De segunda a sexta-feira, no começo da noite, a jornalista Isabella Faria recebe especialistas de diferentes áreas, além de repórteres, editores e colunistas da Folha para discutir política, economia, cultura, educação, tecnologia e tudo o que for assunto no país.
Quais os desafios da transição energética em SC?
Em setembro, o Reino Unido encerrou as atividades da última usina a carvão do país e o evento fez o sul de Santa Catarina vislumbrar o que pode acontecer na região em um futuro não tão distante. A descontinuidade da atividade colocou fim a 142 anos da fonte de energia mais suja do mundo, levando a Inglaterra a um marco ambiental de ser a primeira nação do G7 a parar de gerar energia a partir da matéria-prima. Por outro lado, deixou um vão cultural e trabalhista na região onde a usina operava. No sul de Santa Catarina há uma realidade semelhante, já que o carvão fomenta a economia local, faz parte da história de diversos municípios e até hoje está ligado ao desenvolvimento educacional e cultural da região. Para discutir o assunto, Priscila Camazano recebe a repórter Stéfanie Rigamonti. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/2024 • 25 minutes, 40 seconds
Por que as mortes pela polícia aumentaram em SP?
Nos primeiros oito meses de 2024, 441 pessoas foram mortas no estado por agentes das forças de segurança em serviço, contra 247 no ano passado no mesmo intervalo. Isso representa uma alta de 78%. Os números fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz com base em dados oficiais da SSP (Secretaria da Segurança Pública) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) e divulgado com exclusividade para a Folha. Para discutir o assunto, Priscila Camazano recebe o repórter Paulo Eduardo Dias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/2024 • 26 minutes, 24 seconds
Qual o impacto do fim das ações afirmativas nas universidades dos EUA?
Um ano depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos proibir as ações afirmativas em processos de admissão das universidades, instituições americanas divulgaram, pela primeira vez, dados das matrículas de novos alunos. Embora a maior parte tenha registrado queda de alunos negros, a diminuição desse grupo foi, em alguns casos, menor que o esperado, o que deve motivar novas rodadas de batalhas judiciais sobre o tema. Para discutir qual o impacto do fim das ações afirmativas nas universidades dos EUA, Priscila Camazano recebe o repórter Renan Marra. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/22/2024 • 27 minutes, 4 seconds
O governo federal vai taxar os milionários?
O Ministério da Fazenda estuda a criação de um imposto mínimo para pessoas físicas para garantir uma tributação efetiva da renda dos milionários no Brasil. Para trazer detalhes sobre o assunto, Priscila Camazano recebe a repórter especial Adriana Fernandes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/21/2024 • 39 minutes, 3 seconds
Como fica a Câmara Municipal de São Paulo?
Para discutir como fica a Câmara Municipal de São Paulo, Priscila Camazano recebe a repórter Júlia Barbon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/21/2024 • 22 minutes, 10 seconds
O Brasil está preparado para produzir combustível do futuro?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou no dia 8 de outubro a chamada lei do Combustível do Futuro, que cria o marco legal para a estocagem de CO2 no subsolo, ou CCS (captura e armazenamento de carbono, em inglês). O regramento visa também impulsionar o desenvolvimento e a comercialização de combustíveis alternativos, como o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), o diesel verde, o biometano e o biogás, todos provenientes de fontes renováveis. Para falar se o Brasil está preparado para produzir combustível do futuro, Priscila Camazano recebe o repórter Fábio Pupo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/17/2024 • 30 minutes, 9 seconds
Qual é o perfil do empreendedor social brasileiro?
O Empreendedor Social completa 20 anos em 2024 com uma premiação especial e um olhar para o presente, o passado e o futuro. Realizado desde 2005 por Folha e Fundação Schwab, entidade-irmã do Fórum Econômico Mundial, a premiação reconhece lideranças nas áreas de ambiente, educação, saúde, habitação e geração de renda, além de soluções de impacto em direitos humanos, fortalecimento da democracia, equidade de gênero e combate ao racismo. Para falar qual é o perfil do empreendedor social brasileiro, a apresentadora Priscila Camazano recebe Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/2024 • 28 minutes, 54 seconds
Quem vai pagar a conta do apagão em SP?
O apagão que atingiu a capital paulista e as cidades da Grande São Paulo deixou mais de 2 milhões de pessoas sem energia, após o temporal de sexta-feira (11). Nesta segunda-feira (14), ainda havia centenas de milhares de pessoas afetadas pela queda no fornecimento. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que vai intimar a Enel para explicar os problemas. A concessionária, responsável pela distribuição de energia na Grande São Paulo, terá 60 dias para se defender depois que o processo começar. Depois desse período, poderá ser pedida a caducidade (o rompimento) do contrato com a empresa italiana. Para discutir quem vai pagar a conta do apagão em SP, Priscila Camazano conversa com a colunista Maria Inês Dolci, advogada especializada na área da defesa do consumidor. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/15/2024 • 28 minutes, 33 seconds
A Câmara vai reduzir os poderes do STF?
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada dois projetos de lei e duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que limitam poderes dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). As propostas haviam sido enviadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), à comissão numa resposta à decisão unânime do Supremo de suspender a execução das emendas parlamentares até a adoção de medidas mais transparentes. A PEC 8/2021 foi aprovada por 39 votos a 18. Ela restringe o poder de os magistrados da corte derrubarem por decisão monocrática (individual) leis aprovadas pelo Congresso. Para comentar a proposta, que gerou contrariedade entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Priscila Camazano recebe o repórter da Folha em Brasília Ranier Bragon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/14/2024 • 25 minutes, 36 seconds
Por que a Guerra no Oriente Médio parece não ter fim?
Em 7 de outubro do ano passado, Israel sofreu o pior ataque em 50 anos no contexto da guerra no Oriente Médio, após cerca de mil combatentes do grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançarem aproximadamente 5.000 foguetes e entrarem por terra, mar e ar. De lá para cá, foram 40 mil ataques por parte de Israel a posições do grupo terrorista palestino, que resultaram na morte de cerca de 20 mil terroristas, segundo balanço feito pelo governo israelense nesta semana. A conta total palestina de baixas é de 41,9 mil mortos e 97 mil feridos, mas ela não separa civis de combatentes. O conflito entre Israel e Palestina acontece desde o fim da década de 1940 e, quase 80 anos depois, não há perspectivas de solução para a guerra. Para eabordar o assunto, Stéfanie Rigamonti recebe Karina Calandrin, pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, professora de Relações Internacionais na Universidade de Sorocaba e colaboradora do Instituto Brasil-Israel. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/2024 • 19 minutes
Quando o Brasil terá carros voadores para uso comercial?
No mês passado, a empresa brasileira Gohobby realizou o primeiro voo em solo brasileiro de um carro voador em escala real. O feito aconteceu após a aeronave comercializada pela empresa receber, ainda em setembro, autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para fazer voos-teste. Chamado EH216, da fabricante chinesa EHang, o eVtol (veículo de pouso e decolagem na vertical) é um dos dois únicos que receberam autorização da Anac para fazer voos de teste, ao lado do carro voador da Eve, empresa controlada pela Embraer. Para falar sobre as perspectivas do uso comercial de carros voadores no Brasil, a jornalista Stéfanie Rigamonti recebe o repórter Paulo Ricardo Martins. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/10/2024 • 22 minutes, 58 seconds
Por que a doação de órgãos no Brasil é tão difícil?
O Brasil enfrenta altas taxas de recusa na doação de órgãos e outros entraves que fazem com que, em média, cerca de 3.000 pessoas morram por ano enquanto aguardam o transplante. Para discutir por que a doação de órgãos no Brasil é tão difícil, Priscila Camazano recebe a repórter especial Cláudia Collucci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/2024 • 25 minutes, 37 seconds
O que explica a Guerra no Oriente Médio?
Os ataques do Hamas a Israel no dia 7 de outubro de 2023 prenunciaram uma guerra na Faixa de Gaza que, em poucos dias, mostrou seu potencial de destruição, em especial para os civis palestinos. O território logo se somou a outras frentes abertas por rivais de Israel apoiados pelo Irã, o grande inimigo do Estado judeu. Apesar de a guerra ter como protagonistas Israel e a organização terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, hoje ela já se expandiu e chegou a partes da Síria e do Líbano. Para falar o que explica a Guerra no Oriente Médio, Priscila Camazano recebe Diogo Bercito, mestre em estudos árabes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/2024 • 24 minutes, 43 seconds
Quais devem ser as estratégias dos candidatos no segundo turno?
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) agora disputam o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo. A corrida chegou à reta final indefinida, em um empate triplo nas pesquisas com Marçal, que chegou a ser recebido com entusiasmo entre os eleitores de direita e, depois de factoides e ofensas pessoas contra os rivais ao longo da campanha, divulgou um laudo falso contra Boulos na última sexta-feira (4) para associá-lo ao consumo de drogas. Nos últimos dias, o clima foi de apreensão nas campanhas de Nunes e Boulos, já que ambos corriam o risco de serem substituídos pelo influenciador que roubou o protagonismo do pleito na capital. Para discutir quais devem ser as estratégias dos candidatos no segundo turno, Priscila Camazano recebe o editor do Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/7/2024 • 29 minutes, 2 seconds
Qual o saldo da campanha eleitoral nesta reta final?
Como é que é? | Qual o saldo da campanha eleitoral nesta reta final? A última pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3) apontou um cenário embolado no primeiro turno para a Prefeitura de São Paulo, com Guilherme Boulos (PSOL) registrando 26% dos votos, seguido por Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Pablo Marçal (PRTB), também com 24%. Os três estão tecnicamente empatados. O cenário de indefinição até a reta final é resultado do acirramento das últimas semanas, com Nunes e Marçal disputando o eleitorado à direita e ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Boulos em tendência de estagnação, com dificuldade para avançar entre eleitores do presidente Lula (PT), seu apoiador e incentivador da nacionalização da eleição paulistana. Para discutir qual o saldo da campanha eleitoral nesta reta final, Priscila Camazano recebe a repórter especial Catia Seabra. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/2024 • 21 minutes, 37 seconds
Como será o futuro dos carros elétricos no mercado de usados?
As importações de veículos 100% elétricos no primeiro semestre somaram R$ 5,4 bilhões. O número representa um aumento de 931% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados apurados pela fintech Vixtra. Uma das razões está na antecipação de compra feita pelas montadoras chinesas, principalmente a BYD. Com grande capacidade de produção, essas empresas se adiantaram para driblar as altas escalonadas no imposto de importação. Para discutir como será o futuro dos carros elétricos no mercado de usados, Priscila Camazano recebe o colunista Eduardo Sodré. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/2024 • 34 minutes, 24 seconds
Como consultar e resgatar valores esquecidos?
Os brasileiros ainda têm R$ 8,5 bilhões em dinheiro esquecido no SVR (Sistema de Valores a Receber), do Banco Central, segundo informou o órgão. O SVR reúne depósitos esquecidos em bancos, administradoras de consórcios e outras instituições financeiras. Em seu lançamento, o sistema registrou uma explosão de acessos, mas muitas pessoas se decepcionaram ao descobrir que tinham apenas centavos ou menos de R$ 10. Segundo o Banco Central, é possível que pessoas que já consultaram o sistema no início da liberação dos valores voltem a ter outro dinheiro esquecido lá, que pode ser recuperado agora. Para explicar como consultar e resgatar valores esquecidos, Priscila Camazano recebe Luciana Lazarini, editora-assistente de Mercado. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/2024 • 23 minutes, 39 seconds
Como as desigualdades agravam a crise climática?
As mudanças climáticas afetam o planeta como um todo, mas o peso das suas consequências é maior nos setores mais vulneráveis da sociedade. Essas discrepâncias são o foco da série de reportagens Excluídos do Clima, novo projeto da Folha em parceria com a Fundação Ford. Reportagens da Folha têm mostrado os problemas que brasileiros de diferentes regiões e biomas já enfrentam, ou ainda vão encarar, em razão da maior frequência e intensidade de eventos extremos como ondas de calor, chuvas e secas, à medida que o planeta aquece. Para discutir como as desigualdades agravam a crise climática, Priscila Camazano recebe Giuliana de Toledo, editora de Ambiente. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/1/2024 • 39 minutes, 5 seconds
Investigações podem barrar a legalização das bets no Brasil?
O governo federal lidera um processo de regulamentação das apostas esportivas online, as chamadas bets. Ainda não há uma projeção de quanto imposto será arrecadado com esse mercado. A oferta de sites de apostas esportivas é liberada no Brasil desde 2018, após lei aprovada no governo Michel Temer (MDB). Jair Bolsonaro (PL) não regulamentou o mercado e o governo Lula dedica-se à regulamentação desde 2023, quando houve a edição de uma medida provisória. Famosos como Deolane Bezerra e o cantor Gusttavo Lima receberam ordens de prisão após investigações da Polícia Civil de Pernambuco mirar uma suposta organização criminosa que estaria envolvida em jogos ilegais e lavagem de dinheiro e teria movimentado quase R$ 3 bilhões. Para falar sobre a legalização dos jogos e explicar a relação das bets com o caso, Priscila Camazano recebe o repórter Pedro Teixeira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/30/2024 • 38 minutes, 6 seconds
Como funciona a CasaFolha, nova plataforma de cursos da Folha?
A Folha lançou um novo projeto chamado CasaFolha, uma plataforma de streaming com cursos exclusivos conduzidos por personalidades de destaque em diversas áreas. Para falar como funciona a nova plataforma de cursos da Folha, Priscila Camazano recebe o coordenador-geral da CasaFolha, Uirá Machado. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/30/2024 • 35 minutes, 29 seconds
Por que tantos episódios de violência na campanha eleitoral?
O oitavo debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo terminou em confusão após a expulsão de Pablo Marçal (PRTB) nos minutos finais, após o influenciador levar três advertências por agressões verbais contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB). No momento seguinte ao anúncio da exclusão, Nahuel Medina, assessor que grava vídeos para Marçal, deu um soco em Duda Lima, marqueteiro de Nunes, que deixou o local sangrando. Em outro debate realizado pela TV Cultura no último dia 15, José Luiz Datena (PSDB) protagonizou outro episódio de violência ao jogar uma cadeira em Marçal após uma sequência de discussões. No dia seguinte, sem citar episódios específicos, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, disse que casos violentos registrados durante as campanhas eleitorais ofendem a democracia. Para discutir as causas dos episódios de violência na campanha eleitoral, Fernanda Mena recebe o repórter Artur Rodrigues.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/2024 • 27 minutes, 34 seconds
Como cocô de porco pode virar energia limpa?
Se todas as granjas do país convertessem os dejetos dos porcos em biogás para energia elétrica seria possível abastecer quase 10% das residências rurais do país. É o que estima a Eva Energia, empresa do grupo Urca e da GNPW, com sede no Rio, especializada na produção de energia elétrica por biogás. A Folha visitou as instalações da Fazenda Mano Julio, em Mato Grosso. O local é o maior parque gerador brasileiro de energia elétrica a partir do dejetos de suínos, com investimento de R$ 25 milhões. Para explicar como o xixi e o cocô dos porcos podem ser aproveitados para gerar energia limpa, Priscila Camazano recebe a repórter especial Alexa Salomão. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/2024 • 24 minutes, 1 second
Por que mulheres CEOs são alvo de misoginia?
Um assunto agitou o mundo corporativo na semana passada depois que um print do fundador da Easy Taxi e co-fundador do G4 Educação, Tallis Gomes, viralizou. Após receber a pergunta: se sua mulher fosse CEO de uma grande companhia, vocês estariam juntos? Ele respondeu: "Deus me livre CEO mulher." Após a repercussão, ele renunciou aos cargos de CEO e presidente do conselho da empresa e foi substituído por Maria Isabel Antonini, sócia e então diretora financeira da G4. Gomes também foi expulso do conselho consultivo da empresa de lingerie Hope pela mesma fala. Para comentar por que as mulheres CEOs ainda são alvo de misoginia, a repórter especial Fernanda Mena conversa com a colunista Ana Fontes, que é empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/24/2024 • 40 minutes, 31 seconds
Como os megaincêndios na amazônia podem mudar o clima do Brasil?
Os megaincêndios estão acelerando a chance de colapso na amazônia. Alguns especialistas chegam a dizer que o aumento de queimadas em áreas de floresta nativa e a seca extrema podem levar a região a um quadro irreversível. Para se ter dimensão do problema, um dos incêndios na Terra Indígena Kayapó, na região do Xingu, no Pará, já devastou mais de 67 mil hectares, o que equivale a uma Florianópolis, segundo o Servir-Amazônia, da Nasa, que monitora a região com satélites. Além da questão ambiental, o problema na região afeta a saúde e a segurança de voos na região. Hoje, Porto Velho (RO) é um dos piores lugares para se respirar no mundo. Para tratar sobre o assunto, Fernanda Mena recebe o repórter especial Vinicius Sassine. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/23/2024 • 53 minutes, 52 seconds
Qual é o efeito da cadeirada nas eleições de SP?
Após o episódio da cadeirada, ocorrida no debate da TV Cultura, no domingo (15), a rejeição ao candidato Pablo Marçal (PRTB) aumentou. É o que mostrou a mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (19). Segundo o levantamento, o influenciador lidera a rejeição entre os candidatos a prefeito de São Paulo, com 47% que declaram que jamais votariam nele, segundo a pesquisa. A rejeição do ex-coach oscilou para cima após a agressão que ele sofreu de José Luiz Datena (PSDB). Já o percentual de quem não votaria no tucano é de 35% —era de 32% na quinta-feira passada. Para debater esses números e os novos rumos da campanha a prefeito em São Paulo, a repórter especial Fernanda Mena recebe o editor da coluna Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/2024 • 30 minutes, 49 seconds
A seca vai gerar uma crise hídrica e de energia no Brasil?
Incêndios florestais e o colapso da navegação em rios da região Norte, com interrupção do fluxo de pessoas e de mercadorias são algumas das consequências da seca que atinge o Brasil. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva admitiu recentemente que são necessários mais esforços do governo, e o presidente Lula reconheceu que o Brasil "não estava 100% preparado para cuidar dos eventos climáticos extremos". Foram anunciados R$ 514 milhões para combater os incêndios no país. Para discutir os problemas localizados que podem surgir antes do final da estação seca em 2024, Fernanda Mena recebe o colunista Jerson Kelman. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/2024 • 50 minutes, 8 seconds
Por que repatriação de manto indígena provocou conflito com Lula?
A cerimônia de repatriação do manto tupinambá foi marcada por debates entre lideranças indígenas e o presidente Lula na última quinta-feira (12), no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, onde a peça está exposta. O presidente rebateu o manifesto assinado por aldeias da Bahia a respeito da insatisfação dos indígenas em relação à condução da pauta indigenista pelo governo federal. O texto tem ainda críticas ao Congresso Nacional e ao Judiciário, pela aprovação da lei do marco temporal. Para discutir por que a repatriação do manto indígena provocou conflito com Lula, Priscila Camazano recebe o repórter Jorge Abreu. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/18/2024 • 23 minutes, 5 seconds
O Emmy Awards é importante para as séries e programas de TV?
A Academia de Artes e Ciências Televisivas anunciou neste domingo (15) os vencedores deste ano do Emmy Awards, principal premiação dedicada à indústria da televisão nos Estados Unidos. A lista foi divulgada em cerimônia realizada no Peacock Theater, em Los Angeles. Entre os principais indicados, estavam séries badaladas como "O Urso" e "Bebê Rena". Para discutir a importância do Emmy Awards para as produções audiovisuais, Priscila Camazano recebe Luciana Coelho, secretária-assistente de Redação. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/16/2024 • 28 minutes, 37 seconds
Qual o cenário da corrida eleitoral no Rio de Janeiro?
Para falar sobre a corrida eleitoral na capital fluminense, Priscila Camazano recebe o repórter Italo Nogueira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/13/2024 • 35 minutes, 50 seconds
Quais as metas do setor aéreo para descarbonização?
Enquanto as empresas aéreas tentam ampliar o uso de SAF, o combustível sustentável de aviação, para cumprir a meta de descarbonização do setor, fabricantes discutem e avançam com outras alternativas, como renovação de frota e produção de aeronaves híbridas, elétricas e movidas a hidrogênio. Para falar das metas do setor na descarbonização, Priscila Camazano recebe o repórter Paulo Ricardo Martins. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/12/2024 • 19 minutes, 13 seconds
Qual é a diferença entre idadismo e etarismo?
As pessoas com 60 anos ou mais representavam 15,6% da população em 2023, apontam os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em agosto. Segundo a projeção, a proporção de idosos tende a saltar a 37,8% em 2070, mais do que o dobro do patamar do ano passado. Em termos absolutos, o número de habitantes com 60 anos ou mais era de quase 33 milhões em 2023. A expectativa é alcançar 75,3 milhões em 2070. Desde 2000, as taxas de fecundidade estão abaixo do nível de reposição. O único estrato da população que segue crescendo é o de pessoas idosas. Por volta de 2040, a população brasileira terá chegado ao pico e começará a diminuir. Por isso, segundo o médico gerontólogo Alexandre Kalache, fazer com que as pessoas envelheçam de forma ativa e saudável é investir no futuro do país, tornando-o mais produtivo e competitivo. Para falar qual é a diferença entre idadismo e etarismo, Priscila Camazano recebe Alexandre Kalache. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/2024 • 34 minutes, 32 seconds
Por que o Brasil enfrenta a pior seca já registrada?
O Brasil enfrenta a pior seca já registrada desde o início da atual série histórica, em 1950, apontam dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Segundo o índice que mede as quantidades de água da chuva e da evapotranspiração de plantas, o momento atual supera as estiagens de 1998 e de 2015/2016. Para explicar o assunto, Priscila Camazano recebe o repórter Lucas Lacerda. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/10/2024 • 19 minutes, 20 seconds
Quais foram os destaques brasileiros na Paralimpíada?
Acostumado ao status de potência paralímpica, o Brasil viveu um momento raro sem medalhas de ouro nos Jogos de Paris no dia 1º de setembro. Mas, um consolo para os brasileiros foi a marca histórica de 400 pódios na história dos Jogos Paralímpicos. No mesmo dia, curiosamente, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, nome mais conhecido da natação paralímpica na atualidade, quebrou um recorde mundial, mas ficou sem medalha. O atleta foi o primeiro medalhista brasileiro nesta Paralimpíada. Para falar quais foram os destaques brasileiros na Paralimpíada, Priscila Camazano recebe o repórter André Fontenelle. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/9/2024 • 19 minutes, 36 seconds
Quais são as propostas dos candidatos para a crise habitacional em SP?
São Paulo é a capital com maior número absoluto de moradias inadequadas do Brasil. São 370 mil domicílios nessa condição, ou cerca de 8% do total, de acordo com estimativa da Fundação João Pinheiro, com base em dados do IBGE. Cidade mais populosa do país, São Paulo tem a habitação como um de seus principais desafios. A capital paulista tem bairros tomados por favelas, domicílios inadequados e aluguéis caros demais. Também abriga a maior população de rua do país e, ao mesmo tempo, um grande número de domicílios ociosos. Para falar quais são as propostas dos candidatos para a crise habitacional em SP, Priscila Camazano recebe o repórter Joelmir Tavares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/2024 • 36 minutes, 59 seconds
Como a energia limpa pode ajudar na dessalinização do mar?
A partir de 2026, cerca de 8.000 moradores de Ilhabela, no litoral de SP, terão acesso à água tratada a partir de uma usina dessalinizadora, que irá retirar sal e outros minerais impróprios para consumo humano. O projeto, feito pela Sabesp em parceria com a prefeitura local, vem para dar conta de um paradoxo: ainda que as 19 ilhas que compõem a cidade-arquipélago sejam rodeadas por água, Ilhabela tem um dos piores acessos a abastecimento adequado em todo o estado paulista. Serão produzidos até 30 litros de água potável por segundo, de acordo com a Sabesp, um aumento em 22% da oferta de abastecimento da cidade. O investimento previsto é da ordem de R$ 60 milhões, segundo o prefeito Toninho Colucci (PL). Para falar como a energia limpa pode ajudar na dessalinização do mar, Priscila Camazano recebe a repórter Tamara Nassif. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/5/2024 • 13 minutes, 33 seconds
Por que falamos tão pouco sobre menopausa?
Um estudo americano de 2015 aponta que cerca de 85% das mulheres vivenciam sintomas associados à chegada da última menstruação. Chamado de climatério, o período compreende muito mais do que só a menopausa, que costuma ser um diagnóstico retroativo, depois de 12 meses sem menstruar. Com ele, vêm instabilidade emocional, perda de memória, sensação de confusão mental, falta de libido, secura que afeta a pele, os cabelos e a vagina. Para discutir por que se fala tão pouco sobre menopausa, Priscila Camazano recebe a repórter Bárbara Blum. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/2024 • 31 minutes, 34 seconds
O que está por trás da suspensão do X no Brasil?
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) se manifestou nesta segunda-feira (2) de forma unânime para manter a suspensão ao X (ex-Twitter) no Brasil, como determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. O ministro é relator da decisão que tirou do ar a rede social do empresário Elon Musk, com quem troca farpas nos últimos meses. Em resposta à suspensão, o empresário promete vazar "ações sigilosas" do ministro contra a plataforma. Para falar o que está por trás da suspensão do X no Brasil, Priscila Camazano recebe a repórter Renata Galf. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/3/2024 • 40 minutes, 54 seconds
Kamala Harris pode vencer Donald Trump nos EUA?
Kamala Harris ampliou a sua vantagem numérica sobre o republicano Donald Trump ao atingir 45% das intenções de voto contra 41% do seu adversário, afirma uma das pesquisas da Reuters/Ipsos publicada no dia 29 de agosto. A diferença de quatro pontos sugere um avanço de democrata diante do levantamento realizado no fim de julho, quando ela aparecia com 43% e Trump com 42%. No entanto, ainda há empate técnico, no limite da margem de erro de dois pontos percentuais. Para falar se Kamala pode vencer Trump nos EUA, Priscila Camazano recebe a correspondente da Folha em Washington, Fernanda Perrin. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/2/2024 • 58 minutes, 59 seconds
Qual o perfil do eleitor de cada candidato em SP?
O influenciador Pablo Marçal (PRTB) cresceu em intenção de votos entre bolsonaristas, evangélicos, brancos e também pardos, segundo a última pesquisa Datafolha divulgada no dia 22 de agosto. Foram esses grupos que puxaram o candidato para cima e o ajudaram a empatar tecnicamente com seus rivais Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). No resultado geral, Boulos lidera numericamente com 23%, seguido por Marçal com 21% e o atual prefeito com 19%. Para falar qual o perfil do eleitor de cada candidato em SP, Priscila Camazano recebe a repórter Júlia Barbon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/30/2024 • 17 minutes, 13 seconds
Quais os problemas provocados por parques eólicos e solares?
Parques eólicos são responsáveis por 13% de toda a geração de eletricidade no Brasil. O Nordeste produz 93,6% disso. Um de seus estados, a Paraíba cresce com o trecho chamado de "corredor de vento", que avança pelo semiárido. Uma briga, no entanto, chama a atenção por envolver bilhões de reais e prioridades políticas contra o interesse de pequenos agricultores, ONGs e associações de trabalhadores. O grupo se queixa de acordos que favorecem apenas empresas, de perda de espaço para agricultura em pequenas propriedades e remunerações consideradas irrisórias. A disputa territorial e os entraves causados por parques eólicos e solares são tema desta edição do Como é que é?, que recebe o repórter Alex Sabino. A apresentação é de Priscila Camazano. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/29/2024 • 28 minutes, 20 seconds
O que podem ser os óvnis avistados no espaço aéreo brasileiro?
Os pilotos de um avião da Azul que seguia para Belém relataram terem visto duas luzes brancas, que ora paravam ora se movimentavam extremamente rápidas em zigue-zague. As luzes avistadas da cabine da aeronave foram dois dos cerca de 80 óvnis (objetos voadores não identificados) reportados à Aeronáutica em 2023. O número, que não é exato pois há casos em que um piloto afirma ter visto de um a cinco objetos estranhos no ar, faz parte de 30 documentos disponibilizados recentemente pela FAB (Força Aérea Brasileira) ao Arquivo Nacional, que podem ser visualizados pela internet. Para falar o que podem ser os óvnis avistados no espaço aéreo brasileiro, Priscila Camazano recebe o repórter Fábio Pescarini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/28/2024 • 21 minutes, 29 seconds
Quais são os desafios no combate aos incêndios no pantanal?
No início de agosto, incêndios de grandes proporções se alastram no pantanal sul-mato-grossense, de Aquidauana (MS) até a fronteira com a Bolívia. Em uma das áreas mais atingidas, no distrito de Nhecolândia, em Corumbá (MS), um caminhão pegou fogo após atolar em uma área de areia e mata seca. Onças-pintadas, cotias, macacos, antas, cobras, jacarés, entre outros animais, voltaram a sofrer com os incêndios. As cenas de bichos carbonizados de agora repetem a tragédia de 2020 —lembrança que ainda assombra quem presenciou a situação naquele ano, considerado o recorde de destruição do bioma. Cientistas estimam que cerca de 17 milhões de vertebrados morreram no pantanal em decorrência do fogo em 2020, número tido como o mais crítico já documentado. O total de animais mortos em 2024 ainda não foi levantado. Para discutir quais são os desafios no combate aos incêndios no Pantanal, Priscila Camazano recebe o fotojornalista Lalo de Almeida. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/27/2024 • 40 minutes, 33 seconds
Como é que é? | Por que a OMS declarou Mpox emergência sanitária global?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pela segunda vez em dois anos que um surto de Mpox, uma infecção viral transmitida através do contato, representa uma emergência de saúde global. Para falar sobre os motivos desse alerta, Priscila Camazano recebe a repórter Patrícia Pasquini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/26/2024 • 19 minutes, 50 seconds
Qual é o efeito Pablo Marçal nesta eleição?
O candidato Pablo Marçal (PRTB) tem se destacado na corrida pela Prefeitura de SP por declarações controversas pensadas para render cortes nas redes sociais. Essa tem sido a estratégia que o influenciador já afirmou ser importante para a sua atuação pública. Na disputa eleitoral, Marçal tem se aproximado do eleitorado bolsonarista e investido em polêmicas para se destacar. Uma das estratégias é atacar os opositores com postura agressiva e fake news, o que fez com que parte das campanhas aventasse se ausentar dos debates como forma de dar uma resposta ao influenciador. Para discutir qual é o efeito Pablo Marçal nesta eleição, Priscila Camazano recebe a repórter Ana Luiza Albuquerque. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/23/2024 • 24 minutes, 51 seconds
Quanto você quer pagar pela transição energética?
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse que o governo planeja enviar ao Congresso uma proposta para promover uma maior abertura no mercado de energia. A proposta vai incluir uma nova divisão dos subsídios pagos por consumidores na conta de luz. A intenção é fazer quem usa mais energia pagar mais. Segundo o ministro, as regras atuais geram uma distorção tarifária, fazendo com que os mais pobres sejam proporcionalmente mais onerados com os custos da chamada CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que é bancada pelos consumidores e que paga os subsídios de políticas voltadas ao setor. Para discutir como dividir a conta da transição energética, Priscila Camazano recebe a repórter especial Alexa Salomão. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/22/2024 • 25 minutes, 33 seconds
O que é a febre oropouche e como preveni-la?
Em julho, o Ministério da Saúde confirmou as duas primeiras mortes por febre oropouche no país. Até então, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença. Os casos foram registrados em duas mulheres de 22 e 24 anos, sem comorbidades, nas cidades de Camamu e Valença, na Bahia, respectivamente. Para explicar o que é a febre oropouche e como preveni-la, Priscila Camazano recebe Ana Bottallo, editora-assistente de Saúde. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/21/2024 • 24 minutes, 19 seconds
Pente-fino do INSS vai cortar aposentadorias?
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pretende revisar ao menos 800 mil auxílios-doença até o final deste ano em um esforço do governo Lula na busca por economia em despesas obrigatórias. A revisão de benefícios começou em julho, com a volta da perícia médica presencial para quem pede a renovação do auxílio e o recadastramento de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência consideradas carentes. O pente-fino deixa de fora a aposentadoria por invalidez, que deverá ser alvo do governo apenas em 2025. Para falar se o pente-fino do INSS vai cortar aposentadorias, Priscila Camazano recebe a repórter Cristiane Gercina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/20/2024 • 27 minutes, 15 seconds
Como Silvio Santos virou o maior comunicador do Brasil?
Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, morreu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos. Orgulhoso de sua intuição, Silvio Santos construiu uma das carreiras mais bem-sucedidas da história da televisão brasileira. Sem ligação com políticos nem vínculo com algum grupo empresarial, dizia ser o único dono de TV que gostava realmente de TV. Fato raro na indústria do entretenimento, foi por quase cinco décadas apresentador e proprietário de sua emissora de televisão. Dono de uma fortuna estimada em cerca de R$ 6 bilhões, chegou a ser sócio majoritário de mais de 30 empresas. Para falar como Silvio Santos se tornou um grande comunicador, Priscila Camazano recebe o repórter Gabriel Vaquer. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/19/2024 • 32 minutes, 51 seconds
Quais devem ser as estratégias dos candidatos de SP nas eleições?
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo trocaram agressões e apresentaram propostas rasas no último debate realizado na quarta-feira (14). O conflito chegou quase ao contato físico em embate entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), que levantou uma carteira de trabalho na altura de seu rosto. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) também trocaram farpas. Ela disse que o emedebista é "recordista de obras sem licitação" e sugeriu que ele adotasse o slogan "Rouba e não faz". Nunes a chamou de "mal informada" e disse que Tabata é "muito brava". Para falar quais devem ser as estratégias dos candidatos em SP com o início da propaganda eleitoral, Priscila Camazano recebe Eduardo Scolese, editor de Política. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/16/2024 • 20 minutes, 30 seconds
Usinas nucleares são fontes de energia limpa e segura?
A corrida pela transição energética tem reposicionado a energia nuclear no tabuleiro. A mais polêmica das matrizes limpas vive agora uma espécie de "renascimento", conforme mais países anunciam planos de construção e expansão de plantas atômicas. Para falar se usinas nucleares podem ser fontes de energia limpa e segura, Priscila Camazano recebe o repórter Fábio Pupo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/15/2024 • 25 minutes, 24 seconds
O que se sabe até agora sobre a queda do avião em Vinhedo?
A queda de um avião com 62 pessoas a bordo na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, é a mais letal em solo brasileiro desde 2007 —quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos. A aeronave de modelo ATR 72-500 era operada pela empresa Voepass, antiga Passaredo. O voo seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo), desceu em queda livre, girando, até atingir a área de uma casa no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela. O órgão da Força Aérea Brasileira responsável pela investigação sobre acidente anunciou no domingo (11) ter extraído com sucesso 100% dos dados das caixas pretas da aeronave. A apuração das causas da tragédia também passou a contar com inquérito conduzido pela Polícia Civil paulista. Para falar o que se sabe até agora sobre a queda do avião em Vinhedo, Priscila Camazano recebe o repórter Clayton Castelani. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/14/2024 • 33 minutes, 8 seconds
Por que os incêndios florestais estão batendo recordes no Brasil?
Para explicar por que os incêndios florestais estão batendo recordes no Brasil, Priscila Camazano recebe o repórter Jorge Abreu. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/13/2024 • 27 minutes, 10 seconds
Quais os destaques e decepções do Brasil em Paris-2024?
Com o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (11), o Brasil finalizou a temporada com 20 medalhas no total. Três delas de ouro: Rebeca Andrade (ginástica), Beatriz Souza (judô) e da dupla Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia). Pela primeira vez, as mulheres brasileiras chegaram às Olimpíadas em número superior ao dos homens (153 contra 124). Também pela primeira vez, as mulheres brasileiras fizeram nas Olimpíadas uma campanha quantitativa superior à dos homens. Do total de medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 vieram com elas, 7 com eles e uma mista. Para falar dos destaques e frustrações do Brasil em Paris-2024, Priscila Camazano recebe o repórter Luís Curro, do blog O Mundo É uma Bola. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/13/2024 • 31 minutes, 34 seconds
Quais foram os avanços do skate feminino ao longo dos anos?
Rayssa Leal superou o próprio nervosismo para subir ao pódio pela segunda vez em duas participações olímpicas. Um dia após conquistar o bronze na final feminina de skate street, a atleta comentou sobre seu desempenho. "Quando errei as duas voltas na semifinal, fiquei nervosa. Meu time falou que eu precisava de duas manobras muito altas para poder passar para a final, então mudamos toda a estratégia. O Felipe [Gustavo, técnico de Rayssa] falou que eu precisava talvez de um 80 e um 90", disse ela em participação no programa Cobcast. Ela acertou as primeiras três manobras e recebeu as duas maiores notas da etapa classificatória. Segundo a atleta, a disputa em Tóquio-2020 foi mais leve porque ela não tinha grandes pretensões —acabou ficando com a prata. Em Paris, conta ter chegado com outra mentalidade. Para falar quais foram os avanços do skate feminino ao longo dos anos, Priscila Camazano recebe Karen Jonz, musicista e skatista, quatro vezes campeã mundial de vertical e primeiro ouro feminino dos X Games. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/9/2024 • 26 minutes, 18 seconds
Como uma nova modalidade esportiva entra nas Olimpíadas?
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos deste ano teve a presença constante de uma misteriosa figura que aparecia carregando a chama sagrada pelos icônicos telhados de Paris. Ela usava técnicas de parkour, prática desenvolvida na França, nos anos 1990, que envolve corridas, escaladas e saltos em obstáculos urbanos. Esse foi o lugar oficial da atividade na edição 2024 do megaevento. Como uma referência cultural do país que a recebe, não como um esporte. Agora, seus praticantes tentam se entender a respeito da possibilidade de integrar de fato o programa olímpico, que abraçou outras modalidades tidas como transgressoras, como o skate e o breaking. Para falar como uma nova modalidade esportiva entra nas Olimpíadas, Priscila Camazano recebe Marcos Guedes, editor-adjunto de Esporte e enviado a Paris para a cobertura das Olimpíadas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/8/2024 • 19 minutes, 21 seconds
Por que o judô nacional fez a melhor campanha em Jogos Olímpicos?
Judocas do Brasil acumulam, ao todo, 28 pódios em Olimpíadas depois de sua melhor campanha em Paris. Para abordar o tema, Priscila Camazano recebe José Henrique Mariante, enviado a Paris que vai explicar por que o judô nacional fez a melhor campanha da modalidade em Jogos Olímpicos. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/7/2024 • 41 minutes, 28 seconds
A saúde mental dos atletas ganhou protagonismo nesta Olimpíada?
Simone Biles chegou aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, como o maior nome da história da ginástica artística. No entanto, desistiu da disputa da maioria das finais por questões de saúde mental. Um grande atleta brasileiro também já desistiu. O corredor Joaquim Cruz, campeão olímpico nos Jogos de Los Angeles-1984 e medalhista de prata em Seul-1988, abriu mão de disputar a semifinal dos 1.500 metros em 1984 por estar exausto e doente após conquista do ouro. Para falar de saúde mental dos atletas nas Olimpíadas, Priscila Camazano recebe o repórter Daniel E. de Castro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/6/2024 • 28 minutes, 38 seconds
Qual é a regra de gênero para esportes estabelecida pelo COI?
O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que está dando acompanhamento às duas pugilistas acusadas de competir indevidamente nos Jogos Olímpicos por não atenderem a critérios de gênero da federação internacional de boxe. O caso tornou-se uma polêmica mundial depois que a lutadora argelina Imane Khelif derrotou a italiana Angela Carini, em combate na quinta-feira (1), e passou a ser atacada nas redes sociais. Mark Adams, diretor de comunicação do COI, disse que, após os Jogos de Paris, é provável que ocorra um debate sobre a adoção de uma norma geral para os critérios de gênero nos esportes olímpicos. Não deu, porém, detalhes do que poderão ser essas normas. "Se um dia houver um consenso, seremos os primeiros a aplicá-lo." Para falar mais sobre o tema, Priscila Camazano recebe o repórter André Fontenelle. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/5/2024 • 19 minutes, 43 seconds
Brasil terá outros ouros em Paris-2024?
O Brasil chegou ao topo do pódio olímpico parisiense nesta sexta-feira (2). A judoca peso-pesado Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko por waza-ari e assegurou a primeira medalha dourada do país nos Jogos de Paris-2024. Após essa conquista no judô, quais são as chances de novos ouros brasileiros na França? Para responder, Priscila Camazano recebe Luís Curro, do blog O Mundo É uma Bola. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/2/2024 • 34 minutes, 45 seconds
Em quais modalidades o Brasil ainda tem chance de medalha?
Para falar sobre os próximos desafios dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris,, Priscila Camazano recebe Marcos Guedes, editor-adjunto de Esporte e enviado a Paris para a cobertura das Olimpíadas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/1/2024 • 16 minutes, 11 seconds
Por que os Jogos de Paris são os mais sustentáveis da história?
Para falar o por que os Jogos de Paris são os mais sustentáveis da história, Priscila Camazano recebe José Henrique Mariante, repórter enviado a Paris para a cobertura das Olimpíadas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/2024 • 46 minutes, 38 seconds
Como está o clima em Paris com as Olimpíadas?
Trens parados em toda a França e um aeroporto evacuado por ameaça de bomba. Posteriormente, um homem identificado pelo governo francês como "militante de movimentos de ultraesquerda" foi preso suspeito de estar por trás da sabotagem das linhas de trem. Nas últimas semanas, a polícia francesa fez uma série de prisões de pessoas acusadas de planejar atos isolados contra os Jogos, mas não foi revelada nenhuma operação de grande porte. Diante dos incidentes, como está o clima em Paris durante os Jogos? Para falar do assunto, Priscila Camazano recebe o repórter André Fontenelle. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/30/2024 • 22 minutes, 36 seconds
Como foi o dia olímpico em Paris?
Priscila Camazano recebe o colunista Sandro Macedo, que fala direto de Paris com um resumo do que rolou no dia olímpico e os próximos destaques da programação. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/29/2024 • 38 minutes, 11 seconds
Como escolher os melhores endereços para comer e beber em SP?
Stéfanie Rigamonti conversa com Marília Miragaia, editora de Comida e do Guia Folha. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/2024 • 23 minutes, 22 seconds
Por que os cabelos são tão importantes para as mulheres negras?
No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Priscila Camazano recebe a repórter Paola Ferreira Rosa para falar sobre a importância dos cabelos para a autoestima das mulheres. Expressão da identidade negra, cabelos crespos e cacheados foram rejeitados durante séculos no Brasil. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/25/2024 • 21 minutes, 30 seconds
O que é preciso para uma transição climática eficiente?
O tema do financiamento climático deverá ser o centro das discussões da COP29, a conferência das Nações Unidas para a mudança climática, que acontece em novembro, no Azerbaijão. O principal objetivo do evento será definir um novo valor a ser destinado pelos países ricos às nações em desenvolvimento para estruturar políticas para enfrentamento da crise do clima. Para discutir o que é preciso para uma transição climática eficiente, Priscila Camazano recebe a economista Laura Carvalho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/2024 • 28 minutes, 39 seconds
O que pesa a favor e contra os candidatos na eleição em SP?
A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a disputa pela principal prefeitura do país, São Paulo, apontou um cenário de estabilidade em que seguem à frente Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 23%. O segundo lugar é disputado por um pelotão de nomes embolados tecnicamente, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou menos. O grupo é composto pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 11%, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 5%. Para a pesquisa, foram ouvidos 1.092 eleitores entre os dias 2 a 4 de julho. Para discutir o que pesa a favor e contra os candidatos na eleição em SP, Priscila Camazano recebe o repórter Artur Rodrigues. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/23/2024 • 22 minutes, 26 seconds
Qual o perfil dos fiéis das igrejas evangélicas?
Recente pesquisa Datafolha aponta o perfil dos fiéis das igrejas evangélicas de São Paulo. Feito com 613 fiéis paulistanos entre 24 e 28 de junho, com margem de erro de quatro pontos percentuais, o levantamento mostra como os evangélicos valorizam os laços afetivos urdidos nas comunidades de fé. Ele foi formulado com colaboração dos antropólogos Juliano Spyer, colunista da Folha, e Rodrigo Toniol, a socióloga Christina Vital e o cientista político Vinicius do Valle, todos estudiosos da área. Para discutir o assunto, Priscila Camazano recebe a repórter especial Anna Virginia Balloussier See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/22/2024 • 32 minutes, 30 seconds
O que muda nas eleições americanas após as últimas reviravoltas?
O clima está tenso entre os democratas após divulgação de pesquisas que sugerem que Donald Trump vem crescendo na corrida eleitoral americana desde a tentativa de assassinato do republicano. Atualmente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, segue isolado em Delaware enquanto se recupera de Covid-19. Ele enfrenta pressão de correligionários, que acham sua desistência inevitável. Para discutir o que muda nas eleições americanas após os últimos fatos, Priscila Camazano recebe a colunista Lúcia Guimarães. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/2024 • 26 minutes, 14 seconds
Quais são as vantagens dos ônibus elétricos?
Os ônibus elétricos, movidos a energia limpa, já são realidade no transporte público dos grandes centros brasileiros. Eles zeram as emissões de gases causadores do aquecimento global nas suas operações. Uma nova tecnologia, no entanto, promete simplificar a operação desses veículos com a facilitação na recarga das suas baterias. Para falar sobre essa novidade e trazer à tona as vantagens dos ônibus elétricos, Priscila Camazano recebe o repórter especial Eduardo Sodré. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/18/2024 • 24 minutes, 26 seconds
Quais são os principais desafios nas capitais do Brasil?
A menos de três meses das eleições municipais, a Folha lança a série Desafios nas capitais, com o objetivo de mostrar alguns dos principais gargalos de 11 grandes cidades do Brasil. A primeira matéria da série é sobre Salvador. A capital baiana é uma cidade sitiada e partida em meio a disputas entre facções criminosas e com uma polícia que lidera os indicadores de letalidade. Para discutir o tema, Priscila Camazano recebe João Pedro Pitombo, repórter da Folha em Salvador. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/2024 • 24 minutes, 38 seconds
Saúde: Como diferenciar gripe de pneumonia silenciosa?
Em tempos de oscilação nas temperaturas de São Paulo, o choque térmico faz aumentar a predisposição do organismo a infecções respiratórias, como resfriados e gripes, exacerbadas pelo enfraquecimento do sistema imunológico. O aumento de casos de pneumonia em São Paulo, principalmente em crianças, tem preocupado médicos. Especialistas afirmam que a alta está ligada a uma forma silenciosa da doença, ou seja, com sintomas mais brandos em relação à pneumonia clássica. Com isso, os pais demoram para buscar atendimento e o quadro pode se agravar. Para explicar como diferenciar gripe de pneumonia silenciosa, Priscila Camazano recebe Isabella Ballalai, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/16/2024 • 27 minutes, 48 seconds
Como agia a Abin sob Bolsonaro e quais os próximos passos da PF?
Uma nova operação deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (11) ampliou as suspeitas sobre atuação ilegal da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no governo Jair Bolsonaro (PL) e trouxe detalhes que envolvem ações clandestinas contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), parlamentares e jornalistas. Na quarta fase da operação sobre a chamada "Abin paralela", a PF prendeu agentes que trabalhavam diretamente para Alexandre Ramagem, atual deputado federal, pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro e ligado ao vereador Carlos Bolsonaro (PL), que também é investigado. Para falar como agia a Abin sob Bolsonaro e quais os próximos passos da PF, Priscila Camazano recebe a colunista Mônica Bergamo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/15/2024 • 24 minutes, 26 seconds
O que fazer nas férias de julho com as crianças?
Para dar dicas do que fazer nas férias de julho com as crianças, Priscila Camazano recebe o repórter Matheus Ferreira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/2024 • 17 minutes, 37 seconds
Desastres climáticos: os governos investem em prevenção ?
Um seminário realizado em homenagem a José Alexandre Scheinkman, no Insper, apresentou pesquisas sobre a mudança climática e a relevância de ações de política pública para atenuar seus efeitos econômicos e sociais. Os estudos sobre o clima têm alguns argumentos consolidados em meio a muitas incertezas. O aquecimento global acima de 1,1ºC desde o período pré-industrial tem influência da atividade econômica. Existe uma forte correlação entre o nível de emissão de CO2 e a renda por habitante dos países. Além disso, esse aquecimento leva a mudanças estatisticamente significativas em eventos climáticos, como enchentes e ciclones. Para discutir se os governos estão se prevenindo dos desastres climáticos, Priscila Camazano recebe o colunista Marcos Lisboa. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/11/2024 • 30 minutes, 49 seconds
Lula x Bolsonaro: Qual o impacto da polarização nacional nas eleições municipais?
A última pesquisa Datafolha mediu a influência dos padrinhos políticos nas eleições para a prefeitura de São Paulo, entre eles, o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mais da metade dos eleitores da cidade de São Paulo (56%) admite mudar o voto para prefeito se o candidato for apoiado por um político rejeitado por eles. No total, 37% mudariam o voto com certeza e 19% talvez mudassem. Dizem que não mudariam o voto 41%, e 2% não souberam responder. Para discutir qual o impacto da polarização nacional nas eleições municipais, Priscila Camazano recebe o editor da coluna Painel, Fábio Zanini.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/2024 • 23 minutes, 51 seconds
Qual o impacto do racismo nas desigualdades?
Para a polícia de São Paulo, a diferença entre um traficante e um usuário de drogas pode estar na cor da pele, aponta uma pesquisa do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, que analisou 3,5 milhões de boletins de ocorrência feitos de 2010 a 2020 pela polícia. Segundo a análise, 31 mil pessoas pardas e pretas foram enquadradas como traficantes em situações similares àquelas em que brancos foram tratados como usuários. A conclusão do estudo é que a possibilidade de enquadramento como traficante é 1,5% maior se o suspeito for preto ou pardo em relação ao que ocorre se ele for branco, quando são comparadas pessoas de perfil semelhante (que tinham a mesma quantidade de droga, a mesma substância, a mesma idade, mesmo gênero etc). Para discutir qual o impacto do racismo nas desigualdades, Priscila Camazano recebe o colunista Michael França. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/2024 • 42 minutes, 33 seconds
Por que o Brasil ainda não tem um mercado de carbono?
Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida ou foi capturada da atmosfera. Ele pode ser gerado tanto para atender uma demanda voluntária de redução de emissões de gases de efeito estufa quanto para suprir uma demanda obrigatória. No Brasil, como o mercado não é regulamentado, as empresas aderem à prática voluntária. Para discutir o por que o Brasil ainda não tem um mercado de carbono, Priscila Camazano recebe o repórter Pedro Lovisi. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/4/2024 • 30 minutes, 20 seconds
Quais são as próximas etapas da eleição nos EUA?
Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos Joe Biden e Donald Trump se enfrentaram na última quinta-feira (27) no primeiro e provável único debate da campanha eleitoral deste ano. Em um confronto tenso, Trump encurralou Biden de maneira enérgica em temas-chave para o eleitorado americano. O resultado do debate para Biden, que apresentou uma performance vacilante e confusa em muitos momentos, pode mudar radicalmente o cenário das eleições. Para discutir quais são as próximas etapas da eleição nos EUA, Priscila Camazano conversa com a repórter Fernanda Perrin, correspondente nos EUA. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/2024 • 31 minutes, 10 seconds
Quais são os limites para o uso da inteligência artificial?
Cerca de 47,4% de todo o tráfego na internet hoje é gerado por robôs. Desse universo, 30% são robôs maliciosos, atuando com a intenção de copiar informações ou fazer ataques. Vários são capazes de imitar o humano, se tornando indetectáveis. Para discutir sobre quais são os limites para o uso da inteligência artificial, Priscila Camazano recebe o colunista Ronaldo Lemos. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/2/2024 • 52 minutes, 5 seconds
Como o Plano Real controlou a inflação?
Há 30 anos, o Plano Real surgia para frear a inflação brasileira e estabilizar a moeda. Em junho de 1994, a inflação alcançou os patamares recordes de 47,4% ao mês e 4.922% no acumulado em 12 meses. Em julho do mesmo ano, com o início da circulação do real, caiu para 6,84% no mês. Atualmente, a meta é de 3% ao ano. O lançamento da moeda atual, em 1º de julho daquele ano, foi a terceira e última etapa de um plano de controle da inflação que começou em maio de 1993, quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o comando do Ministério da Fazenda. Para falar como o Plano Real controlou a inflação, Priscila Camazano recebe a repórter Júlia Moura.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/1/2024 • 28 minutes, 31 seconds
Quem está investindo em energia renovável no país?
O Governo de São Paulo lançou o Fundo de Aval de Eficiência Energética para pequenas e médias empresas viabilizarem projetos voltados à energia renovável. O investimento inicial será de 8 milhões de euros (cerca de R$ 46 milhões), captados junto à Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, em alemão). Para falar sobre quem está investindo em energia renovável no país, a apresentadora Priscila Camazano recebe a repórter Ana Paula Branco. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/2024 • 19 minutes
O que muda com a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal?
O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu a ação que trata da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A corte fixou a quantidade de até 40 gramas ou seis plantas fêmeas para diferenciar o usuário do traficante. A definição é válida até que o Congresso decida qual é esse limite. Para falar o que muda com a descriminalização, Priscila Camazano recebe o repórter José Marques. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/27/2024 • 26 minutes, 6 seconds
Quem são as maiores vítimas de homicídio no país?
Para falar sobre os dados do Atlas da Violência 2024 e quem são as maiores vítimas de homicídio no Brasil, Priscila Camazano recebe o repórter Tulio Kruse. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/26/2024 • 30 minutes, 24 seconds
Quais as chances de Bolsonaro ser anistiado e se tornar elegível?
A presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, deputada Caroline de Toni (PL-SC), escolheu o deputado bolsonarista Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) para ser o relator no âmbito do colegiado do projeto de lei que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Em entrevista à Folha, em março, De Toni disse que a CCJ poderia incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no projeto.
Para discutir as chances de Bolsonaro ser anistiado e se tornar elegível, Priscila Camazano recebe o colunista Bruno Boghossian. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/25/2024 • 28 minutes, 58 seconds
Por que as queimadas no pantanal afetam todo o país?
A atual temporada de incêndios no pantanal, com começo antecipado e em meio a um período de falta de chuvas, impõe desafios de logística para o combate ao fogo.
A Folha acompanhou as operações da Brigada Pantanal do PrevFogo, braço do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o enfrentamento de incêndios.
Para explicar o por que as queimadas no pantanal afetam todo o país, Priscila Camazano recebe o repórter Lucas Lacerda. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/24/2024 • 30 minutes, 45 seconds
Por que o país vive uma crise da reciclagem?
Em 2010, o Congresso Nacional aprovou o que é considerada uma das leis mais modernas do mundo sobre gestão de resíduos. Foram duas décadas de elaboração até que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entrasse em vigor.
Mas, quase 14 anos depois, a reciclagem passa por uma crise inédita. Membros do setor dizem que nunca viram tantos problemas se acumularem, numa espiral que inclui baixa valorização do material reciclado, insegurança tributária e falta de linhas de crédito.
Um dos setores mais afetados pela crise é o de papel e papelão. Nos últimos anos, o preço da tonelada do material reciclado despencou, diminuindo a atratividade para os catadores.
Para explicar o por que o país vive uma crise da reciclagem, Priscila Camazano recebe a repórter especial da Folha Fernanda Mena.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/21/2024 • 30 minutes, 57 seconds
Como se proteger de contas que promovem o 'jogo do tigrinho'?
Usuários do Instagram e do WhatsApp relatam um aumento do assédio de contas que promovem o jogo de azar Tiger Fortune, mais conhecido como "jogo do tigrinho".
Internautas contam que estão recebendo mensagens indesejadas, solicitações de amizade, marcações em publicações aleatórias, além de serem incluídos em grupos de divulgação do jogo sem autorização ou aviso prévio.
Popular entre os influenciadores nos últimos anos, o Tiger Fortune é considerado um jogo de azar por seus resultados dependerem exclusivamente da sorte. Por isso, sua exploração é ilegal no Brasil, de acordo com a Lei das Contravenções Penais.
Para explicar como se proteger nas redes de contas que promovem o "jogo do tigrinho", Priscila Camazano recebe o repórter Pedro Teixeira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/20/2024 • 18 minutes, 49 seconds
Por que os jovens estão mais ansiosos que os adultos?
Os registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos, mostra análise da Folha a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS de 2013 a 2023.
Para explicar o por que os jovens estão mais ansiosos que os adultos, Priscila Camazano recebe o repórter Daniel Mariani. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/19/2024 • 26 minutes, 1 second
As câmeras corporais da PM são eficazes?
O novo programa de câmeras corporais para policiais militares de São Paulo proposto pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) acumula críticas por permitir que os agentes escolham acionar o dispositivo, função até o momento automática e ininterrupta.
Para discutir se as câmeras corporais da PM são eficazes, Priscila Camazano recebe o repórter Tulio Kruse. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/18/2024 • 27 minutes, 53 seconds
O que ocorrerá se o PL Antiaborto por Estupro for aprovado?
O Projeto de Lei 1904, que teve a urgência aprovada na quarta-feira (13) na Câmara dos Deputados, quer colocar um teto de 22 semanas na realização de qualquer procedimento de aborto em casos de estupro no Brasil.
Para explicar o que pode acontecer caso o PL antiaborto seja aprovado, Priscila Camazano recebe a editora Victoria Damasceno. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/18/2024 • 30 minutes, 57 seconds
O que se pode fazer para diminuir a quantidade de lixo produzido?
Indivíduos, comércios e indústrias produzem no mundo anualmente mais de 2,1 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), composto por tudo aquilo que se costuma chamar de lixo: restos de alimentos, papelão, plástico, vidro, metais, tecidos, isopor e outros materiais.
No Brasil, a maior parte desses resíduos são enterrados, mas um terço dos quase 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos anualmente por aqui vão parar em lixões a céu aberto e na natureza.
Apenas 4% dos materiais passíveis de reciclagem são efetivamente reciclados no país.
Para explicar o que se pode fazer para diminuir a quantidade de lixo produzido, Priscila Camazano recebe a repórter especial Fernanda Mena. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/2024 • 33 minutes
Como a Folha checa se uma notícia é falsa?
O combate à desinformação realizado pela Folha ganhou força com o lançamento do projeto Checamos. O objetivo é verificar conteúdos potencialmente falsos que estão viralizando nas redes sociais e aplicativos de mensagem para levar a informação correta ao leitor.
O projeto surge em meio ao crescimento do uso da inteligência artificial, que potencializa a criação de publicações falsas, e em ano eleitoral, onde mentiras proliferam para atacar candidatos de todos os lados e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.
As verificações do projeto estão abrigadas na seção Folha Informações, onde são publicadas as checagens feitas pelo jornal.
Se você receber um conteúdo sobre o qual fique em dúvida, pode enviá-lo para que seja verificado pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.
Para explicar como a Folha checa se uma notícia é falsa, Priscila Camazano recebe Luisa Alcantara e Silva, editora do Folha Informações. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/13/2024 • 22 minutes, 20 seconds
Tarcísio vai se descolar de Bolsonaro?
Em meio ao desgaste de Tarcísio de Freitas (Republicanos) com o entorno bolsonarista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador trocaram afagos em evento de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em Campinas (SP).
Bolsonaro recebeu Tarcísio e afirmou que ele é o "melhor governador que São Paulo já teve". Já Tarcísio afirmou que aprendeu muito com Bolsonaro enquanto esteve à frente do Ministério da Infraestrutura e dedicou sua fala a exaltar o que avalia como o legado do governo do qual fez parte.
Apesar dos elogios públicos, o entorno do ex-presidente está incomodado com Tarcísio, que tem sido alçado como principal herdeiro do bolsonarismo e possível candidato à Presidência em 2026.
Para aliados de Bolsonaro, porém, Tarcísio tem feito constantes gestos ao Judiciário, inclusive criando pontes com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, e se aproximado de setores mais moderados da política para se viabilizar como uma figura de direita mais palatável.
Para discutir se Tarcísio vai se descolar de Bolsonaro, Priscila Camazano recebe a repórter Ana Luiza Albuquerque. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/2024 • 21 minutes, 6 seconds
O que explica o aumento de evangélicos no país?
A ascensão das igrejas evangélicas brasileiras durante as últimas décadas trata-se de um fenômeno complexo, altamente pulverizado e em constante transformação, mostra "O Púlpito", novo livro da jornalista Anna Virginia Balloussier, que é a entrevistada desta edição do Como é que é?, apresentado por Priscila Camazano. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/11/2024 • 52 minutes, 47 seconds
A 'PEC das Praias' pode privatizar áreas do litoral brasileiro?
O Senado Federal retomou as discussões em torno da chamada "PEC das Praias", a polêmica proposta de Emenda à Constituição que transfere terrenos de marinha em áreas urbanas da União para estados e municípios ou proprietários privados.
Após dez meses parada, a PEC voltou a ser discutida no Senado, com uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça. Porém, o debate ultrapassou os limites do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios e se intensificou com o bate-boca virtual entre a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar.
O relator do texto na comissão, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que deu um parecer favorável à proposta, apontou que a proposta dará mais segurança jurídica aos atuais ocupantes dessas áreas, vai aumentar a arrecadação e atender as necessidades de municípios com grandes áreas litorâneas.
Por outro lado, ambientalistas apontam riscos para a diversidade ecológica, com a transferência dessas áreas. E, no meio da discussão, ainda surgiram versões de que praias poderiam ser privatizadas e que a PEC pode regularizar grandes conglomerados urbanos, como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
Para explicar se a chamada 'PEC das Praias’ pode privatizar áreas do litoral brasileiro, Priscila Camazano recebe o repórter Renato Machado. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/10/2024 • 24 minutes, 15 seconds
Quais são os perigos do uso recreativo da cetamina?
O uso abusivo da cetamina está no centro da investigação que resultou na prisão de familiares de Djidja Cardoso, empresária que atuou entre 2016 e 2020 como a personagem sinhazinha do Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins e foi encontrada morta.
O uso terapêutico da droga, que é regulamentado, ajuda no combate à depressão crônica. O problema é o consumo recreativo feito sem supervisão e que pode gerar riscos para a saúde, dizem os especialistas.
A droga usada para fins recreativo costuma ser diferente daquela prescrita nos tratamentos contra depressão. Isso porque a substância consumida em festas em geral é a versão utilizada como sedativo de cavalo —ou seja, não é o mesmo medicamento usado nas clínicas para tratamento de humanos.
Para explicar quais são os perigos do uso recreativo da cetamina, Priscila Camazano recebe Leonardo Afonso dos Santos, médico psiquiatra do IPq (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP). See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/2024 • 30 minutes, 46 seconds
Os consumidores vão pagar a conta da transição energética?
Uma pesquisa realizada pela consultoria multinacional EY indicou que os consumidores temem pagar a conta pela transição energética.
O estudo, com cerca de 100 mil pessoas em 21 países, apontou que apenas 31% dos entrevistados estão dispostos a investir mais dinheiro em nome da energia limpa, e 69% afirmaram não estarem dispostos a fazer mais do que já fazem pela causa.
Segundo a consultoria, há uma exaustão do consumidor com o tema da transição energética, já que precisa lidar com preços mais altos e volatilidade política no leste europeu e no Oriente Médio.
Para melhorar o humor do público consumidor, o estudo sugere o investimento em novas tecnologias para conferir maior poder de controle ao cliente.
Também defende que as empresas estejam dispostas a serem flexíveis nas soluções, tecnologias e modelos operacionais para que os consumidores sejam mais abertos à transição energética.
Para explicar se os consumidores vão pagar a conta da transição energética, Priscila Camazano recebe o repórter Alex Sabino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/6/2024 • 16 minutes, 25 seconds
Como o branqueamento de corais pode afetar nosso futuro?
Quase dois terços dos recifes de coral do mundo foram submetidos a estresse térmico o bastante para desencadear o seu branqueamento no último ano, apontou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaa, na sigla em inglês).
O fenômeno, que pode levar à morte dos corais, acontece quando os oceanos passam várias semanas com temperaturas acima da média. O branqueamento é uma das consequências das mudanças climáticas provocadas pelas atividades humanas, já que a maior parte do excedente de calor associado ao aquecimento global é armazenado no mar.
O último evento global de branqueamento em massa aconteceu entre 2014 e 2017, quando a Grande Barreira perdeu quase um terço de seus corais. Resultados preliminares sugerem que cerca de 15% dos recifes do mundo tiveram taxas altas de mortalidade.
Eventos mundiais de branqueamento anteriores ocorreram em 2010 e 1998, anos que, assim como 2024, foram marcados pela ocorrência do El Niño.
Para falar sobre como o branqueamento de corais pode afetar nosso futuro, Priscila Camazano recebe a repórter Jéssica Maes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/2024 • 26 minutes, 46 seconds
Por que as universidades federais estão em crise?
Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil estão em greve desde o dia 15 de abril, após o governo não prever reajuste salarial às categorias.
Os servidores pedem readequação de 7,06% em 2024, de 9% em janeiro de 2025, e de 5,16% para 2026.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos havia anunciado, no dia 27 de maio, um trato com o sindicato pelo fim da paralisação. O reajuste seria de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026.
Porém, na última quarta (31), a 3ª Vara Federal de Sergipe proibiu o governo de fechar acordo salarial apenas com a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico). Com a decisão, o arranjo está suspenso.
Para falar sobre o por que as instituições de ensino estão em greve e em crise, Priscila Camazano recebe o repórter Bruno Lucca. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/4/2024 • 37 minutes, 9 seconds
Como o empate no Datafolha muda estratégias das campanhas em São Paulo?
A disputa pela Prefeitura de São Paulo continua acirrada, com um empate técnico na liderança em dois cenários testados pelo Datafolha. No cenário mais abrangente, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) registra 24%, enquanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB) obtém 23%.
Quando o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) são excluídos da disputa, as posições se invertem apenas numericamente, com Nunes à frente com 26% contra 24% de Boulos.
Com novas pré-candidaturas anunciadas, como a de Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB), os pré-candidatos que lideram o Datafolha avaliam como manter a dianteira e concentram o confronto entre si.
Aliados de Boulos comemoram o empate e preveem centrar ataques em Nunes e em sua gestão. Já o entorno do prefeito acredita que a rejeição de Boulos e a sua ligação com Lula prejudicam o rival.
A grande incógnita é o efeito de Pablo Marçal sobre os eleitores bolsonaristas. Enquanto a equipe de Boulos acredita que o coach vai dragar votos de Nunes, os emedebistas acreditam que o bolsonarismo e o ex-presidente não vão abandonar o prefeito.
Para falar sobre como o empate no Datafolha muda estratégias das campanhas em São Paulo, Priscila Camazano recebe a repórter Carolina Linhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/3/2024 • 23 minutes, 29 seconds
30 anos de democracia: Como serão as eleições na África do Sul?
O maior partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática (AD), realizou neste domingo (26) o comício de encerramento de sua campanha eleitoral.
A AD enfatizou o tema da eficiência como seu principal argumento para conquistar o poder na eleição que acontecerá nesta quarta-feira (29).
Apesar das gestões do partido não serem perfeitas, o partido frequentemente destaca a comparação com o caos administrativo e as denúncias de corrupção do governo nacional, controlado pelo Congresso Nacional Africano (CNA).
Para explicar mais sobre as eleições na África do Sul, Isabella Faria conversa com editor do Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/2024 • 25 minutes, 55 seconds
O que acontece com quem não declara o IR?
Os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda 2024 que não possuem todas as informações sobre seus rendimentos, bens e demais movimentações financeiras podem enviar a declaração incompleta à Receita Federal.
Dessa forma, evitam a multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido.
Além da multa, quem é obrigado a declarar e não presta contas ao fisco pode enfrentar punições ainda mais severas, como o bloqueio do CPF e, em casos mais graves, até mesmo a prisão.
O prazo para entrega termina nesta sexta-feira (31).
Para explicar mais sobre a declaração, Isabella Faria recebe a repórter Cristiane Gercina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/28/2024 • 30 minutes, 14 seconds
Como o Rio Grande do Sul será reconstruído?
A reconstrução do Rio Grande do Sul demandará planejamento e definição de prioridades pela gestão de Eduardo Leite (PSDB).
Especialistas consultados pela Folha enfatizam que, no curto e médio prazo, o governo deve concentrar seus esforços na construção de moradias e na recuperação de rodovias e pontes, afetadas pela tragédia climática.
Posteriormente, a atenção deverá se voltar para os equipamentos públicos de saúde e educação.
Para explicar como a reconstrução será feita, Isabella Faria recebe o repórter especial Fabio Victor. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/2024 • 25 minutes, 40 seconds
Por que introduzir filosofia para crianças desde cedo?
Isabella Faria recebe a jornalista e escritora Lia Block. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/2024 • 25 minutes, 1 second
Como a China se tornou uma potência automobilística?
O maior evento do setor automotivo em 2024, o Salão de Pequim terminou no início do mês de maio e as atenções estiveram concentradas em marcas chinesas que sequer existiam na edição anterior do evento, em 2018.
A qualidade dos novos produtos tem preocupado as montadoras tradicionais, e não apenas devido à invasão de mercados estrangeiros.
Em Pequim, observa-se um crescente interesse dos consumidores pelos automóveis nacionais, que têm conquistado vendas das marcas ocidentais, sul-coreanas e japonesas.
Para comentar os destaques do evento, Isabella Faria recebe o jornalista Eduardo Sodré. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/23/2024 • 27 minutes, 19 seconds
Quais as estratégias da Europa para evitar enchentes?
Diversas localidades na Europa utilizam sistemas de barreiras e comportas para controlar o nível das águas e evitar inundações, seja pelo oceano ou por rios.
Esses sistemas são essenciais para a sobrevivência de cidades como Roterdã e Veneza, mas exigem recursos significativos tanto para sua construção quanto para manutenção. Além disso, podem causar impactos ambientais nos ecossistemas adjacentes.
Depois da grande tragédia que avassalou o Rio Grande do Sul, o estado pode aprender com esses países?
Para entender as estratégias estrangeiras, Isabella Faria recebe a repórter Giuliana Miranda. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/2024 • 28 minutes, 57 seconds
O que muda com a morte do presidente do Irã?
A morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, nesta segunda-feira (20) complica ainda mais o complexo processo de sucessão do líder supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei. A provável manutenção da linha dura dos últimos anos tende a aumentar a instabilidade social.
Existem dois fatores de incerteza. Um deles é especulativo: se as investigações sobre a morte de Raisi indicarem algo além de um acidente devido a imperícia ou problema mecânico, poderá surgir a possibilidade de culpar Israel ou algum grupo rival.
Para entender o que acontece agora, Isabella Faria recebe o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/21/2024 • 25 minutes, 13 seconds
Por que o clipe novo da Anitta foi tão criticado?
Na segunda-feira (13), as redes sociais entraram em colapso após Anitta divulgar imagens da gravação do vídeo de "Aceita", sua nova música.
Anitta decidiu transformar o lançamento em uma homenagem à liberdade religiosa, incluindo cenas que retratam ritos do candomblé, uma religião de matriz africana da qual ela é devota.
Porém, alguns fãs parecem ter rejeitado a ideia . Poucas horas após a publicação, Anitta perdeu 200 mil seguidores nas redes sociais.
Para entender a polêmica do clipe, Isabella Faria recebe o repórter Matheus Rocha no Como É que É?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/20/2024 • 32 minutes, 28 seconds
Crianças autistas ficarão sem plano de saúde?
A operadora de planos de saúde Amil está cancelando milhares de contratos coletivos por adesão, incluindo os de crianças e jovens com TEA (transtorno do espectro autista), doenças raras e paralisia cerebral. Esse cancelamento tem gerado mobilizações e uma onda de ações judiciais.
Os contratos estão programados para vencer no dia 31 de maio.
A Amil confirmou à Folha que está em andamento o cancelamento de um conjunto de contratos da empresa com administradoras de benefícios, "especificamente os que demonstram desequilíbrio extremo entre receita e despesa há pelo menos três anos".
Para entender esses cancelamentos, Isabella Faria recebe a repórter especial Cláudia Collucci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/2024 • 26 minutes, 12 seconds
O que já mudou no novo mandato de Putin?
Cinco dias após iniciar seu quinto mandato como presidente da Rússia, Vladimir Putin fez uma de suas decisões mais surpreendentes desde a invasão da Ucrânia em 2022: demitiu o ministro da Defesa, seu antigo aliado Serguei Choigu, e o influente secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patruchev.
O anúncio dessas surpreendentes mudanças em meio à Guerra da Ucrânia foi feito no domingo (12), e o verdadeiro significado dessas ações está gradualmente se revelando com a demissão de Patruchev.
De acordo com uma fonte que atua dentro do Kremlin, a intenção de Putin é renovar os escalões inferiores de seu governo, sem, no entanto, apontar um herdeiro presumido.
Para comentar as mudanças a apresentadora Isabella Faria recebe o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/16/2024 • 29 minutes, 39 seconds
G20: energia limpa é uma das prioridades?
A ênfase de uma força-tarefa convocada pelo governo federal para apoiar a presidência brasileira do G20 será a preparação para eventos climáticos extremos.
O grupo das maiores economias mundiais destacou três áreas prioritárias durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): mudanças climáticas, governança global e a luta contra a fome e a pobreza.
Para comentar sobre o assunto, Isabella Faria recebe o repórter João Gabriel. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/2024 • 26 minutes, 4 seconds
Vai haver mais inundações no RS?
As intensas chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em pelo menos 147 mortes, conforme relatório divulgado às 9h desta segunda-feira (13). Esse número pode se elevar nos próximos dias, uma vez que ainda há 127 pessoas desaparecidas, de acordo com informações da Defesa Civil do estado.
Durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo planeja suspender a dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, enquanto a taxa de juros sobre as parcelas será zerada nesse período.
Essa ação visa proporcionar um alívio financeiro de aproximadamente R$ 11 bilhões para o governo do estado gaúcho.
Para atualizar a situação no Rio Grande do Sul, Isabella Faria recebe o repórter Matheus Teixeira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/14/2024 • 30 minutes, 31 seconds
O que está por trás da crise no PCC?
A insurreição de três membros de destaque do PCC (Primeiro Comando da Capital) contra o líder supremo do grupo sinaliza uma das crises mais significativas enfrentadas pela facção nos últimos 20 anos, além de representar um teste para o poder de Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola.
Os primeiros indícios do desentendimento dentro do PCC surgiram em fevereiro, quando os serviços de inteligência interceptaram uma mensagem atribuída aos elementos mais radicais da facção.
Nela, Camacho era destituído de seu papel no PCC e sua morte era ordenada, sob a acusação suposta de ter traído seus companheiros.
Para conversar sobre a crise na facção, a apresentadora Isabella Faria recebe o repórter especial Rogério Pagnan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/13/2024 • 39 minutes, 59 seconds
Por que as mulheres estão adiando a maternidade?
As mulheres do estado de São Paulo estão se tornando mães mais tarde, aponta uma pesquisa da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
O levantamento indica que há um aumento da taxa de fecundidade dos 35 aos 44 anos. Os motivos para esse fenômeno são variados, mas, de acordo com especialistas, estão muito relacionados com aumento de escolaridade e do acesso a informações.
Para falar sobre os motivos que tem levado as mulheres a adiarem a maternidade, Priscila Camazano recebe a editora Victoria Damasceno. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/2024 • 28 minutes, 56 seconds
Quais os incentivos fiscais para energia limpa no Brasil?
O Brasil possui uma série de incentivos fiscais para energia limpa nos três níveis de governo —federal, estadual e municipal.
Um dos principais focos dos benefícios atuais é a desoneração de investimentos em infraestrutura para geração de energia eólica, solar, de biomassa e de biocombustíveis.
Há também incentivos para compra de equipamentos para aproveitamento dessa energia, como aquecedores solares, além de regras simplificadas para recolhimento de alguns desses tributos.
Especialistas afirmam que incentivos fiscais são fundamentais para o desenvolvimento de políticas voltadas para uma matriz energética limpa. Porém, as dificuldades para esse investimento no Brasil passam pela complexidade do sistema tributário.
Para falar quais são os benefícios fiscais para a energia limpa, a apresentadora Priscila Camazano recebe o repórter Eduardo Cucolo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/9/2024 • 28 minutes, 9 seconds
Quais são os impactos do desmate no cerrado?
O desmatamento no cerrado vem crescendo a passos largos nos últimos anos. O bioma, que abriga a savana mais biodiversa do mundo, é também onde nasce a maioria das bacias hidrográficas do país.
Em 2023, o desmate na região –que ocupa aproximadamente 24% do território nacional– superou o registrado na floresta amazônica –que cobre cerca de metade do país–, algo que não acontecia desde 2017.
O epicentro desse avanço é o chamado Matopiba, onde se encontram os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A repórter Jéssica Maes e o repórter fotográfico Lalo de Almeida viajaram até a região. Eles visitaram seis municípios e rodaram 2.850 km em estradas ladeadas por plantações de soja, milho e algodão para mostrar como o avanço do agronegócio sobre a vegetação nativa altera a paisagem, encurrala comunidades, influencia o clima e ameaça a segurança hídrica.
Para conversar sobre os impactos do desmate no cerrado, a apresentadora Priscila Camazano recebe a repórter Jéssica Maes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/2024 • 28 minutes, 52 seconds
Ayrton Senna: por que sua morte ainda comove o Brasil?
Há 30 anos, o piloto Ayrton Senna morreu após um trágico acidente na Itália durante uma corrida de Fórmula 1.
Em uma entrevista à revista Playboy em agosto de 1990, Senna revelou um detalhe surpreendente: seu envolvimento com Katherine Valentin, esposa de seu rival nas pistas, Nelson Piquet.
Essa revelação ocorreu em um momento carregado de emoção durante a entrevista, quando Senna foi confrontado sobre os ataques de Piquet, insinuando que ele era homossexual.
"Foi uma campanha altamente destrutiva. Não me anularam na pista, quiseram me derrotar pelo lado pessoal. Falharam mais uma vez", disse o piloto à jornalista Mônica Bergamo, hoje colunista da Folha e então repórter da Playboy.
Para conversar sobre o ídolo brasileiro, Isabella Faria recebe a colunista Mônica Bergamo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/7/2024 • 27 minutes, 45 seconds
Quais as consequências das chuvas no Rio Grande do Sul?
A preocupação cresce nos setores da economia do Rio Grande do Sul devido à devastação causada pelas enxurradas da última semana na infraestrutura local.
Deslizamentos de terra, a queda de pontes e o bloqueio de estradas interromperam diversas rotas de transporte de mercadorias, causando paralisação.
A incerteza paira sobre o tempo e os recursos necessários para a reconstrução, uma vez que as inundações continuam afetando os municípios gaúchos.
Para conversar sobre a tragédia no Rio Grande do Sul e suas consequências, Isabella Faria recebe o repórter Carlos Villela. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/6/2024 • 52 minutes, 50 seconds
Madonna ainda é a rainha do pop?
Madonna é o centro das atenções. O retorno da diva ao país movimenta grande interesse do público, que deve lotar a praia de Copacabana no sábado (4) para o encerramento da Celebration Tour, comemorando 40 anos de carreira da artista.
Embora o evento seja gratuito para o público, tanto o governo do estado do Rio de Janeiro quanto a prefeitura da capital contribuíram com R$ 10 milhões cada um. A Bonus Track Entretenimento, responsável pela organização, anunciou que a cantora receberá um cachê um pouco superior a R$ 17 milhões.
Para conversar sobre a relevância da artista e o show dela no Rio, Isabella Faria recebe a repórter especial Teté Ribeiro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/2024 • 25 minutes, 39 seconds
Agro e energia renovável combinam?
Para atender às necessidades do agronegócio, um setor que vem enfrentando dificuldades, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um plano destinado a fornecer capitalização aos produtores rurais endividados.
O anúncio foi realizado no domingo (28), durante a cerimônia de abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a principal feira agrícola do país, que também destaca as dificuldades de comunicação entre o governo e o setor agropecuário.
A expectativa é que a feira receba cerca de 200 mil visitantes até sexta-feira (3), que terão a oportunidade de explorar as 800 marcas expostas em mais de 25 quilômetros de ruas que abrangem o evento em Ribeirão Preto.
Para conversar sobre a Agrishow, Isabella Faria recebe o repórter Marcelo Toledo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/2/2024 • 26 minutes, 34 seconds
Os indígenas estão satisfeitos com o governo Lula?
A 20ª edição do ATL (Acampamento Terra Livre) terminou na última sexta-feira (26), com a divulgação de uma carta aberta expressando forte repúdio à condução da política indigenista no país, com ênfase na demarcação de territórios, pauta central do evento.
A carta também demanda ações urgentes por parte do presidente Lula (PT).
No comunicado, as entidades mencionaram a decisão proferida na segunda-feira pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu todas as ações judiciais relacionadas à lei do marco temporal das terras indígenas, aprovada pelo Congresso no ano passado em resposta a uma determinação judicial.
Para conversar sobre as demandas dos povos originários, Isabella Faria recebe o repórter Jorge Abreu. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/30/2024 • 26 minutes, 49 seconds
O que preciso saber antes de viajar com meu animal de estimação?
A necessidade urgente de regulamentação para o transporte de animais de estimação foi ressaltada após a morte de Joca, um golden retriever de 5 anos, durante um voo da Gol. Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária enfatizaram isso em comunicado oficial:
"Esta é uma questão de extrema importância para o bem-estar e a segurança dos animais, passageiros e profissionais da aviação civil e de transportes terrestres."
As questões não se limitam apenas ao Brasil. Desaparecimentos e mortes de animais de estimação também são relatados no exterior.
Para conversar sobre as regras, Isabella Faria recebe a colunista Maria Inês Dolci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/29/2024 • 25 minutes, 58 seconds
Como o negacionismo na pandemia reflete até hoje?
Desde a minimização da gravidade da COVID-19 até a propagação de desinformação sobre vacinas, os exemplos mais recentes de negacionismo científico estão intrinsecamente ligados à atual pandemia.
No entanto, o termo "negacionismo" tem suas raízes na década de 1980, quando o historiador Henry Rousso investigava a negação do Holocausto, procurando caracterizar aqueles que negavam o genocídio perpetrado pelo regime nazista.
Essa origem histórica é destacada pelos pesquisadores Sabine Righetti e Estêvão Gamba em "Negacionismo Científico e suas Consequências". No livro, os autores enfatizam que este é um fenômeno que vai além da negação de fatos científicos, sendo também influenciado por aspectos sociais, políticos, ideológicos e religiosos.
Para conversar sobre a obra, Isabella Faria recebe a autora Sabine Righetti. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/2024 • 33 minutes, 28 seconds
Como é que é? | Por que o Brasil quer explorar mais petróleo?
O governo do presidente Lula, do PT, carece de uma liderança definida para impulsionar sua agenda de transição energética, correndo o risco de perder diversas oportunidades. Enquanto isso, nações como China, Estados Unidos e União Europeia avançam de maneira mais estruturada e rápida nesse setor.
Recentemente, em janeiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, firmou um acordo de cooperação com a Agência Internacional de Energia visando acelerar a transição energética tanto no Brasil quanto globalmente. Contudo, o Brasil ainda não estabeleceu uma data específica para reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis.
Para comentar sobre a transição energética, Isabella Faria recebe o repórter Fábio Pupo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/25/2024 • 26 minutes, 2 seconds
Para onde vão os celulares roubados em SP?
No ano passado, o Autódromo de Interlagos, situado na zona sul de São Paulo, registrou o maior número de casos de roubo de celulares na cidade. Esse local, conhecido por atrair multidões durante shows e festivais de música, também foi o endereço mais frequentemente mencionado por vítimas desse tipo de crime em boletins de ocorrência, totalizando 3.733 registros em 2023.
Durante o mesmo período, a cidade contabilizou 156.214 ocorrências de roubo de celulares, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e analisados pelo Delta Folha, considerando os 100 quarteirões com maior incidência de casos.
Embora o Autódromo lidere o ranking, a região central é a mais impactada pelos ladrões, pois concentra mais quarteirões com altos índices de registros desse tipo de crime.
Para comentar sobre esses números, Isabella Faria recebe a repórter Mariana Zylberkan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/2024 • 28 minutes, 17 seconds
Como as Diretas Já ressoam na política atual?
A ditadura militar, que prometeu uma abertura política e a implementou de maneira "lenta, gradual e segura", buscou conter com vigor as manifestações do movimento Diretas Já.
Este movimento mobilizou centenas de milhares de pessoas nas principais cidades do país e unificava a oposição em defesa do direito ao voto para presidente.
Um desses eventos foi o comício na Praça da Sé em 16 de abril de 1984. Na época, o Datafolha estimou a presença de aproximadamente 400 mil pessoas, marcando o maior ato popular já registrado no Brasil até aquele momento.
Para falar mais sobre a história da campanha, Isabella Faria recebe o repórter especial Naief Haddad. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/23/2024 • 28 minutes, 12 seconds
Como vivem os brasileiros em Portugal?
A presença significativa de brasileiros legalmente estabelecidos em Portugal está em ascensão, com um aumento de 386% desde 2016, totalizando quase 400 mil cidadãos. Esta crescente presença já impacta os registros civis portugueses, que buscam simplificar a validação de documentos digitais emitidos no Brasil.
No entanto, observa-se um aumento no número de imigrantes brasileiros vivendo em condições precárias de habitação, como alojamentos superlotados e até mesmo barracas de camping.
Portugal experimenta uma dinâmica migratória bidirecional, já que também apresenta números significativos de emigração.
Para falar mais sobre os imigrantes brasileiros em Portugal, Isabella Faria recebe a correspondente Giuliana Miranda. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/22/2024 • 36 minutes, 7 seconds
Por que a energia é tão cara no Brasil?
Especialistas em energia classificaram a medida provisória assinada pelo governo no começo do mês como um texto complexo e com ações inconsistentes.
A MP foi apresentada como uma solução para diminuir as tarifas e promover o uso de energia limpa. No entanto, o efeito prático será apenas um alívio temporário nos preços, estimado entre 3,5% e 5% pela administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além disso, a medida resultará na extensão de subsídios para empresas que não necessitam e levará a um aumento na conta de luz a partir de 2029, calculado em pelo menos 7% por análises privadas.
Para falar mais sobre a conta de luz no Brasil, Isabella Faria recebe a repórter especial Alexa Salomão. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/2024 • 23 minutes, 45 seconds
ChatGPT vai substituir os professores de aulas digitais em SP?
O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) adotará o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial, para desenvolver as aulas digitais destinadas aos professores das escolas estaduais de São Paulo.
Anteriormente, as aulas eram elaboradas por professores curriculistas.
Com a nova abordagem, esses educadores ficarão responsáveis por "avaliar as aulas produzidas pela inteligência artificial e fazer os ajustes necessários para garantir que estejam alinhadas com os padrões pedagógicos".
Para falar mais sobre essa tecnologia, Isabella Faria recebe a repórter Isabela Palhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/18/2024 • 28 minutes, 31 seconds
O que preciso saber antes de comprar a casa própria?
Adquirir a casa própria é um desejo compartilhado por muitos brasileiros, especialmente pelos mais jovens. Além de ser um investimento com potencial de retorno, deixar o aluguel para trás é visto como uma forma de alcançar estabilidade e melhorar a qualidade de vida.
Enquanto especialistas em mercado imobiliário destacam que a decisão muitas vezes é emocional, planejadores financeiros alertam sobre a importância de manter um olhar crítico sobre as finanças.
É fundamental planejar cuidadosamente e considerar as diversas opções de compra disponíveis no mercado para evitar que o sonho da casa própria se transforme em um problema financeiro.
Para falar mais sobre o assunto, Isabella Faria recebe a repórter Ana Paula Branco. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/2024 • 28 minutes, 44 seconds
O que esperar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024?
Muitas mudanças estão programas para as Olimpíadas deste ano.
Além das competições esportivas tradicionais, os Jogos Olímpicos de Paris também pretendem introduzir novas modalidades, como o breakdance, escalada esportiva, skate e surfe, buscando atrair um público mais jovem e diversificado.
Ainda sobre as mudanças, a decisão divulgada na última quarta-feira (10) pela World Athletics (WA), a entidade internacional de atletismo, de conceder prêmios em dinheiro aos medalhistas de ouro dos Jogos Olímpicos de Paris, foi bastante surpreendente.
Essa quebra de uma tradição centenária de 128 anos causou certa consternação no Comitê Olímpico Internacional (COI). No entanto, os atletas receberam a notícia com entusiasmo.
Para falar mais sobre os jogos deste ano, Isabella Faria recebe o repórter Marcos Guedes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/16/2024 • 25 minutes, 33 seconds
Por que acesso ao DIU ainda é restrito?
A inserção do DIU (dispositivo intrauterino) de cobre apresentou uma alta na cidade de São Paulo nos últimos cinco anos. Em 2023, foram inseridos pelo SUS, 11.299 DIU (dispositivo intrauterino). Em 2019, foram 7.731 inserções, segundo o DataSUS.
Apesar da alta, ainda há muita discrepância na distribuição dos locais onde o procedimento é realizado. Cerca de 1 em cada 5 inserções feitas nos últimos cinco anos estão concentradas em 2,3% das instituições de saúde do município e apenas três são UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Entre as opções disponíveis, há o DIU de cobre, o de prata e aqueles que liberam hormônios, cada um com suas particularidades.
Para falar mais sobre o DIU e o acesso restrito a ele, Isabella Faria recebe a repórter Geovana Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/15/2024 • 24 minutes, 14 seconds
Transição energética: Como gerar menos impacto nas comunidades?
A abundância de recursos naturais e o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio, que pode abrir o comércio internacional de renováveis, trazem grandes oportunidades ao país.
Porém, falta um olhar mais atencioso aos impactos locais da corrida pela energia limpa, que afeta principalmente comunidades rurais da região Nordeste e do norte de Minas Gerais.
Conflitos com comunidades próximas aos empreendimentos e queixas de dificuldades com a perda de empregos rurais ou a especulação imobiliária em regiões de grande potencial são alguns dos problemas relatados pelas comunidades.
Para comentar sobre o caso, Priscila Camazano recebe o repórter Nicola Pamplona. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/2024 • 38 minutes, 5 seconds
O X vai sair do ar no Brasil?
O empresário Elon Musk, fundador da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), foi oficialmente incluído como sujeito de investigação no inquérito sobre milícias digitais por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no último domingo (7).
Essa ação foi tomada em resposta a uma série de declarações feitas por Musk na mídia social ao longo do fim de semana, especialmente relacionadas ao Brasil.
O empresário chegou a afirmar que estava "levantando restrições" de sua plataforma, as quais foram impostas por decisões judiciais, e também defendeu que Moraes deveria renunciar ou enfrentar impeachment.
Para comentar sobre o caso, Isabella Faria recebe a repórter Renata Galf. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/2024 • 34 minutes, 10 seconds
Por que a USP ainda barra matrículas de estudantes cotistas?
O juiz Danilo de Paula, da 2ª Vara de Cerqueira César, emitiu uma determinação na última sexta-feira (5) exigindo que a Universidade de São Paulo (USP) assegure a matrícula de Alison dos Santos Rodrigues, de 18 anos, que teve sua admissão no curso de medicina negada por não ser considerado pardo.
Apesar de ter se autodeclarado como tal, a comissão de heteroidentificação da USP contestou a afirmação. Após analisar uma fotografia e realizar uma breve entrevista virtual de aproximadamente um minuto com o candidato, a comissão concluiu que ele não poderia ser classificado como pardo.
Para comentar sobre as regras da universidade, Isabella Faria recebe a repórter Isabela Palhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/9/2024 • 26 minutes, 5 seconds
Como vivem os palestinos que fugiram para o Brasil?
Diversos repatriados de Gaza, buscando reconstruir suas vidas no Brasil, compartilham relatos de sofrimento.
Eles dividem seu tempo entre trabalho, aulas de português e sessões de atendimento psicológico, enquanto acompanham as notícias sobre o conflito.
De acordo com o Itamaraty, desde o início do conflito em outubro do ano passado, 115 brasileiros e seus familiares foram evacuados da Faixa de Gaza. Os últimos quatro brasileiros deixaram o território em 8 de fevereiro e chegaram a São Paulo em um voo comercial.
Para contar as histórias dessas pessoas, Isabella Faria recebe o repórter Renan Marra. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/8/2024 • 33 minutes, 17 seconds
Como o Brasil tem transformado lixo em energia?
É possível que descartes gerem energia? Sim. Através de processos de conversão térmica ou biológica, é viável transformar os resíduos sólidos ou lixo em fonte de energia.
Esta prática não só apresenta um grande potencial para reduzir a quantidade de detritos destinados aos aterros sanitários, como também contribui para a preservação do meio ambiente e a diminuição dos impactos negativos decorrentes da disposição inadequada de resíduos.
Para explicar mais sobre esse tipo de combustível, Isabella Faria recebe a repórter especial Joana Cunha. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/2024 • 28 minutes, 47 seconds
Quais as maiores fake news da culinária brasileira?
É possível que você já tenha ouvido falar que a feijoada brasileira teve sua origem entre os trabalhadores escravizados, que utilizavam os restos de carne destinados pela casa-grande, como orelha, rabo e pé de porco.
A verdade é que os escravos não tinham acesso a nenhuma carne restante.
A culinária sempre foi transmitida pela tradição oral, cheia de superstições e idiossincrasias e dogmas que ninguém ousava contestar.
Para comentar essas curiosidades gastronômicas, Isabella Faria recebe o autor do blog Cozinha Bruta, Marcos Nogueira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/2024 • 31 minutes, 16 seconds
BBB é maior que plataformas de streaming?
Enquanto a audiência na TV aberta ainda enfrenta desafios, o Big Brother Brasil 24 está alcançando grande sucesso no Globoplay, o serviço de streaming da Globo. Sob a condução de Tadeu Schmidt, o reality show não apenas impulsionou os números da plataforma, mas também atraiu espectadores das grandes concorrentes Netflix e Amazon Prime Video.
Dados de audiência do streaming, medidos pelo Kantar Ibope e obtidos com exclusividade pelo F5, revelam que a audiência do Globoplay aumentou em 45% em comparação com o BBB 23 do ano anterior.
Para comentar sobre essa edição do BBB, Isabella Faria recebe o repórter Gabriel Vaquer. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/3/2024 • 32 minutes, 21 seconds
Sergio Moro vai ser cassado?
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná deu início na tarde desta segunda-feira (1°) ao julgamento de uma ação eleitoral que poderia resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro, filiado ao União Brasil-PR, sob a alegação de suposto abuso de poder econômico.
Encabeçadas pelo PL de Jair Bolsonaro e pela federação do PT de Lula (contendo ainda o PC do B e o PV), as representações, que tramitam em conjunto, apontam que o parlamentar teria feito gastos excessivos no período da pré-campanha eleitoral ligada ao pleito de 2022, o que a defesa do senador nega.
O juiz José Rodrigo Sade, segundo a votar, pediu vista, afirmando que retomaria com seu voto na sessão de quarta-feira (3).
Para comentar sobre o julgamento, Isabella Faria recebe a repórter Catarina Scortecci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/2/2024 • 27 minutes, 9 seconds
Golpe, 60 anos: como a ditadura militar ressoa hoje?
Segundo alguns especialistas, a determinação do presidente Lula (PT) de proibir os ministérios de promover eventos para comemorar os 60 anos do golpe militar é considerada um "desastre".
Como revelou a Folha, o Ministério dos Direitos Humanos tinha planos de fazer pedidos públicos de desculpas às vítimas da ditadura e realizar outras iniciativas para marcar a data.
Contudo, essas ações foram vetadas por Lula visando evitar conflitos com os militares, especialmente em meio ao progresso das investigações sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Para falar mais sobre esse período histórico brasileiro e como ele ainda pauta a agenda governamental, Isabella Faria recebe o repórter especial Naief Haddad. See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/1/2024 • 35 minutes
Por que tantas brasileiras engravidam na adolescência?
No Brasil, qualquer gestação ocorrida antes dos 14 anos é considerada uma ameaça à vida da mãe e, consequentemente, está dentro das circunstâncias que permitem o aborto legal.
Em 2023, dados preliminares do município de Autazes, no interior do Amazonas, apontam 21 casos de gravidez em meninas com até 14 anos, colocando o município entre os com maior incidência de gestações nessa faixa etária. Entre os 15 e 19 anos, o número aumenta para 221 casos.
Além disso, segundo um estudo feito a pedido do Ministério da Saúde, um quinto das meninas brasileiras que engravidam na adolescência afirma não saber como evitar filhos e a mesma fração volta a engravidar antes de atingir a maioridade.
Para falar mais sobre gravidez precoce no Brasil, Isabella Faria recebe a repórter Bárbara Blum. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/2024 • 33 minutes, 54 seconds
O caso Marielle está encerrado?
Os alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal para prender os suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes negaram envolvimento com o crime, não se pronunciaram ou não foram localizados até a noite deste domingo (24).
Dentre eles estão Chiquinho Brazão, deputado federal pelo União Brasil e Domingos Brazão, conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio.
Também foram presos Giniton Lages, delegado da Polícia Civil, Marco Pinto, comissário da Polícia Civil, e Robson Fonseca, assessor pessoal de Domingos Brazão na Assembleia Legislativa e no TCE.
Além disso, de acordo com investigadores do caso Marielle, o delegado Rivaldo Barbosa, que tomou posse do cargo de chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na véspera do crime, é acusado de criar uma organização criminosa dentro da polícia. No entanto, ele nega veementemente as acusações.
Para falar mais sobre as prisões, Isabella Faria recebe o repórter Italo Nogueira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/26/2024 • 30 minutes, 42 seconds
Quais os bastidores da condenação de Robinho?
Na quarta-feira (20), o advogado Jacopo Gnocchi, que atua em nome da vítima do estupro coletivo que levou à condenação do ex-jogador Robson de Souza, expressou sua confiança no sistema judiciário brasileiro.
Ele agora espera que a sentença de prisão seja prontamente cumprida no Brasil, em linha com os procedimentos que teriam sido seguidos na Itália após a confirmação da condenação em janeiro de 2022.
Robinho foi condenado a nove anos de prisão em 2017. O crime ocorreu em janeiro de 2013 em uma casa noturna de Milão, no norte da Itália, onde ele jogava, na época, pelo Milan.
Para falar mais sobre a condenação, Isabella Faria recebe a jornalista Michele Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/25/2024 • 27 minutes, 12 seconds
Epidemia de dengue: há vacinas para todos?
Na última segunda-feira (18), o Brasil atingiu a marca de 1.889.206 casos prováveis de dengue, estabelecendo um novo recorde histórico de registros em apenas 78 dias. No mesmo período de 2023, o país contabilizava 400.197 casos.
Comparando os dois anos, houve um aumento impressionante de 372% nos casos.
Em relação aos imunizantes contra a doença, nesta quarta-feira (20), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou que o governo federal planeja redistribuir as doses não utilizadas da vacina contra a dengue.
Essa medida visa alcançar mais municípios, porém, a lista das cidades beneficiadas ainda não foi definida.
Para falar mais sobre a doença, Isabella Faria recebe a repórter Patrícia Pasquini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/2024 • 32 minutes, 40 seconds
Como as últimas movimentações da PF afetam Bolsonaro?
O relatório da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso dos cartões de vacina sugere que a fraude pode ter sido perpetrada com o objetivo de promover um golpe de Estado no país e impedir a posse de Lula (PT).
Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e mais 14 pessoas foram indiciadas pela PF no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19.
Além disso, a divulgação recente de 27 depoimentos fornecidos por militares, políticos e ex-assessores de Bolsonaro fortaleceu a suspeita investigada pela Polícia Federal sobre o envolvimento do ex-presidente em coordenar uma trama no final de 2022 para permanecer no poder e impedir a posse de Lula (PT).
Para comentar sobre as última movimentações da PF, Isabella Faria recebe o Secretário de Redação em Brasília, Fabio Serapião. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/21/2024 • 27 minutes, 10 seconds
IR: Quais são as principais mudanças na declaração deste ano?
No primeiro dia de envio do documento, a Receita Federal recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do Imposto de Renda 2024. Até a tarde da última sexta-feira (15), o número já ultrapassava 1 milhão de documentos, estabelecendo, assim, um novo recorde.
Uma das novidades do Imposto de Renda em 2024 é a possibilidade de cancelar declarações enviadas indevidamente. Esta nova funcionalidade está disponível para contribuintes que possuem senha no Portal Gov.br, classificados nos níveis prata ou ouro.
Para tirar todas as dúvidas sobre a declaração, Isabella Faria recebe a repórter Cristiane Gercina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/2024 • 30 minutes, 36 seconds
Posso comprar energia elétrica de qualquer fornecedor?
As empresas proprietárias de distribuidoras de energia elétrica ampliaram sua presença no mercado livre de energia, onde os consumidores finais negociam diretamente com comercializadoras o preço da eletricidade. Essa estratégia contrasta com o mercado cativo, ao qual os consumidores residenciais estão vinculados.
As novas iniciativas, adaptadas para operar como comercializadoras varejistas, representam uma fonte alternativa de receita para os conglomerados, especialmente diante das possíveis perdas das distribuidoras devido à redução de consumidores no mercado cativo e ao crescimento da geração distribuída no país.
Para falar mais sobre o mercado de energia, Isabella Faria recebe o repórter Pedro Lovisi. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/19/2024 • 28 minutes, 11 seconds
Dez anos depois, a Lava Jato ainda é relevante?
Não se pode discutir a política brasileira do século 21 sem reservar um espaço para a Operação Lava Jato, que completou uma década no último domingo (17).
Um resumo simplificado da história recente do país a situaria ao lado e após outros marcos desse período, começando em junho de 2013: o impeachment de Dilma Rousseff, a eleição de Jair Bolsonaro e os ataques de 8 de janeiro de 2023.
No entanto, é evidente que o período em que a Lava Jato abalava presidentes, influenciava as mais altas instâncias do Judiciário e colocava em xeque figuras proeminentes do Congresso já se distanciou no tempo.
Para falar mais da operação, Isabella Faria recebe o editor-assistente de Política Felipe Bächtold. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/18/2024 • 27 minutes, 4 seconds
Os russos apoiam a reeleição de Putin?
Quando os russos comparecerem às urnas para a eleição presidencial de três dias que se inicia nesta sexta-feira (15), não restará dúvida quanto ao resultado. Vladimir Vladimirovitch Putin, aos 71 anos, será reeleito pela quarta vez, consolidando seu domínio como czar do século 21.
O que permanece incerto é a visão do presidente sobre dois temas entrelaçados: o desdobramento da Guerra na Ucrânia e a situação econômica do país.
Para discutir mais sobre o pleito russo, Isabella Faria recebe o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/2024 • 35 minutes, 51 seconds
Por que é tão difícil fazer aborto legal no Brasil?
No Brasil, a interrupção da gestação é autorizada em casos de gravidez resultante de estupro, risco à vida da gestante ou anencefalia fetal. Além disso, há decisões judiciais que reconhecem a malformação incompatível com a vida como justificativa para o aborto.
No entanto, mulheres que buscam o procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) relatam que, mesmo nos casos permitidos por lei, enfrentam situações de humilhação, constrangimento e interferênciade médicos e juízes, incluindo manifestações de fanatismo religioso.
Para discutir mais sobre o aborto legalizado, Isabella Faria recebe a repórter Geovana Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/14/2024 • 35 minutes, 13 seconds
Por que hidrogênio verde é o combustível do futuro?
O elemento químico mais abundante no Universo está no centro de uma competição acelerada, assemelhando-se a uma corrida do ouro.
Com o potencial de reduzir a pegada ambiental de setores intensivos em carbono e impulsionar o processo de transição energética, o hidrogênio é amplamente considerado como o combustível do futuro, alcançando status de estrela.
No entanto, não é todo tipo de hidrogênio que desperta o interesse do mercado. A ênfase recai sobre a variedade sustentável conhecida como hidrogênio verde, e o Brasil está bem posicionado para liderar globalmente a produção.
Para discutir mais sobre o combustível, Isabella Faria recebe a repórter Tamara Nassif. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/13/2024 • 24 minutes, 21 seconds
Qual o futuro da PM em São Paulo?
Na manhã da quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou uma série de alterações na liderança da Polícia Militar.
As modificações, oficializadas no "Diário Oficial", contemplam a destituição do segundo no comando da corporação, o coronel José Alexander de Albuquerque Freixo. No total, 34 coronéis foram realocados, abrangendo todos os setores da PM, de um quadro total de 63.
A medida, que enfraquece ainda mais o comandante-geral da PM, Cássio Araújo de Freitas, revoltou grande parte dos oficiais superiores da corporação.
Para discutir as recentes mudanças e o futuro da organização, Isabella Faria recebe o repórter especial Rogério Pagnan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/12/2024 • 31 minutes, 19 seconds
Quem ganhou e quem perdeu no Oscar 2024?
Na edição de sua premiação de 2024, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood consagrou "Oppenheimer" na noite deste domingo (10) em Los Angeles. O longa de Christopher Nolan levou a estatueta principal, a de melhor filme, além de outras seis.
Emma Stone foi escolhida a melhor atriz por "Pobres Criaturas", que venceu também nas categorias de direção de arte, figurino e cabelo e maquiagem.
Ela desbancou Lily Gladstone, que parecia a favorita por "Assassinos da Lua das Flores", e havia sido a primeira atriz indígena americana na lista do Oscar.
Para discutir os vencedores e perdedores, Isabella Faria recebe o repórter Leonardo Sanchez. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/11/2024 • 33 minutes, 4 seconds
Como a nova ida à Lua impactará as missões no espaço?
Há meio século, os Estados Unidos conseguiram colocar com sucesso pessoas na Lua. No entanto, desde então, essa tem sido uma tarefa desafiadora para empresas, e até mesmo para países, replicar esse feito.
A Lua apresenta um ambiente hostil, tornando difícil o projeto de espaçonaves capazes de explorar sua superfície. Além disso, a complexidade dessas missões é quase impossível de ser recriada na Terra com a finalidade de testes.
Mesmo assim, em 2023, diversas missões não tripuladas pousaram com sucesso no satélite.
Para discutir o que as novas idas à Lua significam, Isabella Faria recebe Salvador Nogueira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/2024 • 28 minutes, 56 seconds
Qual o futuro das redes sociais?
Em resposta às legislações promulgadas no Texas e na Flórida em 2021, as entidades representativas das grandes empresas de tecnologia argumentam veementemente contra sua equiparação a empresas de telecomunicações ou ferrovias.
Estas últimas são consideradas provedoras de serviços essenciais, sujeitas a obrigações de neutralidade, não discriminação e regulamentação.
Tais leis visam restringir a capacidade das gigantes tecnológicas de moderar conteúdo de maneira discricionária, proibindo a remoção ou redução da visibilidade de postagens, bem como a expulsão de usuários, sem a devida justificação.
Para explicar mais sobre a regulamentação das redes e qual será o futuro delas, Isabella Faria recebe a repórter especial Patrícia Campos Mello. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/2024 • 32 minutes, 8 seconds
Marajó: O que é fake news e o que é verdade nas notícias sobre a ilha?
Um vídeo em que a artista gospel Aymeê Rocha cantava sobre as mazelas da Ilha do Marajó, no Pará, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Nele, a artista fala sobre pedofilia, exploração sexual infantil e até tráfico de órgãos na região.
O vídeo gerou debates em relação à região e também foi alvo de fake news.
O Marajó é um arquipélago que engloba 16 municípios, que sofrem com pobreza, violência, falta de infraestrutura e dificuldade de acesso.
Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescente não são novidade. Desde 2006, o bispo dom José Luís Azcona relata esses crimes praticados no arquipélago. Em 2009, uma reportagem da Folha mostrou que meninas se prostituíam pelo mesmo preço de um cachorro-quente.
Para explicar a situação da região e o que é verdade ou não nas notícias sobre a ilha, a apresentadora Priscila Camazano recebe a repórter Isabella Menon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/2024 • 29 minutes, 45 seconds
É possível abrir mão do petróleo no Brasil?
No fim de janeiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, formalizou um pacto de colaboração com a Agência Internacional de Energia, visando impulsionar a transição energética tanto nacional quanto global.
Contudo, o Brasil ainda não estabeleceu uma data específica para renunciar aos combustíveis fósseis.
Mesmo tendo se comprometido perante à Organização das Nações Unidas (ONU) com a meta de atingir neutralidade nas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, o país ainda não estabeleceu prazos intermediários para a diminuição do uso e produção dessas fontes de energia.
Para discutir de o Brasil conseguirá abrir mão do petróleo, Isabella Faria recebe a repórter Jéssica Maes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/5/2024 • 25 minutes, 36 seconds
Darién: por que a região é conhecida como 'selva da morte'?
A crise migratória em Darién, região entre a Colômbia e o Panamá, intensificou-se, com quase 33 mil migrantes atravessando o estreito no mês de janeiro deste ano.
Diariamente, cerca de mil pessoas conseguem concluir a perigosa travessia. Entre elas, crianças e adolescentes brasileiros. Desde 2020, mais de 15,7 mil, a maioria filhos de haitianos, cruzaram a sufocante floresta tropical, em uma caminhada de cerca de 100 km. A contagem, oficial, é reconhecidamente subnotificada.
Especialistas dizem que Darién funciona como uma porta de entrada para uma larga rota migratória que se estende até a fronteira sul dos EUA.
Para explicar a situação atual da região, Isabella Faria recebe a repórter Mayara Paixão. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/4/2024 • 29 minutes, 53 seconds
Sexo na terceira idade ainda é tabu?
Sexo na terceira idade é uma realidade. Aproximadamente, pessoas com 60 anos ou mais mantêm, em média, uma relação sexual por semana, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Por outro lado, os jovens têm feito menos sexo.
De acordo com informações do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, e do Departamento de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, 31% dos homens e 19% das mulheres na faixa etária de 18 a 24 anos relataram não ter tido relações nos 12 meses que antecederam a pesquisa.
Para comentar mais sobre o assunto, Isabella Faria conversa com a colunista Mirian Goldenberg. See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/2024 • 37 minutes, 46 seconds
Como as falas de Lula sobre Gaza repercutiram entre judeus?
Durante uma viagem à Etiópia na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um paralelo entre as ações militares de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
"Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou.
As declarações provocaram uma nova crise diplomática com o governo israelense, que convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv para uma "chamada de reprimenda", e levaram a reações da comunidade judaica.
Depois Lula afirmou que não havia citado o Holocausto e que sua fala havia sido assim interpretada pelo premiê israelense, Binyamin Netanyahu. "Primeiro que eu não disse a palavra 'Holocausto'. Holocausto foi interpretação do primeiro-ministro de Israel. Não foi minha", disse, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV.
Para conversar sobre o assunto, Isabella Faria recebe o colunista Luiz Felipe Pondé. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/29/2024 • 57 minutes, 55 seconds
Quais os destaques da Mostra de Teatro de SP?
A nona edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que acontece entre 1º e 10 de março, celebra a diversidade das artes cênicas com espetáculos de África, Ásia, Oriente Médio e América do Sul.
Apesar de sua abrangência internacional, a mostra reserva lugar para obras nacionais. Nesse contexto, destaca-se a estreia de "Agora É Tudo Tão Velho — Fantasmagoria IV", dirigida pelo premiado cineasta Felipe Hirsch e apresentada pelo grupo teatral Ultralíricos.
Foram analisados 446 trabalhos e, deles, escolhidos dez.
Para detalhar a programação, Isabella Faria recebe o diretor artístico do festival, Antonio Araújo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/2024 • 31 minutes, 4 seconds
Chegou a hora de comprar um carro elétrico?
Quando as montadoras planejam encerrar a produção de veículos equipados com motores a combustão? Em meio à ascensão dos carros elétricos, a Folha consultou representantes de diversas empresas automotivas.
Atualmente, são escassas as empresas que se arriscam a determinar um ano específico para o declínio dos motores a combustão. No entanto, o cenário é marcado por novas tecnologias e investimentos bilionários em linhas de produção globalmente, sugerindo que a transição energética está em curso e não será interrompida.
Para comentar mais sobre o assunto, Isabella Faria conversa com o colunista Eduardo Sodré. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/2024 • 31 minutes, 44 seconds
A democracia está morrendo?
O podcast 'Autoritários' é o mais novo projeto da Folha.
Ele fala sobre líderes que ascenderam ao poder depois de 2010, ou que aprofundaram o autoritarismo desde então, como Narendra Modi (Índia), Viktor Orbán (Hungria) e Donald Trump (Estados Unidos).
O objetivo é entender como as democracias entram em crise nos tempos atuais —muitas vezes de um jeito mais sorrateiro, por dentro do Estado, das leis e das instituições.
O produto terá sete episódios —a cada semana, um deles será lançado.
Para comentar mais sobre o assunto, Isabella Faria conversa com a repórter e apresentadora do podcast, Ana Luiza Albuquerque. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/26/2024 • 24 minutes, 56 seconds
Quais os desafios da transição energética no Brasil?
O otimismo em relação à geração de energia limpa no Brasil enfrenta obstáculos decorrentes de questões que demandam soluções para que o país possa efetivamente explorar seu potencial na transição energética, conforme apontam especialistas.
Dentre os aspectos que necessitam de aprimoramento, destacam-se a ausência de coordenação em políticas públicas e no âmbito tributário, a imperatividade de um aumento nos investimentos em ciência, e a urgência em desenvolver esforços para aprimorar a imagem do país no cenário internacional.
Para comentar sobre transição energética, Isabella Faria conversa com a repórter especial Alexa Salomão. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/23/2024 • 28 minutes, 44 seconds
O que a escola pública tem a ver com a democracia?
Segundo especialistas, em um contexto no qual a democracia é constantemente desafiada, a escola pública emerge como um pilar crucial para fortalecer os alicerces do sistema democrático.
Além de fomentar conhecimentos acadêmicos, o ensino público incentiva o pensamento crítico e a participação cívica, ou seja, ele prepara os cidadãos para serem ativos na construção e preservação das instituições.
Para comentar mais sobre o assunto, Isabella Faria conversa com a jornalista Juliana Deodoro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/22/2024 • 29 minutes, 25 seconds
Guerra da Ucrânia: o que mudou depois de dois anos?
No último sábado (17), as forças lideradas por Vladimir Putin conquistaram a cidade de Avdiivka, localizada no leste da Ucrânia, marcando a mais significativa vitória militar do Kremlin em quase um ano. Essa conquista é crucial para os planos de domínio da região de Donetsk, onde os russos já controlam aproximadamente 55% do território.
Também no sábado, o presidente ucraniano Volodimir Zelenski apelou aos líderes reunidos na Conferência de Segurança de Munique, o mais tradicional encontro do tipo da Europa. "Infelizmente, manter a Ucrânia com um déficit artificial de armas, particularmente artilharia e capacidades de longa distância, permite a Putin se adaptar à atual intensidade da guerra", afirmou.
Para comentar sobre os dois anos de conflito, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/21/2024 • 36 minutes, 10 seconds
Fugitivos em Mossoró: quais as últimas notícias?
A fuga de dois detentos da prisão de Mossoró (RN), inédita em presídios federais, aconteceu na passagem de terça-feira (13) para a quarta-feira (14). No entanto, somente na manhã da quarta os agentes penitenciários perceberam a ausência dos detentos, dando início às operações de busca.
Menos de um mês depois de ter assumido o Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski precisou convocar uma entrevista coletiva na quinta-feira (15) para prestar esclarecimentos sobre a fuga. Ele destacou deficiências na gestão da prisão e anunciou a implementação de medidas mais rigorosas para o controle das unidades penitenciárias.
Para comentar sobre as fugas e o que elas representam politicamente, Isabella Faria conversa com a repórter Constança Rezende. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/20/2024 • 34 minutes, 54 seconds
O que acontece com Bolsonaro se ele for condenado?
Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ficar inelegível por mais de 30 anos.
Bolsonaro ainda não foi indiciado por esses delitos, mas já foi condenado pelo TSE por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral e é alvo de diferentes outras investigações no STF (Supremo Tribunal Federal).
Neste momento, ele está inelegível ao menos até 2030.
Para comentar sobre as possíveis penas de Bolsonaro, Isabella Faria conversa com o repórter Flávio Ferreira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/19/2024 • 32 minutes, 40 seconds
Existe futuro para a oposição a Putin na Rússia?
Alexei Navalni, o mais conhecido crítico do governo de Vladimir Putin, está morto, anunciou o Serviço Federal Prisional da Rússia.
O ativista anticorrupção estava preso em uma cadeia na remota região de Yamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.
Ele já estava preso desde 2021, quando voltou da Alemanha após tratar os efeitos de um envenenamento sofrido na Sibéria em 2020.
Desde sua prisão, que gerou uma onda grande de protestos reprimida pela polícia, Navalni cristalizou no exterior sua imagem de grande opositor russo.
Outro opositor, Ievguêni Prigojin, morreu na queda de um de seus jatos executivos em agosto do ano passado, Exatos dois meses depois de comandar um motim de seu grupo mercenário Wagner contra a cúpula militar do governo Putin.
Tais episódios recentes levantam a dúvida se existe futuro para a oposição na Rússia.
Para responder a esta e a outras dúvidas, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/16/2024 • 41 minutes, 11 seconds
As eleições em SP definem a política nacional?
A decomposição da aliança que conduziu o presidente Lula (PT) à vitória se tornará visível nas eleições municipais de 2024 em São Paulo, onde figuras-chave se dispersarão entre os apoios a Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB).
Para especialistas, é essencial acompanhar as evoluções políticas na cidade de São Paulo para compreender as direções da política brasileira.
Para comentar a influência das eleições de 2024 em São Paulo na política brasileira, Isabella Faria conversa com a repórter Carolina Linhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/15/2024 • 28 minutes, 14 seconds
Procedimentos estéticos: por que pessoas estão ficando deformadas?
Os procedimentos estéticos com preenchedores são cada vez mais procurados por homens e mulheres que querem dar mais volume a algumas partes do rosto e do corpo.
A intervenção da vez é o PMMA, cujo uso é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas não é recomendado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Quando há um processo inflamatório, ou mesmo quando o paciente não gosta do resultado, remover o PMMA sem causar danos ao local onde ele foi aplicado é quase impossível.
Para comentar este e outros procedimentos estéticos, Isabella Faria conversa com a editora-adjunta de Saúde, Equilíbrio e Todas, Sílvia Hadar. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/14/2024 • 32 minutes, 45 seconds
O que a PF descobriu na operação contra Bolsonaro?
A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (8) mandados de busca e prisão contra ex-ministros de Jair Bolsonaro (PL) e militares que tiveram envolvimento na suposta tentativa de golpe para manter o ex-presidente no governo. Bolsonaro, um dos alvos da operação, entregou seu passaporte para a PF.
Na decisão que autorizou a operação, o ministro Alexandre de Moraes (STF) afirmou que Bolsonaro teve acesso à "minuta do golpe" e chegou a pedir mudanças no documento.
Ainda segundo a PF, mensagens trocadas entre o coronel Marcelo Câmara e o tenente-coronel Mauro Cid em dezembro de 2022 indicam que os dois estavam monitorando os passos do ministro Alexandre de Moraes, com a intenção de prendê-lo para tentar dar um golpe de Estado.
Para comentar os desdobramentos dessa operação da Polícia Federal, a repórter especial da Folha Fernanda Mena conversa com o repórter da Sucursal de Brasília Cézar Feitoza. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/2024 • 46 minutes, 49 seconds
Como sobreviver a um Carnaval de rua em SP?
Neste ano, que marca o décimo aniversário da publicação do decreto municipal que assinalou a retomada do Carnaval de rua em São Paulo, a expectativa é de que 15 milhões de foliões participem dos desfiles pela cidade.
Isso representa uma multiplicação por dez em relação ao público de 2014, que contou com cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Porém, nem tudo é festa. A Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo comunicou nesta segunda-feira (5) a expansão de sua infraestrutura de apoio às vítimas de violência contra a mulher durante o período do Carnaval.
Para comentar sobre o Carnaval paulistano, a repórter especial da Folha Fernanda Mena conversa com a repórter Mariana Zylberkan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/9/2024 • 40 minutes, 12 seconds
O Brasil é uma potência em energia renovável?
Na última sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não há país no mundo capaz de rivalizar com o Brasil na transição energética.
Ao mesmo tempo, o governo parece tomar decisões que contrariam a declaração de Lula. Por exemplo, o projeto de exploração de petróleo na bacia Foz do Amazonas, conduzido pela Petrobras, alcançou um nível máximo de impacto ambiental, caracterizado por uma magnitude significativa de efeitos adversos ameaçando diversas espécies.
Para comentar a transição energética do Brasil, Isabella Faria conversa com a escritora e jornalista Luana Schabib. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/7/2024 • 43 minutes, 41 seconds
O que salva uma empresa da falência?
Dona de doces icônicos, a Pan (Produtos Alimentícios Nacionais) pôs sua marca para leilão. Após ter requisitado à Justiça um pedido de autofalência, no início do ano passado, a empresa foi avaliada em R$ 27,6 milhões.
Mas como a fabricante de doces tão conhecidos, como as Moedas de Chocolate, os Chocolápis e a Bala Paulistinha, chegou a essa situação?
Para comentar sobre o leilão da Pan e a situação financeira de outras empresas como Americanas e Gol, Isabella Faria conversa com a repórter Fernanda Brigatti. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/6/2024 • 30 minutes, 4 seconds
Quais as principais pautas do Congresso para 2024?
O recesso parlamentar chegou ao fim e o ano de 2024 começa para valer no legislativo a partir dessa semana.
O retorno do Congresso deve antecipar confrontos a serem resolvidos com o Palácio do Planalto em relação a diversas medidas econômicas: a reoneração da folha de pagamento por meio de medida provisória; a oposição do governo a uma parte das emendas de comissão; e a suspensão, pela Receita Federal, de um ato que expandia a isenção de contribuições previdenciárias sobre a remuneração de pastores.
Para comentar sobre o novo ano no legislativo, Isabella Faria conversa com o editor do Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/5/2024 • 29 minutes, 43 seconds
Por que a Globo tem apostado em remakes?
Focada em remakes e histórias rurais, a Globo está apostando em "Renascer" como peça central do seu catálogo de novelas para o ano de 2024.
Os remakes, segundo a crítica, evidenciam uma falta de direção em relação aos caminhos das novelas na televisão aberta. Essa estratégia busca fazer com que as novelas permaneçam conectadas às gerações mais antigas, ao mesmo tempo que revitaliza conteúdos para atrair o interesse dos telespectadores mais jovens.
Para comentar sobre essa tendência, Isabella Faria conversa com o colunista Tony Goes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/2/2024 • 32 minutes, 6 seconds
'Eu desisto': Quando é hora de abandonar um objetivo?
Até onde vale a pena insistir para realizar um desejo? Qual é o momento certo para deixar um objetivo de lado? Esse é o mote da série 'Eu desisto', que aborda projetos, desejos e ambições abandonados.
As reportagens contam histórias de pessoas que desistiram de alcançar um sonho diante das dificuldades que encontraram e fazem um contraponto à popular ideia de que persistir é a única chave para alcançar objetivos.
Para comentar sobre como lidar com essa decisão e com as possíveis críticas quando um projeto é abandonado, Isabella Faria conversa com a repórter do Todas Bárbara Blum. See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/1/2024 • 34 minutes, 32 seconds
Hospitais podem se recusar a colocar DIU?
Enquanto conversava com a médica no Hospital São Camilo, localizado em São Paulo, Leonor Macedo, de 41 anos, recebeu a informação de que o procedimento de inserção do DIU (dispositivo intrauterino) não seria possível no hospital devido às convicções religiosas da instituição.
Diante disso, o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu inquérito para investigar a conduta do hospital São Camilo.
A Sociedade Beneficente São Camilo terá até 15 dias para se manifestar sobre a investigação e fornecer informações à promotoria. O MP-SP quer esclarecer se a recusa a procedimentos contraceptivos se aplica também aos pacientes do SUS e aos clientes do plano de saúde do São Camilo.
Para explicar mais sobre o caso, Priscila Camazano conversa com a repórter Isabella Menon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/31/2024 • 21 minutes, 26 seconds
Por que o corpo feminino é sempre criticado?
Margot Robbie foi criticada por "não ser bonita o suficiente" para interpretar Barbie. Paolla Oliveira foi alvo de comentários sobre seu peso, enquanto Yasmin Brunet foi chamada de velha.
No cerne do debate sobre os corpos femininos, a preocupação central não reside apenas nos padrões de beleza, mas sim no controle social. Em nome da civilidade, tanto o corpo quanto o comportamento são submetidos à contenção.
Para explicar mais sobre esses conceitos, Isabella Faria conversa com a colunista Vera Iaconelli. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/30/2024 • 29 minutes, 15 seconds
Caso Marielle: o que há de novo nas investigações?
A delação feita pelo ex-policial militar Ronnie Lessa sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes trouxe novo foco para Domingos Inácio Brazão, conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro).
A participação do ex-deputado estadual nesta questão está atualmente sob investigação da Polícia Federal.
Brazão nega que tenha qualquer envolvimento com o crime e diz não ter nenhum conhecimento sobre a delação de Lessa. Ele pediu, por meio de seu advogado, acesso aos autos do processo, mas afirma que a solicitação foi negada.
O conselheiro diz já ter sido alvo das investigações ao longo dos quase seis anos desde que Marielle foi morta.
Para explicar esses números, Isabella Faria conversa com a repórter Camila Zarur. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/29/2024 • 31 minutes, 27 seconds
Uma epidemia de dengue está próxima?
Informações recentemente divulgadas pelo Ministério da Saúde a respeito da dengue justificam a preocupação de especialistas e da Organização Mundial de Saúde: o ano passado registrou o maior número de mortes pela doença desde o início da série histórica em 2000.
As 1.094 vidas perdidas indicam um aumento de 3,86% em relação a 2022 e de 11% em comparação com 2015, que até então era o terceiro ano com maior número de óbitos.
Para explicar esses números, Isabella Faria conversa com a repórter Stefhanie Piovezan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/24/2024 • 30 minutes, 48 seconds
Bets: por que apostas online viraram um fenômeno no Brasil?
Os gastos dos brasileiros em jogos e apostas online, conhecidos como apostas esportivas, totalizaram aproximadamente US$ 11,1 bilhões no período de janeiro a novembro do ano passado, correspondendo a cerca de R$ 54 bilhões.
Esse montante representa, em sua maior parte, remessas destinadas a empresas do setor que operam internacionalmente.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 15% dos brasileiros afirmam realizar ou já terem realizado apostas online.
Para comentar sobre apostas esportivas, Isabella Faria conversa com o repórter João Gabriel. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/23/2024 • 34 minutes, 17 seconds
Por que a CPI das ONGs mira o padre Júlio Lancellotti?
A CPI das ONGs, formalmente, investigaria atividades desenvolvidas por essas organizações no centro de São Paulo. Contudo, por meio das redes sociais e em entrevistas, o vereador Rubinho Nunes, principal articulador da CPI, explicitou que seu principal é o padre Júlio Lancellotti.
Tanto que as duas entidades escolhidas para integrar o escopo da CPI —Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecido como Bompar, e o coletivo Craco Resiste— são consideradas as mais próximas das atividades do padre, segundo a perspectiva do vereador.
Para comentar sobre a CPI, Isabella Faria conversa com a repórter Mariana Zylberkan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/22/2024 • 26 minutes, 6 seconds
Big Brother Brasil já cansou?
Desde sua estreia, em 2002, o Big Brother Brasil se tornou um fenômeno incontestável na televisão brasileira, conquistando milhões de telespectadores e gerando debates acalorados.
Alguns especialistas dizem que o Big Brother Brasil é um reflexo da sociedade contemporânea, proporcionando uma visão única sobre as dinâmicas sociais e comportamentais. Outros dizem que o reality show é um desserviço para o fomento de discussões importantes e que sua fórmula já cansou.
Para comentar sobre o programa, Isabella Faria conversa com o jornalista Chico Barney. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/19/2024 • 34 minutes, 8 seconds
Vale a pena acabar com a reeleição?
Em 1997, o Congresso aprovou uma emenda à Constituição que conferiu o direito à reeleição para ocupantes de cargos no Executivo. A legislação entrou em vigor imediatamente, aplicando-se já ao pleito subsequente. O principal beneficiário foi o presidente Fernando Henrique Cardoso, eleito anteriormente à inclusão dessa possibilidade na Constituição.
Porém, anos depois, o ex-presidente fez um mea-culpa e disse ter sido um erro a instituição da reeleição no Brasil.
Atualmente, existe uma proposta de emenda à constituição em discussão no Congresso, contando com o respaldo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para acabar com a reeleição no Brasil.
Para entender mais sobre a PEC, Isabella Faria conversa com o editor da Ilustríssima, Marcos Augusto Gonçalves. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/18/2024 • 34 minutes, 23 seconds
Por que as crianças yanomamis seguem desnutridas?
Em janeiro de 2023, a equipe da Folha visitou a aldeia dos yanomamis durante o auge da crise de saúde. Quase um ano após a declaração de emergência em saúde pública pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a reportagem visitou, nesta quinta-feira (11), um hospital em Boa Vista onde estão internadas crianças yanomamis com desnutrição grave, em meio ao ressurgimento vigoroso da atividade de garimpo na terra indígena, com repercussões diretas na saúde da comunidade.
Os profissionais de saúde indicam que a desnutrição continua afetando gravemente as crianças yanomamis, muitas vezes associada a outras doenças. No entanto, afirmam que não há mais uma predominância de situações extremas.
Para entender mais sobre essa crise humanitária, Isabella Faria conversa com o correspondente na Amazônia, Vinicius Sassine. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/17/2024 • 33 minutes, 19 seconds
Quais os perigos do 'chip da beleza'?
O chamado "chip da beleza" refere-se a um dispositivo subcutâneo de liberação hormonal, colocado abaixo da pele, especialmente nos glúteos e abdômen.
Este dispositivo tem sido empregado para objetivos como perda de peso, enfrentamento do envelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e incremento da massa muscular.
A fórmula desse chip é o que tem causado preocupação entre os profissionais médicos pelos seus inúmeros efeitos colaterais.
Para entender quais são eles, Isabella Faria conversa com a editora-adjunta de Saúde, Equilíbro e Todas, Sílvia Haidar. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/16/2024 • 24 minutes, 53 seconds
O que esperar de Lewandowski no Ministério da Justiça?
Na última quinta-feira (11), Lula anunciou que Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça. O ex-juiz assumirá a posição de Flávio Dino, o atual ocupante do cargo, que está deixando a pasta após ser indicado pelo presidente e aprovado pelo Senado para integrar o Supremo Tribunal Federal.
A cerimônia de posse está agendada para 1º de fevereiro. Até lá, o atual ministro permanecerá no cargo para facilitar o processo de transição.
Mesmo antes de assumir o cargo, Lewandowski tem expressado em conversas, de acordo com pessoas próximas, que a segurança pública será o principal desafio durante sua gestão na pasta. Ele tem demonstrado inquietação com a seriedade do problema.
Para comentar o que esperar da atuação do ex-ministro do STF, Isabella Faria conversa com o Secretário de Redação de Brasília, Fabio Serapião. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/15/2024 • 29 minutes, 10 seconds
Domínio público: posso fazer o que quiser com o Mickey?
O icônico desenho animado sonoro de 1928 criado por Walt Disney, "Steamboat Willie", estrelando Mickey Mouse, entrou em domínio público após 95 anos desde sua primeira exibição.
Diversas obras, incluindo "O Amante de Lady Chatterley" de D. H. Lawrence, "A Ópera dos Três Vinténs" de Bertolt Brecht e Kurt Weill, e "Orlando" de Virginia Woolf, também entraram em domínio público nos Estados Unidos.
Para explicar as regras do domínio público, Isabella Faria conversa com a repórter Alessandra Monterastelli. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/12/2024 • 28 minutes, 21 seconds
O Equador está em guerra civil?
A explosão da crise de violência no Equador após o chefe da principal quadrilha do país fugir da prisão vem provocando caos nas ruas do país.
Ao declarar um conflito armado interno nesta terça-feira (9), o presidente do país sul-americano, Daniel Noboa, classificou 22 grupos criminosos de "organizações terroristas" e "atores não-estatais beligerantes".
Anteriormente considerado um país pacífico, o Equador, situado entre o Peru e a Colômbia, importantes produtores de cocaína, enfrenta agora desafios de segurança devido aos seus portos no Oceano Pacífico, que têm atraído criminosos devido ao potencial de facilitar o transporte da produção.
Atualmente, o país está envolvido em conflitos pelo controle de poder entre organizações com conexões a cartéis internacionais.
Para comentar mais sobre o conflito interno equatoriano, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/11/2024 • 34 minutes, 41 seconds
Quem pode sacar os precatórios do INSS?
Neste mês de janeiro, o governo federal iniciou o processo de regularização do pagamento de precatórios anteriormente atrasados, decorrentes das emendas constitucionais 113 e 114. Estas emendas possibilitaram que o governo Bolsonaro deixasse de cumprir parte do montante da dívida.
Um montante superior a R$ 27,2 bilhões será direcionado, por meio de crédito extraordinário, aos beneficiários aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que obtiveram decisões judiciais favoráveis em processos de concessão ou revisão de benefícios.
O dinheiro não cai diretamente na conta do credor. O TRF responsável pela ação inicia o processo de abertura de contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil para depositar o valor.
Para explicar como resgatar esse dinheiro, Isabella Faria conversa com a repórter Ana Paula Branco. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/10/2024 • 35 minutes, 23 seconds
Como seria um segundo mandato de Donald Trump?
"Eu quero fechar a fronteira e perfurar, perfurar, perfurar [poços de exploração de petróleo]", disse o ex-presidente americano Donald Trump em recente entrevista à Fox News, quando foi questionado sobre como seria um possível segundo mandato seu na Casa Branca.
Em novembro de 2024, os americanos escolherão quem ocupará o cargo de presidente nos quatro anos seguintes, e o republicano já está na corrida eleitoral.
Enquanto dá início à sua campanha à presidência dos Estados Unidos, Trump enfrenta quatro processos criminais, dois deles relacionados à tentativa de reverter a derrota para Joe Biden em 2020, alegando fraude eleitoral.
Candidatar-se à presidência demanda uma agenda movimentada em qualquer parte do mundo. No entanto, em um sistema com eleições primárias, em um país composto por 50 estados, e enfrentando também dois processos civis, o ex-presidente busca demonstrar que tudo é possível.
Para comentar a atual situação do ex-presidente dos EUA, Isabella Faria conversa com a correspondente da Folha em Washington, Fernanda Perrin. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/9/2024 • 36 minutes, 34 seconds
O que mudou no país um ano após o 8/1?
Em 8 de janeiro de 2023, partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e vandalizaram as sedes dos três Poderes em Brasília.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra 1.413 indivíduos, acusados de participação nos ataques —30 deles já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto os demais aguardam julgamento. Simultaneamente, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito por conta dos ataques.
O relatório final da CPI do 8 de janeiro recomendou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 60 pessoas, incluindo cinco ex-ministros. A proposta da senadora Eliziane Gama foi aprovada por 20 votos a favor e 11 contra, sem nenhuma abstenção.
Para comentar mais sobre a data e o que mudou no país após os ataques, Isabella Faria conversa com a repórter Julia Chaib. See omnystudio.com/listener for privacy information.
1/8/2024 • 31 minutes, 36 seconds
O que bombou em 2023?
Na última segunda-feira (11), o Google apresentou uma pesquisa que é feita todos os anos e que destaca os tópicos que registraram um aumento significativo nas pesquisas em 2023.
As categorias abrangem uma variedade de áreas, desde personalidades e eventos até tendências e memes.
O Google indica que a compilação é fundamentada nos temas que tiveram maior crescimento no volume de pesquisas em 2023 em comparação com o ano anterior. Por conta disso, há termos como Kayky Brito, clubes da liga da Arábia Saudita e Coldplay que ocupam a posição de destaque em suas respectivas listas.
Para comentar sobre essa tendência, Isabella Faria conversa com editor de Interação, Naná DeLuca. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/15/2023 • 36 minutes, 33 seconds
Por que cada vez mais mulheres ricas querem ter filhos sozinhas?
Buscar um companheiro, celebrar uma união matrimonial e formar uma família. Ao longo de séculos, esse padrão de vida foi o guia predominante para as mulheres.
Contudo, atualmente, com os progressos gradativos em direção à igualdade de gênero no ambiente profissional e os avanços nas técnicas de reprodução assistida, algumas mulheres escolhem se desviar desse roteiro tradicional.
Paralelamente, observa-se um expressivo contingente de famílias lideradas por mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, muitas das quais foram abandonadas por seus companheiros.
Mais de 11 milhões de mães estão criando seus filhos de forma solo no Brasil, conforme indicado por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV). See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/14/2023 • 24 minutes, 36 seconds
COP28: o Brasil vai abrir mão do petróleo?
A delegação brasileira, sendo a mais numerosa na COP28, a conferência climática da ONU, não está em Dubai apenas para comunicar suas mensagens globalmente, mas também para reforçá-las junto ao governo do Brasil.
A presença ativa de ONGs, movimentos sociais e comunidades indígenas destaca que, sob os holofotes internacionais, a pressão doméstica se intensifica. Nas conferências climáticas, as questões internas são abordadas fora do âmbito nacional.
Na COP28, a diplomacia brasileira tem promovido a "missão 1,5", instando os países a reavaliarem suas metas climáticas para se alinharem a um limite de aquecimento global inferior ao estabelecido em Paris.
Para comentar sobre a convenção, Isabella Faria conversa com a editora de Ambiente, Giuliana de Toledo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/13/2023 • 32 minutes, 24 seconds
Flávio Dino pode ser barrado do STF?
Nomeado pelo presidente Lula (PT) para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), enfrentará uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (13).
Durante a sessão, os senadores o questionarão sobre sua gestão no ministério, cargo que ocupava quando ocorreram os ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro, além de abordarem episódios de sua trajetória política.
Para entender como será a sabatina, Isabella Faria conversa com o editor de Política, Eduardo Scolese. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/12/2023 • 27 minutes, 44 seconds
Privatização da Sabesp: vai faltar água em SP?
A aprovação do projeto de lei que visa a privatização da Sabesp autorizou o governo de São Paulo a iniciar um processo que se estenderá por vários meses.
A efetiva desestatização só ocorrerá quando o estado reduzir sua participação acionária na companhia, uma operação prevista para perto do final de 2024.
Até que esse marco seja atingido, várias etapas precisam ser concluídas. Algumas delas são de natureza meramente burocrática, como a necessidade da sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao projeto de lei.
Outras etapas são cruciais, incluindo a obtenção do aval dos 375 municípios para a renegociação e prorrogação dos contratos com a Sabesp.
Para entender as negociações e discutir o que acontece a partir de agora, Isabella Faria conversa com o editor do Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/11/2023 • 30 minutes, 19 seconds
Como fica o Santos após o rebaixamento no Brasileirão?
Pela primeira vez na existência do clube, o Santos foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
A fim de assegurar sua permanência na primeira divisão sem depender de outros desfechos, a equipe litorânea necessitava de uma vitória contra o Fortaleza na última rodada, entretanto, acabou sendo derrotada por 2 a 1.
Ao término da partida, os jogadores se estiraram no gramado, e vários deles derramaram lágrimas, assim como o técnico Marcelo Fernandes. Nas arquibancadas, numerosos torcedores compartilhavam a tristeza, alguns chorando, enquanto outra parte da fervorosa torcida expressava seu descontentamento com o desempenho da equipe, gritando "vergonha".
Para entender o rebaixamento do clube e discutir o que acontece a partir de agora, Isabella Faria conversa com o repórter Alex Sabino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/8/2023 • 32 minutes, 1 second
Bairros de Maceió podem colapsar?
A taxa de afundamento na área da mina 18 da Braskem, localizada no bairro do Mutange, zona leste de Maceió, apresentou uma nova redução nesta segunda-feira (4), atingindo 0,26 cm por hora, conforme dados fornecidos pela Defesa Civil da capital alagoana.
Desde o início do acompanhamento em 28 de novembro, o solo da mina registrou um afundamento total de 1,80 m até as 17h desta segunda-feira. No período de 24 horas anterior ao boletim divulgado às 17h, o movimento foi de 6,3 cm.
A Defesa Civil de Maceió alerta que, mesmo com a redução, a região ainda enfrenta um perigo iminente de colapso.
Para comentar mais sobre o caso, Isabella Faria conversa com Edilson Pizzato, professor do Instituto de Geociências da USP. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/7/2023 • 30 minutes, 59 seconds
Programa Desenrola: por que é importante ter o nome limpo?
O evento denominado Dia D do Desenrola Brasil, que ocorreu em 22 de novembro em torno do programa de renegociação de dívidas do governo federal, registrou a expressiva marca de R$ 433 milhões em dívidas renegociadas em apenas um dia, conforme informado pelo Ministério da Fazenda.
O interesse foi tal que, no fim de novembro, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que o governo está considerando a possibilidade de renegociar as dívidas de empresas que se encontram em situação de inadimplência.
Para falar mais sobre o programa do Governo Federal e suas projeções, Isabella Faria conversa com a repórter Cris Gercina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/6/2023 • 29 minutes, 40 seconds
Como as séries são usadas para rever passado da Globo?
Ao criar documentários para seu serviço de streaming, uma área que continua prosperando, a Globo ocasionalmente se encontra na posição de explicar suas decisões e pedir desculpas por equívocos cometidos no passado.
Há dois anos, na série "Doutor Castor", a emissora destacou o tratamento reverencial dado pela mídia ao bicheiro, buscando contextualizar determinados acontecimentos ligados a ele.
A série relembra, ainda, uma mesa-redonda apresentada por Fátima Bernardes em 1990, que contou com a participação dos presidentes das escolas de samba, a maioria deles ligados ao jogo do bicho e posteriormente condenados por formação de quadrilha.
Para entender essa estratégia na produção audiovisual da Globo, Isabella Faria conversa ao vivo com o colunista Mauricio Stycer. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/5/2023 • 29 minutes, 43 seconds
Venezuela e Guiana podem entrar em guerra?
A controvérsia acerca da área de Essequibo, também conhecida como Guiana Essequiba na Venezuela, tem suas raízes nos períodos de domínio colonial das potências europeias na América Latina.
No entanto, o atual impasse é impulsionado por uma combinação de retórica política e interesses econômicos.
A prosperidade da região é alta. Com o progresso da atividade de extração, a Guiana experimentou notáveis avanços em seu Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com dados do Banco Mundial, houve um aumento expressivo de 63% em termos reais, indo de 2021 para 2022, e em 2023 o PIB atingiu a marca de US$ 15,3 bilhões.
Diante da crise econômica enfrentada pelo país, a Venezuela acendeu um alerta por conta do desenvolvimento do outro território.
Para explicar a história da região e o acontece a partir de agora, a apresentadora Isabella Faria conversa ao vivo nesta segunda com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/4/2023 • 29 minutes, 29 seconds
As suspeitas de 'rachadinha' contra Janones respingam no Governo Lula
O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi acusado por dois ex-assessores de pedir parte do salário da equipe para proveito próprio, prática conhecida como "rachadinha".
Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira, alegam que não apenas o parlamentar solicitou aos membros da equipe que entregassem uma parte de seus salários, mas também que ele mesmo implementou essa conduta ilícita. De acordo com Oliveira, Janones solicitava o pagamento em dinheiro.
Depois que o áudio se tornou público, Janones admitiu que é ele quem fala na gravação, mas a chamou de clandestina e criminosa.
Para explicar o caso, a apresentadora Isabella Faria conversa com o repórter Ranier Bragon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
12/1/2023 • 30 minutes, 39 seconds
Por que a licença-paternidade é tão curta no Brasil? | Como é que é?
O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 20, que aborda a regulamentação da licença-paternidade, foi marcado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para o dia 13 de dezembro.
Segundo especialistas, essa ação deve representar um grande avanço na duração da licença-paternidade no Brasil, que hoje é de apenas 5 dias.
Esse período é semelhante ao da maioria dos vizinhos na América do Sul. No entanto, está significativamente distante de nações como a Suécia, onde pai e mãe podem dividir 68 semanas de licença parental, e a Coreia do Sul, que oferece aos pais 52 semanas com parte do salário garantido.
Para comentar sobre o assunto, a apresentadora Isabella Faria conversa ao vivo com empresário Douglas Strelow. Pai de um menino com menos de dois anos, Strelow é um dos integrantes da Coalizão Licença Paternidade, composta por ativistas da licença-paternidade estendida e obrigatória. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/30/2023 • 27 minutes, 51 seconds
Israel x Hamas: Como fica a guerra depois do cessar-fogo?
Negociado pelo Qatar com o apoio dos Estados Unidos e do Egito, o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas entrou em vigor na sexta-feira (24) e foi estendido pelo menos até esta quarta-feira (29).
A negociação, que previa inicialmente quatro dias de trégua e permissão para a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, sob for bombardeio desde o início do conflito, levou também à liberação de dezenas de israelenses sequestrados e mais de 100 palestinos que estavam sendo mantidos em prisões sob o controle de Tel Aviv.
A atual guerra começou após um ataque sem precedentes do Hamas em 7 de outubro. As autoridades contabilizam 1.200 mortos nos atentados daquele sábado e quase 240 levados como reféns para o território palestino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/29/2023 • 29 minutes, 45 seconds
Por que é tão fácil comprar cogumelos alucinógenos no Brasil?
Adquirir e consumir cogumelos alucinógenos no Brasil nunca esteve tão acessível. O número de empresas que comercializam abertamente esses produtos pela internet está em constante crescimento.
Comumente chamados de "cogumelos mágicos", estão disponíveis em porções que variam de R$ 60 a mais de R$ 1.000, com a comodidade da entrega em domicílio.
No entanto, surge a dúvida: cogumelo não é considerado uma droga? A resposta reside na presença da psilocibina, substância presente em fungos psicodélicos, que, sim, integra a lista de substâncias proibidas no Brasil, ao lado de drogas como cocaína e heroína.
Curiosamente, os cogumelos inteiros, ou in natura, têm sua comercialização permitida por aqui.
Para comentar sobre o assunto, Isabella Faria conversa com o autor do blog Virada Psicodélica, Marcelo Leite. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/28/2023 • 30 minutes, 15 seconds
Quais os tipos de câncer mais comuns no Brasil?
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para o triênio de 2023 a 2025 estimam 74 mil novos casos por ano de câncer de mama e quase 72 mil de próstata no Brasil. Os tipos são os mais comuns no país.
Segundo dados do Ministério da Saúde, disponíveis na plataforma Radar do Câncer, mais da metade das mulheres que procuraram o SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar câncer de mama nos últimos três anos buscou cuidados de forma tardia. Ao receberem o diagnóstico, elas já estavam com a doença em estágio avançado ou metastático.
Quanto mais rápido o câncer de mama é detectado, maiores as chances de tratamento e cura. A mesma recomendação vale para o câncer de próstata. A doença pode aparecer em quatro estágios ou fases, do menos agressivo ao mais agressivo.
Em geral, a fase inicial é assintomática e não altera a vida do paciente. Já na fase avançada, a doença pode causar dores, vontade de urinar o tempo todo, inclusive à noite (chamado de nictúria), sangue ao urinar e disfunção erétil.
Para falar sobre o assunto, nesta segunda-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, Priscila Camazano conversa com Victoria Damasceno, editora de Saúde e Todas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/27/2023 • 28 minutes, 8 seconds
Por que Lula não deve ir à posse de Milei?
No dia seguinte à sua vitória nas eleições, o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, reiterou nesta segunda-feira (20) suas promessas de campanha, incluindo a intenção de privatizar "tudo o que for possível" e abolir o Banco Central.
A ida do presidente Lula (PT) à posse de Milei é improvável, segundo ministros que despacham diariamente com ele.
Na campanha eleitoral, o presidente eleito do país vizinho afirmou que o petista é comunista e corrupto, e disse que não se reuniria com ele se vencesse as eleições.
Numa aparente mudança de retórica, porém, Milei disse que Lula "será bem-vindo" caso decida comparecer à cerimônia, no dia 10 de dezembro.
Para comentar sobre o assunto, Isabella Faria conversa com a correspondente em Buenos Aires, Júlia Barbon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/24/2023 • 28 minutes, 56 seconds
Black Friday: como evitar golpes?
Segundo o Google, aproximadamente dois em cada três consumidores no Brasil planejam participar das compras da Black Friday em busca de ofertas vantajosas.
Porém, é preciso estar alerta. Um relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky indica um aumento de três vezes no número de sites fraudulentos que empregam a expressão "Black Friday" desde o mês de outubro.
Por isso, especialistas aconselham priorizar a utilização de sites reconhecidos para realizar compras e avaliar a reputação de plataformas desconhecidas por meio de páginas de reclamações.
Para comentar as principais estratégias de compras, Isabella Faria conversa com o repórter Pedro Teixeira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/23/2023 • 30 minutes, 37 seconds
Taylor Swift: por que tanto caos nos shows?
Sem referência à morte de Ana Clara Benevides, a fã de 23 anos que faleceu na sexta-feira durante seu show, Taylor Swift concluiu sua passagem pelo Rio de Janeiro com uma terceira apresentação na noite desta segunda-feira (20) no estádio Nilton Santos.
Passagem, inclusive, muito conturbada. Além da morte da fã, houve falta de água no primeiro dia de apresentação, tapumes cobrindo a ventilação do estádio e desmaios do público.
A cantora ainda passa por São Paulo nos dias 24, 25 e 26 deste mês.
Para comentar como foram os primeiros shows da cantora no Brasil, Isabella Faria conversa com a criadora de conteúdo Natália Amaral. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/22/2023 • 37 minutes, 57 seconds
Parapan 2023: o Brasil é uma potência nos jogos?
Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile começaram na última semana e se estendem até o dia 26 de novembro. São 17 modalidades esportivas representadas por 1.927 atletas de 33 países.
O Brasil busca manter sua posição dominante no quadro de medalhas do Parapan, uma liderança que teve início em 2007, quando o Rio de Janeiro sediou os jogos.
Na edição de Lima (Peru), há quatro anos, os atletas brasileiros conquistaram um recorde impressionante de 308 pódios, incluindo 124 medalhas de ouro.
Para comentar o que esperar da atuação do Brasil nos jogos, Isabella Faria conversa com o jornalista Filipe Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/21/2023 • 26 minutes, 40 seconds
Como o racismo afeta os relacionamentos pessoais no Brasil?
A cor da pele interfere nos relacionamentos afetivos? Como isso abala a autoestima das pessoas? A cor da pele deixa uma pessoa mais ou menos atraente para os brasileiros? Como brancos e pretos se relacionam entre si? É o que pretende responder o novo Datafolha divulgado nesta sexta-feira (17).
Exclusiva para assinantes da Folha, a série "Afeto em Preto e Branco" tem reportagens publicadas a partir desta sexta-feira (17) e, a partir de segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, as reportagens serão publicadas em dias intercalados.
Para discutir os números do novo Datafolha, Isabella Faria conversa com a repórter Paola Ferreira Rosa. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/17/2023 • 29 minutes, 24 seconds
Caso Ana Hickmann: violência contra mulher tem classe social?
De acordo com o Datafolha de março deste ano, os indicadores que avaliam a violência contra as mulheres mostraram um agravamento em todas as categorias, abrangendo desde casos de disparos de arma de fogo ou facadas, ameaças com armas brancas ou de fogo, agressões físicas como espancamentos ou tentativas de estrangulamento, até manifestações de violência verbal como insultos, humilhações e xingamentos.
Neste sábado (11), mais um exemplo desse tipo de violência aconteceu. A apresentadora Ana Hickmann, 42, registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e violência doméstica contra o marido, Alexandre Correa.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirma que os fatos serão investigados pela polícia da cidade, mas diz que os detalhes serão preservados por conta de sua natureza.
Para discutir a violência contra a mulher no Brasil e o caso envolvendo a apresentadora, Isabella Faria conversa com a colunista Mariliz Pereira Jorge. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/16/2023 • 33 minutes, 59 seconds
Liberação de brasileiros dependeu da boa vontade de Israel?
Na segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a complexidade das operações para evacuar os brasileiros da Faixa de Gaza, apontando a variedade de fatores envolvidos, incluindo a necessidade de cooperação e "boa vontade" por parte de Israel.
"Estamos trazendo o possível para liberar, com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia. Todo dia ligava de manhã, de tarde, para o ministro de Israel, ligava para o ministro do Egito, para o nosso embaixador e, depois, conseguimos trazer as pessoas", afirmou.
O presidente também comparou a resposta de Tel Aviv à gravidade dos ataques do Hamas.
Para comentar as atualizações da guerra e as declarações do presidente Lula, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/14/2023 • 31 minutes, 46 seconds
Quais são as melhores universidades do Brasil?
O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma análise anual de todas as universidades em funcionamento no país. Ele utiliza dados nacionais e internacionais, juntamente com duas pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha, abrangendo cinco áreas distintas: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
Atualmente, o Brasil possui 68 universidades federais, representando um terço do total de instituições de ensino superior (sendo as demais estaduais, privadas e municipais). O objetivo do Ranking Universitário Folha é classificar as melhores delas.
Para comentar mais sobre a estrutura das universidades do Brasil, Isabella Faria conversa com a jornalista Sabine Righetti. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/13/2023 • 42 minutes, 50 seconds
Transporte público: é possível existir tarifa zero em todo o país?
O movimento em direção à tarifa zero no transporte coletivo urbano tem ganhado terreno nas cidades brasileiras.
Atualmente, o Brasil conta com um total de 85 municípios que adotaram o passe livre em seu sistema de transporte, estendendo essa gratuidade a todos os dias da semana.
Na capital paulista, a implementação de tarifa zero nos ônibus urbanos de São Paulo é defendida por 66% da população que vive na cidade, enquanto 31% se dizem contra a gratuidade no transporte, apontou o Datafolha.
Para comentar sobre a implementação da tarifa zero em todo o país, Isabella Faria conversa com o repórter Fabio Pescarini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/2023 • 32 minutes, 52 seconds
Fisiculturismo é esporte?
Parecer um deus grego, exibir músculos bem definidos e ter um percentual mínimo de gordura corporal. Esta é a caracterização do Mr. Olympia, o mais prestigioso campeonato de fisiculturismo global.
Com mais de 280 competidores distribuídos em 11 categorias, a maior competição mundial de bodybuilding atraiu uma imensa legião de admiradores.
Ramon Dino, acriano e uma das grandes esperanças do Brasil no Mr. Olympia 2023, conquistou o segundo lugar na categoria Classic Physique.
Enquanto isso, Francielle Mattos, natural do Paraná, garantiu sua terceira vitória consecutiva na divisão Wellness, mantendo seu domínio na modalidade.
Para conversar sobre o aumento da popularidade da prática, Isabella Faria conversa com repórter Bruna Borges. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/10/2023 • 31 minutes, 46 seconds
Apagão em SP: quais são os direitos do consumidor?
Consumidores e empresas que tenham sofrido danos devido à interrupção de energia causada pela tempestade que resultou em pelo menos oito mortes em São Paulo têm a possibilidade de receber compensações, desde que possam comprovar os prejuízos decorrentes da queda de eletricidade.
A falta de fornecimento elétrico pode acarretar prejuízos, sobretudo devido à deterioração de dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos.
Pode acontecer, também, desperdício de alimentos e outros produtos que dependem do funcionamento adequado de equipamentos como geladeiras e congeladores, por exemplo.
Para conversar sobre os direitos do consumidor neste caso, Isabella Faria conversa com a colunista Maria Inês Dolci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/8/2023 • 26 minutes, 9 seconds
Guerra Israel-Hamas: o que mudou em um mês de conflito?
Mais de 10 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando Israel iniciou uma campanha de bombardeios diários na região em resposta aos atentados terroristas do Hamas, nos quais 1.400 israelenses morreram.
O Ministério da Saúde palestino, controlado pelo Hamas, relatou esses números nesta segunda-feira (6). O total de vítimas inclui 4.104 crianças.
Não foram contabilizados, porém, cerca de 50 reféns levados pelo Hamas de Israel para o território palestino, que também podem ter morrido.
Para recapitular o mês de conflito, Isabella Faria conversa com Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/7/2023 • 41 minutes, 38 seconds
O Brasil está preparado para uma população envelhecida?
O Brasil está prestes a passar por um acelerado processo de envelhecimento.
Enquanto nos anos 1990, o grupo populacional mais significativo era constituído por crianças com até 14 anos de idade, atualmente há uma maior proporção de pessoas na faixa etária de 35 a 44 anos.
Parte das vantagens desse bônus demográfico, do qual o brasileiro está se afastando, pode se refletir na diminuição da pobreza, na criação de um sistema de previdência quase universal e na ampliação do sistema de ensino público.
Para comentar o recorte demográfico do Censo 2022, Isabella Faria conversa com o repórter Leonardo Vieceli. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/6/2023 • 27 minutes, 36 seconds
Dia do veganismo: por que ser vegano?
Nesta quarta (1º), comemora-se o Dia Mundial do Veganismo. A prática se estende para além da alimentação e engloba áreas como moda e produtos de beleza. Ela deixou de ser um estilo de vida totalmente desconhecido e está se tornando cada vez mais popular.
Apesar da crescente disseminação do veganismo, no entanto, persiste a preocupação de como lidar com as expectativas e pressões da família em relação a essa escolha de estilo de vida.
Para comentar mais sobre o universo vegano, Isabella Faria conversa com a escritora e influencer Luísa Motta. See omnystudio.com/listener for privacy information.
11/1/2023 • 34 minutes, 44 seconds
Netanyahu fica no cargo até o fim da guerra?
Israel intensificou sua campanha contra o Hamas na Faixa de Gaza, realizando o maior ataque aéreo, em 24 dias de conflito, contra o grupo terrorista que controla a região desde 2007.
Tanques e veículos blindados de Tel Aviv já estão engajados em confrontos nas proximidades da capital da Faixa de Gaza.
Enquanto os eventos se desenrolam em Gaza, a assistência humanitária para os 2,3 milhões de habitantes da região continua a chegar de forma lenta, sendo gradualmente distribuída através da fronteira egípcia em Rafah.
Para comentar as atualizações do conflito, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/31/2023 • 39 minutes, 11 seconds
Lula e Bolsonaro têm peso nas eleições municipais?
A um ano das eleições municipais, nota-se uma crescente influência da política nacional federal e legislativa nas pré-candidaturas às prefeituras das capitais brasileiras.
O que se prevê para 2024 são embates entre os partidos que compõem a base de apoio ao presidente Lula e aqueles que adotam o bolsonarismo como base, ou apenas simpatizam com ele.
Apesar disso, na maioria das capitais ainda não existe um cenário claro de polarização entre candidaturas do PT e PL.
Para comentar como está a corrida eleitoral de 2024, Isabella Faria conversa com Fábio Zanini, editor da coluna Painel. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/30/2023 • 29 minutes, 45 seconds
O rock'n'roll está morto?
A expressão "rock and roll" teve sua primeira ampla divulgação graças ao DJ americano Alan Freed em 1951. Ele a utilizou para descrever canções que incorporavam elementos do country, blues e R&B.
Desde então, o gênero evoluiu, e muitos artistas contribuíram para sua diversificação em diversas vertentes.
E os principais expoentes deste gênero musical estão agora apresentados na Coleção Folha Rock Stars. O primeiro de 20 volumes desta coleção estará disponível nas bancas a partir deste domingo, 29 de outubro.
Para comentar o novo tema da Coleção Folha e discutir se o rock continua em evidência, Isabella Faria conversa com o repórter Thales de Menezes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/27/2023 • 44 minutes, 53 seconds
Como a redução de verba vai impactar a educação de SP?
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para reduzir os investimentos na Educação.
A proposta é cortar de 30% para 25% a receita do estado, o que significaria reduzir o orçamento em até R$ 9,6 bilhões, já no próximo ano de escolas da educação básica.
O projeto estabelece que os 5% seriam empregados na Saúde, que, de acordo com o governo, tem elevado os seus gastos ano a ano.
Para falar sobre o impacto da redução de verba na educação em São Paulo, Priscila Camazano conversa com a repórter Isabela Palhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/26/2023 • 31 minutes, 28 seconds
Ataques no Rio de Janeiro: a milícia controla a cidade?
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou que 12 pessoas foram detidas sob suspeita de envolvimento nos ataques a ônibus ocorridos nesta segunda-feira (23).
Pelo menos 35 ônibus e um trem foram alvo de incêndios na capital após a morte de Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão, em decorrência de uma operação da Polícia Civil na comunidade Três Pontes, situada na zona oeste da cidade.
Conforme relatos apresentados à Justiça, Faustão era considerado a segunda figura de liderança na maior milícia do Rio, cujo líder principal é seu tio, Luís Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho.
Para comentar o caso e a crise de segurança no Rio de Janeiro, Isabella Faria conversa com a repórter Camila Zarur. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/25/2023 • 34 minutes, 25 seconds
Quais os riscos de uma invasão à Faixa de Gaza?
À medida que os ataques aéreos se intensificam na Faixa de Gaza como parte de uma possível preparação para uma incursão terrestre, o governo de Israel percebe um aumento significativo nos perigos de desencadear uma escalada regional no Oriente Médio.
Com pelo menos 1.400 mortes do lado israelense e mais de 4.700 entre os palestinos, o conflito ainda parece estar longe de alcançar a conclusão prometida por Netanyahu de eliminar o Hamas, o grupo responsável pelos ataques ocorridos em 7 de outubro em território israelense.
Para comentar as atualizações da guerra Israel-Hamas, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/24/2023 • 37 minutes, 34 seconds
Eleições na Argentina: para que lado vão os hermanos?
No último domingo (22), os argentinos foram às urnas para eleger o próximo presidente que governará o país por quatro anos –e o resultado colocou à frente o atual ministro da economia, Sergio Massa, que superou o favoritismo do ultraliberal Javier Milei, com quem disputará o segundo turno em 19 de novembro.
O tema de maior destaque da campanha de todos os candidatos foi a economia. A Argentina enfrenta uma situação crítica, com hiperinflação, desvalorização da moeda e desaceleração econômica.
Esse cenário alavancou o candidato ultraliberal Javier Milei. Devido aos seus posicionamentos e ao seu estilo de comunicação combativo, ele ganhou a alcunha de "Bolsonaro argentino".
Para comentar o resultado das eleições argentinas, Isabella Faria conversa com a correspondente em Buenos Aires, Júlia Barbon. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/23/2023 • 27 minutes, 46 seconds
O novo 'Super Mario' traz alguma novidade para a franquia?
Recheando o jogo com surpresas e segredos, com "Super Mario Bros. Wonder", a Nintendo criou um produto acessível para novatos.
O lançamento do game acontece mais de uma década após o lançamento do último 2D de plataforma totalmente novo para um console da Nintendo.
Para comentar sobre o jogo e o legado de Mario, Isabella Faria recebe o jornalista Tiago Ribas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/20/2023 • 30 minutes, 21 seconds
Por que ainda há brasileiros sem acesso à água?
A seca ainda é um problema no Brasil e a disparidade entre as regiões negligenciadas e as mais prósperas em termos de infraestrutura resulta diretamente do aumento das emendas parlamentares.
Isso confere ao Congresso o poder de alocar recursos em áreas especificadas por legisladores, muitas vezes sem priorizar as regiões que necessitam mais urgentemente desse auxílio.
A equipe da Folha realizou uma investigação em cinco estados do Nordeste e testemunhou os impactos dessa desigualdade.
Para contar um pouco mais sobre essa cobertura, Isabella Faria recebe o repórter Arthur Rodrigues. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/19/2023 • 30 minutes, 8 seconds
Guerra entre Israel e Hamas reacende o antissemitismo
Há poucos dias, judeus residentes em Berlim, na Alemanha, acordaram com estrelas de Davi sendo vandalizadas nas portas de seus edifícios residenciais.
A polícia relata que houve apenas três incidentes desse tipo. No entanto, para muitos, essa ocorrência evoca dolorosamente os traumas da década de 1930.
As pichações refletem um aumento nas ameaças e insultos direcionados aos judeus na Alemanha após os ataques terroristas ocorridos em 7 de outubro, que desencadearam a Guerra Israel-Hamas.
O conflito, com milhares de israelenses e palestinos mortos, também divide a opinião pública de quem está longe da região e provoca debates sobre a volta do antissemitismo.
"O conflito israelo-palestino é uma fratura espiritual na inteligência pública ocidental. Suas vísceras estão expostas depois desse ataque terrorista que começou no sábado retrasado. O velho antissemitismo volta às ruas, mas, dessa vez, comendo de garfo e faca, e se comportando dentro da etiqueta acadêmica", escreveu o escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé, em sua coluna na Folha.
Para debater o assunto, o colunista é o convidado de Isabella Faria. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/18/2023 • 45 minutes, 10 seconds
Qual o tamanho da crise humanitária em Gaza?
Desde que o Exército de Israel informou as Nações Unidas na noite da quinta-feira (12) que todos os palestinos vivendo na porção norte da Faixa de Gaza deveriam ir ao sul do território em 24 horas, milhares de famílias se deslocam no território.
Com a provável invasão por terra, moradores de diversas cidades estão refugiados em cidades como Khan Younis e Rafah, aguardando a abertura da fronteira para conseguir deixar a região.
Israel cortou o fornecimento de água, eletricidade e alimentos na região habitada por 2,2 milhões de pessoas.
Para atualizar as últimas movimentações da guerra Israel-Hamas, Isabella Faria recebe o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/17/2023 • 41 minutes, 57 seconds
Nossa Senhora Aparecida se tornou um alvo?
A representação de Maria, mãe de Jesus, mantém sua posição como uma das imagens mais icônicas em um país que continua sendo o lar da maior população católica do mundo. A recente inauguração de uma gigantesca escultura de Nossa Senhora Aparecida na cidade homônima, exemplifica essa devoção, são 50 metros de altura, superando em 12 metros a altura do Cristo Redentor.
Um pastor evangélico residente no interior de São Paulo, no entanto, incomodado com uma estátua instalada pela prefeitura na entrada da cidade, descreveu a santa como "Satanás fantasiado de azul".
Para conversar sobre os ataques à santa e sua unanimidade no país, Isabella Faria recebe a repórter especial Anna Virginia Balloussier.See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/16/2023 • 43 minutes, 53 seconds
Aos 100 anos, a Disney está em crise?
A Walt Disney Company celebra seu aniversário de 100 anos ao longo de todo o mês de outubro. O icônico estúdio de cinema tem percorrido uma longa jornada desde as primeiras criações de Walt Disney até o lançamento da própria plataforma de streaming, o Disney+.
Atualmente, a empresa ocupa a posição de segunda maior companhia de entretenimento do mundo em valor de mercado, estimado de US$ 149 bilhões, ficando apenas atrás da Netflix, que lidera com US$ 194 bilhões.
Em 2021, porém, quando alcançou US$ 357 bilhões, a Disney viu seu valor de mercado encolher em mais de 50%. O preço das ações atingiu seu ponto mais baixo em nove anos.
Para relembrar o centenário do estúdio e discutir se ele está em crise, Isabella Faria conversa com o repórter da Ilustrada Pedro Strazza no Como é que é? desta quarta-feira (11). See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/11/2023 • 41 minutes, 37 seconds
Como o conflito entre Israel e o Hamas virou guerra?
Uma guerra declarada por Israel após um ataque surpresa de grandes dimensões perpetrado pelo Hamas no sábado (7) pela manhã já deixou centenas de mortos de dois lados, um grande número de civis levados como reféns, cenas de horror com corpos de jovens encontrados em uma rave no deserto e o anúncio de um cerco total à Faixa de Gaza.
Nesta terça-feira (10), o Exército de Israel anunciou que contabiliza ao menos 1.500 corpos de terroristas do Hamas encontrados no país —a conta não inclui, portanto, eventuais mortes de terroristas no território palestino.
Para explicar esse como uma crise de décadas escalou para guerra, Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/10/2023 • 43 minutes, 39 seconds
A plataforma ChatGPT é de esquerda?
Um estudo científico concluiu que a plataforma de inteligência artificial ChatGPT tem um viés de esquerda.
A pesquisa "Mais humano que humano: medindo o viés político do ChatGPT", publicada no periódico Public Choice por pesquisadores no Brasil e no Reino Unido, desenvolveu uma metodologia para detectar se as respostas às perguntas dos usuários ao ChatGPT mostravam algum viés ideológico.
Os resultados indicaram que a ferramenta privilegia a visão de eleitores do partido Democrata dos EUA, de Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido Trabalhista do Reino Unido.
Para falar discutir se o ChatGPT é de esquerda, Isabella Faria conversa com Soraya Smaili, uma das autoras do blog Sou Ciência. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/9/2023 • 29 minutes, 45 seconds
Zolpidem: Quais os perigos por trás do remédio para insônia?
As redes sociais estão repletas de relatos de pessoas que, sob o efeito de zolpidem, fizeram compras extravagantes, deram declarações desconexas ou embaraçosas e agiram de maneira confusa ou mesmo violenta.
O medicamento hipnótico, indicado para a insônia, popularizou-se nos últimos anos. Segundo a Anvisa, entre 2019 e 2021, as vendas da versão de 5 mg cresceram 73%.
O aumento de problemas de sono entre brasileiros, somado aos inúmeros relatos de usuários nas redes sociais, fez com que a procura pelo medicamento e o uso sem recomendação médica aumentasse, segundo especialistas.
Para falar sobre os perigos por trás do remédio para insônia, Priscila Camazano conversa com a repórter Stefhanie Piovezan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/6/2023 • 24 minutes, 5 seconds
Qual o futuro da esquerda no Brasil?
Os impactos e os desafios da esquerda em meio a profundas transformações políticas e sociais, como o crescimento da extrema direita e o amplo alcance das redes sociais, são temas de uma nova série de reportagens da Folha.
Após uma sequência de derrotas, a esquerda voltou ao governo no Brasil e em outros países da América Latina.
Apesar do fôlego representado pelas vitórias eleitorais recentes, o cenário ainda é desafiador para a esquerda. Líderes de direita que ameaçaram a democracia em anos recentes, como Jair Bolsonaro (PL), seguem com apoio de parcelas consideráveis da população.
Para falar sobre o futuro da esquerda no Brasil, Priscila Camazano conversa com a repórter Angela Pinho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/5/2023 • 27 minutes, 35 seconds
Qual a saída para ampliar a representatividade no Judiciário?
Dados do relatório Justiça em Números, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), referentes a 2022 apontam que as mulheres são 38% dos mais de 18 mil magistrados em todo o país. O relatório diz também que há 13 tribunais no país sem desembargadoras ou juízas mulheres.
Um outro levantamento feito pelo CNJ, divulgado neste ano, indicou que 15% dos magistrados brasileiros se declaram negros, em um universo de 13.272 profissionais. Os dados sinalizam também que em 36 dos 92 órgãos de Justiça não há magistrados negros.
Na semana passada, o Conselho aprovou por maioria de votos a criação de uma regra de gênero para o preenchimento de vagas na segunda instância do Judiciário brasileiro. Pela proposta aprovada, o texto passa a valer em janeiro de 2024. A regra será mantida até que cada tribunal alcance a proporção entre 40% e 60% por gênero.
Para falar sobre a representatividade no Judiciário e a saída para ampliar a sub-representação, Priscila Camazano conversa com a repórter de Política Géssica Brandino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/4/2023 • 34 minutes, 26 seconds
Por que o jornal Notícias Populares ainda causa tanto fascínio?
Notícias escandalosas, manchetes sensacionalistas, mulheres peladas na contracapa e fotos explícitas de mortos faziam parte das manchetes do jornal Notícias Populares, que circulou em São Paulo por 38 anos —e que pertencia ao Grupo Folha.
O periódico fundado em 1963 foi publicado até 2001. A rotina do jornal nos anos 1990 serviu de inspiração para uma série ficcional criada por André Barcinski e Marcelo Caetano, que estreou na última sexta-feira (29) no streaming.
Para contar a história jornal e falar por que o ele ainda causa tanto fascínio, Priscila Camazano conversa com o correspondente em Madri, Ivan Finotti. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/3/2023 • 32 minutes, 23 seconds
Como fica a região armênia conquistada pelo Azerbaijão?
Após um período de 32 anos marcado por conflitos que resultaram em duas guerras e milhares de vítimas, o governo autônomo armênio de Nagorno-Karabakh cedeu à ofensiva militar do Azerbaijão e anunciou sua dissolução. A autodeclarada República de Artsakh, nome armênio para o enclave, está programada para deixar de existir em 2024.
A migração em massa dos residentes de Nagorno-Karabakh praticamente esvaziou a área. De acordo com as autoridades armênias, cerca de 93 mil pessoas já buscaram refúgio no país, atravessando o trajeto que o conecta com a região separatista, que antes abrigava cerca de 120 mil residentes.
Para entender o conflito, Priscila Camazano conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
10/2/2023 • 27 minutes, 54 seconds
Por que a Câmara discute proibição do casamento LGBTQIA+?
O deputado Pastor Eurico (PL-PE) busca, desde o dia 19, a aprovação de um projeto que determina que nenhum vínculo entre indivíduos do mesmo gênero pode ser equiparado ao matrimônio ou à instituição familiar, proibindo o reconhecimento do casamento civil destes casais.
Porém, pela segunda vez, nesta quarta-feira (27), a Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados postergou a votação do projeto.
Agora, a votação foi agendada para o dia 10 de outubro, porém, deputados de esquerda estão solicitando um adiamento mais prolongado da deliberação para permitir um debate mais abrangente sobre o assunto.
Para detalhar esse projeto e suas controvérsias, Isabella Faria conversa com o autor do blog Todas as Letras, Renan Sukevicius. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/29/2023 • 30 minutes, 14 seconds
Live NPC: Dá mesmo para ganhar dinheiro no TikTok?
Nas últimas semanas, as chamadas "lives de NPCs" viraram assunto na internet, com memes, piadas e uma oportunidade de renda que parecer ser de fácil alcance para os criadores.
A sigla NPC tem origem no termo em inglês "non-playable character", que significa "personagem não jogável". Essa expressão teve sua origem nos videogames e se refere aos personagens que não são controlados pelos jogadores. Nas lives populares, as pessoas replicam o comportamento repetitivo e desconexo desses personagens pré-programados.
Para entender o sucesso dessas lives e discutir se elas realmente dão dinheiro, Isabella Faria conversa com a repórter Interação e Redes Sociais, Rebeca Oliveira, no Como é que é?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/28/2023 • 28 minutes, 39 seconds
Por que mais de 20 países punem tentativas de suicídio?
Em ao menos 23 países a tentativa de suicídio é considerada crime, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) –ainda que uma tímida onda de descriminalização tenha derrubado a punição em quatro deles nos últimos 12 meses.
A origem dessas leis em algumas regiões do mundo remonta ao período colonial do Reino Unido, quando o país tentava prevenir o suicídio através da proibição.
Após alcançarem a independência, algumas nações adotaram o código penal herdado dos colonizadores.
A lista da OMS inclui também países que mantêm uma legislação semelhante, mas por conta da lei islâmica.
Para comentar a criminalização do suicídio, Isabella Faria conversa com a repórter de Mundo Daniela Arcanjo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/27/2023 • 31 minutes, 37 seconds
Qual o legado de Rosa Weber no STF?
O último voto da ministra Rosa Weber antes de se aposentar foi em relação à legislação do aborto no Brasil —a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) manifestou seu voto favorável à descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação.
O julgamento deste caso teve início na última sexta-feira, 22, de forma virtual no Supremo Tribunal, porém, um pedido de destaque feito pelo ministro Luís Roberto Barroso transferiu a análise da ação para o plenário físico da corte, em uma data que ainda será determinada.
A ministra completa 75 anos em 2 outubro e é obrigada a se aposentar do STF. Com isso, já existe a pressão sobre o governo Lula para uma escolha que a substitua e que represente uma maior diversidade dentro da corte.
Para comentar o legado da ministra, Isabella Faria conversa com o professor de direito constitucional da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/26/2023 • 38 minutes, 38 seconds
Neymar ainda importa para a seleção brasileira?
Aos 31 anos, Neymar começou a jornada em direção à Copa do Mundo de 2026 mantendo seu protagonismo na seleção –fez dois gols na primeira partida do Brasil nas Eliminatórias e se tornou, conforme dados da Fifa (que considera só as partidas oficiais), o principal artilheiro da equipe brasileira.
O jogador, que atua pela seleção principal desde 2010, já disputou 126 partidas oficiais e pode estar se preparando para sua última Copa, no torneio compartilhado por Estados Unidos, Canadá e México.
Para comentar a convocação da equipe brasileira para a próxima fase das Eliminatórias, Isabella Faria conversa com o autor do blog O Mundo É uma Bola, Luís Curro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/25/2023 • 36 minutes, 48 seconds
Quem são os finalistas do prêmio Empreendedor Social?
Entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2023, estão líderes de redes que oferecem suporte a empreendedoras, mulheres negras, quilombolas e refugiados. Além disso, o concurso também reconhece líderes de startups com impacto socioambiental, que se dedicam a causas como a promoção da dignidade menstrual, o acesso à água e a reciclagem de resíduos.
Ser um finalista da Empreendedor Social não apenas representa uma conquista, mas também abre as portas para a Rede Folha, que é composta por outros finalistas e vencedores do prêmio. Além disso, proporciona acesso à rede internacional de empreendedores socioambientais, que está conectada ao Fórum Econômico Mundial.
Para apresentar os candidatos à edição deste ano, Isabella Faria conversa com a editora do Prêmio Empreendedor Social, Eliane Trindade. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/22/2023 • 28 minutes, 47 seconds
Sou capacitista e não sei?
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE em 2021, revelou que o Brasil tem uma população de 17,3 milhões de pessoas com deficiência. Essa cifra é superior à estimativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta que cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência.
Mesmo com esses números, é evidente que as pessoas com deficiência continuam sendo sub-representadas em diversos aspectos da vida social.
Para especialistas, o conceito de ser "normal" sempre foi uma expressão do chamado capacitismo estrutural. Segundo eles, o conceito de normalidade foi desmistificado e não tem mais lugar em uma sociedade inclusiva.
Para explicar o que é capacitismo e como combatê-lo, Isabella Faria conversa com o jornalista Filipe Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/21/2023 • 31 minutes, 10 seconds
Como funciona a terapia de R$ 2 milhões que pode fazer câncer entrar em remissão?
No mês de maio, cientistas do Hospital das Clínicas de São Paulo divulgaram um caso de remissão completa do câncer em um paciente, ocorrida um mês após a administração da terapia CAR-T.
Normalmente, indivíduos que enfrentam um câncer altamente agressivo ou têm um sistema imunológico enfraquecido, frequentemente têm dificuldade em desenvolver uma resposta imunológica eficaz. É por essa razão que a terapia CAR-T pode ser uma valiosa aliada.
Entretanto, é importante observar que o custo dessa terapia é grande, atingindo a marca de R$ 2 milhões por paciente.
Para explicar como funciona essa terapia, Isabella Faria conversa com a repórter Ana Bottallo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/20/2023 • 30 minutes, 54 seconds
Por que o inverno está tão quente?
A semana que encerra o inverno, no próximo sábado (23), será marcada por uma intensa onda de calor que afetará diversas regiões do país, com temperaturas ultrapassando os 30°C e chegando a 40°C.
O fenômeno conhecido como veranico, que traz um calor fora de época, pode ocorrer devido à ausência de massas de ar polar que normalmente passam pela região. A última ocorrência desse evento foi registrada no final de agosto. Além disso, de acordo com informações da Climatempo, a presença de sol e ventos quentes também contribui para a manutenção das altas temperaturas.
Um dos problemas que o fenômeno desencadeia é na saúde da população, podendo causar sensações de mal-estar e desconforto, juntamente com diversas implicações que requerem atenção. De acordo com Abrão Cury, membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), órgãos como os pulmões, a pele, os rins e o coração estão entre os mais suscetíveis aos efeitos adversos do calor persistente.
Para explicar este inverno atípico e as consequências sociais do calor extremo, Isabella Faria conversa com a jornalista Ana Carolina Amaral, autora do blog Ambiência.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/19/2023 • 32 minutes, 34 seconds
A maternidade entrou em colapso?
A concepção da figura materna como um obstáculo social deixa rastros, sejam eles tangíveis ou representativos, ao longo do percurso. Essa é a temática central do "Manifesto Antimaternalista", o mais recente trabalho da psicanalista Vera Iaconelli, colunista da Folha e doutora em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo).
A idealização da maternidade nos últimos séculos resultou na popularização de expressões como "mãe só tem uma". É evidente que, em uma sociedade machista, essa responsabilidade não recairia sobre os homens, que eram livres para prosperar na sociedade.
De acordo com a autora, essa ênfase na superioridade da mãe em relação a outros possíveis cuidadores é uma resposta às demandas do capitalismo. "As famílias burguesas começaram a se fechar, e, na divisão sexual do trabalho, as mulheres passaram a ser responsáveis exclusivamente pelos afazeres domésticos."
Para analisar a maternidade do século 21 e contar mais sobre seu livro, a colunista Vera Iaconelli conversa com Isabella Faria.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/18/2023 • 31 minutes, 8 seconds
Por que 40% dos brasileiros não confiam no que Lula diz?
Nesta quinta-feira (14), o último Datafolha trouxe novos dados sobre o atual governo Lula.
Oito meses após iniciar seu terceiro mandato, o presidente mantém sua aprovação estável, porém, registrou um aumento na taxa de reprovação. De acordo com a pesquisa mais recente sobre o governo Lula 3, conduzida pelo Datafolha, 38% dos entrevistados consideram o desempenho do presidente como bom ou ótimo, enquanto 30% o avaliam como regular e 31% o classificam como ruim ou péssimo.
Outro recorte da pesquisa mostra que 42% dos eleitores não confiam no que diz o presidente Lula (PT), enquanto 23% sempre o fazem. Já 34% acreditam nele às vezes.
Para discutir os números do novo Datafolha, o editor de Política, Eduardo Scolese, conversa com Isabella Faria. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/15/2023 • 27 minutes, 56 seconds
O que dizem sobreviventes do terremoto no Marrocos?
O maior terremoto da história moderna do Marrocos aconteceu na última sexta-feira (8) e, até esta quinta-feira (14), havia deixado quase 3.000 mortos.
O abalo sísmico ocorreu na região de Ighil, situada nas montanhas do Alto Atlas, a aproximadamente 70 quilômetros a sudoeste de Marrakech. O evento se deu às 23h11 no horário local (19h11 em Brasília). De acordo com as autoridades, as mortes se concentram nas províncias e municípios de Al Hauz, Marrakech, Uarzazat, Azilal, Chichaoua e Tarudant. Vídeos compartilhados nas redes sociais retratam cenas de destruição.
Apesar da grande quantidade de mortos e feridos, a vida parece seguir com uma certa normalidade na capital do país, Marrakech. Vendedores não fecharam seus comércios e hotéis não deixaram de receber hóspedes.
Para contar o que viu em Marrocos, o correspondente Ivan Finotti conversa com Isabella Faria. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/14/2023 • 25 minutes, 52 seconds
Como se planejar financeiramente para o futuro?
Estudos recentes acerca da previdência revelam uma significativa disparidade entre as expectativas da população economicamente ativa do Brasil e a experiência real daqueles que se aposentam no país.
De acordo com uma pesquisa conduzida em colaboração entre a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e o Datafolha, divulgada no início de junho, 51% dos entrevistados têm a expectativa de que sua aposentadoria será financiada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para abordar o assunto de forma mais completa, a Folha traz a série especial, e exclusiva para assinantes, "Como ter independência financeira: estratégias para todas as idades". São seis reportagens e vídeos com dicas de como se preparar em cada faixa etária para conquistar segurança e conforto financeiro na hora de parar de trabalhar.
Para falar mais sobre a série e sobre planejamento financeiro, Isabella Faria recebe a repórter Stéfanie Rigamonti.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/13/2023 • 29 minutes, 50 seconds
O aborto no Brasil é mais comum do que se pensa?
O Caso das 10 mil, tema de podcast na Folha, acirrou a disputa política sobre o aborto no país.
Por um período de duas décadas, a Clínica de Planejamento Familiar operou no coração de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Sob a liderança da médica anestesista Neide Mota Machado, sua principal atividade era a prestação de serviços relacionados a abortos clandestinos.
Uma reportagem veiculada pela TV Globo expôs os atendimentos irregulares na clínica, resultando em uma operação policial. Foram confiscados os registros médicos de 10 mil pacientes, dando início a uma investigação que levou mais de mil mulheres a enfrentarem processos judiciais.
Para abordar o assunto, Isabella Faria recebe a repórter e coautora do podcast, Angela Boldrini.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/13/2023 • 28 minutes, 7 seconds
Como a ditadura do Chile ecoa até hoje no país?
Esta segunda-feira (11) marca os 50 anos do golpe militar chileno, que tirou Salvador Allende do poder e instaurou uma ditadura comandada por Augusto Pinochet. O regime promoveu mortes, torturas e perseguição política até seu fim, em 1990.
Nos dias atuais, a situação é turbulenta no país. O presidente Gabriel Boric está tendo desafios em diversas áreas, incluindo a sua incapacidade de obter aprovação para as reformas devido à resistência no Congresso. Além disso, há a tentativa de modificar a Constituição, a mesma desde a ditadura, que está seguindo um caminho diferente do que ele esperava.
Para explicar como a sociedade chilena enxerga o golpe de 1973, Isabella Faria recebe a repórter Mayara Paixão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/11/2023 • 35 minutes, 23 seconds
The Town: o Brasil está na rota dos shows internacionais?
Prometendo ser o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town começou no último sábado (2) na capital paulista e, após uma pausa de três dias, continua na quinta-feira (7).
Mesmo com as estruturas enormes dos palcos e um lineup de peso, incluindo Bruno Mars, Luísa Sonza e Post Malone, o público não deixou de passar perrengue. Houve muita chuva, visão de palco obstruída e até venda de lugar em filas por ambulantes.
Para comentar sobre o primeiro final de semana do festival e o que esperar das atrações nos próximos dias, Isabella Faria recebe o repórter Guilherme Luis.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/6/2023 • 29 minutes
Como o PCC se tornou a maior facção do Brasil?
Uma das maiores facções criminosas do mundo, o PCC chega aos 30 anos neste ano com cerca de 40 mil criminosos batizados e presença em ao menos 26 países, de acordo com a polícia.
Criada por oito presos no anexo da Casa de Custódia de Taubaté (130 km de SP), considerada na época a prisão mais segura do estado, a facção passou de um discurso de combate à opressão no sistema prisional ao tráfico internacional de drogas com faturamento de bilhões de reais por ano.
Para entender como o grupo se desenvolveu ao longo de três décadas, Isabella Faria recebe o repórter especial Rogério Pagnan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/5/2023 • 43 minutes, 2 seconds
Por que o brasileiro está bebendo mais?
Uma pesquisa com base em um teste da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostrou que 6 milhões de brasileiros, ou 4% da população adulta, têm um padrão que indica consumo perigoso de bebidas alcoólicas, com risco de dependência.
O número são mais elevados entre homens (6,6% contra 1,7% entre as mulheres), pessoas entre 45 e 54 anos (6,9%), com 9 a 11 anos de estudo (5%), moradores das regiões Centro-Oeste e Norte (6,8%) e pretos e pardos (4,7%).
Os dados foram obtidos no Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), que ouviu 9.000 brasileiros entre os meses de janeiro e abril de 2023 sobre vários fatores de risco para doenças crônicas, entre eles o consumo de álcool.
Para entender o que motiva esses números e o que eles representam para a saúde pública brasileira, Isabella Faria recebe o colunista Bruno Gualano nesta edição do Como é que é?. Ele é professor da Faculdade de Medicina da USP, especialista em Fisiologia do Exercício e conduz estudos sobre promoção de estilo de vida saudável para populações clínicas. See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/4/2023 • 32 minutes, 46 seconds
Bienal de São Paulo: por que focar artistas não brancos?
Neste ano, há uma presença expressiva de artistas negros e indígenas, no que se anuncia como a Bienal de São Paulo com o maior número de não brancos até hoje, acentuando uma tendência que já se desenhava nas edições anteriores do evento. É também uma mostra com número expressivo de artistas latinos e africanos.
Esta bienal tem outra peculiaridade —um grande número de obras que lidam com espiritualidade ou entidades de religiões de matriz africana. Um teor etéreo, do que não pode ser comprovado, perpassa toda a mostra, às vezes de forma explícita nos trabalhos e às vezes presente só no discurso dos artistas. Para a fruição do que está exposto, facilita deixar de lado o pensamento cético.
Para destacar as principais obras deste ano, a apresentadora Priscila Camazano recebe o editor da Ilustrada, Silas Martí.See omnystudio.com/listener for privacy information.
9/1/2023 • 36 minutes, 18 seconds
Faustão: como funciona a fila de transplantes no Brasil?
A inclusão do apresentador Fausto Silva, o Faustão, 73, na fila de transplantes foi informada pela equipe médica do hospital Albert Einstein no último dia 20 e ele recebeu o novo coração no domingo (27).
A rapidez com que foi realizado o transplante surpreendeu muita gente e levantou boatos de que o apresentador pudesse ter furado a fila por ser famoso –o que foi negado tanto por autoridades quanto por especialistas que acompanham a lista de transplantes de órgãos.
Para entender como a lista funciona e o panorama dos transplantes no país, Isabella Faria conversa com o repórter Francisco Lima Neto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/31/2023 • 32 minutes, 26 seconds
Polanski e Woody Allen: é possível separar a obra do autor?
O Festival de Veneza é o mais antigo do mundo, e por isso mesmo é um dos que mais transbordam história.
O evento, que começa nesta quarta (30), alimenta as próprias polêmicas, como a inclusão dos novos trabalhos de Woody Allen, Roman Polanski e Luc Besson na programação. O trio de diretores continua no ostracismo da indústria pelas denúncias —e condenações, no caso de Polanski— por estupro.
Para discutir os destaques do festival e se é possível separar a obra do ator, Isabella Faria conversa com o repórter Leonardo Sanchez. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/30/2023 • 35 minutes, 20 seconds
O que está por trás das mortes violentas na Bahia?
A Bahia enfrenta um de seus momentos mais graves na gestão da segurança, com o acirramento da guerra entre facções, chacinas e escalada da letalidade policial. O epicentro desta tempestade são as periferias das cidades, cujas famílias vivenciam a morte diária de uma legião de jovens negros e pobres
O estado vive mudanças na dinâmica do tráfico de drogas que incluem alianças de criminosos com facções de atuação nacional, a interiorização da violência e uma política de segurança que fez escalar a letalidade policial.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam a Bahia como o estado com maior número absoluto de mortes violentas do Brasil desde 2019. Em 2022, o estado conseguiu reduzir em 5,9% o número de ocorrências, fechando o ano com 6.659 assassinatos.
Para entender melhor essa onda de violência, Isabella Faria conversa com o repórter João Pedro Pitombo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/29/2023 • 26 minutes, 17 seconds
123milhas: o que fazer se fui lesado?
A agência de viagens digital 123milhas anunciou, na sexta-feira (18), a suspensão de pacotes e emissão de passagens aéreas da linha "Promo", que oferecia valores abaixo dos praticados no mercado. Clientes que já receberam passagem, eticket ou localizador estão com as viagens garantidas, segundo a empresa.
A 123milhas diz que a interrupção ocorreu "devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade" e será válida, em princípio, de setembro a dezembro.
Foram oferecidos vouchers para os clientes lesados, mas há casos em que é necessário pagar o dobro para conseguir uma nova passagem para o mesmo destino.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça abriu um processo na última segunda (21) para investigar a suspensão de emissões de passagens promocionais pela 123milhas.
Para entender melhor o caso, Isabella Faria conversa ao vivo com a jornalista Cristiane Gercina. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/28/2023 • 32 minutes, 51 seconds
Por que o homem não voltou à Lua?
A Índia se tornou o quarto país a pousar na Lua, com o sucesso da missão Chandrayaan-3 nesta quarta-feira (23), depois de Rússia (então União Soviética), Estados Unidos e China —que foi a primeira nação a pousar no lado mais distante do satélite, em 2019.
No domingo (20), porém, a primeira missão lunar da Rússia em 47 anos fracassou depois que sua espaçonave Luna-25 perdeu o controle e colidiu com a Lua.
A corrida para explorar e desenvolver os recursos na Lua começou, e a Rússia deve continuar participando dessa disputa. A declaração foi dada nesta segunda (21) pelo diretor-geral da Roscosmos, Yuri Borisov.
Não há, porém, missões tripuladas que pousam na Lua desde 1972. A Nasa tem prevista a missão Artemis 2, que será a primeira com astronautas a bordo e que não vai acontecer antes de pelo menos 2024.
Para entender essas missões não tripuladas, Isabella Faria conversa com o colunista Salvador Nogueira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/25/2023 • 51 minutes, 47 seconds
Qual o saldo para o Brasil da cúpula do Brics?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (23) que uma moeda comum para transações comerciais entre os países do Brics —grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul— reduziria as vulnerabilidades dessas nações.
"A criação de uma moeda para as transações comerciais e de investimentos entre os membros do Brics aumenta as nossas opções de pagamento e reduz as nossas vulnerabilidades", disse Lula em discurso na sessão plenária de abertura da reunião de cúpula do Brics, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.
A definição sobre o eventual crescimento está entre as principais expectativas em torno do relatório final da cúpula, que também pode trazer novidades sobre estratégias de desdolarização das transações no bloco.
Para discutir quais acordos saíram do encontro entre os países, Isabella Faria conversa com o colunista Bruno Boghossian. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/24/2023 • 36 minutes, 30 seconds
O que significa o beijo roubado na final da Copa?
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pediu desculpas nesta segunda-feira (21) por ter beijado na boca a jogadora Jenni Hermoso durante as comemorações do título da Copa do Mundo feminina –o gesto, transmitido ao vivo para todo o mundo, provocou indignação na Espanha.
A camisa 10 primeiro disse em uma live que não havia gostado, mas depois declarou à Agência EFE que "foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria de vencer uma Copa do Mundo".
O episódio aconteceu quando o dirigente entregava as medalhas de ouro à seleção espanhola após vitória sobre a Inglaterra por 1 x 0 na final disputada no domingo (20). "Certamente eu estava errado, tenho que admitir", disse Rubiales em uma declaração em vídeo enviada pela federação. "Foi sem má-fé num momento de máxima efusividade."
Para entender o caso e suas repercussões, Isabella Faria conversa com a colunista Mariliz Pereira Jorge. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/23/2023 • 28 minutes, 4 seconds
Por que o brasileiro não trata sua saúde mental?
Segundo o novo Datafolha, uma fatia de 21% dos entrevistados visitou algum psicólogo, terapeuta, psiquiatra ou algum outro profissional de saúde mental nos últimos 12 meses. Na faixa de 25 a 34 anos, 28% visitaram algum tipo de profissional de saúde mental. Esse índice sobe para 32% entre quem tem curso superior e para 40% na faixa de renda acima de 10 salários.
Esse número é baixo? O que os dados indicam?
Para detalhar o novo Datafolha sobre saúde mental, Isabella Faria conversa com a repórter especial Fernanda Mena no Como é que é?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/23/2023 • 30 minutes, 17 seconds
Por que o governo de São Paulo quer digitalizar o ensino?
Um plano para acelerar a digitalização do ensino na rede estadual de São Paulo, comandado pelo secretário da Educação, Renato Feder, levou a uma série de anúncios e recuos nessa área no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No fim da última semana, a gestão divulgou que rescindiu o contrato para a compra de 200 milhões de livros digitais de literatura que, conforme a Folha revelou, faria sem licitação. O anúncio ocorreu menos de 12 horas após a secretaria comunicar ter desistido de outra medida, o abandono do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, que compra livros didáticos para as escolas
As medidas esbarram na falta de estrutura das escolas e tiveram repercussão negativa.
Para entender as propostas e o vaivém das últimas decisões, Isabella Faria recebe a repórter de Educação Isabela Palhares no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/22/2023 • 26 minutes, 20 seconds
Por que as eleições do Equador estão tão violentas?
Tiros interromperam uma caminhada do candidato à Presidência do Equador Daniel Noboa na tarde desta quinta-feira (17), segundo a imprensa local. O político e empresário encerrava a sua campanha em Durán, cidade perto de Guayaquil.
O episódio acontece mais de uma semana depois que outro aspirante à Presidência no país, Fernando Villavicencio, foi assassinado em um evento de campanha em meio à onda de violência que atinge o Equador. Há dias Noboa, aos 35 anos o mais jovem dos candidatos à Presidência deste pleito, usa um colete a prova de balas para atividades políticas. O político é filho de Álvaro Noboa, que concorreu à Presidência do país sul-americano cinco vezes.
Ao menos três candidatos suspenderam suas campanhas —um deles, Jan Topic, foi ameaçado publicamente pela facção que reivindicou a autoria do crime. Mesmo assim, o governo de Guillermo Lasso anunciou que manterá a data do pleito para 20 de agosto.
Para entender em quais circunstâncias as eleições serão realizadas no país, Isabella Faria conversa ao vivo com o editor de Mundo da Folha, Daigo Oliva. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/18/2023 • 25 minutes, 47 seconds
Caso da joias: O que pode acontecer com Bolsonaro
A Polícia Federal pediu na semana passada a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Jair Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro após apontar a suspeita de que o ex-presidente utilizou a estrutura do governo federal para desviar presentes de alto valor oferecidos a ele por autoridades estrangeiras.
A decisão agora cabe ao relator do caso, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que, a partir de relatório da PF, autorizou uma operação com mandados de busca e apreensão relacionados a Bolsonaro no caso das joias enviadas por autoridades sauditas.
A ação deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (11), batizada de Lucas 12:2, dá início à reta final das apurações que podem resultar na acusação de Bolsonaro como líder de uma organização criminosa.
Para entender melhor o caso e suas consequências políticas, Isabella Faria conversa ao vivo com o repórter especial Fábio Zanini no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/17/2023 • 30 minutes, 8 seconds
Caso Nardoni: O que o documentário da Netflix traz de novo?
Quinze anos após o crime que comoveu o Brasil, o novo documentário da Netflix promete responder a essas questões e revelar detalhes pouco conhecidos da história de Isabella Nardoni. Depoimentos inéditos da mãe e dos avós da criança, que lutam para manter a memória dela viva, entram em cena. Também são ouvidos jornalistas, peritos e advogados de defesa.
O título estreia no dia 17 deste mês, tendo como diretores o cineasta Micael Langer e o documentarista e humorista Cláudio Manoel (ex-Casseta & Planeta).
Para repercutir o documentário e relembrar o caso, a apresentadora Isabella Faria conversa ao vivo com o repórter especial Rogério Pagnan no Como é que é?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/16/2023 • 42 minutes, 9 seconds
Larissa Manoela: por que ex-artistas mirins rompem com os pais?
A atriz Larissa Manoela revelou neste domingo (13), ao Fantástico, que vivia sob o controle financeiro dos pais e não sabia nem quanto ganhava. Mesmo sendo milionária, a atriz de 22 anos precisava pedir autorização para qualquer tipo de gasto.
Larissa não é a primeira ex-estrela mirim a se ver numa relação conflituosa com os pais. Lá fora, Britney Spears, Michael Jackson e Jennette McCurdy, que escreveu o livro "Estou Feliz que Minha Mãe Morreu" (nVersos), possuem histórias de conflitos com os genitores.
Para discutir a dinâmica entre pais e filhos sob os holofotes, Isabella Faria conversa ao vivo com a psicanalista Vera Iaconelli, colunista da Folha, no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/15/2023 • 36 minutes, 3 seconds
Fim dos manicômios judiciários: para onde vão os internos?
A resolução nº 487 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que estabelece o fim dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátricos, conhecidos como manicômios judiciários, tem causado debates no país sobre a forma da sua aplicação.
O documento de fevereiro, que cria a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, determina a transferência dos internos para a rede do SUS (Sistema Único de Saúde) e o fechamento das unidades.
A medida do CNJ cumpre no Judiciário o que diz a Lei Antimanicomial de 2001, que mudou o tratamento de todas as pessoas com transtornos psiquiátricos no Brasil, orientando o acompanhamento para a reinserção social em comunidade, não em unidades isoladas.
Para entender melhor a resolução, Isabella Faria recebe o repórter Lucas Lacerda no Como é que é?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/14/2023 • 35 minutes, 59 seconds
A maconha será legalizada no Brasil?
Desde 2015, o STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu a incumbência de julgar o processo de um mecânico Francisco Benedito Souza, condenado pelo porte de 3 gramas de maconha, apreendida dentro da cela, onde cumpria pena. O defensor público Leandro Castro Gomes, na época alegou inconstitucionalidade da Lei Antidrogas.
O processo ganhou os holofotes porque pode abrir jurisprudências para a descriminalização do porte individual da maconha. Gilmar Mendes, Edson Fachin e Roberto Barroso já se manifestaram a favor em outras audiências.
Com quatro votos a favor da liberação do porte de maconha para consumo pessoal, o Supremo Tribunal Federal suspendeu o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas, no último dia 2. Não há uma data para o julgamento ser retomado.
Para entender em que pé está a discussão sobre a legalização da maconha no Brasil, Isabella Faria recebe a colunista Valéria França no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/11/2023 • 42 minutes, 6 seconds
Xuxa ainda é rainha?
"Xuxa, O Documentário" já é um sucesso no streaming. A história da rainha dos baixinhos foi o terceiro produto mais consumido da plataforma entre o dia de estreia, quinta-feira (13), e a terça-feira (18).
A curiosidade pela série também pode ser mensurada pelo crescimento das pesquisas por Marlene Mattos, figura central em sua carreira. O termo "Quem é Marlene Mattos" teve mais de 250% de aumento em procuras nos últimos 90 dias.
Para comentar o documentário, a vida, e a carreira de Xuxa, Isabella Faria recebe o colunista Tony Goes no Como é que é?. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/10/2023 • 29 minutes, 13 seconds
Big techs vão ter que remunerar artistas e imprensa?
O projeto de lei 2370, de autoria da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), quer obrigar emissoras e plataformas de streaming a novos pagamentos de direitos autorais para cantores, atores e obras de audiovisual.
No mesmo projeto, está prevista a remuneração de conteúdo jornalístico pelas big techs, uma demanda dos principais veículos de comunicação.
Nesta queda de braço que deve decidir o futuro do PL das Fake News e da remuneração do jornalismo pelas big techs, estão veículos como Globo e Folha, artistas e a primeira-dama, Janja.
Para entender melhor o imbróglio, Isabella Faria recebe a repórter especial da Folha Patrícia Campos Mello no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/9/2023 • 30 minutes, 6 seconds
O que psicanalistas dizem sobre o livro de Pasternak e Orsi?
Diversas entidades médicas publicaram notas em defesa da homeopatia e psicanálise e de repúdio a declarações feitas pela microbiologista Natalia Pasternak em entrevistas de divulgação de seu novo livro.
Escrito em parceria com o jornalista Carlos Orsi, "Que Bobagem! Pseudociências e Outros Absurdos que Não Merecem Ser Levados a Sério" (ed. Contexto) classifica como não científicas práticas populares no Brasil, como homeopatia, astrologia, acupuntura e psicanálise.
Psicanalistas têm escrito artigos em defesa da prática. Para entender melhor as posições dos psicanalistas em relação ao livro, Isabella Faria recebe o psicanalista Paulo Beer no Como é que é?.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/8/2023 • 45 minutes, 37 seconds
Shopee e Shein vão ficar mais caras? O que é Remessa Conforme?
As novas regras de tributação para compras internacionais acenderam um alerta em consumidores e no setor varejista brasileiro.
Para entender melhor como o consumidor vai ser afetado por essa nova política, Isabella Faria conversa a repórter Fernanda Brigatti.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/7/2023 • 31 minutes, 44 seconds
Copacabana Palace: como o hotel influenciou a história do Brasil?
O Copacabana Palace chega ao seu centenário com uma história que se mistura à do Brasil, em um bairro que passou de semideserto a fervilhante.
A lista de hóspedes inclui políticos, cientistas, músicos, escritores, nobres e plebeus. Seus nomes estão nas páginas amareladas de um documento histórico ao qual poucos têm acesso, o livro de ouro do hotel. Com fofocas e histórias de alcova, hotel reúne causos de famosos que vão de Lady Di a rei destronado.
Para conversar sobre o icônico hotel carioca, Isabella Faria recebe o repórter Maurício Meireles no Como é que é?.See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/4/2023 • 29 minutes, 45 seconds
Psicanálise é fraude? Orsi comenta livro com Natália Pasternak
Isabella Faria conversa com Carlos Orsi, um dos autores de 'Que Bobagem! Pseudociências e Outros Absurdos que Não Merecem Ser Levados a Sério'. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/3/2023 • 45 minutes, 23 seconds
É possível contar a história do Brasil por meio das mulheres?
Isabella Faria conversa com Patrícia Valim, professora do departamento de história da Universidade Federal da Bahia (UFBA).See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/2/2023 • 32 minutes, 49 seconds
O que explica os recordes de calor no planeta?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Jéssica Maes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
8/1/2023 • 32 minutes, 56 seconds
Por que os brasileiros querem ter armas?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha em Brasília Raquel Lopes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/31/2023 • 26 minutes, 39 seconds
Por que tantos craques estão indo para a Arábia Saudita?
Isabella Faria conversa com o colunista Paulo Vinicius Coelho. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/28/2023 • 32 minutes, 34 seconds
O que é pior? Açúcar ou adoçante?
Isabella Faria conversa com o colunista Bruno Gualano. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/27/2023 • 34 minutes, 20 seconds
O que Oppenheimer tem a ver com inteligência artificial?
Isabella Faria conversa com o editor da Ilustríssima, Marcos Augusto Gonçalves. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/26/2023 • 33 minutes, 37 seconds
Peças históricas devem ser devolvidas aos países de origem?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Alessandra Monterastelli. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/25/2023 • 25 minutes, 57 seconds
O Brasil leva a taça da Copa do Mundo Feminina?
Isabella Faria conversa com Juca Kfouri. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/24/2023 • 37 minutes, 24 seconds
'Counter-Strike 2': por que a série de games é tão popular?
Isabella Faria conversa com o cientista de dados do DeltaFolha Leonardo Diegues.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/21/2023 • 32 minutes, 43 seconds
Chacina da Candelária: o que mudou no Brasil 30 anos depois?
Isabella Faria conversa com a repórter Camila Zarur. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/20/2023 • 31 minutes, 19 seconds
Barbie: como a boneca segue no hype?
Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Guilherme Luis. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/19/2023 • 34 minutes, 50 seconds
Como identificar se um ambiente de trabalho é tóxico?
Isabella Faria conversa com a repórter Vitoria Pereira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/18/2023 • 31 minutes, 22 seconds
Por que o Brasil é o país mais ansioso do mundo?
Isabella Faria conversa com a jornalista Sílvia Haidar, autora do blog Saúde Mental. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/17/2023 • 30 minutes, 19 seconds
Ozempic emagrece, mas quais são os efeitos colaterais?
Isabella Faria conversa com a repórter Danielle Castro. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/14/2023 • 37 minutes, 7 seconds
Ayahuasca pode ser usada pela medicina?
Isabella Faria conversa com o colunista da Folha Marcelo Leite. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/13/2023 • 29 minutes, 33 seconds
Por que técnicas de tortura ainda ocorrem no país?
Isabella Faria conversa com o repórter especial da Folha Rogério Pagnan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/12/2023 • 39 minutes, 16 seconds
Bolsonaro e Tarcísio: aliados podem virar adversários?
Isabella Faria conversa com a repórter Carolina Linhares. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/11/2023 • 31 minutes, 30 seconds
Por que Lula conseguiu aprovar a Reforma Tributária e Bolsonaro não?
Isabella Faria conversa com o jornalista Fábio Pupo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/10/2023 • 37 minutes, 34 seconds
Zé Celso: como o teatro enfrentou a ditadura?
Isabella Faria conversa com o jornalista Claudio Leal. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/7/2023 • 38 minutes, 27 seconds
Caso André Valadão: Há espaço para LGBT+ nas igrejas evangélicas?
Isabella Faria conversa com o antropólogo Juliano Spyer.See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/6/2023 • 48 minutes, 6 seconds
Por que as casas e apartamentos estão cada vez menores?
Isabella Faria conversa com o repórter de Cotidiano Tulio Kruse. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/5/2023 • 32 minutes, 26 seconds
Por que o trabalho escravo ainda bate recordes no Brasil?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Nadine Nascimento. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/4/2023 • 28 minutes, 34 seconds
Por que a Bahia só ficou independente um ano depois do Brasil?
Isabella Faria conversa com o repórter da Folha João Pedro Pitombo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
7/3/2023 • 29 minutes, 51 seconds
Indiana Jones: por que nostalgia faz sucesso?
Isabella Faria conversa com o repórter da Ilustrada Leonardo Sanchez. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/30/2023 • 35 minutes, 52 seconds
Qual o futuro de Jair Bolsonaro após julgamento?
Isabella Faria conversa com Eduardo Scolese, editor de Política da Folha. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/29/2023 • 29 minutes, 45 seconds
O que mudou no Brasil desde junho de 2013?
Isabella Faria conversa com o repórter especial da Folha Naief Haddad.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/28/2023 • 33 minutes, 10 seconds
Por que os planos de saúde estão em crise?
Isabella Faria conversa com a repórter especial Cláudia Collucci. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/27/2023 • 32 minutes
Rússia: o que motim de mercenários significa para a era Putin?
Isabella Faria conversa com o repórter especial Igor Gielow. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/26/2023 • 35 minutes, 51 seconds
Harmonização facial: quem pode fazer?
Isabella Faria conversa com a editora de Equilíbrio da Folha, Victoria Damasceno. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/23/2023 • 31 minutes, 36 seconds
Taylor Swift: por que o cambismo ainda é tão comum?
Isabella Faria conversa com a repórter Alessandra Monterastelli. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/22/2023 • 27 minutes, 33 seconds
ONGs que arrecadaram milhões poderiam ter feito mais no litoral norte de SP?
Isabella Faria conversa com Eliane Trindade. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/21/2023 • 27 minutes, 50 seconds
Kits de robótica: investigação chegará a Arthur Lira?
Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Paulo Saldaña. See omny.fm/listener for privacy information.
6/20/2023 • 35 minutes, 39 seconds
Febre maculosa: como se proteger da doença?
Isabella Faria conversa com o repórter Francisco Lima Neto. See omny.fm/listener for privacy information.
6/19/2023 • 31 minutes, 43 seconds
Netflix passou dos limites ao cobrar por login extra?
Isabella Faria conversa com Maria Inês Dolci, colunista da Folha e advogada especializada na área da defesa do consumidor. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/16/2023 • 26 minutes, 5 seconds
Como está a Ucrânia 16 meses após o início da guerra?
Isabella Faria conversa com a repórter especial da Folha Patrícia Campos Mello.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/15/2023 • 31 minutes, 44 seconds
Memes: como a zoeira virou profissão?
Isabella Faria conversa com o editor de Interação da Folha, Naná DeLuca.See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/14/2023 • 26 minutes, 59 seconds
Por que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+?
Isabella Faria conversa com Dani Avelar. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/13/2023 • 31 minutes, 9 seconds
K9: Por que a droga 'zumbi' está aterrorizando SP?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Mariana Zylberkan. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/12/2023 • 28 minutes, 7 seconds
Qual o impacto da inteligência artificial na cibersegurança?
Isabella Faria conversa com o repórter Raphael Hernandes. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/7/2023 • 31 minutes, 53 seconds
O Brasil pode viver uma epidemia de gripe aviária?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Ana Paula Branco. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/6/2023 • 27 minutes, 27 seconds
Por que a censura a livros bate recorde nos EUA?
Isabella Faria recebe o editor de Livros da Folha, Walter Porto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/5/2023 • 33 minutes, 50 seconds
Com Zanin, como será o STF na era Lula?
Isabella Faria recebe o repórter da Folha Flávio Ferreira. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/2/2023 • 37 minutes, 49 seconds
Como combater a violência sexual contra crianças?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Flávia Mantovani. See omnystudio.com/listener for privacy information.
6/1/2023 • 40 minutes, 32 seconds
O que Nicolás Maduro veio fazer no Brasil?
Para discutir o motivo da visita do ditador da Venezuela ao país, Isabella Faria conversa com o editor do Painel, Fábio Zanini. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/31/2023 • 35 minutes, 25 seconds
Como o marco temporal afeta os indígenas?
Isabella Faria conversa com a jornalista Ana Carolina Amaral. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/30/2023 • 33 minutes, 9 seconds
O que está por trás do 'novo' carro popular?
Isabella Faria conversa com Eduardo Sodré. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/29/2023 • 42 minutes, 43 seconds
Como Tina Turner influenciou a música mundial?
Isabella Faria conversa com o colunista Zeca Camargo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/27/2023 • 38 minutes, 2 seconds
Quem tem direito à herança de Gugu Liberato?
Isabella Faria conversa com a colunista Mônica Bergamo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/25/2023 • 27 minutes, 4 seconds
Por que o racismo no futebol é tão comum?
Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Alex Sabino. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/24/2023 • 35 minutes, 12 seconds
'Succession' é a melhor série de todos os tempos?
Isabella Faria conversa com a secretária-assistente de Redação Luciana CoelhoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
5/23/2023 • 35 minutes, 5 seconds
Deltan Dallagnol poderá reverter a cassação?
Isabella Faria conversa com a colunista da Folha Mônica Bergamo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/22/2023 • 18 minutes, 3 seconds
Como traficantes evangélicos atuam no Rio?
Isabella Faria conversa com a repórter especial da Folha Anna Virginia Balloussier. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/19/2023 • 34 minutes, 18 seconds
Como funciona o esquema de apostas no futebol?
Isabella Faria conversa com o editor-adjunto de Esporte, Marcos Guedes.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/19/2023 • 29 minutes, 46 seconds
Por que artistas declararam guerra às gravadoras?
Isabella Faria conversa com o repórter Guilherme Luís. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/17/2023 • 28 minutes, 52 seconds
Como será o novo Folhateen?
Isabella Faria conversa com a editora do caderno, Marcella Franco. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/16/2023 • 23 minutes, 17 seconds
O Festival de Cannes ainda importa para o cinema?
Isabella Faria conversa com o repórter da Ilustrada Pedro Strazza. See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/15/2023 • 33 minutes, 24 seconds
Por que a crise de imigração na fronteira entre EUA e México piorou?
Isabella Faria conversa com a repórter de Mundo da Folha Mayara Paixão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/12/2023 • 40 minutes, 34 seconds
Por que Pelé virou verbete no dicionário?
Isabella Faria conversa com a consultora em língua portuguesa Thaís Nicoleti.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/11/2023 • 38 minutes, 21 seconds
Caso Filó: Por que criar animais silvestres é crime?
Isabella Faria conversa com o repórter Lucas Lacerda.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/10/2023 • 39 minutes, 54 seconds
Como Rita Lee mudou a música e o Brasil?
Isabella Faria conversa com a repórter Marina Lourenço.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/9/2023 • 43 minutes, 9 seconds
Por que a pandemia de Covid-19 não acabou?
Isabella Faria recebe a repórter da Folha Ana Bottallo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/8/2023 • 39 minutes, 26 seconds
A Família Real britânica ainda é relevante?
Isabella Faria recebe o correspondente da Folha na Europa Ivan Finotti.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/6/2023 • 34 minutes, 38 seconds
Por que Star Wars faz tanto sucesso?
Isabella Faria recebe o cientista de dados do DeltaFolha, Leonardo Diegues.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/4/2023 • 32 minutes, 8 seconds
Qual pode ser o futuro do Twitter com Elon Musk?
Isabella Faria recebe o editor de Interação da Folha, Naná DeLuca.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/3/2023 • 31 minutes, 36 seconds
Por que situação do Haiti é comparável à de países em guerra?
Isabella Faria recebe a repórter de Mundo da Folha Mayara Paixão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
5/2/2023 • 37 minutes, 50 seconds
Sucesso ou fracasso: como está a corrida espacial?
Priscila Camazano recebe o jornalista Salvador Nogueira, que assina o blog Mensageiro Sideral, na Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/28/2023 • 48 minutes, 33 seconds
Quais são os locais imperdíveis para visitar no Brasil?
Priscila Camazano recebe o repórter de Turismo Gabriel Justo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/27/2023 • 33 minutes, 53 seconds
Por que doenças crônicas estão crescendo entre jovens?
Priscila Camazano recebe a repórter especial da Folha Cláudia Collucci.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/26/2023 • 38 minutes, 52 seconds
Por que o Brasil será julgado na Corte Interamericana?
Priscila Camazano recebe a repórter Marina Lourenço.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/25/2023 • 35 minutes, 11 seconds
Por que estádios, estações e ruas mudam tanto de nome?
Priscila Camazano recebe Douglas Nascimento, que assina o blog São Paulo Antiga, na Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/24/2023 • 28 minutes, 30 seconds
Existe solução possível para a cracolândia?
Priscila Camazano recebe a repórter de Cotidiano Mariana Zylberkan.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/20/2023 • 37 minutes, 7 seconds
Como deixar as bagagens mais seguras durante as viagens?
Priscila Camazano recebe Marília Miragaia, editora-adjunta de Turismo da Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/19/2023 • 27 minutes, 10 seconds
Como funciona o comércio de Cannabis medicinal?
Priscila Camazano recebe Valéria França, que assina o blog Cannabis Inc., na Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/18/2023 • 51 minutes, 15 seconds
Por que o Brasil segue batendo recordes de desmatamento?
Para explicar por que o Brasil segue batendo recordes de desmatamento, Priscila Camazano recebe a repórter de Ambiente Jéssica Maes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/17/2023 • 36 minutes, 54 seconds
Por que as pomadas de cabelo estão na mira da Anvisa?
A repórter de Política Priscila Camazano recebe a editora de Equilíbrio, Victoria Damasceno.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/14/2023 • 23 minutes, 54 seconds
Governo Lula vai rever o novo ensino médio?
Para explicar os detalhes de novo modelo de ensino, Isabella Faria recebe Paulo Saldaña, repórter da Folha em Brasília.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/13/2023 • 36 minutes, 21 seconds
O ex-presidente Donald Trump vai ser preso?
Isabella Faria recebe Daigo Oliva, editor de Mundo da Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/12/2023 • 30 minutes, 44 seconds
O que o presidente Lula vai fazer na China?
Para entender os detalhes da tour chinesa, Isabella Faria recebe Igor Patrick, colunista da Folha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/11/2023 • 33 minutes, 30 seconds
100 dias no poder: O que Lula fez até agora?
Isabella Faria recebe o editor da coluna Painel da Folha, Fábio Zanini.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/10/2023 • 32 minutes, 51 seconds
O que a ciência diz sobre Jesus?
Para discutir o que a história e a ciência dizem sobre Jesus, Isabella Faria recebe o colunista da Folha Reinaldo José Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/5/2023 • 30 minutes, 22 seconds
Qual o legado dos quilombos na formação do Brasil?
Isabella Faria recebe o repórter da Folha Tayguara Ribeiro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/2023 • 33 minutes, 5 seconds
Qual o verdadeiro poder do PCC?
Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Rogério Pagnan.See omnystudio.com/listener for privacy information.
4/4/2023 • 39 minutes, 2 seconds
O que muda no novo programa Mais Médicos?
Isabella Faria recebe a repórter da Folha Raquel Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/31/2023 • 28 minutes, 43 seconds
Por que ainda ocorrem ataques em escolas?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Isabella Menon para discutir a violência nas escolas e o aumento de casos no Brasil, além das diferentes motivações para os ataques.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/30/2023 • 30 minutes, 37 seconds
Pra que serve um cronista no Brasil?
Isabella Faria conversa com a escritora e roteirista Tati Bernardi.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/29/2023 • 30 minutes, 22 seconds
Por que o Coldplay é um fenômeno no Brasil?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Lucas Brêda.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/28/2023 • 37 minutes, 59 seconds
Por que Mauricio de Sousa merece uma vaga na ABL?
Isabella Faria conversa com o jornalista Bruno Molinero.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/27/2023 • 30 minutes, 32 seconds
Por que o Brasil tem projetos contra pessoas trans?
Isabella Faria conversa com a educadora Maria Clara Araújo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/24/2023 • 33 minutes, 14 seconds
Animais já extintos podem voltar à vida?
Isabella Faria conversa com a repórter da Folha Ana Bottallo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/23/2023 • 33 minutes, 54 seconds
Qual o futuro do carro elétrico no Brasil?
Isabella Faria conversa com o jornalista Eduardo Sodré.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/22/2023 • 32 minutes, 33 seconds
Por que MC Pipokinha foi cancelada?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o jornalista Jairo Malta.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/21/2023 • 36 minutes, 37 seconds
Como está o Iraque 20 anos após o início da Guerra?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o jornalista e escritor Diogo Bercito.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/20/2023 • 33 minutes, 39 seconds
O que é e como funciona o 'cartel do asfalto' da Codevasf?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o repórter de Política da Folha Flávio Ferreira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/17/2023 • 38 minutes, 57 seconds
Qual o futuro do bolsonarismo e da extrema direita?
Neste programa, Isabella Faria recebe o editor de Política da Folha, Eduardo Scolese.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/16/2023 • 29 minutes, 12 seconds
IR 2023: Por que as pessoas ainda caem na malha fina?
Neste programa, Isabella Faria conversa com a repórter de Economia da Folha Cristiane Gercina.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/2023 • 33 minutes, 12 seconds
Quais os efeitos colaterais do uso de anabolizantes?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o endocrinologista esportivo Roberto Zagury.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/15/2023 • 31 minutes, 1 second
Quem ganhou e quem perdeu no Oscar 2023?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o repórter da Folha Leonardo Sanchez.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/14/2023 • 31 minutes, 30 seconds
Por que as joias para Michelle Bolsonaro afrontam as regras brasileiras?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o repórter da Folha em Brasília Ranier Bragon.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/10/2023 • 30 minutes, 17 seconds
O que é e como funciona o ChatGPT?
Neste programa, Isabella Faria conversa com o repórter especial da Folha Raphael Hernandes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/9/2023 • 31 minutes, 6 seconds
'Red pill': A internet deu mais espaço para a misoginia?
Neste programa, Isabella Faria conversa com a antropóloga Isabela Kalil.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/8/2023 • 43 minutes, 19 seconds
Por que as pessoas pegam Covid mesmo vacinadas?
Neste programa, Isabella Faria conversa com a microbiologista Natalia Pasternak.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/7/2023 • 33 minutes, 16 seconds
Por que ainda existe trabalho escravo no Brasil?
Neste programa, Isabella Faria recebe o repórter Caue Fonseca, correspondente da Folha em Porto Alegre.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/6/2023 • 27 minutes, 4 seconds
Quem pode tomar a vacina bivalente contra a Covid-19?
Neste programa, Isabella Faria recebe a repórter da Folha Stefhanie Piovezan.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/3/2023 • 31 minutes, 45 seconds
Como a crise de grandes empresas afeta a economia?
Neste programa, Isabella Faria recebe a editora da coluna Painel S.A., Joana Cunha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/2/2023 • 30 minutes, 26 seconds
Quando a Guerra da Ucrânia vai terminar?
Neste programa, Isabella Faria recebe o repórter especial da Folha Igor Gielow.See omnystudio.com/listener for privacy information.
3/1/2023 • 31 minutes, 30 seconds
Para que lado vai o centrão no governo Lula?
Neste programa, Isabella Faria recebe o editor da coluna Painel da Folha, Fábio Zanini.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/28/2023 • 32 minutes, 25 seconds
Qual a relação da crise do clima com a tragédia no litoral de SP?
Neste programa de estreia, Isabella Faria recebe a editora de Ambiente da Folha, Giuliana de Toledo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
2/27/2023 • 31 minutes, 6 seconds
Conheça Como é que é?
De segunda a sexta-feira, no começo da noite, a jornalista Isabella Faria recebe especialistas de diferentes áreas, além de repórteres, editores e colunistas da Folha para discutir política, economia, cultura, educação, tecnologia e tudo o que for assunto no país.See omnystudio.com/listener for privacy information.