolescência do Chega e do Bloco de Esquerda

José Miguel Júdice compara o Bloco de Esquerda ao Chega, que no seu entender são “partidos adolescentes”. Segundo o comentador, as diretivas dos dois partidos são parecidas, Mariana Mortágua, a nova líder do Bloco, defende “Uma Vida Boa” e André Ventura ameaça uma moção de censura ao governo de António Costa. Para José Miguel Júdice, estas duas diretivas são comparáveis a uma “megalomania da omnipotência”, comum nos adolescentes. “Depois dos 18 anos é melhor que as pessoas pensem que não se pode ter tudo e sem pagar preços por isso”, remata. O comentário de José Miguel Júdice foi exibido na SIC Notícias a 30 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/202327 minutes
Episode Artwork

Frederico Pinheiro, Eugénia Ferreira e Galamba: as “criaturas originárias do modelo Pedro Nuno Santos”

“Porque é que apostam na falsa verdade?”, questiona José Miguel Júdice no seguimento dos casos que a Comissão de Inquérito à TAP tem revelado, para o comentador próximos de uma "novela de espionagem". Esta semana, em As Causas ouvimos falar de instintos de sobrevivência, principalmente daqueles que motivam políticos como Galamba, João Costa e António Costa. Em análise está também o discurso de Cavaco Silva. O comentador considera que "endeusa" Montenegro, mas a mensagem que passa é contrária: "um sinal de que o PSD está sem forças". Este programa foi emitido na SIC Notícias a 23 de maio. Ouça o formato podcast de As Causa de José Miguel Júdice. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/202326 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

A nova lei do tabaco nada mais é do que uma manobra política?

A semana previa-se difícil para o Governo com a continuação da Comissão de Inquérito à TAP, mas, de repente, só se fala da nova lei do tabaco. Manobra política? José Miguel Júdice acredita que o Governo tirou mais "um coelho da cartola" para que com a controvérsia pública desvie a atenção dos temas que realmente importam. Garante que não é o primeiro e suspeita que não será o último coelho que vamos ver. Manobras políticas à parte, considera que estas novas regras fazem parte de uma luta anti-tabágica muito semelhante a uma cultura que nos dia de hoje policia a linguagem e profana obras literárias. “Se abdicarmos da liberdade de errar, estamos a preparar-nos para ser uma espécie de rebanho”, deixa o aviso. Em análise, estão também os entraves à construção do aeroporto e os humores presidenciais. Para o comentador, Marcelo Rebelo de Sousa está a assumir uma postura reprovável de confronto, num momento que devia ser de cooperação e discussão, a pré-promulgação de um diploma que pode alterar a situação dos professores. Ouça o podcast e fique a par de As Causas de José Miguel Júdice, programa emitido na SIC a 16 de maio.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202327 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

“Marcelo tem de deixar de agir como o Tio Patinhas e assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas”

'Galambistas', 'fogo ex-amigo' e a 'novela mexicana Bananalândia' na análise de José Miguel Júdice em podcast. "Os putativos sucessores de António Costa, as oposições, todos estão agarrados aos ecrãs à espera dos próximos episódios, que serão seguramente cada vez mais absurdos, mais escabrosos e por isso mais viciantes", lamenta o comentador. Pedro Nuno Santos, João Galamba e Frederico Pinheiro são, para sim, os protagonistas de uma telenovela que teima em não terminar: "cada um tenta lixar um outro para se salvar, o mais poderoso prevalece, o menos poderoso vinga-se e a cascata de mentiras, ameaças e subida da tensão aos extremos intensifica-se". Enredos recapitulados nesta emissão de As Causas, emitida a 02 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/202327 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

25 de Abril: reflexões, disparates e dilemas

O habitual comentário de José Miguel Júdice em As Causas em podcast. Liberdade económica e liberdade social, dois eixos que pontuam a análise do comentador nesta emissão de 25 de abril, na SIC Notícias. José Miguel Júdice apela a que Portugal vá "buscar inspiração" aos EUA: "precisamos muito de mais grandes empresas e de empresas portuguesas com dimensão", porque o país não tem "centros de decisão fortes e independentes como seria necessário à nossa independência estratégica". O advogado alerta ainda novamente para a "dependência terceiro-mundista do Estado de cada vez maiores camadas" da população portuguesa, alegando que "a maioria dos que votam prefere que seja assim" e não se importam de "cair no assistencialismo" porque sabem que uma "sondagem má para o Governo" fará com que este reforce esses mesmos mecanismos de assistência.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/202327 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

“Marcelo queria e ainda quer que António Costa nos governe até 2026”

José Miguel Júdice, em As Causas em podcast desta semana, analisa o recente debate sobre a dissolução da Assembleia da República, o aparente afastamento de Luís Montenegro face ao Chega e a popularidade de António Costa. Segundo o comentador, o primeiro-ministro "está vivo e não é de menosprezar", tem "uma maioria absoluta e sabe que o Presidente é medroso" e não dissolverá o Parlamento para convocar novas eleições legislativas. As Causas tiveram emissão na SIC Notícias a 18 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202327 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

António Costa: objetivamente desonesto, politicamente eficaz

Congelamentos e expropriações na análise de José Miguel Júdice, em As Causas em podcast. Para o comentador é objetivo que o primeiro-ministro foi "desonesto" ao afirmar que Carlos Moedas considera que em Lisboa "a prioridade das prioridades é o Alojamento Local", por oposição ao Governo, "que são as famílias". Sobre o arrendamento coercivo proposto no pacote Mais Habitação, admite serem "expropriações ilegais". "Nenhum tribunal internacional teria dúvidas e foi por isso que após as nacionalizações de 1975 o Estado Português não aderiu logo a convenções internacionais de proteção de investimentos para não ter de pagar uma justa compensação." As Causas foram emitidas a 04 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/202326 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

“António Costa é o maior especialista vivo em 'marcelologia' e sabe muito bem como dar a volta a Marcelo”

"Um drama de arrufo de namorados", entre primeiro-ministro e Presidente da República, analisado por José Miguel Júdice nesta emissão de As Causas em podcast. O comentador considera que o mais recente episódio entre Belém e São Bento não é mais que uma "hábil gestão dos dois lados, que obriga de vez em quando a criar a ilusão de enfrentamento" institucional, enganando "mais alguns incautos de um ou do outro lado do espectro político". Nesta edição de As Causas, emitida a 28 de março, José Miguel Júdice passa ainda pelas medidas de tentativa de controlo da inflação e pelos enormes protestos em França contra o aumento da idade mínima da reforma naquele país.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/202326 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

“Todos meteram água” e António Costa quer sacudi-la do capote

José Miguel Júdice deixa o aviso: “Hoje, praticamente tudo do que vamos falar são exemplos de meter água”. Esta semana, não há ninguém que escape à expressão popular. Desde as forças armadas ao tão discutido programa Mais Habitação, para o comentador está tudo a afundar-se. Já António Costa, está a fazer o possível para sacudir a água do capote. Fique a par da análise que tanta água faz correr com o formato podcast. O programa foi emitido na SIC Notícias a 21 de março de 2023.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/202326 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

O triângulo Marcelo, Montenegro e Passos e “a nova Rússia” dos supermercados

Em As Causas desta semana, Júdice analisa a entrevista de Marcelo que “não atacou onde podia doer ao Governo” e, ainda, o debate sem contraditório sobre a regulamentação dos preços nas grandes superfícies.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/202329 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

“Pedro Nuno Santos e os seus pupilos geriram a TAP como um negócio familiar”

Habitação e TAP, dois temas já intemporais em destaque na análise de José Miguel Júdice nesta edição de As Causas em podcast. "Fiquei estupefacto que, sem ela ter sido ouvida, tivesse sido anunciado pelo Governo a demissão com justa causa da CEO da TAP", diz o comentador sobre a saída de Christine Ourmières-Widener da empresa. E acrescenta que é necessário que o ex-ministro Pedro Nuno Santos "peça publicamente desculpa à profissional e aceite testemunhar em sua defesa", e que António Costa explique ao país "se esta é maneira de governar um país europeu no Século XXI".See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/202325 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

O abuso de poder como política pública

Nesta emissão de As Causas em podcast, José Miguel Júdice dá continuidade à análise sobre as medidas do pacote da habitação apresentado pelo Governo. O comentador considera que o que foi anunciado "desestrutura o Alojamento Local", afetando o Turismo e provocando uma "crise de confiança dos investidores no imobiliário", e cria-se "ansiedade em milhares de pequenos proprietários". Segundo José Miguel Júdice, nesta emissão de As Causas de 28 de fevereiro, "não é assim que se legisla" e esta é mais uma "trapalhada" que surge no seio governamental por "falta de tempo" para conduzir os destinos do país. E elenca as razões que o provocam.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/202327 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Um pacote de habitação para “enganar o pagode”

Há coisas boas, há coisas más e há coisas surpreendentes no novo pacote de habitação, mas há, sobretudo, uma tentativa de “enganar o pagode”. Esta é a análise semanal de José Miguel Júdice em podcast sobre as mais recentes medidas no âmbito da habitação anunciadas pelo Governo. “Uma política muito estatizante” e um “António Costa que vende sonhos e imaginação” são as principais críticas que deixa às soluções encontradas. Nesta edição, um ano depois do início da Guerra na Ucrânia, o comentador reflete também sobre o conflito onde “a Rússia fracassou na estratégia” e a “Ucrânia reforçou a sua coesão e sentimento nacional”. Contudo, ainda há muitas incógnitas sobre o que se seguirá e como iremos conseguir alcançar a paz, as quais “ninguém, nem os maiores especialistas mundiais na matéria poderão saber, porque isto é uma guerra”. Ouça o podcast e fique a par de As Causas de José Miguel Júdice, programa emitido a 21 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/202327 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

“Com Mariana Mortágua, o BE vai continuar a apostar no radicalismo, no populismo”

Imigração, abusos na Igreja e a futura liderança do Bloco de Esquerda na análise semanal de José Miguel Júdice em podcast. Numa emissão focada naqueles que considera os "radicalismos da imigração", a partir da mais recente tragédia na Mouraria e das agressões em Olhão, o comentador diz que "do CHEGA ao BE, ninguém realmente é contra a imigração", sendo Portugal um país que precisa de imigrantes para fazer face à crise demográfica e para "as tarefas que gradualmente os que aqui nasceram não aceitam". Com o recente anúncio da saída de Catarina Martins da coordenação do BE, José Miguel Júdice guarda ainda tempo para considerações, nesta emissão de dia 14 fevereiro de As Causas, para o perfil da líder que se seguirá.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/202331 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

STOP e a política de terra queimada

A opinião de José Miguel Júdice em As Causas em podcast desta semana. Depois de traçar um cenário pessimista sobre a Educação portuguesa, afirmando que é uma "tragédia o que está a acontecer na escola pública em Portugal" e que os jovens estarão a ser "pouco socializados para o esforço, para o estudo, para a formação", o comentador critica a "política de terra queimada" do líder do STOP, que há dias defendeu que "as greves não prejudicam os alunos". As Causas de José Miguel Júdice foram emitidas na SIC Notícias a 07 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/8/202329 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Revolta e indignação: o altar-palco da Jornada Mundial da Juventude

O erro de comunicação de Carlos Moedas e a crítica aos media nesta emissão de As Causas em podcast, de José Miguel Júdice. "Moedas ficou politicamente atado ao pelourinho, abandonado pela Igreja, vítima dos ziguezagues comunicacionais de Marcelo", considera o comentador. E acrescenta que o palco "tornou-se num abcesso de fixação, apesar de corresponder apenas a 15% do investimento da CML, 6% do investimento público e 3% do investimento máximo para a JMJ". As Causas tiveram emissão na SIC Notícias a 31 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/202326 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

João Cotrim de Figueiredo e Jacinda Ardern: a vontade de desistir

Nesta emissão de As Causas, a análise de José Miguel Júdice à "Terra prometida" da vida política. "A propensão à mentira, a sucessão de erros, a vontade de desistir", três motes no comentário desta semana do advogado, passando por João Cotrim de Figueiredo, Jacinda Ardern e pelo "drama" de Pedro Nuno Santos. E a "vergonha" do Congresso da Iniciativa Liberal, que elegeu Rui Rocha como novo líder.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202329 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

O caos na Educação de Costa e Costa

A análise de José Miguel Júdice nesta emissão de As Causas em podcast. Em destaque, a recente revolta dos professores contra o ministro da Educação, João Costa, que culminou no grande protesto de sábado em Lisboa. Um movimento que deixa o ministro de António Costa "fragilizado". Ainda assim, lembra, "a revolta dos professores é muitíssimo justificada, mas o abuso do direito de greve e o seu caráter selvagem ajudam à sobrevivência de João Costa e vai virar a sociedade civil contra eles". Esta edição de As Causas foi emitida na SIC Notícias a 17 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/18/202328 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

A corte de Shakespeare e o líder da oposição de sua Majestade

José Miguel Júdice analisa em As Causas desta semana o fim da "idade da inocência" da maioria absoluta de António Costa. "Nada mais será perdoado", avisa o comentador. O primeiro-ministro quer continuar no cargo, mas a sua "arrogância e da autossatisfação" com o "poder absoluto" resultaram em muitos erros nos meses desta legislatura, considera José Miguel Júdice. E acrescenta: "Costa deixou de estar atento a sinais de fumo, desinteressou-se da gestão da intendência política, deu corda livre aos principais ministros, não achou importante arranjar alguém com peso político para ser o seu número dois." E o que esperar de Pedro Nuno Santos? Para ouvir na emissão de As Causas exibidas na SIC Notícias 10 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/202326 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

O banco de suplentes de António Costa

A análise de José Miguel Júdice em podcast à mais recente remodelação do Governo. Nesta emissão de As Causas, o comentador afirma que Marina Gonçalves, a nova ministra da Habitação, "nada fez que na vida que não fosse subir de adjunta a assessora, daí a chefe de gabinete e depois a secretária de Estado e finalmente chegar onde chegou". Sobre João Galamba, agora elevado a ministro das Infraestruturas, sublinha que "não foi um mau secretário de Estado", sendo um político próximo do demissionário Pedro Nuno Santos. As Causas de José Miguel Júdice foram exibidas na SIC Notícias a 03 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/4/202325 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Erros de António Costa, má fortuna, entrevista ardente

José Miguel Júdice na análise semanal em As Causas em podcast. Nesta emissão, o comentador critica a atitude e "arrogância" de António Costa na entrevista que concedeu à revista Visão. Um primeiro-ministro cansado, frustrado ou assustado? José Miguel Júdice dá as várias possibilidades nesta emissão de As Causas emitida a 20 de dezembro na SIC Notícias, em que os mais recentes protestos dos professores também foram tema.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202228 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

“Os portugueses são culturalmente corruptos?”

Cheias e corrupção em Portugal, temas na análise semanal de José Miguel Júdice em podcast. Em As Causas desta semana, o comentador volta a relembrar a crise que o Serviço Nacional de Saúde atravessa neste inverno, necessitando "uma alteração profunda da gestão do sistema e não apenas que se lance dinheiro para cima dos problemas". Além da Saúde, o advogado refere o recente Barómetro Global da Corrupção, citado pelo Presidente da Transparência Internacional Portugal, que revela que em Portugal "uma em cada quatro pessoas fez subornos para ter acesso a um serviço público nos últimos doze meses". Números, enchentes e alterações climáticas em destaque nesta emissão de As Causas, emitida na SIC Notícias a 14 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/17/202226 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

“Ao querer manter intacto o Governo, António Costa não percebeu que deveria fazer uma grande remodelação, que trouxesse gente menos cansada”

Como é possível falar de outros temas que não futebol durante o Mundial? José Miguel Júdice responde que é possível e que o "país não pode parar", em As Causas em podcast. O comentador fala da remodelação do executivo socialista, admitindo que António Costa "não navega ao sabor do vento". E acrescenta: o primeiro-ministro "não muda sempre que lhe convém e sem estados de alma", e "deixa cair amigos" de forma "fria" se assim for necessário. "Não quis ou não percebeu que deveria fazer uma grande remodelação" depois da vitória da maioria absoluta, defende o advogado numa emissão de As Causas emitidas a 07 de dezembro na SIC Notícias, a propósito dos que considera ser os três problemas de António Costa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/202225 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Marcelo e Costa. "Esta gente não consegue estar calada. Os cargos obrigam a prudência e deviam afastar a demagogia barata"

A COP 27 no Egito e o Mundial de futebol no Catar na análise desta semana de As Causas em podcast, de José Miguel Júdice. "Sobre as metas de Paris quanto ao aquecimento global nada mais do que balões de ar quente e nem se tentou substituir a meta dos 1,5 graus acima dos valores prévios à Revolução Industrial por outra realista", afirma o comentador sobre o "rotundo fracasso" da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas. Sobre as posições do Presidente da República e do primeiro-ministro sobre o Catar, o advogado sublinha que não "se pode ter um discurso para efeitos internos e uma prática internacional que não é coerente", relembrando que Portugal e a União Europeia já "namoraram" o país que acolhe este Mundial de futebol para ter gás natural, investimentos e vistos gold. As Causas de José Miguel Júdice foram emitidas na SIC Notícias a 29 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/202227 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

O “radicalismo extremista” e a “ilegalidade” das manifestações pelo clima

A "incompetência" dos "parasitas revolucionários" na análise de José Miguel Júdice em podcast. O advogado e comentador fala sobre os "meninos incompetentes e extremistas" que se têm manifestado na última semana em várias escolas e universidades em Lisboa pelo clima e contra a utilização dos combustíveis fósseis. Em As Causas de 16 de novembro, emitido na SIC Notícias, José Miguel Júdice fala ainda sobre o "parasita Trump", que confirmou que será mais uma vez candidato às primárias no Partido Republicano para a presidência dos EUA.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202225 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Aquecimento global e rendas: para quando o realismo?

A opinião e análise de José Miguel Júdice em podcast. Nesta emissão de As Causas, o advogado comenta a saída de Jerónimo de Sousa da liderança do PCP, o debate sobre as alterações climáticas a partir da realização da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a semana dos quatro dias de trabalho, e o mercado da habitação em Portugal, com um máximo de aumento das rendas a ser decidido pelo governo. As Causas de José Miguel Júdice foram emitidas na SIC Notícias a 08 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202226 minutes, 24 seconds
Episode Artwork

“Nunca os brasileiros estiveram tão zangados com as alternativas que se lhes colocavam”

José Miguel Júdice analisa os resultados das eleições presidenciais brasileiras que consagraram Lula da Silva, na segunda volta e com margem mínima, como o próximo a liderar o país. Num "país divido mal ao meio" e "virado contra si próprio", tanto Bolsonaro como Lula são "péssimos candidatos e presidentes", de acordo com o comentador. "Os brasileiros não queriam nem um nem outro, votaram no mal menor", sublinha o advogado. Sobre este lado do Atlântico, José Miguel Júdice fala da "violência à solta" com um António Costa "feroz, agressivo, capaz de ser falso" durante o debate sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano, quando se "atirou à jugular de Cotrim de Figueiredo" e tratou a Iniciativa Liberal como "meninos". "A espiral de violência pode saber-se quando se começa, mas nunca se sabe quando acaba", remata o comentador nesta emissão de As Causas de dia 01 de novembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/2/202224 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

“Marcelo Rebelo de Sousa reage com hipersensibilidade a tudo”

O papel de dois indivíduos na história, na perspetiva de José Miguel Júdice neste regresso de As Causas em podcast. A partir de "o choque entre Marcelo e Costa", o comentador traça o perfil do temperamento da ação pública e política do Presidente da República e do primeiro-ministro. "Mesmo o amor intenso e verdadeiro às vezes cansas, as pessoas precisam de descansar um bocadinho", ironiza José Miguel Júdice sobre o comportamento e a "irrelevância política" de Marcelo Rebelo de Sousa. Sobre António Costa, "o Luís de Matos da política" portuguesa, o advogado diz que "tem tudo a ganhar" com os "fracassos do Presidente da República". As Causas foram exibidas na SIC Notícias a 25 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/26/202230 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

António Costa prepara-se para fazer de Pai Natal?

Sondagens em Portugal, eleições no Brasil e os aumentos dos funcionários públicos na análise de José Miguel Júdice em As Causas desta terça-feira. Tendência de descida para o PS, PCP e BE, subida para os partidos de direita, com a PSD a conseguir coligações para governar sem o Chega, resume o advogado sobre os mais recentes estudos de opinião em Portugal. No Brasil, depois de uma primeira volta das eleições presidenciais em que Lula e Bolsonaro juntaram quase 93% dos votos, os candidatos que seguem agora para o segundo "turno" a 30 de outubro são para José Miguel Júdice "provavelmente as piores escolhas que esquerda e direita poderiam fazer". Sobre os aumentos da Função Pública, o comentador pergunta, "quem paga?", e responde que será a classe média e o setor privado. As Causas foram emitidas a 04 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/202225 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice e a vitória de Meloni: "Não vem aí o fascismo ao virar da esquina"

O resultado das eleições em Itália, o novo CEO do Serviço Nacional da Saúde, e a guerra na Ucrânia. "Preocupações a granel" nesta emissão de As Causas de José Miguel Júdice em podcast. Segundo o comentador, assumir Giorgia Meloni, a futura primeira-ministra italiana, como "herdeira" do fascismo é "branquear" o regime de Mussolini. "É contra o movimento woke, contra o aborto, mas não vão mudar a lei, é a favor da família tradicional, é nacionalista", refere José Miguel Júdice, acrescentando que é um partido "com o pezinho a puxar para o populismo". Ainda sobre a aprovação da orgânica da Comissão Executiva do SNS, o advogado diz que o documento é "um monumento à burocracia e ao legalês" e que a escolha de Fernando Araújo será "um coelho tirado de uma cartola apenas para desviar a atenção" e as críticas para fora do Ministério da Saúde e do Governo. As Causas de José Miguel Júdice foram emitidas a 27 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/202227 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

“André Ventura é um caudilho. Ele é o partido”

"Os partidos radicais vieram para ficar". Em As Causas desta semana em podcast, José Miguel Júdice faz um retrato sobre o crescimento e a chegada ao poder de mais partidos de direita radical na Europa. "Eles têm sucesso e, para o terem, afastaram setores mais radicais do partido", afirma o advogado, e passam a ideia de que "estão mais moderados e adaptam-se". Ficaram "mais oportunistas", remata. Tal como o Chega, acrescenta José Miguel Júdice, falam de "soluções simples para problemas complicados" e enquanto "não se moderam, desaparecem". Neste Tabu, com emissão a 20 de setembro na SIC Notícias, o comentador refere ainda a sentença judicial no caso dos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande e os cortes das pensões como temas da semana.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/202225 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

“António Costa tentou defender o indefensável”

Nesta emissão de As Causas de José Miguel Júdice, o comentador analisa a entrevista que o primeiro-ministro deu, na qual defendeu o pacote a que o Governo chamou "Famílias Primeiro".  Apesar de ter sido "mais chata do que a espada de Sir Lancelote do Lago", a entrevista serviu para António Costa defender o "indefensável", ao tentar explicar "a habilidade" e "truques de ilusionismo", de acordo com José Miguel Júdice. Para o advogado e comentador, o primeiro-ministro acabou por admitir que "o sistema da Segurança Social, como está, não é sustentável". As Causas foram transmitidas a 13 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/202225 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Publicidade enganosa, as letras pequeninas e o 'Oscar' do ilusionismo do pacote anti-inflação do Governo

"Luis de Matos deve estar muito invejoso", ironiza José Miguel Júdice em As Causas desta semana em podcast. O advogado analisa as medidas apresentadas pelo executivo de António Costa para fazer face à subida galopante da inflação. "É uma forma de nos aldrabar mais um bocadinho", refere José Miguel Júdice, criticando ainda o facto de o Presidente da República vir defender os "truques de ilusionismo" apresentados esta semana. Quem paga? "A classe média", defende o comentador nesta emissão de 06 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/202225 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

“Marta Temido também falhou na pandemia. Cometeu muitos erros”

"A estratégia radical que ela apresentou para a covid fracassou", afirma José Miguel Júdice nesta emissão de As Causas em podcast. Regressado da pausa das férias, o comentador avalia a saída anunciada - e adiada - da Ministra da Saúde que liderou o Serviço Nacional de Saúde durante a pandemia da covid-19. José Miguel Júdice mantém que Temido "falhou" na gestão que fez da pandemia, com Portugal apenas a resistir aos seus efeitos graças ao trabalho de Gouveia e Melo no processo da vacinação pelo país. Esta emissão de As Causas foi emitida na SIC Notícias a 30 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/31/202225 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

“Não foi o debate do Estado da Nação, foi o debate do Estado de Costa”

"O debate sobre António Costa como pessoa e sobre o Estado que controla", afirma José Miguel Júdice sobre o Estado da Nação, nesta emissão de As Causas. O comentador volta a fazer referência ao "instinto assassino" do primeiro-ministro, desta vez sobre a maneira como tratou e fez referência ao livro do novo líder da bancada parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, durante o grande debate da semana passada. "Fez um número de circo" e até um "bom momento de wrestling", que resultou numa vitória que é para José Miguel Júdice um motivo de preocupação, já que o debate deveria ter sido sobre o estado do país e sobre os problemas mais importam. As Causas foram emitidas a 26 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/202227 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

“O problema dos homens providenciais é quando os normais não têm coragem para resolver os problemas”

Em plena época de fogos florestais, José Miguel Júdice volta a falar do problema do imediatismo e da incapacidade que os governos têm de resolver problemas antes que estes estejam na ordem do dia nas televisões e no debate público. "Quando se exige uma resposta imediata, caímos no complexo das redes sociais e não se consegue ir ao fundo dos problemas", defende o comentador. Com o aumento da seca e dos incêndios em Portugal cada vez mais agudo, será possível resolver seja o que for sem reformas corajosas e verdadeiramente estruturais? José Miguel Júdice deixa-nos algumas pistas sobre o que é possível aplicar no país, nesta emissão de As Causas de 19 de julho, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/202226 minutes, 1 second
Episode Artwork

“Nós não podemos ter árvores que resistem mal aos incêndios, povoamentos dispersos e custos de limpeza que as populações não conseguem sustentar”

A análise de José Miguel Júdice passa esta semana pela luta contra os incêndios, o número de mortes de idosos com COVID e a nova direção executiva para o SNS. Numa emissão mais curta que o habitual, justificada pela atualidade dos fogos e do risco máximo de incêndios um pouco por todo o país, o comentador assinala que o Governo apenas se propõe a tratar dos problemas quando estes são falados "nos jornais e televisão". "Prometem tudo e não fazem nada", acusa José Miguel Júdice sobre a capacidade de resolução do executivo de António Costa quando o tema mediático "muda". Em As Causas de 12 de junho, exibidas como sempre na SIC Notícias, o comentador dá ainda algumas pistas sobre o estado da Saúde em Portugal, com o Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/13/202211 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

“O grande vencedor da 'guerra dos despachos' é Pedro Nuno Santos”

Ainda a polémica em torno da localização para o novo aeroporto e o congresso do PSD que consagrou Luís Montenegro como líder em análise n'As Causas de José Miguel Júdice. Nesta emissão de terça-feira, o comentador considera que foi o ministro das Infraestruturas, e não o primeiro-ministro, a vencer o duelo provocado pelo decreto sobre o novo aeroporto que foi rapidamente revogado. "António Costa teve medo. Admitiu que a pessoa mais poderosa é o ministro que ele tinha de demitir", defende José Miguel Júdice nesta emissão de As Causas exibida na SIC Notícias a 05 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202225 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

“Desde que a troika se foi embora não conseguimos recuperar na dívida pública”

José Miguel Júdice pede paciência aos telespectadores e ouvintes no início de As Causas para a análise de dados do Índice IMD de Competitividade Mundial de 2022. A falta de competitividade, a carência de produtividade, uma dívida pública que nos "mata", o envelhecimento da população e a sangria da emigração de jovens qualificados, foram algumas das conclusões que estiveram em destaque nesta emissão de As Causas exibida a 28 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/202226 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

“As urgências tornaram-se no que foi a Ucrânia, e a Ucrânia tornou-se no que tinha sido a covid”

José Miguel Júdice analisa em As Causas uma potencial fadiga noticiosa com a guerra na Ucrânia. "Os meios de comunicação social dão atenção àquilo que é mais instante", diz o comendador, e teme que o risco da banalização da guerra junto das populações, com a "inflação" e a "carestia" como agravantes, resulte numa "súbita mudança dos governos" relativamente à invasão russa. José Miguel Júdice, nesta emissão de As Causas emitida a 21 de junho na SIC Notícias, fala ainda sobre as reações do governo às falhas nos hospitais e aeroportos, e comenta os resultados das recentes eleições em França.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/22/202227 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

“O problema na Saúde é que o SNS não dialoga com o privado a não ser quando está muito aflito”

Em As Causas, José Miguel Júdice analisa o estado do Serviço Nacional de Saúde e a intervenção da ministra Marta Temido. Nesta altura, "é inadmissível que a ministra vá fazer estas reuniões para programar as contingências dos feriados e do versão", diz o comentador a propósito do plano anunciado por Marta Temido para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país até setembro. Nas Causas desta semana, emitidas na SIC Notícias a 14 de junho, José Miguel Júdice comenta ainda o resultado das eleições em França, país a "a caminho da América Latina", e o "isolamento" de Marcelo Rebelo de Sousa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/202225 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

“O artigo de Cavaco Silva esmagou António Costa”

"Um político frio e muito competente", diz José Miguel Júdice sobre Cavaco Silva nesta emissão de As Causas. Segundo o comentador, "não é que António Costa não o merecesse", já que foi o atual a "chamar ao barulho" o nome do antigo primeiro-ministro. Nesta emissão de As Causas transmitida na SIC Notícias a 07 de junho, José Miguel Júdice fala ainda da quebra do "tabu nuclear", com a perpetuação da guerra na Ucrânia, e dá destaque a um artigo da Economist que defende que a luta contra a endemia da gripe e dos seus surtos deve aprender com a experiência da Covid-19.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/8/202226 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

“Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva tiveram coragem ao querer dirigir o molho de brócolos que é o PSD”

Em As Causas desta semana, José Miguel Júdice faz a análise do recente embate pela liderança do maior partido da oposição. O comentador deixa um elogio ao novo líder do PSD, Luís Montenegro, por ter conseguido estar "mais preparado" e ter falado "diretamente" com os militantes do partido nas concelhias e distritais. Nesta emissão do seu comentário semanal, emitido na SIC Notícias a 31 de maio, José Miguel Júdice defende que é ilegal abusar do direito de greve porque em muitos casos é capaz "de bloquear a vida" às pessoas, e fala ainda sobre as duas teses sobre a guerra na Ucrânia; o "partido da paz" e o "partido da justiça".See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/202226 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

“A guerra não vai acabar tão cedo, aconteça o que acontecer”

No seu espaço de comentário semanal, José Miguel Júdice analisa os três meses de guerra na Ucrânia e cita um artigo do Economist que antevê uma guerra muito longa e com consequências devastadoras na economia global a curto prazo. As Causas foi exibido a 24 de Maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/202228 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

“A forma como acontecer a eleição da liderança do PSD pode definir o futuro do regime político”

No seu comentário semanal desta terça-feira, José Miguel Júdice comenta aquele para si será "o combate da vida do PSD", entre Jorge Moreira da Silva e Luís Montenegro. Para o comentador, é possível que o partido perca a hegemonia da governação à direita, com a evolução do Chega e da Iniciativa Liberal. "Luis Montenegro e Jorge Moreira da Silva vão tentar evitar a hipótese de reforço da hegemonia do PS que poderia não só estender-se até 2030, mas consolidar-se por 10 anos em Belém até 2036 e por uma geração nas autarquias". Um partido do centro ou de direita? É este o dilema apresentado em As Causas, exibidas na SIC Notícias a 17 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/18/202226 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

“Em vez de ouvir os partidos, Marcelo Rebelo de Sousa fartou-se de falar”

José Miguel Júdice deixa críticas à atuação do Presidente da República aquando da receção dos partidos para discutir o Orçamento. "Embora não seja novato, Marcelo Rebelo de Sousa pensou que queixar-se é uma política. Ora, não é", afirma o comentador, reforçando que "queixar-se é uma patética e impotente resignação". Em As Causas, exibidas na SIC Notícias a 10 de maio, José Miguel Júdice analisa ainda a falta estrutural de médicos de família em Portugal, a inconstitucionalidade da chamada "lei dos metadados", e o projeto do Supremo Tribunal dos EUA para proibir o aborto, revogando o conhecido precedente "Roe vs. Wade".See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/202226 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

“Eu quero a vitória da Ucrânia. Acho que o apoio com armas é importante para lutar contra o imperialismo”

Nesta emissão de As Causas, José Miguel Júdice analisa a evolução da guerra na Ucrânia. Segundo o comentador, tudo indica que Vladimir Putin tentará aumentar os recursos e alvos da Rússia na zona mais a leste da Ucrânia, podendo a partir daí "barricar-se" no que conseguir ocupar e, assim, "declarar vitória". No entanto, avisa, se a situação piorar significativamente para o lado russo, está em cima da mesa a utilização de armas nucleares táticas. Em As Causas, exibidas na SIC Notícias a 03 de maio, José Miguel Júdice deixa a pergunta: "a opinião pública europeia prefere assegurar o seu conforto material ou manter o apoio à Ucrânia?"See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/202228 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

“Saúdo a decisão de deixar cair a máscara, mas não faz qualquer sentido”

No seu habitual comentário semanal, José Miguel Júdice regressa ao tema da pandemia da covid-19 e da utilização das máscaras. "Não faz sentido depois do que o Governo e a DGS andaram a dizer", já que os indicadores que foram escolhidos há meses não melhoraram para se que justificasse a medida, defende o comentador em As Causas desta semana. A vitória de Macron nas presidenciais francesas, o congresso da UGT, e a candidatura de Jorge Moreira da Silva à sucessão de Rui Rio no PSD foram ainda temas abordados por José Miguel Júdice nestas Causas exibidas na SIC Notícias a 26 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/202225 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

“Se não houver uma solução para a guerra, isto só vai terminar depois de ter sido destruída a última casa”

Nesta emissão de As Causas, José Miguel Júdice apresenta aqueles que vê serem os caminhos possíveis para o fim do conflito militar entre Rússia e Ucrânia. O comentador propõe a realização de referendos na Crimeia e nos territórios ocupados a Leste, "fiscalizados e organizados pela comunidade internacional", para que os cidadãos decidam permanecer na Ucrânia ou entrar na Rússia e na sua esfera de influência. José Miguel Júdice comenta ainda o Orçamento do Estado deste ano, um documento que diz ser "de austeridade", mas que o "governo não tem alternativa" ao caminho que Fernando Medina terá de seguir daqui para a frente. As Causas foram exibidas na SIC Notícias a 19 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/20/202227 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

“O Governo pode ter o destino, porque os próximos anos serão muito duros, de vir a ter uma nova troika”

O debate do Programa do Governo em destaque nesta análise semanal de José Miguel Júdice. Em As Causas, o comentador diz que é preciso que o Governo "faça o trabalho difícil" nesta legislatura, sem tentar "conquistar" toda a gente para que "as sondagens sejam boas". Avisa ainda que Portugal está "no fio da navalha", sendo o regresso da troika uma possibilidade no horizonte de anos "muito duros". "É preciso mudar o chip" da maioria absoluta, conclui José Miguel Júdice nesta emissão de As Causas emitida na SIC Notícias a 12 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/202225 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

“Marcelo Rebelo de Sousa pensa muito bem, mas às vezes tropeça na sua própria inteligência”

"É o esplendor de Marcelo em tudo o que tem de bom e de mau". Assim começa José Miguel Júdice a sua análise desta semana, comentando o sentido de oportunidade do aviso do Presidente da República ao primeiro-ministro, durante a tomada de posse do novo governo, sobre uma potencial ida de António Costa para um cargo europeu a meio da legislatura. "Precipitação e impaciência" de Marcelo, conclui o comentador. São ainda temas a guerra na Ucrânia, com José Miguel Júdice a temer o pior para o país invadido pela Rússia de Vladimir Putin. As Causas foram emitidas na SIC Notícias a 05 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/6/202224 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

“Com as maiorias absolutas há uma tendência para o abuso, para a arrogância, porque tudo é fácil”

"Hoje não falo da Ucrânia, falo do governo português", avisa José Miguel Júdice no início da emissão de As Causas desta terça-feira. O comentador faz a análise da composição do novo governo de António Costa, que será "um árbitro para o conflito entre sete pesos pesados" que terá no executivo e que poderão suceder-lhe na liderança socialista. "A batalha da opinião pública e a conquista dos cabos eleitorais do PS poderão fazer deste governo uma corte shakespeariana", prevê José Miguel Júdice. As Causas foram exibidas na SIC Notícias a 29 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/202226 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

“A guerra vai continuar, com Putin a acentuar a violência. O seu grande objetivo é partir a Ucrânia ao meio”

Em mais uma análise de As Causas, José Miguel Júdice analisa os desenvolvimentos da última semana da guerra na Ucrânia. Para o comentador, não há motivos para ser otimista sobre a viabilidade da paz entre os dois países, acrescentando que "a guerra vai continuar com acrescida violência". José Miguel Júdice afirma que o presidente russo, "com outra racionalidade", quer "impor um acordo de paz que permita criar um Estado tampão, ao integrar a zona oriental da Ucrânia onde os russófilos estão mais concentrados". As Causa foram exibidas na SIC Notícias a 22 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202225 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

“A relação entre o Ocidente e a Rússia vai piorar muito, sem que haja a racionalidade do combate ideológico. Agora, é por poder”

As Causas de José Miguel Júdice foram mais uma vez dedicadas na íntegra à guerra entre Rússia e Ucrânia. O comentador analisa os efeitos que o conflito terá nas economias e nas relações entre os países, sendo a reação da China "a grande incógnita", que estará especialmente atenta à evolução das fronteiras russas, com a grande potência tirando "lições que sirvam para reforçar a sua própria hegemonia e a ampliação da sua desejada zona de influência" na Eurásia. E, com a subida dos preços na Europa, é Portugal "dos que mais vai sofrer". As Causas foram exibidas na SIC Notícias a 15 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/202226 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

“Putin é o alfa e o ómega da tragédia grega que estamos a viver com a guerra na Ucrânia”

José Miguel Júdice regressa ao comentário semanal com mais uma emissão de As Causas. Segundo a análise do comentador, Vladimir Putin "não vai parar até à rendição da Ucrânia ou à sua destruição", reforçando a comparação com Adolf Hitler que já tinha feito em emissões anteriores. Assim como o ditador alemão, para José Miguel Júdice, "Putin foi sempre claro no seu objetivo que é a reconstituição do Império czarista-soviético e de uma vasta zona de influência". As Causas foram emitidas na SIC Notícias a 08 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/9/202224 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

“Já não me podem chamar louco por falar na possibilidade de uma guerra europeia, seguida de uma mundial”

No seu habitual comentário de terça-feira, José Miguel Júdice regressa ao tema do conflito entre Rússia e Ucrânia. "A invasão da Ucrânia é como a da Polónia". Para o comentador, os paralelismos com o início da Segunda Guerra Mundial são cada vez mais aparentes, considerando Vladimir Putin como "avatar" dos imperialismos que se desenvolveram no século passado. Nesta emissão de As Causas, exibida na SIC Notícias a 22 de fevereiro, José Miguel Júdice revela ainda quanto custará ao erário público a repetição das eleições legislativas no círculo da Europa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/202226 minutes, 1 second
Episode Artwork

“Estamos cheios de ‘fait divers’ à volta do Chega”

A exploração do medo, exacerbada nestes últimos anos pela pandemia, é o tema em destaque neste comentário semanal de José Miguel Júdice. Como exemplo, a ascensão do Chega através de táticas que fomentam o ódio por algumas minorias e a propagação do medo da Covid pela DGS. O comentador tece ainda algumas palavras sobre a polémica à volta dos votos dos emigrantes, considerando esta situação “uma trapalhada”. As Causas foi emitido na SIC Notícias a 15 de Fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/202225 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

“A escolha de Diogo Pacheco de Amorim não foi inocente, foi uma provocação”

"É um total absurdo dizer que o deputado do Chega foi terrorista", considera José Miguel Júdice na sua análise desta semana. O comentador diz ser um erro "não querer perceber que a única forma de lutar contra o Chega é não pactuar com as ideias", e não alienar quem representa quase 400 000 eleitores. Sobre o papel que o PSD tem de ter depois da derrota nas legislativas, José Miguel Júdice defende que o partido tem de "se adaptar a uma nova realidade", dirigindo o seu discurso para o eleitorado do centro. As Causas foram exibidas na SIC Notícias a 08 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/202226 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

"É a esquerda radical mais estúpida do mundo. Bloco e PCP lutaram a favor da maioria absoluta"

No rescaldo das eleições legislativas, José Miguel Júdice arrasa as decisões de PCP e BE quando chumbaram o anterior Orçamento e toda a atitude que adotaram ao longo da campanha eleitoral, que, segundo o comentador, favoreceu "a tragédia desta maioria absoluta". Na sua habitual análise de terça-feira, o comentador analisa ainda os resultados da direita. "Rio, o homem sem qualidades, se tivesse ganho estas eleições teria sido muito pior para este país", conclui. As Causas foi exibido a 1 de fevereiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/2/202225 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Eleições legislativas: tudo em aberto?

"Tudo indica que o jogo político eleitoral está muito aberto neste momento." A poucos dias das eleições legislativas, José Miguel Júdice admite que, tal como quase todos os comentadores, os resultados de domingo serão muito mais imprevisíveis do que julgava. Na sua habitual análise de terça-feira, o comentador lista os motivos pelos quais considera que António Costa poderá estar a caminho do "possível fim da sua vida política". As Causas foi exibido a 25 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/27/202225 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Os resultados que Portugal pode esperar das eleições

"O PS vai ganhar as eleições. Não há a mais pequena hipótese de ser o PSD a vencer". É esta a conclusão de José Miguel Júdice sobre as legislativas. No seu habitual espaço de análise na SIC Notícias, o comentador explica o que para si será a mais provável composição do parlamento e da formação do governo, com PS a governar "à Guterres", em minoria e sem acordos escritos. As Causas foram emitidas a 18 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/19/202224 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

“António Costa é mais qualificado que Rui Rio para ser primeiro-ministro“

Se o PS perder as eleições, BE e PCP apresentarão um acordo a Marcelo para viabilizar uma nova geringonça, na opinião de José Miguel Júdice. Não achando, contudo, que haja hipótese do PSD ter maior número de votos, o comentador analisa as hipóteses de Rui Rio nesse cenário, que terá de procurar um acordo à direita com o CHEGA, IL e CDS. As Causas foi exibido na SIC Notícias a 11 de Janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/202235 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Alternância e alternativa: separadas à nascença?

Com as eleições legislativas a aproximarem-se, José Miguel Júdice explica o que para si são as diferenças entre "alternância" e "alternativa", já que defende que "haver alternativa não garante alternância, assim como a alternância pode não revelar nenhuma alternativa". O comentador descreve também o discurso de Natal de António Costa como sendo o de "um chefe militar contra a covid", monopolizando dessa forma a atenção mediática a seu favor para as eleições. As Causas foram emitidas a 28 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/29/202125 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

PSD recusa a direita resignada à irrelevância

No seu comentário desta terça-feira, José Miguel Júdice afirma que Rui Rio não parece ser alternativa, já que é "um António Costa mais diluído, um sucedâneo" do primeiro-ministro. E da mesma maneira que a esquerda francesa esteve tão pouco representada como agora, defende o comentador, também o "PSD nunca esteve tão longe de representar ideológica, política e sociologicamente a direita" em Portugal. As Causas foram emitidas a 21 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/22/202127 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

A grande vitória de Rui Rio: antielite, antimedia e anti-Lisboa

Rui Rio ganhou por pouco mais de 1500 votos, mas politicamente teve uma grande vitória eleitoral, por mérito próprio. Segundo José Miguel Júdice o que justifica esta vitória é porque Rio soube aplicar uma estratégia anti-dirigentes, anti-elites, anti-Lisboa e os seus media, que sempre teve sucesso na “arraia miúda” dos militantes. Uma estratégia que Sá Carneiro e Cavaco Silva sempre souberam usar muito bem. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/1/202127 minutes, 1 second
Episode Artwork

Que PSD querem os militantes?

"É importante que os militantes do PSD saibam que estão a escolher consequências políticas diferentes". É a tese de José Miguel Júdice, na emissão desta terça-feira, ao analisar os candidatos às eleições diretas do partido do próximo fim de semana. O comentador disse ainda que é fundamental arrancar mais rapidamente com a terceira dose da vacina, já que considera que tem sido por "incompetência" e "desleixo" que a vacinação se encontra atrasada em Portugal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/202121 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

O inverno de Glasgow, o inverno da Covid e o inverno do sistema político português

O inverno de Glasgow, sobre a cimeira COP26, o inverno da Covid e o inverno do sistema político português. São estes os 'três invernos' que José Miguel Júdice comenta esta semana neste programa exibido na SIC Notícias a 16 de novembro. Para o comentador, a questão do clima é um tema muito urgente: “isto podem ser causas naturais“ mas agir agora não faz mal, afirmaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/202126 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Os coelhos da cartola de António Costa

José Miguel Júdice compara António Costa ao mágico Luís de Matos: Costa coloca a geringonça dentro da cartola, agita a varinha mágica e sai de lá de dentro a maioria presidencial. O comentador aprova a entrevista, elogiando o líder do PS pelo seu profissionalismo e eficácia e remata com o essencial: ou António Costa tem maioria ou faz um acordo à direita com o PSD. O comentário foi exibido na SIC Notícias a 9 de NovembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/202126 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Os erros de Marcelo

Na opinião de José Miguel Júdice, o Presidente da República não antecipou que a vontade de António Costa fosse mesmo ir a eleições. Esse é um dos vários erros que o comentador aponta a Marcelo Rebelo de Sousa que, nas palavras de Júdice, confundiu os seus vários 'heterónimos' e entrou em contradição consigo próprio: “O pior inimigo do Presidente é Marcelo Rebelo de Sousa.” 'As Causas' foi emitido dia 2 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/5/202124 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

“Rui Rio pode fazer parte de uma coligação com António Costa após as eleições”

“António Costa fez muita coisa para além daquilo que era razoável que fizesse”, remata José Miguel Júdice a propósito da crise política. O comentador acredita que o PCP é o maior beneficiado de eleições antecipadas e que o BE parece “uma barata tonta.” Júdice remete, contudo, a maior parte do seu tempo de antena a falar sobre a COP26 e as alterações climáticas, tema que, nas suas palavras, é muito mais importante que a crise política. As Causas foi exibido na SIC Notícias a 26 de OutubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/202125 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

O bluff da crise orçamental e o imposto sobre os cidadãos

Um português precisa, em média, de trabalhar 12h para atestar o depósito do seu automóvel. Este dado é a âncora do comentário de José Miguel Júdice sobre a elevada carga fiscal sobre os contribuintes, especialmente sobre a classe média. A crise orçamental, que Júdice considera uma 'boa estratégia' de criação de pânico e a candidatura de Paulo Rangel foram outros dos temas em análise neste programa exibido dia 19 de Outubro na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/202125 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos quer ser demitido

Com este ato, Pedro Nuno Santos confirma que não tem condições para o mais alto nível da política, afirma José Miguel Júdice. O comentador acredita que o ministro das infraestruturas e da habitação está a fazer tudo para ser demitido mas reconhece que no governo de António Costa não há espaço para demissões. A 'caldeirada na armada', sobre a exoneração do Chefe de Estado da Armada e sua substituição por Gouveia e Melo, foi outro dos temas em comentário. 'As Causas' foi exibido na SIC Notícias a 5 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/6/202126 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

'Prognósticos só no fim do jogo' ou como os comentadores e as sondagens falharam nas autárquicas

"As sondagens e os comentadores, em que me incluo, errámos nas previsões das eleições autárquicas", admite José Miguel Júdice. O espaço de comentário 'As Causas' foi emitido na SIC Notícias a 28 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/29/202126 minutes, 1 second
Episode Artwork

A arrogância de António Costa

Foi o urbanista Patrick Geddes que disse "think globally, act locally", frase que parece assentar que nem uma luva à estratégia do PS e de António Costa para estas autárquicas: numa primeira fase fala-se da 'bazuca' e numa segunda fase fala-se da pandemia e da muito esperada 'liberdade'. Para José Miguel Júdice, este relativismo político pode ser perigoso, um grave vício social até, mas é extraordináriamente eficaz e, na opinião do comentador, irá dar uma vitória esmagadora ao Partido Socialista e a uma dor de cabeça na oposição. 'As Causas' foi exibido na SIC Notícias a 21 de SetembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/22/202127 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Marcelo, o comentador-mor do reino

Portugal é o único país do mundo com um presidente que se dedica de forma permanente e sistemática ao comentário político? José Miguel Júdice considera que sim. O espaço de comentário 'As Causas' foi transmitido na SIC Notícias a 7 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/8/202126 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice. As mortes que a covid oculta e o estado policial implantado em Portugal

O comentador aproveita para 'limpar o frigorífico' antes das férias, ou seja, falar de uma série de temas que têm estado guardados e que merecem destaque: as medalhas conquistadas nos jogos olímpicos “devem ser um instrumento fundamental da luta contra a xenofobia e racismo”. A recentemente aprovada lei que permite ao Ministério Público aceder a comunicações eletrónicas privadas leva Júdice a alertar para um “estado policial que se está a implantar em Portugal”. A emergência climática está a provocar efeitos catastróficos, também sociais: “não haver debate público sobre estes temas é uma das coisas que mais me surpreende na vida política”, remata o comentador. Por dia morrem em Portugal centenas de pessoas de outras doenças não-covid que agora são esquecidas. Isto leva Júdice a repugnar-se pela falta de amor ao próximo, lembrando que estas doenças não são contagiosas. 'As Causas' foi exibido na SIC Notícias a 10 de agostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/11/202125 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice e a genialidade de António Costa

“A partir de agora, 'Costa' e 'genial' são sinónimos”, defende o comentador, já que a estratégia pandémica elaborada por António Costa foi atrasada propositadamente de forma a correr bem em termos políticos nas eleições autárquicas. Os eleitores vão votar nos partidos que estão no poder por concordarem com as medidas cautelosas, acredita Júdice, o que vai ser uma vitória clara para o PS. “Os presidentes das câmaras distribuíram dinheiro e deram 'colinho'” aos cidadãos. 'As Causas' foi transmitido na SIC Notícias a 3 de agostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/4/202127 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Rui Rio é o mais incompetente dos políticos de que eu me lembro”

Esta semana José Miguel Júdice faz o elogio à paciência e resignação dos militantes do PSD, uma vez que Rui Rio é, segundo o comentador, 'o mais incompetende dos políticos' de que se lembra. Desta vez a crítica faz-se porque, a dois meses das autárquicas, o líder do PSD lançou uma proposta de revisão constitucional que exige o acordo do PS. No habitual comentário 'As Causas', José Miguel Júdice fala ainda dos números da pandemia e lembra a personalidade de Otelo, que sempre foi 'um grande ator'See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/28/202125 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Só se fala de covid, mas há pessoas a morrer de outras causas e ninguém liga”

Para o comentador as novas medidas para a hotelaria e restauração 'não fazem sentido e revela desnorte ou pura loucura do Governo.' José Miguel Júdice é muito crítico das medidas do Governo no combate à pandemia: "a atmosfera de pânico que se criou à volta da Covid em Portugal é um disparate". O comentário 'As Causas' foi emitido na SIC Notícias a 13 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/14/202128 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Há jornalistas que estão ao serviço do Governo”

Para José Miguel Júdice, a estratégia de comunicação que o Governo utiliza perante temas complexos como o caso do acidente com a viatura de Eduardo Cabrita, é deixar que a temática deixe de ser novidade e que os media procurem novos estímulos que mudam de forma constante: “se surgir um problema, as autoridades não devem informar com transparência, mas apostar em que a dinâmica da informação e o cansaço na repetição acabem por fazer desaparecer das televisões qualquer tema que seja incómodo para essas autoridades”. A temática Covid também esteve em análise: Júdice mostra um gráfico que demonstra que sempre que desconfinamos o RT sobe para o vermelho, algo que chama de “manipulação pelo medo” O comentário 'As Causas' foi emitido na SIC Notícias a 6 de JulhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/7/202126 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “A TAP vai ser um novo Novo Banco. Depois de gastarmos milhões vamos vender a TAP a custo zero”

Estagnação, resignação e fatalismo. Portugal, segundo José Miguel Júdice, resume-se a estes três conceitos. Para o comentador, o país está estagnado na União Europeia há 20 anos. Além disso, a luta contra a Covid-19 é feita de fatalismo e resignação. A sociedade portuguesa não reage e não se revolta, limita-se a incumprir as regras ou a respeitá-las de modo acrítico. E por fim a TAP será um segundo Novo Banco? Para José Miguel Júdice a resposta é afirmativa. O comentário 'As Causas' foi emitido a 29 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/30/202126 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Tenho 71 anos, vivo em Lisboa e ainda só recebi a primeira dose da vacina. Há zonas do país em que está tudo vacinado”

Esta semana José Miguel Júdice foca-se na lentidão da vacinação na Área Metropolitana de Lisboa, comparando com zonas do interior de Portugal 'onde pessoas de 30 e tal anos já tomaram as duas doses da vacina'. O comentador critica também a recente 'cerca sanitária' à capital: “é evidente que nem sequer o Governo levou a sério a sua decisão. Só isso explica que, por exemplo, não houvesse uma barreira na confluência das A2, A13 e A6, perto da Marateca, e em outros pontos estratégicos equivalentes”. 'As Causas' foi emitido a 23 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/202125 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice e o Russiagate: “Os responsáveis burocráticos pelo erro deviam demitir-se sem esperar por um inquérito”

Esta semana 'As Causas' tem apenas um tema: os valores da cidadania e em particular os direitos dos consumidores pouco respeitados pela Administração Pública. 'Somos um povo resignado e tendemos a acomodar-nos ao que não devemos', afirma José Miguel Júdice. E é com esta análise que o comentador chega ao caso dos dados pessoais dos ativistas russos na Câmara Municipal de Lisboa: “Quem está na estrutura burocrática não se preocupa um segundo com as consequências dos seus atos.” O espaço de análise 'As Causas' foi emitido na SIC Notícias a 15 de junhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/16/202122 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Sair da lista verde do Reino Unido é uma tragédia para a economia portuguesa”

Esta semana José Miguel Júdice analisa a saída de Portugal da lista verde do Reino Unido e o cancelamento da vinda de milhares de turistas britânicos para o retângulo nacional nas próximas semanas. Segundo o comentador 'isto é trágico para a economia portuguesa'. O comentário 'As Causas' foi emitido a 8 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/9/202126 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “O Governo está metido num molho de brócolos” com a matriz de risco

Esta semana José Miguel Júdice analisa o quadrado 'mágico' da matriz de risco. “O tal quadrado mágico infantil quase parece uma piada e um jogo”, afirma. E concorda com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que defende a alteração da matriz de risco devido à vacinação contra a covid-19 e consequente aumento da taxa de imunidade. “O país está farto disto. Ou o Governo acaba com o estúpido quadrado ou já ninguém liga nada à matriz de risco”, conclui Júdice. O comentário 'As Causas' foi emitido a 1 de junho na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/2/202127 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “A direita em Portugal anda aos papéis. Não faz sentido nenhum acordos do PSD com o Chega”

No seu espaço de comentário 'As Causas', José Miguel Júdice considera que os partidos de direita em Portugal andam aos papéis e 'concentram o seu fogo' no ataque ao Bloco de Esquerda, assim como este está concentrado em atacar o Chega, 'o que leva ao crescimento do partido de André Ventura'. Para Júdice, o Bloco de Esquerda representa 'uma certa esquerda caviar' e o Iniciativa Liberal 'a direita caviar'. O comentário 'As Causas' foi emitido a 26 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/26/202127 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Há um grande mal-estar nas Forças Armadas”

'Não se acaba com as Forças Armadas, mas não se dão condições para que elas existam', afirmou José Miguel Júdice no seu espaço de comentário 'As Causas'. Além da reforma das Forças Armadas, estiveram ainda em análise os festejos do Sporting em Lisboa e o aumento do número de funcionários públicos em Portugal desde a saída da troika. A análise de José Júdice foi emitida a 18 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/19/202126 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “Que bom que haja estrume e jornalistas a revelar o que não está bem”

Na análise desta semana esteve em cima da mesa o levantamento da cerca sanitária em Odemira, a requisição civil do Zmar e o problema do trabalho precário e muitas vezes clandestino dos imigrantes em várias localidades portuguesas. 'As Causas', de José Miguel Júdice, foi emitido a 11 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/202127 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

José Miguel Júdice: “O Estado português é muito incompetente: não planeia, não prevê, não antecipa, não organiza”

Na análise desta semana estiveram em cima da mesa o problema dos hostéis de Lisboa, os lares, a tentativa do Presidente da República de criar legislação para as crises sanitárias e ainda Odemira, temas aparentemente distintos, mas que, segundo José Miguel Júdice, representam 'o total fracasso do Estado português'. 'As Causas' foi emitido a 4 de maio na SIC NotíciasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/5/202125 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

António Costa tem futuro como protagonista político na Europa? Ouça a análise de José Miguel Júdice

Os números da pandemia estão a baixar e Portugal em breve deixará de estar em estado de emergência, mas fará sentido começar já a falar da saída de António Costa do lugar de primeiro-ministro para um cargo europeu? José Miguel Júdice analisa as teses que andam a ser faladas nos principais círculos políticos. 'As Causas' foi emitido na SIC Notícias a 27 de abrilSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/28/202126 minutes, 14 seconds