José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast
Guerra na Ucrânia: o que está e o que não está a ser feito pela NATO?
Diversos líderes da NATO reuniram-se em Berlim com o objetivo de decidir o rumo de determinados assuntos relativos à Ucrânia. A atribuição de armas de longo alcance, a entrada na NATO e a confirmação de um plano de vitória de Volodymyr Zelensky. Contudo, não houve acordo entre as principais potências militares. Qual o próximo passo? Ouça a análise de Nuno Rogeiro e de José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias a 22 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/23/2024 • 20 minutes, 44 seconds
Morte do líder do Hamas: “Não é o fim, este grupo é muito maior do que o seu líder”
“Israel, ao fim de um ano, conseguiu decapitar o líder do Hamas, mas não é o fim”, garante Nuno Rogeiro. Esta semana, morreu o homem que planeou o 7 de outubro, mas o que significa este acontecimento para o decurso da guerra no Médio Oriente? E para os reféns detidos pelo grupo? Os comentadores do Guerra Fria estão convencidos de que não podemos cair em ilusões e tomar o fim do líder como o fim do grupo. “A par da parte terrorista, que planeou os ataques, têm um forte papel de apoio social”, explicam. Ouça a análise em podcast, emitida a 18 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/2024 • 19 minutes, 26 seconds
Que desenvolvimentos se podem antever no Médio Oriente?
Aumentam as tensões no Médio Oriente. Em meio aos conflitos entre Israel e Irão, os EUA persistem em interferir nas ações militares. O que é possível prever agora? Qual a influência dos EUA no Médio Oriente? Ouça a análise de Nuno Rogeiro e de José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias a 15 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/2024 • 19 minutes, 56 seconds
Médio-Oriente: o alastrar das frentes de guerra de Israel
Um ano de conflito no Médio-Oriente. Após a eclosão dos confrontos entre Israel e o Hamas em outubro de 2023, as forças israelitas expandiram as frentes de ataque, como por exemplo visando o Irão. Quais os próximos passos a tomar por Netanyahu? Que consequências os desenvolvimentos bélicos no Médio-Oriente podem causar no restante globo? Ouça a análise de Nuno Rogeiro e de José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias a 11 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/2024 • 21 minutes, 38 seconds
A morte do sucessor de Nasrallah, o mercado de petróleo e a escalada da guerra
Devido à intensidade e dimensão da guerra no Médio Oriente, o conflito entre a Ucrânia e a Rússia tem sido quase que ofuscado. As consequências são “mais vastas e globais”, pois está também implicado o mercado de petróleo. Segundo Nuno Rogeiro, o, tantas vezes chamado, ouro negro, “ainda é um mecanismo da chamada transição energética”. Um dos ataques israelitas no Líbano desta sexta-feira terá causado a morte de mais um alto dirigente do Hezbolah, Hashem Safieddine, que era apontado como sucessor de Hassan Nasrallah. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/2024 • 18 minutes, 48 seconds
As verdadeiras razões da morte de Alexey Navalny
Morte natural: foi essa a versão oficial divulgada pelo Kremlin e pelas autoridades russas quanto à morte do maior opositor de Vladimir Putin. Contudo há uma nova hipótese: Alexey navalny pode ter morrido por envenenamento. Se assim for, como é que as autoridades russas terão encoberto os factos e alterado a narrativa? Ouça a análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria emitido na SIC Notícias a 1 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/2024 • 21 minutes, 14 seconds
Putin e a arte da banalização da ameaça nuclear
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a banalização das armas atómicas, Zelensky nos EUA e a possibilidade de Israel estar a preparar uma campanha terrestre no Líbano. Putin evitou as reuniões da ONU, temendo possíveis repercussões legais, e, a partir de Moscovo, respondeu a Zelensky, endurecendo as suas ameaças, incluindo o uso de armas nucleares. Muitos consideram esta postura um bluff, devido ao receio de uma forte resposta da NATO. Zelensky enfrenta um crescente isolamento. Embora tenha conseguido apoio financeiro e militar, o seu plano para derrotar a Rússia foi criticado como pouco realista. Nos Estados Unidos, foi apoiado pelos democratas, mas alvo de críticas dos republicanos, especialmente com a possibilidade de Trump vencer as eleições. A entrada da Ucrânia na NATO também enfrenta obstáculos, deixando o futuro do país incerto. O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 27 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/2024 • 22 minutes, 1 second
Guerra na Ucrânia: russos clamam pela paz
Uma sondagem realizada via telefone na Rússia apresentou resultados que surpreenderam. 49% dos inquiridos mostraram-se a favor da retirada das tropas do território ucraniano. Um resultado que traduz, de um modo fidedigno, a opinião e a mentalidade dos cidadãos russos relativamente à guerra que já perdura há mais de dois anos e meio. Qual é o próximo passo? Ouça a análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 24 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/2024 • 22 minutes, 33 seconds
“A verdadeira ameaça ao Estado de Israel não era Gaza mas sim o Hezbollah”
A guerra no Médio Oriente soma e segue. Nuno Rogeiro não tem dúvidas “que estamos perante uma nova frente de guerra” no Líbano frente ao Hezbollah. O comentador afirma ainda que se começa a perceber que o exército israelita estava mais preparado para esta operação que em Gaza. Avançando para a Ucrânia, José Milhazes salienta os esforços do lado Ucraniano que têm provocado grandes avanços contra a Rússia. A situação política no governo de Zelensky foi outro dos temas em discussão neste programa exibido na SIC Notícias a 20 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/2024 • 19 minutes, 11 seconds
A chantagem nuclear de Vladimir Putin
A chantagem nuclear de Vladimir Putin, aliada à incerteza do futuro novo Presidente dos EUA, cria instabilidade na NATO. Qual o futuro da nação comandada por Volodymyr Zelensky na organização? Por quanto tempo mais a instabilidade causada por visões contraditórias sobre estratégias e meios de colaborar com a Ucrânia na guerra irá manter-se? Ouça a análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 17 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/18/2024 • 12 minutes, 16 seconds
Misséis balísticos na Ucrânia mudarão a natureza da guerra?
Biden e Starmer discutem o fornecimento de misséis balísticos para a Ucrânia. José Milhazes compreende o desespero dos ucranianos ante a possibilidade de Trump voltar à Casa Branca. O comentador diz ainda que a política ocidental em relação àquela guerra diz muito sobre a NATO. Oiça o Guerra Fria em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/2024 • 19 minutes, 56 seconds
O debate nos EUA e o futuro da Ucrânia
Donald Trump, antes do debate desta noite, acusou Kamala Harris de se ter encontrado com Putin dias antes da invasão à Ucrânia, na tentativa de alterar os planos do líder russo. “Isto é falso, obviamente” garante Nuno Rogeiro, mas explica que faz parte da estratégia do atual candidato. “Trump vai tentar mostrar que a Kamala é que é fraca em relação à Ucrânia”, prevê sobre o desfecho da noite. Em análise está também a continuação dos ataques por drone em toda a Rússia e o plano de paz Olaf Scholz. Ouça aqui o programa em podcast, emitido a 10 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/2024 • 16 minutes, 1 second
Mudanças no Governo ucraniano: Zelensky baralhou as cartas, mas não mudou de baralho
Deu-se a reunião do grupo de Ramstein, o Grupo de Apoio à Defesa da Ucrânia, com ministros da defesa e chefes de estado maior de vários dos países membros. Foi nítida a "cordialidade dura e franca". A Ucrânia expôs os seus pedidos e razões de queixa, os aliados tentaram responder com algum detalhe, mas as divergências táticas continuam, dentro da concordância estratégica. O Presidente Zelensky resolveu fazer uma renovação profunda do Governo, mas que praticamente não passou de mudar cartas do mesmo baralho. No terreno, a Rússia continua a avançar em Donetsk, mas a menor velocidade, devido a medidas de reforço ucranianas e alguns contra-ataques surpresa, e em Kursk a bolsa ucraniana parece consolidar-se, mas sem avanços notórios. Putin declarou, ironicamente, o seu apoio a Kamala Harris para as eleições presidenciais nos EUA. Ouça em podcast a análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes, no Guerra Fria, emitido a 6 de setembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/7/2024 • 21 minutes, 52 seconds
Rússia avança por Pokrovsk, importante centro logístico para as forças armadas ucranianas
Putin está de visita à Mongólia, que estaria obrigada a deter o líder russo, de acordo com o Tribunal Penal Internacional. No terreno, a Rússia tenta dominar a cidade de Pokrovsk. É a questão mais complicada para a Ucrânia, já que é um dos últimos obstáculos na região de Donetsk. Esta derrota pode multiplicar os problemas internos em Kiev. Ouça em podcast a análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes, no Guerra Fria, emitido a 3 de setembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/2024 • 19 minutes, 12 seconds
O “pré-plano de vitória” que Zelensky apresentou a Kamala e Trump
Agosto foi um mês de grandes incursões ucranianas no território de Kursk, mas foi também um mês marcado pelo avanço russo em Donetsk. “A Ucrânia está em grandes apuros em algumas destas zonas”, explica Nuno Rogeiro. “Está a perder mais no Donetsk do que a ganhar em Krusk”, garante José Milhazes. Neste Guerra Fria é feito o ponto da situação de cada uma das operações a decorrer. Já quanto às eleições americanas que se aproximam e podem definir o desfecho desta guerra, os comentadores consideram que Zelensky entregou um “pré-plano de vitória” aos candidatos presidenciais Harris e Trump. Ouça em podcast a análise do programa, emitido a 30 de agosto na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/31/2024 • 15 minutes, 43 seconds
Novo podcast Decisão América: A semana perfeita de Kamala Harris na companhia dos Obama e de Oprah
São já consideradas as eleições mais relevantes dos últimos anos, por isso Germano Almeida, na nova rubrica da SIC Notícias, 'Decisão América', analisa os principais acontecimentos nas campanhas dos democratas e dos republicanos. Esta semana em foco a semana de Kamala Harris e os vários discursos inspiradores e mobilizadores de Michelle e Barack Obama, Bill Clinton e da apresentadora e produtora de televisão Oprah Winfrey, que apareceu de surpresa. "Kamala Harris confirmou que é alguém que está bem preparada, bem formada, rigorosa, mas sem o brilho retórico de Barack Obama ou de Michelle Obama". O convidado especial desta semana é João Vieira Borges, Major-General do Exército, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar e coordenador do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/24/2024 • 37 minutes, 54 seconds
Grupo Wagner: confrontos e dezenas de mortos no Mali
Através de uma emboscada, um grupo de rebeldes realizou um massacre contra dezenas de militares russos pertencentes ao Grupo Wagner no Mali. O ataque, perpetrado por um grupo de independentistas malianos, culminou numa grande derrota do Grupo Wagner em território africano. Que consequências se pode esperar desta derrota russa em África? Ouça a análise de Nuno Rogeiro e de José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 30 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/2024 • 21 minutes, 43 seconds
O que quer a Ucrânia da China?
Nos bastidores da visita de Dmytro Kuleba, Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, à China, a convite do homólogo local. Nuno Rogeiro diz que é preciso perceber se a China respeita verdadeiramente a integridade dos territórios ucranianos e se continua a mantém a sua posição de não dar armas à Rússia. Ao mesmo tempo, Putin fala sobre as propostas de paz que estão a ser semeadas um pouco por todo o mundo e afirma a integração das áreas ocupadas em território russo, sem dar "uma única mostra de querer falar de paz, pelo contrário", afirma o comentador. Oiça a análise de Rogero e José Milhazes em mais um episódio do Guerra Fria em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/2024 • 16 minutes, 41 seconds
Trump tem um plano para a paz na Ucrânia?
Com o anúncio da candidatura de Kamala Harris à Casa Branca, o Kremlin esclareceu que "a Rússia está disposta a trabalhar com qualquer Presidente dos Estados Unidos", mas José Milhazes afirma que "Putin parece não ter ficado contente com o andar dos acontecimento". Um tabloide controlado pelo estado escreveu até que a candidata é "bêbada". Se Trump vencer, tem traçado um mapa que prevê que a Rússia desocupe a área que conquistou desde fevereiro de 2022, cerca de um terço do que neste momento tem. "Este mapa está a desorientar os russos, ficaram extremamente irritados", garante Nuno Rogeiro. Os comentadores abordam ainda os planos em curso para as novas fases da guerra da Ucrânia, a alta tensão político-militar entre a Rússia e os seus vizinhos e os 650 mil russos que abandonaram o seu país, em sinal de protesto contra a guerra na Ucrânia ou para fugir ao serviço militar. Ouça as opiniões de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 23 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/2024 • 20 minutes, 29 seconds
A “carnificina de Putin” e as Olimpíadas proibidas
Acabou a Convenção Republicana de Milwaukee e eis o que foi dito sobre a Ucrânia. Jim Pompeo, ex-director da CIA e Secretário de Estado de Trump, afirmou que "a carnificina de Putin na Ucrânia foi consentida por Biden". Os Republicanos culpam Obama e Biden pelas guerras de agressão da Rússia na Ucrânia. Zelensky, por seu lado, diz que o candidato a vice-presidente de Trump, James Vance, e a sua antiga posição isolacionista "talvez não saiba mesmo o que se passa no terreno. Vamos precisar de falar com a nova equipa para explicar, se ela ganhar as eleições". Boris Johnson, agora uma relíquia política britânica, foi a Milwaukee certificar-se de que Trump continua na mesma linha. No Reino Unido, o novo Secretário da Defesa promete ajuda à Ucrânia até ao fim da invasão, e o envio de novos materiais. Pela primeira vez em 40 anos que os russos ficarão impedidos de assistir às Olimpíadas de Paris através da televisão. Esta decisão foi tomada devido ao facto de o Comité Olímpico Internacional ter proibido a actuação de desportistas russos com bandeira e hino do seu país, podendo apenas utilizar a bandeira neutra do Comité Olímpico. A medida foi tomada devido à invasão da Ucrânia por tropas russas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/2024 • 18 minutes, 38 seconds
Está o destino ucraniano nas mãos de Donald Trump?
A quatro meses da chamada às urnas nos EUA, o debate sobre as consequências das eleições Americanas na guerra do leste europeu. Após o atentado a Donald Trump, o ex-Presidente dos EUA anunciou JD Vance como futuro vice-Presidente, caso vença as eleições. Quais os efeitos que uma eventual eleição de Trump causará no futuro da Ucrânia? Quão reforçada sairá a frente russa? Ouça as opiniões de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 16 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/2024 • 15 minutes, 22 seconds
Estarão Orbán e Trump a preparar em segredo um plano para a Ucrânia?
A cimeira da NATO em Washington parece ter duas conclusões: há quem acredite num copo meio-vazio e há quem acredite num copo meio-cheio. A verdade é que, como afirma José Milhazes, a Ucrânia recebeu apenas metade da ajuda prometida. O comentador alerta ainda para os rumores que Viktor Orbán possa estar a preparar com Trump um plano para a Ucrânia, caso ele vença as eleições nos EUA. As gaffes de Joe Biden e os últimos avanços no terreno são outros dos temas em análise no Guerra Fria emitido na SIC a 12 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/13/2024 • 19 minutes, 41 seconds
O que promete a NATO à Ucrânia?
Uma nova cimeira da NATO, mas há quem lhe chame cimeira da Ucrânia. Além de outros temas a tratar, o foco desta nova reunião é a nação presidida por Zelensky. Discutem-se parcerias no pacífico, o crescimento da percentagem dos orçamentos atribuídos à defesa, a disponibilidade dos membros da NATO com forças navais marítimas e aéreas, tema em que Portugal também tem algo a dizer, contudo, a Ucrânia será o ponto central. Uma promessa, seja a curto, médio ou longo prazo, de que a Ucrânia irá integrar a NATO. Ouça a análise de Nuno Rogeiro e de José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 9 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/2024 • 20 minutes, 56 seconds
Os planos de paz no horizonte do leste
Após quase dois anos e meio de guerra no leste europeu e várias tentativas de negociações de paz, eis que Vladimir Putin tenta levar a cabo mais uma investida. O Presidente Russo, além de ter enviado um representante aos EUA, mostrou abertura para retomar as conversações com a Ucrânia sobre um cessar da guerra, contudo, seguindo os acordos de Istambul. Afinal, quais foram as alíneas não aceites pela Ucrânia que Putin não citou, para mascarar a sua iniciativa de paz? Ouça a análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 4 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/2024 • 9 minutes, 28 seconds
O êxtase russo pela derrota de Macron nas eleições legislativas francesas
Eleições legislativas em França. Para o Kremlin, o principal derrotado desta primeira corrida às urnas foi o atual Presidente, Emmanuel Macron. Apesar do regozijo geral na Rússia, existem comentadores que acreditam que uma eventual vitória da extrema-direita em França não resulte em relevantes melhorias na relação entre as nações. Com o fecho definitivo das eleições, a questão será: em que pé ficará a relação entre França e Rússia? Ouça a análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 2 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/2024 • 22 minutes
“Donald Trump já diz há muito tempo que vai resolver a guerra na Ucrânia, nunca explicou é como”
Numa das mais complicadas situações no mundo após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, que continuam a ter um papel preponderante nas relações internacionais, vão escolher o seu presidente "entre um mentiroso - Donald Trump - e um senil - Joe Biden", diz José Milhazes. Qual será a postura do próximo presidente americano relativamente ao apoio à Ucrânia? Nuno Rogeiro acredita que, mesmo com Donald Trump, "a ajuda americana à Ucrânia vai manter-se". Entretanto, a União Europeia decidiu proibir o acesso a quatro órgãos de informação russos. Putin respondeu ao proibir o acesso a mais de 80 órgãos de informação ocidentais, entre os quais quatro portugueses. José Milhazes critica a posição da UE, defendendo que "são guerras estúpidas sem qualquer resultado útil". A análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes aos novos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 28 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/2024 • 25 minutes, 32 seconds
A cimeira da paz na ausência da Rússia e o G7 na presença de Zelensky
Os mais importantes líderes mundiais reunem-se este fim de seamana na Suíça, para uma Cimeira da Paz, com o objetivo de encontrar soluções para a garantia de segurança nuclear, alimentar e libertação de prisioneiros. A Rússia e a China decidem ficar de fora deste encontro. "Sabendo que o comunicado final que está a ser preparado é muito desfavorável à Rússia, com países do seu bloco, para mim é uma grande derrota diplomática", esclarece Nuno Rogeiro. Ouça o programa em podcast, emitido a 14 de junho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/2024 • 15 minutes, 2 seconds
A visão da Rússia sobre as eleições europeias
Eleições europeias em tempos de guerra no leste do continente. Após a Europa ter ido a votos, o Kremlin já executou a leitura dos resultados nas urnas. Que influência terá o novo rumo da Europa no desenvolvimento da guerra na Ucrânia? Ouça a explicação de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 11 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/2024 • 25 minutes, 50 seconds
"Parece que estamos a copiar a crise dos mísseis de 1962"
Nas próximas semanas, salienta José Milhazes, aviões, navios de guerra e um submarino nuclear russos dirigem-se para as Caraíbas, onde se espera que se venham a realizar manobras militares russas. "Estas manobras podem ser as ameaças que Putin faz de colocar armas pesadas perto de território americano. É um início de demonstração de força", diz o comentadorSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/8/2024 • 20 minutes, 45 seconds
A solidariedade portuguesa com a Ucrânia
A ajuda portuguesa continua a chegar à Ucrânia. Entre associações e corporações, todo o tipo de auxílio continua a ser entregue à nação representada por Volodymyr Zelensky. Enquanto isso, o Presidente ucraniano continua entre viagens estratégicas, desta vez no continente asiático, na Indonésia, Filipinas e Singapura. Quais as razões destas visitas diplomáticas? Do lado russo, a violação dos direitos internacionais dos presos e reféns de guerra não cessa. Ouça a explicação de José Milhazes e de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 4 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/2024 • 20 minutes, 32 seconds
A contínua chantagem nuclear russa e os seus efeitos colaterais
Uma narrativa que é transversal a todas a unidades do poder político russo, contam-se mais de 70 ameças nucleares desde 2023. Os EUA estão a tentar reagir, mas têm sido “desajeitados” no seu discurso. As imagens de George W. Bush e Putin a dançarem com bailarinas tradicionais russas já vão longe, assim como a ideia de paz perpétua, em 2008. A posição exata dos americanos neste momento é a de legitimar qualquer acto da Ucrânia, desde que em legítima defesa. Na opinião de José Milhazes, a “Casa Branca todos os dias muda de opinião”, e a Rússica “continua a usar os mesmos métodos de intimidação da política antiga”. A China, à custa da Rússia, “quer ganhar dinheiro e dividir a UE e os EUA”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/2024 • 21 minutes, 11 seconds
A visita de Zelensky a Portugal
O confronto no leste europeu não cessa. A Ucrânia permanece a receber apoio externo ao armamento, numa tentativa de conter as investidas russas. Enquanto isso, Volodymyr Zelensky realizou uma visita a Portugal, nação que desde o começo do conflito expressou o seu apoio ao povo ucraniano, com o objetivo de concretizar um acordo. Acordo esse que consiste no auxílio português à Ucrânia nas frentes de defesa marítimas, terrestres e aéreas. Ouça o balanço destes temas por José Milhazes e Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido a 28 de maio na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/2024 • 25 minutes, 20 seconds
A Ucrânia deve ou não deve atacar alvos na Rússia? "Precisamos de clareza"
Há três aliados que fornecem mísseis de longo alcance à Ucrânia, mas não há consenso quanto à sua utilização. O princípio da legítima defesa deveria contabilizar a hipótese de os ucranianos atacarem alvos em território russo? Nuno Rogeiro explica a falta de "clareza" por parte dos Estados Unidos e da Europa em mais um guerra friaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/2024 • 20 minutes, 56 seconds
É possível ir a eleições na Ucrânia?
A guerra na Ucrânia persiste. No entanto, o mandato do Presidente Volodymyr Zelensky terminou. Acontece que a Constituição ucraniana não é suficientemente clara, no que diz respeito aos procedimentos a seguir em caso de eleições em tempos de guerra. Embora as sondagens apontem para uma maioria de apoio a Zelensky, o Presidente ucraniano já afirmou que não existem condições para ir, de facto, a votos. Ouça a análise do tema por José Milhazes e Nuno Rogeiro, na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido a 21 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/2024 • 24 minutes, 5 seconds
O atentado ao primeiro-ministro eslovaco: quem terá encomendado o ataque?
Uma pequena falha na segurança que resultou numa tragédia. Robert Fico, o primeiro ministro da Eslováquia foi alvo de um atentado. São várias as questões que se levantam. Quem terá encomendado este ataque? Terão sido as forças russas que suspeitaram da proximidade de Robert Fico à Ucrânia? Ou, por outro lado, terão sido ligações ucranianas que temiam o apoio do primeiro-ministro eslovaco à Rússia? Ouça a análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 17 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/18/2024 • 20 minutes, 32 seconds
Conferência na Suíça: China confirma a sua ausência pela paz na Ucrânia
Alterações no governo russo. Há 12 anos no cargo, o ministro da defesa foi substituído por um homem mais ligado à economia. Com estas trocas, os EUA afirmam que a Rússia está “desesperada com os custos da guerra na Ucrânia." Estará a Rússia a passar por dificuldades invisíveis aos olhos do mundo? O que justificou esta alteração no governo? Enquanto isso, já foi confirmado que a China não irá à conferência de paz da Ucrânia, que realizar-se-á na Suíça. Ouça a análise destes e outros temas por José Milhazes e Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 14 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/2024 • 30 minutes, 47 seconds
Crise política na Ucrânia: pode o país ir a eleições durante a guerra?
A União Europeia decidiu finalmente algo importante quanto aos fundos russos congelados e existe a hipótese de os entregar à Ucrânia, como reparação de guerra e ajuda militar. No terreno, a Rússia continua a sua ofensiva, mas encontra mais resistência. Na Ucrânia surge uma crise política que "pode ter graves consequências no interior da Ucrânia e no combate que estão a travar", afirma José Milhazes. Segundo alguns dirigentes da oposição ucraniana, a 26 de maio deveria entrar em funções um novo presidente eleito da Ucrânia. Mas os apoiantes de Zelenski consideram que só pode entregar o poder quando for eleito um sucessor, mas tal não pode ocorrer num estado de guerra. A oposição argumenta que é possível realizar eleições presidenciais mesmo na actual situação. Nuno Rogeiro alerta para o facto de que "não pode haver eleições sob lei marcial, nem na Ucrânia, nem em qualquer país do mundo." Este programa foi emitido na SIC Notícias a 10 de maio, ouça em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/2024 • 32 minutes, 54 seconds
A viagem de Xi Jinping com a Ucrânia na mala
As manobras e grandes movimentos na Europa. Os festejos em Moscovo. A visita do presidente chinês a Emmanuel Macron, um encontro marcado pela cooperação. Além dos acordos realizados, o governo chinês anunciou a sua presença na conferência da paz de Volodymyr Zelensky, a acontecer na Suíça, em Junho. Ouça o debate destes temas por Nuno Rogeiro e José Milhazes no programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias no dia 7 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/2024 • 22 minutes, 26 seconds
A guerra eletrônica do Báltico e a presença das mulheres no exército ucraniano
A partir de Pionerski, a norte do território russo, Moscovo continua a guerra eletrónica. No que consiste e como estão os russos a utilizar o campo eletromagnético para afetar a NATO? Nuno Rogeiro pede atenção para esta estratégia. Já José Milhazes fala da primeira tentativa da história da Ucrânia de formar uma divisão feminina de elite de combate com drones, para tentar superar a falta de homens nas forças armadas do país. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 3 de maio, ouça em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/2024 • 18 minutes, 30 seconds
Stoltenberg diz que NATO promete mas não cumpre. E agora?
O Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, fez uma visita surpresa a Kiev, onde se encontrou com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. Durante a visita, Stoltenberg reconheceu que os países da NATO não cumpriram as promessas feitas à Ucrânia a tempo e alertou para a falta de munições, defesa aérea e capacidades de ataque profundo, que permitiram o avanço russo ao longo da linha de frente. O secretário-geral prometeu que mais apoio está a caminho, apesar das dificuldades enfrentadas pela Ucrânia. Foi este um dos temas abordados no Guerra Fria de 30 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/1/2024 • 25 minutes, 41 seconds
Para quando a grande guerra entre a NATO e a Rússia?
São numerosos os generais e políticos dos países da NATO que preveem uma guerra entre a Aliança Atlântica e a Rússia. Para José Milhazes, podemos considerar a previsão dos resultados um exagero para agradar a Putin, mas é preciso estarmos atentos às possibilidades de uma guerra deste calibre. “A Europa tem que se preparar para se defender. A Rússia está a militarizar a sua economia e está a produzir muito mais armamento do que o necessário para a guerra na Ucrânia”, o que leva a concluir que Putin poderá estar a preparar alguma coisa, conclui o comentador. O programa foi exibido no Jornal da Noite da SIC a 26 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/2024 • 25 minutes, 10 seconds
Entre factos e intenções, como está a situação de ajudas à Ucrânia?
Chegou a tão aguardada ajuda americana. No Guerra Fria em podcast, Nuno Rogeiro e José Milhazes fazem o ponto de situação das ajudas bélicas recebidas pela Ucrânia. Após sete meses de espera e expectativa, eis que as forças ucranianas terão acesso a mais uma carga de armamento vinda dos EUA. Um carregamento superlativo que dará à Ucrânia um maior leque de possibilidades. Continuará o povo ucraniano a receber pacotes de ajuda vinda do exterior? Programa emitido na SIC Notícias no dia 23 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/2024 • 22 minutes, 20 seconds
Até quando os EUA abrirão os cordões à bolsa na Ucrânia e Israel?
Depois de meses de bloqueio da fação mais radical do Partido Republicano, a Câmara de Representantes do Congresso dos EUA assinalou que poderá aprovar já no sábado o pacote de ajuda externa para a Ucrânia, Israel e Taiwan. O que terá apressado todo este processo? Até quando poderão estes países contar com o apoio bélico dos Estados Unidos? Neste Guerra Fria em podcast de 19 de abril, com emissão na SIC Notícias, há ainda novas histórias de espiões e assassinos contratados. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/2024 • 23 minutes, 35 seconds
Israel e Ucrânia, dois pesos e duas medidas: Israel tem tratamento preferencial?
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro têm como ponto de partida o pedido de ajuda do Presidente ucraniano, que suplica por auxílio bélico do ocidente. Numa altura em que vários países se uniram em prol de Israel após o ataque iraniano, os ucranianos questionam o facto de não têm o mesmo privilégio. Qual a razão de existirem dois pesos e duas medidas? O programa foi emitido na SIC Notícias no dia 16 de abril.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/2024 • 25 minutes, 22 seconds
Médio Oriente: A ameaça do ataque iraniano a Israel
De novo num tempo de vésperas, de esperas angustiantes, numa guerra ainda não declarada. O Irão tem prontos mecanismos de retaliação em relação a Israel por causa da morte dos oficiais da guarda republicana da revolução iraniana na Síria. Os ataques que Israel efetua em relação ao Irrão nunca são a território iraniano. São, normalmente, a terceiros países como o Líbano ou a Síria. O mesmo se passa ao contrário. No entanto, pode estar iminente o primeiro ato direto, sendo assim histórico, de ataques a solo israelita por parte do Irão. Redes de notícias falam em 80 mísseis e 100 drones prontos a serem lançados. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/2024 • 22 minutes, 42 seconds
Putin dedica-se à teologia e diz asneira
As operações militares em terra, na Ucrânia, intensificam-se rapidamente, apesar de as linhas parecerem paradas. Todos pressentem que o fim da Primavera irá alterar o campo de batalha, como alerta Nuno Rogeiro. Na Rússia, há mais uma vítima mortal da ditadura putinista. Alexandre Demidenko era um voluntário russo que ajudava os refugiados ucranianos na Rússia a regressarem às suas terras na Ucrânia. Foi detido e alvo de espancamentos e torturas. Acabou por morreu numa das prisões de Belgrado. Numa reunião online do Conselho de Segurança, Putin recorreu ao Novo Testamento para defender os valores tradicionais e disse asneira, "porque a cultura dele é muito limitada", defende José Milhazes. Ouça o novo episódio do Guerra Fria em podcast, emitido na SIC Notícias a 9 de abril. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/2024 • 22 minutes, 10 seconds
Drones pilotados por Inteligência Artificial, recuperados de antigos aviões e que são também "caixas de música": as novas defesas de guerra ucranianas
Os ucranianos atacaram esta semana quatro bases aéreas fulcrais para o esforço de guerra russo, aparentemente usando novos drones. Uns emitem música, outros são pilotados por Inteligência Artificial e há ainda alguns que são aproveitamentos de antigos aviões. Estes são os novos meios ucranianos contra os russos na semana de guerra da conversa entre o ministro das Forças Armadas francês, Sébastien Lecornu, e o seu homólogo russo, Sergei Shoigu. Um telefonema que tentou procurar acordos e compromissos, mas que parece ter falhado. Depois de dois anos, que guerra querem os russos? E que paz? Face às declarações ambíguas de Shoigu partilhadas nas redes sociais sobre o telefonema, Milhazes acusa, mais uma vez, a liderança russa de "esquizofrenia". Ouça o novo episódio do Guerra Fria em podcast, emitido na SIC Notícias a 5 de abril.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/6/2024 • 21 minutes, 52 seconds
Os russos estão cansados da guerra? Até "as galinhas russas são anti-Putin"
A Ucrânia continua a precisar do apoio militar internacional. Em Portugal, após uma legislatura com apoio vincado à Ucrânia, o novo Governo não vai recuar na ajuda. Nuno Rogeiro considera um facto político importante que ao fim de dois anos de guerra não haja o cansaço expectável por parte dos europeus. A Rússia passou a nomear o confronto com a Ucrânia como "guerra santa". Ainda assim, o descontentamento com a guerra sobe. O preço dos bens aumenta, há até falta de ovos, porque "as galinhas são anti-Putin", ironiza José Milhazes. O programa foi emitido a 29 de março na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/2024 • 30 minutes, 29 seconds
Uma sexta-feira de horror na Rússia
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro recuperam as memórias e e as consequências que advieram do atentado terrorista em Moscovo reivindicado pelo Daesh na última sexta-feira (22). Os comentadores debruçam-se, também, sobre as declarações do porta-voz do FSB, o serviço secreto que falhou no dia do atentado, que afirmam ser irresponsáveis e infundadas. O FSB mantém a sua posição de atribuir a responsabilidade deste atentado na sala de espetáculos (Crocus City Hall) à Ucrânia, apesar da reivindicação do auto proclamado Estado Islâmico. Programa emitido na SIC Notícias no dia 26 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/2024 • 23 minutes, 17 seconds
Ataque terrorista em Moscovo: uma tragédia evitável?
Um grupo armado abriu fogo numa sala de espectáculos da capital da Rússia e fez, até ao momento, 40 mortos e 100 feridos e provocou um incêndio devastador. Este ataque terrorista, reinvindicado pelo Daesh, foi o tema em destaque deste Guerra Fria. Nuno Rogeiro relembra que têm sido desmanteladas celas da organização terrorista em solo russo e que já haviam sido dados alertas por organizações internacionais, desmentidas pelo regime de Vladimir Putin. Poderia ter sido uma tragédia evitável? “Os dirigentes russos v ão tentar sacudir a água do capote”, afirma José Milhazes. O programa foi emitido a 22 de março na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/2024 • 26 minutes, 16 seconds
As eleições na Rússia e o resultado que "ninguém esperava"
Três dias foram necessários para fazer a contagem dos votos. No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro fazem a análise do resultado que se fazia prever das eleições russas, que conferiu mais um mandato ao atual presidente, Vladimir Putin. Eleito com quase 90 porcento dos votos, chegando perto dos 100 porcento em determinadas áreas do território, este foi o resultado das eleições do último fim de semana, que irá repercutir com consequências ao nível nacional e internacional. Programa emitido na SIC Notícias no dia 19 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/2024 • 20 minutes, 1 second
Ucrânia na fase de parada e resposta
No que toca às operações militares, continuamos na fase de parada e resposta. A Ucrânia continua metodicamente a executar ataques na retaguarda próxima e profunda da Rússia, e esta continua a acumular reservas para uma presumível ofensiva em várias frentes. Na "linha de contacto" as forças mantêm-se nas posições conhecidas, sem avanços nem recuos. A análise de José Milhazes e de Nuno Rogeiro no Guerra Fria emitido a 15 de março na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/2024 • 20 minutes, 30 seconds
Mudará de direção o novo governo português em relação à Ucrânia?
No Guerra Fria em podcast, Nuno Rogeiro e José Milhazes debruçam-se sobre as implicações políticas que poderão advir dos resultados das eleições legislativas de 10 de março. Com a vitória da Aliança Democrática, o que esperar da direção que irá tomar o novo governo relativamente à questão Ucrânia? A guerra no leste europeu que tem vivido várias polémicas, tendo sido uma das mais recentes as declarações erráticas do Papa Francisco numa entrevista a um canal televisivo suíço. Programa emitido na SIC Notícias no dia 12 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/2024 • 19 minutes, 23 seconds
Bielorrússia: a ditadura prepara-se para a guerra
Esta semana, no Guerra Fria, José Milhazes e Nuno Rogeiro falam sobre o "omnipresente e omnipotente ditador bielorrusso", Alexandre Lukashenko, que publicou um decreto sobre a passagem dos órgãos de poder para o trabalho nas condições de guerra. Um dos seus objectivos, diz o comentador, é reforçar ainda mais "a máquina repressiva no interior da Bielorrússia, país por ele governado desde 1994". Oiça o podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
3/9/2024 • 19 minutes, 27 seconds
A crescente tensão entre a Rússia e a Europa
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro fazem a análise das crescentes tensões entre os diplomatas russos e os embaixadores da União Europeia. Sergey Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros, convocou os diplomatas da UE para uma reunião para discutir a posição da Europa relativamente às eleições russas. Contudo, a dois dias do compromisso diplomático, os representantes europeus anunciaram que não marcariam presença, ao alegar desconhecer a ordem de trabalhos da reunião e que a Europa tinha pedido uma investigação internacional independente sobre as causas da morte de Alexei Navalny. Programa emitido na SIC Notícias no dia 5 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/2024 • 21 minutes, 52 seconds
O funeral de Navalny levou milhares de apoiantes às ruas: até quando vai durar o efeito de mártir?
Sem dúvida que a morte de Navalny alterou os dados da guerra de informação entre a Rússia e o Ocidente. Mas até quando durará o «efeito mártir» ? E poderá destruir algum dos planos «estratégicos» de Vladimir Putin? Ouça o Guerra Fria em podcast, programa emitido a 1 de março na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/2/2024 • 21 minutes, 18 seconds
Morte de Navalny: continua a guerra fria entre o Kremlin e o ex líder da oposição
Os obstáculos continuam a surgir. No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro fazem o ponto de situação da questão Alexei Navalny. Após as polémicas que envolveram os obstáculos impostos pelo Kremlin em entregar o corpo do ex líder da oposição à família, as dificuldades persistem. Indisponibilidades convenientes, proibições e recusas. Estes são os cenários com que os apoiantes e a família de Navalny se têm deparado durante a procura de um local onde realizar um funeral digno. Entretanto, o Kremlin mantém-se alheio. Programa emitido na SIC Notícias no dia 27 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/2024 • 19 minutes, 29 seconds
Especial 2 anos de guerra na Ucrânia: qual o ponto de situação no leste da Europa?
No Guerra Fria em podcast, Nuno Rogeiro e José Milhazes fazem um ponto de situação da guerra na Ucrânia, ao assinalar-se hoje dois anos desde a eclosão do conflito. 730 dias marcados por avanços e recuos, pacotes de sanções e de apoio e milhares de mortes de militares e civis. Pela Europa, cidades como Dublin, Paris, Bucareste ou Lisboa continuam a demonstrar o seu apoio ao povo ucraniano através de manifestações. Programa emitido na SIC Notícias no dia 24 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/2024 • 17 minutes, 15 seconds
O verdadeiro rosto do regime russo
José Milhazes e Nuno Rogeiro debruçam-se sobre as polémicas que se têm feito presentes com a morte de Alexei Navalny. Putin mantém o silêncio sobre a morte do líder da oposição, mas um dos representantes do Kremlin, Dmitri Medvedev, não perdeu a oportunidade para se vingar. Anos atrás, a organização liderada por Navalny tornou público um filme de investigação "He Is Not Dimon to You", onde é desmascarado o envolvimento de Dmitri Medvedev nas extensas teias da corrupção ao mais alto nível. Proibida a exibição em canais de televisões russos, milhões de pessoas viram a cópia na internet.A era de Putin bate recordes também quanto ao número de presos políticos no país, o maior depois da morte do ditador Estaline. Segundo as organizações de defesa dos direitos humanos, durante o último mandato presidencial de Putin, foram vítimas de repressão política mais de 116 mil pessoas. Baseando-se no número de processos em tribunal, estas organizações afirmam que 5 613 pessoas foram julgadas e condenadas por terrorismo e notícias falsas sobre as forças armadas. Oiça aqui o Guerra Fria emitido na SIC Notícias no dia 23 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/2024 • 22 minutes, 13 seconds
Alexei Navalny: nem a morte afasta a perseguição de Putin
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro abordam os desenvolvimentos subsequentes à morte do maior opositor político do regime de Vladimir Putin. Morto numa prisão na Sibéria, o corpo de Navalny ainda não foi localizado. Quanto à herança de Navalny, os seus aliados mais próximos estão presos nas cadeias russas ou refugiados no estrangeiro. A sua esposa Yulia jurou continuar o trabalho do marido, mas as possibilidades de êxito são mínimas, pois não poderá regressar à Rússia. O programa foi emitido na SIC Notícias a 20 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/2024 • 25 minutes, 21 seconds
“Caso a Rússia saia semi-vitoriosa deste conflito com a Ucrânia, outras repúblicas da antiga União Soviética se seguirão”
O exército ucraniano retirou-se da cidade de Avdiivka (leste), onde a situação se deteriorou consideravelmente nos últimos dias, as ruínas da cidade estarão prestes a ser tomadas pelo exército russo e esta será uma bandeira da propaganda de Putin para mostrar êxitos, nos próximos tempos. Ao mesmo tempo que a Europa está em guerra, alguns dirigentes da Câmara de Representantes dos EUA demonstram “a incompetência e miopia política em termos internacionais”, ao ir de férias e deixar o assunto Ucrânia para depois. Nas palavras de José Milhazes, a política de Trump e dos republicanos “pode trazer consquências para todos os americanos”, pois a “sede de poder de Putin não é bloqueada por um oceano”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/17/2024 • 21 minutes, 30 seconds
Ucrânia: movimentações nas altas chefias militares
No Guerra fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro fazem um balanço dos recentes desenvolvimentos do conflito na Ucrânia, com destaque para as movimentações no comando militar ucraniano. A nomeação do general Ihor Plakhuta para substituir Naev à frente das forças territoriais está a causar polémica. Plakhuta, lembram os bloggers, participou na dispersão dos manifestantes que protestavam contra o regime pró-russo em 2013 e 2014. Será que vai haver uma ronda de protestos? O programa foi emitido na SIC a 13 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/2024 • 20 minutes, 1 second
Duas horas de “desconversa” entre Putin e Carlson para assinalar quase 2 anos desde a invasão
Neste Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro a mais recente entrevista de Vladimir Putin ao antigo jornalista da FOX News, Tucker Carlson. Durante duas horas, o presidente russo que se prepara para celebrar dois anos desde a invasão da Ucrânia conversou com o declarado apoiante de Donald Trump sobre a guerra, o apoio internacional dado ao país invadido e sobre a sua interpretação da história da Rússia. A escolha do interlocutor de Putin, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi o facto de não ser "pró-Rússia e não é pró-ucraniano. Em vez disso, é pró-americano." O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 09 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/2024 • 22 minutes, 42 seconds
Os reféns Portugueses em Gaza e a reforma militar ucraniana
20% dos mortos e reféns do 7 de outubro em Gaza eram cidadãos portugueses ou com famílias portuguesas. Os parentes – mães, irmãos, filhos – vieram a Portugal dar pormenores sobre o seu sofrimento e os relatos são, em geral, impressionantes. Entretanto, continua a desinformação sobre as relações entre Volodymyr Zelensky e os seus chefes militares. Agora, a propósito de uma entrevista do presidente ucraniano ao diretor do Canal italiano TG1 (RaiNews), Gian Marco Chiocci, veio dizer-se que Zelensky afirmara “realmente querer demitir Zaluzny”. A reforma integral e “séria” do sistema de defesa da Ucrânia estará em curso? O Guerra Fria foi exibido na SIC a 6 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/2024 • 25 minutes, 14 seconds
Apesar dos bloqueios de Orbán, União Europeia avança com apoio de 10 mil milhões de euros por ano à Ucrância
Perto do aniversário do segundo ano da guerra na Ucrânia, o Conselho Europeu aprovou um pacote de ajuda ao país que promete um orçamento de 10 mil milhões de euros por ano. Orbán, primeiro-ministro da Hungria que tem vindo a vetar vários apoios financeiros com o mesmo fim, manteve o veto até à última hora e promete, mesmo depois da aprovação, continuar com os bloqueios para, como disse na rede social X (antigo Twitter), garantir que "os fundos húngaros não vão acabar na Ucrânia. A nossa posição sobre a guerra permanece inalterada". A análise aos avanços e recuos diplomáticos sobre o conflito neste Guerra Fria, com os habituais comentadores Nuno Rogeiro e José Milhazes. Ouça também sobre a história de uma jovem russa acusada de "propaganda LGBTQ" por usar uns brincos com forma de arco-íris que acabou detida. O programa foi emitido na SIC Notícias a 2 de fevereiro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/3/2024 • 21 minutes, 46 seconds
Gaza: o duelo Teerão-Washington e outras histórias
Estamos à beira de uma confrontação entre os EUA e forças pró-iranianas – ou diretamente iranianas – no Iraque, Síria, Líbano e talvez no próprio Irão. Tudo isto em resposta à morte de militares dos EUA numa base da chamada «Área 55», a zona de «deconflitualização» entre o Sudeste da Síria e a Jordânia. Tudo isto, relacionado com a frente de combate Israel-Hamas e a Coligação Internacional/Ansar Allah. Programa emitido na SIC Notícias no dia 30 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/2024 • 19 minutes, 50 seconds
O mistério do avião abatido e os judocas militares russos em Portugal
A queda do avião militar russo na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia tem mais perguntas que respostas. A Rússia afirma que seguiam a bordo 65 prisoneiros ucranianos e a Ucrânia afirma que o avião transportava armamento. A lista dos supostos passageiros do avião abatido contém nomes de pessoas que, segundo fontes ucranianas, já teriam sido libertadas dia 2 de janeiro. “Este poderia ser o momento para a Rússia encostar a Ucrânia à parede” e exigir explicações, reflete José Milhazes, mas tudo o que fez foi, para além de somar contradições, dizer que não quer inquéritos internacionais. A presença de judocas russos em solo nacional, que não podem competir com bandeira ou hino, está a provocar polémica pois a federação internacional de judo não permite que participem judocas que sejam também militares durante a invasão em larga escala. O Guerra Fria foi exibido a 26 de janeiro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/27/2024 • 23 minutes, 9 seconds
Conflito entre o Irão e o Paquistão complica ou descomplica o Médio Oriente?
Na terça-feira, o Irão usou drones e mísseis para alvejar posições do Jaish al-Adl, um grupo sunita composto por baloches envolvido em ataques dentro do Irão. O Paquistão retaliou, disparando mísseis contra a província iraniana de Sistão e Balochistão. No Guerra Fria desta semana, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam estes desenvolvimentos: "O Irão quer ser uma potência regional e tudo gira em torno desta ideia", diz RogeiroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
1/20/2024 • 19 minutes, 26 seconds
Tragédia no Médio Oriente: cresce o número de atores neste palco de guerra
José Milhazes e Nuno Rogeiro exploram as recentes complexidades geopolíticas no médio Oriente, abordando os recentes ataques iranianos ao Iraque, Paquistão e Síria. Destacam também a captura, pelas forças especiais dos EUA, de um navio de artilharia iraniano na costa da Somália destinado à milícia Houthi. Além disso, discutem os desafios enfrentados por Israel ao tentar desmantelar, após três meses, a rede de lançadores de foguetes do Hamas. Uma análise aprofundada sobre os eventos recentes que moldam as dinâmicas na região.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/2024 • 19 minutes, 33 seconds
Escalada no Médio Oriente: o conflito vai alargar para lá da Faixa de Gaza?
Nuno Rogeiro e José Milhazes comentam as notícias internacionais da semana, começando pela crise intensa na zona limítrofe do Médio Oriente e a possibilidade do alargamento do conflito, falam depois sobre Taiwan e ainda a origem do armamento da guerra na Ucrânia e o que se passa na frente de batalha. Oiça aqui o habitual comentário 'Guerra Fria', emitido na SIC a 12 de janeiro de 2024.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/13/2024 • 22 minutes, 33 seconds
A viagem de Blinken pelo Médio Oriente e a solução para o fim da guerra entre Israel e o Hamas
Antony Blinken, o Secretário-Geral dos EUA, iniciou este fim-de-semana mais uma ronda de contactos na região do Médio Oriente para tentar evitar a escalada do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. A mensagem de Blinken reafirma o apoio dos EUA à formação de um Estado Palestiniano. Haverá nestes encontros diplomáticos uma réstia de esperança para pôr fim ao conflito? Nuno Rogeiro avalia o períoplo e garante que "há boas e más notícias". José Milhazes foca o seu comentário na Ucrânia e no pedido de apoio militar de Zelensky, para que a nação tenha os meios necessários na defesa contra os ataques aéreos da Rússia. Apesar dos vários apelos, a Europa parece continuar adormecida às palavras do Presidente ucraniano. Ouça o Guerra Fria em podcast, programa emitido a 9 de janeiro na SIC.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/2024 • 21 minutes, 41 seconds
Prenda de Natal e Ano Novo de Putin: uma chuva de ataques em solo ucraniano
Em cinco dias a Rússia lançou sobre as cidades ucranianas 500 mísseis e drones que custaram 3 mil milhões de dólares ao contribuinte russo. “Sem mísseis Patriot, a Ucrânia teria as cidades totalmente devastadas”, afirma Nuno Rogeiro. Foi divulgado um vídeo de uma mulher corajosa que apela para que não deixem os homens regressar à frente de combate russa, mas a voz do desespero não chega, certamente, ao Kremlin e esta mulher “irá certamente pagar pelo que disse”, ressalva José Milhazes. “Esperemos que Putin e os culpados por milhares de destinos destroçados se afoguem no sangue dos nossos jovens com que eles enchem os seus elegantes cálices. Ardam no inferno!” diz esta mulher, em lágrimas. O Guerra Fria foi exibido a 3 de janeiro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/3/2024 • 20 minutes, 24 seconds
Ucrânia sob ataque, Rússia sem piedade: o dia mais mortífero desta guerra
De acordo com a força aérea ucraniana, a Ucrânia sofreu o maior ataque aéreo russo desde o início da guerra. Rússia lançou hoje 122 mísseis e 36 drones, dizem os dados ucranianos. Zelensky tem apelado aos aliados para fornecerem mais defesas quer permitam à Ucrânia proteger-se contra ataques como este. Nuno Rogeiro descreve o acontecido como uma ameaça pública de aniquilação e José Milhazes garante "a culpa é da incompetência das lideranças do Ocidente". Ouça em podcast o programa Guerra Fria, emitido a 29 de dezembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/30/2023 • 20 minutes, 6 seconds
Chicotes, “reptilóides”, sexo oral e o desaparecimento de Alexei Navalny: assim vai a Rússia de Vladimir Putin
Uma revista russa de teor científico publicou um artigo onde se afirma a existência de seres “reptilóides”, criados com a ajuda de tecnologia extraterrestre, entre outras afirmações como “o feminismo é um instrumento do ocidente para destruir a família” ou que “o sexo oral é uma criação da democracia”. Um dos maiores opositores de Putin, Alexei Navalny, preso há algum tempo, está em paradeiro incerto mas José Milhazes não acredita que Navalny se tenha suicidado. A situação na faixa de Gaza continua sem resolução e continuamos também sem ter número de mortos oficiais, para além dos dados pelo Hamas. Os novos drones ucranianos, que poderão mudar o rumo da guerra, foram anunciados em exclusivo por Nuno Rogeiro neste Guerra Fria exibido a 22 de dezembro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/23/2023 • 21 minutes, 15 seconds
Se a Rússia conquistar a Ucrânia pode invadir também a Geórgia, Moldávia ou Arménia?
Os sucessivos discursos de Putin, que afirma que não vai atacar a NATO, preocupam José Milhazes, que lembra que, dias antes de invadir a Ucrânia, o presidente russo disse precisamente o contrário do que acabou por fazer. “Putin considera que os Russos fazem o que querem e acham necessário na Ucrânia”, diz José Milhazes. Caso a Russia tenha êxito na Ucrânia, pode anexar outros países como a Geórgia, Moldávia ou Arménia, lembra o comentador. “O ocidente não pode destrair-se nem perder tempo na política em relação à Rússia”. A situação em Gaza e os túneis do Hamas foram outros temas em análise no programa exibido a 19 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/20/2023 • 21 minutes, 31 seconds
Malabarista, palhaço, dono do circo: a postura de Putin na mais recente conferência de imprensa na Rússia
Esta semana na análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes, uma primeira paragem pela situação na Faixa de Gaza e depois a análise à guerra na Ucrânia. "O exército israelita é enorme e está habituado a combater, o Hamas não está. Mas dentro dos túneis não sabe muito bem o que encontra, muitas vezes encontra reféns. No fim desta ofensiva vai ter muitas vítimas", afirma Nuno Rogeiro. Na Rússia, esta semana, Putin deu uma 'conferência de imprensa' que parecia uma 'conversa com o seu povo'. Para Milhazes foi "um autêntico circo em que Putin desempenhou todos e mais alguns papéis - malabarista, palhaço, vendia bilhetes, enfim, tudo controlado por ele". Numa mensagem em que afirma que a Rússia está cada vez mais forte e o Ocidente cada vez pior, os realizadores cometeram alguns erros e permitiram perceber que existiram perguntas um pouco incómodas para o líder russo. 'Guerra Fria' foi emitido na SIC a 15 de dezembro com moderação de Rodrigo Guedes de Carvalho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/2023 • 33 minutes, 2 seconds
O aviso de Biden e o pedido de Zelensky
A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro aos últimos desenvolvimentos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, no Guerra Fria em podcast. Esta terça-feira, o presidente ucraniano foi aos EUA pedir a Joe Biden e ao congresso que não termine o seu apoio na guerra contra a invasão da Rússia, depois dos republicanos terem votado na semana anterior para bloquear ajuda económica e militar à Ucrânia. O presidente americano assegurou que não abandonará o país invadido. No mesmo dia, mas sobre o conflito Israel-Hamas, Biden assumiu divergências com o governo "conservador" de Benjamin Netanyahu, alertando de que o país por si liderado pode estar a perder apoio nas mais altas instâncias internacionais. O Guerra Fria foi emitido na SIC a 12 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/2023 • 28 minutes, 16 seconds
A destruição militar do Hamas significa a sua destruição como estrutura política?
A existência de um projeto israelita que visa a destruição militar do Hamas é um dado adquirido, restando apenas descortinar se esse pode ser o princípio do fim político do Movimento de Resistência Islâmica. A resolução do Conselho de Segurança, que foi chumbada pelo veto dos Estados Unidos, reflete a pressão americana para que Israel respeite todas as normas do chamado direito bélico, dizendo que terá de existir uma restrição dos ataques, a separação entre civis e militares e acabar com ataques a hospitais e escolas. Os homens do Hamas continuam a lançar foguetes sobre Israel, apesar de Israel estar a desmantelar as suas bases de foguetes. Pela primeira vez, os militares israelitas conseguiram chegar a um local onde havia verdadeiros foguetes de médio longo alcance.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/9/2023 • 28 minutes, 30 seconds
O sonho imperialista da Rússia pode chegar às fronteiras da União Europeia?
Esta semana no Guerra Fria, José Milhazes faz menção a um cartaz que apareceu na fronteira da Rússia com a Estónia que diz “As fronteiras da Rússia não têm fim”, ou seja, elas vão até onde os Russos quiserem. “É dificil compreender a posição dos EUA e da UE nesta situação”, lamenta José Milhazes: “Ainda não compreenderam bem a política expansionista do regime russo”. A Rússia conseguiu reestabelecer as suas cadeiras de produção e logística, o que deixa a Ucrânia numa situação muito vulnerável. Nuno Rogeiro relembra que “para a Rússia, era pior uma guerra rápida que uma guerra longa que pudesse explorar as suas reservas”. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 5 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/2023 • 31 minutes, 28 seconds
Putin: ditador para sempre?
Kiev anuncia o maior ataque de drones de sempre por parte do regime Russo. “Os Ucranianos estão perante um desafio terrível”, revela Nuno Rogeiro. O exército Ucraniano está a modernizar milhares de veículos para melhor combater a invasão russa enquanto que na Rússia Vladimir Putin faz o mesmo discurso de sempre, onde acusa o ocidente de querer saquear a Rússia. O presidente russo discursou, por vídeo-conferência, num concílio no Kremlin organizado pela Igreja Ortodoxa onde falaram “figuras xenófobas e racistas, do pior que existe na sociedade russa”, segundo José Milhazes. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 28 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/2023 • 31 minutes, 15 seconds
Gaza: "Mostrar os túneis era dicisivo para avaliar a credibilidade dos israelitas"
Esta semana, com a divulgação por parte do exército israelita das imagens dos túneis que se estendem por baixo da faixa de Gaza, inclusivamente de hospitais, Nuno Rogeiro diz que se consegue perceber a extensão dos túneis. "Há instalações para as pessoas descansarem, casas de banho, silos para munições e até sítios onde aparentemente podem ter estado os reféns". O comentador defende que este passo "era decisivo para avaliar a credibilidade das relações públicas do exército israelita". Rogeiro alerta ainda para o facto de "não se saber se isto é uma pequena parcela daquilo que os israelitas realmente sabem sobe os túneis. Muitos estavam inutilizados pelas bombas de espuma que eles inventaram".See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/25/2023 • 30 minutes, 28 seconds
Acordos pela libertação e apelos à guerra
See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/2023 • 25 minutes, 13 seconds
Adeus até ao meu regresso: os soldados russos que não conseguem ser substituídos
Um protesto na Rússia levou várias mulheres a pedir o regresso dos seus maridos da frente de combate. O ministro da defesa russo, Serguei Soigu, tinha prometido a renovação dos soldados mobilizados mas está a ser desmentido. O conflito na faixa de Gaza foi outro dos temas em discussão no Guerra Fria exibido a 10 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/2023 • 28 minutes, 25 seconds
Eleições em tempo de guerra na Ucrânia
A guerra entre Israel e Hamas já provocou milhares de mortos e feridos mas, no entender de Nuno Rogeiro, sem um observador independente não podemos confiar nos números que são oferecidos dIariamente. Na Ucrânia, Zelensky adia as eleições para o pós-guerra, pondo fim “a problemas internos”, segundo José Milhazes. O comentador afirma que houve tentativas de pressionar o líder Ucraniano a convocar eleições para março de 2024. O Guerra Fria foi exibido a 8 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/9/2023 • 32 minutes, 15 seconds
"A Ucrânia agora é uma guerra de posição que faz lembrar a Primeira Guerra Mundial"
Os aliados da Ucrânia começam a ter dúvidas sobre a estratégia adotada quanto ao fornecimento de armas. Em resposta, Valeri Zaluzhnyi, chefe das forças ucranianas, diz que precisam de mais e melhor e mostra uma fotografia das trincheiras no leste do país, “para nos lembrar de que a Ucrânia pode já não ser uma guerra de movimento, mas é uma guerra de posição que faz lembrar a Primeira Guerra Mundial”, diz Nuno Rogeiro. José Milhazes fala sobre um sinal vindo de Portugal que mostra que a Ucrânia não está sozinha: A Associação Luso Ucraniana de Braga lançou uma campanha de fundos para comprar uma ambulância e mandar para lá. “Correu tão bem que já foram compradas três ambulâncias. Irão partir no dia 7”. Oiça o Guerra Fria em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/4/2023 • 30 minutes, 19 seconds
Guerra em Israel, Ucrânia ofuscada: a estratégia de Putin
A atenção mediática mudou neste mês de outubro, os ataques em Israel vieram ofuscar aquilo que antes era o principal conflito internacional: a Ucrânia. Nuno Rogeiro e José Milhazes avaliam as consequências geopolíticas destes acontecimentos e concluem que há um grande beneficiado de toda a situação. Estará por de trás do novo conflito toda uma estratégia de Putin? Ouça o Guerra Fria, programa emitido na SIC a 31 de outubro, e fique a par dos mais recentes desenvolvimentos da Guerra Israel-Hamas e da Guerra na Ucrânia. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/1/2023 • 31 minutes, 40 seconds
O anoitecer dos bombardeamentos e o alvorecer do espírito anti-israelita
Durante a ofensiva israelita na Faixa de Gaza, a análise em podcast de Nuno Rogeiro e José Milhazes. "Segundo os blogues israelitas, a ofensiva em Gaza vem de duas direções: do norte e do leste", revelou José Milhazes nesta sexta-feira de bombardeamentos realizados pelo exército israelita, sem precedentes desde o início do conflito, na cidade de Gaza. Durante a noite, o Israel já admitiu a intensificação dos seus ataques "de forma muito significativa" contra o Hamas. O Guerra Fria foi emitido na SIC a 27 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/2023 • 30 minutes, 15 seconds
A estratégia do Hamas e a resposta de Israel: um fechar de olhos às populações civis?
O Hamas foi acusado de utilizar a população civil como escudo por Israel que, mesmo assim, prosseguiu com os ataques ao movimento militar terrorista. Com esta estratégia, já se perderam vidas inocentes. Seria de esperar de Israel uma resposta diferente? A análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes neste Guerra Fria emitido a 24 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/2023 • 31 minutes, 45 seconds
Um túnel diplomático chamado Qatar. Ajuda chega a Gaza
O plano Rafah, ou também chamado 'ramo de oliveira', establece um princípiio de acordo entre o Qatar, os EUA e a ONU, com o aparente consentimento do Egito e de Israel, e consiste em fazer passar pela entrada física entre o Egito e a Faixa de Gaza 115 camiões do crescente vermelho egípcio e 104 camiões de ajuda humanitária. Esta ação determina a passagem de uma discussão apenas militar para uma discussão política, pois coincide com a libertação de reféns por parte do Hamas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/21/2023 • 33 minutes, 12 seconds
Biden em Israel: paz ou guerra?
O crescente conflito entre Hamas e Israel, com a visita de Joe Biden à região em foco neste Guerra Fria. O presidente norte-americano enfrenta um dilema: quer ajudar os refugiados mas também não quer que o conflito se espalhe para outros países. Se ele for muito duro com Israel, pode alienar os seus aliados árabes. Se ele for muito brando, pode decepcionar os palestinianos. A hipocrisia de outros países, como a Rússia e a China, é outro dos temas em discussão neste Guerra Fria exibido na SIC a 17 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/2023 • 31 minutes, 9 seconds
Guerra Israel-Hamas: os cenários possíveis nas próximas horas e dias
Depois de uma semana tensa no Médio Oriente, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a situação geopolítica e o que está em causa neste conflito. "Os líderes de Israel podem reagir de maneira demasiado dura com a população civil", afirma Milhazes. Como avançar com o processo de paz no Médio Oriente num momento tão difícil? Um conflito que dura há 70 anos e que atingiu um ponto extremamente perigoso agora. Nuno Rogeiro traça ainda os cenários possíveis nas movimentações das tropas nos próximos dias e analisa os pontos em que a guerra no Médio Oriente se cruza com a Guerra na Ucrânia. O Guerra Fria foi exibido a 13 de outubro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/14/2023 • 31 minutes
Ucrânia forneceu armas ao Hamas?
O ataque do Hamas a Israel desencadeou uma guerra sem precedentes e um cerco a Gaza que, a par dos bombardeamentos israelitas, deixou a população sem muitas hipóteses de fuga. A Rússia não condena o ataque, tal como o Egipto, optando apenas por fazer “contenção”. Um vídeo que circula na internet mostra uma pessoa a falar em árabe a dizer que a Ucrânia forneceu armas ao Hamas. Este vídeo é desmentido em direto por José Milhazes, tratando-se de propaganda Russa para desviar a atenção ao conflito na Ucrânia, equiparando o discurso do Hamas ao discurso de Putin. “Este conflito, a ser resolvido, como qualquer outro, tem que ser com conversações e não com guerras”. O Guerra Fria foi exibido a 10 de outubro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/2023 • 28 minutes, 50 seconds
“Esta guerra que estamos a viver é, infelizmente, demasiado parecida com a Segunda Guerra Mundial”
Mais uma análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes em podcast, sobre os principais acontecimentos desta semana na guerra da Ucrânia. Entre eles consta a visita de Zelensky ao Rei de Espanha, onde o Presidente Ucraniano reforçou, novamente, a disponibilização de armamento concedida pela União Europeia. “Não pede sangue de soldados europeus. A mensagem que ficou foi ‘dêem-nos armas, nós sabemos o que fazer’”, garante o comentador Nuno Rogeiro. E, ainda, o encontro de Putin de Valdai e as palavras proferiu que, para José Milhazes, lembram “literatura de terror”. “Esta guerra que estamos a viver é, infelizmente, demasiado parecida com a Segunda Guerra Mundial”, lamenta Rogeiro e, se há quem diga que a história se repete, houve quem já, em 2015, tenha previsto o desenrolar dos acontecimentos atuais, o seu nome é John McCain e, também, merece o destaque dos comentadores neste programa. O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 6 de outubro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/2023 • 31 minutes, 14 seconds
A garantia de Biden, o “consenso” da União Europeia
A análise em podcast de José Milhazes e Nuno Rogeiro sobre os últimos dias de guerra na Ucrânia. Depois de o porta-voz da presidência russa afirmar que há "cansaço do apoio completamente absurdo ao regime de Kiev vai aumentar em vários países, incluindo nos Estados Unidos", o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, diz que não sente "que o apoio dos Estados Unidos tenha sido quebrado porque os Estados Unidos entendem que o que está em jogo na Ucrânia é muito maior do que apenas a Ucrânia. Trata-se da estabilidade e da previsibilidade do mundo e, por isso, acredito que seremos capazes de encontrar as soluções necessárias". Sobre a União Europeia, o ministro também confirma que a adesão da Ucrânia "é uma questão de tempo". "Estão todos determinados a avançar à máxima velocidade, tendo em conta as reformas que a Ucrânia tem vindo, está e continuará a implementar", defende. O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 02 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/2023 • 29 minutes, 20 seconds
A limpeza étnica em Nagorno-Karabakh e a desintegração da Rússia
A ofensiva militar do Azerbaijão contra a auto-proclamada república de Artsakh na região de Nagorno-Karabakh terminou com a dissolução do estado separatista e com o êxodo de milhares de Arménios. Nas palavras de José Milhares tratou-se de uma “limpeza étnica”. Já na guerra da Ucrânia, os últimos desenvolvimentos no terreno e uma notícia: a Rússia não vai reconstruir os territórios ocupados porque “vive lá pouca gente”. O programa foi exibido na SIC a 29 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/29/2023 • 31 minutes, 51 seconds
Nagorno-Karabakh: "Comunidade internacional tem de estar atenta à matança do povo arménio"
Esta semana no Guerra Fria, antes de irem ao conflito no leste da Europa, José Milhazes alerta para a situação em Nagorno-Karabakh, o enclave arménio na região do Cáucaso Meridional que, ao que tudo indica, vai oficialmente passar a ser gerida pelo Azerbaijão: "A comunidade internacional tem de estar atenta ao perigo de se repetir uma matança do povo arménio". Oiça o podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
9/23/2023 • 29 minutes, 8 seconds
“A Assembleia-Geral das Nações Unidas faz lembrar um velório”
A Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre por estes dias em Nova Iorque, não oferece nada de novo segundo José Milhazes, que a equipara a um velório: “Esta Assembleia Geral, como todas as outras, não leva a grande coisa e a Ucrânia deu conta disso”, conquistando cada país para a sua causa e, especialmente, tentando convencer os Estados Unidos a dispender mais dinheiro e armamento moderno. As contas da guerra, do lado Russo, e outros desenvolvimentos no terreno foram outros temas em análise neste programa exibido na SIC a 19 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/2023 • 34 minutes, 26 seconds
“Sanções da União Europeia à Rússia são contraproducentes e estúpidas”
A polícia alemã confiscou um carro com matrícula russa, fazendo valer-se de uma lei que foi aprovada a mais de uma década pela União Europeia. Outros quatro países europeus já vieram dizer que vão seguir o exemplo de apreender automóveis vindos da Rússia. Na opinião de José Milhazes, “isto não ajuda a que os russos venham para a rua protestar contra Putin, muito pelo contrário”. Desta maneira, “a elite russa fica impune, pois a lei aplica-se contra os cidadãos”, explica. Ouça mais um Guerra Fria em podcast See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/16/2023 • 31 minutes, 27 seconds
“A Rússia enveredou pelo caminho da União Soviética rumo à desintegração“
Há uma crise no abastecimento de combustíveis na Rússia. Isto pode parecer estranho num país que é um dos maiores produtores de petróleo, mas a verdade é que a narrativa oficial desculpa-se com o esforço de guerra. José Milhazes não teme em afirmar que, assim, a Rússia caminha para uma dissolução idêntica à queda da União Soviética em 1991. A visita de Antony Blinken à Ucrânia foi outro dos temas em destaque neste episódio emitido na SIC a 7 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/8/2023 • 32 minutes, 52 seconds
As mentiras e exigências de Vladimir Putin a entrar no Outono
A habitual análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro no Guerra Fria em podcast sobre os últimos desenvolvimentos no conflito entre Ucrânia e Rússia. "O que torna toda esta situação extremamente abominável é que um judeu encubra a glorificação na Ucrânia do nazismo e daqueles que, na altura, comandaram o Holocausto", foram as palavras de Putin sobre Zelensky que marcaram esta terça-feira, 05 de setembro, dia de emissão do Guerra Fria na antena da SIC. Destaque também para a nomeação de Rustem Umerov como novo ministro da Defesa ucraniano, depois da demissão de Oleski Reznikov no domingo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/2023 • 34 minutes, 21 seconds
Salazar: a inspiração de Putin
O filósofo Ivan Ilyin é um dos heróis de Putin. Expulso da Rússia pelos comunistas pelas suas ideias extremistas e ultra-conservadoras, começou por ser grande admirador de Mussolini e Hitler mas após a segunda guerra tenta moldar a sua filosofia para uma “extrema-direita light”, citando Salazar como exemplo a seguir. José Milhazes dá como exemplo o corporativismo que “na Rússia é uma instituição nacional” e a constante repressão policial do regime de Putin, “que já ultrapassou Salazar pela esquerda e pela direita”. Essa repressão continua a atingir jornalistas e bloggers anti-guerra na Rússia. Em análise está também o novo armamento comprado pela Ucrânia, que já se prepara para o dia em que não consiga depender inteiramente da boa vontade dos aliados. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 1 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/1/2023 • 34 minutes, 1 second
Putin e a promessa de cereais grátis a seis países africanos
Na cimeira entre Rússia e países de África, em São Petesburgo, Vladimir Putin anunciou o abastecimento gratuito de cereais para Burkina Faso, Zimbabwé, Mali, Somália, República Centro Africana e Eritreia. Estes países constam dos mais necessitados do continente africano e, dentro de três a quatro meses, vão receber entre 25 a 50 mil toneladas de cereais. Na opinião de José Milhazes, “os esforços do Kremlin e da diplomacia russa foram muito grandes, mas as promessas resultam em poucos resultados reais”. No entanto, “irão abrir agências de representação e universidades em África, mas Putin está a repetir o mesmo erro da União Soviética: a estoirar milhões e milhões num continente que pouco ou nada conhecem”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/29/2023 • 30 minutes, 9 seconds
O invadido contra-ataca, Francisco procura Cirilo
José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam no Guerra Fria em podcast a contraofensiva ucraniana e a aparente vontade do Papa Francisco se encontrar com o Patriarca Ortodoxo Russo. O Papa terá proposto a Cirilo, patriarca ortodoxo russo, um encontro no aeroporto de Moscovo, por altura da visita que fará à Mongólia, entre 31 de agosto e 4 de setembro. Ao dia de 25 de julho, data de emissão deste Guerra Fria na SIC Notícias, a Ucrânia enfrentou 20 combates contra a Rússia, assim 49 ataques aéreos, segundo o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas. O país invadido terá conseguido repelir os ataques nas direções de Bakhmut e Avdiivka.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/2023 • 29 minutes, 55 seconds
Haverá ainda cereais para exportar quando o acordo for retomado?
A suspensão do acordo de cereais tem sido a notícia dos últimos dias. José Milhazes acredita que será difícil que o acordo seja retomado, apesar dos esforços do presidente turco Erdoğan. Mas esse é só um pormenor no meio deste conflito: “É possível que as tropas, de um lado ou do outro, ataquem as searas”, afirma Milhazes, uma situação catastrófica que irá provocar ainda mais prejuízos incalculáveis. “Eu receio que o pior esteja para vir”, reflecte o comentador. Nuno Rogeiro trás um vídeo que prova que as tropas ucranianas já estão a usar bombas de fragmentação. O Guerra Fria foi exibido no Jornal da Noite a 21 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/22/2023 • 28 minutes, 29 seconds
Confiar ou não confiar nas Forças Armadas? As dúvidas de Putin e quem vai suceder à Wagner
Generais de Putin desaparecidos ou em locais desconhecidos. No Guerra Fria desta semana, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam as escolhas de Putin para o seu próximo braço direito militar. E, ainda, a tentativa de se estabelecer um novo corredor com a Turquia que garanta o fornecimento de cereais, para colmatar as consequências da suspensão do acordo do Mar Negro. Ouça o programa Guerra Fria em podcast, emitido na SIC a 19 de julho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/2023 • 28 minutes, 35 seconds
Ataque à ponte da Crimeia, cereais russos abandonam Mar Negro, Guterres lamenta o ataque a “pessoas carenciadas em toda a parte”
O acordo para a exportação de sementes e cereais russos e ucranianos expirou esta segunda-feira, por isso foi tempo de análise no Guerra Fria em podcast de José Milhazes e Nuno Rogeiro. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, anunciou que a Rússia não irá prolongar o acordo para a exportação de cereais através do Mar Negro, não estando a decisão relacionada com o mais recente ataque da Ucrânia à ponte da Crimeia. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reagiu e lamentou "profundamente a decisão da Federação Russa de terminar a implementação do acordo do Mar Negro, incluindo a retirada das garantias de segurança russas para navegação", alertando que a decisão "vai atingir gravemente pessoas carenciadas em toda a parte". O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 17 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/18/2023 • 30 minutes, 13 seconds
Os serviços secretos ucranianos já estão ao nível dos de Israel?
A Rússia diz ter apanhado o assassino de Stanislav Rzhitskiy, o antigo comandante do submarino Krasnodar. Trata-se de um conhecido militante da causa ucraniana, que terá entrado no Donbas ocupado e depois pela Rússia adentro, deixando, como salienta Nuno Rogeiro, os bloggers militares russos furiosos com a incompetência do seu Estado policial. Todas as hipóteses estão em cima da mesa, mas José Milhazes fala numa Ucrânia que diz ter serviços secretos ao nível dos de Israel. Oiça o podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
7/15/2023 • 25 minutes, 14 seconds
Ucrânia na NATO, uma promessa adiada deixa Zelensky desiludido
Os últimos desenvolvimentos na guerra na Ucrânia analisados por Nuno Rogeiro e José Milhazes. "Uma oportunidade perdida", diz Volodymir Zelensky sobre o primeiro dia de cimeira da NATO. "Vim aqui, com fé nas decisões, nos parceiros e numa NATO forte e que não hesita. Será que é esperar demasiado?", lamentou o líder ucraniano. Enquanto isso, da Rússia vem a acusação de que Alemanha, Dinamarca e Suécia poderão estar a atrasar as investigações à sabotagem dos gasodutos Nord Stream. O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 11 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/2023 • 30 minutes, 6 seconds
Zelensky fala de possível ataque à central de Zaporíjia. Provocação russa, risco real ou alegações preventivas?
A central de Zaporíja continua a ser a grande preocupação da comunidade internacional Esta semana, Zelensky falou de uma possível provocação por parte dos russos que possa estar a ser preparada. Nuno Rogeiro acredita que a Ucrânia está apenas “a criar dentro da opinião pública internacional uma especial atenção para que nada possa acontecer”. Em análise está ainda o caso da jornalista que escrevia artigos sobre a tortura e que foi brutalmente agredida na Chechênia. Milhazes critica a ação de Kadyrov, “mais um monstro criado pelo Kremlin”. Para ouvir em podcast o programa Guerra Fria emitido na SIC Notícias a 4 de julho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/2023 • 32 minutes, 4 seconds
Bielorrússia mantém estratégia, Polónia pede a instalação de mísseis nucleares. E agora aguardamos a catástrofe?
A Polónia pediu aos EUA a instalação de mísseis nucleares táticos no seu território, como resposta à colocação de armas nucleares na Bielorrússia. “Este é um comboio em andamento que não sabemos onde irá parar”, avalia Nuno Rogeiro. Mais a leste, o Kremlin continua a tentar lavar o rosto dos acontecimentos do último fim-de-semana que envolveram Prigozhin e os seus mercenários. “Um trabalho herculéo”, nas palavras do comentador José Milhazes. O conflito continua, as tensões aumentam e o Guerra Fria faz a análise. Ouça em podcast o programa emitido na SIC Notícias a 30 de junho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/30/2023 • 30 minutes, 31 seconds
Putin: como se lava o rosto do regime?
Começaram as detenções de elementos da Wagner por parte das tropas russas mesmo após Vladimir Putin ter dito que não iria perseguir ninguém. Já se sabe que nada do que Putin diz é certo quando ele tenta lavar “o rosto do regime em relação à porcaria toda que andaram a fazer nos dias anteriores”, como afirma José Milhazes. A máquina de propaganda russa soma e segue, com reportagens que afirmam que os elementos da guarda estavam dispostos a morrer pelo país, apesar de não possuírem sequer armamento pesado. Numa altura em que se começa a descobrir que Prigozhin teve contactos com serviços secretos estrangeiros e que o Kremlin sabia disso, a pergunta impõe-se: porque nada foi feito? Estas e outras questões neste Guerra Fria exibido no Jornal da Noite da SIC a 27 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/2023 • 30 minutes, 45 seconds
A Wagner boa e a Wagner má: análise ao discurso de Putin
Após a suposta tentativa de golpe por parte do líder do grupo Wagner, Vladimir Putin, num discurso gravado previamente, vem saudar os soldados mortos e aplaudir o presidente da Bielorússia, Aleksandr Lukashenko, por ter intervido no conflito. Num discurso muito contraditório, Vladimir Putin agradece aos combatentes da Wagner por terem travado o golpe, após os ter chamado de “traidores” anteriormente. A análise ao discurso “mais ambíguo dos últimos tempos” e outros desenvolvimentos no terreno neste Guerra Fria exibido no Jornal da Noite da SIC a 27 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/27/2023 • 19 minutes, 46 seconds
Putin treme, mas não cai. Como fica aos olhos dos russos?
Mais uma emissão do Guerra Fria em podcast durante o fim de semana mais quente dos últimos meses de guerra, com Nuno Rogeiro e José Milhazes. Depois de terminada a rebelião que não chegou às portas de Moscovo, ficou-se a saber este domingo através do Washington Post e New York Times que os serviços secretos norte-americanos já suspeitavam que o líder do grupo Wagner planeava uma revolta contra o governo russo há quase duas semanas, informação que foi partilhada com responsáveis militares, membros do governo e membros do Congresso. Como fica o regime depois de uma traição tão pública por parte dos mercenários da Wagner? E Putin, permanecerá igual aos olhos dos seus concidadãos? O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 25 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/25/2023 • 15 minutes, 42 seconds
Prigozhin pede desculpa pela interrupção. A guerra segue dentro de momentos
No Guerra Fria em podcast deste sábado, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam os últimos desenvolvimentos da rebelião que durou menos de 24 horas. Depois de ter aceitado um acordo com o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, Prigozhin anunciou o fim da marcha do grupo Wagner até Moscovo, para "evitar um banho de sangue". Depois de horas sem reagir, o Kremlin confirmou que os combatentes Wagner não serão acusados de rebelião e traição, e que o líder da organização paramilitar terá o seu processo criminal arquivado e passará a viver na Bielorússia. O Guerra Fria foi emitido na noite de 24 de junho, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/24/2023 • 38 minutes, 14 seconds
A rebelião de Prigozhin, “um dos momentos mais altos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”
Mais uma semana de guerra, mais uma emissão do Guerra Fria em podcast, sempre com José Milhazes e Nuno Rogeiro. Foi esta sexta-feira que Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, afirmou que "a guerra não era necessária para desmilitarizar ou desnazificar a Ucrânia", ao contrário do que sempre foi argumentado pelo regime russo. "Uma bela história" do Kremlin, considerando o líder da organização que "o tempo está a esgotar-se rapidamente". Prigozhin anunciou ainda o "início da rebelião" contra o Ministério da Defesa daquele país. "Somos 25 mil e vamos descobrir os motivos do caos que está a acontecer no nosso país. Aqueles que destruíram a vida de dez milhares de soldados russos vão ser punidos", declarou. O Guerra Fria foi emitido a 23 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/2023 • 29 minutes, 10 seconds
Mosquitos e bombas sujas. A guerra prolonga-se, as acusações também
No Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam os meios ucranianos e o contra-ataque dos russos. Desta vez a acusação vem do ministro da Defesa russo: as tropas ucranianas têm uma brigada de mosquitos infetados pronta a ser libertada para infetar com o vírus do Nilo Ocidental as forças invasoras da Rússia. Não só isso, como ainda "os americanos estão preparados para enviar drones para Kiev, a fim de serem equipados com um recipiente" que albergará mais desses insetos transmissores de doenças como a Malária. Os destinatários, claro, seriam os russos na região de Kherson. O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 20 de junho.See omny.fm/listener for privacy information.
6/21/2023 • 22 minutes, 44 seconds
Rússia e a Bielorrússia: dois países governados por “ditadores psicopatas”
Uma delegação africana entregou à Ucrânia um novo plano de paz e Putin respondeu com um discurso inflamado que insulta Zelensky e os Ucranianos. Lukashenko, presidente da Bielorrússia, deu uma entrevista a um canal russo onde afirmava que Putin lhe tinha dado um documento que referia que a região do Donbas seria arrendado à Rússia pela Ucrânia. A máquina propagandista soma e segue, com desinformação nova todos os dias. O Guerra Fria com José Milhazes e Nuno Rogeiro foi exibido na SIC a 17 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/17/2023 • 30 minutes, 28 seconds
A contraofensiva ucraniana continua, para quando a ajuda do Ocidente?
A contraofensiva ucraniana continua, os comentadores do Guerra Fria analisam os avanços no terreno e relembram a importância da prometida ajuda ocidental que tarda a chegar. Em análise, está também a promessa da utilização de armas nucleares por parte do presidente da Bielorrússia. "Um jogo muito perigoso", avisa José Milhazes. Ouça em podcast a opinião de Nuno Rogeiro e José Milhazes. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 13 de junho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/2023 • 31 minutes, 44 seconds
"A mentira continua a ser uma arma muito importante"
É a análise desta semana ao conflito no leste da Europa. Os ucranianos já não estão só numa posição de defesa e querem libertar Donetsk, chegar ao mar de Azov e ao rio Dniepre, onde foi sabotada a barragem de Nova Kakhovka. José Milhazes taz ao debate um pequeno-almoço de Putin com o presidente da Bielorússia, Aleksandr Lukashenko, onde se discutiu a instação de armas nucleares naquele país e onde uma das partes "estará certamente a mentir". Oiça o Guerra Fria em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/2023 • 31 minutes, 57 seconds
Explosão na barragem Kakhovka põe em risco a central nuclear de Zaporíjia: a “estratégia de catástrofe” da Rússia
A barragem de Kakhovka sofreu uma explosão que pode mudar o rumo das estratégias militares, mas também levar a uma catastrofe ambiental. Os terrenos ficaram alagados, os civis perderam as suas casas e central nuclear de Zaporíjia pode sofrer problemas de refrigeração. José Milhazes não tem dúvidas de que se trata de uma operação russa e Nuno Rogeiro fala de “estratégia de catástrofe”. Ouça a análise em podcast. O programa foi emitido na SIC Notícias a 06 de junho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/2023 • 31 minutes, 48 seconds
“Já não há dúvidas que a guerra entrou na Rússia a sério”
Começa-se a delinear a ofensiva ucraniana para esta primavera e próximo verão. Segundo José Milhazes, eis que surge a “tão esperada reação por parte de Kiev”. A reunião entre Zelensky e a Europa, na cimeira da Comunidade Política Europeia que decorreu na Moldova, o Presidente ucraniano disse que a guerra da Ucrânia só termina quando Kiev vencer. Estiveram reunidos 50 líderes, incluindo António Costa. Em declarações à imprensa, o Presidente ucraniano sublinhou que o país "está pronto para aderir à NATO".See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/3/2023 • 30 minutes, 16 seconds
Kiev volta a ser bombardeada, Moscovo sofre primeiro ataque: "A Ucrânia tem direito a defender-se com os mesmos meios que a Rússia emprega"
Kiev volta a ser bombardeada e Moscovo sofre o primero ataque que envolveu civis. Retaliação ucraniana? Kremlin fala de "ataque terrorista", mas Ucrânia nega o envolvimento direto. José Milhazes defende que "a Ucrânia tem direito a defender-se com os mesmos meios que a Rússia emprega", apesar de não considerar o grau de barbárie dos ataques comparável. Já Nuno Rogeiro mostra maior preocupação com o futuro, "o que se prepara contra a Ucrânia é, de facto, muito assustador": navios com mísseis, cento e cinquenta drones, a Polónia começa a boicotar a passagem de camiões entre a Rússia e a Bielorrússia e, ainda, eleições russas antecipadas com lei marcial. Na semana em que se revelam os artistas que vão estar presentes na Festa do Avante, José Milhazes deixa-lhes um apelo: "Quando chegarem ao microfone gritem se estão a favor ou contra da invasão". Este programa foi emitido na SIC Notícias a 30 de maio. Ouça o programa em podcast e fique a par dos mais recentes desenvolvimentos do conflito.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/2023 • 33 minutes, 21 seconds
Os desabafos de Prigozhin, líder do grupo Wagner
A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro aos mais recentes dias da guerra na Ucrânia, com especial destaque para a entrevista concedida por Yevgeny Prigozhin, líder dos mercenários russos. Em entrevista a um blogue pró-russo, Prigozhin admite que os ucranianos são "altamente organizados, altamente treinados e a sua inteligência está no mais alto nível". Esta sexta-feira foi o 13º dia consecutivo em que as forças russas bombardearam a capital ucraniana durante a noite, e o dia em que Lula da Silva informou a recusa do convite de Vladimir Putin para visitar a Rússia. "Respondi que não posso ir à Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu. O Guerra Fria foi emitido na SIC a 26 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/26/2023 • 28 minutes, 18 seconds
Grupo Wagner em África: exploração de recursos naturais e massacre de populações
Nuno Rogeiro mostra-nos um vídeo divulgado por uma revista Africana sobre a apropriação e massacre que o Grupo Wagner pratica na região africana, pilhando recursos naturais e massacrando civis sobre o pretexto de “luta anti-terrorista”. Há uma nova narrativa na propaganda Russa que afirma que a guerra é para proteger a Rússia. José Milhazes divulga um video em que uma propagandista russa afirma que a guerra na Ucrânia é para “defender a Europa das tribos esfomeadas e raivosas da Ucrânia”. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 23 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/2023 • 29 minutes, 8 seconds
Roman Abramovich: acumulam-se as dúvidas e as autoridades não fazem nada
Esta semana, no espaço de comentário que junta Nuno Rogeiro e José Milhazes, discute-se o caso de Roman Abramovich. Milhazes relembra que, enquanto cidadão português, "este senhor continua a branquear capitais e ninguém reage". O comentador pede esclarecimentos e diz que Portugal precisa de dinheiro, mas não precisa de dinheiro sujo. E volta ao caso de Roman Abramovich, cujo processo de "obtenção de cidadania ficou resolvido em dois meses, o que é muito estranho em Portugal". Rogeiro acrescenta que o "SIS tem capacidade para investigar as pessoas que pedem cidadania portuguesa". Oiça o podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/2023 • 32 minutes, 27 seconds
Destroços de drones são a prova da mentira: “O Kremlin mente quando diz que as suas tropas não bombardeiam civis”
“Se ainda havia dúvidas, aqui estão as provas de que a ditadura iraniana fornece ao ditador russo os drones que tantos prejuízos têm causado à Ucrânia”, afirma José Milhazes perante os destroços de um drone que os voluntários portugueses na frente de combate fizeram chegar aos comentadores do Guerra Fria. Em análise, estão também as eleições na Turquia e o peculiar caso de uma senhora de noventa anos que foi chamada para servir na invasão à Ucrânia. Para ouvir em podcast, com a moderação de Clara de Sousa, o programa emitido na SIC Notícias a 12 de maio. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/2023 • 34 minutes, 6 seconds
A parada de Putin: vitória, vitória, repetiu-se a história
Na celebração do Dia da Vitória, que novidades traz o discurso de Vladimir Putin em Moscovo? A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro no Guerra Fria em podcast. O Presidente russo voltou a falar de uma "verdadeira guerra" contra o país, com novas acusações imputadas ao Ocidente de "semear russofobia". "Para a Rússia não há povos amigos nem inimigos. Queremos um futuro pacífico, livre e estável. Consideramos que qualquer ideologia de superioridade é repugnante, criminosa e mortal", disse o líder do país que invadiu a Ucrânia. Em Espanha, António Guterres admitiu que "infelizmente não é possível uma negociação de paz" nesta altura do conflito. "Ambas as partes estão convencidas de que podem ganhar. Neste momento, não vejo qualquer possibilidade de conseguir imediatamente – não estamos a falar do futuro – um cessar-fogo abrangente, uma negociação de paz”, afirmou o secretário-geral da ONU. O Guerra Fria foi emitido a 09 de maio na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/2023 • 30 minutes, 10 seconds
Drones no Kremlin: propaganda, atentado ou um pretexto para utilizar armas nucleares?
Um video de um drone a explodir sobre o Kremlin tece muitas suspeitas aos dois comentadores do Guerra Fria: “Ou o sistema de defesa aéreo Russo não funciona ou é tudo uma balbúrdia”, defende José Milhazes, lembrando um episódio semelhante que deu início à invasão da Chechénia. Este suposto ataque com um drone já motivou apelos internos para que a Rússia comece a utilizar armamento nuclear, apesar da China já ter manifestado o seu desagrado no emprego de armas atómicas. Apesar das incertezas quanto à origem do ataque, José Milhazes não põe de parte a ideia que possa ter sido perpetuado por um grupo especial de resistência russa. O Guerra Fria com Nuno Rogeiro e José Milhazes foi exibido na SIC a 5 de maio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/5/2023 • 30 minutes, 8 seconds
Oposição a Putin sonha com a utopia e a propaganda russa perde terreno
A oposição liberal a Putin reuniu-se em Berlim e elaborou aquilo que para Milhazes é um “programa de objetivos estratégicos utópicos”. Os representantes de Navalny recusaram-se a participar nesta conferência e não assinaram a declaração. O comentador relembra que sem uma união e liderança fortes ecos de uma oposição ultra-patriótica, que exige medidas radicais, fazem-se ouvir. A par disto, a propaganda russa esta semana perdeu terreno. Nuno Rogeiro analisa a crítica de Leonid Gozman na televisão estatal do país e o testemunho de dois bloggers russos que em reportagem disseram ser a favor da Ucrânia. Fique a par dos mais recentes desenvolvimentos do conflito com o podcast Guerra Fria. Este programa foi exibido na SIC Notícias a 3 de maio.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/2023 • 20 minutes, 55 seconds
O que há de comum entre o 25 de Abril e a guerra na Ucrânia? E qual o papel da China neste conflito?
À primeira vista pode parecer que não há nada que ligue o 25 de Abril à guerra na Ucrânia, mas há um pormenor de grande importância que José Milhazes sublinha e que está relacionado com um golpe de Estado. Neste Guerra Fria, Nuno Rogeiro vira ainda as atenções para o papel da China numa provável resolução deste conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que, no entanto, gera muitas desconfianças. Oiça aqui a análise que foi emitida a 25 de abril na SIC, com moderação de Clara de Sousa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/2023 • 29 minutes, 2 seconds
Conclusões do encontro de Ramstein e o homem sem medo
Representantes de 40 países estiveram reunidos em Ramstein, na Alemanha, ao abrigo do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia . Deste encontro resultaram mais medidas de apoio, entre elas 50 veículos blindados antiaéreos Gepard, por parte da Alemanha, e reforço do apoio militar e humanitário, com o envio de mais carros blindados de socorro médico, por parte de Portugal. Já Putin, aplidado por muitos de homem sem medo, parece não querer correr grandes riscos, mesmo em visitas a países “amigos”.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/22/2023 • 31 minutes, 5 seconds
A "peregrinação" a Pequim continua: está uma nova ordem mundial em formação
Está a formar-se uma nova ordem mundial e nela a China assume um papel principal. Vários são os líderes mundiais que continuam a deslocar-se à capital do país. Só esta semana, Pequim contou com as visitas de Emmanuel Macron e Lula da Silva. Quererá a China cooperar com o ocidente? Para José Milhazes, “esta verdadeira peregrinação” só está a acontecer porque todas as partes estão interessadas em “ganhar dinheiro”. Nuno Rogeiro avisa que “a China é um animal complexo”. Será possível confiar? Perante as contradições em relação à Ucrânia e a questão delicada de Taiwan, os comentadores mostram-se apreensivos. Para ouvir em podcast o comentário político do programa Guerra Fria, emitido na SIC Notícias a 14 de abril. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/15/2023 • 29 minutes, 12 seconds
O que valem as palavras da China?
"Meu caro Sr. Presidente, esta não é a minha guerra". Se estas palavras de Xi Jinping para Macron tiverem sido bem traduzidas, considera Nuno Rogeiro, "a China mostra que este encontro é mais importante para ela do que o encontro com Vladimir Putin". O comentador relembra também uma entrevista que o embaixador da China na UE deu a uma estação televisiva chinesa, onde disse que "a amizade com a Rússia é só retórica". Rogeiro deixa a pergunta: "No que é que isto se traduz em termos de política? O que valem as palavras da China?"See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/8/2023 • 30 minutes, 8 seconds
Putin e o fim da neutralidade finlandesa
José Milhazes e Nuno Rogeiro, no Guerra Fria em podcast, analisam a adesão da Finlândia à NATO. Foi esta terça-feira que o país nórdico e historicamente neutral passou a pertencer à Aliança Atlântica. Agora com 2500km de fronteira com a Rússia, a NATO passa a ter assim 31 Estados membros. José Milhazes afirma que, de Estaline a Gorbatchov, todos os antigos líderes dos comunistas russos "devem estar a andar à roda dos caixões, porque jamais imaginariam" que a entrada dos finlandeses fosse possível. O Guerra Fria foi emitido a 04 de abril na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/2023 • 25 minutes, 43 seconds
“Líderes russos estão a enterrar a Rússia. Vão levá-la a uma situação trágica e quiçá à desintegração”
No dia em que se assinala um ano desde a libertação de Bucha depois do massacre perpetrado pelo regime russo, a análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes no Guerra Fria em podcast. Volodymyr Zelensky afirmou esta sexta-feira que a Ucrânia "nunca perdoará" a Rússia pela ocupação daquela cidade perto da capital ucraniana onde as forças de Vladimir Putin foram acusadas pela comunidade internacional de massacrar civis. Durante a visita à cidade para assinalar o aniversário da libertação, o presidente ucraniano afirmou que as conversações entre Putin e Xi Jinping este mês falharam: "O sinal de que a Rússia quer colocar as suas armas nucleares na Bielorrússia diz-me que o encontro com a China falhou". O Guerra Fria foi emitido na SIC a 31 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/2/2023 • 30 minutes, 22 seconds
“Não existe unanimidade no Kremlin quanto à guerra na Ucrânia”
A conversa telefónica entre Iosif Prigozhin e um multi-milionário russo, provavelmente interceptada e difundida pela Ucrânia, revela muito do sentimento dentro da elite do Kremlin, que acusa e amaldiçoa Putin e a guerra, apesar de não o dizerem publicamente: “A Nação Russa não tem futuro”, ouve-se na conversa. A linha da frente e os últimos desenvolvimentos no terreno neste programa exibido na SIC a 28 de março.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/2023 • 27 minutes, 50 seconds
É bom que não se metam com a Rússia?
Pela primeira vez na sua história a Rússia tem um presidente arguido. O comentário de Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo, “É bom que não se metam com a Rússia”, a propósito do mandato contra Putin por alegados crimes de guerra, é o que “todos os que são procurados pelos tribunais dizem”, afirma Nuno Rogeiro. Aparecem cada vez mais vídeos na Rússia que mostram tanques fabricados no início dos anos 50 a serem transportados do oriente para o ocidente, dando a entender que a Rússia está a utilizar estes tanques muito antigos na guerra contra a Ucrânia. Estes e outros temas analisados no programa emitido a 24 de março na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/24/2023 • 26 minutes, 40 seconds
Encontro entre os presidentes chinês e russo: amigos para sempre?
O encontro tão antecipado entre Putin e Xi Jinping concretizou-se, mas a amistosidade ficou de lado com as matérias de defesa. Mesmo assim, os acordos trarão vantagens à China. Nesta ocasião, José Milhazes relembra famoso cartaz no período da Guerra Fria, em que Estaline e Mao Tsé-Tung surgem juntos como aliados. Ficarão as potências de hoje amigas para sempre? Fique a par da opinião dos comentadores com o podcast Guerra Fria. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 21 de março. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/2023 • 29 minutes, 41 seconds
Putin contra as grades internacionais e a futura visita de Xin JinPing a Moscovo
José Milhazes não acredita que “um dirigente russo seja enviado para o Tribunal Internacional, para isso tem de acontecer um milagre”. Já Nuno Rogeiro considera que este tribunal “não prende, ordena a prisão”, a verdadeira decisão estará nas mãos da coordenação internacional dos Estados. Este é o principal ponto de discórdia entre os comentadores no Guerra Fria desta semana. Estarão os Estados dispostos a prender Putin? E o que significa a futura vista de Xin Jinping a Moscovo? Ouça o podcast e fique a par dos mais recentes desenvolvimentos do conflito internacional. O episódio foi emitido a 17 de março na SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/18/2023 • 29 minutes, 13 seconds
Os tiros nos pés da oposição na Rússia
Neste episódio do Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro falam sobre a oposição na Rússia. Milhazes diz que uma parte está na cadeia e que a outra está cá fora, mas dividida. Rogeiro diz que é impossível ser financeiramente independente na Rússia. "Mesmo as pessoas independentes, mais tarde ou mais cedo, acabam por se cruzar com o dinheiro do tesouro público russo". O programa foi emitido na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/2023 • 23 minutes, 15 seconds
Eleições na Rússia: poderá o país virar a página a Vladimir Putin?
As novas ofensivas russas no terreno e as próximas eleições na Rússia foram os temas analisados neste episódio do Guerra Fria. José Milhazes afirma que, sem surpresas, Vladimir Putin será candidato e vencedor nas próximas eleições, acrescentando que terá que ter 83% dos votos, contados com as regiões anexadas. A ofensiva em Bakhmut continua a merecer o grande destaque deste episódio emitido a 7 de março na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/2023 • 24 minutes, 25 seconds
A fantasia de Putin
Vladimir Putin tem agitado uma bandeira “podre”: “O senhor Putin está claramente com as capacidades intelectuais muito limitadas”, afirma José Milhazes, após o líder Russo ter afirmado que o ocidente quer desmembrar a Rússia, tal como fez como a União Soviética. “A União Soviética caiu de podre por dentro”, lembra o comentador. São várias as mentiras de Putin para justificar a guerra que resultam numa “vitimização estúpida e infundada”. Nuno Rogeiro faz o balanço das ofensivas de fevereiro neste episódio que assinala o primeiro ano de guerra na Ucrânia. O Guerra Fria foi exibido a 26 de fevereiro no Jornal da Noite da SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/26/2023 • 24 minutes, 7 seconds
Um ano de guerra: um plano de paz no horizonte?
Na Assembleia Geral das Nações Unidas confirmou-se, novamente, que a Rússia está isolada internacionalmente e não pode esconder essa realidade. Um ano após a invasão da Ucrânia, a China dá a conhecer o que chama de “pontos de reflexão para a paz”, um conjunto de medidas para por fim ao conflito. Para José Milhazes, este é apenas um “plano com boas intenções que defende os princípios base da ONU que a Rússia, há um ano atrás, espezinhou”. Para o comentador, qualquer negociação irá levar novamente aos acordos de Minsk. O Guerra Fria foi exibido na SIC a 24 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/24/2023 • 33 minutes, 53 seconds
Discurso de Putin “não tem ideias novas”, mas traz de volta o medo antigo da Guerra Fria
Putin falou à Nação, mas não trouxe ideias novas. Apenas o medo antigo da destruição mútua, ao anunciar a suspensão da participação da Rússia do Tratado STAR, que controla o uso de armas nucleares com os EUA. No episódio desta semana, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam este discurso do presidente russo e a consequente resposta de Biden, na sua visita à Polónia. Se de Moscovo não vêm novidades, em Varsóvia mantém-se as mesmas convicções: a Rússia não ganhará na Ucrânia. Para Milhazes, “Putin só pode estar num mundo à parte” e Nuno Rogério não deixa de destacar as “gravíssimas consequências” do que foi anunciado. Ouça, agora em podcast, o Guerra Fria emitido na SIC Notícias a 21 de fevereiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/2023 • 34 minutes, 4 seconds
A surpresa de Biden em Kiev
José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a visita do presidente norte-americano, Joe Biden, a Kiev, a ida da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, à Ucrânia e a garantia chinesa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/2023 • 19 minutes, 57 seconds
A mensagem de Putin à nação: a montanha vai parir um rato ou uma guerra popular sagrada contra o Ocidente?
Sergey Lavrov já veio dizer que a partir do momento em que os países da NATO fornecem armamento à Ucrânia, esse mesmo transporte pode ser alvo de ataques russos. “Espera-se, que dentro do território da Ucrânia”, refere José Milhazes.. Está agendada, para esta segunda-feira, uma reunião extraordinária das duas câmaras do Parlamento russo. Isto pode implicar, por exemplo, uma declaração de mobilização geral ou até mesmo uma declaração de Estado Marcial nas zonas ocidentais da Rússia, ou até em todo o país.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/18/2023 • 25 minutes, 33 seconds
Os quatro grandes objetivos russos nesta ofensiva, para Nuno Rogeiro
Bakhmut continua a ser bombardeada todos os dias. “Perguntamo-nos se isto é uma estratégia para manter os russos aqui, a perder homens todos os dias, ou se é verdadeiramente uma intenção estratégica da Ucrânia manter a cidade”, diz Nuno Rogeiro. José Milhazes traz um desfile de moda “obsceno”, feito por mulheres de soldados e oficiais russos, vestidas com os seus uniformes. Por fim, Rogeiro traz um mapa com aqueles que são para si os quatro grandes objetivos russos na Ucrânia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/4/2023 • 20 minutes, 8 seconds
Kiev apela ao envio de caças F-16, Moscovo protesta embaixadora dos EUA
A análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes no Guerra Fria em podcast. Segunda-feira, dia em que o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, deixa o aviso aos aliados do país invadido: "Se a Ucrânia não obtiver armas, a guerra vai espalhar-se para a União Europeia, pois a Rússia não vai parar a expansão". As autoridades ucranianas estimam que há nesta altura cerca 320 mil soldados russos na Ucrânia. O Guerra Fria foi exibido na SIC Notícias a 31 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/2023 • 22 minutes, 10 seconds
Tanques, mísseis e munições em semana de aniversário de Zelensky
O ponto de situação da guerra na Ucrânia feito por Nuno Rogeiro e José Milhazes, no Guerra Fria em podcast. No dia em que o exército ucraniano afirma ter matado mais de cem soldados russos e ferido quase duzentos, na região leste de Donetsk, o primeiro-ministro da Polónia, a propósito da data evocativa das vítimas do Holocausto desta sexta-feira, acusou Vladimir Putin de estar "em vias de construir novos campos a leste". O Guerra Fria foi emitido na SIC a 27 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/27/2023 • 21 minutes, 57 seconds
Ucrânia: guerra e corrupção
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/26/2023 • 27 minutes, 32 seconds
O pingue-pongue em Soledar e a sobrevivência de Alexei Navalny
Quatro quintos do território de Soledar está ocupado pela Rússia, segundo as últimas fontes. Fontes russas falam em 700 soldados ucranianos mortos. Outra batalha trava-se nos calabouços: Alexei Navalny, o opositor de Putin que foi envenenado e regressou à Rússia para ser preso, está em condições de saúde precárias. Numa carta aberta a Vladimir Putin, centenas de médicos pediram exame ao dissidente, numa clara posição contra o regime russo. O Guerra Fria foi exibido na SIC notícias a 13 de janeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/13/2023 • 21 minutes, 9 seconds
Ucrânia e Rússia, propaganda e retaliação
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/2023 • 21 minutes, 23 seconds
O famoso cessar fogo anunciado por Putin: "Foi preparado à pressa. Viola as leis da Rússia"
Neste Guerra Fria, Milhazes e Rogeiro analisam o cessar fogo anunciado por Putin: "Se olharmos para o texto do decreto de Putin, ele viola as leias da Rússia. Declara-se que o cessar fogo se deve realizar em toda a linha de contacto das partes na Ucrânia. Se a justiça na Rússia funcionasse, Putin poderia ser condenado a 5 anos de prisão porque está a apelar à violação da integridade territorial da Rússia"See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/7/2023 • 21 minutes, 42 seconds
Uma guerra de sombras: análise dos ataques durante o Natal
A análise dos acontecimentos mais recentes na Guerra da Ucrânia. Desde a véspera de Natal, uma série de ataques causam alarme e deixam dúvidas. Nuno Rogeiro enumera os bombardeamentos mais recentes, José Milhazes fala das queixas do grupo Wagner, com falta de munições nos confrontos em Bakhmut. "Há uma guerra aberta entre as tropas regulares russas e os mercenários, que se acusam mutuamente de combater mal", defende Milhazes. Oiça o Guerra Fria de 27 de dezembro com Rodrigo Guedes de Carvalho na SIC See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/28/2022 • 16 minutes, 36 seconds
O balanço de 10 meses de guerra na Ucrânia e os receios da Rússia em 2023
Há motivos para os ucranianos se queixarem da falta de armamento e apoio do Ocidente? Segundo José Milhazes, sim. Já Nuno Rogeiro olha para os mais recentes desenvolvimentos do conflito, através da análise de uma série de vídeos, e diz que os ucranianos já não têm nada a perder, porque a tragédia já aconteceu. Bakhmut, no Donbass, é uma cidade destruída, onde as crianças já não conhecem outra realidade senão a da guerra. Em Mariupol, a destruição do teatro é um dos crimes mais hediondos desta guerra, na qual os russos destroem a cultura ucraniana, que é também russa em grande parte.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/23/2022 • 19 minutes, 41 seconds
Rússia perdoa a Rússia pelo terror provocado na Ucrânia
José Milhazes e Nuno Rogeiro regressam para mais uma emissão de Guerra Fria em podcast. No parlamento russo foi aprovada na generalidade uma lei que permite perdoar aos seus cidadãos "qualquer crime" que seja feito em nome do país, conta José Milhazes. Esta sexta-feira, a Rússia de Putin continuou com violentos bombardeamentos que atingiram várias regiões da Ucrânia, com cerca de 70 rockets a ser disparados e, segundo fontes oficiais ucranianas, a provocarem vítimas mortais. Enquanto isso, na União Europeia foi aprovado um pacote de apoio à Ucrânia de mais de 18 mil milhões de euros, juntamente com um novo regime de sanções a centenas de personalidades e empresas, nomeadamente a órgãos de comunicação social. Na Ucrânia, o primeiro-ministro Denys Chmyhal afirmou que o país invasor "quer criar um tsunami de refugiados para desestabilizar os países europeus". O Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 16 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/16/2022 • 22 minutes, 34 seconds
“Os EUA e a UE já planearam entregas de armamento para todo o ano de 2023”
Moscovo vive dias de pânico por esta altura. Esperava-se, por parte do Kremlin, um possível afrouxamento do Ocidente na cedência de armas à causa ucraniana, mas tal nao se verifica. Há, inclusive, uma modernização no tipo de material que vai chegando, o que motivou algumas reações. O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya , pediu uma reunião ao Conselho de Segurança para discutir este problema. A possibilidade da Alemanha fornecer carros de combate, Leopard 2, irá transformar ainda mais o campo de batalha. A grande particularidade destes veículos prende-se com a capacidade de poderem estar submersos até 4 metros de profundidade.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/10/2022 • 19 minutes, 59 seconds
Não façam perguntas incómodas ao Sr. Vladimir Putin
Na última reunião para o Conselho dos Direitos Humanos na Rússia foi dito aos participantes que perguntas não podiam fazer a Vladimir Putin e viu-se que este esquema funcionou: não foram feitas perguntas sobre as tropas russas ou sobre as mães dos soldados já falecidos, por exemplo. “Trata-se de mais um espectáculo castrado pelo Kremlin sobre um tema muito importante”, afirma José Milhazes, relembrando que já em novembro Putin havia demitido deste Conselho vários ativistas considerados críticos da sua liderança. Volodymyr Zelenksy foi eleito figura do ano para a revista Time e, na opinião de Nuno Rogeiro, “é uma história menor”, pois todas as pessoas na Ucrânia acham que quem deveria ter sido capa era o povo ou os soldados ucranianos. O Guerra Fria foi exibido no Jornal da Noite da SIC a 7 de dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/2022 • 23 minutes, 42 seconds
Já ninguém acredita em fábulas: 57% dos russos são contra a guerra
As últimas sondagens efetuadas por organismos independentes ou afetos ao regime russo mostram que mais de metade da população está contra a guerra e quer conversações de paz, numa semana em que pela primeira vez o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, utilizou a palavra “guerra” em vez de “operação especial”. A frente mais dramática, onde morrem milhares de jovens todos os dias, Svatova, e a frente de Cremina são as batalhas decisivas e a sua conquista poderá significar um grande avanço para as forças ucranianas. A batalha de Kherson continua também a merecer relevo neste programa exibido na SIC Notícias a 2 de Dezembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/2/2022 • 22 minutes, 9 seconds
Papa Francisco, nova 'persona non grata' na Rússia
José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam no Guerra Fria em podcast os últimos episódios da guerra na Ucrânia. Em destaque, a entrevista do Papa Francisco à revista America, em que afirmou, sobre as "tropas invasoras", que "as mais cruéis talvez sejam aquelas da Rússia, mas sem tradição russa, como as chechenas, as buriates, e assim por diante. Com certeza, quem invade é o Estado russo, isso está muito claro." O regime de Putin não gostou e acusou o líder da Igreja Católica de "russofobia" e de permitir uma "perversão da verdade". A entrevista, com as consequentes reações, resultará numa incapacidade de o Papa assumir um papel de mediador nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia no futuro, de acordo com os comentadores neste Guerra Fria emitido na SIC Notícias a 29 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/2022 • 20 minutes, 36 seconds
Putin afinal tem alma?
Neste Guerra Fria, Rogeiro fala sobre o episódio em que Putin reuniu com mães de soldados para lhes dizer que "toda a direção do país partilha da dor" de perder um filho e que "não devem acreditar em tudo o que leem na internet". Terá o governante russo alma, afinal? Rogeiro diz que aquelas mulheres poderão ser atrizes: "convém esclarecer isso". José Milhazes garante mesmo: "Algumas já foram identificadas como tal. Foi mais uma palhaçada". Mais uma análise da guerra no leste da Europa, emitida no Jornal da Noite a 25 de novembroSee omnystudio.com/listener for privacy information.
11/26/2022 • 21 minutes, 52 seconds
O general Inverno está a chegar
Numa versão expresso do Guerra Fria em podcast, Nuno Rogeiro e José Milhazes comentam os mais recentes desenvolvimentos na geopolítica dominada pela guerra na Ucrânia. Como continuar operações militares em condições invernais muito difíceis? Será a pergunta que ucranianos e russos estarão a fazer por estes dias, com o inverno à porta. Nuno Rogeiro salienta que as forças do país invadido estão bem apetrechadas a nível de material para lidar com as temperaturas radicalmente mais baixas, só falta saber se os civis também estão bem preparados, com "muitos a morrer de frio nas grandes cidades". Nesta emissão de Guerra Fria, emitida a 22 de novembro, destaque ainda para o pedido do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para que os países da NATO declarem oficialmente a Rússia como um estado terrorista. "É assim que a Rússia será vista no mundo", defende o chefe de Estado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/23/2022 • 11 minutes, 25 seconds
Os três meninos e o cão atiçado
Nuno Rogeiro e José Milhazes na mais recente análise à guerra da Ucrânia em podcast. Em destaque, as declarações do novo secretário-geral do PCP, em que compara EUA, NATO e União Europeia aos "três meninos" que "atiçaram o cão" do regime russo de Vladimir Putin. Da Suécia surge a confirmação de "grave sabotagem" nos gasodutos feito no início de setembro, com "vestígios de explosivos" a serem lá encontrados. Esta semana, Zelensky revelou que os mais recentes ataques russos a centrais hidroelétricas deixaram cerca de 10 milhões de ucranianos sem eletricidade. Guerra Fria foi emitido a 18 de novembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/18/2022 • 20 minutes, 3 seconds
Alerta: conversações adiadas e mísseis na Polónia
Os últimos dias e horas da guerra na Ucrânia em análise pelos comentadores José Milhazes e Nuno Rogeiro, no Guerra Fria em podcast. Terça-feira, dia em que aconteceram duas explosões na aldeia de Przewodow, a cerca de dois quilómetros da fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, provocadas alegadamente por mísseis de fabrico russo. Nesta emissão de Guerra Fria, de 15 de novembro na SIC Notícias, fala-se ainda do "maior ataque russo a infraestruturas ucranianas desde o início da guerra", realizado durante a reunião do G20, com 115 mísseis e drones de fabrico iraniano, e da visita de Volodymyr Zelensky a Kherson, depois da libertação da cidade.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/16/2022 • 17 minutes, 11 seconds
Será este o princípio do fim da guerra?
As imagens de alegria nas ruas ucranianas, pela primeira vez em meses, fazem notar uma onda de otimismo crescente. As circunstâncias de derrocada por arrastamento de unidades russas, de desmoralização de Generais e ainda perca de equipamento podem estar na base de uma retirada maciça por parte de Putin. Mas pode também acontecer o plano inverso: “a reação de uma forma desesperada e destruidora”. Que consequências estarão na base do abandono de Kherson pelos militares russos? José Milhazes e Nuno Rogeiro respondem em mais um Guerra Fria em podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/12/2022 • 20 minutes, 20 seconds
Kherson já respira. Até quando?
Numa emissão da Guerra Fria em podcast mais curta que o habitual, Nuno Rogeiro e José Milhazes comentam os últimos desenvolvimentos em Kherson. A Ucrânia está perto de recuperar a cidade que as tropas russas decidiram abandonar formalmente há poucos dias, naquela que poderá ser uma das derrotas geopolíticas mais simbólicas de Vladimir Putin, por ter sido umas das primeiras cidades invadidas no início da guerra. Entretanto, Zelensky anunciou que a Ucrânia está "gradualmente" a mover-se para o sul, "fortalecendo as nossas posições, passo a passo." Guerra Fria foi emitida na SIC Notícias a 09 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/2022 • 9 minutes, 57 seconds
Drones iranianos, recrutas sem experiência e interferência em eleições
Nuno Rogeiro e José Milhazes em mais uma emissão do Guerra Fria em podcast. "Com cuidado, precisão cirúrgica e da maneira como nós sabemos". Foi assim que o empresário russo, aliado de Vladimir Putin e fundador do grupo paramilitar Wagner Yevgeny Prigozhin, admitiu esta semana que a Rússia interferiu e interfere nas eleições americanas, a propósito das intercalares desta terça-feira. "Continuaremos a interferir", prometeu também o homem que nos EUA já foi formalmente acusado de criar "fábricas de trolls". Também na Rússia, e segundo as autoridades britânicas, os recentes recrutas não estão a ter a eficácia que se poderia prever, especulando-se que a falta de formadores com experiência será resultado das baixas na guerra. O Guerra Fria foi emitido a 08 de novembro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/9/2022 • 19 minutes, 39 seconds
Com presunção e água benta, a Rússia destrói o que quer
No Guerra Fria em podcast, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam a última semana da guerra na Ucrânia. Sexta-feira, dia em que Vladimir Putin apelou à retirada de civis de Kherson face à contraofensiva ucraniana, ao mesmo tempo que a Ucrânia e os seus aliados tentam perceber se a aparente derrota do exército russo não será apenas uma manobra de diversão para depois atacar os ucranianos. E enquanto o regime de Putin continua a "benzer o armamento" com água benta dentro de garrafas de plástico, num ato de "obscurantismo" e "blasfémia" segundo os comentadores residentes, o Irão continua a enviar centenas mísseis e drones para a Rússia, utilizados depois para destruir infraestruturas e civis no território nacional ucraniano. O Guerra Fria foi emitido na SIC a 04 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/4/2022 • 22 minutes, 9 seconds
Os erros pagam-se caros e a estupidez é má conselheira
No Guerra Fria desta semana, fala-se de um exército russo que já não é o que era e sobre como uma companhia de cerca 200 homens em Kherson foi dizimada depois de ter revelado a sua localização nas redes sociais. O mesmo aconteceu com um repórter russo numa base militar em Donetsk. Nuno Rogeiro diz que são “erros que se pagam caros” e que "a estupidez é má conselheiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
10/29/2022 • 22 minutes, 31 seconds
O congelamento estratégico da guerra
A análise da Guerra Fria em podcast, com Nuno Rogeiro e José Milhazes. "A julgar pelas manobras no terreno", considera José Milhazes, a estratégia dos russos para este inverno é a de "travar a ofensiva ucraniana e tentar reforçar as linhas de defesa", já que "as tropas russas são incapazes de avançar no terreno". O comentador avisa que a Rússia ainda pode ganhar a guerra, mas que, neste momento, "está a perder" e a degradar o seu poder. Depois de duas tentativas falhadas, o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, finalmente finalmente a Ucrânia, prometendo a ajuda possível "pelo tempo que for necessário". Nuno Rogeiro revela que, em conversa com diplomatas alemães, na Alemanha já se "considera a Ucrânia como parte de si mesma, espiritualmente". O Guerra Fria foi exibido na SIC Notícias a 25 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/26/2022 • 20 minutes, 47 seconds
A guerra e "o genocídio do povo checheno"
Os últimos desenvolvimentos na guerra na Ucrânia em análise por Nuno Rogeiro e José Milhazes, no Guerra Fria em podcast. No dia da emissão do programa, o parlamento ucraniano denunciou a ocupação russa do território da autoproclamada república chechena da Ichkéria, condenando ainda o que classifica como "genocídio do povo checheno" perpetrado pela Rússia. Neste Guerra Fria, emitido a 18 de outubro na SIC Notícias, também foi mencionada a libertação por parte da Rússia de 108 mulheres ucranianas, uma das maiores trocas de prisioneiros entre Kiev e Moscovo desde o início da invasão russa. Guerra Fria foi exibido na SIC Notícias a 20 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/2022 • 20 minutes
Missão de Putin: bombardear, bombardear, bombardear
O Guerra Fria em podcast regressa também hoje com os comentários e análises de Nuno Rogeiro e José Milhazes. Terça-feira, dia em que o ministro da Energia ucraniano, Herman Halushchenko, revelou ao mundo que, desde ontem, mísseis russos já atingiram perto de 30% das infraestruturas energéticas na Ucrânia. "O objetivo continua a ser o mesmo: bombardear indiscriminadamente território ucraniano", diz José Milhazes, "tentando destruir centros vitais", com especial foco em edifícios civis. "Os russos já não se preocupam com os civis ucranianos", remata. Neste Guerra Fria emitido a 11 de outubro na SIC Notícias, Nuno Rogeiro refere que há "nesta ofensiva russa, com os mísseis, uma tentativa de ganhar fora do terreno aquilo que foi perdido no terreno". E, depois do ataque ao prédio que acolhia o consulado da Alemanha em Kiev, os ucranianos receberam o primeiro de quatro sistemas de defesa aérea prometidos pela Defesa alemã.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/2022 • 17 minutes, 20 seconds
O invasor contra-ataca
Num dia "particularmente duro na Ucrânia", Nuno Rogeiro e José Milhazes comentam os mais recentes desenvolvimentos do conflito, no Guerra Fria em podcast. Mesmo com os avanços das forças ucranianos a continuarem, houve um ataque "muito mal esclarecido", de acordo com Nuno Rogeiro, com a grande explosão da ponte que liga a Rússia continental à península da Crimeia. "Algo que pode ter sido preparado por alguém" dentro das forças de Vladimir Putin, de acordo com o comentador, para "justificar os ataques de hoje a Kiev e a outras 17 cidades". Segundo José Milhazes, "era isto que eles queriam", referindo-se às exigências dos "círculos mais de extrema-direita da Rússia", que seriam o de bombardear as cidades e "rebentar com as infraestruturas em toda a Ucrânia'', não permitindo ao país sobreviver ao inverno. "Ataques como este vão realizar-se novamente", antevê o comentador. O Guerra Fria foi emitido a 10 de outubro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/10/2022 • 8 minutes, 59 seconds
Ameaça nuclear de Moscovo, garantias de segurança de Pequim?
Nuno Rogeiro e José Milhazes estão de regresso a mais uma emissão de Guerra Fria em podcast. O comentador José Milhazes começa por referir que é "importante assinalar" que a China começa a mudar de tom sobre a guerra na Ucrânia depois de mais ameaças de Vladimir Putin, com Pequim compromete-se a "conceder garantias de segurança" ao país invadido, se for alvo de "agressão nuclear", de acordo com documentos oficiais. "A China tem tido uma posição desvalorizada neste conflito", sublinha Nuno Rogeiro, apesar de não se comprometer com alianças com os ucranianos que resultem em estar ao lado dos EUA. A Operação Kavun é também destaque em análise nesta emissão de Guerra Fria, exibida na SIC Notícias a 04 de outubro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/2022 • 17 minutes, 56 seconds
Massacre de civis em Zaporíjia e a solidão da Rússia
“O homem deve receber informações falsificadas”, comenta José Milhazes, em resposta aos últimos discursos do presidente Russo, Vladimir Putin, de teor “delirante”. O isolamento internacional da Rússia, o bombardeamento de civis na cidade de Zaporíjia, o rapto, assassínio e desaparecimento dos governadores dos territórios ocupados e as explosões no gasoduto Nord Stream foram os temas em destaque comentados por Nuno Rogeiro e José Milhazes neste Guerra Fria exibido no Jornal da Noite da SIC a 29 de Setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/30/2022 • 17 minutes, 36 seconds
Referendos porta a porta, sorrisos russos de orelha a orelha
José Milhazes e Nuno Rogeiro regressam com mais um Guerra Fria em podcast para comentar a "vitória planeada" para a adesão dos territórios ocupados à Rússia. Segundo a imprensa russa, 96% da população quer a adesão ao território russo. "Se se metem connosco, diretamente com a Rússia, aqui as coisas vão ser diferentes", prevê José Milhazes sobre o discurso de Putin da próxima sexta-feira ao parlamento russo, depois da "vitória indiscutível", com "o povo" a legitimar o discurso dos invasores. Nuno Rogeiro traz ainda vídeos de combates na região de Donetsk, com dezenas de militares russos, incluindo majores, a renderem-se às mãos de ucranianos. Guerra Fria foi emitido na SIC Notícias a 27 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/2022 • 18 minutes, 29 seconds
A recuperação da Ucrânia no terreno e os corpos torturados em Izium
Neste segundo Guerra Fria em podcast, José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam as últimas novidades da guerra, entre movimentações da contraofensiva ucraniana para recuperar Kherson e os ataques russos à infraestrutura estratégica na Ucrânia e à tortura perpetrada no território invadido. Esta segunda-feira, Zelensky revelou que a Rússia atacou uma central nuclear no sul da Ucrânia, o que, segundo José Milhazes, é "um sinal" de que a Rússia "vai aumentar a destruição de infraestruturas estratégicas para que os ucranianos fiquem sem calor e sem eletricidade no inverno". As sepulturas em Izium, onde "muitas das pessoas têm sinais de tortura", afirma Nuno Rogeiro sobre os corpos encontrados, nos quais se encontravam também crianças. O Guerra Fria foi exibido na SIC Notícias a 19 de setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/19/2022 • 14 minutes, 52 seconds
A ofensiva ucraniana e a retirada russa em marcha
A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro sobre a atualidade internacional, a começar pela reconquista de território ucraniano e os novos problemas que se colocam às forças russas. Oiça a estreia de 'Guerra Fria', o novo espaço de análise no Jornal da Noite. See omnystudio.com/listener for privacy information.