Assim mesmo, a desconstruir o insulto, vamos numa viagem na primeira pessoa pelas geografias de quem escolheu Portugal para viver. Todas as semanas, um país, ou uma parte do mundo, pelos olhos de quem também lhe chama terra.
Palestina
Quando tinha apenas um ano, os pais de Nasri Hazimeh — e muitos outros milhares de pessoas — tiveram de fugir para a Síria em busca de refúgio. Presos no curso da História, o que era para ser temporário tornou-se para sempre. Hoje com setenta e cinco anos, espera há setenta e quatro poder voltar um dia à terra onde nasceu.
A nossa última viagem é à Palestina.
30.7.2023 • 53 Protokoll, 15 Sekunden
Congo (RD)
A história de Madeleine Mangani é igual à história de milhões de pessoas refugiadas. E diferente, como são as histórias de todas as pessoas. Na longa espera de anos para voltar a ver os filhos mais velhos, conta-nos que o seu país — devastado pelo conflito mais mortífero desde a Segunda Guerra Mundial —continua a ser o mais bonito do mundo. A nossa viagem esta semana é à República Democrática do Congo.
23.7.2023 • 44 Protokoll, 19 Sekunden
Guiné-Bissau
Nas veias de Nelly Buscardini corre a história do século XX, no seu sangue de Itália, de Portugal, da Guiné e do Mali. Falamos de genética e de identidade. Falamos de destruição, mas, sobretudo, de reconstrução. A nossa viagem esta semana é à Guiné-Bissau.
A Guiné-Bissau num prato: Galinha de Cafriela, em casa de um guineense.
Num livro: Kikia Matcho, de Filinto de Barros, (Caminho)
Num filme: Os Olhos Azuis de Yonta, de Flora Gomes
Num lugar imperdível: Ilha de Bubaque
Na música: Super Mama Djombo, Tabanka Djazz e Djidji di Malaika Mufenesa Larga Guine, a banda sonora de Os Olhos Azuis de Yonta
16.7.2023 • 48 Protokoll, 14 Sekunden
Bangladesh
Apesar de ser recente como país, tem uma História rica, nem sempre pacífica. O cozinheiro e jornalista Farid Ahmed Patwary guia-nos pela sua cultura e também nos fala dos enormes desafios, como a economia ou as alterações climáticas. A nossa viagem desta semana é ao Bangladesh.
O Bangladesh em livros: Nazmul Islam, Humayun Ahmed, Ravindra Nath Thakor
Num filme: Monpura, de Giasuddin Selim
Num lugar imperdível: Cox’s Bazar (a mais extensa praia de areia do mundo)
Na música: Taray Taray James - James (Nagar Baul); Rupali Guitar - Ayub Bachu; Firiye dao – Miles (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra, no Spotify)
9.7.2023 • 58 Protokoll, 7 Sekunden
Chile
É o país mais a Sul do planeta e um dos mais compridos e estreitos. Casa de Isabel Allende, de Gabriela Mistral e de Pablo Neruda. E também de Salvador Allende, de Augusto Pinochet e até de 33 mineiros que comoveram o mundo. A nossa viagem esta semana é ao Chile.
O Chile num prato: Chacarero italiano, típica comida de rua.
Num livro: Papelucho, de Marcela Paz (1902-1985)
Num filme: Machuca, de Andres Wood
Num lugar imperdível: Lago de Todos los Santos
Em música: Portavoz; Pailita; Chancho en Piedra
2.7.2023 • 49 Protokoll, 36 Sekunden
Roménia
Adelina Sologiuc fala-nos de como foi crescer nos dias cinzentos da ditadura de Ceausescu, da chegada a Lisboa e de uma viagem de quatro mil quilómetros de Harley Davidson de volta a casa. A viagem desta semana é à Roménia.
A Roménia num prato típico: sarmale, rolinhos de repolho recheados com carne, legumes e arroz (O Cantinho Romeno, em Lisboa).
Num livro: Última noite de amor, a primeira noite de guerra, de Camil Petrescu
Num filme: 4 meses, 3 semanas e 2 dias, de Cristian Mungiu; Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola
Nm lugar imperdível: Castelo de Bran, na Transilvânia, o castelo do Drácula; a cidade medieval de Sighi?oara; a Fortaleza de Sighi?oara (património Mundial pela UNESCO); a cidade de Bra?ov; A região dos Cárpatos.
Na música: Rapsódia Romena No. 1, George Enescu; The Lonely Shepherd, Gheorghe Zamfir; Dragostea Din Tei, O-Zone (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify.
25.6.2023 • 1 Stunde, 42 Sekunden
Guatemala
Foi o coração do império maia, essa civilização mítica que faz parte do imaginário de todo o mundo. A artista María Renée Morales Lam regressa a casa para nos falar da beleza sem fim e também dos enormes desafios do país onde nasceu. A nossa viagem esta semana é à Guatemala.
A Guatemala num prato: feijão preto “volteado” em tortilha de milho feitas à mão e com crème fraiche (não há restaurante guatemalteco em Portugal).
Na literatura: Miguel Ángel Asturias (o prémio Nobel); Eduardo Halfon; Popol Vuh (o livro sagrado dos Maia)
No cinema: Ixcanul, de Jayro Bustamante
Num lugar (ou vários): Lago Atitlán; Tikal, Semuc Champey; Chichicastenango; Río Dulce; Cobán; Cenote de Candelaria; Xela, Antigua.
Na música: Joaquín Orellana; Rebeca Lane; Jesse Baez; Rafa Rodríguez.
18.6.2023 • 54 Protokoll, 45 Sekunden
China
Para além de ser o país mais populoso do mundo e uma das superpotências, é também uma das civilizações mais antigas, tão omnipresente quanto misteriosa. A empresária Wu Yanli conta como foi crescer entre dois mundos tão diferentes. A nossa viagem esta semana é à China.
A China num prato: Dim Sum (de Catão) no Palácio de Hong Kong em Lisboa
Num livro: Cisnes Selvagens, Jung Chang
Num filme: Hello Mr. Billionaire, Fei Yan e Damo Peng
Num lugar imperdível: aldeia de Fénix, Vale de Jiu Zhai Gou, cidade de Chong Qing
Na música: Jackie Chan, Cecilia Cheung (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify)
11.6.2023 • 55 Protokoll, 46 Sekunden
Venezuela
Andrea Imaginario foi professora de Alejandro Reyes-Lucero na Universidade de Caracas. Agora, juntam-se em Lisboa para falar do seu país. E trazem música ao vivo. A viagem esta semana é à Venezuela.
A Venezuela num prato típico: tequeños e arepas, (no bar Kule, Lisboa); pabellón criollo
Num livro: El Dios de la Intemperie, Armando Rojas Guardia; Doña Bárbara, Rómulo Gallegos
Num filme: Historias pequeñas, Marziano Tinocco
Num lugar imperdível: O monte Ávila; As praias do Parque Nacional Morrocoy
Na música: Simón Díaz; Carota, Ñema y Taja); Inocente Carreño; Aldemaro Romero; Rincón Morales (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify.
4.6.2023 • 1 Stunde, 3 Protokoll, 18 Sekunden
Senegal
Quando perguntamos a Saidatina Khadidiatou Seye qual o segredo da paz e da prosperidade do seu país, a nossa convidada não hesita na resposta: ter tido um poeta como herói da independência. A viagem esta semana é ao Senegal.
O Senegal num prato: o famoso Cébujén (arroz com peixe), reconhecido como património imaterial da Humanidade.
Num livro: A mais secreta memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr, (Prémio Goncourt em 2021) e autor também de «Terre Ceinte » e «De Purs Hommes»
Num filme: Camps Thiaroye , de Sembene Ousmane
Num lugar imperdível: Ilha de Gorée
Na música: Youssou N’Dour; Souleymane Faye; Orquestra Baobab
28.5.2023 • 56 Protokoll, 50 Sekunden
Uruguai
O Uruguai não é muito grande nem tem muitas pessoas. Mas — apesar disso ou por causa disso — é um verdadeiro oásis. O músico Nicolás Bragunde Bayardi guia-nos pelo país que inventou o churrasco.
O Uruguai num prato típico: Asado (churrasco, igual ao que se faz nos restaurantes argentinos, por exemplo, o El Chanta, em Lisboa)
Num livro: As Veias Abertas da América Latina (1971), do escritor e jornalista Eduardo Galeano
Num filme: O Banheiro do Papa, de Cesar Charlone, baseado na história real da visita de João Paulo II a uma pequena cidade do Uruguai.
Num lugar imperdível: Cabo Polonio
Na música: No te va gustar, La Vuela Puerca, La Cumana (na playlist Vamos Para a Tua Terra, no Spotify)
14.5.2023 • 55 Protokoll, 12 Sekunden
Rússia
A Rússia deu-nos do Tolstoy ao Dostoievski, do Rachmaninov ao Tchaikovsky, do Iuri Gagarin à Laika, a primeira cadela no espaço. Mas foi e é também um dos lados de um mundo absolutamente dividido.
Regina Salnikova guia-nos pela sua infância nos últimos anos da União Soviética e não foge aos assuntos mais complexos da actualidade.
A Rússia num prato: Manti, no restaurante Ararate
Num livro: a peça de teatro Odnovremenno, de Yevgeni Grishkovetz
Num filme: ???? 2 (Irmão 2)
Num lugar imperdível: Bania (sauna russa)
Na música: Splean; Antoha MC; Zemfira
7.5.2023 • 53 Protokoll, 9 Sekunden
Marrocos
Durante vários séculos, a História de Portugal resumiu-se a dar e/ou levar pancada aos/dos castelhanos e «mouros». Porém, se hoje aos espanhóis chamamos nuestros hermanos, continuamos a saber muito pouco dos nossos vizinhos do Sul. Lahbib Et Terny guia-nos pelo seu país, da neve do Atlas às areias escaldantes do Saara.
Marrocos num prato: Tagine de legumes e carne ou frango, pode-se comer em Lisboa no Restaurante Marrakech; Flor de Laranja; Chez Idriss na zona de Oeiras; Restaurante El Basha
Num livro: Papéis (Awrak), autobiografia do escritor e filósofo Abdellah Laroui
Num filme: Os Almóadas, de Said Ennassiri, actor e realizador e comediante
Num lugar: Cataratas de Ouzoud, na zona de Azilal
Na música: Mohammed Rouicha; Douzi
30.4.2023 • 1 Stunde, 3 Protokoll, 15 Sekunden
Kosovo
A pianista Mrika Sefa traz-nos um relato duríssimo de como foi crescer em guerra. Mas traz também a esperança no renascimento.
O Kosovo num prato: Sarma (folhas de videira recheadas com arroz e/ou carne), encontra-se no restaurante Il Gardinetto em Lisboa
Num livro: O general do exército morto, Ismail Kadare
Num filme: Looking for Venera, Norika Sefa
Num lugar: Montanhas Sharr
Na música: Armend Miftari, Florent Nushi, Sofra Gjakovare
23.4.2023 • 49 Protokoll, 49 Sekunden
Índia, Goa
Na capital de Goa, Pangim, pode beber-se uma bica na Pastelaria Caravela, na Rua 31 de Janeiro, no Bairro das Fontainhas. Mas, como explica Neil Fernandes, memórias à parte, aqui está-se na Índia.
Goa num livro: Legends of Goa, de Mário Cabral e Sá
Num filme: Amchem Noxib, do músico e realizador Franklin Fernandes
Num lugar imperdível: o bairro das Fontainhas, em Pangim
Na música: Arnaldo de Menezes; Gavana; Gizelino Rebelo
16.4.2023 • 49 Protokoll, 58 Sekunden
Índia, Uttar Pradesh
Uma viagem pela Índia pode mudar a vida. A conversa com Shiv Kumar Singh também.
* A Índia num prato: Bhindi Massala (quiabos e especiarias, nos restaurantes indianos)
* Num livro: Godaan, de Premchand (em inglês The Gift of a Cow, sem tradução para português)
* Num filme: Monsoon Wedding, de Mira Nair
* Num lugar imperdível: a aldeia onde nasceu
9.4.2023 • 1 Stunde, 4 Protokoll, 24 Sekunden
Turquia
Nimay Çelikyay leva-nos a passear pelos bairros de Istambul. Falamos do tempo dos sultões, do sonho de Atatürk, da nuvem escura de Erdogan e das eleições que vêm aí.
* A Turquia no prato: çig kofte, no Pizza Fatia na Rua Dom Luís, Lisboa
* Na Literatura: Istanbul Hatirasi (A Memento for Istanbul), de Ahmet Ümit
* No cinema: The butterfly's Dream, de Yilmaz Erdogan
* Num lugar: Capadócia
* Na música : Every way that I can - Sertab Erener; Tarkan- Kuzu kuzu; Odam kireç tutmuyor - Lümüne
2.4.2023 • 58 Protokoll, 2 Sekunden
Tunísia
Abdeljelil Larbi já entrou para a História como o primeiro tradutor para árabe de Os Lusíadas. Mas esta não foi a primeira vez que a vida deste professor tunisino se cruzou com a de Camões.
* A Tunísia num prato: cuscuz
* Num livro: Os perfumes de Marie-Claire, de Habib Selmi
* Num filme: Os Silêncios do Palácio, da realizadora Moufida Tlatli
* Num lugar: Ain Bousadia, Siliana
* Na música: Hedi Jouini, Amina Fakhet, Latifa
26.3.2023 • 55 Protokoll
Nepal
«Porque estava lá». Foi com esta frase que Sir Edmund Hillary justificou a sua subida ao Evereste, a montanha mais alta do mundo. A mesma montanha que via todas as manhãs da sua janela Tanka Sapkota. Saiu de casa aos dezoito anos para fugir a um casamento arranjado e hoje é um empresário bem-sucedido em Portugal. Continua, como desde criança, a meditar duas vezes por dia. A nossa viagem esta semana é o Nepal.
O Nepal num prato típico: Cabrito guisado com espargos silvestre e momo na Casa Nepalesa
Num livro: Siddhartha, de Hermann Hesse
Num lugar imperdível: Kala Patthar, Campos Base do Evereste
Na música: Resam Firiri, Narayan Gopal, Pholko ankhama pholai
21.3.2023 • 52 Protokoll, 54 Sekunden
Arménia
A história de Lilit Arutyunyan é também a história dos muitos milhões de arménios na diáspora.
A arménia num prato: jingyalov hats (do restaurante Ararate)
* Num livro: Hovhannes Tumanyan, (contos de fadas arménios e Arménia, Povo e Identidade, de António Loja Neves, Margarida Neves Pereira.
* Num filme: A Cor da Romã (1969), de Sergei Paradjanov.
* Num lugar: o templo greco-romano de Garni e o Mosteiro de Geghard
* Na música: Nune Yesayan & Jivan Gasparyan, Charles Aznavour e Pink Martini.
19.3.2023 • 58 Protokoll
Panamá, Nação Kuna
Cebaldo de León leva-nos até à ilha da sua infância, onde as crianças são filhas de toda a aldeia e se conversa à noite de mão dada.
O Panamá num prato: sancocho * Num livro: Los Forzados de Gamboa (Gamboa Road Gang), de Joaquín Beleño * Num filme: Panquiaco, de Ana Elena Tejera * Num lugar imperdível: as 366 ilhas do Arquipélago de Kuna Yala * Na música: Marden Paniza, Dorindo Cárdenas, Rómulo Castro
12.3.2023 • 59 Protokoll, 13 Sekunden
Afeganistão
A viagem de Farid Walizadeh é a Odisseia do século XXI.
O Afeganistão num prato: Kabuli
* Num livro: O menino de Cabul, de Khaled Hosseini
* Num filme: Osama, de Siddiq Barmak
* Num lugar: os lagos de Bandi Amir e cidade de Bamyan
* Na música de Ahmad Zahir, de Dawood Sarkhosh e de Valy.
5.3.2023 • 56 Protokoll, 18 Sekunden
Japão
Beniko Tanaka conta-nos como foi de Tóquio a Manhattan e de Manhattan à Marinha Grande.
Deixa-nos ainda um guia para conhecermos a cultura japonesa:
* Pela gastronomia: o Novo-Bonsai / Gojuu / By Koji / Sakemico / Kanazawa
* Pelos livros: Naoko Abo / Miyoko Matsutani / Takeshi Yõrõ / Soetsu Yanagi
* Pelo cinema: Hirokazu Koreeda / Ryusuke Hamaguchi / Yasujiro Ozu / Akira Kurosawa
* Por um lugar: Shirakawago / Hanagasa Matsuri e outros Matsuri / Os Santuários
* Pela Música: Ryuichi Sakamoto / Anzenchitai / Koji Tamaki / Yakushimaru Etsuko
26.2.2023 • 54 Protokoll, 46 Sekunden
Colômbia
Edison Otero e Christian Figueroa falam-nos de como foi crescer na Colômbia, e contam-nos, entre muitas outras coisas, porque nunca viram a série Narcos.
E deixam-nos um guia para conhecer o lugar com maior biodiversidade do mundo.
Pela gastronomia: Sancocho, arepas, arroz com pollo
Pelos livros: O amor nos tempos da cólera e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; Delírio, de Laura Restrepo
Pelo cinema: O abraço da serpente, de Ciro guerra; Paraíso travel, de Simon Brand; Os viajes del viento, de Ciro Guerra; La cara oculta, de Andrés Baiz; Los colores de la montaña, de Carlos César Arbelaez
Por um lugar: Camino Lenguerke, San Vicente de Chucurí, Zapatoca, Parque Tayrona, Cañon del chicamocha, Valle del Cocora
Pela Música: Armando Hernandez, Joe Arroyo, Grupo Naidy, Totó la momposina, Bomba Esteréo, Monsieur Periné, Choc Quib Town, Superlitio, Fonseca, Juan Pablo Vega (para ouvir na playlist do Spotify)
19.2.2023 • 1 Stunde, 2 Protokoll, 46 Sekunden
Irão
Omid e Yasmin falam-nos de como foi crescer no Irão, do pesadelo em que tudo se tornou, mas também da esperança de um dia poder dançar na rua.
E deixam-nos um guia para conhecer uma das culturas mais antigas do mundo.
Pela gastronomia: o kebab iraniano (com borrego), o queime-nessar (arroz das jóias) ou o fesenjun.
Pelos livros: Livro dos Reis; As 1001 noites; os poemas de Hafez, de Rumi, de Sohrabe, de Khayyam (traduzidos por Fernando Pessoa); O mocho cego, de Sadeq Hedayat (único livro traduzido de persa para português); O Encanto dos Cordeiros, de Reza Ghassemi (disponível em espanhol).
Pelo Cinema: O Mal não Existe, de Mohammad Rasoulof; Estrada fora, de Panah Panahi; Marmulak, de Kamal Tabrizi (uma comédia, proibido no Irão)
Por um lugar: Shiraz (cidade com mais de 4000 anos); o deserto
Pela Música: Marjan Farsad; Pallett; Kourosh Yaghmaei; Rastak; Homayoun Shajarian; Mohammad Noori; Pouran.
.
12.2.2023 • 1 Stunde, 1 Minute, 23 Sekunden
Líbano
A nossa convidada é Safaa Dib que nos deixou as seguintes sugestões:
Um prato típico / onde comê-lo em Portugal:
As mezzes no restaurante Fenícios em Lisboa (o primeiro restaurante de cozinha libanesa a abrir em Lisboa e pertence à sua família).
Um autor / livro:
As Cruzadas Vistas pelos Árabes de Amin Maalouf
Um filme:
«Kafarnaum» de Nadia Labaki, mas recomenda toda a sua filmografia
Um lugar imperdível:
Os cedros do Líbano no Chouf (Montanhas do Líbano)
Três músicas:
- Fayruz, a maior cantora libanesa de todos os tempos e famosa em todo o mundo árabe. É difícil escolher entre os seus inúmeros clássicos, mas talvez este,"Hkili hkili an baladi" («Conta-me, conta-me sobre o meu país»)
Salwa Katrib - Khedni Maak aa darb bi'ldi
Vamos Para a Tua Terra, todos os domingos às 18h na Antena 3.