Winamp Logo
Alta Definição Cover
Alta Definição Profile

Alta Definição

Portuguese, Social, 1 season, 171 episodes, 5 days, 6 hours, 30 minutes
About
Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no 'Alta Definição', um programa da SIC
Episode Artwork

Marco Paulo (1945-2024): “Não me façam nada depois de eu morrer porque não vou saborear, vou descansar. Se alguém tem de fazer alguma coisa que faça agora para eu poder saborear. Gosto muito da vida, de viver, de tudo o que a vida me deu”

Marco Paulo, cantor e apresentador, morreu na última madrugada, aos 79 anos, após uma longa luta contra o cancro. Recorde aqui a conversa emitida originalmente a janeiro de 2021, por alturas da estreia da produção para a OPTO/SIC, da série ‘Marco Paulo’. O cantor abriu as portas de sua casa ao Alta Definição e passou em revista um percurso que nem sempre foi fácil. Desde os episódios de fãs a “quererem ficar com a água do banho”, os concertos intermináveis em que o público “pedia músicas repetidas uma dezena de vezes”, à doença que quase lhe tirava a vida, o artista é peremptório: “Voltava a fazer tudo outra vez.”See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/202443 minutes, 59 seconds
Episode Artwork

Leonor Belo: “Mandei currículo para a cozinha do McDonalds porque queria que o meu percurso fosse tão trabalhoso como são os da maioria”

Leonor Belo é a nova protagonista da série Azul, que estreia no festival Tribeca. É portadora de síndrome de Down e veio esta semana ao Alta Definição conversar com Daniel Oliveira sobre o percurso que traçou e pretende continuar a trilhar na sua carreira. Para além de atriz, Leonor foi também embaixadora das Jornadas Mundiais da Juventude e pretende, num futuro próximo, trabalhar numa cozinha do McDonals. Daniel Oliveira, tal como a sua mãe, pergunta-lhe porquê. “Mandei currículo porque queria que o meu percurso fosse tão trabalhoso como são os da maioria”, explica. Ouça aqui o novo episódio de Alta Definição. A emissão deste programa aconteceu na SIC a 19 de outubro.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/202435 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Marisa Cruz: “Soube da morte do meu pai de uma forma muito violenta. Foi durante uma discussão entre a minha mãe e padrasto. Ele disse-me: 'Estás aí a olhar? O teu pai já morreu e tu nem sabes'”

Chegou a Portugal vinda de Angola aos cinco anos de idade. Como filha primogénita, Marisa Cruz cresceu acompanhada do peso da responsabilidade. Com a morte do pai e com as ausências regulares da mãe, a futura manequim foi criança, cuidadora e mãe dos próprios irmãos. “Essa responsabilidade não me permitiu ser menina.” Nunca foi uma vida que almejou, mas a verdade é que Marisa conseguiu conquistar a tal “estrelinha” que diz ser necessária para atingir o sucesso no mundo da moda. Ouça a versão podcast do programa Alta Definição, conduzido por Daniel Oliveira na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/12/202450 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Francisco Pedro Balsemão: “Tive um colega de escola a querer ser meu amigo por indicação do pai. Foi aí que percebi a dimensão do meu apelido e me tornei mais inseguro”

Francisco tem 44 anos e é, desde março de 2016, o CEO do Grupo Impresa, a maior empresa de media em Portugal. Sempre quis ser jornalista, mas a vida encarregou-se de lhe mostrar outros caminhos. É o filho mais novo de Francisco Pinto Balsemão e foi pela mão do pai que fez as primeiras viagens que lhe trariam mundo. “Fiz, com seis anos a minha primeira viagem. Ainda hoje me lembro de Gibraltar, do Estreito de Messina e de Corfu”. Recorda também a liberdade que trazia felicidade, nos anos 80, década que o viu nascer e crescer. “Brincava muito fora de casa, hoje é tudo muito mais controlado”. Ainda guarda berlindes em casa, por fazer questão de mostrar aos filhos, altamente digitais, heranças de outrora de um mundo muito mais palpável. Com 13 anos foi aos MTV Awards, onde se cruzou com Kurt Cobain, um dos seus ídolos, e que quase o fez cair para o lado. Foi-lhe sempre passada a mensagem, pelos pais, de que deveria ser grato por ter “a sorte de ter nascido num mundo de privilégios”, mas que, só por si, esse fator não seria determinate para nada. “O facto de ter partido à frente de outras pessoas que não tiveram as oportunidades que eu tive, só me trouxe, ainda mais, a convicção de ter de dar tudo, trabalhar, dar o litro.”  See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/202451 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Ljubomir Stanisic: “Sou português, falo português, escrevo em português, sonho em português. Nasci jugoslavo, mas amo Portugal, sou um lutador por país, sou 'tuga' de peso e coração”

Prestes a apresentar mais uma temporada de Hell's Kitchen, na SIC, o chef Ljubomir Stanisic senta-se novamente à mesa do Alta Definição em podcast para falar com Daniel Oliveira. Jugoslavo naturalizado português, conhecido tanto pelo seu talento culinário como pela sua personalidade forte e controversa, Ljubomir emigrou para Portugal nos anos 90, fugindo à guerra no seu país. Desde então, tornou-se uma figura de destaque na gastronomia e nos media portugueses. Na SIC, Ljubomir é também o rosto de Hell's Kitchen, a versão portuguesa do famoso concurso culinário onde famosos aspirantes a aprender como um chef competem sob a sua orientação. Fora da televisão, é dono de restaurantes aclamados como o 100 Maneiras, em Lisboa, conhecido pela sua cozinha inovadora e de autor. Ljubomir é um crítico vocal das condições laborais na restauração e um defensor da sustentabilidade. Nesta conversa, reflete sobre a sua vida e experiências, destacando a importância do trabalho manual, da ligação com a natureza e da família. Fala da necessidade de encontrar um equilíbrio entre o sucesso profissional e a vida pessoal, sublinhando a relevância da educação e dos exemplos que dá aos seus filhos. Aborda a luta pela restauração, a importância da justiça social e da união, neste Alta Definição de 28 de setembro, na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/28/202450 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

15 anos de emoções, lágrimas e sorrisos: recorde os melhores momentos do Alta Definição

O Alta Definição faz 15: são muitos anos de lágrimas, sorrisos, confissões. O programa conduzido por Daniel Oliveira entrevistou inúmeras personalidades bem conhecidas e aproximou-as do público em relatos intimistas. Obrigado a quem acompanhou o programa ao longo deste anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/202444 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Herman José: "A minha única grande preocupação é a morte"

Só a morte preocupa Herman José. "A maneira como acabamos é de uma falta de justiça e de estética angustiante". Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, onde celebra os 50 anos da sua carreira, o humorista que revolucionou a comédia em Portugal reflete sobre a importância da felicidade, a busca por um lado positivo nas crises, a percepção da morte e o impacto da fama e ainda a evolução do humor dos portugueses. Uma viagem pela sua vida, que é também uma viagem pelo imaginário de um país inteiro, numa conversa repleta de nostalgia e lições para o futuro. Oiça aqui em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/202454 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Salvador Sobral: "Pergunto-me se a minha filha vai ter uma doença como a que tive. Devia ser ilegal no mundo haver crianças doentes. É completamente inumano"

Sete anos depois, “com menos 25 quilos e com outro coração, o músico Salvador Sobral regressa ao Alta Definição para conversar com Daniel Oliveira. A vida do músico alterou-se, principalmente desde 2017. "Parece um ano louco. A Eurovisão mudou a minha vida para sempre e o transplante de coração obviamente também", recorda o cantor. O artista confessa que não se reconhecia ao espelho antes da operação, mas com o tempo, a pouco e pouco, conseguiu recuperar a imagem em que se reconhecia. "Lembro-me de acordar da operação e não querer acordar, querer morrer, porque é uma agonia pura. Pode acontecer-me tudo na vida, os concertos mais stressantes, pode cair um piano em cima de mim, que eu acho que nunca vou sentir a dor que senti no pós-operatório", relembra Salvador Sobral. Apesar de reconhecer que terá um lugar na história por ter vencido a Eurovisão, ambiciona ser "considerado um intérprete importante no nosso país" e acredita que "isso ainda não está atingido." O Alta Definição foi exibido na SIC a 7 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/202451 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

João Baião: “Tenho medo de não corresponder à imagem feliz que as pessoas têm de mim”

João Baião, no aniversário dos seus sessenta anos, veio ao Alta Definição conversar com Daniel Oliveira sobre o  percurso que traçou na televisão portuguesa. O apresentador, cara conhecida das manhãs da SIC, revela o medo que tem de não corresponder à imagem feliz a que as pessoas o associam. "Também eu tenho os meus momentos de tristeza", admite. Neste episódio, deixa cair a máscara alegre e mostra-se vulnerável o suficiente para falar sobre a relação que teve com os pais e o impacto da sua morte na carreira e vida pessoal. "Vivi a adolescência com medo que a minha mãe morresse. Agora que não está cá, fico com a sensação que não lhe disse tudo", desabafa. Recorde o programa emitido a 7 de outubro com o formato podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/31/202446 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Iran Costa: “Sempre pensei que o amor era para sempre, por isso me desiludi muito. Dei tudo nas minhas relações”

Esta semana o Alta Definição recupera a entrevista ao cantor Iran Costa, muito conhecido em Portugal por causa da música ‘É o Bicho’. Oiça aqui a nova versão da entrevista a Daniel Oliveira, na qual Iran Costa reflete sobre o seu percurso artístico e uma infância difícil.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/24/202446 minutes, 1 second
Episode Artwork

Nel Monteiro: “Nasci numa família muito pobre, não tinha brinquedos, nem luz, nem água. A minha mãe perdia meio dia para ir buscar um caneco de água, caso contrário era a da chuva”

Neste Alta Definição originalmente transmitido a 15 de agosto de 2021, Daniel Oliveira conversa com Nel Monteiro, cantor e figura conhecida da televisão portuguesa. Nascido numa família muito pobre, em que “no Inverno, quando não podiam trabalhar e não ganhavam” tinham por vezes de “andar a pedir”, o músico reconhece que hoje sabe dar “valor à vida” e à “infância terrível”. Deixou a escola depois da quarta classe, que concluiu “sabe Deus como” e começou a trabalhar, tanto na vindima como na construção civil. O seu sucesso “Azar na Praia”, “a rainha das canções populares”, foi o tema que lhe transformou a vida. “Sempre gostei de músicas com um lado atrevido, porque vendem. Somos comerciantes de música. Se faço um disco com medo de utilizar certas palavras, estou lixado. Sabemos o que o povo quer. Os discos têm que se vender, para ficar na prateleira não vale a pena.” O artista recorda ainda a dificuldade de perder a mãe de desgosto, por achar que o filho ia morrer na guerra; e o concerto em que escondeu a tristeza pela morte do pai e deu tudo em palco. O Alta Definição foi exibido na SIC a 17 de agostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/17/202435 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

Cândido Costa: “As botas fora das calças em São João da Madeira eram sinal de rebeldia, aqui eram de bimbo. O meu sotaque era gozado. Tinha muitas borbulhas na cara e passei de um dos grandes a ser um cromo. Passei muitas noites aqui a chorar sozinho em Lisboa, foi duro para mim”

Neste Alta Definição originalmente transmitido a 13 de janeiro de 2024, Daniel Oliveira conversa com Cândido Costa, ex-futebolista e agora uma figura conhecida na televisão portuguesa. Criado num bairro carenciado em São João da Madeira, Cândido usou o seu primeiro salário no FCP para tirar a mãe da fábrica. Embora tenha jogado no Benfica, a sua trajetória não foi só de êxitos: depois de pendurar as botas, enfrentou dificuldades e chegou a trabalhar como entregador. Cândido não vê o mundo como um lugar triste e sente que a sua missão é animar os outros. Na entrevista, fala ainda sobre o impacto dos pais e dos filhos na sua vida, o trauma da lesão que o deixou sem jogar, e o momento mais difícil: o divórcio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/10/202454 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Rosinha recorda a morte do pai: “Eu não podia fazer mais, tinha feito tudo o que conseguia. Ninguém está preparado para ver o outro ir embora”

Rosinha é uma artista dona de um estilo próprio com letras sempre 'apimentadas e marotas'. Lançou o primeiro álbum em 2007, define-se como “uma fusão entre a Rosinha e a Rosa Maria”, acabando por admitir que ambas herdaram algo dos progenitores: “A parte do falar muito é da minha mãe, o lado mais malandreco recebi-o do meu pai”. Bem resolvida e sem receios ou estigmas da imagem que possa passar ao público, afirma que as saias - ainda por cima curtas - são uma imposição da personagem artística: “Só em casa me sinto a chegar ao refúgio onde posso verdadeiramente respirar”. Sobre si, acrescenta: “Faço o que amo e ainda por cima me pagam”. Este Alta Definição com Rosinha foi emitido na SIC a 3 de agosto a partir da conversa original emitida em 2021.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/3/202437 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Custódia Galego: "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, a atriz Custódia Galego fala dos "buracos" que ficaram depois da morte do filho Baltazar. "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida". A atriz explica que havia expetativa de vida, contratos, um projeto e que lhe deram a ideia de que estava mal, mas que a vida continuava, que havia tratamento. "O grau da negação era tanto que, no próprio dia em que ele foi internado, despedimo-nos. A meio da semana, a médica disse-me que tinha de me preparar para o pior. Abri os olhos e gritei. Tal era o grau de negação". Oiça a entrevista em podcast See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/202447 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Adriano Luz: “É entre o ação e o corta que eu desligo da vida. Não há guerras nem finanças. É como ir ao psicólogo”

Nascido no Porto, relembra os tempos em que fugia à polícia por ser proíbido jogar à bola na rua. Passou a infância paredes meias com o lar de jogadores do FCPorto, onde ficavam todos os que vinham das colónias, e que muitas vezes se juntavam a ele e aos amigos para passarem tardes dentro do eterno futebol de rua. Lembra-se que a arte de representar apenas tinha o “lado de sofrer”, por lhe custar encarar o público e o “pavor de estar a ser visto”. Hoje é o lugar onde descansa mais de si próprio. O 25 de abril serviu-lhe para a formação de personalidade e de carácter, chegando a fazer parte do Grupo de ação Cultural do norte. Começou a fumar com menos de 15 anos e numa semana decidiu-se a viajar para a Indía. Ficou-se pela Holanda e pela Alemanha. A Indía era muito longe.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/202448 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Sara Correia revela as dificuldades da sua infância: “Eu comecei a cantar o fado para ajudar quem me rodeava“

Sara Correia, nascida e criada em Chelas, é uma das mais promissora vozes da atualidade. A fadista conta a Daniel Oliveira que já na barriga da sua mãe sentia a música, carreira que iria seguir desde nova. Por causa do fado, Sara sente que lida com “a tristeza e a amargura de uma forma mais leve”. Sem nunca esquecer o “calão” de bairro, a cantora revela os momentos mais marcantes da sua infância, especialmente o divórcio dos seus pais, quando tinha 10 anos. Esse divórcio foi também o catalizador para a pequena Sara começar a cantar para ajudar a família. O Alta Definição foi exibido a 13 de julho na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/13/202453 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Luís Filipe Reis: “O sonho da minha mãe era cantar. Uma vez, uma rádio foi à Guarda para falar com ela, mas o meu pai não deixou. Foi um sonho que ela não conseguiu realizar”

Foi a fé que salvou o cantor Luís Filipe Reis. Aos 20 anos saiu da Beira Alta e rumou a França com o sonho da música, mas passou muitas dificuldades: “Se Nosso Senhor me ajudar eu nunca mais vou dormir debaixo de pontes”, recorda o autor de “Telefone (do amor)”. A perseverança levou-o ao sucesso, sempre confiando em Deus, e hoje em dia é um dos cantores mais acarinhados de Portugal. Numa emocionante entrevista de vida, o artista recorda também as saudades da sua mãe, já falecida, e um segredo que ela guardou até à morte. Este episódio do Alta Definição com Luís Filipe Reis é novamente publicado, após ter sido exibido originalmente a 22 de julho de 2023 na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/202445 minutes, 17 seconds
Episode Artwork

Clemente: “Sentia-me o dono disto tudo, ganhava muito dinheiro a cantar, era muito conhecido. Foi a pior altura da minha vida, perdi a noção dos meus valores, até a fé eu perdi”

Daniel Oliveira recebe o cantor Clemente, no Alta Definição em podcast. Nascido em 1955, em Setúbal, sempre quis partir e conhecer o mundo. “É com a música que conheço o mundo, há 54 anos que dou voltas ao mundo consecutivamente a cantar para os portugueses e não só", confessa. A entrevista decorre no Forte de Albarquel, junto à praia da sua infância. “Tive um problema de saúde aos 4 anos na garganta, pré cancerígeno. Podia ter morrido, o ar e o iodo da Praia de Albarquel foram muito importantes”, recorda. O artista relembra ainda a infância, quando o pai passava muito tempo fora de casa a trabalhar no mar, para garantir uma vida estável para a família. “Tinha noção do meu privilégio. Aos 7 anos, fui para a escola com uma sanduíche de fiambre e a maior parte dos miúdos não sabiam sequer o que era. Lembro-me da surpresa, queriam dar uma dentada”. O Alta Definição foi emitido na SIC a 29 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/202449 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

Bernardo Silva: “Representar Portugal é o mais especial e o mais difícil. Quando jogamos não são só pessoas que gostam de futebol a assistir; a minha avó quando joga a seleção já gosta”

"Inglaterra e França podem fazer três equipas, mas nós temos a obrigação de olhar para esta competição com a máxima ambição." No dia em que Portugal defronta a Turquia na fase de grupos do Europeu masculino de futebol, Daniel Oliveira recebe no Alta Definição em podcast o icónico número 10 da seleção nacional, Bernardo Silva. Nascido em 1994, começou a carreira no Benfica. Em 2014, transferiu-se para o AS Monaco, ajudando o clube a conquistar a Ligue 1 em 2016-2017. Na temporada seguinte, depois de falhar o Europeu em que Portugal foi campeão juntou-se ao Manchester City de Pep Guardiola, onde ganhou vários títulos ingleses e uma Liga das Campeões, a primeira na história do clube. "Sempre tive uma compreensão de jogo bastante boa, mas com os anos de Guardiola abri o meu leque de opções e forma de ver o jogo", admite. E não descarta um futuro como treinador, depois da reforma como futebolista. O Alta Definição foi emitido na SIC a 22 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/22/202452 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

João Palhinha: “O meu pai sempre foi exigente comigo porque acreditou no meu potencial; isso foi fundamental para a minha carreira”

O futebolista João Palhinha veio ao Alta Definição nas vésperas do primeiro jogo de Portugal no Europeu conversar com Daniel Oliveira sobre os altos e baixos da sua carreira futebolística, inevitavelmente afetados pelos melhores e piores momentos da vida pessoal, como o nascimentos do seu filho e a tristeza que foi não ter os seus avós a presenciarem o momento. O progarama foi emitido a 15 de junho na SIC, ouça aqui em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/202445 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Frederico Varandas sobre o Afeganistão: "Lembro-me de pensar que tinha 28 anos e não ia sair dali"

Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, recorda as marcas que deixou na sua memória a data de 8 de junho de 2008, dia em que achou que "não continuaria cá, neste mundo". Estava a regressar para Cabul depois de uma missão com o exército no pior local do Afeganistão, quando a coluna em que seguia foi emboscada. "A bravura daqueles homens fez com que hoje eu estivesse aqui". Frederico Varandas revive o momento de forma inédita, na entrevista mais pessoa da sua vida, com Daniel Oliveira. Oiça aqui o programa em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/8/202450 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Saúl: “Nunca tive um carinho dos meus pais. Conheci esse sentimento pela mão da minha mulher.”

Foi o primeiro artista jovem português a atingir a tripla platina com 120 mil cópias vendidas em três meses. Diz-se “saudosista dos sorrisos das pessoas”, numa altura em que subia aos palcos apenas para se divertir e extender a sua alegria e juventude a quem o apludia. Confessa que nos dias que correm já não come bacalhau, ou não tivesse sido o seu maior hit de sempre o conhecido 'O bacalhau quer alho'. Filho de família circense, recorda os dias em que “os leilões de garrafas, nas terras por onde passavam, eram a garantia de comida na mesa no dia a seguir”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/202443 minutes, 50 seconds
Episode Artwork

Romeu Costa: "Quero que o futuro seja livre de dogmas e normas de género"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, o ator Romeu Costa falou sobre a infância. "Gostava de brincar com coisas que eram de rapariga. Bonecas, imitar a lida da casa... Futebol e competição não me diziam nada". O ator fala sobre a importância de questionar as normas de género e lutar por um futuro livre de dogmas. "Eu próprio dou por mim a ter impulsos extremamente conservadores e sexistas. É uma reflexão que tenho de fazer constantemente". O programa foi emitido na SIC a 25 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/202445 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Júlia Palha: “É importante saber que toda a gente tem inseguranças. Nas redes sociais tudo é perfeito e é importante mostrar o lado real, o lado frágil”

Da infância passada na quinta, a brincar na casa da árvore com os irmãos, aos primeiros passos na carreira da encenação através de peças de teatro apresentadas à família, Júlia Palha regressa pela mão de Daniel Oliveira e torna a prender quem a ouve através das suas palavras. Seja a atuar, seja a declamar os seus poemas introspectivos, a atriz das novelas da SIC despe a capa de figura pública e fala dos obstáculos da profissão, da sua relação com os pais e da imperfeição do mundo. Oiça aqui a reedição do programa emitido originalmente em outubro de 2020.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/18/202445 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Pedro Abrunhosa: “Quantos jovens quando se sentem abandonados fecham-se no quarto a ouvir música? Isso é que importa, a música é um ato de salvação dedicado ao outro”

Para celebrar os 30 anos do álbum "Viagens", Pedro Abrunhosa sobe ao palco da Meo Arena, em Lisboa, e da Super Bock Arena, no Porto, em novembro. O músico regressa ao Alta Definição, 14 anos depois da primeira entrevista com Daniel Oliveira, e explica que têm sido "30 anos dedicados à viagem interior." O artista portuense recorda a infância, rodeado de livros: "Nascer numa família burguesa era diferente de nascer numa família desfavorecida, continua a ser. A minha sorte foi ter nascido numa família que me deu acesso à cultura e à instrução." Como pai, alerta para a importância da infância e diz que tenta que o filho mais novo esteja em contacto com a literatura. "Quando o meu filho, com 10 anos, leu o Robin dos Bosques chorou no final porque a personagem morre. Esta empatia não é fomentada pelas redes sociais e fará dele um homem preocupado com os outros e é disso que nós precisamos”, recorda. O cantor refere ainda a admiração e respeito que tem pela nova geração de músicos portugueses e relembra a perda dos pais e do irmão. O Alta Definição foi emitido a 11 de maio, na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/202448 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Hélder Agapito: “Os homens têm de permitir-se ser vulneráveis”

“Há uma fase muito fracturante dos casais, em que a mulher está altamente dedicada ao bebé e, nessa altura, como homem e pai, sentes que és um nada”, conta o Hélder Agapito nesta entrevista intimista a Daniel Oliveira no Alta Definição. O ator, que começou o seu percurso na série "Aqui Não Há Quem Viva" e, mais tarde, passou pelas séries "Rebelde Way" e "Morangos Com Açúcar", revela os desafios que enfrentou, primeiro, enquanto parceiro de Inês Curado e, mais tarde, como pai. Lamenta a forma como os homens hoje em dia são vistos e deixa um conselho: “Precisamos de nos permitir a vulnerabilidade”. A par da conversa sobre os papéis de género na sociedade atual, partilha a história de como se tornou ator e a dificuldade que foi, como criança, olhar para o divórcio dos pais. Esta entrevista foi emitida a 4 de maio na SIC, ouça o programa em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/202446 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Bárbara Tinoco não tem uma vida de “rockstar”: “Deito-me às 9 da noite e tenho 3 gatos”

Bárbara Tinoco dá uma entrevista intimista no Alta Definição onde fala de síndrome do impostor, da sua doença e da operação ao coração aos 18 anos, dos comentários negativos que já recebeu e da sua música. A cantora e compositora revela algumas das histórias por trás das suas canções e confessa que é hiponcondríaca e já sofreu ataques de pânico. O Alta Definição foi exibido na SIC a 27 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/202446 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Pinto da Costa: “Incomoda-me que a fazer 50 anos do 25 de Abril não possa estar a falar consigo sobre o que me apetecer sem estar a ser escutado”

"Um 'jogador à Porto' é um que sente a camisola, sente a cidade, sente a região. Não é uma luta contra Lisboa, é contra o centralismo de Lisboa." Figura incontornável do futebol português, Jorge Nuno Pinto da Costa é o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão do Alta Definição em podcast. Presidente do Futebol Clube do Porto desde 1982, conquistou dezenas de títulos nacionais e internacionais, e tornou-se o presidente desportivo mais titulado do mundo. Pinto da Costa é agora recandidato a mais um mandato à frente dos destinos do Dragão: "Se os sócios se esquecerem destes 42 anos e não quiserem ver os projetos que apresentamos, as consequências serão deles." A caminho dos 87 anos, não se preocupa com a inevitabilidade da morte, mas deixa já o funeral preparado com nomes de pessoas que não poderão comparecer e com a vestimenta obrigatória para quem puder: "não quero gravatas pretas nem luto, quero as pessoas com gravatas azuis em homenagem ao Futebol Clube do Porto." O Alta Definição foi emitido a 20 de abril, na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/20/20241 hour, 6 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Ana Varela: “Fazer de protagonista pôs-me entre a maternidade e os meus sonhos. Podemos ser tudo, desde que felizes”

Sem palavras desperdiçadas, Ana Varela, de 35 anos, começou por seguir os passos do pai e frequentou um curso de economia. Com ele aprendeu a força do trabalho como meio para conquistar algo. De jogadora de futebol, a maria-rapaz que também foi presidente da associação de estudantes, chegou a atriz por um mero acaso, mas ali descobriu que queria fazer aquilo “para o resto da vida”. Recorda os dias de pés descalços numa aldeia ribatejana e as horas felizes no campo, assim como a magia no exato momento em que o universo lhe decidiu retribuir a perda da mãe com o nascimento da primeira filha.  See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/202446 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Fernando Correia Marques: “Cresci sem pai e em miúdo senti que tinha de ser o homem mais forte do mundo; esses anos foram a inspiração para a música 'Sei que Vou Sobreviver'”

O cantor e músico português Fernando Correia Marques é conhecido pelos êxitos da música popular “O Burrito”, “Carlitos, Carlitos” e “Sei Que Vou Sobreviver”. Ter crescido sem pai e em Moçambique, um sítio de “grande liberdade”, foi o passado que lhe serviu de inspiração para escrever as suas letras e definir a sua carreira. Neste Alta Definição, recorda a morte do pais e os primeiros anos em Portugal, que na altura ainda estava em ditadura. Ouça o programa de Daniel Oliveira em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/6/202446 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Bárbara Branco: “Fazer teatro é como sentir uma segurança brutal em cair no abismo”

Considerada por Diogo Infante como a atriz mais importante da sua geração, Bárbara Branco, de 24 anos, tenta não dar muita importância pois tem medo de se deslumbrar. A representação não foi logo a sua primeira opção mas a protagonista de “Flor Sem Tempo” acredita que foi levada pelo destino até à impressionante carreira que tem hoje, que conta também com uma brilhante participação no programa A Máscara. A atriz recorda a fase mais marcante da sua infância quando aos 9 anos o seu avô faleceu: “Encarar o sofrimento dos outros foi a parte mais dura”, recorda. O Alta Definição foi exibido a 23 de março na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/202442 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Roberto Martínez: “Quero melhorar o meu português, poder sentir o que o povo português sente pela Seleção e preciso de mais vocabulário para isso; estou aqui para representar o futebol português, para tentar ajudar o futebol português”

No dia seguinte a anunciar os 32 jogadores na última lista antes de escolher quem levará ao Campeonato da Europa, o selecionador nacional português é o convidado de Daniel Oliveira no Alta Definição em podcast. O treinador catalão prepara-se para liderar a Seleção Portuguesa de Futebol no Campeonato Europeu deste ano, na Alemanha, depois de dez jogos e dez vitórias à frente da equipa lusitana. E não esconde o otimismo que tem para o torneio. "Temos jogadores e equipa técnica que foram campeões em 2016; o compromisso e o talento vi na fase de apuramento dá-me muita confiança para o Euro 2024", afirma nesta emissão de 16 de março, na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/202446 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Pedro Hossi: "Em Los Angeles, jantei com a Estelle Parsons. Perguntei-lhe sobre liberdade no trabalho, disse-me para a procurar na vida"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, o ator Pedro Hossi diz que tem a “bússola bem direcionada” e que as grandes perdas por que passou, com a ausência do pai e a morte dos irmãos, o fizeram valorizar o mais importante na vida. Em Los Angeles, diz ter tido várias vidas e conta o episódio em que a colega de curso Martha Gehman o levou a jantar com a mãe, a atriz Estelle Parsons, vencedora do óscar em 1968, com o filme Bonnie & Clyde. Pedro perguntou-lhe sobre como ser mais livre nos movimentos e na resposta aos estímulos durante o seu trabalho e a atriz respondeu: “Os atores andam à procura de liberdade no trabalho, quando deviam ir à procura de liberdade na vida. Quando alguém encontra liberdade na vida, isso transpira para o trabalho”. Oiça a entrevista completa em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/9/202444 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

António-Pedro Vasconcelos (1939-2024): “Toda a gente tem uma boa história”

Um dos grandes vultos do cinema português, António-Pedro Vasconcelos recorda a sua vida e obra neste episódio do Alta Definição emitido originalmente em 2015. O realizador, que assinou filmes marcantes como “O Lugar do Morto”, “Call Girl”, “Os Gatos Não Têm Vertigens”, “Jaime” ou “Os Imortais”, recorda a sua carreira e revisita também episódios marcantes da história do cinema. Programa emitido originalmente em 21 de fevereiro de 2015.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202426 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Bernardo Ferrão: "É obrigatório o jornalismo ter um espírito de missão; temos de estar em permanente atualização, principalmente agora, nestes momentos difíceis para a democracia"

Bernardo Ferrão é diretor-adjunto da SIC, conhecido pelo programa Polígrafo e, mais recentemente, autor do podcast Geração 70. Neste Alta Definição, Daniel Oliveira convida o comentador político e jornalista para conversarem sobre o estado atual da profissão, muito dependente do imediatismo das redes sociais e que, ao mesmo tempo, tem um forte peso para o salvaguardar da democracia. Face a este panorama, reflete sobre a educação que quer dar às suas filhas e que é, também, o projeto de sociedade que procura, recordando o mote do seu podcast: "Nestes últimos 50 anos o país mudou muito, mas a pergunta é... não podia ter mudado muito mais?". A par da reflexão sobre a atualidade, Bernardo Ferrão partilha histórias íntimas do seu passado, como o acidente de carro que o obrigou a repensar a vida e a convulsão que teve num voo de avião. Mas, mesmo falando dos aspetos pessoais, o comentário político parece inevitável e, ao olhar para estes acontecimentos que afetaram a sua saúde, não consegue deixar de tecer um elogio ao Sistema Nacional de Saúde e uma crítica a quem o gere. Ouça o testemunho deste Alta Definição em podcast, emitido a 2 de março. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/2/202445 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Ricardo Araújo Pereira: “O 'Isto é Gozar' é uma pessoa de meia-idade, careca, a resmungar - é um milagre as pessoas quererem ver isto que está a dar na SIC”

O amor pela palavra. O gosto recém descoberto pelo kickboxing. A sua experiência enquanto pai e como isso é uma ‘atividade radical’, comparável a praticar queda livre, mas “sem um instrutor às cavalitas para abrir o paraquedas de emergência”. Após uma semana de Isto é Gozar Com Quem Trabalha Especial Outra Vez Eleições, a entrevista a Ricardo Araújo Pereira no programa conduzido por Daniel Oliveira volta a ser reeditada e novamente emitida. Nervos antes de entrar em palco, o sentido do sentido de humor e o poder das gargalhadas em tempos de pandemia são alguns dos temas que o anfitrião de domingo à noite da SIC traz para a conversa, numa altura em que Isto é Gozar Com Quem Trabalha está prestes a celebrar o seu quarto aniversário na estação televisiva. Oiça aqui o programa na íntegra.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/20241 hour, 12 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Pedro Nuno Santos: “O ano de 2022 foi terrível. Nós às vezes caímos, restou levantar-me”

Estar, hoje, nos sapatos de Pedro Nuno Santos é, nas palavras do próprio, “uma grande responsabilidade e um peso”, pois representa um partido que transporta uma história com 50 anos e não quer, acima de tudo, “decepcionar ninguém”. Começou o seu percurso político na JS e nunca sonhou “ser secretário-geral do partido”. Foi presidente da assembleia de freguesia, membro da assembleia municipal, vereador, deputado, secretário de Estado, ministro, mas o sonho de ser líder do partido passou a ser, dentro do PS, “um segredo muito mal guardado”. Desde que se lembra, sempre se falou de política em casa e já em criança participava nas conversas que tinha com os pais. Na escola, foi delegado de turma, presidente da associação de estudantes no secundário, algo que lhe fomentava um papel reivindicativo por oposição ao jeito para jogar à bola: “Sempre fui péssimo e isso era uma grande falha”.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/17/202454 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Luís Montenegro: “Teria muito gosto em fazer um dos pratos que cozinho para qualquer um dos meus adversários; não lhes serviria nada que provocasse efeitos secundários”

"Pondero o que me dizem, mas decido muitas vezes sozinho." Presidente do PSD e candidato pelo partido às eleições legislativas do próximo mês, Luís Montenegro é o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão do Alta Definição em podcast. O cabeça de lista por Lisboa da Aliança Democrática fala da infância passada em Espinho, tempo em que os pais trabalhavam no Porto e em Vila Nova de Gaia. Lembra-se de dar a notícia da morte de Sá Carneiro à mãe, numa casa rendida ao pensamento político do então primeiro-ministro social-democrata. "O meu pai era muito firme nas suas ideias, mas nunca me tentou influenciar", admite o candidato. Neste Alta Definição de 10 de fevereiro, com transmissão como habitualmente na SIC, Luís Montenegro afirma não ter muitos arrependimentos mas admite que a tentativa de ganhar o partido em 2019 ao seu antecessor, Rui Rio, falhou na "forma e no momento."See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/10/202454 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Sofia Ribeiro sobre o cancro na mama: “A fase mais difícil é a dos tratamentos e os efeitos deles no teu corpo; é uma doença com que te confrontas sempre que olhas ao espelho”

A dois dias da estreia de Senhora do Mar, nova novela da SIC, conheça o testemunho de vida da protagonista Sofia Ribeiro, que em 2023 veio ao Alta Definição falar sobre o cancro da mama que teve de combater. A atriz fala também sobre a depressão "muito grave", causada pelo divórcio, que ultrapassou com psicanálise. Ouça a entrevista intimista de Daniel Oliveira em podcast. O programa foi emitido na SIC a 3 de janeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/3/202449 minutes, 51 seconds
Episode Artwork

João Catarré fala pela primeira vez depois da doença: "Assisti a situações muito graves de devassa da minha privacidade"

A notícia foi transmitida com "linguagem crua e objetiva", como é a linguagem dos médicos. "A informação não bateu logo". João Catarré fala abertamente pela primeira vez depois doença oncológica que o obrigou a "fechar-se numa bolha" para proteger os seus. O ator fala sobre as tentativas "muito graves" de devassa da sua privacidade: "Entrarem no hospital para saberem informações e vários modos feios e graves de tentarem aceder a informação", enumera. Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, o ator explica como ultrapassou o momento mais difícil da sua vidaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/20/202440 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Cândido Costa: “Os meus filhos viveram a fase da abundância e depois a dificuldade, a necessidade de nos reinventarmos quando perdemos coisas. Foram criados numa casa com piscina e agora vivem num apartamento, mas são cheios de vida e vontade de vencer”

Esta semana Daniel Oliveira entrevista o “soltinho” Cândido Costa. O ex jogador de futebol e atual estrela de televisão, cresceu em São João da Madeira, num bairro social muito pobre. Com o primeiro ordenado que ganhou no FCP tirou a mãe da fábrica, para que ela pudesse finalmente descansar. Cândido fez carreira no Benfica, mas a sua vida não se conta só de glória, como ex-jogador chegou a fazer entregas e a passar dificuldades.  "Eu sei que é um bocadinho teatral, mas como se vê nos filmes do 'Braveheart' ou do 'Gladiador', em que ele está entregue aos bichos e de repente vai buscar forças e lutar, nós somos essas grandes histórias", diz. Otimista por natureza, não acredita que o mundo seja um lugar mau e triste: "A minha missão é se a pessoa está triste, eu tenho que tentar animá-lo." Oiça aqui a entrevista completa, onde fala também da importância enorme dos pais e dos seus filhos, assim como o momento mais duro, quando se divorciou. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/13/202454 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

Aurea: “Prefiro morrer antes do meu irmão para não ter de passar pela dor de o perder”

A cantora Aurea é a grande entrevistada de Daniel Oliveira no primeiro Alta Definição de 2024 em podcast. Numa conversa franca sobre o rumo da sua vida pessoal e profissional, a nova jurada do programa 'A Máscara' reflete sobre o papel da família e do amor no seu desenvolvimento. "Acredito que quando amas ou és amado por alguém, é impossível perderes esse amor inteiramente. Sinto que ele se transforma em algo diferente, mas que permanece sempre dentro de nós. Acredito que já fui amada à medida do precisava", afirma a cantora. O Alta Definição foi emitido a 06 de janeiro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/6/202442 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

César Mourão: “No palco ou na televisão, sou uma caricatura de mim mesmo”

Desde o começo de uma carreira a solo na música aos programas da SIC, como o Terra Nossa, a participação no Vale Tudo e na estreia A Máscara, César Mourão parece estar em todo o lado. Agora, está também com Daniel Oliveira no Alta Definição. "Estou constantemente à procura de não me acomodar", garante o humorista e apresentador neste ano cheio da sua carreira. Nesta entrevista intimista, revela todo o percurso que fez até chegar onde está hoje. Fala, sobretudo, da forma como aprendeu a lidar com os erros e a deixar o ego de lado para garantir "o trato com o outro", conselho que Herman José já lhe tinha dado no início da sua carreira, mas que, apesar de o ter guardado, garante só estar a assimilá-lo agora. Ouça o Alta Definição em podcast, programa emitido a 30 de dezembro.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/30/202342 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Ana Patrícia Carvalho: “O HPV é uma angústia permanente e algo muito íntimo. Mais tarde percebi que a pessoa com quem eu vivia tinha uma vida dupla, traía-me”

Aos 38 anos, a jornalista da SIC fala sobre o momento em que descobriu que tinha Papiloma Humano (HPV) e o processo de tratamento e recuperação que durou mais de três anos. Ana Patrícia Carvalho nunca deixou de trabalhar ao longo desses anos, mas passou por momentos de grande dificuldade. Mais tarde veio a descobrir que a causa de ter contraído este vírus tinha sido a 'vida dupla' do namorado que tinha na altura. Hoje a pivô tem uma relação assumida com o ator Luís Lourenço, do qual diz que lhe traz 'equilíbrio': "fez-me voltar a acreditar no amor e é um homem encantador, que me tem ensinado muito. Ele é sempre o mais positivo". Esta entrevista a Daniel Oliveira, no Alta Definição, foi emitida a 16 de dezembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/202346 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Teresa Guilherme: “Tive a primeira sexóloga num programa às 17h30. Sinto que mudei paradigmas nas mulheres”

Descreve-se como “uma pessoa normal com vontade de viver, que encontrou e pôde viver a paixão profissional da sua vida”. Confessa nunca ter feito contratos com algum tipo de televisão, tendo sido, a maior parte do tempo, “patroa” de si mesma. Valoriza a liberdade como farol para poder viver as suas convicções, para poder viver a vida que sempre sonhou. Destaca que “tudo tem um preço”, mas é com “imenso orgulho” que recorda várias conquistas que viveu em televisão. Em relação às mulheres, refere que mudou muitos paradigmas: “Numa altura em que não se podia falar de coisíssima nehuma, andei a fazer perguntas em plateias sobre sexualidade. Isso foi muito importante para as mulheres se apoiarem na imagem de outras mulheres”. Não corrobora a ideia de as pessoas a conhecerem a 100%, mas o essencial, a verdade, encontra-se na Teresa Guilherme: “Nunca me preocupei em construir um boneco”.        See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/9/202354 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Nuno Graciano (1968-2023) : "Tentaram destruir-me. Porquê? Ainda não sei, mas tive de reinventar-me"

Nuno Graciano, apresentador de televisão e empresário, que protagonizou diversos programas na TVI, na SIC e na CMTV, faleceu esta quinta-feira, depois de ter sido internado na segunda-feira devido a problemas de saúde que o deixaram com prognóstico reservado, segundo um post deixado pelos familiares no Instagram. Recentemente, esteve à conversa com Daniel Oliveira a partilhar os melhores momentos da sua vida pessoal e profissional. Recorde Nuno Graciano com este Alta Definição.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/202336 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Pedro Fernandes e a morte da avó: “Sonhei com ela e fiz xixi na cama. Não sei se foi à mesma hora mas achei uma coincidência terrível”

Radialista e apresentador, Pedro Fernandes é o convidado desta semana no Alta Definição em podcast, de Daniel Oliveira. "Tudo o que aconteceu na minha não se compara à morte dos meus avós", partilha sobre uma das fases mais difíceis da sua vida. É nas manhãs da rádio que se tem destacado na última década, mas foi na cozinha mais conhecida do país, Hell's Kitchen, que finalmente teve oportunidade de mostrar os seus dotes culinários, em frente a Ljubomir Stanisic. Nesta conversa intimista, revela os tempos difíceis na infância quando foi alvo de bullying, o que mudou na vida depois da paternidade e o amor pela "super mãe" Rita Fernandes: "Aprendo com eles a nunca desistir". O Alta Definição foi emitido na SIC a 02 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/2/202346 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Joana Marques: "Há sketches dos Gato Fedorento que hoje em dia seriam cancelados na hora"

Joana Marques não poupa ninguém no seu Extremamente Desagradável: "Evito ao máximo ir a grandes eventos. Há pessoas que são muito simpáticas e que acompanham e gostam muito do programa e isso deixa-me desconfortável porque sei que mais dia, menos dia, chegará a vez de falar sobre elas". A humorista, que também faz parte da equipa do programa da SIC Isto é Gozar com Quem Trabalha, sente que caminhamos para a intolerância: "Há sketchs dos Gato Fedorento que hoje em dia seriam cancelados na hora". No entanto, não concorda quando os humoristas dizem que "hoje em dia já não se pode dizer nada". Joana Marques defende que "ainda se pode dizer tudo". Este Alta Definição em podcast é uma repetição do programa que foi emitido a outubro de 2021 na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/25/202345 minutes, 40 seconds
Episode Artwork

Sara Tavares (1978-2023): “A felicidade são momentos, muitos dos quais só nos apercebemos mais tarde, em fotografias. É preciso sempre o 'outro', o que nos tira a fotografia, para reconhecer a felicidade”

A cantora esteve no Alta Definição em 2012, quando tinha 34 anos. Falou sobre as raízes africanas, a infância, a carreira musical e a grave doença cancerígena: “Houve alturas em que estava mais zangada com o espelho do que com a doença”. Nesta entrevista intimista a Daniel Oliveira, Sara Tavares respondeu à derradeira pergunta do que diziam na altura os seus olhos com estas palavras: “Sinto-me grata pelo percurso, com uma certa velhice misteriosa que sempre me acompanhou e, ao mesmo tempo, muita inocência. Os meus olhos ainda têm fome de ver muita coisa.” See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/202336 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Mafalda Vilhena sobre o pai com Alzheimer: “Acho difícil que deixe de me reconhecer”

Esta semana, Daniel Oliveira convidou a atriz Mafalda Vilhena para vir ao Alta Definição. Sempre de sorriso na cara, a atriz conversa com o apresentador sobre as suas mais recentes e mais antigas participações televisivas. De “Floribella” a “Papel Principal”, atual novela em que participa, Mafalda partilha as histórias dos bastidores dos dois programas e recorda os tempos em que tinha de ir ao supermercado à hora da exibição de “Floribella”, para não ser reconhecida, sofrer encontrões ou receber abraços. Fora da esfera profissional, não esconde a cumplicidade com Pepê Rapazote, seu parceiro romântico. Partilha ainda o receio que tem daquilo que possa acontecer ao pai, diagnosticado com Alzheimer: “acho difícil que deixe de me reconhecer, porque sou muito barulhenta”, conta, entre risos. Para ouvir em podcast, o programa emitido na SIC a 18 de novembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/18/202339 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Luís Lourenço:‌ “Passei muito mal, sem dinheiro para comer, e não foi assim há tanto tempo”

Luís Lourenço é o convidado de Daniel Oliveira nesta entrevista intimista onde revela todo o sofrimento que passou quando o pai se suicidou em 2011. “Eu nem cheguei a fazer o luto”, confessa. O ator recorda também momentos difíceis da sua carreira onde não tinha dinheiro sequer para comer e alimentava-se de feijão com grão, quando havia, tudo isto “para sustentar uma verdade, que isto é a minha vida:‌ a representação. Eu não vou fazer outra coisa, vou agarrar-me a isto com todas as forças”. Bastou dizer que não a um convite para uma novela para não trabalhar durante cinco anos. O Alta Definição foi exibido a 11 de novembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/11/202341 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

"Ao longo de 20 anos de presença digital, já não é qualquer coisa que me chateia"

Ana Garcia Martins, conhecida como a Pipoca Mais Doce, já tem demasiados anos de exposição para se preocupar com o ódio online: "Se há um comentário de que não gosto, não ligo, ou respondo com humor, o que desarma sempre a pessoa, ou deixo que a comunidade vá lá e atue por mim. Se acho que é demais, bloqueio a pessoa e não perco dois segundos da minha vida a pensar nisso". Essa presença digital hoje é o seu meio de sobrevivência, mas, tendo começado como uma brincadeira, Pipoca Mais Doce ainda não consegue pôr-lhe esse peso: "É o síndrome do impostor. Às vezes, em relação aos prémios que recebo, penso sempre que um dia me vão bater à porta e dizer que têm de os recolher porque perceberam que eu não tenho mérito". Oiça a grande entrevista de Daniel Oliveira com Ana Garcia MartinsSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/4/202347 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Ivo Lucas e a morte de Sara Carreira: “Nunca se dá a volta a uma coisa destas. Não tens de compreender, tens que dar espaço para sofrer”

"Há momentos em que nos perguntamos se é isto que a vida tem para nós", admite Ivo Lucas neste Alta Definição em podcast, de Daniel Oliveira, emitido originalmente na SIC a 26 de fevereiro de 2022. Numa entrevista muito emotiva, o músico e ator fala sobre o "buraco para onde caiu", aprendeu o valor do "pragmatismo das pessoas que o ajudaram", e ainda a forma como passou a repensar as suas relações pessoais. "Aprendi a dar muito valor a tudo à minha volta. As relações pessoais têm mais peso hoje em dia. Sou uma pessoa menos ponderada. Se quero fazer, faço. Se quero dizer, digo. E tento não me privar de nada porque acho que é assim que tem de ser. Sou uma pessoa diferente", conclui. O Alta Definição foi emitido na SIC dia 26 de fevereiro de 2022.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/28/202355 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

Luísa Villar: “A minha mãe pediu a cozinha emprestada ao padre da igreja de Fátima para criar seis filhos. Esse foi o meu exemplo de sobrevivência”

Ou não soubesse a sua infância a “feijoada”, como gosta de relembrar os dias passados com a família e amigos enquanto a sua mãe cozinhava, ou Luísa talvez não tivesse herdado a paixão pela cozinha. Diz-se resultado, também, de “uma responsabilidade acrescida” quando perdeu o seu herói: o pai. “A minha mãe tinha 38 anos e ficou com seis filhos. As pessoas associam tudo a trauma, mas isso preparou-me para a vida”. Hoje é apresentadora do programa Mesaluisa, transmitido pela Sic Mulher, e proprietária de um espaço com o mesmo nome, em Lisboa, onde promove a cultura e gastronomia portuguesas a quem passa. “Nunca estou bem como estou, quero sempre fazer mais coisas”, sublinha. E talvez por isso também seja autora de dois livros. O mais recente tem inspiração familiar: “Hoje podes fazer uma tartaruga ninja?” Desta e de outras perguntas dos seus netos, que a “inspiram”, refere, nasceu o livro “(Não) se brinca com a comida”. Cada receita é uma história. Mãe de Salvador e Luísa Sobral é uma das concorrentes da nova temporada de "Hell's Kitchen Famosos" e até já nos fez saber que “Ljubomir faz-se de pior do que realmente é”.    See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/21/202344 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Júlia Pinheiro: “Devo tudo à televisão, é uma aventura avassaladora, fantástica, extraordinária”

Ajudou a fundar a SIC há mais de trinta anos e toda a sua vida profissional passou pelo ecrã da televisão. Em entrevista a Daniel Oliveira, no Alta Definição, Júlia assume: "a televisão deu-me uma vida, deu-me essa pele, conhecimento e asas à criatividade; aprendi tanto". A apresentadora fala também sobre a família, a idade, a condição feminina e o peso que tudo isso tem na sua gestão entre vida pessoal e profissional. "Não tenho queixas nenhumas a fazer sobre a televisão, a única coisa é que o 'daytime' é muito castigador em matéria de tempo, todos os dias há uma parte do dia que não nos pertence. Nós temos de estar aqui todos os dias e, às vezes, acontecem coisas na tua vida pessoal, às vezes limita-te muito e há uma certa exasperação. Por exemplo, eu sou filha única e no acompanhamento dos vários problemas de saúde que os meus pais tiveram não pude estar tão presente quanto gostaria". Júlia Pinheiro fala ainda do impacto que os problemas sociais têm na televisão e, entre as histórias que mais a marcaram recentemente, recorda as histórias de quem não consegue neste momento pagar uma habitação digna. "Estou muito, muito envergonhada por nós, por uma ideia que se chama Portugal, e que neste momento tem cidades cheias de turistas e os seus habitantes estão a começar a ficar na rua, a viver no carro."See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/14/202340 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

João Baião: “Ainda me escondo. Tenho dificuldade em dizer que não estou bem. Protejo-me muito porque tenho medo de desiludir as pessoas”

João Baião é conhecido por ser o animado apresentador das tardes e das manhãs da televisão portuguesa, atualmente, faz parte dos programas A Casa Feliz e Domingão. Na próxima semana, lança um livro da sua autoria, intitulado O Outro Lado da Alegria. Neste Alta Definição, veio mostrar a Daniel Oliveira, no dia em que comemora os seus 60 anos, esse lado mais triste e íntimo que, admite, tem receio de partilhar com os outros. Recorda ainda o início da carreira, a morte dos pais e a relação com a televisão. Para ouvir em podcast o programa emitido na SIC a 7 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/202346 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

Luana Piovani foi vítima de abusos sexuais em criança: “Aconteceu duas ou três vezes”

Nesta conversa intimista, originalmente emitida a 21 de janeiro de 2022, a atriz conta que sofreu abusos sexuais quando era criança, algo que nunca contou aos pais. “Não identifiquei como uma coisa que devesse pedir socorro. Tinha uns oito anos”, revela. Luana Piovani diz que não sente que seja polémica, mas admite que dizer o que pensa, “exigindo respeito”, pode causar medo e estranheza. Esta entrevista conduzida por Daniel Oliveira foi emitida a 30 de setembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/30/202348 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Carolina Carvalho sobre a perda de Sara Carreira: “Tentei proteger o David do mundo exterior. Perguntar-lhe se estava tudo bem era um massacre”

“Às vezes, a maior ajuda que se pode dar é só estar presente e caminhar ao lado da pessoa”. Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, a atriz e namorada de David Carreira revela o quão difícil foi a perda de Sara Carreira. “Queria que ele sentisse que sempre que olhava para o lado eu estava lá. Quando ele quisesse falar, eu estava para ouvir, mas não lhe fazia perguntas. Tentei protegê-lo muitas vezes do exterior. A perda da Sara foi um acontecimento com dimensão nacional. Toda a gente lhe falava sobre isso. Como é que estás? O que é que uma pessoa vai responder?”. Oiça a conversa completa em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/23/202343 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Ângelo Rodrigues: “A segunda vida começa a partir do momento em que percebemos que temos uma”

Depois das curvas sinuosas que enfrentou devido a um problema de saúde. restou-lhe aplicar um gancho ao azar para mudar o seu destino. Hoje sente-se inteiro perante a vida, tendo a consciência que tudo é efémero: “É preciso entender a validade de cada momento”. Viajante compulsivo, afirma que tem “andado pelo mundo” não tem centrado nele próprio mas em busca daquilo que são as necessidades do outro. Diz sentir-se confuso sempre que regressa de uma viagem ao pousar os pés no nosso país, na hora de ser “devolvido ao Ocidente”, tendo a necessidade de “refletir” sobre o que aprendeu. Ouça mais um Alta Definição em podcast.     See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/16/202343 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Aniversário Alta Definição: 14 anos de histórias

Hoje o Alta Definição celebra 14 anos de programa. Recorde com este episódio especial as entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira que trouxeram à televisão portuguesa, e também, mais tarde, ao universo dos podcasts, as histórias mais inspiradoras, as revelações mais emocionantes e os olhares mais autênticos. Este programa foi emitido na SIC  a 9 de setembro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/9/202341 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Inês Pires Tavares: “Fazer uma novela e ir trabalhar num restaurante aos fins de semana é cansativo, mas tem de ser”

A atriz e cantora Inês Pires Tavares revela a Daniel Oliveira um pouco sobre a sua vida, revelando um pouco da sua personalidade e afirmando o intenso gosto pela música que sempre foi uma coisa muito boa na sua vida. Começou a cantar cedo, passou pelo Got Talent e podemos vê-la na novela Sangue Oculto. Nesta entrevista intimista recorda a infância, nomeadamente a relação próxima com a mãe e a separação dos pais: “Foi para o melhor e cresci feliz”, apesar de reconhecer que ainda hoje em dia “para dar carinho sou um bicho do mato”. Apesar dessa separação, reconhece os valores incutidos pelo pai e confessa que não tem problema em trabalhar num restaurante em part-time aos fins de semana para conseguir ter a sua independência. O Alta Definição foi exibido na SIC a 2 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/2/202340 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Nuno Pereira: “Eu vim-me embora da guerra na Ucrânia contrariado”

Neste Alta Definição em podcast emitido originalmente a 3 de setembro de 2022, Daniel Oliveira recebe o jornalista da SIC, Nuno Pereira. Conhecido pela rubrica 'Olha a Festa', que assina com Joana Latino, recorda nesta emissão o tempo que passou na Ucrânia como enviado especial durante os primeiros meses da invasão: "a guerra tem um tempo para se sair. Isto é tão viciante, o facto de tu conseguires levar ao mundo a realidade pura e dura, em que não há um pingo de encenação de nada". Nuno Pereira recorda ainda os anos que passou a cuidar da sua mãe e do orgulho que esta sentia por si e pelo seu trabalho. "Queria sempre saber em que terra eu estava", conta sobre a pessoa de quem tem muitas saudades.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/26/202347 minutes, 41 seconds
Episode Artwork

Zé Amaro: “Eu sei o que é a morte. Estive mesmo a uns dias de morrer. Fiquei irreconhecível”

Daniel Oliveira recebe o músico português Zé Amaro nesta emissão do Alta Definição em podcast. Uma conversa intimista sobre a infância muito pobre do artista, o sonho de ser cantor, a carreira e ainda o transplante a que se submeteu em 2019 e que mudou para sempre a sua vida. "Estou a ter uma segunda oportunidade. Só quem passa por isto dá valor ao banco de orgãos para transplante", afirma. A entrevista foi emitida na SIC a 17 de julho de 2022See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/20/202346 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Marante: "Cheguei a marcar três golos nas Antas pela Seleção Nacional de Júniores"

Filho de um funcionário da CP e de uma costureira, ainda hoje não sabe nadar devido a um trauma pelo qual passou ainda menino, tinha quatro anos. Regressa aos seus dias de infância com o saudosismo dos dias intermináveis em que jogava a barra e com o peão, da amizade "genuína" entre as pessoas e do dinheiro que se fazia esticar para se encontrar comida em cima da mesa. Estudou até à quarta classe e com 11 anos apenas lançou-se à vida. Ganhava, em dinheiro de hoje, 50 cêntimos por mês. Foi litógrafo e um faz tudo. Até jogador de futebol. E bom. Dizia, quem o conhecia, que ficou por se fazer um grande jogador de futebol. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/12/202341 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Fernando Rocha sobre o processo da perda de peso: “As pessoas perguntam-me o que é que tomei. E eu digo-lhes… tomei uma atitude”

Fernando Rocha volta ao Alta Definição “muito menos Rocha”, como comenta em tom de brincadeira. Veio falar com Daniel Oliveira sobre o processo da perda de peso, luta que fez do humorista a capa da Men’s Health em setembro do ano passado. Segundo conta, o seu médico alertou-o para os perigos da alimentação que levava. “Com a alimentação que eu estava a fazer nem sequer ia receber a minha primeira reforma”, revela. Tendo a sua saúde em mente e a “cenourinha” de ser a capa de revista, iniciou o processo onde garante que ganhou mais do que aquilo que alguma vez pensava. Ouça em podcast o programa Alta Definição, emitido na SIC a 5 de agosto, para saber mais sobre a vida e trabalho do apresentador do ‘Domingão’. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/5/202344 minutes, 28 seconds
Episode Artwork

Márcia Breia: “Quando se é velho está-se mais inutilizado mas não se pode mandar gente para o lixo”

Numa autêntica viagem ao seu percurso pessoal e profissional, Márcia Breia refere que “a felicidade não deve escolher idade” e que talvez seja o seu otimismo incontornável a nortear as decisões que foi tomando na vida. Ensinou umas asneiras a Ruy de Carvalho na novela Nazaré, momentos que lhe rasgam um sorriso ao recordar. Mas hoje vive “cheia de medo”. De todos os amigos que fez, começam a partir aqueles mais  próximos da sua idade: “Começo a pensar que um dia destes chega a minha altura, mas não me apetecia”. Fala sobre a velhice e o peso que isso acarreta nos próprios e nos outros. “O fim é uma incógnita dolorosa, mas podia bem não o ser”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/29/202339 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Luís Filipe Reis “Quando saí de Portugal dormi três noites debaixo de uma ponte e passei fome”

Foi a fé que salvou o cantor Luís Filipe Reis. Aos 20 anos saiu da Beira Alta e rumou a França com o sonho da música, mas passou muitas dificuldades: “Se Nosso Senhor me ajudar eu nunca mais vou dormir debaixo de pontes”, recorda o autor de “Telefone (do amor)”. A perseverança levou-o ao sucesso, sempre confiando em Deus, e hoje em dia é um dos cantores mais acarinhados de Portugal. Numa emocionante entrevista de vida, o artista recorda também as saudades da sua mãe, já falecida, e um segredo que ela guardou até à morte. O Alta Definição com Luís Filipe Reis foi exibido na SIC a 22 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/23/202345 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

José Reza sobre o suicidio do pai e do irmão: “As pessoas que cá ficam sofrem bastante. Talvez seja esse o ensinamento”

Grande entrevista de Daniel Oliveira ao músico José Reza. São mais de 30 anos de carreira e uma vida pautada pela tragédia. Tanto o pai, como o irmão, cometeram suicídio. Não há ensinamentos a tirar, talvez o único seja que “as pessoas que cá ficam sofrem bastante”. José Reza teve de seguir como pôde. “Sou completamente impotente para mudar a minha trajetória de vida ou a dos meus familiares, portanto tenho de seguir. Consigo ser feliz, gosto demasiado de viver”. Oiça o podcast See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/15/202341 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Marco Horácio: "Ninguém imagina aquilo por que passei. Chegar a casa e não ter luz, passar a noite às escuras"

Marco Horácio veio ao Alta Definição para contar a Daniel Oliveira a sua história de perda e resiliência. Num exclusivo, revela os últimos duros anos pelos quais passou, onde o dinheiro faltou para tudo. “Tive de abdicar de refeições, (...) chegar a casa e não ter luz”, desabafa. Depois de escrever, atuar e produzir o filme 'Mau Mau Maria', o humorista hipotecou as suas duas casas para garantir que não ficava com dívidas. Apesar dos problemas financeiros que enfrentou, quando, ao mesmo tempo, teve de superar a morte da mãe, volta ao programa com uma mensagem de esperança: “Só conto isto porque o ultrapassei. (...) É possível, quando as pessoas acham que chegam ao fundo, é possível dar a volta”. Ouça em podcast o Alta Definição emitido na SIC a 1 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/1/202338 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Luís Aleluia (1960-2023): “Os meus olhos dizem que precisamos de lentes. Vemos sempre o mundo e os outros pelo nosso ângulo. Precisamos de alargar e ver pela perspetiva dos outros”

Aos 57 anos, Luis Aleluia dava esta entrevista a Daniel Oliveira e lembrava a sua eterna ligação ao 'menino Tonecas'. "Sou um pouquinho naive em determinadas coisas, abro o coração, acredito sempre mais no outro", admitia. Perdeu o pai muito cedo, quando tinha 9 anos, e foi viver para a Casa do Gaiato em Setúbal: "Acabo por ficar orfão aos 9 anos, dói muito ainda hoje". Teve uma infância dura, vítima de violência doméstica por parte do padrasto, "coisas que nenhuma criança deve viver porque vai marcar a vida toda". Nesta entrevista íntima, o ator contou várias partes da vida que nunca tinha revelado publicamente. Nascido a 23 de fevereiro de 1960 em, Setúbal, Luís Aleluia contou com vários trabalhos em televisão e teatro e ficou célebre pela personagem menino Tonecas, da famosa série Lições do Tonecas, exibida na década de 90. Morreu esta sexta-feira, dia 23 de junho, aos 63 anos. Recorde aqui a entrevista ao Alta Definição, gravada e emitida originalmente em 2018.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/24/202339 minutes, 36 seconds
Episode Artwork

Iran Costa: “Uma vez acordei a chorar com as pontas dos dedos do pé em ferida. Eram ratos”

Já passam quase 30 anos de “O Bicho”, sucesso que catapultou Iran Costa para a ribalta. O cantor revela nesta entrevista a Daniel Oliveira que teve uma infância muito difícil, no Brasil. O seu primeiro trabalho foi aos 11 anos e, certa vez, para comprar um curso de inglês por fascículos, chegava a atravessar a cidade toda a pé em vez de apanhar o autocarro. Mas foi só ao terceiro disco que Iran Costa alcançou a merecida ribalta: “Eu me sinto o bicho de estimação dos Portugueses”. O artista recorda também a perda da sua irmã e reflete a sua relação com a sua mãe, a quem ofereceu uma casa com o sucesso da música “O Bicho”: “É tão bom nascer nos braços da mãe, porque não podemos morrer nos braços dela, para irmos mais felizes?”. O Alta Definição foi exibido na SIC a 17 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/17/202345 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Débora Monteiro: "Estamos sempre a dizer que as mulheres se apoiam umas às outras, mas não é assim"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, Débora Monteiro relembra o quão difíceis foram os tempos que vieram depois de ter tido duas filhas gémeas: "Fui mãe na quarentena. Estava numa bolha em que mal dormia, com duas bebés, insegura com o meu corpo e ía fazer uma coisa nova na minha vida, o Domingão, que ainda por cima era em direto". A escolha entre a família e o trabalho foi difícil e deixou sequelas. "São coisas que ainda estou a resolver". A atriz e apresentadora revela que sofreu bastante com o estigma. "Estamos sempre a dizer que as mulheres se apoiam umas às outras, mas não é assim. Então com o corpo... o que mais me irritou foi, em tabalho, as mulheres serem mesmo más". Oiça o Alta Definição em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/202349 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Saúl: “Em criança, o brincar foi sempre numa lógica de trabalho”

Foi o primeiro artista jovem português a atingir a tripla platina com 120 mil cópias vendidas em três meses. Diz-se “saudosista dos sorrisos das pessoas”, numa altura em que subia aos palcos apenas para se divertir e extender a sua alegria e juventude a quem o apludia. Confessa que nos dias que correm já não come bacalhau, ou não tivesse sido o seu maior hit de sempre o conhecido 'O bacalhau quer alho'. Filho de família circense, recorda os dias em que “os leilões de garrafas, nas terras por onde passavam, eram a garantia de comida na mesa no dia a seguir”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/4/202343 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Filipe Matos: “Ser bonito abre portas, mas permanecer é outra coisa. Há muito trabalho por trás que é importante ser feito”

Daniel Oliveira é o anfitrião de mais um conversa intimista no Alta Definição em podcast, esta semana com o ator Filipe Matos. Ganhou destaque na novela Nazaré, mas é em Sangue Oculto que agora brilha. Português com origens polacas, Filipe Matos revela que ser um "puto giro" de "olho azul" lhe abriu portas, até em castings e publicidades, mas que também foi posto de parte por isso. Nesta emissão do Alta Definição de dia 27 de maio, na SIC, o ator de 31 anos conta ainda as diferenças entre a família portuguesa, do pai, e a polaca, da mãe: "Tenho um lado português, um lado mais caloroso. E depois tenho um lado polaco, que é um lado mais objetivo, mais frio". Diferenças culturais que diz serem importantes na sua formação como pessoa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/202337 minutes, 8 seconds
Episode Artwork

Gilmário Vemba: "Tenho memórias de me esconder dos tiros debaixo da mesa"

Numa grande entrevista de vida com Daniel Oliveira, o humorista Gilmário Vemba recorda o que o fazia feliz em Luanda, quando era criança: "Transformava tudo em brinquedos. Havia muita falta de energia, então a nossa televisão era a minha tia a contar histórias". Recorda os conflitos armados no país em 1992, única altura em que faltou comida em casa e em que a violência era tanta que se normalizou e conta a história do assalto à casa da família: "Foram três horas ali, sequestrados. Espancaram a minha mãe". Oiça a entrevista completa em podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/202355 minutes, 13 seconds
Episode Artwork

Carolina Deslandes: "Houve um ano da minha vida em que esgotei quatro coliseus. Se meteres o meu nome no Google esse ano, tudo o que se fala é que estou gorda"

Carolina Deslandes, se pudesse voltar a falar com quem era há cinco anos, diria a si mesma para ter menos certezas. É assim que regressa ao Alta Definição para fazer uma retrospetiva às palavras que hoje não diria. Recorda com tristeza como a música mais conhecida da sua carreira se tornou uma piada. “Então o amor não era para a vida toda?”, questionaram-na depois do divórcio. Foi nessa separação e noutros momentos atribulados que encontrou a inspiração para o novo álbum “Caos”. “Tem a raiva, tem a mágoa, tem o luto. A tristeza não precisa de ser eloquente”, avalia assim o seu novo trabalho. A experiência enquanto artista, mulher, mãe e figura pública ensinaram-na a aceitar a turbulência que a vida traz e que "o amor é mais amor quando é difícil". A construção de uma boa relação com o seu corpo e o desafio de ser mãe de um filho com autismo foram outros dos temas que decidiu trazer para a conversa com Daniel Oliveira. Ouça o programa Alta Definição em podcast, emitido na SIC a 13 de maio.   See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/20231 hour, 2 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Especial Dia da Mãe

Uma coleção de vários momentos do Alta Definição onde os convidados falam sobre as suas mães e onde as mães falam sobre a sua experiência da maternidade. Amor, ternura, luta, saudade e esperança. Este Alta Definição especial foi exibido na SIC a 6 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/6/202337 minutes
Episode Artwork

Jorge Guerreiro: "Sou de uma família humilde e o mais novo de 7 irmãos. Partilhava o quarto com quatro, não tínhamos mais do que a conta, mas éramos felizes"

Numa entrevista intimista, o cantor Jorge Guerreiro lembra a infância, as origens humildes mas felizes, uma casa cheia de irmãos, primos e tios. Recorda ainda os tempos em que trabalhou num call center e as longas chamadas que fazia: "cheguei a cantar o fado para uma senhora ao telefone", diz. "Muitas vezes os meus superiores ficavam danados comigo, porque eu passava muito tempo ao telefone com cada chamada, mas eu não conseguia ser de outra forma." Hoje, com uma carreira na música, fala de como teve de ser o primeiro a lutar pelos seus sonhos e conta também as mágoas mais fortes que leva da sua vida pessoal - a morte do pai, vítima de doença oncológica, e a de um irmão, ainda bastante novo. Oiça aqui a entrevista a Daniel Oliveira, no Alta Definição desta semana.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/30/202344 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

João Manzarra: "O meu pai preparou-me para a morte dele. Foi difícil, foi duro, mas tivemos momentos incríveis, de muitas surpresas"

O apresentador do programa da SIC 'Vale Tudo' recorda a infância e a adolescência, lembrando os episódios mais difíceis, nomeadamente o bullying de que foi alvo, nos escueiros, quando levou 'uma chapada' por não saber dar o nó dos atacadores; ou os sucessivos assaltos de que foi vítima na adolescência, assim como o facto de não ter sucesso entre as raparigas por ter excesso de peso. "São episódios que ficaram muito marcados", assume João Manzarra, que, ao olhar para trás, vê nos pais e no irmão um núcleo familiar que lhe deu força e proporcionou os momentos mais felizes que viveu. O apresentador fala ainda do ano em que viveu quase em exclusivo para acompanhar o pai nos tratamentos oncológicos. "Foi muito difícil, mas tivemos momentos de pura alegria, de pura contemplação, de pura fragilidade dele e força que eu ia buscar não sei onde".See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/23/202349 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Daniela Ruah sobre estar longe da família: “Eu sei separar as coisas. Sou um cavalo de corrida”

Daniela Ruah ganhou grande projeção como atriz quando se estreou na série Investigação Criminal: Los Angels. Pouco mais de um ano depois, estava a ser entrevistada por Daniela Oliveira no Alta Definição. Era uma jovem de vinte seis anos, com o desejo de ser mãe e grandes ambições. Treze anos depois, regressa ao programa numa nova fase da vida: teve dois filhos, despede-se da personagem Kensi Byle e estreia-se como apresentadora no novo programa da SIC “Os Traidores”. Continua com vontade de mais e garante que não vai ficar parada. “Eu sou um cavalo de corrida”, avisa. Desta vez, no Alta Definição, fala sobre os desafios de estar longe da família e da maternidade. Confessa que teve o início de uma depressão e revela como a ultrapassou. Ouça a conversa em formato podcast. Este episódio foi emitido na SIC a 15 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/16/202355 minutes, 56 seconds
Episode Artwork

José Milhazes sobre os tempos passados na Rússia: "Podem chamar-lhe cegueira ideológica. Não fico chateado"

José Milhazes vem da aldeia piscatória de Caxinas, na Póvoa de Varzim, e cresceu a ouvir que "filho de burro não pode ser cavalo". Da infância, onde acabar no mar, como o pai e o irmão, parecia uma fatalidade, conseguiu trazer o que de melhor encontrou. Estudou para ser padre, mas desistiu do seminário e alistou-se no Partido Comunista Português. Ainda jovem, foi para a União Soviética à procura da sociedade ideal, mas não a encontrou. Sobre esses tempos, diz que não fica chateado se lhes chamarem cegueira ideológica. "Não tenho problema em reconhecer que estou errado. Fico surpreendido com aquelas pessoas que já têm ideias acabadas para toda a vida". José Milhazes, numa grande entrevista de vida com Daniel OliveiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/9/202346 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Fátima Campos Ferreira: “É importante dar um abraço a alguém que perde um familiar”

A jornalista Fátima Campos Ferreira foi a convidada de Daniel Oliveira no Alta Definição desta semana em podcast. A lançar o livro "O Infinito Está nos Olhos do Outro", Fátima Campos Ferreira admite que o grande objetivo de o escrever era o "luto". Numa conversa franca e com a família no centro, a jornalista e apresentadora falou da dor provocada pela morte dos pais, que perdeu com quinze dias de diferença um do outro. "A minha mãe morreu com Parkinson, e isso foi uma coisa muito difícil de assistir. É qualquer coisa de muito assustador. E eu tive, talvez por isso, muita dificuldade em fazer o luto. Ela já morreu em 2017, e está muito viva dentro de mim. E sempre que eu tenho de fazer este exercício de pensar, ou de escrever, ou até rever agora o livro, isto é uma ferida que eu tenho. Eu sofro com isto", lamenta. O Alta Definição foi emitido a 01 de abril na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/2/202348 minutes, 37 seconds
Episode Artwork

Marisa Liz: “Andamos a fugir daquilo que somos, queremos ser especiais mas somos todos iguais aos outros”

A cantora de 40 anos, que foi vocalista da banda Amor Electro, lança agora um disco a solo e, dez anos depois, regressa ao Alta Definição com a certeza que, na essência, não mudou. Começou a carreira nos Onda Choc aos 11 anos e desde ai nunca teve um “emprego normal”, nem, admite, conseguiria. “Se eu puder deixar alguma coisa que seja a música que eu faço e que ela dê alguma coisa de bom a alguém.” Tem dois filhos e tenta sempre nunca se esquecer do que é ser criança e mantém a esperança que é possível termos um mundo melhor com mais pureza, magia e entendimento entre todos: “Sem essa esperança é muito difícil acreditar em mim”, mas admite, contudo que “Se calhar eu criei esta fantasia para saber lidar com a dor”. O Alta Definição foi exibido na SIC a 25 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/26/202348 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Melânia Gomes: "Fui abusada por uma pessoa da minha família. Pedi ajuda e ninguém me deu"

Melânia Gomes foi sexualmente abusada por um familiar em criança. Quando aconteceu, ninguém foi capaz de a ajudar na esperança de que esquecesse. Não esqueceu. E hoje dá uma grande importância às recentes denúncias sobre abusos sexuais na Igreja. Nesta entrevista, conduzida por Daniel Oliveira, a atriz de 38 anos vem dar voz ao seu próprio silêncio. Recorda a experiência traumática e sublinha a importância de uma educação sexual para a prevenção destes casos. Todos os dias tenta ensiná-la junto da filha. Ouça a história no Alta Definição em podcast. Este programa foi emitido na SIC, a 18 de março. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/19/202349 minutes, 1 second
Episode Artwork

José Wallenstein: "Fiz o máximo naqueles 5 meses da vida do Simão, mas não consegui lutar contra a natureza"

Numa grande entrevista a Daniel Oliveira, o ator e encenador José Wallenstein fala abertamente sobre um dos momentos mais duros da sua vida: a morte do primeiro filho, Simão. Aos cinco meses, o bebé que havia nascido com trissomia 21 sucumbiu a uma deficiência cardíaca. “Durante esses 5 meses, fiz o máximo, dei-lhe a minha vida, mas infelizmente não consegui lutar contra a natureza e a fatalidade da morte”, diz o ator. Oiça o Alta Definição em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/202342 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Cristovão Campos: “Viver é estar disponível para levar porrada, para sofrer”

O ator de 38 anos é o convidado deste episódio do Alta Definição. Cristovão Campos gosta de agricultura e de comida portuguesa; na adolescência teve o sonho de seguir uma carreira na Medicina ou na Biologia, mas um casting levou-o para a representação. 'Chico', de Uma Aventura, foi a sua entrada como ator na televisão. "O trabalho de ator é um trabalho de atritos", diz, explicando que se discute muito, porque são muitos, como numa empresa. Cristóvão tem uma filha bebé, com a qual diz que aprende muito todos os dias: "cresço com ela". Oiça aqui a conversa com Daniel Oliveira, episódio emitido dia 4 de março na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/4/202344 minutes, 47 seconds
Episode Artwork

Ricardo Araújo Pereira: “Os meus olhos dizem que já não vou para novo”

Depois de produzir três mil minutos de comédia, Ricardo Araújo Pereira celebra três anos à frente de Isto é Gozar com Quem Trabalha com uma entrevista a Daniel Oliveira, no Alta Definição em podcast. Uma conversa sobre a "experiência radical" e "aterrorizadora" da paternidade, e sobre o efeito de ter uma das filhas a viver e estudar fora de Portugal. "É uma coisa permanente. Passas à porta do quarto dela, está vazio. Abismo. Vês uma fotografia na sala, abismo. Experimenta isso em vez de paraquedismo. Porque eu faço isto de ser pai sem o instrutor às minhas cavalitas. Sou eu sozinho e também me dá imensas vezes vontade de vomitar", confessa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/20231 hour, 14 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Melão: “Passei por fases em que tive de pedir dinheiro emprestado para pagar a renda de casa”

Num percurso recheado de sucessos a nível musical, Melão confessa que na vida teve um pouco de tudo. Depois de sair da ribalta com os Excesso, decidiu dar continuidade a uma carreira a solo. Diz que seguiu “com todas as dificuldades, possíveis e imaginárias”. Desde não ter “rigorosamente nada” a ter de “pedir um carro emprestado para ir a um programa de televisão”, o qual acabou por avariar e a ter de o empurrar “à frente de toda a gente”. Defende que “tudo faz parte do processo”. Este programa foi emitido na SIC, a 18 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/19/202345 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Judite Sousa: “Consigo estar viva porque algo me diz que ainda não chegou o momento”

"Já estive muito perto da morte", revela Judite Sousa a Daniel Oliveira neste Alta Definição em podcast. Em 2014, a jornalista e pivô perdeu o seu único filho, André de Sousa Bessa, num trágico incidente durante uma festa. É sobre ele o início do seu mais recente livro, "Pedaços de Vida", e marca esta entrevista no Alta Definição emitido a 11 de fevereiro na SIC. "Eu sofro mais hoje do que sofri há oito anos. Não é uma dor atenuável. Eu estou cada vez pior. Porque é que eu fiquei amputada e os outros também não ficam amputados? É como se eu deseje que os outros passem pelo mesmo sofrimento que eu estou a vivenciar", admite durante a conversa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/12/20231 hour, 12 seconds
Episode Artwork

Francisco Froes sobre ser ator: "É uma profissão em que há pouco espaço para toda a gente que a quer fazer"

Diz que vai "dar tudo por isso", mas Francisco Froes confessa que não é fácil e que encontrou muitos obstáculos principalmente nos Estados Unidos: "É muito difícil furar. Eu não consigo fazer castings sem ter agente, mas não consigo ter agente sem fazer castings. Posso ficar aqui o resto da minha vida", pensou. Conheça a história do ator nesta entrevista intimista com Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/4/202338 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Bárbara Branco: “Somos muito escravos da imagem. Estamos constantemente a ser julgados”

Bárbara Branco é a convidada desta semana de Daniel Oliveira, no Alta Definição em podcast. A protagonista da nova novela da SIC, Flor Sem Tempo, desvenda um pouco da relação com José Condessa, namorado e colega de profissão. "Eu e o Zé andámos juntos na escola, e completamo-nos muito. Também nos completamos a trabalhar. Ele traz-me aquilo que eu não tenho naturalmente, a parte de 'curtir a vida'. Ele traz-me a sensação de que a vida são dois dias e de que temos é de aproveitar. Completamo-nos muito bem", revela. No Alta Definição emitido na SIC a 28 de janeiro, Bárbara Branco fala sobre os desafios da nova adaptação de "O Crime do Padre Amaro", e de como a terapia a ajuda a "despir o personagem" e "dos sentimentos que não são" seus.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/29/202343 minutes, 38 seconds
Episode Artwork

Marco Paulo: “Deram-me dois meses de vida, olhava-me ao espelho e não era eu”

Por alturas da estreia da mais recente produção para a OPTO/SIC, da série ‘Marco Paulo’, o cantor abriu as portas de sua casa ao Alta Definição e passou em revista um percurso que nem sempre foi fácil. Desde os episódios de fãs a “quererem ficar com a água do banho”, os concertos intermináveis em que o público “pedia músicas repetidas uma dezena de vezes”, à doença que quase lhe tirava a vida, o artista é peremptório: “Voltava a fazer tudo outra vez.”  See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/22/202343 minutes, 5 seconds
Episode Artwork

Sofia Ribeiro: “Tive uma depressão muito grave. A psicanálise salvou-me a vida”

No Alta Definição desta semana em podcast, Daniel Oliveira recebe Sofia Ribeiro, nova cara da ficção da SIC. A atriz fala sobre a sua experiência como sobrevivente de um cancro da mama diagnosticado em 2015, e a opção de partilhar publicamente o processo de tratamento: "Não era só uma ajuda para mim, mas era uma ajuda para outras pessoas que estavam a passar pelo mesmo". No Alta Definição emitido a 14 de janeiro na SIC, Sofia Ribeiro fala ainda sobre a depressão sofrida após o divórcio, que considera ter sido "um momento sério de rutura na minha vida em que, inclusive, eu cheguei a temer pela minha sanidade mental".See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/16/202348 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

César Mourão: “Se o Herman não existisse, eu se calhar não fazia isto”

No primeiro Alta Definição em podcast de 2023, Daniel Oliveira recebe o comediante e apresentador César Mourão. Numa conversa franca e aberta, o vencedor do Globo de Ouro para melhor humorista volta a sublinhar a enorme admiração sentida desde criança por Herman José, com quem se estreou na televisão com 'Hora H'. "Subi na montanha e cruzei-me com o Herman", conta sobre o encontro com o ícone da comédia em Portugal. Durante esta emissão do Alta Definição de 07 de janeiro, o apresentador de 'Terra Nova' admite que já teve "demasiado ego" e que errou "no trato com o outro. Hoje em dia orgulho-me como trato quem está à minha volta".See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/9/202341 minutes, 32 seconds
Episode Artwork

Micaela: “O que me custa não é o rótulo [pimba], é o preconceito das pessoas”

Micaela foi a convidada de Daniel Oliveira nesta entrevista de 2020, uma emissão do Alta Definição recordada esta semana na antena da SIC e em podcast. A cantora conta como esteve emigrada em Londres durante dois anos, período em que trabalhou nas limpezas e no supermercado. "Temos de batalhar muito para termos as nossas coisas", conta Micaela sobre a fase da vida em que esteve afastada da música e da sua carreira para conseguir refazer a sua vida com "filhos que dependiam" de si. A autora de "Chupa no Dedo" fala sobre o que é o "pimba" na música em Portugal nesta emissão do Alta Definição, de Daniel Oliveira, de 2020.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/5/202245 minutes, 20 seconds
Episode Artwork

Anabela Moreira: "Aos 46 já não me vejo como uma mulher sensual"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, Anabela Moreira diz que, aos 46 anos, já não é essa mulher. "Muita gente diz-me que sou sensual, mas eu não me vejo assim. Vejo-me como uma mulher descontraída". E completa: "Eu às vezes gostava que o meu corpo não fosse uma barreira na comunicação com os outros". Oiça a entrevista em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/27/202248 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Sérgio Praia: “Nos tempos livres da escola comecei a trabalhar nas obras”

Daniel Oliveira recebe no Alta Definição o ator Sérgio Praia. O ator da novela Sangue Oculto, da SIC, fala sobre a fome que passou na adolescência, depois de fugir de casa para estudar teatro no Porto. "Quando fui para o Porto estudar teatro, não tinha onde dormir e não disse a ninguém. Devia ter uns 16 anos e nos tempos livres da escola comecei a trabalhar nas obras, a acartar massa", confessa. Para conseguir comer sem ter de roubar, o ator pedia na escola "à senhora da cantina uns restos" e usava roupa emprestada e que "roubava" nos perdidos e achados da instituição. Sempre tendo a representação como o seu objetivo, Sérgio Praia admite que foi isso que o motivou a não sucumbir perante o mundo das drogas e do álcool, desviando-se do seu caminho. O Alta Definição foi emitido na SIC a 20 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/202246 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Ana Moura e a maternidade: “Tornei-me uma leoa invencível”

No Alta Definição desta semana em podcast, Daniel Oliveira recebe a fadista Ana Moura para mais uma conversa intimista. "Passei por fases mais complicadas que nunca pensei conseguir ultrapassar mas senti uma força imensa. Estava forte. Sinto-me capaz de fazer tudo e faço-o com a Emília sempre comigo, a minha melhor amiga, como costumo dizer", conta Ana Moura sobre a filha e sobre a experiência de ser mãe. Uma das piores fases, revela, foi ter de lidar com a morte prematura do irmão depois de um acidente de viação. "Um choque. Foi a minha sobrinha que me ligou e depois fui eu que dei a notícia aos meus pais. Eu não sabia o que dizer. Eu nem sei como é que eu disse porque eu cheguei à porta dos meus pais em pânico". A vida e a morte, pela voz e testemunho de Ana Moura, nesta emissão do Alta Definição emitido a 12 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/202238 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Dino D'Santiago: “As baratas cresciam no meio das nossas roupas. Começas a sentir que não é justo crescer nessas condições”

Dino D'Santiago, músico algarvio de ascendência cabo-verdiana, é o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão do Alta Definição em podcast. "As nossas roupas tinham as marcas do xixi ou das fezes dos ratos. As baratas cresciam no meio das nossas roupas, havia várias osgas. E aí tu começas a sentir que não é justo um ser humano crescer nessas condições e questionas: isto é Portugal?". É assim que Dino D'Santiago conta a Daniel Oliveira como foi nascer e crescer no Bairro dos Pescadores, em Quarteira. Neste Alta Definição emitido a 05 de novembro na SIC, o músico conta como a paternidade mudou a sua vida e o levou a fazer terapia, e como Madonna "desconstruiu logo tudo" quando o quis conhecer. Dino fala sobre o racismo em Portugal e advoga que "quando falares do tempo da escravatura lembra-te que aquelas pessoas são seres escravizados, não existe nenhum ser humano a nascer na condição de escravo. Ela é escravizada por outra pessoa. Termos a coragem de mexer nos livros de história e contextualizar a história do lugar onde estás a viver".See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/202246 minutes, 31 seconds
Episode Artwork

Lia Gama: "Não tenho memórias gratificantes até à adolescência. Lembro-me pouco ou não me quero lembrar"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, a atriz Lia Gama, de seu verdadeiro nome Maria Isilda da Gama Gil, diz que mudou de nome para apagar a "outra que ficou lá atrás", quando saiu de casa do pai. "Usava soquetes, meias até ao joelho, e cabelo cortado à garçom. Mudei tudo, tirei as meias, comprei um cinto de ligas, fiz uma ondulação no cabelo e mudei de nome". Apesar da infância muito difícil, agradece o que tem e preza o seu percurso, sem esquecer as origens: "É estranho uma miúda sair duma aldeia beirã e hoje estar aqui sentada. É um milagre". O programa foi emitido na SIC a 29 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/30/202244 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Maria João Pinho: “Nós somos imensos, mas somos todos iguais. Passamos todos pelo mesmo”

Entre a gestão pessoal, onde vive a pessoa Maria João Pinho, com uma profissão que respeita, os horários, o brio no que faz, o trabalho por um ordenado que respeita acima de tudo, e a descoberta intrínseca - sem medo- de um mundo de possibilidades no qual se deixa levar: eis onde se revela a mulher e a atriz. “Ser justa com aquilo que digo e faço é aquilo que me é mais difícil”, revela. A conversa, conduzida por Daniel Oliveira, foi exibida a 22 de outubro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/202244 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Heitor Lourenço: “Ninguém pode ser feliz sozinho, eu preciso dos outros para ser feliz”

O ator Heitor Lourenço foi o convidado de Daniel Oliveira neste Alta Definição em podcast. Uma conversa intimista e reveladora de uma pessoa à procura da felicidadeSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/202246 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Marina Mota: "Perdi 90% da minha ingenuidade"

Aos 60 anos, Marina Mota sabe que nesta fase da vida ela é a sua própria prioridade. O que continua igual? "A minha verticalidade, o excesso de frontalidade (risos), a parvoíce, a família como pilar, os amigos. A ingenuidade acho que já perdi 90%". A idade traz a certeza absoluta do que não queremos, afirma a conhecida atriz do público português. Uma longa entrevista da atriz a Daniel Oliveira no Alta Definição no momento em que a SIC celebra o seu 30º aniversário.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/8/202243 minutes, 9 seconds
Episode Artwork

Deborah Secco: “Eu entendo hoje a minha sexualidade, a minha líbido, como energia vital”

A atriz brasileira confessa a Daniel Oliveira que nunca teve constragimentos com o seu corpo: “sempre achei a nudez uma coisa natural”. Deborah Secco tem 35 anos de carreira e revela que muito da vida aprendeu na arte. O primeiro beijo que deu foi em cena, aos 12 anos. Sem preconceitos, a atriz revela, nesta conversa intimista, que ainda acredita que pode ser tudo o que quiser ser. “Eu sou feita de muitos momentos.” O alta definição foi exibido na SIC a 1 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/202247 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Luís Alberto tem uma doença degenerativa: "Não sei qual é, nem quero saber."

Em entrevista a Daniel Oliveira, Luís Alberto, de 88 anos, face a uma doença degenerativa, diz não ter a mesma energia que tinha e lamenta não poder continuar a fazer as mesmas coisas que fazia: "Eu sei que não estou fisicamente bem, o diagnóstico é uma doença degenerativa que eu não sei qual é, nem quero saber". Havia uma solução, uma cirurgia, mas o ator não quis: "Nem quero saber. Estou à espera". Nesta entrevista de vida repleta de balanços, arrependimentos e conquistas, Luís Alberto fala ainda abertamente sobre a morte da mãe. O programa foi emitido na SIC a 24 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/202235 minutes
Episode Artwork

Fernando Rocha: “Eu não me deitei magro e acordei gordo. Vamos aceitando”

O comediante de 47 anos, “mas com aspecto de 20”, nas palavras do próprio, é o convidado de Daniel Oliveira em mais um Alta Definição em podcast. Fernando Rocha, quem mais, traça, em retroespetica, os hábitos alimentares e a pessoa inerte em que se transformou ao longo do tempo. Tudo mudou com um desafio de mudança de hábitos por parte da revista Men's Health. Sem medo de perder a piada, agora que virou “uma pessoa fit”, vai respondendo a quem lhe pergunta o que tomou para emagrecer que apenas tomou “uma atitude”. O Alta Definição foi exibido na SIC a 11 de Setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/12/202245 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Nuno Pereira: “Nunca disse a ninguém que tenho saudades da minha mãe”

“Não vou conseguir ultrapassar isto a minha vida toda”, confessa o jornalista da SIC sobre a morte da mãe. “Acabei por ter que aceitar isto sendo o brincalhão, o palhaço, mas eu não aceito.” Emocionado, Nuno Pereira, que assina com Joana Latino o Olha a Festa, recorda os últimos anos a cuidar da sua mãe e o orgulho que ela tinha no seu trabalho: “Queria sempre saber em que terra eu estava.” O jornalista recorda também o tempo em que esteve como enviado especial à Ucrânia e conta episódios que nunca contou na televisão: “Isto é tão viciante, o facto de conseguires levar ao mundo a realidade pura e dura”, exalta. O Alta Definição foi exibido na SIC a 3 de Setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/202247 minutes, 34 seconds
Episode Artwork

Quim Barreiros: “Tenho saudades de ser novo e da virilidade que tinha nessa altura”

8 mil espetáculos depois, Quim Barreiros não dá tréguas: gosta da estrada e dos amigos que tem espalhados pelo país: “isto dá-me vida”, suspira. “O músico tem que gostar da estrada e da música e tem que ter família que o entenda senão não dá.” Numa conversa hilariante, o músico de 75 anos fala da sua vida e aproveita para contar muitas histórias da sua longa carreira. “Eu sei o que é que a nossa gente gosta, eu faço cantigas e letras para o povo gostar, não faço para mim.” A entrevista com Daniel Oliveira foi exibida na SIC a 30 de Julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/202242 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Olivier: “Tudo o que ele [Cristiano Ronaldo] come, até em casa, somos nós que tratamos”

Olivier da Costa, chef e dono de 32 restaurantes, sem que nenhum tenha entrado em falência, é o convidado desta semana de Daniel Oliveira no Alta Definição. O chef fala sobre o que o motiva no meio da cozinha em Portugal, a maneira como gere os seus espaços e os trabalhadores, respeitando a sua individualidade, e como vai retirando influências de outros restaurantes até quando viaja em férias. Olivier revela ainda a relação com o capitão da seleção portuguesa de futebol, e conta como faz para que Cristiano Ronaldo seja "bem tratado, com uma atenção redobrada". E admite que "o cliente tem sempre razão. Quando não tem, sou eu que vou falar com ele". O Alta Definição foi exibido na SIC a 23 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/202235 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Zé Amaro: "Eu sei o que é a morte. Estive mesmo a uns dias de morrer. Fiquei irreconhecível"

"Menino pobre nasci, eu chorei, eu sofri, lutei muito e cresci", letra de uma música de Zé Amaro que resume as grandes dificuldades financeiras que passou para vingar o sonho de ser cantor. "Sou o sétimo de dez irmãos e nunca comi um iogurte. Não havia", diz. Nesta entrevista intimista, o cantor fala sobre a infância, a família, a carreira e os graves problemas de saúde que sofreu em 2019. O Alta Definição com Daniel Oliveira foi emitido a 16 de julho na SIC. Saiba mais em sic.pt See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/202246 minutes, 57 seconds
Episode Artwork

Marante: "Tenho saudades da família que não tenho, mas não me arrependo de nada"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, Marante, cantor e ex-futebolista do Salgueiros, fala sobre a infância no norte do país, da sua experiência no Ultramar, onde viu "muitas coisas de que nunca falou" e, por fim, da sua longa carreira musical. O programa foi emitido na SIC a 9 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/202241 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Tatanka: “Nunca tive problemas de dependência com nada, mas às vezes perdes uma bocadinho a noção. Fazes coisas que não farias”

Daniel Oliveira recebe o músico Tatanka nesta emissão do Alta Definição. O vocalista dos Black Mamba e jurado do Ídolos, que terá a sua final já neste domingo, dia 3, fala sobre receber a notícia da morte da mãe quando ainda tinha 15 anos, nunca o tendo ouvido cantar. "Foi o meu pai que me disse. É um duro golpe. Voltei para a escola, recuperei e passei de ano, mas acho que os professores tiverem pena de mim, não sei se tinha notas para passar", lamenta. Sobre o nascimento da primeira filha, o seu "farol", admite que mudou tudo na sua vida "boémia" e "intensa", "sempre com ansiedade de sair". "Foi um choque enorme para mim, porque eu todos os dias saía à noite. Fazia o que bem me apetecia" antes de ser pai. "Se não é um filho que te faz repensar as coisas, acho que já não vai lá", conta-nos neste Alta Definição exibido a 02 de julho na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/202243 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Fernando Pires: “Se o meu pai fosse vivo hoje seria orgulhoso da pessoa que sou”

Fernando Pires começou a representar muito cedo quando o pai, que era sonoplasta no Teatro Estúdio Mário Viegas sugeriu que entrasse na peça de Samuel Becket “À Espera de Godot”. Quando tinha 17 anos o pai faleceu de cancro e o ator confessa que esteve uns tempos sem representar. Apesar desse marco da sua vida, o ator encara a vida com tranquilidade: não tem redes sociais e admite que não gosta muito de ser reconhecido na rua. O Alta Definição foi exibido na SIC a 25 de Junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/26/202243 minutes, 6 seconds
Episode Artwork

Matilde Reymão: “Tirava os meus irmãos de casa para evitar que assistissem às discussões dos meus pais”

A importância de sentir a tristeza e de a perceber, como caminho para todas as respostas, o viver no presente e a consciência de que o futuro é algo que pode ficar para depois, são alguns dos traços que marcam a entrevista com a jovem atriz. Crescida à pressa, a menina que sonhou um dia ser encantadora de golfinhos, diz ter vindo ao mundo para cuidar, proteger, tranquilizar as pessoas. Dos avós herdou o amor incondicional e a ideia de que na ausência também se aprende a sentir o suporte. O programa foi conduzido por Daniel Oliveira e emitido na SIC a 18 de junho de 2022.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/20/202244 minutes
Episode Artwork

Rui Melo: “Percebi que nunca ia ser feliz fechado num escritório”

Rui Melo admite que ser ator, músico e encenador é bom para “quebrar a monotonia”, mas que nem sempre foi assim. Estudou direito e correu mal: “Sou de um meio pequeno e havia muita pressão para tirar um curso e ter uma profissão digna”, mas "percebi que nunca ia ser feliz fechado num escritório.“ O programa foi conduzido por Daniel Oliveira e emitido na SIC a 11 de junho de 2022.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/202241 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Filipa Nascimento: “Na faculdade não tinha dinheiro para comprar pão”

A atriz da novela “Amor Amor” recorda os tempos da infância após o divórcio dos pais em que não havia dinheiro e muitas vezes a mãe passava fome para alimentar os dois filhos. Apesar de tudo, Filipa não se arrepende pois foi um ensinamento para a vida. Nesta emocionante entrevista conduzida por Daniel Oliveira, a atriz revela-se uma pessoa otimista e trabalhadora. O Alta Definição foi exibido na SIC a 4 de Junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/202242 minutes, 52 seconds
Episode Artwork

José Milhazes: “Combinei com o Putin que escrevia o livro e depois ele começava a guerra”

"No dia 24 de fevereiro, o senhor Putin virou-nos a vida toda de pernas para o ar", lamenta José Milhazes nesta emissão do Alta Definição, com Daniel Oliveira. O jornalista e comentador que tem acompanhado o desenrolar diário da guerra entre Rússia e Ucrânia nos últimos três meses revela algumas das acusações "mesquinhas" que lhe são feitas. "As pessoas acusaram-me de estar a ganhar com a guerra", ao ter publicado o seu último livro sobre a Rússia depois da invasão, apesar de ter sido escrito no início da pandemia e editado quase duas semanas antes da ordem de Vladimir Putin, confessa. No Alta Definição, emitido na SIC a 28 de maio, José Milhazes relembra que "até era daqueles que achava que Putin não era idiota ao ponto de invadir a Ucrânia".See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/202246 minutes, 46 seconds
Episode Artwork

Martim Sousa Tavares: “Se tentar defender o meu pai cada vez que alguém detesta o que ele disse, eu não faço mais nada”

Martim Sousa Tavares é o convidado desta emissão do Alta Definição com Daniel Oliveira. O maestro e jurado do programa ídolos explica que durante a sua infância e adolescência sentiu o peso de ser "rotulado" como filho e neto de figuras conhecidas, com as pessoas a prestar mais atenção aos seus apelidos do que ao seu nome próprio. "Foi só ao sair de Portugal que finalmente senti o alívio de passar a ser só quem eu sou. E não trazer uma mochila às costas, que é a mochila dos pais e dos avós, e das figuras públicas", conta, só assumindo no regresso o seu nome como Martim Sousa Tavares. O maestro recorda ainda o episódio em que, no 7º ano, uma professora de Ciências o chumbou porque "deveria ter uma opinião contrária ao meu pai que decidiu vingar-se no meu pai, no filho." O Alta Definição foi exibido na SIC a 21 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/202247 minutes, 15 seconds
Episode Artwork

Alexandra Lencastre: "Já fiz alguns papeis sem maquilhagem e as pessoas não gostaram"

Numa entrevista intimista com Daniel Oliveira, Alexandra Lencastre confessa que ao longo da sua carreira se viu "transformada numa mulher que não era, em capas de revista, com uma maquilhagem fantástica, com photoshop, com uma luz maravilhosa". Por outro lado, quando fez papeis sem maquilhagem, "os estudos de mercado revelaram que as pessoas não gostaram". O programa foi emitido na SIC no dia 14 de maioSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/202239 minutes, 4 seconds
Episode Artwork

Miguel Raposo: “Vivemos numa sociedade que nos diz que chorar é para os fracos, mas é uma coisa maravilhosa”

Um ano depois da morte de Maria João Abreu, o filho e ator Miguel Raposo recorda a relação que tinha com a mãe e como a ajudou a ultrapassar alguns dos momentos mais difíceis da vida. Fala também do processo de luto, do choro, da terapia, e ainda da ligação intensa com o irmão e o pai, José Raposo. A entrevista a Daniel Oliveira no Alta Definição foi transmitida a 7 de maio na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/202245 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Jorge Mourato: "Às vezes culpo-me por não ter usufruido tanto dos meus pais"

Numa entrevista sincera, com Daniel Oliveira, o ator Jorge Mourato fala do momento delicado em que perdeu os pais e explica que, ao contrário da irmã, que acabou os estudos e voltou para a Marinha Grande, ele nunca regressou a casa. E completa "às vezes sinto-me culpado por, ao contrário dela, não ter usufruido tanto dos meus pais". O programa foi emitido a 23 de abril na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/202243 minutes, 26 seconds
Episode Artwork

Obrigado, Eunice

"Parto do princípio que vou estar em paz". Dias depois do falecimento de Eunice Muñoz, aos 93 anos, recorde este Alta Definição gravado em 2011 com a atriz. Numa conversa franca com Daniel Oliveira, aquela que muitos consideram a "dama maior" do teatro português contou como a ideia de ser atriz se foi sedimentando enquanto criança, apesar de a carreira médica ter sido uma hipótese. "Fico com muitas saudades disto tudo que estou a viver. Por antecipação. Estou a pensar no que vou sentir. Viver, de qualquer modo, é sempre muito bom.” Com 80 anos de carreira, Eunice Muñoz faleceu no dia 15 de abril, em Lisboa. Relembre a vida e o último desejo da atriz neste Alta Definição exibido na SIC em 2011.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/202223 minutes, 12 seconds
Episode Artwork

Sara Matos: “Viver o presente e ser grata à vida ajuda-me imenso”

Sara Matos, atriz e apresentadora, reflete sobre a maternidade e os desafios de ser mãe: “Ter sido mãe tornou-me uma mulher mais completa.” Apesar dos desafios, Sara encontra gratidão em todos os momentos e desafios da sua vida pessoal e profissional. A apresentadora do Ídolos confessa que a relação que conquistou com os pais e os irmãos é o seu maior orgulho. O Alta Definição com Sara Matos foi exibido na SIC a 9 de Abril e conduzido por Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/202240 minutes, 1 second
Episode Artwork

Maria Emília Correia sobre a morte do filho em bebé: “Não o podia agarrar, porque ele estava em condições trágicas. Foi uma incúria médica”

No Alta Definição desta semana, Daniel Oliveira conversa com Marília Emília Correia, que interpreta a personagem de Amélia, em "Por Ti". A atriz revela que perdeu um filho quando este ainda era bebé, depois de 16 horas na sala de parto e meses de internamento. "Foi uma incúria médica. Tinha uma criança que ficou cega, surda e muda", lamentando que nunca o chegou a ter nos braços. Uma emissão do Alta Definição sobre perseverança face à adversidade exibida na SIC a 02 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/202241 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Bruno Cabrerizo sobre a morte da Avó: “Hoje eu estou com os meus filhos e consigo entender o que a minha avó sentia por mim”

O ator brasileiro, que interpreta a personagem Padre Orlando na novela “Por Ti”, confessa que estar longe da família é muito difícil: “O nascimento dos meus filhos transformou-me muito. Na hora de dormir bate a saudade”. Saudade também pela sua avó, de quem era muito próximo, falecida há mais de um ano: “As músicas que ela cantava para mim eu hoje canto para os meus filhos”. O ator recorda também os tempos de futebolista e os amores e desamores da sua juventude, confessando que recebe muitos “nudes“ nas redes sociais. O Alta Definição foi exibido dia 26 de março e conduzido por Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/202240 minutes
Episode Artwork

Diogo Martins: "As redes sociais são uma ilusão. Importante é viver a vida e, sim, neste momento vivo uma 'aura' muito feliz"

O 'puto maravilha', que cresceu a fazer papéis na televisão, tem agora 30 anos e, nesta entrevista intimista a Daniel Oliveira, fala sobre a sua carreira na representação, a timidez que foi perdendo, o apoio da família nuclear, a morte da mãe, o grande gosto pela culinária e a relação amorosa com a cantora portuguesa Aurea. O Alta Definição foi emitido a 12 de março na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/202242 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Filipa Areosa: "Não abdico de nada pela minha profissão e há muitas pessoas que o fazem"

Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, FIlipa Areosa confessa que a profissão de atriz não a define e que não abdicaria de uma relação amorosa, do seu tempo, dos seus ideais e dos seus valores em prol do trabalho. "Neste ramo ouvimos muitas vezes o não e isso é difícil. Temos de dar valor ao que já temos". O Alta Definição foi emitido na SIC no dia 5 de marçoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/202243 minutes, 3 seconds
Episode Artwork

Ivo Lucas: "Há momentos em que nos perguntamos se é isto que a vida tem para nós"

O que acontece depois de acontecer o pior? Ivo Lucas fala sobre o "buraco para onde caiu" e de onde agora tenta sair. Aprendeu a dizer aos pais que os ama e descobriu o valor da solidão. Aprendeu também o valor do "pragmatismo das pessoas que o ajudaram". Numa grande entrevista a Daniel Oliveira, o musico fala sobre o seu regresso à televisão e de como aceitou o desafio de participar no programa da SIC "A Máscara". O Alta Definição foi emitido na SIC dia 26 de fevereiro See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/20221 hour, 2 minutes, 27 seconds
Episode Artwork

Sofia Alves: “Houve ali a mão de Deus quando já não havia esperança”

Apesar dos inúmeros problemas de saúde ao longo da vida, doença grave em criança, surdez aos 5 anos e um problema oncológico mais recentemente, a atriz move-se pela fé, pela oração e pelo amor: “Muitos admiradores pedem-me para rezar por eles, e eu rezo. O melhor presente que me podem dar é rezar por mim.” Nesta conversa emocionante mas cheia de esperança, Sofia Alves recorda a sua vida sempre amparada pela fé e pelo amor da sua vida, Celso Cleto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/20/202243 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Florbela Queiroz: “Não tenho nada contra a morte. Acho-a uma gaja porreira”

No Alta Definição desta semana, Daniel Oliveira recebe a atriz Florbela Queiroz para mais uma grande conversa. Com muita emoção, Florbela Queiroz mostra-se realizada ao comemorar 65 anos de carreira e com vontade de continuar a trabalhar. Para a atriz, um dos melhores momentos da vida foi ter um filho, ainda que a relação entre ambos possa ter passado por altos e baixos. "Discordamos em imensas coisas, mas o meu filho é a parte mais importante do meu corpo. O amor de mãe é a coisa mais importante da vida", admite.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/13/202244 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Alta Definição com Romana: “Agora sim, cheguei a uma fase de libertação total”

À conversa com Daniel Oliveira, a cantora portugusesa, dona de uma voz elogiada pela generalidade dos profissionais do meio musical, assume-se como uma mulher mais madura - longe vão os tempos do êxito 'Já não sou bébé', que a lançou para a ribalta -, mas que continua a preservar “aquele lado inocente” que a faz ser mais feliz. Ao longo da entrevista, Romana revisita a infância, o percurso pessoal e profissional através dos momentos mais marcantes. A eterna sobrinha de Ágata  cantava fado em criança e, apesar de ver na tia a sua inspiração, diz ter sido a avó quem lhe “ativou o bichinho da música”. O Alta Definição foi emitido na SIC dia 5 de fevereiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
2/6/202244 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Matay: “É delicado quando tens de dizer que não és menos que ninguém. Porque é que há esta conotação só por existir?”

Matay é o convidado de Daniel Oliveira no Alta Definição desta semana. Numa conversa emotiva, o cantor dá o testemunho de uma infância vivida já sob o "olhar de desconfiança permanente" do racismo e da discriminação. "Não há mal nenhum em ser preto", foi a resposta que deu ao filho que, depois de ser vítima de racismo na escola, disse a Matay que não queria "mais ser preto". "Porque é que um miúdo aos cinco anos percebe que há problema?" O Alta Definição foi emitido a 29 de janeiro na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/30/202244 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

Luana Piovani: “Não é polémico emitir opinião sobre temas relevantes. Polémico é o presidente do Brasil estar de férias durante as cheias na Bahia”

Luana Piovani conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição desta semana. Nesta conversa intimista, a atriz conta que sofreu abusos sexuais quando era criança, algo que nunca contou aos pais. "Não identifiquei como uma coisa que devesse pedir socorro. Tinha uns oito anos", revela. Luana Piovani diz que não sente que seja polémica, mas admite que dizer o que pensa, "exigindo respeito", pode causar medo e estranheza. Alta Definição foi emitido a 21 de janeiro na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/202247 minutes, 49 seconds
Episode Artwork

Ricardo Raposo recorda Maria João Abreu: “Ela conseguiu tirar a máscara e só dizer: Amo-vos muito, beijinhos. E foi isso, foram as palavras finais”

Numa entrevista intimista com Daniel Oliveira, o ator e filho de José Raposo e Maria João Abreu partilhou o que aconteceu nos últimos momentos de vida da mãe, mas também as grandes memórias que guarda do passado em família. Ricardo Raposo, de 29 anos, foi o convidado do “Alta Definição” emitido a 15 de janeiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/202243 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Vitorino Silva: “Quem é que tem o voto do povo? É o Tino e o Marcelo”

Vitorino Silva, também conhecido como Tino de Rans, conversa com Daniel Oliveira, no programa que considera ser "a casa de todos os portugueses". No Alta Definição, emociona-se a falar sobre a morte prematura do pai, uma perda em que não acreditou durante muito tempo. "Não estávamos preparados", admite. Sobre o seu percurso na política, o ex-candidato à presidência da República defende que houve muitos que "tiveram medo de me dar uma oportunidade", ainda que considere que é "um homem do povo como Marcelo Rebelo de Sousa". Alta Definição foi emitido a 08 de janeiro na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/202236 minutes, 44 seconds
Episode Artwork

As emoções do ano

Mais um ano repleto de conversas intimistas e emotivas com Daniel Oliveira. Momentos marcantes de 2021 resumidos num só episódio. Esta emissão especial de fim de ano do Alta Definição foi transmitida a 18 de dezembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/19/202145 minutes, 29 seconds
Episode Artwork

Fátima Lopes: “O rosto dos meus pais tem lá as respostas que eu ainda não tenho”

Quase doze anos depois, Fátima Lopes volta a sentar-se com Daniel Oliveira para uma conversa intimista no Alta Definição. "Estou uma mulher mais madura. Eu gosto mais da pessoa que sou hoje", afirma. A apresentadora fala sobre a carreira, as concessões profissionais que teve de fazer, a relação com os pais e o que mais se orgulha de ter ensinado aos filhos. O Alta Definição foi transmitido a 11 de dezembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/202147 minutes, 30 seconds
Episode Artwork

Henrique Gouveia e Melo: “Não podemos relativizar a morte dos idosos. Que raio de ética é a nossa se pensarmos assim?”

"Uma hora de vida de um idoso é menos importante do que a hora de vida de um jovem? Porquê? Com base em que ética?". Henrique Goveia e Melo fala nas lições, fracassos e vitórias do plano de vacinação que levou a cabo em Portugal. O vice-almirante da Marinha relembra que, no fim desta "guerra da comunidade contra o vírus", não consegue evitar pensar que morreram mais de 18 mil portugueses em apenas um ano e meio. "Às vezes ainda pensamos que isto são só estatísticas. Foram 9000 famílias afetadas". Gouveia e Melo esteve no Alta Definição, com Daniel Oliveira. O programa foi emitido a 4 de dezembro na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/202147 minutes, 22 seconds
Episode Artwork

Rui Nabeiro: “Considero-me um criador de trabalho e de vida”

Rui Nabeiro, empresário e fundador da Delta Cafés, é o convidado desta semana de Daniel Oliveira. Diz que tem "pena de ter apenas a quarta classe", mas não esconde a satisfação da sua longa carreira a trabalhar desde muito novo. Criou a Delta para "ser independente", um sonho que cumpriu em 1961, em Campo Maior, levando o café à porta das pessoas. "Anos de sofrimento duro", admite. O Alta Definição foi transmitido a 27 de novembro na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/28/202145 minutes, 2 seconds
Episode Artwork

Tony Ramos: “Eu não tenho estigma por fazer telenovelas. Eu sou ator”

Tony Ramos não gosta do 'glamour' que diz ter sido inventado pelos americanos. Prefere representar o "humano que gosta de comer" e que não se importa de ir "ficando mais velho". O ator brasileiro, nesta conversa intimista com Daniel Oliveira, revela que ainda sente a presença da sua avó, fala da importância da família e de como foi positivo ter os filhos por perto durante as filmagens das telenovelas. O Alta Definição foi transmitido a 20 de novembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/202138 minutes, 35 seconds
Episode Artwork

Vera Ramos: “Escolhi muito tarde ser atriz, mas a Alexandra Lencastre sempre disse à minha mãe que eu ia ser atriz”

Vera Moura, a atriz que representa a personagem Tânia Patrícia na novela Amor Amor, foi a entrevistada do programa Alta Definição deste sábado, 13 de outubro. Numa conversa intimista com Daniel Oliveira, a jovem atriz de 25 anos deu a conhecer um lado mais íntimo, a infância a representar para os pais, o bullying na adolescência, as relações amorosas e as experiências com as drogas. A determinado momento recordou também os momentos de aflição que se viveram nos bastidores da novela da SIC quando Rogério Samora sofreu uma paragem cardiorrespiratória.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/202138 minutes, 45 seconds
Episode Artwork

Fernando Daniel: “Não é suposto um miúdo de 10 anos ficar sem mãe e sem pai de um momento para o outro”

À conversa com Daniel Oliveira, Fernando Daniel lembra como a música sempre foi um escape para si, desde o acidente que quase lhe levou o pai e lhe roubou a infância. "Desde esse dia, o meu pai passou a ser meu pai e meu filho também". Numa infância e adolescência atribuladas, foi a música que o salvou. A entrevista foi transmitida na SIC a 6 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/7/202144 minutes, 48 seconds
Episode Artwork

Lilia Cabral lembra a morte do pai: "Tinha que voltar a gravar no dia seguinte. Chorei aquele estágio para nunca mais"

À conversa com Daniel Oliveira, a atriz brasileira recorda um início de carreira conturbado, onde teve de contrariar o pai para seguir os seus sonhos. “Como homem, ele olhava as mulher de forma diferente. Não aceitava de jeito nenhum. Depois quando comecei a trabalhar e viu que aquilo que estava a fazer era sério, foi-se envaidecendo.” Um peso que a ajudou a crescer, reconhece. Desde então, foi aplaudida em várias novelas como 'Pedra sobre Pedra', 'Páginas da Vida', 'Chocolates com Pimenta' e 'Fina Estampa', onde contracenou com o ator português Paulo Rocha. “Ele virou meu melhor amigo. É um ator muito bom. Percebi isso na primeira cena.” A entrevista de Lilia Cabral ao Alta Definição foi transmitida na SIC a 15 de julho de 2012See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/31/202137 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Joana Marques sobre o ‘Extremamente Desagradável’: “Percebi que não vale a pena ir à procura de algo inofensivo porque isso não existe”

À conversa com Daniel Oliveira, a humorista fala sobre ‘os limites’ do seu programa das manhãs. Um ‘olhar trocista’, já dizia a sua avó, e uma análise sem maldade, mas que já lhe trouxe alguns dissabores, admite. “Sinto que às vezes o impacto que o ‘Extremamente Desagradável’ tem na pessoa é maior do que aquilo que esperava. É circunstancial, não quer dizer que implico com aquela pessoa. É para rir. Somos todos ridículos.” Uma conversa sobre a carreira, a infância, a família, o amor, a ‘irracionalidade soft’ perante um jogo do FC Porto, os arrependimentos... Um testemunho de vida da humorista mais ‘temida’ do momento. O Alta Definição foi transmitido a 23 de outubro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/23/202145 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

João de Carvalho recorda a mulher: "Ela faleceu nos meus braços"

Deu os primeiros passos no mundo da representação com apenas 4 anos de idade. Estreou-se em televisão “Na Noite de Teatro”, da RTP, e aos 7 anos fez o seu primeiro telefilme ao lado do pai, Ruy de Carvalho. Hoje, aos 66 anos, João de Carvalho dá vida a Moisés Folgado em 'A Serra', na SIC. Num testemunho único e sincero, o ator recorda momentos difíceis após a morte da mulher, onde só o amor foi capaz de o libertar e voltar a encontrar a felicidade. Conduzida por Daniel Oliveira, a entrevista foi emitida na SIC a 16 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/202137 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

Lourenço Ortigão: "O Pedro [Lima] ligou-me três dias antes só para falar. E às vezes penso: 'será que eu podia ter mudado alguma coisa?'"

O ator de 32 anos fala sobre os vários desportos que gosta de praticar, a relação com a atriz Kelly Bailey, os laços com a família, as melhores memórias que guarda, mas também as mais dolorosas, nomeadamente a morte dos atores e amigos Filipe Duarte e Pedro Lima. Lourenço Ortigão deu esta entrevista intimista a Daniel Oliveira no Alta Definição emitido a 9 de outubro na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/10/202137 minutes, 7 seconds
Episode Artwork

Clara de Sousa: “Quando uma notícia ajuda algo ou alguém, é o nosso maior sucesso”

Diz nunca ter projetado grande coisa na vida e tampouco se imaginou a ocupar determinados palcos na vida: “Foi tudo acontecendo”, refere Clara de Sousa, em entrevista ao Alta Definição desta semana. A reconhecida pivot do Jornal da Noite da SIC assume que a maior parte do seu sucesso enquanto jornalista se fica a dever sobretudo à “transpiração e não tanto à inspiração”. Assumidamente mais racional que intuitiva, Clara afirma nunca ter deixado de ser a mulher “descontraída que gosta de andar de ténis ou apenas a amiga que gosta de estar em casa a cozinhar”. A entrevista foi emitida na SIC a 2 de outubroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/202143 minutes, 25 seconds
Episode Artwork

Francisco Pinto Balsemão: “Há pessoas que me falharam da maneira mais inacreditável e inesperada. E isso não foi azar”

Na casa onde guarda todas as memórias, onde cresceu com a exigência de ser o melhor, onde perdeu os pais e criou os filhos, Francisco Pinto Balsemão deixa-se entrevistar por Daniel Oliveira no Alta Definição. Numa altura em que lança também o seu livro de memórias, lembra os momentos-chave da sua vida, a relação que mantém com os filhos e os netos, com quem é "fácil despir-se da formalidade", a perda inesperada da mãe, a relação com a fé e com as pessoas que lhe "falharam da maneira mais inacreditável e inesperada". Aos 84 anos, o ex-Primeiro-Ministro e fundador do Expresso e da SIC continua a tocar bateria, não quer saber da saúde e faz o balanço entre o mundo que encontrou e o que deixa para trás. A entrevista foi emitida na SIC a 25 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/202140 minutes, 19 seconds
Episode Artwork

António Fagundes: “A felicidade é uma ilusão do ocidente”

O lendário ator brasileiro António Fagundes, responsável por papéis icónicos em novelas como 'Dancing Days', 'Rainha da Sucata' ou 'Rei do Gado', revela que ainda sente imenso prazer na vida e na representação: “cada coisa que eu faço é tão prazeirosa que eu não percebo que estou trabalhando muito.” O ator de 72 anos recupera o seu percurso, as mulheres que amou, os filhos, a fama e a sua forma de estar na vida neste programa exibido na SIC a 17 de setembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/19/202132 minutes
Episode Artwork

Especial 12 anos

Resumo de doze anos de entrevistas intimistas. Uma edição especial do programa de Daniel Oliveira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/202141 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Paulo Rangel sobre a homossexualidade: "nunca escondi, não é segredo"

Numa entrevista difícil de dar para quem está na política, Paulo Rangel disse tudo. Falou sobre a morte dos pais, da mãe que nunca o quis na política, das exigências da vida pública e o peso que elas colocam sobre o seu núcleo familiar, da homossexualidade "que nunca escondeu" e do vídeo cuja publicação foi "claramente intencional". A entrevista foi emitida a 4 de setembro na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/5/202142 minutes, 43 seconds
Episode Artwork

Padre Borga: "Tive paixões românticas, mas nenhuma me arrastou"

O padre José Luís Borga tem 55 anos e é um dos sacerdotes mais famosos em Portugal, sobretudo por causa da sua ligação à música. 'Descobri a fé na música', afirma. Ordenado há 30 anos, considera que 'a fé não subtrai a vida', antes acrescenta valor. A entrevista do Padre Borga a Daniel Oliveira foi emitida a 28 de agosto na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/29/202141 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Tiago Aldeia sobre a morte da mãe: “Sinto sempre que tenho uma estrela a acompanhar-me”

'Rodas' foi a personagem por quem Tiago Aldeia ficou conhecido na série Morangos com Açúcar. O ator de 35 anos relembra esse momento agridoce: foi também nessa altura que perdeu a mãe, vítima de cancro. Foi um processo de 5 anos, muito duro, ao mesmo tempo em que estava a ter um sucesso enorme na televisão: “eu nunca acreditei que a fosse perder para sempre”, recorda. O Alta Definição com Tiago Aldeia foi transmitido na SIC a 21 de AgostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/22/202136 minutes, 16 seconds
Episode Artwork

Nel Monteiro: “A minha mãe morreu de desgosto porque pensava que eu ia morrer na guerra”

Para Nel Monteiro, a vida nem sempre foi fácil. Deixou a escola depois da quarta classe e começou a trabalhar na vindima. Depressa passou para a construção civil, onde, à época, "os trabalhadores eram leiloados" em Peso da Régua. Muita água correu por baixo da ponte até chegar ao serviço militar obrigatório, onde perdeu a mãe, que "morreu de desgosto". O Alta Definição foi exibido na SIC a 14 de agostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/15/202135 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

Patrícia Mamona: “O segredo para teres sucesso é estares em paz contigo mesmo”

Quando Patrícia Mamona começou a fazer atletismo, houve alguém que lhe disse que nunca iria ser saltadora, que ela não tinha talento. Talvez tenha sido esse o catalizador para uma carreira impressionante no triplo salto, com vários títulos europeus e, mais recentemente, uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta do Sporting revela a Daniel Oliveira que, apesar de todo o apoio e esforço familiar, a infância não foi fácil: “tive que crescer mais rápido que uma criança normal”. Em 2008 conseguiu uma bolsa e emigrou para os Estados Unidos para estudar Medicina e continuar os treinos em atletismo. Essa passagem pelo país foi muito importante, pois fê-la crescer como mulher e atleta, apesar de confessar ter sentido muito racismo: “Para sobreviver neste mundo tenho que ser uma mulher mais forte, com mais garra”. O Alta Definição com Patrícia Mamona foi exibido na SIC a 7 de agostoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/9/202132 minutes, 10 seconds
Episode Artwork

Rosa Maria: “Ser mulher e tocar acordeão é a brincadeira mais séria que tive na vida”

Rosa Maria, artista dona de um estilo próprio com letras sempre 'apimentadas e marotas', e que lançou o primeiro álbum de originais em 2007, define-se como “uma fusão entre a Rosinha e a Rosa Maria”, acabando por admitir que ambas herdaram algo dos progenitores: “A parte do falar muito é da minha mãe, o lado mais malandreco recebi-o do meu pai”. Bem resolvida e sem receios ou estigmas da imagem que possa passar ao público, afirma que as saias - ainda por cima curtas - são uma imposição da personagem artística: “Só em casa me sinto a chegar ao refúgio onde posso verdadeiramente respirar”. Sobre si, acrescenta: “Faço o que amo e ainda por cima me pagam”. O Alta Definição foi emitido na SIC no dia 31 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
8/1/202137 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Rogério Samora: “É muito bonito analisar e perceber a vida minuto a minuto. Porque estás vivo? Isto não pode ser só uma passagem”

“Só comecei a ser feliz depois de ser ator”, afirma Rogério Samora em lágrimas, após revelar que foi muito amado pela avó até aos 7 anos, altura em que foi obrigado a ir viver com os pais. Só teve perceção disso aos 52 anos: “Durante anos iludi-me muito a mim próprio”, reflete, a propósito do tratamento psicológico que que o salvou. “Não tenho nada do que não queira falar”, revela o ator de 62 anos, que se encontra internado com prognóstico reservado após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela ‘Amor, Amor’. Recorde aqui este Alta Definição carregado de emoção emitido originalmente em 2012 e re-transmitido na SIC dia 24 de JulhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/25/202128 minutes, 53 seconds
Episode Artwork

Sérgio e Nelson Rosado sempre foram irmãos de partilhar tudo? “Não foi sempre assim”

Esta semana, no Alta Definição, Sérgio Rosado, um dos irmãos da dupla musical "Anjos", revela o melhor e o pior da sua vida. Desde a relação próxima com o irmão, "que não foi sempre assim", até aos desgostos financeiros e amorosos que tornam o seu percurso mais sinuoso do que se poderia esperar. O 'Alta Definição' foi emitido a 17 de julho na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/18/202139 minutes, 33 seconds
Episode Artwork

Vítor Silva Costa: “Estava ao lado do camarim da João Abreu. Ouviu-se um grito muito forte. Sentimos que alguma coisa não estava certa”

Vítor Silva Costa, de 29 anos, recordou o seu percurso profissional e pessoal em entrevista a Daniel Oliveira e lembrou algumas das fases mais delicadas da sua vida. A separação dos pais, ter sido criado por uma tia numa aldeia, a vinda para Lisboa e as relações amorosas que já viveu são alguns dos pontos principais das revelações do ator que dá vida ao advogado Guilherme na novela “A Serra”. O 'Alta Definição' foi emitido a 10 de julho na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/11/202142 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Augusto Canário: “A sociedade não aceita de bom grado uma crítica à homossexualidade”

O cantor Augusto Canário conta a sua história de vida, desde o começo, com o apoio da mãe, que sempre foi a sua maior fã, à ausência do pai: “o meu pai foi o meu avô”. Foi seminarista mas confessa a Daniel Oliveira que nunca teve jeito para ser padre: a música sempre foi a sua paixão e toca desde os 15 anos. As perdas, do avô e do pai, fazem-lhe crer que “a fé é qualquer coisa que nos faz sentir uma energia para nos ajudarmos a nós e aos outros”. O 'Alta Definição' com Augusto Canário foi emitido na SIC a 3 de julhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/202139 minutes, 54 seconds
Episode Artwork

Io Appolloni: “Fui a primeira mulher em Portugal a dizer que tinha praticado um aborto. Senti mesmo na carne que é um horror”

Do teatro e dos negócios à família, as paixões e amores que viveu. Do elogio de Salvador Dalí às aventuras com Camilo de Oliveira. Foi a vez de Io Appolloni se sentar com Daniel Oliveira para uma conversa aberta e sem filtros. A atriz conta como conheceu Camilo de Oliveira - na altura casado - e revela detalhes sobre o polémico aborto espontâneo, resultado da 'paixão louca' com o ator na década de 60. “Apaixonei-me pelo Camilo por causa do sexo. Com o Camilo, descobri o prazer sexual. Descobri que se pode ter 1, 2, 4, 13 orgasmos. Impressionante!” Ainda sobre os amores da sua vida, Io recorda o episódio traumático em que, por ciúmes, o ex-companheiro deu-lhe um pontapé na barriga enquanto grávida. “Os homens desejaram-me e cobiçaram-me, mas não me amaram. O homem tem de aprender a amar.” Apesar de não se considerar 'feliz neste momento', a atriz sente-se serena e sem medo do amanhã. O 'Alta Definição' com Io Appolloni foi emitido a 26 de junho, na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/202140 minutes, 21 seconds
Episode Artwork

Emanuel sobre o pai: “Teve três AVC e covid. Venceu isso tudo”

Sobre o dia mais difícil da sua vida, o dia em que perdeu o pai, Emanuel confessa: "Ele teve três AVC e depois teve covid. Venceu isso tudo. Só não venceu quando chegou o dia 1 de janeiro e ele teve consciência de que não conseguia estar no almoço que costumávamos sempre fazer. Era sagrado para a família. Ele viveu com essa esperança. Quando o dia 1 passou e ele não veio cá, desistiu". O 'Alta Definição' com Emanuel foi emitido a 19 de junho, na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/20/202137 minutes, 58 seconds
Episode Artwork

Isabel Silva: “A dor está sempre a dar-nos uma lição. É importante para a nossa felicidade”

“Acredito que temos que passar pela dor para nos superarmos. Eu gosto de sentir dor a dor. É importante para nossa felicidade”. Escritora, maratonista, empresária, mas, “mais do que empresária, comunicadora”. Isabel Silva, ou 'Belinha' - como é carinhosamente tratada -, esteve à conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição. A apresentadora, apesar da boa-disposição, confessa ser muito ansiosa e sofrer por antecipação: “Eu adoro viver, mas a vida é uma luta. Tem de ser uma luta prazerosa”. Isabel Silva fala ainda sobre as decisões de carreira, o seu estilo de vida e o poder da mente para a sua felicidade, recordando os momentos difíceis vividos pelo avô após ter testado positivo para a covid-19: “Senti pela primeira vez que eu podia perder o meu avô”. O 'Alta Definição' com Isabel Silva foi emitido a 12 de junho, na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/202140 minutes, 42 seconds
Episode Artwork

António Pedro Cerdeira sobre a mãe: “Veres uma pessoa a transformar-se num cadáver à tua frente é muito complicado”

António Pedro Cerdeira emociona-se ao recordar a perda da mãe: “é um processo de cura que eu acho que nunca se cura”, reflecte o ator, que também já havia perdido o pai. “A vida ensinou-me que vou dizer muito mais vezes 'gosto de ti', 'adoro-te', 'tinha saudades tuas'”, confessa o ator de 51 anos que era próximo de Pedro Lima e Maria João Abreu. Não esconde que é uma pessoa emocional que gosta de música, do mar, de recordar e que já não tem tanta urgência em fazer tudo mas sim em ter qualidade de vida e estar com os filhos, dos quais tem muito orgulho. As partidas e brincadeiras durante a rodagem são recordadas com alegria pelos seus colegas e amigos. O reencontro com Sofia Alves na nova novela “foi muito especial“. “A Sofia, como mulher, está a viver uma época maravilhosa (...) é uma atriz maravilhosa", diz Pedro Cerdeira que a princípio não quis ser ator: “Eu comecei como ator porque chumbei por faltas“, brinca. O 'Alta Definição' com António Pedro Cerdeira foi emitido na SIC a 5 de JunhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/6/202138 minutes, 18 seconds
Episode Artwork

Rui Patrício: “Na luta pelos nossos sonhos é importante ter diariamente a convicção que damos tudo”

A menos de duas semanas do início de mais um Campeonato da Europa, Rui Patrício, guarda-redes internacional português, é o convidado de Daniel Oliveira, no Alta Definição. Seguro na convicção de ser bom em reflexos, embora haja coisas "em que mais vale não meter a mão”, o guardião do Wolverhampton de Inglaterra diz que “em boa hora foi para a baliza, caso contrário não teria chegado a jogador profissional”. Mais “gordinho” em criança, bebia iogurtes light para deixar essa condição, pois o sonho já comandava a vida desde cedo. Foi acólito, chegou a tocar o sino da igreja, e foi nos pais que viu a espinha dorçal para a postura que viria ter durante a vida: “os meus pais sempre trabalharam para nunca faltar nada, sábados e domingos inclusive. São eles a minha referência”. Recatado por natureza, diz manter uma “vergonha genuína” na maior parte das situações, por não saber o que dizer aos outros. Chegou ao Sporting com 12 anos, morou nas fundações do Estádio José Alvalade, e foram muitos os dias em que se questionou se “daria certo”. Vivia 24 horas sob pressão em busca da perfeição, mas aprendeu a gerir a ansiedade a seu favor. Hoje olha para trás e só lhe apetece dizer: “ainda bem que tudo foi assim tão difícil, foi brutal”. O 'Alta Definição' com Rui Patrício foi emitido a 29 de maio, na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/30/202140 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

António Camelier: “Consegui controlar a Síndrome de Tourette, mas desenvolvi Transtorno Obsessivo Compulsivo”

“Nunca mais vou tocar num único comprimido que seja.” Foi o que pensou o ator António Camelier no dia em que ficou paralisado por causa do aumento da dosagem de medicamentos. Tinha 12 anos. “Na altura, a minha mãe levou-me a psicólogos, psiquiatras, pais de santo, neurologistas, bruxas. Foram tempos muito complicados para mim.” Apesar do autocontrolo sobre a Síndrome de Tourette, uma doença neurológica que leva a pessoa a fazer tiques e gestos de forma impulsiva e repetitiva, Camelier confessa ter desenvolvido Transtorno Obsessivo-Compulsiva e revela algumas 'manias' do seu dia a dia. “É uma coisa muito mental. Tenho de fazer isto senão algo vai correr mal.” O ator fala ainda dos grandes projetos da sua carreira como 'Lua Vermelha', 'Morangos com Açúcar' e 'A Serra', onde recorda Maria João Abreu: “Foi das pessoa que mais me ensinou… está sempre a ajudar. Ela 'anulava-se' muitas vezes para que os outros fiquem melhor. Não há adjetivos para a descrever”See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/202138 minutes, 23 seconds
Episode Artwork

“Se existe grandes recompensas, a maior delas é a manifestação do público”: Eva Wilma (1933 - 2021)

“Você me fez chorar, você me fez rir. É um agradecimento que dá a sensação de missão cumprida.” Eva Wilma confessou ter tido uma vida intensa, onde “amar e receber o amor do público” foi a recompensa mais valiosa. “Na vida eu aprendi que a gente não se deve levar muito a sério e que o humor é essencial para se viver.” Numa entrevista animada e bem-disposta, gravada em 2013, a atriz falou ainda da infância, as terapias de grupo para lidar com o fim do primeiro casamento, o grave acidente de carro em 1973, a carreira artística e a beleza inerente à velhice assumida. Confessou não se preocupar com a morte porque o que se faz fica e, por fim, cita uma das suas personagens: “Envelhecer é chato, sim, mas é a única maneira de se viver mais.” O “Alta Definição” foi originalmente emitido a 31 de agosto de 2013 na SIC. Eva Wilma faleceu no último sábado, 15 de maio, vítima de cancroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/202123 minutes, 39 seconds
Episode Artwork

“Passei dos meus pais para os meus filhos a generosidade e a lealdade. Quero acreditar nas pessoas”: Maria João Abreu 1964-2021

Presença regular na casa de todos os portugueses, Maria João Abreu tinha nos filhos, nos netos e no marido os grandes pilares da sua vida. Das origens humildes à extensa carreira que construiu no teatro e na televisão, recorde aqui a entrevista intimista que a atriz deu a Daniel Oliveira em 2019. Na altura com 55 anos, Maria João considerava-se uma “mulher de sorte” pela carreira, família e amigos que a rodeavam. “O amor é o grande catalisador, está no topo de tudo”, afirmou na altura. O “Alta Definição” foi originalmente emitido a 25 de maio de 2019 na SIC. Maria João Abreu morreu esta quinta-feiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/202143 minutes, 55 seconds
Episode Artwork

João Mota: “O meu medo sempre foi ter uma vida em vão”

“Chegar a velhinho e olhar para trás e dizer 'porque é que eu não fiz aquilo?' Se tu aprendes com aquilo que te acontece, nunca é em vão”, afirma João Mota. O ator dá vida a 'Nicolau' em “A Serra”, novela da SIC que estreou a 22 fevereiro. À conversa com Daniel Oliveira, fala sobre as batalhas internas, inseguranças, perdas, o amor - “o mais importante de tudo… mesmo quando perdes o sentido da vida” -, a luta contra o ego e sobre o estigma de ter participado num reality show. “Foi uma mochila pesada e com algum preconceito, mas tinha que a carregar. Tornou-me um homem mais forte”, admite. O 'Alta Definição' com João Mota foi emitido a 8 de maio, na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/202142 minutes, 14 seconds
Episode Artwork

Joana Pais de Brito sobre as imitações: “É um processo obsessivo. Nunca quis fazer, aconteceu-me”

Joana Pais de Brito fala do medo que a levou para a área da saúde e, posteriormente, da mudança de carreira. Antes de ser atriz, foi terapeuta ocupacional num serviço de reabilitação psicossocial. À conversa com Daniel Oliveira, fala também do processo criativo das suas imitações: “Acho que custa a toda a gente. É um espelho estranho. Nunca achei que era isto que queria fazer. Foi um feliz acontecimento”, confessa. A transição para as telenovelas não foi assim tão fácil. “Há divisões. Há paredes que se erguem entre as pessoas... Isso foi surpreendente para mim”See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/202136 minutes, 11 seconds
Episode Artwork

Sofia Arruda e o assédio: “Custa-me não ter dito nada e haver outras atrizes que passaram o mesmo e não sabemos porque não se fala”

Em entrevista a Daniel Oliveira, a atriz Sofia Arruda assume ter sido vítima de assédio por parte de um produtor de televisão: “Custa-me pensar se essa pessoa conseguiu efetivamente tirar proveito de outras miúdas, persuadi-las...” Uma situação que levou a que “não trabalhasse numa estação de televisão durante cinco, seis, sete anos” e provocou barreiras psicológicas que ainda hoje condicionam a atriz. Ouça a entrevista completa de Sofia Arruda no programa 'Alta Definição', emitido a 17 de abril de 2021 na SICSee omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/202137 minutes, 43 seconds